Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só... |
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só... |
|
| Calibrar BIAS | |
|
+6Manel jpamplifiers reirato Fran Milton enxuto 10 participantes | Autor | Mensagem |
---|
enxuto Membro AAP
| Assunto: Calibrar BIAS Seg Out 22 2012, 18:31 | |
| Rapaziada,
normalmente é preciso calibrar o bias de um amp. a transístores? Falo como se soubesse o que raio é um bias.
Estou a pensar num denon pma-720a, num kenwood kr-3090, num sony ta-fe700r...
Uma pessoa disse-me que calibrou o bias num amp que eu tinha e que ficou fantástico, ora eu se calhar tinha o melhor amplificador do mundo e vendi-o.
{}
Enxuto | |
| | | Milton Membro AAP
Mensagens : 15388 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 63 Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado
| Assunto: Re: Calibrar BIAS Seg Out 22 2012, 19:12 | |
| - enxuto escreveu:
- Rapaziada,
normalmente é preciso calibrar o bias de um amp. a transístores? Falo como se soubesse o que raio é um bias.
Estou a pensar num denon pma-720a, num kenwood kr-3090, num sony ta-fe700r...
Uma pessoa disse-me que calibrou o bias num amp que eu tinha e que ficou fantástico, ora eu se calhar tinha o melhor amplificador do mundo e vendi-o.
{}
Enxuto Talvez...sei lá... O teu amp era transistores ? então pergunta-lhe qual foi a valvula que substituiu... | |
| | | Fran Membro AAP
Mensagens : 8496 Data de inscrição : 08/12/2011 Localização : Usuário BANIDO
| Assunto: Re: Calibrar BIAS Seg Out 22 2012, 19:30 | |
| - Milton escreveu:
- ... Talvez...sei lá...
O teu amp era transistores ? então pergunta-lhe qual foi a valvula que substituiu... Deduzo então que Bias, só existe em válvulas. Thanks Milton | |
| | | reirato Membro AAP
Mensagens : 3642 Data de inscrição : 08/11/2010 Idade : 80 Localização : Stª Maria de Belém, Lisboa
| Assunto: Re: Calibrar BIAS Seg Out 22 2012, 19:38 | |
| - Fran escreveu:
- Milton escreveu:
- ... Talvez...sei lá...
O teu amp era transistores ? então pergunta-lhe qual foi a valvula que substituiu... Deduzo então que Bias, só existe em válvulas.
Thanks Milton Não!... 100% ao contrário Nos solid state com o bias afina-se o tipo/modo de amplificação variando desde a quase classe A até à classe AB; isto é muito pela rama, que eu posso estar a deixar aqui uns bitaites completamente errados... vamos lá... | |
| | | jpamplifiers Membro AAP
Mensagens : 608 Data de inscrição : 16/09/2011 Localização : Sintra
| Assunto: Re: Calibrar BIAS Seg Out 22 2012, 19:53 | |
| - reirato escreveu:
- Fran escreveu:
- Milton escreveu:
- ... Talvez...sei lá...
O teu amp era transistores ? então pergunta-lhe qual foi a valvula que substituiu... Deduzo então que Bias, só existe em válvulas.
Thanks Milton Não!...
100% ao contrário
Nos solid state com o bias afina-se o tipo/modo de amplificação variando desde a quase classe A até à classe AB; isto é muito pela rama, que eu posso estar a deixar aqui uns bitaites completamente errados... vamos lá... Viva! você queria dizer: começando na classe B passando pela AB/1/2 até chegar à classe A o mesmo tipo de afinação existe nos dois tipos, (válvulas e transistores) e tanto num como noutro trata-se nem mais nem menos de ajustar o ponto de condução dos mesmos de forma a optimizar e minimizar a distorção, ou seja fazer com que trabalhem só dentro da parte linear das suas caracteristicas técnicas. Nos transistores costuma-se dizer: ajustar a polarização de base, em vez de Bias, mas é só uma questão de semântica. nas válvulas, o erro de bias não é tão notório, no entanto nos transistores, um pequeno erro dará como resultado um som horroroso e irreconhecivel, | |
| | | Milton Membro AAP
Mensagens : 15388 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 63 Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado
| Assunto: Re: Calibrar BIAS Seg Out 22 2012, 20:53 | |
| - Fran escreveu:
- Milton escreveu:
- ... Talvez...sei lá...
Thanks Milton Eu disse : Talvez, sei lá...O resto era uma joke, mas tu pegaste logo nessa parte... O que vale é que somos logo esclarecidos por quem sabe... | |
| | | enxuto Membro AAP
| Assunto: Re: Calibrar BIAS Ter Out 23 2012, 11:24 | |
| Mas a coisa precisa sempre de calibração à medida que os aparelhos vão envelhecendo?
E afina-se com parâmetros certos ou é de ouvido?
Se assim for, não é qualquer um que afina e alguns de nós (ou, pelo menos, eu) posso ter os aparelhos com o BIAS todo desafinado e nem dou por isso. | |
| Assunto: Re: Calibrar BIAS Ter Out 23 2012, 11:57 | |
| - enxuto escreveu:
- Mas a coisa precisa sempre de calibração à medida que os aparelhos vão envelhecendo?
E afina-se com parâmetros certos ou é de ouvido?
Se assim for, não é qualquer um que afina e alguns de nós (ou, pelo menos, eu) posso ter os aparelhos com o BIAS todo desafinado e nem dou por isso. Boas, eu costumo comparar o Bias num amplif. com a embraiagem de um automóvel, em que com o desgaste, a mesma vai "pegando" cada vez mais em cima e é necessário ir ao mecanico para ajustar normalmente a meio do pedal, se ficar muito no fundo pode arranhar ao meter as mudanças, e se ficar muito em cima patina, perde rendimento, e o desgaste é maior, claro que nos carros mais modernos esta afinação é automática (enquanto dá para afinar). Talvez não esteja a ser muito feliz na analogia, mas creio que dá para entender melhor o que é o Bias. quanto ao afinar de ouvido, eu não conseguiria. cumprimentos | |
| | | enxuto Membro AAP
| Assunto: Re: Calibrar BIAS Ter Out 23 2012, 15:32 | |
| Ok, então há valores correctos para inserir, ainda bem.
sendo assim, as oficinas de audio e tv em princípio conseguem fazer o serviço. | |
| Assunto: Re: Calibrar BIAS Ter Out 23 2012, 15:34 | |
| - enxuto escreveu:
- Ok, então há valores correctos para inserir, ainda bem.
sendo assim, as oficinas de audio e tv em princípio conseguem fazer o serviço. É isso mesmo, "em principio" | |
| | | enxuto Membro AAP
| Assunto: Re: Calibrar BIAS Ter Out 23 2012, 15:37 | |
| Eu vou esperar que sim, até porque senão tinha de ir até lisboa ou mais longe. | |
| | | Manel Membro AAP
| Assunto: Re: Calibrar BIAS Ter Out 23 2012, 16:07 | |
| - enxuto escreveu:
- Eu vou esperar que sim, até porque senão tinha de ir até lisboa ou mais longe.
Depende se vens do Norte ou do Sul. | |
| | | enxuto Membro AAP
| Assunto: Re: Calibrar BIAS Ter Out 23 2012, 16:14 | |
| Por acaso às vezes vou ao Porto. às vezes. | |
| | | jose.ribeiro Membro AAP
Mensagens : 701 Data de inscrição : 06/12/2012 Idade : 43 Localização : Gondomar
| Assunto: Re: Calibrar BIAS Qui Dez 06 2012, 17:33 | |
| - jpamplifiers escreveu:
- reirato escreveu:
- Fran escreveu:
- Milton escreveu:
- ... Talvez...sei lá...
Thanks Milton Não!...
100% ao contrário
Nos solid state com o bias afina-se o tipo/modo de amplificação variando desde a quase classe A até à classe AB; isto é muito pela rama, que eu posso estar a deixar aqui uns bitaites completamente errados... vamos lá... Viva! você queria dizer: começando na classe B passando pela AB/1/2 até chegar à classe A
o mesmo tipo de afinação existe nos dois tipos, (válvulas e transistores) e tanto num como noutro trata-se nem mais nem menos de ajustar o ponto de condução dos mesmos de forma a optimizar e minimizar a distorção, ou seja fazer com que trabalhem só dentro da parte linear das suas caracteristicas técnicas. Nos transistores costuma-se dizer: ajustar a polarização de base, em vez de Bias, mas é só uma questão de semântica. nas válvulas, o erro de bias não é tão notório, no entanto nos transistores, um pequeno erro dará como resultado um som horroroso e irreconhecivel, Olá a todos! Ofereceram-me um sistema por componentes da Philips (vou-me casar) já algo antigo e eu estou a tentar colocar aquilo a funcionar como deve ser, embora a coisa não está s€r fácil. As colunas completamente rotas já foram substituidas (com alguma pena, porque gostava de manter o sistema o mais original possivel) por umas da technics que tinha em casa, mas o amplificador, um FA-670 tem um problema. Vou tentar explicar. O amplificador trabalha bem, quando ligo o source direct, mas sempre que o desligo, fica um som miserável e distorcido. Pelo o que eu andei a ler, aquilo gasta transistores, por isso fiquei com o bicho atrás da orelha se será o ajuste de polarização de base atrás referido pelo o companheiro jpamplifiers. Que acham? Quanto poderá ficar este ajuste (como me vou casar para o inicio do próximo ano o dinheiro anda todo contado)? Será caro? Onde o posso levar na zona do grande Porto? Obrigado desde já por qualquer ajuda que me possam dar neste assunto. | |
| Assunto: Re: Calibrar BIAS Qui Dez 06 2012, 18:06 | |
| - jose.ribeiro escreveu:
- jpamplifiers escreveu:
- reirato escreveu:
- Fran escreveu:
- Milton escreveu:
- ... Talvez...sei lá...
Thanks Milton Não!...
100% ao contrário
Nos solid state com o bias afina-se o tipo/modo de amplificação variando desde a quase classe A até à classe AB; isto é muito pela rama, que eu posso estar a deixar aqui uns bitaites completamente errados... vamos lá... Viva! você queria dizer: começando na classe B passando pela AB/1/2 até chegar à classe A
o mesmo tipo de afinação existe nos dois tipos, (válvulas e transistores) e tanto num como noutro trata-se nem mais nem menos de ajustar o ponto de condução dos mesmos de forma a optimizar e minimizar a distorção, ou seja fazer com que trabalhem só dentro da parte linear das suas caracteristicas técnicas. Nos transistores costuma-se dizer: ajustar a polarização de base, em vez de Bias, mas é só uma questão de semântica. nas válvulas, o erro de bias não é tão notório, no entanto nos transistores, um pequeno erro dará como resultado um som horroroso e irreconhecivel, Olá a todos!
Ofereceram-me um sistema por componentes da Philips (vou-me casar) já algo antigo e eu estou a tentar colocar aquilo a funcionar como deve ser, embora a coisa não está s€r fácil.
As colunas completamente rotas já foram substituidas (com alguma pena, porque gostava de manter o sistema o mais original possivel) por umas da technics que tinha em casa, mas o amplificador, um FA-670 tem um problema. Vou tentar explicar.
O amplificador trabalha bem, quando ligo o source direct, mas sempre que o desligo, fica um som miserável e distorcido. Pelo o que eu andei a ler, aquilo gasta transistores, por isso fiquei com o bicho atrás da orelha se será o ajuste de polarização de base atrás referido pelo o companheiro jpamplifiers. Que acham? Quanto poderá ficar este ajuste (como me vou casar para o inicio do próximo ano o dinheiro anda todo contado)? Será caro? Onde o posso levar na zona do grande Porto?
Obrigado desde já por qualquer ajuda que me possam dar neste assunto. Boas, o problema de que fala não tem nada a ver com ajustes, de qualquer forma, mesmo sem saber o que se passa, se vier para estes lados, ofereco-lhe a reparação como prenda de casamento. | |
| | | Luis Filipe Goios Membro AAP
Mensagens : 10506 Data de inscrição : 27/10/2010 Idade : 66 Localização : Lanhelas - Minho
| Assunto: Re: Calibrar BIAS Qui Dez 06 2012, 18:10 | |
| | |
Mensagens : 701 Data de inscrição : 06/12/2012 Idade : 43 Localização : Gondomar
| Assunto: Re: Calibrar BIAS Qui Dez 06 2012, 18:32 | |
| [quote="Luis Filipe Goios"][quote="jpamplifiers"] - jose.ribeiro escreveu:
- jpamplifiers escreveu:
Boas, o problema de que fala não tem nada a ver com ajustes, de qualquer forma, mesmo sem saber o que se passa, se vier para estes lados, ofereco-lhe a reparação como prenda de casamento.
"maináda"!!!! Companheiro jpamplifiers, nem sei o que dizer perante tal oferta. Obrigado pela sua gentileza. Nunca poderia aceitar um serviço gratuito (estive a ver o seu perfil e reparei que é profissional da area e sei o quanto custa nestes dias ganhar algum dinheiro e se levar material tem que ser pago), por isso já me faria um enorme favor se me disser onde o levar na zona do Porto a uma casa da sua confiança, pelo menos para tentar saber o que se passa e conseguir um orçamento justo. Mais uma vez, agradeço imenso a sua gentileza e disponibilidade. Abraços companheiro! | |
| Assunto: Re: Calibrar BIAS Sex Dez 07 2012, 10:30 | |
| [quote="jose.ribeiro"][quote="Luis Filipe Goios"] - jpamplifiers escreveu:
- jose.ribeiro escreveu:
- jpamplifiers escreveu:
Boas, o problema de que fala não tem nada a ver com ajustes, de qualquer forma, mesmo sem saber o que se passa, se vier para estes lados, ofereco-lhe a reparação como prenda de casamento.
"maináda"!!!! Companheiro jpamplifiers, nem sei o que dizer perante tal oferta. Obrigado pela sua gentileza.
Nunca poderia aceitar um serviço gratuito (estive a ver o seu perfil e reparei que é profissional da area e sei o quanto custa nestes dias ganhar algum dinheiro e se levar material tem que ser pago), por isso já me faria um enorme favor se me disser onde o levar na zona do Porto a uma casa da sua confiança, pelo menos para tentar saber o que se passa e conseguir um orçamento justo.
Mais uma vez, agradeço imenso a sua gentileza e disponibilidade.
Abraços companheiro! Bom dia, Devo então deduzir que ainda faz o que a mâe lhe ensinou, ou seja, não aceitar prendas de estranhos. Não leve a mal a brincadeira. quanto a casas de confiança na sua zona não conheço, por aqui conheço muitas, até daquelas que não são de confiança, hehehehe. Se o seu unico problema é o facto de eu não cobrar nada, não há problema, eu cobro-lhe a reparação e pronto, que acha? abraços | |
| | | Fran Membro AAP
Mensagens : 8496 Data de inscrição : 08/12/2011 Localização : Usuário BANIDO
| Assunto: Re: Calibrar BIAS Sex Dez 07 2012, 11:40 | |
- ... Boas, o problema de que fala não tem nada a ver com ajustes, de qualquer forma, mesmo sem saber o que se passa, se vier para estes lados, ofereco-lhe a reparação como prenda de casamento.
Eu também vou casar Agora a sério, é de Ohm essa oferta, sim senhor PS : jose.ribeiro, eu nem pensava duas vezes, enviava-o para o Jpamplifiers, e só tinha de custear os portes de envio, como foi o meu caso ... e olha que não vivo tão perto de Lisboa, como tu | |
| Assunto: Re: Calibrar BIAS Sex Dez 07 2012, 11:54 | |
| - Fran escreveu:
- jpamplifiers escreveu:
- ... Boas, o problema de que fala não tem nada a ver com ajustes, de qualquer forma, mesmo sem saber o que se passa, se vier para estes lados, ofereco-lhe a reparação como prenda de casamento.
Eu também vou casar
Agora a sério, é de Ohm essa oferta, sim senhor
PS : jose.ribeiro, eu nem pensava duas vezes, enviava-o para o Jpamplifiers, e só tinha de custear os portes de envio, como foi o meu caso ... e olha que não vivo tão perto de Lisboa, como tu não te aproveites. | |
| | | António José da Silva Membro AAP
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
| | | | MJC Membro AAP
Mensagens : 3625 Data de inscrição : 03/07/2010 Idade : 73 Localização : Lisboa
| Assunto: Re: Calibrar BIAS Sex Dez 07 2012, 12:59 | |
Eu não me vou casar mas faço 40 anos de casado em 2013. Tenho 17 aparelhos para afinar/reparar/transformar. Tenho direito a alguma coisa? Abraço, MJC Post Scriptum: Já tenho uma maquineta nova para registar as fotos que lhe prometi há 100 anos. Mas já que irá estar ocupado nos próximos dias com o evento de Santarém, só lhas tenciono enviar na semana a seguir. | |
| Assunto: Re: Calibrar BIAS Sex Dez 07 2012, 14:38 | |
| - MJC escreveu:
- jpamplifiers escreveu:
Eu não me vou casar mas faço 40 anos de casado em 2013. Tenho 17 aparelhos para afinar/reparar/transformar. Tenho direito a alguma coisa?
Abraço,
MJC
Post Scriptum: Já tenho uma maquineta nova para registar as fotos que lhe prometi há 100 anos. Mas já que irá estar ocupado nos próximos dias com o evento de Santarém, só lhas tenciono enviar na semana a seguir. Tem direito a alguma coisa sim senhor, mas, não digo ao quê, hehehe | |
| Assunto: Re: Calibrar BIAS Sáb Dez 08 2012, 11:08 | |
| jpamplifiers, claro que não levo a mal a brincadeira. Posso fazer como sugeriu o user Fran e enviar-lhe o amplificador e os portes ficarem completamente pagos. Que me diz? Abraços e obrigado mais uma vez. | |
| | | Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: Calibrar BIAS | |
| |
| | | | Calibrar BIAS | |
|