| Comparações entre células MM (achtung!) | |
|
+8Ghost4u fredy mannitheear anibalpmm analog_sa Alexandre Vieira Goansipife TD124 12 participantes |
|
Autor | Mensagem |
---|
TD124 Membro AAP
| Assunto: Re: Comparações entre células MM (achtung!) Qui Nov 22 2018, 19:38 | |
| - analog_sa escreveu:
- ... The internal 47k often supplies bias to the input stage and without it the output may saturate at one of the supply rails. I would solder internally a large enough resistor, at least a 100k and maybe even 1M, so there is always a resistor to ground, even when the externally mounted one is not plugged in. ...
The objective is that there's always a resistor pluged in ... but you're right to make that advice! Thank's... Para os que não compreenderam, o amigo analog_sa propõe de por no interior do phono uma resistência de 100K no lugar da de 47K se utilisarem o adaptador, assim não haverà surpresas... | |
|
| |
Goansipife Membro AAP
Mensagens : 3791 Data de inscrição : 04/12/2011 Idade : 65 Localização : Freiria - Torres Vedras
| Assunto: Re: Comparações entre células MM (achtung!) Qui Nov 22 2018, 20:05 | |
| - TD124 escreveu:
- José Miguel escreveu:
- ... No limite admito que as minhas questões são mais de raiz epistemológica do que técnicas, mas negar a Comparação entre células é negar a possibilidade de Conhecimento por um método que é aplicado às comparações de tudo. ...
Bom, não fomos capazes de nos evangelisar mutualmente ... fica para uma outra vez amigo José
Gonçalo, conta là essa experiência com a Shure de DJ e um DD! Era um SL1200 como se deve ?...
O que te tocou nessa escuta ? Não há muito a contar, até porque não me posso adiantar muito sobre o Set que esteve à frente desta experiência. Mas sim, era um SL 1200 MkII. Posso no entanto adiantar que foi uma tarde muito agradável a ouvir rock, música portuguesa, jazz e folk, com uma célula e restante conjunto mostrando corpo, alma e muita música. Daqueles momentos onde gostamos que não acabem mais. Só não ouvimos discos com edições audiófilas. Felizmente! | |
|
| |
TD124 Membro AAP
Mensagens : 8270 Data de inscrição : 07/07/2010 Idade : 59 Localização : França
| Assunto: Re: Comparações entre células MM (achtung!) Sex Nov 23 2018, 11:06 | |
| Aqui està uma imagem que mostra as diferenças de principio de funcionamento entre as MC, MM e MI. Como podem ver a MI é uma espécie de hibrido entre as MM e MC no sentido em que tanto as bobines ( facto especifico às MM) como os imanes ( isto especifico às MC) estão fixos no corpo da célula e que o estilete possui uma peça em ferro que se magnetisa pela proximidade do iman e vai criar a corrente electrica nas bobinas (sinal). Os argumentos técnicos deste método é que o ferro sendo mais ligeiro do que um iman, o bloco movel da célula MI é mais leve do que uma MM e tão leve quanto o de uma MC. Este argumento que foi muito utilisado no passado para "demonstrar" a superioridade das MC's sobre as MM's, jà não é tanto gabado hoje, pois com os imanes modernos uma MM pode ter um bloco movel muito ligeiro ... como por exemplo a Technics EPC-100CMK4 que é uma MM e tém um bloco movel muito mais leve do que a maioria das MC's!... O que me perturba nesta historia não é a "medida de pilas" entre estas três tecnologias é evidente, mas algo de mais pragmatico e pouco badalado no que diz respeito às MI. Esta tecnologia que anda perdida no nevoeiro, pois ninguém sabe quem a criou e vàrias marcas se gabam de o ter feito, é eléctricamente muito proxima das MM's ... então normalmente deveria ser carregada pelo phono da mesma maneira, ou seja por um grupo resistência e condensador. Se a carga de 47K é comum tanto às MM que MI, jà o condensador é diferente pois muitos construtores não indicam o valor e mesmo outros anunciam que o condensador não é importante como a Grado... Como tenho um conhecido aqui perto que é um louco pela Grado (tanto nos Cans que nas células) e que tém duas montadas no gira, pensei em fazer uma experiência. Visto que ele tém o vinilo de teste da Elipson, decidi de passar com o meu osciloscopio portatil e verificar se as células são verdadeiramente "insensiveis" à capacidade de carga ou apenas "pouco sensiveis". Visto que ele não trabalha nas quartas para guardar os putos ... là levei uma garrafita para me desculpar de o invadir com as minhas duvidas e aparelhos de medida. Mas mesmo ele estava interessado no resultado então eu jà estava desculpado. Ele possui a Grado Master 1 e a Gold 2 respectivamente e que são MI's. Medi a curva das duas nas condições de funcionamento (47K sém condensador) e com 120pF no cabo phono e 25pF no braço ou seja um total de 150pF! Eis os resultados da medida e não de escuta... 47K // 150pF: Neste caso que é a utilisação habitual das células, as duas mostram resposta equilibrada na banda mas que começa a descer com pouco inclinio a partir de 5khz até aos limites agudos... 47K // 250pF: Adicionei 100pF no phono guardando o mesmo cabo e a medida foi excelente em ambas. A resposta foi equilibrada e linear (para uma célula) e isto na integralidade das bandas presente no disco de teste... 47K // 350pF: Adicionei 200pF no phono com o mesmo cabo e a medida mudou. De novo a partir de 5Khz a curva inclina-se, mas em vez de descer ela começa lentamente a subir até aos limites agudos ... Nota: Não houve escuta durante os testes fora com ruido rosa que comprovou a mudança de tonalidade. Apòs as experiências deixei o condensador de 100pF que era o melhor à medida e escutà-mos vàrios discos. O proprietario não gostou argumentando que a escuta estava mais clara e brilhante o que é verdade relativamente, mas falso ao nivel do equilibrio. Estou de acordo com ele que no seu caso a ligeira atenuação que tanto aprecia seja mais agradàvel à escuta...Não fui mais longe nas experiências para não abusar ném chatear ... mas esta experiência prova que existe um impacto mensurável na resposta das MI's em função da capacidade. Ela é menos violenta e saliente do que numa MM mas o efeito é notàvel e encontra-se na escuta. Uma das razões que me dava vontade de fazer esta experiência é o facto de a Stanton anunciar uma carga para a célula 681 EEE MK III de 275pF ora que é uma MI, enquanto a Grado ou a Nagaoka não anunciam nada. No caso das Grado, foi este mesmo valor que a Stanton pede que deu o melhor resultado nas medidas ... mas pode ser coincidência e é o caso certamente! Isto poderà ajudar alguns que "desesperam" do sedoso das Nagaoka e Stanton ou que ao contràrio criticam o "brilho" de algumas Grado, AKG ou Empire... PS: Pareçem existir algumas MI disfarçadas em MM, ou sém que o consumidor saiba exactamente qual é a tecnologia aplicada. Muitas pessoas apregam que as Ortofon da série OM Super e mesmo algumas Goldring são MI, mas na comunicação do construtor nada indica isso... | |
|
| |
luis carrilho Membro AAP
Mensagens : 887 Data de inscrição : 19/01/2013 Idade : 51 Localização : Pinhal do Vidal-Seixal
| Assunto: Re: Comparações entre células MM (achtung!) Sex Nov 23 2018, 12:42 | |
| Caro TD124, Já que as células (de qualquer tipo) não têm segredos pra si,faço-lhe a pergunta,conhece a Audio Tecnica AT-120E??...Se sim,que impressões (sonoras) tem da mesma??...Parece-lhe uma célula de boa qualidade,quando comparando com células de outras marcas que tinham preços semelhantes?? Afinal éram 3 perguntas!! | |
|
| |
TD124 Membro AAP
| Assunto: Re: Comparações entre células MM (achtung!) Sex Nov 23 2018, 14:32 | |
| - luis carrilho escreveu:
- ... Já que as células (de qualquer tipo) não têm segredos pra si,faço-lhe a pergunta,conhece a Audio Tecnica AT-120E??...Se sim,que impressões (sonoras) tem da mesma??...Parece-lhe uma célula de boa qualidade,quando comparando com células de outras marcas que tinham preços semelhantes??...
Oh sim amigo Luis, as células continuam a ter muitos segredos para mim ... é por isso que gosto tanto de as ouvir em sistemas diferentes, pois hà sempre algo de novo a descobrir. Efectivamente conheço as particularidades técnicas e de utilisação delas ... mas estou longe de conheçer todos os segredos, dai que tenha criado este topico. Apòs uma longa troca com o José Miguel aonde eu dizia que não se pode comparar células, voçê faz-me um desafio para as comparar. Mas, vou responder porque conheço bem a AT120E que montava (entre outras...) na minha loja tanto nos Rega que nos Project e mesmo no Funk Firm Vector... Impressões: Jà là vão seis ou sete anos, mas guardei no espirito uma célula dinamica, arejada e luminosa no alto do espectro, com um grave bem controlado com bom impacto e recorte. A imagem sonora (palco) é muito bom nessa gama pois a separação e equilibrio dos dois canais é de notar. Os médios possuém um bom recorte, sém agressividade apesar do caracter analitico e claro da célula. O baixo médio é discreto e participa à tonalidade clara da restituição... Nota sobre a escuta: Como estas escutas foram feitas com giras ligeiros e sém suspensão (Rega, Project e Funk Vector), esta escuta està marcada do carimbo dos giras. Tenho a certeza que com giras suspendidos e mais pesados o som seja mais equilibrado por natureza. Nomeadamente o baixo medio deve aparecer mais presente o que dà o toque organico que pode equilibrar a escuta mas trazer um pouco de lentidão e de feltrado também, possivelmente. Uma "perfeita" optimisação da capacidade (coisa que eu não fazia), também pode equilibrar a escuta...Células concurrentes: Jà não me lembro exactamente, mas creio que a célula AT120E custava hà volta de 150€. Ora nesses preços existém muitas alternativas mas o importante é que a célula corresponda ao que voçê quer, ao sistema ou aos dois! Consoante o tipo de escuta que pretende vai haver uma célula em principio mais indicada: Se busca suavidade e sedoso: Uma Sumiko Pearl ou uma Nagaoka MP-110 são alternativas ... Se busca rapidez e ciselado: Uma Grado Silver1 ou uma AT VM530... Se busca elegância e fineza : Uma Shure M97xe ou uma Goldring 2100... Se busca garra e energia: Uma Ortofon 2M Red ou uma Shelter 201... (O que venho de dizer serà acentuado/atenuado pelo conjunto braço gira como é obvio!...) Eis o que posso responder em relação às suas perguntas! | |
|
| |
luis carrilho Membro AAP
Mensagens : 887 Data de inscrição : 19/01/2013 Idade : 51 Localização : Pinhal do Vidal-Seixal
| Assunto: Re: Comparações entre células MM (achtung!) Sex Nov 23 2018, 15:20 | |
| Obrigado pela resposta amigo TD124. De facto a AT-120E é a que tenho montada no rega e partilho da sua opinião,realmente tem um som muito limpo,rapido e recortado,até diria arejado,embora ás vezes fuja um bocadinho mais para o lado analítico,se o disco tiver uma excelente prensagem e estiver fisicamente e de limpeza nas melhores condições,por vezes é tudo "tão limpo e linear" que mais parece estar a ouvir um bom leitor de cds a tocar,com certo tipos de musica,isso até é muito positivo,mas com musica mais vocal e intimista,por vezes sinto falta de um certo calor,de uma certa sedosidade que costumo ouvir por exemplo nas Shure do Alexandre Vieira,felizmente esse tipo de musica nem é o que mais ouço,pelo que apesar de tudo,são mais as vantagens que as desvantagens que encontro na célula,mas fico a pensar que no dia em que me decidir a comprar um pré de phono dedicado.éra capaz de ser bem pensado arranjar um a válvulas,talvez conseguisse meter no som aquele cheirinho de calor e sedosidade que lhe falta!!? | |
|
| |
TD124 Membro AAP
| Assunto: Re: Comparações entre células MM (achtung!) Sex Nov 23 2018, 17:07 | |
- ... mas fico a pensar que no dia em que me decidir a comprar um pré de phono dedicado.éra capaz de ser bem pensado arranjar um a válvulas,talvez conseguisse meter no som aquele cheirinho de calor e sedosidade que lhe falta!!?
Amigo Luis, vàlvulas não é sinônimo de sedoso, feltrado, envolvente e mais outras caracteristicas "quentinhas" que lhes dão, e "fazendo a mà lingua" diria que se o phono a vàlvulas tém um som quentinho ... é que não é grande espingarda . Um verdadeiro phono moderno a vàlvulas tém grande rapidez, dinamica e abertura ... então é mesmo ao contrario do que se imagina e fazem bons casamentos com as MC geralmente!!! A Sumiko Pearl, assim que a Shelter 201 (é a mesma base) são células que téem esse sedoso que lhe falta ... a Shelter sendo mesmo e sedosa e ao mesmo tempo aberta e dinamica (uma bela célula pouco badalada...), são então boas se um dia trocar de célula... Senão e visto que ninguêm nos ouve, quando fizer uma escuta e necessitar de sedoso ... abaixe a tampa do Rega e ponha-lhe um dicionario em cima! Se o dicionario for peso a mais e o som se tornar demasiado feltrado, ponha um livro mais leve até encontrar a justa medida. È mais barato do que um phono a vàlvulas e dà bons resultados nas tàbuas do tipo Rega, Project!... | |
|
| |
luis carrilho Membro AAP
| Assunto: Re: Comparações entre células MM (achtung!) Sex Nov 23 2018, 17:18 | |
| - TD124 escreveu:
- luis carrilho escreveu:
- ... mas fico a pensar que no dia em que me decidir a comprar um pré de phono dedicado.éra capaz de ser bem pensado arranjar um a válvulas,talvez conseguisse meter no som aquele cheirinho de calor e sedosidade que lhe falta!!?
Amigo Luis, vàlvulas não é sinônimo de sedoso, feltrado, envolvente e mais outras caracteristicas "quentinhas" que lhes dão, e "fazendo a mà lingua" diria que se o phono a vàlvulas tém um som quentinho ... é que não é grande espingarda . Um verdadeiro phono moderno a vàlvulas tém grande rapidez, dinamica e abertura ... então é mesmo ao contrario do que se imagina e fazem bons casamentos com as MC geralmente!!!
A Sumiko Pearl, assim que a Shelter 201 (é a mesma base) são células que téem esse sedoso que lhe falta ... a Shelter sendo mesmo e sedosa e ao mesmo tempo aberta e dinamica (uma bela célula pouco badalada...), são então boas se um dia trocar de célula...
Senão e visto que ninguêm nos ouve, quando fizer uma escuta e necessitar de sedoso ... abaixe a tampa do Rega e ponha-lhe um dicionario em cima! Se o dicionario for peso a mais e o som se tornar demasiado feltrado, ponha um livro mais leve até encontrar a justa medida. È mais barato do que um phono a vàlvulas e dà bons resultados nas tàbuas do tipo Rega, Project!... Jamais me lembraria de tal coisa,mas estamos sempre a aprender!! E a experiencia,até fica barata se de fazer!! Obrigado pelas dicas. P.S.-Curiosamente tenho um disco debaixo de alguns livros bem pesados,já há algumas semanas,li algures que póde ajudar a corrigir um disco empenado,mesmo que seja tanga,tambem não custa tentar!! | |
|
| |
Alexandre Vieira Membro AAP
Mensagens : 8560 Data de inscrição : 11/01/2013 Idade : 54 Localização : The Other Band
| Assunto: Re: Comparações entre células MM (achtung!) Sex Nov 23 2018, 19:12 | |
| Estimado Carrilho Com essa tábua que mora aí em tua casa acho que, para ficares com um som mesmo muito sedoso, melhor colocar uma bigorna em cima. É mesmo assim... | |
|
| |
luis carrilho Membro AAP
| |
| |
TD124 Membro AAP
| |
| |
anibalpmm Membro AAP
| Assunto: Re: Comparações entre células MM (achtung!) Sex Nov 23 2018, 23:43 | |
P.S.-Curiosamente tenho um disco debaixo de alguns livros bem pesados,já há algumas semanas,li algures que póde ajudar a corrigir um disco empenado,mesmo que seja tanga,tambem não custa tentar!! Amigo Luís tenho aqui por casa uma coisa que ajuda a desempenar, caso necessites e só combinarmos para tratarmos do assunto de forma rápida e eficaz | |
|
| |
Alexandre Vieira Membro AAP
Mensagens : 8560 Data de inscrição : 11/01/2013 Idade : 54 Localização : The Other Band
| Assunto: Re: Comparações entre células MM (achtung!) Sáb Nov 24 2018, 00:27 | |
| | |
|
| |
anibalpmm Membro AAP
| Assunto: Re: Comparações entre células MM (achtung!) Dom Nov 25 2018, 12:37 | |
| Uma pergunta para os entendidos O cabo Van Damme que é descrito como tendo uma baixa capacidade tem estás especificações elétricas Qual é a capacidade que devo considerar? Core to shield é a que me parece certa. Estou certo ou errado? | |
|
| |
TD124 Membro AAP
| Assunto: Re: Comparações entre células MM (achtung!) Dom Nov 25 2018, 13:12 | |
| - anibalpmm escreveu:
- ... Qual é a capacidade que devo considerar?
Core to shield e a que me parece certa. Estou certo ou errado? Sim é essa que deve considerar 91pF ... mas na gama do mesmo construtor tém este com menos capacidade "UP-LCOFC HI-FI TWIN INTERCONNECT CABLE" pois de 77pF e como està grupado direita esquerda, é mais simples de utilisar e està melhor se utilizar um cabo de massa... Um dos bons cabos phono actuais por um preço "realista" é este:SC-Sinus Control Apenas 75pF e jà tém integrado um cabo suplementar para a massa do braço ... por uns meros 4€ o métro! E soa bem ... e bem superior ao que seria de esperar pelo preço PS: Os cabos de massa devem correr no longo do cabo ou ser enrolados nele para uma melhor eficiência... | |
|
| |
anibalpmm Membro AAP
| Assunto: Re: Comparações entre células MM (achtung!) Dom Nov 25 2018, 13:16 | |
| - TD124 escreveu:
- anibalpmm escreveu:
- ... Qual é a capacidade que devo considerar?
Core to shield e a que me parece certa. Estou certo ou errado? Sim é essa que deve considerar 91pF ... mas na gama do mesmo construtor tém este com menos capacidade "UP-LCOFC HI-FI TWIN INTERCONNECT CABLE" pois de 77pF e como està grupado direita esquerda, é mais simples de utilisar e està melhor se utilizar um cabo de massa...
Um dos bons cabos phono actuais por um preço "realista" é este:SC-Sinus Control
Apenas 75pF e jà tém integrado um cabo suplementar para a massa do braço ... por uns meros 4€ o métro!
E soa bem ... e bem superior ao que seria de esperar pelo preço
PS: Os cabos de massa devem correr no longo do cabo ou ser enrolados nele para uma melhor eficiência...
Obrigado TD124 O van damme agrada-me porque é muito flexível e para a grua que não está fixa ao plinto do thorens tem que ser assim Como o braço não tem terminal de terra também serve bem | |
|
| |
TD124 Membro AAP
| Assunto: Re: Comparações entre células MM (achtung!) Dom Nov 25 2018, 13:22 | |
| - anibalpmm escreveu:
- ... O van damme agrada-me porque é muito flexível e para a grua que não está fixa ao plinto do thorens tem que ser assim ...
Compreendo, mas fica a dica para aqueles que buscam um bom cabo de phono com bom preço | |
|
| |
anibalpmm Membro AAP
| Assunto: Re: Comparações entre células MM (achtung!) Dom Nov 25 2018, 13:34 | |
| - TD124 escreveu:
- anibalpmm escreveu:
- ... O van damme agrada-me porque é muito flexível e para a grua que não está fixa ao plinto do thorens tem que ser assim ...
Compreendo, mas fica a dica para aqueles que buscam um bom cabo de phono com bom preço esqueci-me de dizer que a grua é o RS-A1 Laboratory esse cabo que o TD124 refere é muito flexível? já percebi que tenho andado a fazer mal os cálculos da capacidade para esse braço + cabo, porque me foi vendido como tendo 56pF de capacidade e não os 91pF que realmente tem | |
|
| |
TD124 Membro AAP
| Assunto: Re: Comparações entre células MM (achtung!) Dom Nov 25 2018, 14:06 | |
| - anibalpmm escreveu:
- ... esse cabo que o TD124 refere é muito flexível?
... já percebi que tenho andado a fazer mal os cálculos da capacidade para esse braço + cabo, porque me foi vendido como tendo 56pF de capacidade e não os 91pF que realmente tem Deve ser quase tão flexivel quanto o Van Damme penso, se separar os dois cabos esquerda/direita. O minimo que vi em capacidade foi 55pF num cabo de medida digital ... então habitualmente a "fraca capacidade" anda à volta dos 75pF por métro. Alguns cabos de antena para televisão chegam aos 60pF ... mas são muito rigidos !!!... Um cabo de 75pF mais a capacidade do braço que é de ~25pF dà 100pF, que é ideal e o minimo necessario para qualquer célula que existe. Isto permite com as compensações no phono de obter todas as variantes de capacidade necessarias para afinar uma célula. A capacidade de 75pF é então um compromisso ideal ... e a metade desse cabo possui apenas 37pF ... PS: Ter o phono proximo do gira afim de diminuir o comprimento do cabo braço/phono é uma boa ideia. Um cabo de 50/70cm é o ideal !!!... | |
|
| |
anibalpmm Membro AAP
| Assunto: Re: Comparações entre células MM (achtung!) Dom Nov 25 2018, 15:27 | |
| - TD124 escreveu:
- anibalpmm escreveu:
- ... esse cabo que o TD124 refere é muito flexível?
... já percebi que tenho andado a fazer mal os cálculos da capacidade para esse braço + cabo, porque me foi vendido como tendo 56pF de capacidade e não os 91pF que realmente tem Deve ser quase tão flexivel quanto o Van Damme penso, se separar os dois cabos esquerda/direita. O minimo que vi em capacidade foi 55pF num cabo de medida digital ... então habitualmente a "fraca capacidade" anda à volta dos 75pF por métro. Alguns cabos de antena para televisão chegam aos 60pF ... mas são muito rigidos !!!...
Um cabo de 75pF mais a capacidade do braço que é de ~25pF dà 100pF, que é ideal e o minimo necessario para qualquer célula que existe. Isto permite com as compensações no phono de obter todas as variantes de capacidade necessarias para afinar uma célula. A capacidade de 75pF é então um compromisso ideal ... e a metade desse cabo possui apenas 37pF ...
PS: Ter o phono proximo do gira afim de diminuir o comprimento do cabo braço/phono é uma boa ideia. Um cabo de 50/70cm é o ideal !!!... Os blue jean apregoam bastante menos (12,2pF/m) mas são extremamente rígidos Tenho aqui o cabo da furutech AG12 que tem 72pF/m o que dá cerca de 87pF para 1,2m Tenho aqui alguns ao nível do blue Jean mas não têm isolamento | |
|
| |
TD124 Membro AAP
| Assunto: Re: Comparações entre células MM (achtung!) Dom Nov 25 2018, 15:54 | |
| - anibalpmm escreveu:
- ... Os blue jean apregoam bastante menos (12,2pF/m) mas são extremamente rígidos ...
Os Blue Jean que são o equivalente dum cabo coaxial para "transmissão de dados digitais", não é anunciado para 12,2pF por metro (m) mas por feet (ft), o que obriga a multiplicar por 3.28 e que dà 40pF por métro ... mas como voçê diz, com uma grande rigidez e espessura, obrigatoria para atingir tais fracas capacidades. Um cabo sém blindagem pode atingir capacidades infimas, mas não pode ser utilisado como phono sém degradar a relação sinal/ruido! Uma capacidade de 75pF/m pareçe-me ser mais que suficiente afim de estar tranquilo... | |
|
| |
José Miguel Membro AAP
Mensagens : 9401 Data de inscrição : 16/08/2015 Idade : 43 Localização : A Norte, ainda a Norte...
| Assunto: Re: Comparações entre células MM (achtung!) Dom Nov 25 2018, 15:57 | |
| - TD124 escreveu:
Um dos bons cabos phono actuais por um preço "realista" é este:SC-Sinus Control
Apenas 75pF e jà tém integrado um cabo suplementar para a massa do braço ... por uns meros 4€ o métro!
E soa bem ... e bem superior ao que seria de esperar pelo preço
Sommer Cable!?!? Andam por aqui a ligar o pré de phono cabos dessa casa... que chegaram a esta casa vindos de uma outra com pessoas muito generosas e que partilham estas coisas muito boas! O cabo é muito bom e definitivamente faz diferença... | |
|
| |
anibalpmm Membro AAP
| Assunto: Re: Comparações entre células MM (achtung!) Dom Nov 25 2018, 16:02 | |
| - TD124 escreveu:
- anibalpmm escreveu:
- ... Os blue jean apregoam bastante menos (12,2pF/m) mas são extremamente rígidos ...
Os Blue Jean que são o equivalente dum cabo coaxial para "transmissão de dados digitais", não é anunciado para 12,2pF por metro (m) mas por feet (ft), o que obriga a multiplicar por 3.28 e que dà 40pF por métro ... mas como voçê diz, com uma grande rigidez e espessura, obrigatoria para atingir tais fracas capacidades. Um cabo sém blindagem pode atingir capacidades infimas, mas não pode ser utilisado como phono sém degradar a relação sinal/ruido! Uma capacidade de 75pF/m pareçe-me ser mais que suficiente afim de estar tranquilo... Obrigado TD124 pelo esclarecimento Vou tentar arranjar um Van Damme a 0,5m | |
|
| |
anibalpmm Membro AAP
| Assunto: Re: Comparações entre células MM (achtung!) Dom Nov 25 2018, 17:21 | |
| - TD124 escreveu:
- (...) Para os que não compreenderam, o amigo analog_sa propõe de por no interior do phono uma resistência de 100K no lugar da de 47K se utilisarem o adaptador, assim não haverà surpresas...
Se pedir ao JP para colocar uma resistência de 100k como faço os cálculos para acertar com a resistência? A única coisa que eu sei é que se adicionar mais uma resistência no sinal o valor total vai descer | |
|
| |
anibalpmm Membro AAP
| Assunto: Re: Comparações entre células MM (achtung!) Seg Nov 26 2018, 20:45 | |
| Encontrei esta página que ajuda a fazer os cálculos Hagetech | |
|
| |
TD124 Membro AAP
| |
| |
anibalpmm Membro AAP
| Assunto: Re: Comparações entre células MM (achtung!) Ter Nov 27 2018, 21:10 | |
| | |
|
| |
TD124 Membro AAP
| Assunto: Re: Comparações entre células MM (achtung!) Ter Nov 27 2018, 21:21 | |
| - anibalpmm escreveu:
- ... A página da Hagetch serve para alguma coisa para calcular o valor correto da capacidade e da resistência?
Como eles dizem no principio da pàgina, trata-se de uma modelisação, pois a realidade é muito mais complexa. Eles recomendam de utilisar a modelisação para os primeiros testes e depois verificar ao ouvido... Eu pessoalmente, utiliso no começo os valores do fabricante e depois subo e desço R e C até obter o melhor equilibrio ... comparando um vinilo recente com o ficheiro do mesmo disco! Pareçe-me ser a maneira mais pragmatica... | |
|
| |
anibalpmm Membro AAP
| Assunto: Re: Comparações entre células MM (achtung!) Ter Nov 27 2018, 21:50 | |
| | |
|
| |
anibalpmm Membro AAP
| Assunto: Re: Comparações entre células MM (achtung!) Qua Nov 28 2018, 13:46 | |
| Mais umas perguntas Será aconselhável ir para além da recomendação do fabricante em termos de capacidade (quer para cima quer para baixo do aconselhado)?
Onde comprar condensadores para essa utilização? | |
|
| |
TD124 Membro AAP
| |
| |
fredy Membro AAP
Mensagens : 5130 Data de inscrição : 08/02/2011 Idade : 62 Localização : Casal do Marco - Seixal
| Assunto: Re: Comparações entre células MM (achtung!) Qua Nov 28 2018, 23:25 | |
| Olá Eu não percebo nada de electrónica... Com os giras é que vou fazendo experiências... quando preciso de algo de electrónica peço ajuda aos suspeitos do costume... Fredie | |
|
| |
anibalpmm Membro AAP
| |
| |
TD124 Membro AAP
| Assunto: Re: Comparações entre células MM (achtung!) Qui Nov 29 2018, 10:58 | |
| - anibalpmm escreveu:
- ...
Resistências encontro Agora condensadores ..... Tém aqui nesta loja do aliexpress vàrios valores: Condensadores 100 / 220pF Tém aqui condensadores de 100 e 220pF ... se buscar bem no sitio vai encontrar valores intermediarios de certeza. | |
|
| |
TD124 Membro AAP
| Assunto: Re: Comparações entre células MM (achtung!) Qui Nov 29 2018, 11:15 | |
| Tém aqui vàrios valores : 100pF 220pF Tém aqui vàrios valores em mica prateado a 1€ cada e vàrios valores ... basta se meter de acordo com outras pessoas e distribuem os condensadores entre voçês. Basta ter dois exemplares de cada valor entre 10pF e 470p o que faz sete valores diferentes (10P, 33P, 46P, 56P, 100P, 240P e 470P) e dividido por cinco dà 14€ para cada e podem obter um ajuste fino de qualquer célula... Condensadores Mica Prateada PS: Pode também contactar o vendedor para saber se ele açeita de enviar apenas dois exemplares de cada modelo necessario, muitas vezes eles açeitam!!!... | |
|
| |
anibalpmm Membro AAP
| Assunto: Re: Comparações entre células MM (achtung!) Qui Nov 29 2018, 12:45 | |
| | |
|
| |
TD124 Membro AAP
| Assunto: Re: Comparações entre células MM (achtung!) Seg Dez 10 2018, 10:07 | |
| Uma das maneiras pouco badaladas de utilisar uma célula MM é de carregà-la por um transformador da mesma maneira que uma MC por um SUT (transformador elevador). A avantagem de um transformador em relação a um andar activo, é de "amorteçer" perfeitamente as bobines da célula e dar um som mais limpo, definido e dinamico sém "arrastamento" de algumas frequências. Evidentemente como não hà necessidade de ganho suplementar o transformador deve ter uma relação 1:1 e assim transferir o sinal sém ganho adicional. Os transformadores para evitar o "ground loop" são bem adaptados para esta utilisação: O transformador apresentado ( Dynavox GLI2.1) é bem adaptado assim que o equivalente da Monacor (FGA-40HQ). A escuta de células reputadas claras e luminosas como as Audio-Technica torna-se muito mais linear e equilibrada e algumas Ortofon reputadas baças e lentas ganham em vida e detalhe. Globalmente a sonoridade é mais equilibrada, elegante e com um toque sedoso que lembra as MC's... È uma experiência interessante para todos os que gostam de "brincar" com as células MM e que pode se tornar indispensàvel em caso de amor à primeira escuta ... Mesmo se é um acessorio barato (15 a 20€), é aconselhàvel de experimentar antes de comprar é claro !!!... | |
|
| |
anibalpmm Membro AAP
| Assunto: Re: Comparações entre células MM (achtung!) Seg Dez 10 2018, 11:19 | |
| a investigar E com estes transformadores ainda é preciso acertar com os condensadores e as resistências? Percebi bem? Com estes transformadores não é preciso pre de phono? | |
|
| |
TD124 Membro AAP
| Assunto: Re: Comparações entre células MM (achtung!) Seg Dez 10 2018, 14:55 | |
| - anibalpmm escreveu:
- a investigar
E com estes transformadores ainda é preciso acertar com os condensadores e as resistências? Percebi bem? Com estes transformadores não é preciso pre de phono? Sim o pre de phono é necessario na mesma e a resistência de 47k também … mas talvez o condensador seja diferente. Eu utilisava transformadores hà muitos muitos anos atràs e jà não me lembro como fazia. Tenho que fazer uma experiência para ver como funciona em relação aos condensadores ... | |
|
| |
anibalpmm Membro AAP
| |
| |
Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: Comparações entre células MM (achtung!) | |
| |
|
| |
| Comparações entre células MM (achtung!) | |
|