Mensagens : 6017 Data de inscrição : 02/01/2012 Localização : Terra d'Anglos...e Saxões
Assunto: Fita Analógica vs. Digital Qui Jan 15 2015, 14:20
Analogue Tape vs. Digital
Demonstração muito interessante e educativa sobre as características sónicas do som da fita analógica.
No primeiro vídeo compara-se o som digital puro com o som da fita:
Neste segundo vídeo o autor utiliza dois plug-ins (simulação de fita e compressão) para tornar o som da gravação digital semelhante ao da fita:
Última edição por ricardo onga-ku em Qui Jan 15 2015, 14:25, editado 1 vez(es)
ricardo onga-ku Membro AAP
Mensagens : 6017 Data de inscrição : 02/01/2012 Localização : Terra d'Anglos...e Saxões
Assunto: Re: Fita Analógica vs. Digital Qui Jan 15 2015, 14:23
É interessante perceber como as distorções produzidas pela fita transformam um som "puro" em algo mais interessante de um ponto de vista artístico, quase como se o técnico de som estivesse a pintar.
PALUSE Membro AAP
Mensagens : 1384 Data de inscrição : 07/11/2010 Idade : 59 Localização : Vale da Amendoeira.
Assunto: Re: Fita Analógica vs. Digital Qui Jan 15 2015, 22:35
Boas. Só se um gajo for surdo. A gravação em bobine é a segunda: 1. Tem ruido de fundo audível. Com uma unidade Dolby externa, escusava de saturar tanto a fita e perder extensão no topo 2. Tem menos extensão de agudos e menos "definição". 3. Como já critiquei o som, parece-me que o "rapazinho" não afinou o deck para a fita ("Bias"), ou modelou em excesso para disfarçar o ruído branco: tem demasiada quebra nos "médios altos". Lamento, mas só ouvi com auscultadores no PC, por isso a questão dos graves fica sem reflexão.
Gosto da aproximação que ele faz; tenta ser honesta. Na minha opinião é completamente honesta.
Contudo opino que o TEAC fez fraca figura em muitos aspetos. IMHO acho que faz melhor figura desmagnetizado, lavado e afinado. Se tivesse gravado uma TDK Audua a 38cm/s, o ruido era muito baixo.
Milton Membro AAP
Mensagens : 15388 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 63 Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado
Assunto: Re: Fita Analógica vs. Digital Sex Jan 16 2015, 00:20
Esse TEAC é muito parecido com o meu Tascam 44... Este a 15ips tem pouco hisss, menos do que se houve no vídeo.
PALUSE Membro AAP
Mensagens : 1384 Data de inscrição : 07/11/2010 Idade : 59 Localização : Vale da Amendoeira.
Assunto: Re: Fita Analógica vs. Digital Sex Jan 16 2015, 00:38
Milton escreveu:
Esse TEAC é muito parecido com o meu Tascam 44... Este a 15ips tem pouco hisss, menos do que se houve no vídeo.
Também acho. Ou o tipo tem "vodoo" no bobines ou então a dinâmica é bem maior do que a malta está habituada no "circuito comercial". Se assim for o ruído nota-se bem.
António José da Silva Membro AAP
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
Assunto: Re: Fita Analógica vs. Digital Sex Jan 16 2015, 01:33
No meu, o hiss é imperceptível. A nao ser que se meta a cabeça encostado á coluna. Mas isso nunca experimentei nem é meu hábito.
_________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince
If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...
The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte
PALUSE Membro AAP
Assunto: Re: Fita Analógica vs. Digital Sex Jan 16 2015, 03:54
António José da Silva escreveu:
No meu, o hiss é imperceptível. A nao ser que se meta a cabeça encostado á coluna. Mas isso nunca experimentei nem é meu hábito.
Ah pois; já me esquecia... os "tweeters" queimados ou "bicablagem" com 3 condutores!
Os equipamentos "antigos", os semicondutores e os "tweeters" de cúpula metálica dão mais evidencia na banda média (5KHz). Quem tem válvulas, tweeters soft dome ou ribbon é capaz de conseguir uma distribuição "espectral" mais conveniente para o "couratito" A realidade é que ou foi gravado a baixo nível médio (VU) devido à dinâmica real (Picos bem extensos), ou o tipo tem algum problema com o "bobines" ou a entrada de linha do conversor "analógico - digital" está "marafada".Lembrem-se, para quem ouviu que a transfer da fita tem "hmm" presente, o que poderá ser problema com os potencias de terra do TEAC e do Focusrite/Mac. Exemplo real: LP Vimana dos Nova. Picos de +7db (+4 referente ao "Dolby Level") e nível de VU entre os -10db e os -7 db, com algumas raras investidas a -5db (VU). Mesmo com uma TDK SA e Dolby B, o ruído de fundo marcava a sua "gloriosa" presença.
Assunto: Re: Fita Analógica vs. Digital Sex Jan 16 2015, 08:42
O tipo tem a guitarra a um palmo do microfone e não efectuou compressão dinâmica, parece-me natural que a gama dinâmica seja muito maior do que aquilo que nos chega por via comercial...
Mas o segundo vídeo parece-me mais interessante já que desdobra a coloração produzida pela fita analógica em diversas das suas variáveis...o tal "calor" analógico.
R
PALUSE Membro AAP
Assunto: Re: Fita Analógica vs. Digital Sex Jan 16 2015, 10:16
ricardo onga-ku escreveu:
O tipo tem a guitarra a um palmo do microfone e não efectuou compressão dinâmica, parece-me natural que a gama dinâmica seja muito maior do que aquilo que nos chega por via comercial...
Mas o segundo vídeo parece-me mais interessante já que desdobra a coloração produzida pela fita analógica em diversas das suas variáveis...o tal "calor" analógico.
R
O segundo vídeo parece-me uma variação interessante, mas não o tomo por bitola. Não há dúvida que o registo digital tem o "edge" em termos de detalhe e dinâmica, mas parece-me um pouco "frio". Se as entradas de Mic da Focusrite são tão boas como anunciam, isso já não sei. O facto é que a clivagem é exagerada. O TEAC também não me parece no pico do desempenho, até a "panorâmica" ou "balanço de canais" do deck varia exageradamente relativamente ao digital.
Assunto: Re: Fita Analógica vs. Digital Sex Jan 16 2015, 10:23
No primeiro video essa diferença no equilíbrio tonal é bastante óbvia (atenuação dos extremos, "reverberação", acentuar do médio-baixo/"calor"). Não tenho experiência suficiente para atribuir tão grande diferença a uma má afinação do TEAC...
Mas o interessante é que ele aprecia de tal modo desse som do TEAC ao ponto de o emular ou mimetizar com os plug-ins, incluindo o wow e a compressão dinâmica.
R
PALUSE Membro AAP
Assunto: Re: Fita Analógica vs. Digital Sex Jan 16 2015, 10:45
No primeiro video essa diferença no equilíbrio tonal é bastante óbvia (atenuação dos extremos, "reverberação", acentuar do médio-baixo/"calor"). Não tenho experiência suficiente para atribuir tão grande diferença a uma má afinação do TEAC...
Mas o interessante é que ele aprecia de tal modo desse som do TEAC ao ponto de o emular ou mimetizar com os plug-ins, incluindo o wow e a compressão dinâmica.
R
O que eu refiro é o desvio da panorâmica do som, que num deck de bobines, supostamente a 38cm/s é muito óbvia. Pode ser mal ajuste da entrada, cabeças sujas ou desajuste interno; ainda mais com "humm" perfeitamente audível. Acho que o meu gira tem menos "humm" que o deck...
Assunto: Re: Fita Analógica vs. Digital Sex Jan 16 2015, 11:13
Confesso que não dei atenção ao balaço dos canais... Mas a curva de resposta de frequências "arredondada", a "reverberação" e o maior "calor" são bastante audíveis, mesmo com uns headphones baratuchos ligados à placa de som do PC.
R
PALUSE Membro AAP
Assunto: Re: Fita Analógica vs. Digital Sex Jan 16 2015, 11:21
Confesso que não dei atenção ao balaço dos canais... Mas a curva de resposta de frequências "arredondada", a "reverberação" e o maior "calor" são bastante audíveis, mesmo com uns headphones baratuchos ligados à placa de som do PC.
R
Isso é efeito "Placebo".
Assunto: Re: Fita Analógica vs. Digital Sex Jan 16 2015, 11:23
RMD audio Membro AAP
Assunto: Re: Fita Analógica vs. Digital Sex Jan 16 2015, 14:07
Estive a ouvir com o meu dac RMD Audio Design 24\384, amplificação feita por mim e painéis electrostáticos Soundlab com grave activo.
O digital neste sistema soa mais verdadeiro ao som de uma guitarra ao vivo. Os pequenos micro-detalhes e harmónicos do dedilhar são audíveis enquanto o RTR arredonda e empastela o som e apaga os pequenos detalhes para uma imagem global mais cheia e colorida.
A imagem stereo criada pela técnica de captação era mais delineada no digital. percebia melhor a mão esquerda e direita. Fiquei bastante bem impressionado por esta técnica de captação, mesmo a tocar pelo youtube.
Os microfones Russos(oktava) já sabia que eram muito bons mas reforçou a minha opinião e não são escandalosamente caros.
A versão tratada é uma bela m...@... A mania dos técnicos de "tratarem o som" só piora. Tanto o digital como o analógico directo é muito melhor! Um pouco de reverb chegava, mas ele tem os plug-ins todos, tem dos usar...
Quanto à afinação do RTR seguramente ficava melhor mas ficava mais parecido ao digital, e ele quer aquilo é para distorcer e arredondar. É mais um plug-in mas com umas coisas a rodar...
Última edição por RMD audio em Sex Jan 16 2015, 14:25, editado 1 vez(es)
cabb Membro AAP
Mensagens : 768 Data de inscrição : 11/12/2011 Idade : 48 Localização : Lisboa/Coimbra
Assunto: Re: Fita Analógica vs. Digital Sex Jan 16 2015, 14:23
RMD audio escreveu:
Estive a ouvir com o meu dac RMD Audio Design 24\384, amplificação feita por mim e painéis electrostáticos Soundlab com grave activo.
O digital neste sistema soa mais verdadeiro ao som de uma guitarra ao vivo. Os pequenos micro-detalhes e harmónicos do dedilhar são audíveis enquanto o RTR arredonda e empastela o som e apaga os pequenos detalhes para uma imagem global mais cheia e colorida.
A imagem stereo criada pela técnica de captação era mais delineada no digital. percebia melhor a mão esquerda e direita. Fiquei bastante bem impressionado por esta técnica de captação, mesmo a tocar pelo youtube.
Os microfones Russos(oktava) já sabia que eram muito bons mas reforçou a minha opinião e não são escandalosamente caros.
A versão tratada é uma bela m...@... A mania dos técnicos de "tratarem o som" só piora. Tanto o digital como o analógico directo é muito melhor! Um pouco de reverb chegava, mas ele tem uns plug-ins todos, tem dos usar...
Quanto à afinação do RTR seguramente ficava melhor mas ficava mais parecido ao digital, e ele quer aquilo é para distorcer e arredondar. É mais um plug-in mas com umas coisas a rodar...
Conclusão: é por essas e por outras que se um sistema é muito revelador, depois o sinal à entrada, se não for de qualidade, dá vontade de pegar naquilo e meter tudo no lixo! Interpretei-vos bem?
PALUSE Membro AAP
Assunto: Re: Fita Analógica vs. Digital Sex Jan 16 2015, 15:30
cabb escreveu:
Conclusão: é por essas e por outras que se um sistema é muito revelador, depois o sinal à entrada, se não for de qualidade, dá vontade de pegar naquilo e meter tudo no lixo! Interpretei-vos bem?
É de facto um risco previsível. Nunca fui apologista de sistemas muito elaborados que só conseguem "soar bem" com gravações do "Pireto*". Não me esqueço das edições do álbum "Give it up to love" do Mighty Sam McClain. O Ampex kitado é de uma "beleza" Dalinesca.
* Material do Pireto - Famosa oficina artesanal situada na Rua Escura em Almada. Conhecida marca pelos saleiros em aço com "H" reforçado na base para poderem suportar altas temperaturas. Infelizmente a empresa não sobreviveu até aos dias do consórcio Airbus, pois teriam a possibilidade de se tornarem a única firma Portuguesa a fornecer material para a Airbus! O termo "Pireto" designa em linguagem vernácula, "Algo com altissíma qualidade".
Cheers
lore Membro AAP
Mensagens : 1205 Data de inscrição : 11/07/2010 Localização : lisboa
Assunto: Re: Fita Analógica vs. Digital Sex Jan 16 2015, 16:47
E se tirarmos o Youtube do meio ? Nunca consegui achar um som via YT parecido com a realidade ...
Assunto: Re: Fita Analógica vs. Digital Sex Jan 16 2015, 16:53
lore escreveu:
E se tirarmos o Youtube do meio ? Nunca consegui achar um som via YT parecido com a realidade ...
Eu acho o som do Utube em HD mais do que suficiente para este propósito mas podes fazer o download das faixas aqui:
Mensagens : 1205 Data de inscrição : 11/07/2010 Localização : lisboa
Assunto: Re: Fita Analógica vs. Digital Sex Jan 16 2015, 16:58
Se nao puseres o gravador como fonte ,directamente no sistema , nao chegas a conclusao nenhuma . Gravador analogico como fonte no sistema nao é necessariamente igual a gravaçao digital de gravador analogico ...
Assunto: Re: Fita Analógica vs. Digital Sex Jan 16 2015, 18:45
lore escreveu:
Se nao puseres o gravador como fonte ,directamente no sistema , nao chegas a conclusao nenhuma . Gravador analogico como fonte no sistema nao é necessariamente igual a gravaçao digital de gravador analogico ...
A gravação digital a 24/96 é (audivelmente) transparente mas para o caso (comparar diferenças óbvias) "bacalhau basta" (leia-se Utube).
R
PALUSE Membro AAP
Assunto: Re: Fita Analógica vs. Digital Sex Jan 16 2015, 23:58
lore escreveu:
Eu acho o som do Utube em HD mais do que suficiente para este propósito mas podes fazer o download das faixas aqui:
Ok. Saquei os WAV. Agora o ruido de fundo do TEAC parece-me mais "realista", mas o balanço de canais continua "baldado". Acho que o canal esquerdo não tem tanta largura de banda; cabeças com sujidade provavelmente, pois o canal direito aparenta ter mais ruido de fundo e consequentemente o detalhe e a panorâmica são afetados. Não detetei "humm" nos Wav. A amostragem é de 48kHz. Amanhã segue uma audição com o iDSD nano.
PALUSE Membro AAP
Assunto: Re: Fita Analógica vs. Digital Dom Jan 18 2015, 19:18
Buenas. Acabou por ser no Domingo. Via colunas, o ruido de fundo do TEAC revelou-se menos invasivo, mas fiquei com a impressão que algo de estranho se passa com o deck, ou com o ADC.O som tem o tom da fita mas o detalhe e a panorâmica (palco) estão deveras comprometidas. IMHO são perdas demasiado elevadas para um deck a rodar a 38cm/s. Fiz um teste com o CR-4 numa XL-IIS (Dolby C) do "meio" dos anos 80 e (lamento dizer) a cópia do "digital" no CR-4 saiu melhor que a cópia digital do TEAC...
WTF
Assunto: Re: Fita Analógica vs. Digital Dom Jan 18 2015, 19:41
E apesar disso o homem gosta do som do TEAC...
PALUSE Membro AAP
Assunto: Re: Fita Analógica vs. Digital Dom Jan 18 2015, 20:20
E apesar disso o homem gosta do som do TEAC...
Epá, estou um bocado cético, mas pode acontecer que o artista desconheça o desmagnetizador, cotonetes e álcool para manter e limpar o deck ou os cabos de ligação do deck ao ADC sejam tão beras que o "transfer" vai para as Berlengas. Tudo isto são ideias paras justificar o que se calhar é injustificável. Eu nunca ouvi uma fita Ampex ou Maxell em bobines, mas tenho boas "referencias" da TDK e da LPR35. Não posso adivinhar mais...
Última edição por PALUSE em Dom Jan 18 2015, 21:26, editado 1 vez(es)
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
Assunto: Re: Fita Analógica vs. Digital Dom Jan 18 2015, 21:07
PALUSE escreveu:
Não posso adivinhar mais...
Eu vou ajudar. Um teste claramente "quinado" para fazer um vídeo "inclinado".
PALUSE Membro AAP
Assunto: Re: Fita Analógica vs. Digital Dom Jan 18 2015, 21:25
PALUSE escreveu:
Não posso adivinhar mais...
Eu vou ajudar. Um teste claramente "quinado" para fazer um vídeo "inclinado".
António, já estava a achar estranho o teu silencio. Quase que podia detetar a energia psíquica em completa acumulação potencial para conseguir aceleração suficiente para provocar uma faísca... Pronto, agora tens o condensador descarregado!
O que eu questiono é de facto a engrenagem analógica no global; mas se os Mics entraram bem, porque não a saída de linha do deck?!. Ficam os cabos de ligação e o deck para lançar a dúvida. Eu continuo a acreditar na honestidade do homem... a ver vamos, como diria o cego.
Assunto: Re: Fita Analógica vs. Digital Dom Jan 18 2015, 21:38
PALUSE escreveu:
António, já estava a achar estranho o teu silencio. Quase que podia detetar a energia psíquica em completa acumulação potencial para conseguir aceleração suficiente para provocar uma faísca... Pronto, agora tens o condensador descarregado!
Fantástica análise.
Mas a fita é tão má, que forneceu as melhores gravações da história da musica gravada.
Assunto: Re: Fita Analógica vs. Digital Dom Jan 18 2015, 21:38
Eu acho que o tipo gosta das colorações produzidas pelo gravador. E eu até concordo que para certos géneros musicais essas colorações têm utilidade como condimentos criativos a adicionar à caldeirada...perdão, à mistura.
R
PALUSE Membro AAP
Assunto: Re: Fita Analógica vs. Digital Dom Jan 18 2015, 22:53
Mas a fita é tão má, que forneceu as melhores gravações da história da musica gravada.
Eu concordo que a "fita dele" é um mau exemplo. Depois do que ouvi com a gravação da master digital na XL-IIS temperada com o Dolby C...
Milton Membro AAP
Mensagens : 15388 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 63 Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado
Assunto: Re: Fita Analógica vs. Digital Dom Jan 18 2015, 23:17
Milton Membro AAP
Assunto: Re: Fita Analógica vs. Digital Dom Jan 18 2015, 23:30
Assunto: Re: Fita Analógica vs. Digital Seg Jan 19 2015, 00:49
Mesmo no "merdoso" som do computador, as diferenças são evidentes.
E fica o desejo de ter um Studer desses.
PALUSE Membro AAP
Assunto: Re: Fita Analógica vs. Digital Seg Jan 19 2015, 03:53
Milton escreveu:
De 9,5 cm/s para 19 cm/s tem mais clivagem do que 19cm/s para 38 cm/s, mas a 38cm/s fica muito perto da fonte digital.
A 9,5 cm/s nota-se bem a inconsistência nos pratos. Possível velhice da fita. Se a fonte foi o DVD-A da classic records, de nada serve se for verdade que a master é digital a 16bits/44,1kHz com upscalling para 24bits /192kHz. De qualquer forma há inconsistências com a sequencia do som no clip no utube. No Foobar o som do DVD-A é mais calmo e tem um balanço de canais (panorâmica) mais para o lado direito. Os álbuns "I Robot" e "A Turn Of A Friendly Card" tem masters análogicas.
cabb Membro AAP
Mensagens : 768 Data de inscrição : 11/12/2011 Idade : 48 Localização : Lisboa/Coimbra
Assunto: Re: Fita Analógica vs. Digital Seg Jan 19 2015, 11:59
Milton escreveu:
Eu fico de boca aberta com a capacidade do RTR aumentar e diminuir a velocidade! Que precisão! Realmente parece-me um salto maior das 9,5 para as 19 do que das 19 para as 38. A compact cassette a 4,76 é vergonhoso! lol Se bem que ainda fica esta pergunta: metade de 9,5 cm, são 4,75, esta não deveria ser a velocidade oficial em vez de 4,76cm/s?
Milton Membro AAP
Assunto: Re: Fita Analógica vs. Digital Seg Jan 19 2015, 12:27
cabb escreveu:
A compact cassette a 4,76 é vergonhoso! lol Se bem que ainda fica esta pergunta: metade de 9,5 cm, são 4,75, esta não deveria ser a velocidade oficial em vez de 4,76cm/s?
Eu acho o contrario de vergonhoso....acho orgulhoso. Com as limitaçoes fisicas do formato, velocidade e largura da fita, é notavel como se consegue uma qualidade que, para mim, é excelente.
Assunto: Re: Fita Analógica vs. Digital Seg Jan 19 2015, 12:31
Milton escreveu:
cabb escreveu:
A compact cassette a 4,76 é vergonhoso! lol Se bem que ainda fica esta pergunta: metade de 9,5 cm, são 4,75, esta não deveria ser a velocidade oficial em vez de 4,76cm/s?
Eu acho o contrario de vergonhoso....acho orgulhoso. Com as limitaçoes fisicas do formato, velocidade e largura da fita, é notavel como se consegue uma qualidade que, para mim, é excelente.
A velocidade pode ser vergonhosa, o resultado consegue ser glorioso.
cabb Membro AAP
Assunto: Re: Fita Analógica vs. Digital Seg Jan 19 2015, 13:48
Milton escreveu:
cabb escreveu:
Pena tenho eu não terem dado mais 10 ou 20 anos para os decks compact cassette, terem evoluido! Já devíamos ir em respostas dos 10...30.000Hz +-2dB e com ruidos da ordem dos 86dB ou mais! Rebobinar de cassetes 60minutos em 30 segundos... lol
PALUSE Membro AAP
Assunto: Re: Fita Analógica vs. Digital Seg Jan 19 2015, 15:10
cabb escreveu:
Milton escreveu:
cabb escreveu:
Pena tenho eu não terem dado mais 10 ou 20 anos para os decks compact cassette, terem evoluido! Já devíamos ir em respostas dos 10...30.000Hz +-2dB e com ruidos da ordem dos 86dB ou mais! Rebobinar de cassetes 60minutos em 30 segundos... lol
Isso parece que esteve para acontecer, não fosse o digital ter tomado conta do mercado doméstico. As fitas de metal evaporado, que chegaram ao vídeo, por o pouco que consegui apurar naquele tempo, necessitavam de dupla camada (double coating) para se conseguir ter graves e a banda de médios logo a seguir. Estava-se a ver uma fita a 4,75 cm/s a exibir problemas parecidos com as fita a 76cm/s, que necessitam de cabeças magnéticas "elaboradas de forma diferente" para conseguir registar graves nessas velocidades. Mas esta informação sobre o "Metal Evaporado", necessita de confirmação...
P.S. Neste link http://www.physics.okayama-u.ac.jp/~kohmoto/paper.htm Ponto 30, existe uma referencia à fita de áudio M.E. Parece que existiram mesmo...
E vindo da década de 80, afinal existiram, a Panasonic Angrom DU, fita de áudio com metal evaporado, que funciona como fita tipo II (CrO2).
Neste link podem ver o resto da coleção Angrom Du que, afinal de contas, tem fitas para quase todas as posições (III Fe-Cr não tem). http://vintagecassettes.com/matsushita/matsushita_files/j85national.htm
PALUSE Membro AAP
Assunto: Re: Fita Analógica vs. Digital Ter Jan 20 2015, 23:51
Descobri uma "Alma gémea"...
...pelo menos em alguns dos "gostos áudio".
Assunto: Re: Fita Analógica vs. Digital Qua Jan 21 2015, 00:28
PALUSE escreveu:
Descobri uma "Alma gémea"...
...pelo menos em alguns dos "gostos áudio".
Expoente máximo do que a humanidade fez a nível de som humano.
PALUSE Membro AAP
Assunto: Re: Fita Analógica vs. Digital Qua Jan 21 2015, 00:59
Qual? O Studer ou o Korg??
Assunto: Re: Fita Analógica vs. Digital Qua Jan 21 2015, 01:06
PALUSE escreveu:
Qual? O Studer ou o Korg??
PALUSE Membro AAP
Assunto: Re: Fita Analógica vs. Digital Qua Jan 21 2015, 01:32
Este é capaz de ser um bocadito melhor que as soluções da Korg. http://www.merging.com/solutions/dsd256-dxd-music
Ricardo...Ricardo? O que é que achas dos Pyramix 9 com o DSD256 do Horus?
Assunto: Re: Fita Analógica vs. Digital Qua Jan 21 2015, 01:41
PALUSE escreveu:
Este é capaz de ser um bocadito melhor que as soluções da Korg. http://www.merging.com/solutions/dsd256-dxd-music
Tudo isso é clinicamente mau e sem piada.
PALUSE Membro AAP
Assunto: Re: Fita Analógica vs. Digital Qua Jan 21 2015, 01:56
PALUSE escreveu:
Tudo isso é clinicamente mau e sem piada.
Poderá ser "cinicamente mau" e consequentemente sem piada, mas achei interessante o argumento comercial elaborado pela Merging para promover o Pyramix 9. A questão é: Está ao nível do desafio? Para os tipos o fazerem e visto serem soluções profissionais, é bem possível que esteja.
Assunto: Re: Fita Analógica vs. Digital Qua Jan 21 2015, 01:58
PALUSE escreveu:
...é bem possível que esteja.
Com mais de 30 anos de atraso do Stauder.
PALUSE Membro AAP
Assunto: Re: Fita Analógica vs. Digital Qua Jan 21 2015, 02:27
PALUSE escreveu:
Quem faz máquinas analógicas multipista e de 2 pistas para ambiente profissional com eletrónica e mecânica desenvolvida e melhorada até os dias atuais? E as fitas? Parece que se estacou nas Ampex/BASF (RMG/Pyral) com as fórmulas de há mais de 20 anos. Há um tipo novo no bloco a "ATR", mas baseado em que tecnologia? Nem a Studer tem decks de bobines neste momento e os últimos eram digitais. A Otari tem é cabeças novas para manter o mercado que ainda existe a funcionar com os decks deles. Achas que vão voltar a fabricar decks analógicos para estúdio? São caros, são enormes, pesados e muito possivelmente já não há mercado. Conheces algum fabricante que ofereça decks analógicos? Se conheceres, eles tem a evolução tecnológica referente a um intervalo de 20 anos?
Assunto: Re: Fita Analógica vs. Digital Qua Jan 21 2015, 10:21
PALUSE escreveu:
PALUSE escreveu:
Quem faz máquinas analógicas multipista e de 2 pistas para ambiente profissional com eletrónica e mecânica desenvolvida e melhorada até os dias atuais? E as fitas? Parece que se estacou nas Ampex/BASF (RMG/Pyral) com as fórmulas de há mais de 20 anos. Há um tipo novo no bloco a "ATR", mas baseado em que tecnologia? Nem a Studer tem decks de bobines neste momento e os últimos eram digitais. A Otari tem é cabeças novas para manter o mercado que ainda existe a funcionar com os decks deles. Achas que vão voltar a fabricar decks analógicos para estúdio? São caros, são enormes, pesados e muito possivelmente já não há mercado. Conheces algum fabricante que ofereça decks analógicos? Se conheceres, eles tem a evolução tecnológica referente a um intervalo de 20 anos?
Isso é lógico, não me referi a esse aspeto. O que quis dizer foi que o "melhor", já foi inventado há muito. O resto, foi meramente para simplificar, economizar, massificar e tornar a manipulação mais simples, com os resultados que todos conhecemos.
Assunto: Re: Fita Analógica vs. Digital Qua Jan 21 2015, 11:20