Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só... |
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só... |
|
| Calibrar bias e equalização - diferenças? | |
| | Autor | Mensagem |
---|
cabb Membro AAP
Mensagens : 768 Data de inscrição : 11/12/2011 Idade : 48 Localização : Lisboa/Coimbra
| Assunto: Calibrar bias e equalização - diferenças? Sex Abr 13 2012, 17:24 | |
| Viva,
Pois é: corro o risco de ser expulso do fórum por tamanha ignorância, mas a verdade é que ainda não consegui compreender a diferença entre calibrar só o bias (caso dos meus dois DENON) e a calibração de bias e equalização, como no Pio que tenho? Falo nas altas frequências, o resultado não devia ser o mesmo (tentar que os agudos do deck se adaptam às caratcterísticas da fita de forma a conseguirmos a resposta em frequência do som gravado, o mais parecido com o original)?
Cumprimentos,
cabb | |
| | | Fran Membro AAP
Mensagens : 8496 Data de inscrição : 08/12/2011 Localização : Usuário BANIDO
| Assunto: Re: Calibrar bias e equalização - diferenças? Sex Abr 13 2012, 17:29 | |
| - cabb escreveu:
- Viva,
Pois é: corro o risco de ser expulso do fórum por tamanha ignorância, mas a verdade é que ainda não consegui compreender a diferença entre calibrar só o bias (caso dos meus dois DENON) e a calibração de bias e equalização, como no Pio que tenho? Falo nas altas frequências, o resultado não devia ser o mesmo (tentar que os agudos do deck se adaptam às caratcterísticas da fita de forma a conseguirmos a resposta em frequência do som gravado, o mais parecido com o original)?
Cumprimentos,
cabb Olha, então faço-te companhia )__((: | |
| | | PALUSE Membro AAP
Mensagens : 1384 Data de inscrição : 07/11/2010 Idade : 59 Localização : Vale da Amendoeira.
| Assunto: Re: Calibrar bias e equalização - diferenças? Sáb Abr 14 2012, 18:04 | |
| Mui bueno da Kinder. Em modo tradicional os ajustes são feitos a 400hz, para a sensibilidade, 8Khz para o BIAS e 13Khz para a igualização. Os niveis também são diferentes. O CR-4 "diz" fazer o teste de sensibilidade a 400Hz e o bias a 15Khz, mas o que eu medi foi 300 e tal Hz e 13Khz e uns trocos, já não me lembro dos valores correctos, mas sorri com a tanga. No caso do bias coincide com o tom usado na igualização.Estas condições podem variar com o fabricante.A igualização é a variação de ganho do sinal em função da frequencia quando passa pelo estágio de gravação, para depois ser "adicionado" ao BIAS para minimizar as manias da fita e melhorar o ruido de fundo na leitura. Para mim é de ouvido e o resto é trêta. | |
| | | ducar Membro AAP
| Assunto: Re: Calibrar bias e equalização - diferenças? Dom Abr 22 2012, 17:02 | |
| Nos meus Denon é de ouvido no Nak cr7 é em auto os restantes Pioneer,Nad,Aiwa,Teleton ainda são mais fáceis de resolver o problema, não tem afinação. | |
| | | PALUSE Membro AAP
Mensagens : 1384 Data de inscrição : 07/11/2010 Idade : 59 Localização : Vale da Amendoeira.
| Assunto: Re: Calibrar bias e equalização - diferenças? Dom Abr 22 2012, 20:34 | |
| | |
| | | PALUSE Membro AAP
| Assunto: Re: Calibrar bias e equalização - diferenças? Dom Abr 22 2012, 21:45 | |
| - Fran escreveu:
- cabb escreveu:
- Viva,
Pois é: corro o risco de ser expulso do fórum por tamanha ignorância, mas a verdade é que ainda não consegui compreender a diferença entre... cabb Olha, então faço-te companhia )__((: Olhem-me para esta desgraça... Cá por mim também ando a batalhar sobre os cálculos dos 3 polos da correção RIAA e dos 4 polos da RIAA/IEC e não atino com aquilo. Por causa disso não me atiro a um poço. Vou aprender um dia e na net há imensa informação sobre o assunto. Se tiver que fazer algum gingarelho, só tenho que aviar-lhe com o gerador de sinal e medir o desvio á saída, para comparar com os valores teóricos! Com muita alquimia e um pouco de sabedoria irá "tocar melhor" que o Norberto. Ganda pauláda! Desde que um tipo aprenda... | |
| | | António José da Silva Membro AAP
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
| Assunto: Re: Calibrar bias e equalização - diferenças? Dom Abr 22 2012, 22:05 | |
| Nada como tentar, medir, desmanchar, tentar, medir, desmanchar.......e no meio ir ouvindo. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
| | | PALUSE Membro AAP
| Assunto: Re: Calibrar bias e equalização - diferenças? Seg Abr 23 2012, 01:52 | |
| | |
| | | Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: Calibrar bias e equalização - diferenças? | |
| |
| | | | Calibrar bias e equalização - diferenças? | |
|