Mensagens : 248 Data de inscrição : 28/05/2015 Idade : 51 Localização : Varadero, Cuba e Lisboa
Assunto: CLEANERECORD MINI CLEANER foi-se... Dom 31 maio - 11:59
Boas colegas,
Hoje a minha querida CLEANERECORD MINI CLEANER de aspiração foi-se.
A limpar um disco começou a fazer um barulho estranho e a cheirar a embraiagem. Desliguei e abri o bicho. Suspeito que foram os rolamentos do motor porque ao ligar com ela aberta parece uma caixa de fogos de artificio.
Adoro o tipo de máquina porque os discos não assentam completamente no prato onde pousam (é só do tamanho do selo) Limpei bastantes discos com ela e gostava de a poder reparar.
Já contactei o vendedor que é de Espanha, mas não sei se me compensava manda-la para lá a arranjar pelo preço que isso implicaria, Custam a volta de 354eur mais o envio.
Conhecem alguém que possa tratar do motor de aspiração? Não sei se seriam só os rolamentos ou se teria que mandar a enrolar o motor também, ou precisaria de um motor novo.
Entre tanto Knosti volta que estás perdoada...a ganhar dedos e biceps
Este percalço é uma noia du caneco
Cocharro Membro AAP
Mensagens : 1688 Data de inscrição : 05/08/2011 Idade : 47 Localização : Alto Alges
Assunto: Re: CLEANERECORD MINI CLEANER foi-se... Dom 31 maio - 12:13
Alexis nem conhecia essa maquineta
pedrolopes Membro AAP
Mensagens : 409 Data de inscrição : 19/03/2015 Idade : 40 Localização : Oeiras
Assunto: Re: CLEANERECORD MINI CLEANER foi-se... Dom 31 maio - 12:42
Que abuso o arranjo
luis lopes Membro AAP
Mensagens : 4993 Data de inscrição : 25/02/2011 Idade : 57 Localização : Covilhã
Assunto: Re: CLEANERECORD MINI CLEANER foi-se... Dom 31 maio - 12:59
mandas rebobinar o motor, o que deverá valer a pena,... existem casas em lisboa, amadora.
Milton Membro AAP
Mensagens : 15388 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 63 Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado
Assunto: Re: CLEANERECORD MINI CLEANER foi-se... Dom 31 maio - 13:14
Também desconhecia essa maquina...parece interessante !
http://www.cleanerecord.com/
salsapica Membro AAP
Mensagens : 248 Data de inscrição : 28/05/2015 Idade : 51 Localização : Varadero, Cuba e Lisboa
Assunto: Re: CLEANERECORD MINI CLEANER foi-se... Dom 31 maio - 13:44
Sim, é interessante. Andei meses a estudar o caso de quál comprar. E essa ganhou porque o prato para colocar os discos é só do tamanho dos selos. Colocar um disco sujo que lavas dum lado e depois colocar esse lado no prato que já levou com um lado cheio de pó?
Bom esta aguentou uma barbaridade de discos lavados e é compacta, não ocupa quase espaço, etc...etc...barulhenta como um aspirador doméstico, nada de anormal...
Sim Milton é essa mesmo. Penso que sim que vai compensar mandar arranjar o motor e meter rolamentos novos. Não pareceu dificil de desmontar, precisava dum contacto que entre tanto o Cocharro já facilitou. Bendito o dia em que o António Barreiros nos pus em contacto a mim e ao Cocharro, dois 5 estrelas!
E o Cocharro que me arrastra a pala das capas para aqui
Última edição por salsapica em Dom 31 maio - 13:55, editado 2 vez(es)
luis lopes Membro AAP
Mensagens : 4993 Data de inscrição : 25/02/2011 Idade : 57 Localização : Covilhã
Assunto: Re: CLEANERECORD MINI CLEANER foi-se... Dom 31 maio - 13:51
depois vai dando feedback, de como correu,...
salsapica Membro AAP
Assunto: Re: CLEANERECORD MINI CLEANER foi-se... Dom 31 maio - 13:57
O fabricante me acaba de responder:
«hola salsapicas, desmonta los 4 tornillos que sujeta la rejilla de salida de aire del aspirador, quita el filtro negro de esponja y podrás ver el motor funcionando, mira a ver si salen chispas de las escobillas y me lo comentas, un saludo y siento lo ocurrido, lo malo de todo esto son los portes»
sim...las "escobillas" foram-se... Já le mandei perguntar pelos portes...a ver que compensa...
Ou mandar para Espanha ou arranjar por cá. Logo digo como correu...
Verdade é que enquanto durou foi sempre uma maravilha. Pifou com um disco dos Saft (Prog Noruegês) va lá que não foi com um do Quim Barreiros ou a depressão duraria semanas hehehe
António José da Silva Membro AAP
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
Assunto: Re: CLEANERECORD MINI CLEANER foi-se... Dom 31 maio - 18:21
Pois, quando sai faisca, é porque as escovas se foram. E não convém ligares para não estragares os contactos do rotor.
_________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince
If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...
The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte
salsapica Membro AAP
Assunto: Re: CLEANERECORD MINI CLEANER foi-se... Dom 31 maio - 18:48
Isso mesmo penso.
Eu sou analfabeto com motores, Sei que giram e fazem girar. Que têm arame de cobre a enrolar, eixo montado em rolamentos...
Ora as tais escovas, são os carvões? Tipo umas pastilhas de carvão?
Eu sou cubano e lá vi muitos "dinâmos" (alternadores) e motores de arranque de carros velhos americanos serem desmontados e montados...
Podia ser pior creio... poderia ter ardido, felizmente a diluição de álcool isopropilico era fraca (mais Dr Wack) ou
sim voltar a ligar o compartimento onde está o motor está com fuligem, deve ser das tais escovas
Cocharro Membro AAP
Mensagens : 1688 Data de inscrição : 05/08/2011 Idade : 47 Localização : Alto Alges
Assunto: Re: CLEANERECORD MINI CLEANER foi-se... Dom 31 maio - 20:24
salsapica escreveu:
Eu sou cubano e lá vi muitos "dinâmos" (alternadores)
Tanta cubana interessante por la e o que é que nos calha na rifa? um cubano que nem de motores percebe eheheh
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
Assunto: Re: CLEANERECORD MINI CLEANER foi-se... Dom 31 maio - 21:04
Cocharro escreveu:
salsapica escreveu:
Tanta cubana interessante por la e o que é que nos calha na rifa? um cubano que nem de motores percebe eheheh
Retira o que resta das escovas, e compra umas para o motor. Limpa bem o rotor e se necessário, passa uma lixa fina nos contacto to rotor.
salsapica Membro AAP
Assunto: Re: CLEANERECORD MINI CLEANER foi-se... Dom 31 maio - 21:38
Tou feito...simples como mudar um tapete o a agulha numa cápsula Concorde
Assunto: Re: CLEANERECORD MINI CLEANER foi-se... Dom 31 maio - 21:40
salsapica escreveu:
Tou feito...simples como mudar um tapete o a agulha numa cápsula Concorde
Se fosses a tal cubana que o Cocharro fala, até faziam fila à tua porta para te fazer a "manutenção" de borla.
Cocharro Membro AAP
Assunto: Re: CLEANERECORD MINI CLEANER foi-se... Dom 31 maio - 21:48
António José da Silva escreveu:
Se fosses a tal cubana que o Cocharro fala, até faziam fila à tua porta para te fazer a "manutenção" de borla.
Ate eu aprendia a concertar essa coisa!
salsapica Membro AAP
Assunto: Re: CLEANERECORD MINI CLEANER foi-se... Dom 31 maio - 21:59
Fogo um gajo fica sem maquinete de sugar liquides e fluídes... e ainda por cima é gozado
Assunto: Re: CLEANERECORD MINI CLEANER foi-se... Dom 31 maio - 22:04
salsapica escreveu:
Fogo um gajo fica sem maquinete de sugar liquides e fluídes... e ainda por cima é gozado
Tu tem cuidado, tranca as portas e janelas que esta malta já vidrou e é capaz de tudo.
Convidado Convidado
Assunto: Re: CLEANERECORD MINI CLEANER foi-se... Dom 31 maio - 22:08
Cocharro escreveu:
salsapica escreveu:
Retira o que resta das escovas, e compra umas para o motor. Limpa bem o rotor e se necessário, passa uma lixa fina nos contacto to rotor.
Posso!? ...
Convém também dar um bocadinho de lixa fina na extremidade da escova que vai trabalhar no rotor, para a acamar e obter uma superfície de contacto uniforme e que não agrida as placas do rotor...
khayman Membro AAP
Assunto: Re: CLEANERECORD MINI CLEANER foi-se... Seg 1 Jun - 18:31
salsapica escreveu:
Boas colegas,
A limpar um disco começou a fazer um barulho estranho e a cheirar a embraiagem. Desliguei e abri o bicho. Suspeito que foram os rolamentos do motor porque ao ligar com ela aberta parece uma caixa de fogos de artificio.
Já foi mencionado nos posts acima pelo que a minha ajuda já vem tarde, mas assim que li isto a primeira coisa que me veio à cabeça não foram rolamentos mas sim as escovas de carbono do motor, que são sempre um "consumível" que se desgasta e mais cedo ou mais tarde acabam a ter de ser substituídas - se foi apenas isso não te preocupes que regra geral são baratas - aliás mesmo que a marca original já não existisse seria sempre possível arranjar umas para outro equipamento e adaptar as mesmas aos suportes do teu motor... as grandes marcas de ferramentas passam a vida a vender disso para rebarbadoras, etc
salsapica Membro AAP
Assunto: Re: CLEANERECORD MINI CLEANER foi-se... Seg 1 Jun - 21:04
Boas,
Ganhei coragem e desmontei o motor,
(tirei fotos mas ainda não as consigo postar pelo meu nr de pontos "Você não tem permissão para postar links externos e e-mails.")
Os carbonos parecem que ainda lá estão...parecem.
Ferrugem:
Ora agora meus colegas é que vou precisar da vossa ajuda.
Que faço agora?
1-Suponho que devo retirar a parte plástica superior onde estão as escovas e o rolamento, para tal precisaria comprar uma chave que não tenho é de estrela de cinco pontas acho...tipo ninja. 2-Arranjar os tais carbonos do tamanho e descobrir coo saem primeiro e depois como os enfio lá (tenho que voltar a ver o video da Joaninha) 3-Como limpar a ferrugem? Escova de aço?
Desmontar foi bastante simples, montar não debe ser difícil marquei os cabos que desliguei para não por o motor a soprar em vez de chupar...
Any help?...please or sugestions?
salsapica Membro AAP
Assunto: Re: CLEANERECORD MINI CLEANER foi-se... Seg 1 Jun - 21:18
Aclaração...
Desmontei o motor da caixa da máquina, está intacto, não mexi ainda...
Ferpina Membro AAP
Mensagens : 10767 Data de inscrição : 07/07/2010 Idade : 69 Localização : Assado - Perú
Assunto: Re: CLEANERECORD MINI CLEANER foi-se... Seg 1 Jun - 22:12
Já deves conseguir colocar fotos. Não tem a ver com o sistema de pontos , mas com o nº de mensagens (30). E tu neste momento já tens mais que trinta. Experimenta.
Assunto: Re: CLEANERECORD MINI CLEANER foi-se... Seg 1 Jun - 22:14
Olá...
surge esta mensagem:
»Você não tem permissão para postar links externos e e-mails.»
Ferpina Membro AAP
Mensagens : 10767 Data de inscrição : 07/07/2010 Idade : 69 Localização : Assado - Perú
Assunto: Re: CLEANERECORD MINI CLEANER foi-se... Seg 1 Jun - 22:38
salsapica escreveu:
Olá...
surge esta mensagem:
»Você não tem permissão para postar links externos e e-mails.»
Estranho...
Estás a alojar a imagem num servidor externo e depois colocá-la aqui?
Assunto: Re: CLEANERECORD MINI CLEANER foi-se... Seg 1 Jun - 22:41
Olá sim
postimg.org/image/f6xwsfn5j
com http...e tal...já tentei com dois servidores externos...
Ferpina Membro AAP
Assunto: Re: CLEANERECORD MINI CLEANER foi-se... Seg 1 Jun - 22:49
salsapica escreveu:
Olá sim
postimg.org/image/f6xwsfn5j
com http...e tal...já tentei com dois servidores externos...
Experimenta o Photobucket.com e depois vais a share links e colocas aqui na barra de ferramentas, "Inserir uma imagem"
Assunto: Re: CLEANERECORD MINI CLEANER foi-se... Seg 1 Jun - 23:11
Já coloquei a imagem acima...
salsapica Membro AAP
Assunto: Re: CLEANERECORD MINI CLEANER foi-se... Seg 1 Jun - 23:13
Já consigo, parece que a plataforma não grama postimg.org
Bom aqui o detalhe
Mudar escovas e limpar a ferrugem, ordens?
Como mudar?, Como limpar e proteger para que a ferrugem não alastre?
Já abri a máquina e consegui retirar o motor do receptáculo and...now?
O instinto cubano é mais forte do que eu...
salsapica Membro AAP
Assunto: Re: CLEANERECORD MINI CLEANER foi-se... Seg 1 Jun - 23:52
Consegui sacar as escovas:
Suspeito que foi ferrugem que entrou entre as escovas e o rotor talvés...
Acabo de falar com o fabricante e um motor novo, mas portes fica por 45 eur, acho que vou mandar vir e fico com dois motores.
Limpo este e quando pifar de vez, meto o outro que já lhe apanhei o jeito...
Assunto: Re: CLEANERECORD MINI CLEANER foi-se... Ter 2 Jun - 6:02
Tenta ver se as escovas estão a pressionar o suficiente contra o colector.
salsapica Membro AAP
Assunto: Re: CLEANERECORD MINI CLEANER foi-se... Ter 2 Jun - 8:25
Bom dia António,
Sim as escovas estão com um bom tamanho, não estão tão gastas como pensei. As molas estão ok e ao sacar confirmei que a mola exercia boa pressão.
Estou a pensar demontar-lo tirando os parafusos superiores para limpar bem o colector e com uma escova de aço limpar a oxidação da parte de fora das chapichas quadradas (não sei como se chama...massa exterior?)
Suponho que não se deve utilizar nenhum producto tipo graxa, 3M, Bala ou do género e se fazer o "trabalho" a seco....a não ser tentar depois lubrificar os rolamentos, mas isso ainda não vi.
Depois quando conseguir desmontar tudo digo..vou dando notícias.
Obrigado pelo apoio psicológico
salsapica Membro AAP
Assunto: Re: CLEANERECORD MINI CLEANER foi-se... Ter 2 Jun - 9:41
Já mandei vir um novo 45€ com portes incluidos. Agora com este posso brincar de covaia
Assunto: Re: CLEANERECORD MINI CLEANER foi-se... Ter 2 Jun - 9:49
salsapica escreveu:
Já mandei vir um novo 45€ com portes incluidos. Agora com este posso brincar de covaia
Podes fazer-lhe uma boa manutenção e fica como peça suplente.
salsapica Membro AAP
Assunto: Re: CLEANERECORD MINI CLEANER foi-se... Ter 2 Jun - 18:51
Boas ,
Se confirma a suspeita inicial:
Rolamente dianteiro:
Trava e fica preso. Ora tinha uma "patilha" entre o rolamento e o enrolado que retirei pensando que o rolamento sairia mas não sai
Será que não é possível retirar o rolamento?
Assunto: Re: CLEANERECORD MINI CLEANER foi-se... Ter 2 Jun - 18:54
Isso com um saca-rolamentos, sai que é uma maravilha.
salsapica Membro AAP
Assunto: Re: CLEANERECORD MINI CLEANER foi-se... Ter 2 Jun - 19:26
saca-rolamentos. desculpa a minha ignorância, nem sabia que isso existia...já vi como é na net
mas onde posso arranjar?
Assunto: Re: CLEANERECORD MINI CLEANER foi-se... Ter 2 Jun - 19:32
salsapica escreveu:
saca-rolamentos. desculpa a minha ignorância, nem sabia que isso existia...já vi como é na net
mas onde posso arranjar?
Passas com o motor numa oficina automóvel (por exemplo), e perguntas se te podem fazer esse favor (isso demora 1 min.).
Fernando Mota Membro AAP
Mensagens : 2085 Data de inscrição : 31/12/2012 Idade : 49 Localização : Lisboa
Assunto: Re: CLEANERECORD MINI CLEANER foi-se... Ter 2 Jun - 21:36
Até eu poderia desenrascar o rapaz, é só ele ir à minha oficina no Prior Velho, como temos desconto em rolamentos até podia ajudar com isso também.
salsapica Membro AAP
Assunto: Re: CLEANERECORD MINI CLEANER foi-se... Ter 2 Jun - 21:58
Olá Fernando já lhe mando PM, eu moro ao pé do Aeroporto, seria só atravessar a pista tentando não ser atropelado por um avião
Assunto: Re: CLEANERECORD MINI CLEANER foi-se... Ter 2 Jun - 21:59
salsapica escreveu:
Olá Fernando já lhe mando PM, eu moro ao pé do Aeroporto, seria só atravessar a pista tentando não ser atropelado por um avião
Cuidado...aterro ai muitas vezes por ano.
salsapica Membro AAP
Assunto: Re: CLEANERECORD MINI CLEANER foi-se... Ter 2 Jun - 22:03
Prontus... tentarei atravessar a pista sem que o António me atropele
Assunto: Re: CLEANERECORD MINI CLEANER foi-se... Ter 2 Jun - 22:04
salsapica escreveu:
Se eu te atropelar, até tu irias necessitar de rolamentos novos.
João Henrique Membro AAP
Mensagens : 1574 Data de inscrição : 21/07/2010 Idade : 59 Localização : Lisboa
Assunto: Re: CLEANERECORD MINI CLEANER foi-se... Qua 3 Jun - 11:55
salsapica escreveu:
Se eu te atropelar, até tu irias necessitar de rolamentos novos.
Menos por favor
Essas tendências, não são próprias neste espaço, menos por favor
Já agora o ilustre administrador chega em meados de julho, aí poderão trocar esses afetos e em local próprio.
Menos por favor
salsapica Membro AAP
Assunto: Re: CLEANERECORD MINI CLEANER foi-se... Qua 3 Jun - 20:58
O motor depois de levar rolamento novo, limpo e montado....
A Máquina já a funcionar:
Um muito obrigado a todos pela ajuda e disponibilidade especialmente ao Fernando Mota e a todos pelas dicas, conselhos e paciência.
Assunto: Re: CLEANERECORD MINI CLEANER foi-se... Qua 3 Jun - 21:05
Sempre fostes com ele à tortura medieval do saca?
salsapica Membro AAP
Assunto: Re: CLEANERECORD MINI CLEANER foi-se... Qua 3 Jun - 21:20
O rolamento se desfez, estava mesmo gripado. Limpei bem toda a ferrugem com uma escova de aço. Montei o motor com alguma dificuldade por causa de que tinha partido os arames que ligavam as escovas e porque o compartimento donde entra é apertado e tal. Mas estou contente por ter conseguido reparar a máquina.
No compartimento do motor vou enfiar e fixar daquelas saquetas de sílica para humidade a ver si minimiza o deterioro, mas não acredito muito nessa solução.
Assunto: Re: CLEANERECORD MINI CLEANER foi-se... Qua 3 Jun - 21:23
Ou então, tenta arranjar uma solução para que a humidade não chegue a entrar.
salsapica Membro AAP
Assunto: Re: CLEANERECORD MINI CLEANER foi-se... Qua 3 Jun - 22:50
Não sei se seria fácil. O depósito onde vai parar o líquido está separado do compartimento onde está o motor, toda a estrutura é em madeira. Entre o depósito (que por acaso dentro tem daqueles esfregões de aço de lavar tachos, vai-se lá saber bem para que) e a ventoinha há filtros com uma grelha.
Ora ventoinha é em zinco e está dentro de uma "cápsula" com uma especie de esponja isoladora que encaixa no buraco. Entre a ventoinha e o motor não há grande hipóteses de entrar água quanto mais humidade que se pode ir acumulando dentro do receptáculo do motor por condensação? O motor fica fechado mesmo dentro dum quadrado de madeira. Posso se calar "calafetar" como se fosse um submarino...não sei. è que selar a tampa superior da caixa do motor, não me parece boa ideia...que se calhar é por ai que entra a maior humidade. Outra é depois de usar. sacudir bem para que saia o liquido, secar e dar manutenção de tempos em tempos.
Fernando Mota Membro AAP
Mensagens : 2085 Data de inscrição : 31/12/2012 Idade : 49 Localização : Lisboa
Assunto: Re: CLEANERECORD MINI CLEANER foi-se... Qua 3 Jun - 23:02
A manutenção de tempos a tempos é a melhor solução para o material durar muito mais tempo.
salsapica Membro AAP
Assunto: Re: CLEANERECORD MINI CLEANER foi-se... Qua 3 Jun - 23:12
Essa máquina em mãos dum cubano, vai durar muitoooo....o dia que não arranjar um motor de substituição até sou capaz de lhe enfiar um motor de máquina de lixadora...já demontei uma lixadora para estudar o motor.