Mensagens : 710 Data de inscrição : 08/06/2014 Idade : 38 Localização : Mogofores - Anadia 3780-453
Assunto: Calibrar Bias Sony TC-K790ES - Help!!!!! Sex Out 23 2015, 00:41
Boas,
Saudações Audiofilas,
Agora que consegui uma boa quantidade de cassetes (10 TDK CDING 74,10 TDK SA-X 60,10 Sony UX-Pro 60,10 TDK CDING Metal 60) começou a demanda de gravações cá em casa mas com necessidade da vossa ajuda para tirar o melhor rendimento da máquina.....
Foto retirada da net de um aparelho igual
Neste momento estou com ligação directa do dac ao deck através do input cd direct Após alguma pesquisa consegui ficar com algumas luzinhas do processo de calibração mas existem algumas duvidas pertinentes....
Começando com uma perguntas pertinente
Cada cassete precisa do seu tipo de calibração?
Como podem ver na foto do deck tenho 3 reguladores (Bias,Rec Level e Req equalizador)
Como já tive a possibilidade andar a experimentar fiz o seguinte processo.....cassete virgem,colocar botão de calibração on,começar a gravar sem som e regular o high e o low até ficarem equiparáveis a meio do display onde se encontram os pontos a vermelho a indicar rec level.....
Até ai tudo +/- caso esteja a executar bem o processo......depois disso seguem as duvidas......
calibrar utilizando as bias com o rec level na posição zero ou variar a sua posição e o req equalizador no low/normal/high
Como pude verificar deve dar para calibrar de varias maneiras
Existe algum procedimento mais adequado na calibração tendo em conta a utilização destes 3 reguladores?
Estou todo baralhado,que confusão
Espero aquela sabedoria da vossa parte
Cumprimentos Bruno Ribeiro
Stinkfist86 Membro AAP
Mensagens : 710 Data de inscrição : 08/06/2014 Idade : 38 Localização : Mogofores - Anadia 3780-453
Assunto: Re: Calibrar Bias Sony TC-K790ES - Help!!!!! Sex Out 23 2015, 20:21
Boas, Saudações Audiofilas, Continuo a espera da vossa ajuda Cumprimentos
Stinkfist86 Membro AAP
Assunto: Re: Calibrar Bias Sony TC-K790ES - Help!!!!! Sex Out 23 2015, 20:26
Ajs Sei que tens um dos irmaos mais velhos,e tambem sei que es um dos amigos foristas que podes ajudar
fredy Membro AAP
Mensagens : 5130 Data de inscrição : 08/02/2011 Idade : 62 Localização : Casal do Marco - Seixal
Assunto: Re: Calibrar Bias Sony TC-K790ES - Help!!!!! Sex Out 23 2015, 20:51
Olá Esse botão de que falas deve ser igual ou parecido a um Pioneer que tive que na posição low incrementava os graves, na posição normal não alterava nada e na high aumentava os agudos, mas 1º tinha que se colocar na posição que queríamos e depois sim por a funcionar o bias automático... Fredie
Stinkfist86 Membro AAP
Assunto: Re: Calibrar Bias Sony TC-K790ES - Help!!!!! Sáb Out 24 2015, 00:37
Boas, Fredy obrigado pela atenção, Esse botao deve ser o rec level equalizador,mas náo estou a ver nada como bias automatico no meu deck...será que te estas a referir a bias automatico devido ao facto de estar a gravar no modo cd direct onde o sinal passa diretamente para o deck sem passar pelo amplificador???
Cumprimentos
fredy Membro AAP
Mensagens : 5130 Data de inscrição : 08/02/2011 Idade : 62 Localização : Casal do Marco - Seixal
Assunto: Re: Calibrar Bias Sony TC-K790ES - Help!!!!! Sáb Out 24 2015, 11:02
Olá Existem 2 tipos que eu conheça de afinação do bias nos deck's de diversas marcas... O manual em que tu afinas de ouvido, sempre o achei demasiado complicado principalmente em deck's d 2 cabeças, nos de 3 cabeças é um pouco mais fácil... E o automático que pela foto que puseste será o teu caso... Quando ligas a Calibration entras no modo automático... tens que regular o bias e o rec level, em principio será os leds a chegarem ao zero, é chamado de automático porque emite um sinal que vai fazer com que quando está no ponto zero é a melhor afinação possível para essa K7, existem uns automáticos mais práticos que fazem isto tudo sózinhos, que não é o teu caso... penso eu... Fredie
jorge.henriques Membro AAP
Mensagens : 1255 Data de inscrição : 07/11/2014 Idade : 54 Localização : Águeda
Assunto: Re: Calibrar Bias Sony TC-K790ES - Help!!!!! Sáb Out 24 2015, 12:16
Confia nos teus ouvidos. Com alguns testes (momentos de puro prazer), eles "dir-te-ão" como deverá ser feita a calibração e outras configurações no teu deck de forma à gravação ficar impec.
johnnys14 Membro AAP
Mensagens : 559 Data de inscrição : 22/02/2015 Idade : 52 Localização : Amadora
Assunto: Re: Calibrar Bias Sony TC-K790ES - Help!!!!! Sáb Out 24 2015, 13:02
Boas, este video está em russo mas dá para entender como ele faz a calibração e regula o rec. level e o bias.
johnnys14 Membro AAP
Assunto: Re: Calibrar Bias Sony TC-K790ES - Help!!!!! Sáb Out 24 2015, 13:10
é melhor deixares o rec eq. na posição normal, assim agudos e graves ficam mais naturais.
Stinkfist86 Membro AAP
Assunto: Re: Calibrar Bias Sony TC-K790ES - Help!!!!! Sáb Out 24 2015, 13:42
Boas, Saudações Audiofilas,
Já fiz o teste e mesmo em cd direct optei por calibrar as bias com um ajustes mínimo do rec level com a posição do req equalizer em normal....... tudo isto na opção de calibração
Quanto ao processo de gravar o rec level esta no 3 de uma escala de 0 a 10
De momento estou a ouvir o resultado final e anda na casa do -1db e 0db
A gravação esta bastante solida e no noto registo de distorção......trata-se de um álbum live....por acaso já tinha feito esta gravação em casa do amigo forista Jorge Henriques mas decidi fazer nova copia e de facto uma redução no rec level e um ajuste das bias no modo calibração tornaram a gravação mais detalhada e com uma distorção na minha opinião não detectável ao meu ouvido uma vez que fiz o teste com phones e através dos monitores.....
Um agradecimento aos intervenientes no tópico Cumprimentos
jorge.henriques Membro AAP
Mensagens : 1255 Data de inscrição : 07/11/2014 Idade : 54 Localização : Águeda
Assunto: Re: Calibrar Bias Sony TC-K790ES - Help!!!!! Sáb Out 24 2015, 13:57
Stinkfist86 escreveu:
Boas, Saudações Audiofilas,
Já fiz o teste e mesmo em cd direct optei por calibrar as bias com um ajustes mínimo do rec level com a posição do req equalizer em normal....... tudo isto na opção de calibração
Quanto ao processo de gravar o rec level esta no 3 de uma escala de 0 a 10
De momento estou a ouvir o resultado final e anda na casa do -1db e 0db
A gravação esta bastante solida e no noto registo de distorção......trata-se de um álbum live....por acaso já tinha feito esta gravação em casa do amigo forista Jorge Henriques mas decidi fazer nova copia e de facto uma redução no rec level e um ajuste das bias no modo calibração tornaram a gravação mais detalhada e com uma distorção na minha opinião não detectável ao meu ouvido uma vez que fiz o teste com phones e através dos monitores.....
Um agradecimento aos intervenientes no tópico Cumprimentos
Muito bem!
Stinkfist86 Membro AAP
Assunto: Re: Calibrar Bias Sony TC-K790ES - Help!!!!! Sáb Nov 14 2015, 11:15
Bom Dia,
Saudações Audiofilas,
Executei uma gravação num TDK SAX, que não me agradou o resultado final.... Quero executar uma nova gravação reutilizando essa cassete,já coloquei um autocolante para colocar nos topos superiores da cassete para que possa executar nova gravação...até aqui tudo dentro dos parâmetros..... O problema reside quando volto a tentar calibrar as bias da cassete onde não as consigo calibra porque o high encontra-se muito elevado e o low muito reduzido.......
Aguardo concelhos para resolver esta situação
António José da Silva Membro AAP
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
Assunto: Re: Calibrar Bias Sony TC-K790ES - Help!!!!! Sáb Nov 14 2015, 20:21
Uma SA-X é impossível não soar bem . Para mim, ao nível de certas de Metal.
Eu faço assim, o rec. no "normal", mas podes escolher a teu gosto. Na calibração do bias, com um dos potenciómetros igualas os canais, e com o outro levas as duas barras até ao ponto da calibração.
_________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince
If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...
The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte
Stinkfist86 Membro AAP
Assunto: Re: Calibrar Bias Sony TC-K790ES - Help!!!!! Sáb Nov 14 2015, 20:39
Boas AJS,
Obrigado pela atenção,
Não é a qualidade da gravação mas sim o álbum que gravei,sinto que não o vou ouvir muito
O problema é que não consigo calibra-las,
estado normal antes de calibrar
Req equalizador low normal high
Req Level 0
Bias 0
quando faço a calibração tenho
High no +5 e +6 db Low no -30 db
utilizando os reguladores req level e bias não consigo calibrar muito menos apenas utilizando o manipulo das bias........
Hoje a tarde fiz uma gravação com uma cassete selada/nova e fazer a calibração com o manipulo de bias e rec level é super simples......não entendo o que se passa
Tenho aqui aniversário em casa mas assim que puder coloco um video para deixar em ata....
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
Assunto: Re: Calibrar Bias Sony TC-K790ES - Help!!!!! Sáb Nov 14 2015, 20:50
Com o botão do bias, metes as duas barras ao mesmo nível (não interessa qual) e com o botão do rec level, colocas ambas as barras no zero. (nem sempre é possível chegar bem ao zero, provavelmente devido à idade de certas cassetes).
Balthar Membro AAP
Mensagens : 218 Data de inscrição : 05/07/2013 Idade : 52 Localização : Abóboda (Cascais)
Assunto: Re: Calibrar Bias Sony TC-K790ES - Help!!!!! Sáb Nov 14 2015, 21:57
Eu ontem passei por isso ao tentar gravar uma TDK MA-R que tinha comprado numa feira, resultado uma grande M#%#%. Solução, abri a TDK e mandei a fita para o lixo, abri uma BASF metal maxima nova e pus a fita na TDK, assim pelo menos tenho o prazer de ver a tdk a funcionar com uma fita em condições.
Cassetes usadas por muito boas que sejam se não tiverem sido armazenadas em condições estragam-se facilmente.
Acabei por gravar o Mighty Sam McCllain de vinil para uma Sony metal XR e ficou muito bom. So noto que a gravação fica ligeiramente mais baixa que o som original. Depois as MA GR20 conseguem mostrar facilmente as diferenças entre ouvir o vinil e a gravação em cassete, nas Kef quase não se notava. Também é valido para más prensagens de vinil que a as Kef Q55 disfarçavam, já nas MA aparece tudo.
ducar Membro AAP
Assunto: Re: Calibrar Bias Sony TC-K790ES - Help!!!!! Sáb Nov 14 2015, 22:04
Balthar escreveu:
Eu ontem passei por isso ao tentar gravar uma TDK MA-R que tinha comprado numa feira, resultado uma grande M#%#%. Solução, abri a TDK e mandei a fita para o lixo, abri uma BASF metal maxima nova e pus a fita na TDK, assim pelo menos tenho o prazer de ver a tdk a funcionar com uma fita em condições.
Cassetes usadas por muito boas que sejam se não tiverem sido armazenadas em condições estragam-se facilmente.
Acabei por gravar o Mighty Sam McCllain de vinil para uma Sony metal XR e ficou muito bom. So noto que a gravação fica ligeiramente mais baixa que o som original. Depois as MA GR20 conseguem mostrar facilmente as diferenças entre ouvir o vinil e a gravação em cassete, nas Kef quase não se notava. Também é valido para más prensagens de vinil que a as Kef Q55 disfarçavam, já nas MA aparece tudo.
Olha tenho dois LP do Mighty Sam McCllain gravados pela Audioquest, são muito bons.
Já os gravei No Tascam 32, ficou soberbo prefiro ouvir a cópia que o original.
johnnys14 Membro AAP
Assunto: Re: Calibrar Bias Sony TC-K790ES - Help!!!!! Sáb Nov 14 2015, 22:30
Stinkfist86 escreveu:
Boas AJS,
Obrigado pela atenção,
Não é a qualidade da gravação mas sim o álbum que gravei,sinto que não o vou ouvir muito
O problema é que não consigo calibra-las,
estado normal antes de calibrar
Req equalizador low normal high
Req Level 0
Bias 0
quando faço a calibração tenho
High no +5 e +6 db Low no -30 db
utilizando os reguladores req level e bias não consigo calibrar muito menos apenas utilizando o manipulo das bias........
Hoje a tarde fiz uma gravação com uma cassete selada/nova e fazer a calibração com o manipulo de bias e rec level é super simples......não entendo o que se passa
Tenho aqui aniversário em casa mas assim que puder coloco um video para deixar em ata....
Já tentaste apagar a gravação anterior com o rec mute? talvez desta forma ajude a que a calibração seja mais eficaz.
Stinkfist86 Membro AAP
Assunto: Re: Calibrar Bias Sony TC-K790ES - Help!!!!! Dom Nov 15 2015, 00:31
Boas,
A cassete era selada,apenas fez esse registo
Como não consegui a calibração efectuei uma gravação sem som com o rec level a 0
O rec mute do me deck se não estou em erro apenas faz durante 4 segundos....
Amanha voltarei a carga e se for necessário faço um registo em video para vermos a situação....
Obrigado caros foristas
Assunto: Re: Calibrar Bias Sony TC-K790ES - Help!!!!! Dom Nov 15 2015, 01:00
Stinkfist86 escreveu:
Boas,
Como não consegui a calibração efectuei uma gravação sem som com o rec level a 0
Amanha voltarei a carga e se for necessário faço um registo em video para vermos a situação....
Obrigado caros foristas
Já seguistes os passos que acima mencionei?
Bom, dito isto, não podemos esquecer o seguinte. A calibração de qualquer Deck, é uma optimização da gravação de uma cassete. Milhares de boas gravações menos óptimas foram feitas durante décadas sem que se calibrasse a fita em relação às cabeças. Milhões de Decks foram vendidos sem a possibilidade dessa afinação. Quero com isto dizer que é perfeitamente possível fazer uma boa gravação mesmo que nem tudo esteja a 100% a nível de afinação. Obviamente que a afinação melhora ou aperfeiçoa a gravação, mas estou a achar estranho uma SA-X não soar bem mesmo com um ligeiro mis-alignment.
As cabeças estão bem limpas?
Balthar Membro AAP
Mensagens : 218 Data de inscrição : 05/07/2013 Idade : 52 Localização : Abóboda (Cascais)
Assunto: Re: Calibrar Bias Sony TC-K790ES - Help!!!!! Dom Nov 15 2015, 08:27
ducar escreveu:
Balthar escreveu:
Olha tenho dois LP do Mighty Sam McCllain gravados pela Audioquest, são muito bons.
Já os gravei No Tascam 32, ficou soberbo prefiro ouvir a cópia que o original.
O meu é o "give it up to love" da Analogue Productions, execelente. É natural que um gravador R2R ainda para mais um Tascam 32 faça uma gravação superior a um deck de cassetes mesmo de gama alta como é o caso do Sony 808ES.
Stinkfist86 Membro AAP
Assunto: Re: Calibrar Bias Sony TC-K790ES - Help!!!!! Dom Nov 15 2015, 15:16
Stinkfist86 escreveu:
Boas,
Obrigado caros foristas
Assunto: Re: Calibrar Bias Sony TC-K790ES - Help!!!!! Dom Nov 15 2015, 15:22
Tenta fazer a calibração com outra cassete para ver o que acontece.
Stinkfist86 Membro AAP
Assunto: Re: Calibrar Bias Sony TC-K790ES - Help!!!!! Dom Nov 15 2015, 16:15
António José da Silva escreveu:
Já fiz
e o resultado é uma calibração simples e correta
Vou tentar fazer uma gravação com ela e ver como fica,vou tentar aproximar o mais possivel o low e o high
Assunto: Re: Calibrar Bias Sony TC-K790ES - Help!!!!! Dom Nov 15 2015, 16:29
Stinkfist86 escreveu:
Já fiz
Vou tentar fazer uma gravação com ela e ver como fica,vou tentar aproximar o mais possivel o low e o high
Então deve de ser a própria cassete/fita que tem um problema.
Tenta gravar um pouco em vazio e volta a calibrar.
ducar Membro AAP
Assunto: Re: Calibrar Bias Sony TC-K790ES - Help!!!!! Dom Nov 15 2015, 16:38
Stinkfist86 escreveu:
Já fiz
Se ele faz a calibração correcta com outras cassetes podes crer que o defeito é dessa cassete que não apresenta os requisitos mínimos para passar no teste. O meu CR7 quando não aceita uma cassete rejeita é dá a informação de erro, que eu me recorde só aconteceu uma vez e a solução foi gravar sem a calibração auto.
fredy Membro AAP
Assunto: Re: Calibrar Bias Sony TC-K790ES - Help!!!!! Dom Nov 15 2015, 19:57
Olá
Não lia este tópico há já algum tempo... estou um bocado admirado de não conseguires calibrar o deck... O meu ex Teac 5010 (o melhor deck que passou cá por casa até hoje) tinha um sistema de calibração parecido a esse... e as gravações só não ficavam perfeitas se a K7 fosse fraca e mesmo assim eram muito boas, acho estranho principalmente com a TDK SA-X a gravação não ter ficado boa... a SA-X é superior a muitas k7 de metal de outras marcas... Será que não existe alguma avaria no deck??? as cabeças já não estarem em condições???
No audio o que uns adoram outros detestam...
Fredie
Assunto: Re: Calibrar Bias Sony TC-K790ES - Help!!!!! Dom Nov 15 2015, 20:03
fredy escreveu:
Será que não existe alguma avaria no deck??? as cabeças já não estarem em condições???
Em principio é mesmo a cassete que tem um problema, visto que ele com outras calibra na boa e não tem qualquer problema.
Stinkfist86 Membro AAP
Assunto: Re: Calibrar Bias Sony TC-K790ES - Help!!!!! Dom Nov 15 2015, 20:06
fredy escreveu:
Será que não existe alguma avaria no deck??? as cabeças já não estarem em condições???
Em principio é mesmo a cassete que tem um problema, visto que ele com outras calibra na boa e não tem qualquer problema.
Quando fiz a primeira calibração esta cassete não teve problemas
Estranho
Assunto: Re: Calibrar Bias Sony TC-K790ES - Help!!!!! Dom Nov 15 2015, 20:07
Stinkfist86 escreveu:
fredy escreveu:
Estranho
Já fizestes uma gravação sem nada no inicio da cassete e depois fizestes novamente a calibração?
ducar Membro AAP
Assunto: Re: Calibrar Bias Sony TC-K790ES - Help!!!!! Dom Nov 15 2015, 20:08
Stinkfist86 escreveu:
fredy escreveu:
Estranho
Faz a calibração a meio da fita da k7 para ver se dá.
Stinkfist86 Membro AAP
Assunto: Re: Calibrar Bias Sony TC-K790ES - Help!!!!! Dom Nov 15 2015, 20:49
Boas,
Cá esta a explicação,
Desconhecia esta particularidade
Obrigado pela vossa disponibilidade
cabb Membro AAP
Mensagens : 768 Data de inscrição : 11/12/2011 Idade : 48 Localização : Lisboa/Coimbra
Assunto: Re: Calibrar Bias Sony TC-K790ES - Help!!!!! Qua Nov 18 2015, 16:33
Stinkfist86 escreveu:
Boas,
Cá esta a explicação,
O material tem sempre razão: então estavas a calibrar uma cassette que era de crómio tipo II e ao tapares essa parte do buraco, estavas a dizer ao deck que era uma tape ferro tipo I. Então a equalização andava nos 120 us e não nos 70us. Como deveria ser! E tu podes responder: então mas ninguém viu a minha asneira no filme anterior, fui eu que tive que descobrir? Acontece aos melhores, por isso se diz: "Mais vale o diabo por ser velho, do que por ser diabo!"
Assunto: Re: Calibrar Bias Sony TC-K790ES - Help!!!!! Qua Nov 18 2015, 16:47
Tens toda a razão.
ducar Membro AAP
Assunto: Re: Calibrar Bias Sony TC-K790ES - Help!!!!! Qua Nov 18 2015, 19:32
cabb escreveu:
Stinkfist86 escreveu:
Boas,
Cá esta a explicação,
O material tem sempre razão: então estavas a calibrar uma cassette que era de crómio tipo II e ao tapares essa parte do buraco, estavas a dizer ao deck que era uma tape ferro tipo I. Então a equalização andava nos 120 us e não nos 70us. Como deveria ser! E tu podes responder: então mas ninguém viu a minha asneira no filme anterior, fui eu que tive que descobrir? Acontece aos melhores, por isso se diz: "Mais vale o diabo por ser velho, do que por ser diabo!"
Eu por acaso reparei nas etiquetas e passou-me essa ideia pela cabeça mas o que é certo e que não fiz qualquer comentário.
FBatista Membro AAP
Mensagens : 1000 Data de inscrição : 21/03/2013 Idade : 46 Localização : Lisboa
Assunto: Re: Calibrar Bias Sony TC-K790ES - Help!!!!! Qui Nov 19 2015, 12:20
Excelente Cabb Muito bem observado!
Só por piada até fui ver : no 1ºvideo a cassete é identificada como normal.... "o Material tem sempre razão"!
Conteúdo patrocinado
Assunto: Re: Calibrar Bias Sony TC-K790ES - Help!!!!!