| Colunas de 3 vias. | |
|
+3FBatista Mário Franco Ruben Pinto 7 participantes |
Autor | Mensagem |
---|
Ruben Pinto Membro AAP
Mensagens : 1155 Data de inscrição : 21/11/2014 Idade : 53 Localização : Paço de Arcos
| Assunto: Colunas de 3 vias. Qui Jan 08 2015, 14:32 | |
| Fiz uma compra de impulso ao comprar 2 colunas vintage da mesma marca mas de modelos diferentes. São colunas de 3 vias e gostei muito do som que é bastante diferente das restantes colunas que tenho e que são de apenas 2 vias e de pequenas dimensões. Que experiencia tem neste tipo de comparativo.?
| |
|
| |
Mário Franco Membro AAP
| Assunto: Re: Colunas de 3 vias. Qui Jan 08 2015, 16:13 | |
| - Ruben Pinto escreveu:
- Fiz uma compra de impulso ao comprar 2 colunas vintage da mesma marca mas de modelos diferentes.
São colunas de 3 vias e gostei muito do som que é bastante diferente das restantes colunas que tenho e que são de apenas 2 vias e de pequenas dimensões. Que experiencia tem neste tipo de comparativo.?
O importante é a satisfação pessoal Além do mais se algum dia quizer levar esse projecto mais adiante pode tentar comprar altifalantes usados( iguais aos das colunas que adquiriu) e completar o(s) par(es) com caixas construídas em DIY. | |
|
| |
FBatista Membro AAP
Mensagens : 1000 Data de inscrição : 21/03/2013 Idade : 46 Localização : Lisboa
| Assunto: Re: Colunas de 3 vias. Qui Jan 08 2015, 16:45 | |
| Esse tipo de comparativo é como os outros todos, agrada ou não agrada. O resto,... é o que sobra. Ora se sobra, é porque não interessa. Tens por aqui muito boa teoria sobre o assunto, escrita por gente que sabe a potes. Na minha opinião a teoria serve apenas para "tirar azimutes" à nossa humilde navegação cujo objectivo principal é : ouvir música. Essas colunas que adquiriste: a ver se percebi bem, o modelo da esquerda é diferente do da direita (ou vice versa)? Tenho ouvido muito boas colunas apenas com 2 vias. Da minha experiência se procuro mais vias, provavelmente também procuro outra coisa qualquer que me atrai, por exemplo drivers grandes (ver por exemplo, tópico do clube das 15", demonstrativo daquílo que são os gostos pessoais de cada um). Quanto a mim, são aspectos tão pessoais que já nem sequer refiro em conversa, tal é a subjectividade do assunto. O melhor é sempre ouvir. É uma experiência que "capitaliza" no sentido em que enriquece os nossos ouvidos e experiência. FBatista | |
|
| |
ricardo onga-ku Membro AAP
Mensagens : 6017 Data de inscrição : 02/01/2012 Localização : Terra d'Anglos...e Saxões
| Assunto: Re: Colunas de 3 vias. Qui Jan 08 2015, 18:52 | |
| Na minha opinião e experiência a topologia de três vias (em colunas com cones de radiação directa) aumenta o potencial de desempenho em relação a uma de duas vias. Mas é como em tudo, não basta o potencial porque o desempenho depende da acima de tudo implementação.
O uso de três altifalantes permite que cada um destes seja usado na gama mais favorável, uma melhor resposta polar (já que o cone de dispersão de um altifalante se estreita com o aumento da frequência reproduzida) e reduz a distorção de intermodulação (ver link). Além disso as colunas de maiores dimensões com altifalantes também maiores para reprodução das baixas frequências não só "tocam" mais alto sem distorção como permitem uma maior extensão nos graves.
R | |
|
| |
João Henrique Membro AAP
Mensagens : 1574 Data de inscrição : 21/07/2010 Idade : 59 Localização : Lisboa
| Assunto: Re: Colunas de 3 vias. Sex Jan 09 2015, 16:32 | |
| - ricardo onga-ku escreveu:
- Na minha opinião e experiência a topologia de três vias (em colunas com cones de radiação directa) aumenta o potencial de desempenho em relação a uma de duas vias.
Mas é como em tudo, não basta o potencial porque o desempenho depende da acima de tudo implementação.
O uso de três altifalantes permite que cada um destes seja usado na gama mais favorável, uma melhor resposta polar (já que o cone de dispersão de um altifalante se estreita com o aumento da frequência reproduzida) e reduz a distorção de intermodulação (ver link). Além disso as colunas de maiores dimensões com altifalantes também maiores para reprodução das baixas frequências não só "tocam" mais alto sem distorção como permitem uma maior extensão nos graves.
R E as de 4 vias? Digo isto de forma a fazer uma comparação entre as Pionneer HPM-40 e as HPM-100 | |
|
| |
FBatista Membro AAP
Mensagens : 1000 Data de inscrição : 21/03/2013 Idade : 46 Localização : Lisboa
| Assunto: Re: Colunas de 3 vias. Sáb Jan 10 2015, 19:23 | |
| Parece-me que a boa explicação do ricardo onga-ku é bastante adequada às HPM-40. E tanto mais às HPM-100, o que não desempata a questão.
A questão de colunas é realmente um assunto sério e o seu debate frequentemente polémico, principalmente quanto mais se vasculha em modelos passados e outros tantos mais antigos.
Eu coloco a tónica na perspectiva e opinião pessoal de cada um depois de ouvir determinado modelo. Por este motivo e curiosidade minha, pergunto : já ouviste qualquer desses 2 modelos? Eu nunca as ouvi.
FBatista
| |
|
| |
Mensagens : 6017 Data de inscrição : 02/01/2012 Localização : Terra d'Anglos...e Saxões
| Assunto: Re: Colunas de 3 vias. Dom Jan 11 2015, 10:42 | |
| Pelo que li as principais características que afectam o desempenho de uma coluna são as seguintes (sem uma particular ordem de valor):
- material da caixa (controlo de ressonâncias) - forma da caixa (largura da frente, difracção) - tipo de caixa (bass-reflex, selada, transmission line, back loaded horn, open-baffle) - posicionamento do pórtico na caixa - posicionamento dos altifalantes na caixa - número de altifalantes - material dos cones e cúpulas - filtro divisor de frequências ou crossover
Daí que o número de altifalantes só por si não seja indicativo de coisa alguma. Além disso é muito mais fácil conceber umas colunas de duas vias com bom desempenho do que umas de 3 ou 4. O importante é ter em conta as limitações dessa topologia e não esperar uma grande extensão nas baixas frequências ou umas capacidades dinâmicas por aí além.
R
Última edição por ricardo onga-ku em Dom Jan 11 2015, 10:53, editado 2 vez(es) | |
|
| |
| Assunto: Re: Colunas de 3 vias. Dom Jan 11 2015, 10:45 | |
| - FBatista escreveu:
Parece-me que a boa explicação do ricardo onga-ku é bastante adequada às HPM-40. E tanto mais às HPM-100, o que não desempata a questão.
A questão de colunas é realmente um assunto sério e o seu debate frequentemente polémico, principalmente quanto mais se vasculha em modelos passados e outros tantos mais antigos.
Eu coloco a tónica na perspectiva e opinião pessoal de cada um depois de ouvir determinado modelo. Por este motivo e curiosidade minha, pergunto : já ouviste qualquer desses 2 modelos? Eu nunca as ouvi.
FBatista
Segundo o site The Vintage Knob as HPM-100 foram desenhadas por um engenheiro ex-JBL: http://www.thevintageknob.org/pioneer-HPM-100.html Mas a julgar pelas medições da resposta de frequências o som deve ser bastante "brilhante" e "agressivo", pelo menos ao eixo... R | |
|
| |
fredy Membro AAP
Mensagens : 5130 Data de inscrição : 08/02/2011 Idade : 62 Localização : Casal do Marco - Seixal
| Assunto: Re: Colunas de 3 vias. Dom Jan 11 2015, 15:03 | |
| Olá Já ouvi muitas colunas de 2 e 3 vias que tocavam bem assim como o contrário... Penso que como tudo no audio é uma conjugação "perfeita" que faz uma boa coluna quer seja de 2 ou 3 vias, e por fim ainda temos o nosso gosto pessoal, aquilo que podemos estar a gostar outro poderá detestar, já ouvi em diversos certames de audio alguém ao meu lado exclamar... ganda'som e eu não estar a gostar, não quer dizer que eu esteja certo e o outro errado... é apenas uma questão de gosto... claro que existem modelos que agradam à maioria dos ditos audiófilos e esses quase de certeza são aqueles que estão na conjugação perfeita... digo eu???
Fredie | |
|
| |
Ruben Pinto Membro AAP
Mensagens : 1155 Data de inscrição : 21/11/2014 Idade : 53 Localização : Paço de Arcos
| Assunto: Re: Colunas de 3 vias. Seg Jan 12 2015, 14:05 | |
| Na minha colecção de colunas tenho 1 de colunas de 3 vias, Teac LS 80 e eu e a minha mulher gostamos delas. Sinto que são colunas naturais. Estão ligadas ao Lcd atravez de um Yamaha DSP A5 e é por onde ouvimos televisão. Com esta nova aquisição o som é bastante diferente quer das Teac quer das restantes colunas que são de 2 vias e de pequenas dimensões e de segmento baixo da Mission Wharfdale e Acoustic Energy. Gosto de som encorpado com pujança mas detalhado com graves que enchem o espaço e os tweeters bem presentes. Foi esta sensação que tive quando experimentei pala primeira vez as Marantz. Havia uma grande diferença no que tinha até então e em especial nos tweeters. Este fim de semana tive uma grande surpresa. O amplificador em que experimentei as Marantz e com bons resultados foi um Onkyo Dinamic four 800. Pensei eu de que quando ligasse ao Pioneer Sx 535 ou ao Yahama Cr 700 então é que era. Engano meu. Esta semana alterei os varios sistemas que tenho e acoplei as Marantz ao Pioneer e o resultado foi uma desgraça. Hoje de manhã estive em experiencias trocando cabos e receivers para ver que resultados obtinha. O Onkyo foi a combinação que mais me agradou de seguida o Yamaha e por fim o Pionieer. A fonte foi o Giradiscos Micro Seiki.
| |
|
| |
Ruben Pinto Membro AAP
| Assunto: Re: Colunas de 3 vias. Seg Jan 12 2015, 14:44 | |
| Esta foi a minha bancada de ensaios com os passos descritos no meu ultimo topico. As Colunas Marantz em questão são as HD 55 e HD 550 sendo que estas ultimas existe um par para venda no Olx. | |
|
| |
legendz Membro AAP
Mensagens : 198 Data de inscrição : 18/07/2012 Localização : Lisboa
| Assunto: Re: Colunas de 3 vias. Ter Jan 13 2015, 10:48 | |
| Os Onkyo antigos tocam nas horas, os integra e os restantes dessa época. Alguns têm dos melhores graves que já tive oportunidade de ouvir, não admira que casem bastante bem com as HD. | |
|
| |
Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: Colunas de 3 vias. | |
| |
|
| |
| Colunas de 3 vias. | |
|