| Considerações em Mono.... | |
|
+13johnnys14 Alexandre Vieira José Carvalho Mister W brasas Mário Franco ReginaldoSchiavini Luis Filipe Goios ducar reirato António José da Silva ricardo onga-ku Milton 17 participantes |
|
Autor | Mensagem |
---|
ducar Membro AAP
| Assunto: Re: Considerações em Mono.... Ter Set 22 2015, 18:21 | |
| - Milton escreveu:
- johnnys14 escreveu:
- ducar escreveu:
- johnnys14 escreveu:
Sim por aquilo que tenho lido aqui escrito pelo Milton um sistema em mono não fica nada barato.
acho que arranjar amplificador só para mono é que é mais carote... Vamos la ver uma coisa... Pode-se usar uma celula mono , que é o principal, com apenas um canal do sistema stereo existente... Ok a Célula mono é o mais importante. | |
|
| |
António José da Silva Membro AAP
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
| Assunto: Re: Considerações em Mono.... Ter Set 22 2015, 18:41 | |
| Célula e pré de phono Mono. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
Mister W Membro AAP
Mensagens : 4333 Data de inscrição : 07/03/2012 Idade : 57 Localização : Margem Sul... Margem Norte...
| Assunto: Re: Considerações em Mono.... Ter Set 22 2015, 19:02 | |
| - Milton escreveu:
- johnnys14 escreveu:
- ducar escreveu:
- johnnys14 escreveu:
Sim por aquilo que tenho lido aqui escrito pelo Milton um sistema em mono não fica nada barato.
acho que arranjar amplificador só para mono é que é mais carote... Vamos la ver uma coisa... Pode-se usar uma celula mono , que é o principal, com apenas um canal do sistema stereo existente... Quem tem mono-blocos tem vantagem, quem não tem liga só um canal ou desliga uma coluna... Depois, convém ajustar o ponto de escuta (o sofá ou a coluna, o que pesar menos). E de seguida se quisermos ouvir um disco stereo lá temos que voltar ao ponto de partida. Sistemas híbridos mono/stereo?! Ná, o tampão é bem mais prático... | |
|
| |
ducar Membro AAP
| |
| |
johnnys14 Membro AAP
Mensagens : 559 Data de inscrição : 22/02/2015 Idade : 53 Localização : Amadora
| Assunto: Re: Considerações em Mono.... Ter Set 22 2015, 19:12 | |
| Bom então é mais simples e económico usando o amplificador somente com um canal em mono e a célula e já que o meu amp tem selector MM e MC já não preciso de pré de phono mono ou preciso na mesma?
| |
|
| |
Mister W Membro AAP
Mensagens : 4333 Data de inscrição : 07/03/2012 Idade : 57 Localização : Margem Sul... Margem Norte...
| Assunto: Re: Considerações em Mono.... Qua Set 23 2015, 18:08 | |
| - johnnys14 escreveu:
- Bom então é mais simples e económico usando o amplificador somente com um canal em mono e a célula e já que o meu amp tem selector MM e MC já não preciso de pré de phono mono ou preciso na mesma?
Precisas na mesma. As etápas de phono MM e MC são ambas para cartridges Stereo. | |
|
| |
Mister W Membro AAP
| Assunto: Re: Considerações em Mono.... Qua Set 23 2015, 18:12 | |
| - ducar escreveu:
- Mister W escreveu:
- Milton escreveu:
- johnnys14 escreveu:
- ducar escreveu:
- johnnys14 escreveu:
acho que arranjar amplificador só para mono é que é mais carote... Vamos la ver uma coisa... Pode-se usar uma celula mono , que é o principal, com apenas um canal do sistema stereo existente... Quem tem mono-blocos tem vantagem, quem não tem liga só um canal ou desliga uma coluna...
Depois, convém ajustar o ponto de escuta (o sofá ou a coluna, o que pesar menos).
E de seguida se quisermos ouvir um disco stereo lá temos que voltar ao ponto de partida.
Sistemas híbridos mono/stereo?! Ná, o tampão é bem mais prático... Se optar por usar um power stereo configurado em ponte também dá, desde que suporte essa configuração.
Sim, é a mesma coisa ( mono-blocos ou powers em ponte). | |
|
| |
johnnys14 Membro AAP
Mensagens : 559 Data de inscrição : 22/02/2015 Idade : 53 Localização : Amadora
| Assunto: Re: Considerações em Mono.... Qua Set 23 2015, 18:14 | |
| - Mister W escreveu:
- johnnys14 escreveu:
- Bom então é mais simples e económico usando o amplificador somente com um canal em mono e a célula e já que o meu amp tem selector MM e MC já não preciso de pré de phono mono ou preciso na mesma?
Precisas na mesma. As etápas de phono MM e MC são ambas para cartridges Stereo. ok nice... obrigado | |
|
| |
Milton Membro AAP
Mensagens : 15388 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 63 Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado
| Assunto: Re: Considerações em Mono.... Dom Dez 27 2015, 00:25 | |
| Um artigo bastante interessante no "The economist" The joys of monomania"To discerning ears, a mono record—played on a high-end turntable with a well-damped and carefully matched tone-arm and cartridge (stylus)—offers an audio experience next only to hearing the original performance live." http://www.economist.com/blogs/babbage/2014/08/difference-engine-0 E fica aqui outro link interessante : http://www.tsf36.fr/erepro2.htm E uma foto da brochura que acompanhava as Pickering xv15 com os shunts para reprodução de discos mono : [img] [/img] | |
|
| |
HFERRAO Membro AAP
| Assunto: Re: Considerações em Mono.... Qui Dez 31 2015, 15:40 | |
| Boa tarde Para testar o som mono penso que posso utilizar o meu C28.... abr e bom ano Henriques Ferrão | |
|
| |
Milton Membro AAP
Mensagens : 15388 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 63 Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado
| Assunto: Re: Considerações em Mono.... Qui Dez 31 2015, 22:16 | |
| - HFERRAO escreveu:
- Boa tarde
Para testar o som mono penso que posso utilizar o meu C28....
abr e bom ano Henriques Ferrão Boa noite Henriques Ferrão Se tens uma celula mono (apenas com 2 terminais) podes usar apenas um canal de todo o sistema. Se por outro lado o vais fazer com uma celula mono de 4 terminais ou uma estereo deves usar o comutador mono/stereo , se o pre o tiver. Em qualquer cenario eu recomendaria para uma celula stereo a ligação shuntada para "lateral" conforme a foto anterior, e usar apenas um dos canais do sistema estereo. Esse canal central nao faço a minima ideia de como se possa usar... Abraço e Feliz 2016 ! | |
|
| |
Milton Membro AAP
| Assunto: Re: Considerações em Mono.... Dom Jan 10 2016, 01:00 | |
| O meu sistema Mono vai dando pequenos passos, mas sempre no caminho certo. Agora surgiu-me a oportunidade de adquirir o amp que faz par com o pré Leak Varislope que já tinha... Trata-se do afamado Leak TL10 "point one" . Está a precisar de restauro total e profundo porque basicamente só se aproveita o chassis e os transformadores. Aqui vai umas fotos que retirei da net de um igual : [img] [/img] Specifications: "Point One" TL/10 Power Amplifier First released: 1950. 10-Watts output. Total harmonic distortion: <= 0.1 per cent @10W. Valve line up: EF86, 6SN7, 2 x KT61 in ultra-linear, 5Z4G Steel chassis finished in gold enamel finish. Mono only. Original UK purchase price: "Point One" TL/10 power amplifier for 17 guineas. A month’s average wage at the time! | |
|
| |
reirato Membro AAP
Mensagens : 3642 Data de inscrição : 08/11/2010 Idade : 80 Localização : Stª Maria de Belém, Lisboa
| Assunto: Re: Considerações em Mono.... Dom Jan 10 2016, 01:39 | |
| - Milton escreveu:
- ... ... ...
... ... ...
Atenção essa 6SN7, a 3ª a contar da direita, pode ser substuida (são troca directa!) por uma destas que eu também uso no meu power Shuguang Treasuries, CV181-Z Há outras mais fancy ainda, da PSVANE, e...mais caras!? ... | |
|
| |
Milton Membro AAP
| Assunto: Re: Considerações em Mono.... Dom Jan 10 2016, 13:18 | |
| Ok Registado ! | |
|
| |
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
| Assunto: Re: Considerações em Mono.... Dom Jan 10 2016, 15:29 | |
| Devagar se vai ao longe e de aquisição mono em aquisição mono, vais lá chegar. Depois temos que fazer ai uma romaria quando isso estiver a bombar. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
| Assunto: Re: Considerações em Mono.... Qui Mar 31 2016, 18:35 | |
| Tabela bastante completa com as várias equalizações usadas pelas muitas editoras.
http://linearaudio.net/sites/linearaudio.net/files/recording%20emphasisv10.pdf _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
Milton Membro AAP
| Assunto: Re: Considerações em Mono.... Qui Mar 31 2016, 20:03 | |
| - António José da Silva escreveu:
- Tabela bastante completa com as várias equalizações usadas pelas muitas editoras.
http://linearaudio.net/sites/linearaudio.net/files/recording%20emphasisv10.pdf Grande lista ! Aproveitando o embalo, fica aqui a caixa que vai albergar o Pioneer Pax12B : " /> | |
|
| |
| Assunto: Re: Considerações em Mono.... Qui Mar 31 2016, 20:10 | |
| Bem catita e representante da época. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
Ferpina Membro AAP
Mensagens : 10767 Data de inscrição : 07/07/2010 Idade : 69 Localização : Assado - Perú
| Assunto: Re: Considerações em Mono.... Qui Mar 31 2016, 23:14 | |
| - Milton escreveu:
Aproveitando o embalo, fica aqui a caixa que vai albergar o Pioneer Pax12B :
Já experimentaste se esses dois altifalantes funcionam? Ao menos já abriste a caixa? | |
|
| |
Milton Membro AAP
| Assunto: Re: Considerações em Mono.... Qui Mar 31 2016, 23:49 | |
| - Ferpina escreveu:
- Milton escreveu:
Aproveitando o embalo, fica aqui a caixa que vai albergar o Pioneer Pax12B :
Já experimentaste se esses dois altifalantes funcionam? Ao menos já abriste a caixa? Já as abri sim...o de graves precisava de levar uma suspensão...nao merecem... | |
|
| |
Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: Considerações em Mono.... | |
| |
|
| |
| Considerações em Mono.... | |
|