Boa tarde.
Comprei á pouco um Thorens TD 318 MKIII, o aparelho em principio nunca foi utilizado.
Vinha embalado ainda com as protecções de papelão para proteger e o filme acrilico para o plastico onde estão o botões.
O caso é que aquando fui testar um canal não estava a soar.
Levei ao Rui Pinho quem confiriu que um canal da celula (Ortofon F 15E MK II nova) não funcionava. Colocou uma celula que tinha sem agulha dum modlelo superior da ortofon mas da mesma serie, com o corpo em metal dourado, (tal vez VSM ou F15 super) e a agulha da F 15E MKII nova que vinha com o gira.
Aproveitou para substituir o cabo de fono por outro melhor e com fichas decentes.
Agora soa bem, mas não tão bem como eu esperava de este gira.
Julgo sera a causa da agulha, que suponho deve ser entrada de gama (F 15E MKII).
Tenho outros dois giras em funcionamento, um com uma AT 7V ou Shure M75 S e outro com uma AT 432 e os dois soam melhor que o TD 318.
Para o meu gosto, soarazoavel mas com um som algo fechado, pouco aberto e menos limpo.
O braço que traz, um TP50, parece bastante fraco, pouco preciso e nada tolerante, alem de dificil de equilibrar.
Com menos 1,7 gr a agulha salta nos discos, como se estivesse riscado. A partir de 1,7gr se comporta normal.
Imagino que sera um braço de massa media que não admite pesos leves.
Tendo em conta esta caracteristica do braço, quer dizer, funciona bem a partir de um determinado VTF, qual celula acham que possa combinar bem com este gira/braço que seja MM a um preço moderado, ou bastante moderado?
Obrigado,