Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistrarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 Phonos a válvulas

Ir para baixo 
+10
Ulrich
Mozarteano
lore
Stereo
Milton
Luis Filipe Goios
jpamplifiers
RCruz
António José da Silva
MJC
14 participantes
Ir à página : Anterior  1, 2, 3  Seguinte
AutorMensagem
Vodoo
Membro AAP



Mensagens : 7002
Data de inscrição : 05/07/2010

Phonos a válvulas  - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Phonos a válvulas    Phonos a válvulas  - Página 2 EmptySeg Out 10 2011, 00:55

Phonos a válvulas  - Página 2 933723

Certamente que sim, ora essa !!!
Mas que existêm cabos e cabos lá isso existêm, ou não ??
E por falar em cabos, um destes dias irei contruir uns cabos para colunas de condutor liquido e uma pontas estanques só para chater a malta que afirma que não existêm diferenças !!!

Phonos a válvulas  - Página 2 265963
Ir para o topo Ir para baixo
jpamplifiers
Membro AAP
jpamplifiers


Mensagens : 608
Data de inscrição : 16/09/2011
Localização : Sintra

Phonos a válvulas  - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Phonos a válvulas    Phonos a válvulas  - Página 2 EmptySeg Out 10 2011, 01:02

Vodoo escreveu:
Phonos a válvulas  - Página 2 933723

Certamente que sim, ora essa !!!
Mas que existêm cabos e cabos lá isso existêm, ou não ??
E por falar em cabos, um destes dias irei contruir uns cabos para colunas de condutor liquido e uma pontas estanques só para chater a malta que afirma que não existêm diferenças !!!

Phonos a válvulas  - Página 2 265963

Claro que existem, quem sou eu para dizer o contrário, (logo eu que sou meio surdo)

força nessas experiências.

O homem pensa e a obra nasce.
Ir para o topo Ir para baixo
Mozarteano
Membro AAP
Mozarteano


Mensagens : 770
Data de inscrição : 26/08/2010
Idade : 61
Localização : Usuário BANIDO

Phonos a válvulas  - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Phonos a válvulas    Phonos a válvulas  - Página 2 EmptySeg Out 10 2011, 01:05

Não quero ser advogado do diabo, nem advogado de quem quer que seja, e por um principio que fui ''forçado'' a adquirir nestas coisas do online e quem conhece a minha escrita bem como os poucos que já se relacionaram comigo de um forma fugaz por aí nesses vastos corredores dos mais variados eventos de audio, sabe o que quero dizer, pois passei a ter uma postura de mero espectador no que diz respeito a debates online, pois geralmente este tipo de exposição de ideias não conduz a lado nenhum, e tal como foi dito e concordando na integra, que a exposição de ideias por vezes o melhor será fazê-lo via telefone ou de maneira mais pessoal.

Eu próprio sugeri muitas vezes que certos debates online sobre certas matéria mais especificas que integram o audio, sejam debatidas numa simples tertúlia num desses cafés que ''agora'' a cidade de Lisboa e por moda tem vindo a ser fustigada, ou seja cafés de fusão a torto e a direito, sem dúvida grande parte deles em sítios aprazíveis e muitos deles com grande panorâmica, ora sobre Lisboa, ora sobre o Tejo, etc, etc.

Não sei porquê, mas a maioria se furta esses encontros, e como diz a tradição popular: Tantas vezes o pote vai à fonte que... e isso aplicou-se à minha pessoa há muito tempo, ou seja, já nem vale a pena participar no que quer que seja, porque amigos resultantes de fóruns já se percebeu a long time ago that's not possible, isto para dizer o seguinte e desculpem lá esta tediante introdução, mas quando os debates sobre audio são exibidos em palcos cujos os actores representam de forma sustentada e solidificada os seus conhecimentos perante um plateia inculta como é o meu caso, chega-se à conclusão que o'' dinheiro'' empregue na aquisição do bilhete foi bem gasto, e nesta thread bem como alguns dos seus posts poderão ser ou não um bom exemplo.

Concordo na integra quando se diz que o panorama nacional ( Portugal ) rege-se por modas, não podia estar mais de acordo, eu próprio já o dissera há alguns anos algures por aí em fóruns de temática audiófila, e poucos foram aqueles que se esforçaram por perceber essa argumentação, está registado por aí, quase fora apedrejado, e passa-se de bestial a besta, mas é para o lado que se dorme melhor, na altura ainda me incomodei um pouco com isso, mas rápidamente se chega à conclusão que seria dar demasiada importância a criticas isentas de qualquer vestígio de cortex....

Estou de acordo quando se diz que as marcas ditam algumas ''regras'' no consumidor, mas note-se há consumidor e consumidor, existem os atentos e com algum saber na matéria e existem os outros, os que se deixam levar pela formiga que vai á frente no carreiro, fácilmente vulneráveis a reviews, que se deixam levar pela força da propaganda e dos seus profissionais ou nem por isso, prometendo até chegar ao céu e atingir o nirvana como já li por aí algures, ou fazendo até crer que existe o tão badalado graal sónico, expressão muito na berra e utilizada na gíria audiófila quer em debates online, quer por aí nos eventos de audio, enfim nada mais massacrante ouvir tal expressão, mas como já vou longo demais gostaria de opinar um pouco e dentro da minha mais nua e crua ignorância audiófila em matéria de electrónica.

É verdade que os media e os profissionais, não todos, mas uma grande maioria ( fazem pela vida é uma verdade ) metralham inocentes audiófilos ou outra coisa qualquer fazendo acreditar naquilo em que eles próprios não acreditam, mas lá está, existem patamares que terão de ser atingidos, senão as marcas retiram a sua representação muitas vezes exclusiva, e o lucro passa fácilmente a prejuízo, e o posto de trabalho fica em causa, e o projecto que agora começou fica igualmente em causa, estamos num mundo global, e lá está a vingança do chinês, com o tal equipamento barato mas que promete o céu, que promete o nirvana, que promete o graal sónico.

O grave não é comprar chinês, pois só compra quem quer e muitas vezes as marcas não nos dão alternativas, pois em tempos eram produto de uma manufactura integral no país de origem, e agora jamais. Mas dizia eu, o grave é comprar chinês a peso de ouro fazendo acreditar que o equipamento é de qualidade suprema, isso meus caros foristas é que é grave, muito grave.

É grave, muito grave é comprar/vender High End ou ''Medium End'' como se o fosse na mais pura essência, mas basta dar uma olhadela ao painel traseiro e fica-se a saber logo com que linhas é que nos cozemos, e muita sorte ainda se vai tendo, porque equipamentos existem que nem descrição fazem de qual a sua origem, 100% do chinês é um dado adquirido é certo e sabido, fazendo crer que são produtos de grande qualidade sónica, esta atitude é grave e pouco séria, mas o mercado hoje é assim, fabricam-se produtos de má qualidade não para dar prazer musical mas para atingir o tal maldito do Budget, e qualidade jamais. O consumidor final também não é assim tão exigente, pouco importa se é de origem chinesa, desde que dê música e desde que encha o olho... lamento que o audio doméstico tenha chegado a este estado de sítio...

Eu não sou engenheiro de coisa nenhuma, por muita tristeza que eu tivesse dado a meus pais, sou amante de boa música, sou exigente com o meu equipamento, gosto de saber que é tudo menos Made in China, sinto algum júbilo nisso, deu-me muito trabalho e provocou em mim algum desgate, sem dúvida, mas quando ouço música no que brota dele, sinto orgulho, é todo ele manufacturado no país de origem, nos dias de hoje é um luxo.

Adquirir uma amplificação seja ela de €500 ou de €5000 de uma certeza porém teremos, a sua origem, é toda ela a mesma, o que difere é o painel frontal, mas o que corre nas suas entranhas é o mesmo ''sangue'', e isto é grave, porque o que se ouve ser sempre o mesmo e igual em todos os equipamentos, sejam eles como disse e repito High, Medium, ou Low End, o que difere é o pacote, o conteúdo é invariavélmente o mesmo.

Nos fóruns nacionais desde há uns anos deixou-se de discutir a essência, deixou-se de discutir o substantivo, o motivo principal que lhes deu a origem, não se discute: A música.

Discutem-se aparelhos, discutem-se marcas, discutem-se salas de cinema, discutem-se temas e questões que em nada contribuem para tornar os fóruns espaços de verdadeiro convívio e socialização, discutem-se gráficos, discutem-se medições, discutem-se demasiados pormenores técnicos, discutem-se reviews muitas delas demasiado tendenciosas e sempre as mesmas, porque a origem é também sempre a mesma, e são escritas sempre pelo mesmo, começa a ser muito, mas mesmo muito do mesmo, não há verdadeiro valor acrescentado, é massacrante.

Sugere-se determinado equipamento porque custa uma biblia de massa e só porque houve um reviewer ou um dito expert na matéria que escreveu um artigo e o recomendou, sugere-se um equipamnto não pelas suas reais capacidades e valências sónicas, e como se isso não chegasse, faz-se um copy paste de uma review, ou em Inglês o que seria mais normal, mas até já em Sueco se faz, já não será tão vulgar a menos que o nosso cordial e afável povo de um momento para o outro se tenha tornado num verdadeiro poliglota e se tenha tornado num dos povos mais cultos da europa por obra e graça do espirito santo, enfim um autêntico chuto no nosso hipotálamo..., já não existe muita disponibilidade.

Fazem projectos DIY, uns sustentados outros nem tanto, uns feitos por experts na matéria, outros feitos por uns rapazes jeitosos em artes manuais, no meu tempo dizia-se: trabalhos oficinais. Estes rapazes gastam mais tempo em projectos de carpintaria, pois concebem colunas, e cabos e racks estes últimos alguns projectos mais se parecem com casotas e como dizem os Ingleses para pets .Passam mais tempo no AKI do que a ouvir música, gabo-lhes tal paciência e feito, o Guiness seria um objectivo a atingir, e porque não.

Eu sou mais melómano que audiófilo felizmente, e peço a Deus que me conserve assim por longos anos, e que me dê a sanidade mental suficiente para poder continuar a separar estas águas por vezes um pouco pantanosas, como as do audio, ou melhor com as da HiFi, eu sou ainda à antiga, audio para mim é Alta-Fidelidade, agora os caminhos que esta tem tomado ao longo dos anos é que já seria tema para outro debate, não online como já foi dito e bem por aqui.
As águas do audio não são pantanosas, nunca o foram, pelo menos por mim falo, elas tornaram-se assim com a evolução para o bem e para o mal das sociedades, pois estas são formada por homens e mulheres e estes e estas fazem dela(s) civilização o que querem, pena é que muitas das vezes, o resultado seja um verdadeiro e autêntico desastre.

Discute-se em excesso o que não interessa e é pouco importante, discute-se demais os sucessivos e doentios upgrades de equipamentos que não aqueceram o suficiente em casa dos seus proprietários, loucura total, estarei errado?

É bom aprendermos com quem sabe mais do que nós, como diz a tradição popular: o saber não ocupa lugar, e no audio nem de perto nem de longe sei uma gota de água do que é conceber e criar de forma sustentada um circuito de amplificação com MosFet's e díodos e válvulas e sei lá que mais, prefiro canalizar energias a ouvir música bastando papar isso dar ao gatilho, só e nada mais.

Saudações audiófilas e desculpem lá qualquer coisinha.


Última edição por Mozarteano em Seg Out 10 2011, 01:17, editado 3 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
jpamplifiers
Membro AAP
jpamplifiers


Mensagens : 608
Data de inscrição : 16/09/2011
Localização : Sintra

Phonos a válvulas  - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Phonos a válvulas    Phonos a válvulas  - Página 2 EmptySeg Out 10 2011, 01:08

jpamplifiers escreveu:
Vodoo escreveu:
Phonos a válvulas  - Página 2 933723

Certamente que sim, ora essa !!!
Mas que existêm cabos e cabos lá isso existêm, ou não ??
E por falar em cabos, um destes dias irei contruir uns cabos para colunas de condutor liquido e uma pontas estanques só para chater a malta que afirma que não existêm diferenças !!!

Phonos a válvulas  - Página 2 265963

Claro que existem, quem sou eu para dizer o contrário, (logo eu que sou meio surdo)

força nessas experiências.

O homem pensa e a obra nasce.







Também estou a pensar fazer um cabo inovador, à base de resistencias em série, em paralelo com outras tantas, estou convencido que até eu que sou meio surdo vou ouvir grandes diferençasPhonos a válvulas  - Página 2 432589
Ir para o topo Ir para baixo
Vodoo
Membro AAP



Mensagens : 7002
Data de inscrição : 05/07/2010
Localização : Usuário BANIDO

Phonos a válvulas  - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Phonos a válvulas    Phonos a válvulas  - Página 2 EmptySeg Out 10 2011, 01:24

jpamplifiers escreveu:
Vodoo escreveu:
Phonos a válvulas  - Página 2 933723

Certamente que sim, ora essa !!!
Mas que existêm cabos e cabos lá isso existêm, ou não ??
E por falar em cabos, um destes dias irei contruir uns cabos para colunas de condutor liquido e uma pontas estanques só para chater a malta que afirma que não existêm diferenças !!!

Phonos a válvulas  - Página 2 265963

Claro que existem, quem sou eu para dizer o contrário, (logo eu que sou meio surdo)

força nessas experiências.

O homem pensa e a obra nasce.

Mas agora a sério e sei que eventualmente algumas pessoas não pensam assim e tudo bêm, não sou apologista nem de mixordia nêm do chamado hi-end agora do que não gosto é de um raio de um cabo condutor de audio seja ele do que seja que me acrescente granulos e farfalheira ao som das músicas que tanto gosto de ouvir nem a altere e infelizmente para mim isso incomoda-me e bastante.
E agora Caro Amigo diga-me com sinceridade se acha que por exemplo os seus amplificadores funcionam sempre da mesma maneira independentemente dos condutores que utiliza ??
Ir para o topo Ir para baixo
jpamplifiers
Membro AAP
jpamplifiers


Mensagens : 608
Data de inscrição : 16/09/2011
Localização : Sintra

Phonos a válvulas  - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Phonos a válvulas    Phonos a válvulas  - Página 2 EmptySeg Out 10 2011, 02:14

Vodoo escreveu:
jpamplifiers escreveu:
Vodoo escreveu:
Phonos a válvulas  - Página 2 933723

Certamente que sim, ora essa !!!
Mas que existêm cabos e cabos lá isso existêm, ou não ??
E por falar em cabos, um destes dias irei contruir uns cabos para colunas de condutor liquido e uma pontas estanques só para chater a malta que afirma que não existêm diferenças !!!

Phonos a válvulas  - Página 2 265963

Claro que existem, quem sou eu para dizer o contrário, (logo eu que sou meio surdo)

força nessas experiências.

O homem pensa e a obra nasce.

Mas agora a sério e sei que eventualmente algumas pessoas não pensam assim e tudo bêm, não sou apologista nem de mixordia nêm do chamado hi-end agora do que não gosto é de um raio de um cabo condutor de audio seja ele do que seja que me acrescente granulos e farfalheira ao som das músicas que tanto gosto de ouvir nem a altere e infelizmente para mim isso incomoda-me e bastante.
E agora Caro Amigo diga-me com sinceridade se acha que por exemplo os seus amplificadores funcionam sempre da mesma maneira independentemente dos condutores que utiliza ??

confesso que que ainda não fiz a sério a experiência, por medo de ter que concordar com essa opinião, 1º preciso que alguém me empreste uns cabos muita bons.
Ir para o topo Ir para baixo
jpamplifiers
Membro AAP
jpamplifiers


Mensagens : 608
Data de inscrição : 16/09/2011
Localização : Sintra

Phonos a válvulas  - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Phonos a válvulas    Phonos a válvulas  - Página 2 EmptySeg Out 10 2011, 02:18

Mozarteano escreveu:
Não quero ser advogado do diabo, nem advogado de quem quer que seja, e por um principio que fui ''forçado'' a adquirir nestas coisas do online e quem conhece a minha escrita bem como os poucos que já se relacionaram comigo de um forma fugaz por aí nesses vastos corredores dos mais variados eventos de audio, sabe o que quero dizer, pois passei a ter uma postura de mero espectador no que diz respeito a debates online, pois geralmente este tipo de exposição de ideias não conduz a lado nenhum, e tal como foi dito e concordando na integra, que a exposição de ideias por vezes o melhor será fazê-lo via telefone ou de maneira mais pessoal.

Eu próprio sugeri muitas vezes que certos debates online sobre certas matéria mais especificas que integram o audio, sejam debatidas numa simples tertúlia num desses cafés que ''agora'' a cidade de Lisboa e por moda tem vindo a ser fustigada, ou seja cafés de fusão a torto e a direito, sem dúvida grande parte deles em sítios aprazíveis e muitos deles com grande panorâmica, ora sobre Lisboa, ora sobre o Tejo, etc, etc.

Não sei porquê, mas a maioria se furta esses encontros, e como diz a tradição popular: Tantas vezes o pote vai à fonte que... e isso aplicou-se à minha pessoa há muito tempo, ou seja, já nem vale a pena participar no que quer que seja, porque amigos resultantes de fóruns já se percebeu a long time ago that's not possible, isto para dizer o seguinte e desculpem lá esta tediante introdução, mas quando os debates sobre audio são exibidos em palcos cujos os actores representam de forma sustentada e solidificada os seus conhecimentos perante um plateia inculta como é o meu caso, chega-se à conclusão que o'' dinheiro'' empregue na aquisição do bilhete foi bem gasto, e nesta thread bem como alguns dos seus posts poderão ser ou não um bom exemplo.

Concordo na integra quando se diz que o panorama nacional ( Portugal ) rege-se por modas, não podia estar mais de acordo, eu próprio já o dissera há alguns anos algures por aí em fóruns de temática audiófila, e poucos foram aqueles que se esforçaram por perceber essa argumentação, está registado por aí, quase fora apedrejado, e passa-se de bestial a besta, mas é para o lado que se dorme melhor, na altura ainda me incomodei um pouco com isso, mas rápidamente se chega à conclusão que seria dar demasiada importância a criticas isentas de qualquer vestígio de cortex....

Estou de acordo quando se diz que as marcas ditam algumas ''regras'' no consumidor, mas note-se há consumidor e consumidor, existem os atentos e com algum saber na matéria e existem os outros, os que se deixam levar pela formiga que vai á frente no carreiro, fácilmente vulneráveis a reviews, que se deixam levar pela força da propaganda e dos seus profissionais ou nem por isso, prometendo até chegar ao céu e atingir o nirvana como já li por aí algures, ou fazendo até crer que existe o tão badalado graal sónico, expressão muito na berra e utilizada na gíria audiófila quer em debates online, quer por aí nos eventos de audio, enfim nada mais massacrante ouvir tal expressão, mas como já vou longo demais gostaria de opinar um pouco e dentro da minha mais nua e crua ignorância audiófila em matéria de electrónica.

É verdade que os media e os profissionais, não todos, mas uma grande maioria ( fazem pela vida é uma verdade ) metralham inocentes audiófilos ou outra coisa qualquer fazendo acreditar naquilo em que eles próprios não acreditam, mas lá está, existem patamares que terão de ser atingidos, senão as marcas retiram a sua representação muitas vezes exclusiva, e o lucro passa fácilmente a prejuízo, e o posto de trabalho fica em causa, e o projecto que agora começou fica igualmente em causa, estamos num mundo global, e lá está a vingança do chinês, com o tal equipamento barato mas que promete o céu, que promete o nirvana, que promete o graal sónico.

O grave não é comprar chinês, pois só compra quem quer e muitas vezes as marcas não nos dão alternativas, pois em tempos eram produto de uma manufactura integral no país de origem, e agora jamais. Mas dizia eu, o grave é comprar chinês a peso de ouro fazendo acreditar que o equipamento é de qualidade suprema, isso meus caros foristas é que é grave, muito grave.

É grave, muito grave é comprar/vender High End ou ''Medium End'' como se o fosse na mais pura essência, mas basta dar uma olhadela ao painel traseiro e fica-se a saber logo com que linhas é que nos cozemos, e muita sorte ainda se vai tendo, porque equipamentos existem que nem descrição fazem de qual a sua origem, 100% do chinês é um dado adquirido é certo e sabido, fazendo crer que são produtos de grande qualidade sónica, esta atitude é grave e pouco séria, mas o mercado hoje é assim, fabricam-se produtos de má qualidade não para dar prazer musical mas para atingir o tal maldito do Budget, e qualidade jamais. O consumidor final também não é assim tão exigente, pouco importa se é de origem chinesa, desde que dê música e desde que encha o olho... lamento que o audio doméstico tenha chegado a este estado de sítio...

Eu não sou engenheiro de coisa nenhuma, por muita tristeza que eu tivesse dado a meus pais, sou amante de boa música, sou exigente com o meu equipamento, gosto de saber que é tudo menos Made in China, sinto algum júbilo nisso, deu-me muito trabalho e provocou em mim algum desgate, sem dúvida, mas quando ouço música no que brota dele, sinto orgulho, é todo ele manufacturado no país de origem, nos dias de hoje é um luxo.

Adquirir uma amplificação seja ela de €500 ou de €5000 de uma certeza porém teremos, a sua origem, é toda ela a mesma, o que difere é o painel frontal, mas o que corre nas suas entranhas é o mesmo ''sangue'', e isto é grave, porque o que se ouve ser sempre o mesmo e igual em todos os equipamentos, sejam eles como disse e repito High, Medium, ou Low End, o que difere é o pacote, o conteúdo é invariavélmente o mesmo.

Nos fóruns nacionais desde há uns anos deixou-se de discutir a essência, deixou-se de discutir o substantivo, o motivo principal que lhes deu a origem, não se discute: A música.

Discutem-se aparelhos, discutem-se marcas, discutem-se salas de cinema, discutem-se temas e questões que em nada contribuem para tornar os fóruns espaços de verdadeiro convívio e socialização, discutem-se gráficos, discutem-se medições, discutem-se demasiados pormenores técnicos, discutem-se reviews muitas delas demasiado tendenciosas e sempre as mesmas, porque a origem é também sempre a mesma, e são escritas sempre pelo mesmo, começa a ser muito, mas mesmo muito do mesmo, não há verdadeiro valor acrescentado, é massacrante.

Sugere-se determinado equipamento porque custa uma biblia de massa e só porque houve um reviewer ou um dito expert na matéria que escreveu um artigo e o recomendou, sugere-se um equipamnto não pelas suas reais capacidades e valências sónicas, e como se isso não chegasse, faz-se um copy paste de uma review, ou em Inglês o que seria mais normal, mas até já em Sueco se faz, já não será tão vulgar a menos que o nosso cordial e afável povo de um momento para o outro se tenha tornado num verdadeiro poliglota e se tenha tornado num dos povos mais cultos da europa por obra e graça do espirito santo, enfim um autêntico chuto no nosso hipotálamo..., já não existe muita disponibilidade.

Fazem projectos DIY, uns sustentados outros nem tanto, uns feitos por experts na matéria, outros feitos por uns rapazes jeitosos em artes manuais, no meu tempo dizia-se: trabalhos oficinais. Estes rapazes gastam mais tempo em projectos de carpintaria, pois concebem colunas, e cabos e racks estes últimos alguns projectos mais se parecem com casotas e como dizem os Ingleses para pets .Passam mais tempo no AKI do que a ouvir música, gabo-lhes tal paciência e feito, o Guiness seria um objectivo a atingir, e porque não.

Eu sou mais melómano que audiófilo felizmente, e peço a Deus que me conserve assim por longos anos, e que me dê a sanidade mental suficiente para poder continuar a separar estas águas por vezes um pouco pantanosas, como as do audio, ou melhor com as da HiFi, eu sou ainda à antiga, audio para mim é Alta-Fidelidade, agora os caminhos que esta tem tomado ao longo dos anos é que já seria tema para outro debate, não online como já foi dito e bem por aqui.
As águas do audio não são pantanosas, nunca o foram, pelo menos por mim falo, elas tornaram-se assim com a evolução para o bem e para o mal das sociedades, pois estas são formada por homens e mulheres e estes e estas fazem dela(s) civilização o que querem, pena é que muitas das vezes, o resultado seja um verdadeiro e autêntico desastre.

Discute-se em excesso o que não interessa e é pouco importante, discute-se demais os sucessivos e doentios upgrades de equipamentos que não aqueceram o suficiente em casa dos seus proprietários, loucura total, estarei errado?

É bom aprendermos com quem sabe mais do que nós, como diz a tradição popular: o saber não ocupa lugar, e no audio nem de perto nem de longe sei uma gota de água do que é conceber e criar de forma sustentada um circuito de amplificação com MosFet's e díodos e válvulas e sei lá que mais, prefiro canalizar energias a ouvir música bastando papar isso dar ao gatilho, só e nada mais.

Saudações audiófilas e desculpem lá qualquer coisinha.



Sr Mozarteano,

com o devido respeito, permita-me as seguintes observações:



Uma das razões pela qual me inscrevi neste forum, foi exactamente porque os temas são muito variados, e cada um é livre de escrever sobre o que quiser, desde que não fuja ao tema relaçionado com audio, e mesmo assim também se fala aqui doutros assuntos sem ser audio e bem interessantes, mas cada um deve escrever sobre aquilo em que se sente mais à vontade, partilhar conhecimentos é saudável, há sempre algo que fica mesmo que os nossos conhecimentos não sejam suficientes para total compreensão, por tudo isto não concordo que os assuntos técnicos não possam ser discutidos aqui. Os que gostam mais de ouvir música entretêm-se a dizer qual o disco que estão a ouvir, (e eu aproveito esse conhecimento para enriquecer a minha fraca cultura músical, aliáz, já aprendi mesmo muita coisa por aqui. Os criadores deste forum estão de parabéns. Aproveito a oportunidade dizer com orgulho que também já fiz grandes amigos neste forum e que irão perdurar para lá do mesmo.

Em estilo de brincadeira, acho que a música é o seu único amor. (desde que seja verdadeiro é quanto basta)
Ir para o topo Ir para baixo
Vodoo
Membro AAP



Mensagens : 7002
Data de inscrição : 05/07/2010
Localização : Usuário BANIDO

Phonos a válvulas  - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Phonos a válvulas    Phonos a válvulas  - Página 2 EmptySeg Out 10 2011, 02:30

jpamplifiers escreveu:
Vodoo escreveu:
jpamplifiers escreveu:
Vodoo escreveu:
Phonos a válvulas  - Página 2 933723

Certamente que sim, ora essa !!!
Mas que existêm cabos e cabos lá isso existêm, ou não ??
E por falar em cabos, um destes dias irei contruir uns cabos para colunas de condutor liquido e uma pontas estanques só para chater a malta que afirma que não existêm diferenças !!!

Phonos a válvulas  - Página 2 265963

Claro que existem, quem sou eu para dizer o contrário, (logo eu que sou meio surdo)

força nessas experiências.

O homem pensa e a obra nasce.

Mas agora a sério e sei que eventualmente algumas pessoas não pensam assim e tudo bêm, não sou apologista nem de mixordia nêm do chamado hi-end agora do que não gosto é de um raio de um cabo condutor de audio seja ele do que seja que me acrescente granulos e farfalheira ao som das músicas que tanto gosto de ouvir nem a altere e infelizmente para mim isso incomoda-me e bastante.
E agora Caro Amigo diga-me com sinceridade se acha que por exemplo os seus amplificadores funcionam sempre da mesma maneira independentemente dos condutores que utiliza ??

confesso que que ainda não fiz a sério a experiência, por medo de ter que concordar com essa opinião, 1º preciso que alguém me empreste uns cabos muita bons.

Muita bons não tenho, mas tenho por cá por exemplo uns que na altura há alguns anos atrás eram considerados hi-hend Mad e que me foram oferecidos e até são aparentemente bêm construidos nos EUA e por serêm tão maus e realmente estranhos sonicamente se encontram encostados exactamente para demonstrar aos incrédulos que as diferênças nos cabos realmente existêm e neste caso até são demasiado obvias.
Mas um dia que calhe terei todo o gosto em lhos emprestar para que possa ouvêr por Sí mesmo.

Abraço
Ir para o topo Ir para baixo
jpamplifiers
Membro AAP
jpamplifiers


Mensagens : 608
Data de inscrição : 16/09/2011
Localização : Sintra

Phonos a válvulas  - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Phonos a válvulas    Phonos a válvulas  - Página 2 EmptySeg Out 10 2011, 02:37

Vodoo escreveu:
jpamplifiers escreveu:
Vodoo escreveu:
jpamplifiers escreveu:
Vodoo escreveu:
Phonos a válvulas  - Página 2 933723

Certamente que sim, ora essa !!!
Mas que existêm cabos e cabos lá isso existêm, ou não ??
E por falar em cabos, um destes dias irei contruir uns cabos para colunas de condutor liquido e uma pontas estanques só para chater a malta que afirma que não existêm diferenças !!!

Phonos a válvulas  - Página 2 265963


Agradeço a disponibilidade, será para mim um prazer tentar encontrar (ouvir) essas diferenças.

abraço
Claro que existem, quem sou eu para dizer o contrário, (logo eu que sou meio surdo)

força nessas experiências.

O homem pensa e a obra nasce.

Mas agora a sério e sei que eventualmente algumas pessoas não pensam assim e tudo bêm, não sou apologista nem de mixordia nêm do chamado hi-end agora do que não gosto é de um raio de um cabo condutor de audio seja ele do que seja que me acrescente granulos e farfalheira ao som das músicas que tanto gosto de ouvir nem a altere e infelizmente para mim isso incomoda-me e bastante.
E agora Caro Amigo diga-me com sinceridade se acha que por exemplo os seus amplificadores funcionam sempre da mesma maneira independentemente dos condutores que utiliza ??

confesso que que ainda não fiz a sério a experiência, por medo de ter que concordar com essa opinião, 1º preciso que alguém me empreste uns cabos muita bons.

Muita bons não tenho, mas tenho por cá por exemplo uns que na altura há alguns anos atrás eram considerados hi-hend Mad e que me foram oferecidos e até são aparentemente bêm construidos nos EUA e por serêm tão maus e realmente estranhos sonicamente se encontram encostados exactamente para demonstrar aos incrédulos que as diferênças nos cabos realmente existêm e neste caso até são demasiado obvias.
Mas um dia que calhe terei todo o gosto em lhos emprestar para que possa ouvêr por Sí mesmo.

Abraço
Ir para o topo Ir para baixo
RCruz
Membro AAP
RCruz


Mensagens : 132
Data de inscrição : 19/07/2010
Localização : Cascais

Phonos a válvulas  - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Phonos a válvulas    Phonos a válvulas  - Página 2 EmptySeg Out 10 2011, 02:57

[quote="jpamplifiers"][quote="RCruz"]
lore escreveu:






(se houver alguma coisa para aprender)



Não tenho dúvidas de este sistema de alimentação que usa é de facto o mais perfeito de todos,mas quando falamos num pré de fono não consigo perceber a vantagem, (é só a minha opinião e estou a questionar com a intenção de aprender),

Gosto muito da sua atitude que considero a mais correcta. Nunca ponho em causa nenhuma opinião e aprendo sempre que haja uma discussão sã Smile

A alimentação dos meus pre de phono produz constantemente 250mA por canal. É tambem esse o valor que solicita ao transformador e banco de rectificação / filtragem. Não se trata de potencia mas sim de "headroom" "largura de ombros".

Utilizando um transformador de melhor qualidade e maior potencia (um R-Core em vez de um toroidal e 120VA em vez de 30VA por canal), a diferença é incrivel em termos de espacialidade, resposta aos transientes e silencio de operação.

Com um TX de maiores dimensoes e com um desenho melhorado, temos muito menor saturação.... A alimentação nunca se "atrasa". è parecido com a diferença entre o efeito de usar uma voltagem de 24V para amplificar 1mV ou 36V para o mesmo efeito.... As transientes são melhor reproduzidas pois há mais "espaço de manobra" na zona de amplificação linear do semicondutor.

No caso das valvulas, o efeito ainda é mais espectacular pois estamos a alimentar um triodo de entrada com mais de 300V apenas para amplificar o mesmo sinal de 1mV. É por isso que as válvulas apresentam geralmente uma dinamica muito maior que os transistores.

No caso de um preamplificador de linha, e num amplificador de potencia as válvulas são o ideal, mas no caso de um amplificador desenhado para amplificar sinais de 0.2mV x 1000, não são boas devido ao ruido de fundo.

Um Riaa a valvulas só é realista com 30dB ~38dB de ganho ... mais do que isso, é irrealista.
Para se poder benificiar da qualidade das melhores MC, necessitamos de pelo menos 48dB ou mais.... Aí aparecem os SUT que são todos caros. Os mais baratos, custam ao par o mesmo que um famoso riaa a valvulas alemão de 200€... Os mais caros ultrapassam largamente os 1000€ .... tudo o resto são soluções de compromisso.

Alem disso os SUT adicionam ruido, têm largura de banda reduzida e comprometem a correcta carga da agulha.

Mais uma vez é uma questão de moda.... Em tempos idos que já lá vão, não havia outra alternativa do que utilizar um bom SUT para amplificar as Ortofom MC.... Mas agora existem os transistores.

Alem de ser possivel construir um pre de phono com 60dB (x1000) de amplificação, sem qualquer ruído de fundo aparente, a entrada do jfet tem uma impedancia na ordem dos Megaohms pelo que não existe qualquer corrente de Gate (Grelha), obviando a necessidade de um condensador de entrada.

A carga da agulha pode ser determinada precisamente por resistencias em paralelo. (Coisa muito dificil de fazer quando se usa um SUT)

Por tudo isto é que fui na conversa dos mais experientes EB, JC, NP, etc e passei a usar estas valvulas miniaturizadas que sao os jfet.

Quanto ao resultado final, você já ouviu e sabe Smile






Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 58
Localização : Quinta do Anjo

Phonos a válvulas  - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Phonos a válvulas    Phonos a válvulas  - Página 2 EmptySeg Out 10 2011, 06:14

Um gajo não pode ir para a cama mais cedo, que aproveitam logo para um bate papo interessantíssimo. O que vale é que está tudo registado. Parabéns aos intervenientes pela elevação e maturidade do diálogo. Dá gosto ler quem realmente sabe e as opiniões divergentes são tão (ou mais) importantes como as convergentes. O mundo avança sempre que o ser humano decide juntar esforços e ideias, e numa escala bem menos, o mesmo acontece com o AAP e por essa razão ficamos gratos.
Mesmo sabendo que alguns dos intervenientes têm vidas bastante preenchidas, eu fico pacientemente a aguardar os próximos episódios....




_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Phonos a válvulas  - Página 2 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
nbunuel
Membro AAP
nbunuel


Mensagens : 2485
Data de inscrição : 07/07/2010

Phonos a válvulas  - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Phonos a válvulas    Phonos a válvulas  - Página 2 EmptySeg Out 10 2011, 07:42

Vodoo escreveu:
Phonos a válvulas  - Página 2 933723

Certamente que sim, ora essa !!!
Mas que existêm cabos e cabos lá isso existêm, ou não ??
E por falar em cabos, um destes dias irei contruir uns cabos para colunas de condutor liquido e uma pontas estanques só para chater a malta que afirma que não existêm diferenças !!!

Phonos a válvulas  - Página 2 265963
Se existem diferenças é pela parte negativa(...)!Um cabo normal (com baixa capacidade) - excepto nas células de gira discos que recomendam a capacidade mais adequada a cada cabeça -, com a espessura indicada para o efeito e o mais curto possivel, não acrescenta nem tira nada ao sinal original(é a função dele)!
Agora bem sei que existe malta, que utilizam os cabos ditos audiotas para equalizar o som!
Quando os aparelhos não são lineares e neutros á partida é o que dá!
Ir para o topo Ir para baixo
Mozarteano
Membro AAP
Mozarteano


Mensagens : 770
Data de inscrição : 26/08/2010
Idade : 61
Localização : Usuário BANIDO

Phonos a válvulas  - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Phonos a válvulas    Phonos a válvulas  - Página 2 EmptySeg Out 10 2011, 11:33

jpamplifiers escreveu:



Em estilo de brincadeira, acho que a música é o seu único amor. (desde que seja verdadeiro é quanto basta)

Existem vários tipos de amor, há os carnais, há os espirituais, há os platónicos , há os doentios, e muitos mais, estes dois últimos não sou dado a eles, não fazem de todo o meu género.

Quanto aos dois primeiros, sou fiel a ambos. A música usualmente é feita e escrita com veracidade e com doses de sentimento suficientes para a tornar umas das formas de arte mais belas e mais antigas do mundo entre outras, a menos que seja feita de modo descartável como já é habitual nas nossas sociedades, e aí duvido que seja composta de forma verdadeira...
Ir para o topo Ir para baixo
Vodoo
Membro AAP



Mensagens : 7002
Data de inscrição : 05/07/2010
Localização : Usuário BANIDO

Phonos a válvulas  - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Phonos a válvulas    Phonos a válvulas  - Página 2 EmptySeg Out 10 2011, 12:47

nbunuel escreveu:
Vodoo escreveu:
Phonos a válvulas  - Página 2 933723

Certamente que sim, ora essa !!!
Mas que existêm cabos e cabos lá isso existêm, ou não ??
E por falar em cabos, um destes dias irei contruir uns cabos para colunas de condutor liquido e uma pontas estanques só para chater a malta que afirma que não existêm diferenças !!!

Phonos a válvulas  - Página 2 265963
Se existem diferenças é pela parte negativa(...)!Um cabo normal (com baixa capacidade) - excepto nas células de gira discos que recomendam a capacidade mais adequada a cada cabeça -, com a espessura indicada para o efeito e o mais curto possivel, não acrescenta nem tira nada ao sinal original(é a função dele)!
Agora bem sei que existe malta, que utilizam os cabos ditos audiotas para equalizar o som!
Quando os aparelhos não são lineares e neutros á partida é o que dá!

Caro Nuno isso é lirismo, os amplificadores até podem sêr liniares e neutros mas garanto-lhe que os cabos não têm todos a mesma (baixa) capacitancia nem a mesma condutividade e mesmo não retirando nem acrescentando nada são sempre timbricamente diferentes.
Senão veja:

http://audioanalogicodeport.forumeiros.net/t1412-cabos-cabos-e-mais-cabos

Agora que alguns audiotas que se julgam chico espertos e sempre cheios de certezas não tenham descernimento para perceber certas e determinadas coisas, já sobre isso não vou opinar mas que pelo menos um conheço que apregoa e condena este mundo e o outro com raios e corriscos e depois na prática têm em sua casa um som mesmo bera como o caraças, aquilo até toca relativamente alto mas toca mal como o raio que o parta e é de tal forma mau que eu da minha parte dispênso totalmente tal tortura, mas no entanto á gostos para tudo e esses não se discutêm !!!

Ir para o topo Ir para baixo
Mozarteano
Membro AAP
Mozarteano


Mensagens : 770
Data de inscrição : 26/08/2010
Idade : 61
Localização : Usuário BANIDO

Phonos a válvulas  - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Phonos a válvulas    Phonos a válvulas  - Página 2 EmptySeg Out 10 2011, 14:25

António José da Silva escreveu:
Um gajo não pode ir para a cama mais cedo, que aproveitam logo para um bate papo interessantíssimo. O que vale é que está tudo registado. Parabéns aos intervenientes pela elevação e maturidade do diálogo. Dá gosto ler quem realmente sabe e as opiniões divergentes são tão (ou mais) importantes como as convergentes. O mundo avança sempre que o ser humano decide juntar esforços e ideias, e numa escala bem menos, o mesmo acontece com o AAP e por essa razão ficamos gratos.
Mesmo sabendo que alguns dos intervenientes têm vidas bastante preenchidas, eu fico pacientemente a aguardar os próximos episódios....


Não me digas que vais para a cama com o Vitinho. Com o Vitinho salvo seja. Nos 80's havia um anúncio e que saudades desse anúncio com forte componente pedagógica, belos e dourado anos onde se fazia boa publicidade, mas dizia eu que por volta das 8:30h mais coisa menos coisa, lá aparecia o desenho animado do Vitinho anunciar a hora da deita para as crianças. Smile)__((:
Ir para o topo Ir para baixo
nbunuel
Membro AAP
nbunuel


Mensagens : 2485
Data de inscrição : 07/07/2010

Phonos a válvulas  - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Phonos a válvulas    Phonos a válvulas  - Página 2 EmptySeg Out 10 2011, 14:31

Vodoo escreveu:
nbunuel escreveu:
Vodoo escreveu:
Phonos a válvulas  - Página 2 933723

Certamente que sim, ora essa !!!
Mas que existêm cabos e cabos lá isso existêm, ou não ??
E por falar em cabos, um destes dias irei contruir uns cabos para colunas de condutor liquido e uma pontas estanques só para chater a malta que afirma que não existêm diferenças !!!

Phonos a válvulas  - Página 2 265963
Se existem diferenças é pela parte negativa(...)!Um cabo normal (com baixa capacidade) - excepto nas células de gira discos que recomendam a capacidade mais adequada a cada cabeça -, com a espessura indicada para o efeito e o mais curto possivel, não acrescenta nem tira nada ao sinal original(é a função dele)!
Agora bem sei que existe malta, que utilizam os cabos ditos audiotas para equalizar o som!
Quando os aparelhos não são lineares e neutros á partida é o que dá!

Caro Nuno isso é lirismo, os amplificadores até podem sêr liniares e neutros mas garanto-lhe que os cabos não têm todos a mesma (baixa) capacitancia nem a mesma condutividade e mesmo não retirando nem acrescentando nada são sempre timbricamente diferentes.
Senão veja:

https://www.audioanalogicodeportugal.net/t1412-cabos-cabos-e-mais-cabos

Agora que alguns audiotas que se julgam chico espertos e sempre cheios de certezas não tenham descernimento para perceber certas e determinadas coisas, já sobre isso não vou opinar mas que pelo menos um conheço que apregoa e condena este mundo e o outro com raios e corriscos e depois na prática têm em sua casa um som mesmo bera como o caraças, aquilo até toca relativamente alto mas toca mal como o raio que o parta e é de tal forma mau que eu da minha parte dispênso totalmente tal tortura, mas no entanto á gostos para tudo e esses não se discutêm !!!

Caro Voodoo so posso depreender da sua história e face aos seus conhecimentos que esse senhor não deve utilizar cabos ditos audiófilos, quiça até use nos seus interconects simples cabo coaxial da Televés. Realmente assim não dá.
De qualquer forma desafio-o em teste cego, com cabos simples e com as mesma características tentar descobrir eventuais diferenças...Não vale a utilização de voodoo!
Ir para o topo Ir para baixo
Mozarteano
Membro AAP
Mozarteano


Mensagens : 770
Data de inscrição : 26/08/2010
Idade : 61
Localização : Usuário BANIDO

Phonos a válvulas  - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Phonos a válvulas    Phonos a válvulas  - Página 2 EmptySeg Out 10 2011, 16:10

jpamplifiers escreveu:


Sr Mozarteano,

com o devido respeito, permita-me as seguintes observações:



Uma das razões pela qual me inscrevi neste forum, foi exactamente porque os temas são muito variados, e cada um é livre de escrever sobre o que quiser, desde que não fuja ao tema relaçionado com audio, e mesmo assim também se fala aqui doutros assuntos sem ser audio e bem interessantes, mas cada um deve escrever sobre aquilo em que se sente mais à vontade, partilhar conhecimentos é saudável, há sempre algo que fica mesmo que os nossos conhecimentos não sejam suficientes para total compreensão, por tudo isto não concordo que os assuntos técnicos não possam ser discutidos aqui. Os que gostam mais de ouvir música entretêm-se a dizer qual o disco que estão a ouvir, (e eu aproveito esse conhecimento para enriquecer a minha fraca cultura músical, aliáz, já aprendi mesmo muita coisa por aqui. Os criadores deste forum estão de parabéns. Aproveito a oportunidade dizer com orgulho que também já fiz grandes amigos neste forum e que irão perdurar para lá do mesmo.

Em estilo de brincadeira, acho que a música é o seu único amor. (desde que seja verdadeiro é quanto basta)

Caro forista jpamplifiers,

Concordo na integra consigo. A resposta ao seu último parágrafo está noutro post, de qualquer forma e dando de certa forma algum seguimento à coisa, sem dúvida que os espaços online, sejam eles fóruns , blogs, redes sociais, etc, são espaços onde cabe o mundo inteiro, onde todos opinam sobre o que lhes vai na mente, com mais ou menos sustentação, somos livres como diz, vivemos num estado democrático e onde até se diz de pleno direito, não sei se será assim, mas isso seria tema para outro debate.

A música e o audio são bons casamentos, andam quase sempre de mãos dadas, os padres é que muitas vezes estragam a coisa. Esses padres somos nós, que compramos equipamentos, ouvimos este e aquele, e nunca sabemos o que queremos ( pelo menos uma grande maioria nunca está contente nem realizada com o que tem ), de grosso modo o tema é sobre válvulas, uns gostam delas outros nem por isso, outros fogem delas como o diabo da cruz, por exemplo quando se fala em válvula mitral, livra Phonos a válvulas  - Página 2 265963

Eu sou amante de um bom integrado na íntegra, passo a expressão, gosto de integrados em tudo, em amplificação e em andares de phono. É sabido por muitos que não sou amante de válvulas, mas como é óbvio é uma opinião muito pessoal.

O som resultante de válvulas tem uma sonoridade muito própria, sem dúvida, uns dizem até que o som é quente, não é só quente do calor que estas emanam, mas quente no resultado final no que se ouve. Uma amplificação a válvulas tem muito que se lhe diga e eu não sendo expert em matéria de electrónica, já tendo assistido por cá à montagem e concepção deste tipo de amplificação, é um DIY com créditos bem dados no panorama nacional, já assisti ás suas cirurgias e as suas entranhas deste tipo de construção, MosFets aqui e acolá, em classe A, afinação de válvulas Made in Russia etc, e a chave da questão reside na perfeita sintonia nas válvulas que se utilizam com o restante circuito de amplificação, tudo tem de estar em perfeita harmonia, senão é válvula para o galheiro.

Ouvi válvulas durante alguns anos, estas de Inverno teêm um papel crucial num sala de audição, aquecem bem o ambiente Phonos a válvulas  - Página 2 265963 ( perdoem-me o humor ), e então quando o frio é forte e feio, são boas amigas, jão não psso dizer o mesmo em relação ao consumo no final do mês, agora com a electricidade que sendo um bem e um direito de qualquer ser humano, vai sofre um incremento de verdadeira roubalheira nacional.

É vulgar assistir a consumidores deste tipo de amplificação que adquiram amplificação da treta e depois prodecem á substituição das válvulas, lá está, um verdadeiro tiro no pé, porque a cada válvula corresponde um estádio de amplificação mais coisa menos coisa, além das válvulas de que equipam estes equipamentos serem de origem duvidosa e na sua grande maioria serem de manufactura chinesa.

Não me venham dizer que o chinês também faz boas coisas, até acredito nisso, pode ser verdade, não duvidos, a China tem a sua cultura como qualquer civilização, a produção de alguns chás, de alguma porcelana e de alguma música são imbatíveis, sem dúvida, mas na arte do copianço, contrafação e na reprodução do que quer que seja são exímios e ponto final, mas caros amigos. Do Chinês só o pudim Micau, eh pá são gostos.

Continuando e só para terminar, eu não conheço com profundidade suficiente os projectos dos andares de phono que o forista em debate desenha e concebe, ouvi uma vez num AudioShow em parceria com um profissional do ramo, e com outro semi-profissional, mas não posso ajuízar o seu desempenho não ouvi o tempo suficiente e necessário, enfim...mea culpa.


Isto para dizer que as válvulas terão os seus seguidores assim como os integrados também, cada uma tem a sua legião de fans, uns dizem até que o som a válvulas é mais audiófilo, é mais puro, eh pá, não sei se será assim, é muito discutível, desconfio sempre do estado puro das coisas, só a água e alguma, mas a minha especialidade é dar ao gatilho, dar ao gatilho salvo seja, gosto muito de dar ao dedo nos powers dos equipamentos On/Off, e pouco mais.

Estou a viver a cerca de 1 ano uma outra realidade, uma realidade a anos luz da nossa, uma realidade em pleno open mind, não só de agora, já vem de longe como o Constantino. É uma realidade a anos luz da nossa como disse e repito em todos os sentidos, e se a fosse descrever no que diz respeito à alta fidelidade ou ao audio como quiserem, estaria mêses a fio só a dar ao dedo...temos de facto muito que aprender em todos os sentidos com outras civilizações, duvido é que algum dia chegaremos ao patamar dessas realidades, e fácilmente
se chegará à conclusão que Portugal é uma mentira pegada, tudo é uma autêntica roubalheira e que a maioria já foi vitima de tal voracidade do tal lucro rápido em todas as áreas Phonos a válvulas  - Página 2 865586


Tenho um grande braço direito que usualmente nunca me deixa ficar mal, ou melhor não será o meu braço direito, mas sim os meus ouvidos, são os meus conselheiros e amigos, são o resultado de muitos anos de audições, penso ser e modéstia á parte um dom que Deus me deu e não só católico, faria se o fosse, enfim haja música seja ela a válvulas, ou em integrados, haja saúde e dinheiro, dinheiro que também vai sendo cada vez menos para esta droga e estes luxos, porque caros amigos vai ficar bem preto lá para o Natal e para 2012, sem saber até quando chegará ao fim o aperto.

Boas Audições Orquestra


Última edição por Mozarteano em Seg Out 10 2011, 20:00, editado 4 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
Stereo
Membro AAP
Stereo


Mensagens : 3493
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 64
Localização : Lisboa

Phonos a válvulas  - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Phonos a válvulas    Phonos a válvulas  - Página 2 EmptySeg Out 10 2011, 16:15

Eu já tenho falado muito de cabos e por isso, apenas digo que os cabos fazem sempre diferênça.

Agora as válvulas... Como dito existe aqui muito a considerar e realmente, aquilo que tenho aprendido é que a melhor opção acaba por uma boa conjugação entre as válvulas e os transistores (ou jfets). Precisamente, os que estou a construir (os Cornet 2) estão nessa doutrina. Mas ainda há por aí coisas que gostaria de explorar nesta matéria e, quem sabe no futuro, fazer um que seja «aquele».
Ir para o topo Ir para baixo
Vodoo
Membro AAP



Mensagens : 7002
Data de inscrição : 05/07/2010
Localização : Usuário BANIDO

Phonos a válvulas  - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Phonos a válvulas    Phonos a válvulas  - Página 2 EmptySeg Out 10 2011, 17:19

nbunuel escreveu:
Vodoo escreveu:
nbunuel escreveu:
Vodoo escreveu:
Phonos a válvulas  - Página 2 933723

Certamente que sim, ora essa !!!
Mas que existêm cabos e cabos lá isso existêm, ou não ??
E por falar em cabos, um destes dias irei contruir uns cabos para colunas de condutor liquido e uma pontas estanques só para chater a malta que afirma que não existêm diferenças !!!

Phonos a válvulas  - Página 2 265963
Se existem diferenças é pela parte negativa(...)!Um cabo normal (com baixa capacidade) - excepto nas células de gira discos que recomendam a capacidade mais adequada a cada cabeça -, com a espessura indicada para o efeito e o mais curto possivel, não acrescenta nem tira nada ao sinal original(é a função dele)!
Agora bem sei que existe malta, que utilizam os cabos ditos audiotas para equalizar o som!
Quando os aparelhos não são lineares e neutros á partida é o que dá!

Caro Nuno isso é lirismo, os amplificadores até podem sêr liniares e neutros mas garanto-lhe que os cabos não têm todos a mesma (baixa) capacitancia nem a mesma condutividade e mesmo não retirando nem acrescentando nada são sempre timbricamente diferentes.
Senão veja:

https://www.audioanalogicodeportugal.net/t1412-cabos-cabos-e-mais-cabos

Agora que alguns audiotas que se julgam chico espertos e sempre cheios de certezas não tenham descernimento para perceber certas e determinadas coisas, já sobre isso não vou opinar mas que pelo menos um conheço que apregoa e condena este mundo e o outro com raios e corriscos e depois na prática têm em sua casa um som mesmo bera como o caraças, aquilo até toca relativamente alto mas toca mal como o raio que o parta e é de tal forma mau que eu da minha parte dispênso totalmente tal tortura, mas no entanto á gostos para tudo e esses não se discutêm !!!

Caro Voodoo so posso depreender da sua história e face aos seus conhecimentos que esse senhor não deve utilizar cabos ditos audiófilos, quiça até use nos seus interconects simples cabo coaxial da Televés. Realmente assim não dá.
De qualquer forma desafio-o em teste cego, com cabos simples e com as mesma características tentar descobrir eventuais diferenças...Não vale a utilização de voodoo!

Aceito mas apenas no dia em que por ai os tunners apanharem algum sinal de rádio, porque assim fico sêm saber o quanto o receptor da Sansui é excelente sim porque esse parce mesmo funcionar com Voodoo na medida que mesmo sêm apanhar quase nada e muito ruído encanta o seu dono !!!

Phonos a válvulas  - Página 2 265963
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 58
Localização : Quinta do Anjo

Phonos a válvulas  - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Phonos a válvulas    Phonos a válvulas  - Página 2 EmptySeg Out 10 2011, 17:24

Cada vez estão mais longe do tema "válvulas". Na volta será melhor abrir mais dois tópicos. O dos malditos cabos (coitados não fazem mal a ninguém.....nem bem) e um outro subordinado ao tema, "Os rádios da Sansui apanham.......radio?" lol!

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Phonos a válvulas  - Página 2 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
RCruz
Membro AAP
RCruz


Mensagens : 132
Data de inscrição : 19/07/2010
Localização : Cascais

Phonos a válvulas  - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Phonos a válvulas    Phonos a válvulas  - Página 2 EmptySeg Out 10 2011, 18:30

Stereo escreveu:
Eu já tenho falado muito de cabos e por isso, apenas digo que os cabos fazem sempre diferênça.

Agora as válvulas... Como dito existe aqui muito a considerar e realmente, aquilo que tenho aprendido é que a melhor opção acaba por uma boa conjugação entre as válvulas e os transistores (ou jfets). Precisamente, os que estou a construir (os Cornet 2) estão nessa doutrina. Mas ainda há por aí coisas que gostaria de explorar nesta matéria e, quem sabe no futuro, fazer um que seja «aquele».

O Cornet é uma derivação do desenho típico "Pacific" com dois andares de amplificação , um filtro passivo entre eles, sem realimentação negativa global e terminado por um buffer com CCS de BJT no cátodo.

Tem tudo para poder tocar de modo exemplar, podendo ser melhorado com componentes bem escolhidos e com uma alimentação cuidada.

Boa escolha para começar sem dúvida.... mas trata-se de um pre de phono para cabeças MM ou MC de alta output como as denon DL160.

Se quiser utilizar uma DL103 ou mesmo uma Ortofon de 0.5mV, necessita de um SUT ou de um preamplificador de cabeça (PRE-PRE).

Estou curioso com o resultado.... Mantenha-nos informado.

Ir para o topo Ir para baixo
nbunuel
Membro AAP
nbunuel


Mensagens : 2485
Data de inscrição : 07/07/2010

Phonos a válvulas  - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Phonos a válvulas    Phonos a válvulas  - Página 2 EmptySeg Out 10 2011, 21:48

Vodoo escreveu:
nbunuel escreveu:
Vodoo escreveu:
nbunuel escreveu:
Vodoo escreveu:
Phonos a válvulas  - Página 2 933723

Certamente que sim, ora essa !!!
Mas que existêm cabos e cabos lá isso existêm, ou não ??
E por falar em cabos, um destes dias irei contruir uns cabos para colunas de condutor liquido e uma pontas estanques só para chater a malta que afirma que não existêm diferenças !!!

Phonos a válvulas  - Página 2 265963
Se existem diferenças é pela parte negativa(...)!Um cabo normal (com baixa capacidade) - excepto nas células de gira discos que recomendam a capacidade mais adequada a cada cabeça -, com a espessura indicada para o efeito e o mais curto possivel, não acrescenta nem tira nada ao sinal original(é a função dele)!
Agora bem sei que existe malta, que utilizam os cabos ditos audiotas para equalizar o som!
Quando os aparelhos não são lineares e neutros á partida é o que dá!

Caro Nuno isso é lirismo, os amplificadores até podem sêr liniares e neutros mas garanto-lhe que os cabos não têm todos a mesma (baixa) capacitancia nem a mesma condutividade e mesmo não retirando nem acrescentando nada são sempre timbricamente diferentes.
Senão veja:

https://www.audioanalogicodeportugal.net/t1412-cabos-cabos-e-mais-cabos

Agora que alguns audiotas que se julgam chico espertos e sempre cheios de certezas não tenham descernimento para perceber certas e determinadas coisas, já sobre isso não vou opinar mas que pelo menos um conheço que apregoa e condena este mundo e o outro com raios e corriscos e depois na prática têm em sua casa um som mesmo bera como o caraças, aquilo até toca relativamente alto mas toca mal como o raio que o parta e é de tal forma mau que eu da minha parte dispênso totalmente tal tortura, mas no entanto á gostos para tudo e esses não se discutêm !!!

Caro Voodoo so posso depreender da sua história e face aos seus conhecimentos que esse senhor não deve utilizar cabos ditos audiófilos, quiça até use nos seus interconects simples cabo coaxial da Televés. Realmente assim não dá.
De qualquer forma desafio-o em teste cego, com cabos simples e com as mesma características tentar descobrir eventuais diferenças...Não vale a utilização de voodoo!

Aceito mas apenas no dia em que por ai os tunners apanharem algum sinal de rádio, porque assim fico sêm saber o quanto o receptor da Sansui é excelente sim porque esse parce mesmo funcionar com Voodoo na medida que mesmo sêm apanhar quase nada e muito ruído encanta o seu dono !!!

Phonos a válvulas  - Página 2 265963
Ah... descobri... socorro, fui vítima dum vodoo. Descobri uns alfinetes espetados no cabo audiófilo que estava desprezado na caixa das ferramentas...Bem me parecia que era muito estranho aqueles objectos fixados no cabo que a vista desarmada parecia uma resistência electronica, daquelas muito utilizadas para a equalização dos ditos cabos, quando descobri que são agulhas.. agulhas audiófilas....Sad
Agora entendo porque é que tenho um som de merda...os rádios é só ruído; as valvulas dão o berro; o gira discos toca os lps ao contrário e sempre a 16 rpm... O que vale e que contratei o Dr. Karamba!mandou-me rezar dois AMPOPs, um clock audiofilo e dois fuzíveis colocados ao contrário e neste momento tenho o nirvana musical! aléluia
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 58
Localização : Quinta do Anjo

Phonos a válvulas  - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Phonos a válvulas    Phonos a válvulas  - Página 2 EmptySeg Out 10 2011, 21:51

Bom, estão-se a candidatar novamente ás espiras de saída...... Phonos a válvulas  - Página 2 933723

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Phonos a válvulas  - Página 2 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
Vodoo
Membro AAP



Mensagens : 7002
Data de inscrição : 05/07/2010
Localização : Usuário BANIDO

Phonos a válvulas  - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Phonos a válvulas    Phonos a válvulas  - Página 2 EmptySeg Out 10 2011, 21:52

nbunuel escreveu:
Vodoo escreveu:
nbunuel escreveu:
Vodoo escreveu:
nbunuel escreveu:
Vodoo escreveu:
Phonos a válvulas  - Página 2 933723

Certamente que sim, ora essa !!!
Mas que existêm cabos e cabos lá isso existêm, ou não ??
E por falar em cabos, um destes dias irei contruir uns cabos para colunas de condutor liquido e uma pontas estanques só para chater a malta que afirma que não existêm diferenças !!!

Phonos a válvulas  - Página 2 265963
Se existem diferenças é pela parte negativa(...)!Um cabo normal (com baixa capacidade) - excepto nas células de gira discos que recomendam a capacidade mais adequada a cada cabeça -, com a espessura indicada para o efeito e o mais curto possivel, não acrescenta nem tira nada ao sinal original(é a função dele)!
Agora bem sei que existe malta, que utilizam os cabos ditos audiotas para equalizar o som!
Quando os aparelhos não são lineares e neutros á partida é o que dá!

Caro Nuno isso é lirismo, os amplificadores até podem sêr liniares e neutros mas garanto-lhe que os cabos não têm todos a mesma (baixa) capacitancia nem a mesma condutividade e mesmo não retirando nem acrescentando nada são sempre timbricamente diferentes.
Senão veja:

https://www.audioanalogicodeportugal.net/t1412-cabos-cabos-e-mais-cabos

Agora que alguns audiotas que se julgam chico espertos e sempre cheios de certezas não tenham descernimento para perceber certas e determinadas coisas, já sobre isso não vou opinar mas que pelo menos um conheço que apregoa e condena este mundo e o outro com raios e corriscos e depois na prática têm em sua casa um som mesmo bera como o caraças, aquilo até toca relativamente alto mas toca mal como o raio que o parta e é de tal forma mau que eu da minha parte dispênso totalmente tal tortura, mas no entanto á gostos para tudo e esses não se discutêm !!!

Caro Voodoo so posso depreender da sua história e face aos seus conhecimentos que esse senhor não deve utilizar cabos ditos audiófilos, quiça até use nos seus interconects simples cabo coaxial da Televés. Realmente assim não dá.
De qualquer forma desafio-o em teste cego, com cabos simples e com as mesma características tentar descobrir eventuais diferenças...Não vale a utilização de voodoo!

Aceito mas apenas no dia em que por ai os tunners apanharem algum sinal de rádio, porque assim fico sêm saber o quanto o receptor da Sansui é excelente sim porque esse parce mesmo funcionar com Voodoo na medida que mesmo sêm apanhar quase nada e muito ruído encanta o seu dono !!!

Phonos a válvulas  - Página 2 265963
Ah... descobri... socorro, fui vítima dum vodoo. Descobri uns alfinetes espetados no cabo audiófilo que estava desprezado na caixa das ferramentas...Bem me parecia que era muito estranho aqueles objectos fixados no cabo que a vista desarmada parecia uma resistência electronica, daquelas muito utilizadas para a equalização dos ditos cabos, quando descobri que são agulhas.. agulhas audiófilas....Sad
Agora entendo porque é que tenho um som de merda...os rádios é só ruído; as valvulas dão o berro; o gira discos toca os lps ao contrário e sempre a 16 rpm... O que vale e que contratei o Dr. Karamba!mandou-me rezar dois AMPOPs, um clock audiofilo e dois fuzíveis colocados ao contrário e neste momento tenho o nirvana musical! aléluia

Phonos a válvulas  - Página 2 265963 Phonos a válvulas  - Página 2 265963 Phonos a válvulas  - Página 2 265963
Ir para o topo Ir para baixo
nbunuel
Membro AAP
nbunuel


Mensagens : 2485
Data de inscrição : 07/07/2010

Phonos a válvulas  - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Phonos a válvulas    Phonos a válvulas  - Página 2 EmptySeg Out 10 2011, 21:54

António José da Silva escreveu:
Bom, estão-se a candidatar novamente ás espiras de saída...... Phonos a válvulas  - Página 2 933723
O meu recolhe o braço no final!não deve ser necessário! Phonos a válvulas  - Página 2 707387
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 58
Localização : Quinta do Anjo

Phonos a válvulas  - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Phonos a válvulas    Phonos a válvulas  - Página 2 EmptySeg Out 10 2011, 21:56

nbunuel escreveu:
António José da Silva escreveu:
Bom, estão-se a candidatar novamente ás espiras de saída...... Phonos a válvulas  - Página 2 933723
O meu recolhe o braço no final!não deve ser necessário! Phonos a válvulas  - Página 2 707387

Recolha mas depois de passar nas espiras.....

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Phonos a válvulas  - Página 2 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
Vodoo
Membro AAP



Mensagens : 7002
Data de inscrição : 05/07/2010
Localização : Usuário BANIDO

Phonos a válvulas  - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Phonos a válvulas    Phonos a válvulas  - Página 2 EmptySeg Out 10 2011, 21:59

Não há dúvida, estamos perante um "Audio Moron" !!!

Phonos a válvulas  - Página 2 265963
Ir para o topo Ir para baixo
nbunuel
Membro AAP
nbunuel


Mensagens : 2485
Data de inscrição : 07/07/2010

Phonos a válvulas  - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Phonos a válvulas    Phonos a válvulas  - Página 2 EmptySeg Out 10 2011, 22:04

Vodoo escreveu:
Não há dúvida, estamos perante um "Audio Moron" !!!

Phonos a válvulas  - Página 2 265963
Sem dúvida! Phonos a válvulas  - Página 2 265963
Até descobri uma loja em buenos aires para o efeito.. ora vê!http://www.clickmoron.com.ar/electromoron.phphttp://www.clickmoron.com.ar/electromoron.php
Ir para o topo Ir para baixo
Stereo
Membro AAP
Stereo


Mensagens : 3493
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 64
Localização : Lisboa

Phonos a válvulas  - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Phonos a válvulas    Phonos a válvulas  - Página 2 EmptySeg Out 10 2011, 23:35

RCruz escreveu:
Stereo escreveu:
Eu já tenho falado muito de cabos e por isso, apenas digo que os cabos fazem sempre diferênça.

Agora as válvulas... Como dito existe aqui muito a considerar e realmente, aquilo que tenho aprendido é que a melhor opção acaba por uma boa conjugação entre as válvulas e os transistores (ou jfets). Precisamente, os que estou a construir (os Cornet 2) estão nessa doutrina. Mas ainda há por aí coisas que gostaria de explorar nesta matéria e, quem sabe no futuro, fazer um que seja «aquele».

O Cornet é uma derivação do desenho típico "Pacific" com dois andares de amplificação , um filtro passivo entre eles, sem realimentação negativa global e terminado por um buffer com CCS de BJT no cátodo.

Tem tudo para poder tocar de modo exemplar, podendo ser melhorado com componentes bem escolhidos e com uma alimentação cuidada.

Boa escolha para começar sem dúvida.... mas trata-se de um pre de phono para cabeças MM ou MC de alta output como as denon DL160.

Se quiser utilizar uma DL103 ou mesmo uma Ortofon de 0.5mV, necessita de um SUT ou de um preamplificador de cabeça (PRE-PRE).

Estou curioso com o resultado.... Mantenha-nos informado.


Sim, tenho um tópico no sector Diy. Vou dando notícias.
Realmente a minha intenção é utilizar o SUT.
Ir para o topo Ir para baixo
jpamplifiers
Membro AAP
jpamplifiers


Mensagens : 608
Data de inscrição : 16/09/2011
Localização : Sintra

Phonos a válvulas  - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Phonos a válvulas    Phonos a válvulas  - Página 2 EmptyTer Out 11 2011, 11:02

[quote="RCruz"][quote="jpamplifiers"]
RCruz escreveu:
lore escreveu:






(se houver alguma coisa para aprender)



Não tenho dúvidas de este sistema de alimentação que usa é de facto o mais perfeito de todos,mas quando falamos num pré de fono não consigo perceber a vantagem, (é só a minha opinião e estou a questionar com a intenção de aprender),

Gosto muito da sua atitude que considero a mais correcta. Nunca ponho em causa nenhuma opinião e aprendo sempre que haja uma discussão sã Smile

A alimentação dos meus pre de phono produz constantemente 250mA por canal. É tambem esse o valor que solicita ao transformador e banco de rectificação / filtragem. Não se trata de potencia mas sim de "headroom" "largura de ombros".

Utilizando um transformador de melhor qualidade e maior potencia (um R-Core em vez de um toroidal e 120VA em vez de 30VA por canal), a diferença é incrivel em termos de espacialidade, resposta aos transientes e silencio de operação.

Com um TX de maiores dimensoes e com um desenho melhorado, temos muito menor saturação.... A alimentação nunca se "atrasa". è parecido com a diferença entre o efeito de usar uma voltagem de 24V para amplificar 1mV ou 36V para o mesmo efeito.... As transientes são melhor reproduzidas pois há mais "espaço de manobra" na zona de amplificação linear do semicondutor.

No caso das valvulas, o efeito ainda é mais espectacular pois estamos a alimentar um triodo de entrada com mais de 300V apenas para amplificar o mesmo sinal de 1mV. É por isso que as válvulas apresentam geralmente uma dinamica muito maior que os transistores.

No caso de um preamplificador de linha, e num amplificador de potencia as válvulas são o ideal, mas no caso de um amplificador desenhado para amplificar sinais de 0.2mV x 1000, não são boas devido ao ruido de fundo.

Um Riaa a valvulas só é realista com 30dB ~38dB de ganho ... mais do que isso, é irrealista.
Para se poder benificiar da qualidade das melhores MC, necessitamos de pelo menos 48dB ou mais.... Aí aparecem os SUT que são todos caros. Os mais baratos, custam ao par o mesmo que um famoso riaa a valvulas alemão de 200€... Os mais caros ultrapassam largamente os 1000€ .... tudo o resto são soluções de compromisso.

Alem disso os SUT adicionam ruido, têm largura de banda reduzida e comprometem a correcta carga da agulha.

Mais uma vez é uma questão de moda.... Em tempos idos que já lá vão, não havia outra alternativa do que utilizar um bom SUT para amplificar as Ortofom MC.... Mas agora existem os transistores.

Alem de ser possivel construir um pre de phono com 60dB (x1000) de amplificação, sem qualquer ruído de fundo aparente, a entrada do jfet tem uma impedancia na ordem dos Megaohms pelo que não existe qualquer corrente de Gate (Grelha), obviando a necessidade de um condensador de entrada.

A carga da agulha pode ser determinada precisamente por resistencias em paralelo. (Coisa muito dificil de fazer quando se usa um SUT)

Por tudo isto é que fui na conversa dos mais experientes EB, JC, NP, etc e passei a usar estas valvulas miniaturizadas que sao os jfet.

Quanto ao resultado final, você já ouviu e sabe Smile



obrigado pelas suas explicações
compreendi e acrescentei aos meus parcos conhecimentos.
cumprimentos



Ir para o topo Ir para baixo
jpamplifiers
Membro AAP
jpamplifiers


Mensagens : 608
Data de inscrição : 16/09/2011
Localização : Sintra

Phonos a válvulas  - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Phonos a válvulas    Phonos a válvulas  - Página 2 EmptyTer Out 11 2011, 12:10

Mozarteano escreveu:
jpamplifiers escreveu:


Sr Mozarteano,

com o devido respeito, permita-me as seguintes observações:



Uma das razões pela qual me inscrevi neste forum, foi exactamente porque os temas são muito variados, e cada um é livre de escrever sobre o que quiser, desde que não fuja ao tema relaçionado com audio, e mesmo assim também se fala aqui doutros assuntos sem ser audio e bem interessantes, mas cada um deve escrever sobre aquilo em que se sente mais à vontade, partilhar conhecimentos é saudável, há sempre algo que fica mesmo que os nossos conhecimentos não sejam suficientes para total compreensão, por tudo isto não concordo que os assuntos técnicos não possam ser discutidos aqui. Os que gostam mais de ouvir música entretêm-se a dizer qual o disco que estão a ouvir, (e eu aproveito esse conhecimento para enriquecer a minha fraca cultura músical, aliáz, já aprendi mesmo muita coisa por aqui. Os criadores deste forum estão de parabéns. Aproveito a oportunidade dizer com orgulho que também já fiz grandes amigos neste forum e que irão perdurar para lá do mesmo.

Em estilo de brincadeira, acho que a música é o seu único amor. (desde que seja verdadeiro é quanto basta)

Caro forista jpamplifiers,

Concordo na integra consigo. A resposta ao seu último parágrafo está noutro post, de qualquer forma e dando de certa forma algum seguimento à coisa, sem dúvida que os espaços online, sejam eles fóruns , blogs, redes sociais, etc, são espaços onde cabe o mundo inteiro, onde todos opinam sobre o que lhes vai na mente, com mais ou menos sustentação, somos livres como diz, vivemos num estado democrático e onde até se diz de pleno direito, não sei se será assim, mas isso seria tema para outro debate.

A música e o audio são bons casamentos, andam quase sempre de mãos dadas, os padres é que muitas vezes estragam a coisa. Esses padres somos nós, que compramos equipamentos, ouvimos este e aquele, e nunca sabemos o que queremos ( pelo menos uma grande maioria nunca está contente nem realizada com o que tem ), de grosso modo o tema é sobre válvulas, uns gostam delas outros nem por isso, outros fogem delas como o diabo da cruz, por exemplo quando se fala em válvula mitral, livra Phonos a válvulas  - Página 2 265963

Eu sou amante de um bom integrado na íntegra, passo a expressão, gosto de integrados em tudo, em amplificação e em andares de phono. É sabido por muitos que não sou amante de válvulas, mas como é óbvio é uma opinião muito pessoal.

O som resultante de válvulas tem uma sonoridade muito própria, sem dúvida, uns dizem até que o som é quente, não é só quente do calor que estas emanam, mas quente no resultado final no que se ouve. Uma amplificação a válvulas tem muito que se lhe diga e eu não sendo expert em matéria de electrónica, já tendo assistido por cá à montagem e concepção deste tipo de amplificação, é um DIY com créditos bem dados no panorama nacional, já assisti ás suas cirurgias e as suas entranhas deste tipo de construção, MosFets aqui e acolá, em classe A, afinação de válvulas Made in Russia etc, e a chave da questão reside na perfeita sintonia nas válvulas que se utilizam com o restante circuito de amplificação, tudo tem de estar em perfeita harmonia, senão é válvula para o galheiro.

Ouvi válvulas durante alguns anos, estas de Inverno teêm um papel crucial num sala de audição, aquecem bem o ambiente Phonos a válvulas  - Página 2 265963 ( perdoem-me o humor ), e então quando o frio é forte e feio, são boas amigas, jão não psso dizer o mesmo em relação ao consumo no final do mês, agora com a electricidade que sendo um bem e um direito de qualquer ser humano, vai sofre um incremento de verdadeira roubalheira nacional.

É vulgar assistir a consumidores deste tipo de amplificação que adquiram amplificação da treta e depois prodecem á substituição das válvulas, lá está, um verdadeiro tiro no pé, porque a cada válvula corresponde um estádio de amplificação mais coisa menos coisa, além das válvulas de que equipam estes equipamentos serem de origem duvidosa e na sua grande maioria serem de manufactura chinesa.

Não me venham dizer que o chinês também faz boas coisas, até acredito nisso, pode ser verdade, não duvidos, a China tem a sua cultura como qualquer civilização, a produção de alguns chás, de alguma porcelana e de alguma música são imbatíveis, sem dúvida, mas na arte do copianço, contrafação e na reprodução do que quer que seja são exímios e ponto final, mas caros amigos. Do Chinês só o pudim Micau, eh pá são gostos.

Continuando e só para terminar, eu não conheço com profundidade suficiente os projectos dos andares de phono que o forista em debate desenha e concebe, ouvi uma vez num AudioShow em parceria com um profissional do ramo, e com outro semi-profissional, mas não posso ajuízar o seu desempenho não ouvi o tempo suficiente e necessário, enfim...mea culpa.


Isto para dizer que as válvulas terão os seus seguidores assim como os integrados também, cada uma tem a sua legião de fans, uns dizem até que o som a válvulas é mais audiófilo, é mais puro, eh pá, não sei se será assim, é muito discutível, desconfio sempre do estado puro das coisas, só a água e alguma, mas a minha especialidade é dar ao gatilho, dar ao gatilho salvo seja, gosto muito de dar ao dedo nos powers dos equipamentos On/Off, e pouco mais.

Estou a viver a cerca de 1 ano uma outra realidade, uma realidade a anos luz da nossa, uma realidade em pleno open mind, não só de agora, já vem de longe como o Constantino. É uma realidade a anos luz da nossa como disse e repito em todos os sentidos, e se a fosse descrever no que diz respeito à alta fidelidade ou ao audio como quiserem, estaria mêses a fio só a dar ao dedo...temos de facto muito que aprender em todos os sentidos com outras civilizações, duvido é que algum dia chegaremos ao patamar dessas realidades, e fácilmente
se chegará à conclusão que Portugal é uma mentira pegada, tudo é uma autêntica roubalheira e que a maioria já foi vitima de tal voracidade do tal lucro rápido em todas as áreas Phonos a válvulas  - Página 2 865586


Tenho um grande braço direito que usualmente nunca me deixa ficar mal, ou melhor não será o meu braço direito, mas sim os meus ouvidos, são os meus conselheiros e amigos, são o resultado de muitos anos de audições, penso ser e modéstia á parte um dom que Deus me deu e não só católico, faria se o fosse, enfim haja música seja ela a válvulas, ou em integrados, haja saúde e dinheiro, dinheiro que também vai sendo cada vez menos para esta droga e estes luxos, porque caros amigos vai ficar bem preto lá para o Natal e para 2012, sem saber até quando chegará ao fim o aperto.

Boas Audições Orquestra

Caro forista Mozarteano

Ainda bem que afinal pensa da mesma maneira que todos nós, confesso que fiquei um pouco preocupado e desiludido com a sua primeira intervenção.
Deixe-me dizer-lhe que admiro a sua capacidade de escrita, (como eu gostava de saber escrever assim para puder dar asas à minha imaginação, mas Deus não me concedeu essa graça, (e olhe que eu sou católico)
Parece-me também que os seus ouvidos (abençoados por Deus) quando estão a ouvir aparelhos a válvulas se concentram mais na temperatura ambiente do que na música própriamente dita, posso dar-lhe vários exemplos de amplificadores a integrados (penso que se refere a circuitos integrados e transistores) em que a energia não consumida e transformada em calor é bem superior a muitos amplificadores a válvulas relativamente à potência utilizada. Sobre a electrónica própriamente dita, que o senhor tem o cuidado de ir dizendo que não percebe nada, parece-me a mim que sabe mais do que diz, a julgar pela convicção com que faz determinadas afirmações.
Obrigado por ter respondido à minha anterior intervenção
Muitos cumprimentos e desculpe qualquer coisita.
Aja música
Ir para o topo Ir para baixo
Mozarteano
Membro AAP
Mozarteano


Mensagens : 770
Data de inscrição : 26/08/2010
Idade : 61
Localização : Usuário BANIDO

Phonos a válvulas  - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Phonos a válvulas    Phonos a válvulas  - Página 2 EmptyDom Out 16 2011, 01:22

jpamplifiers escreveu:
Mozarteano escreveu:
jpamplifiers escreveu:


Sr Mozarteano,

com o devido respeito, permita-me as seguintes observações:



Uma das razões pela qual me inscrevi neste forum, foi exactamente porque os temas são muito variados, e cada um é livre de escrever sobre o que quiser, desde que não fuja ao tema relaçionado com audio, e mesmo assim também se fala aqui doutros assuntos sem ser audio e bem interessantes, mas cada um deve escrever sobre aquilo em que se sente mais à vontade, partilhar conhecimentos é saudável, há sempre algo que fica mesmo que os nossos conhecimentos não sejam suficientes para total compreensão, por tudo isto não concordo que os assuntos técnicos não possam ser discutidos aqui. Os que gostam mais de ouvir música entretêm-se a dizer qual o disco que estão a ouvir, (e eu aproveito esse conhecimento para enriquecer a minha fraca cultura músical, aliáz, já aprendi mesmo muita coisa por aqui. Os criadores deste forum estão de parabéns. Aproveito a oportunidade dizer com orgulho que também já fiz grandes amigos neste forum e que irão perdurar para lá do mesmo.

Em estilo de brincadeira, acho que a música é o seu único amor. (desde que seja verdadeiro é quanto basta)

Caro forista jpamplifiers,

Concordo na integra consigo. A resposta ao seu último parágrafo está noutro post, de qualquer forma e dando de certa forma algum seguimento à coisa, sem dúvida que os espaços online, sejam eles fóruns , blogs, redes sociais, etc, são espaços onde cabe o mundo inteiro, onde todos opinam sobre o que lhes vai na mente, com mais ou menos sustentação, somos livres como diz, vivemos num estado democrático e onde até se diz de pleno direito, não sei se será assim, mas isso seria tema para outro debate.

A música e o audio são bons casamentos, andam quase sempre de mãos dadas, os padres é que muitas vezes estragam a coisa. Esses padres somos nós, que compramos equipamentos, ouvimos este e aquele, e nunca sabemos o que queremos ( pelo menos uma grande maioria nunca está contente nem realizada com o que tem ), de grosso modo o tema é sobre válvulas, uns gostam delas outros nem por isso, outros fogem delas como o diabo da cruz, por exemplo quando se fala em válvula mitral, livra Phonos a válvulas  - Página 2 265963

Eu sou amante de um bom integrado na íntegra, passo a expressão, gosto de integrados em tudo, em amplificação e em andares de phono. É sabido por muitos que não sou amante de válvulas, mas como é óbvio é uma opinião muito pessoal.

O som resultante de válvulas tem uma sonoridade muito própria, sem dúvida, uns dizem até que o som é quente, não é só quente do calor que estas emanam, mas quente no resultado final no que se ouve. Uma amplificação a válvulas tem muito que se lhe diga e eu não sendo expert em matéria de electrónica, já tendo assistido por cá à montagem e concepção deste tipo de amplificação, é um DIY com créditos bem dados no panorama nacional, já assisti ás suas cirurgias e as suas entranhas deste tipo de construção, MosFets aqui e acolá, em classe A, afinação de válvulas Made in Russia etc, e a chave da questão reside na perfeita sintonia nas válvulas que se utilizam com o restante circuito de amplificação, tudo tem de estar em perfeita harmonia, senão é válvula para o galheiro.

Ouvi válvulas durante alguns anos, estas de Inverno teêm um papel crucial num sala de audição, aquecem bem o ambiente Phonos a válvulas  - Página 2 265963 ( perdoem-me o humor ), e então quando o frio é forte e feio, são boas amigas, jão não psso dizer o mesmo em relação ao consumo no final do mês, agora com a electricidade que sendo um bem e um direito de qualquer ser humano, vai sofre um incremento de verdadeira roubalheira nacional.

É vulgar assistir a consumidores deste tipo de amplificação que adquiram amplificação da treta e depois prodecem á substituição das válvulas, lá está, um verdadeiro tiro no pé, porque a cada válvula corresponde um estádio de amplificação mais coisa menos coisa, além das válvulas de que equipam estes equipamentos serem de origem duvidosa e na sua grande maioria serem de manufactura chinesa.

Não me venham dizer que o chinês também faz boas coisas, até acredito nisso, pode ser verdade, não duvidos, a China tem a sua cultura como qualquer civilização, a produção de alguns chás, de alguma porcelana e de alguma música são imbatíveis, sem dúvida, mas na arte do copianço, contrafação e na reprodução do que quer que seja são exímios e ponto final, mas caros amigos. Do Chinês só o pudim Micau, eh pá são gostos.

Continuando e só para terminar, eu não conheço com profundidade suficiente os projectos dos andares de phono que o forista em debate desenha e concebe, ouvi uma vez num AudioShow em parceria com um profissional do ramo, e com outro semi-profissional, mas não posso ajuízar o seu desempenho não ouvi o tempo suficiente e necessário, enfim...mea culpa.


Isto para dizer que as válvulas terão os seus seguidores assim como os integrados também, cada uma tem a sua legião de fans, uns dizem até que o som a válvulas é mais audiófilo, é mais puro, eh pá, não sei se será assim, é muito discutível, desconfio sempre do estado puro das coisas, só a água e alguma, mas a minha especialidade é dar ao gatilho, dar ao gatilho salvo seja, gosto muito de dar ao dedo nos powers dos equipamentos On/Off, e pouco mais.

Estou a viver a cerca de 1 ano uma outra realidade, uma realidade a anos luz da nossa, uma realidade em pleno open mind, não só de agora, já vem de longe como o Constantino. É uma realidade a anos luz da nossa como disse e repito em todos os sentidos, e se a fosse descrever no que diz respeito à alta fidelidade ou ao audio como quiserem, estaria mêses a fio só a dar ao dedo...temos de facto muito que aprender em todos os sentidos com outras civilizações, duvido é que algum dia chegaremos ao patamar dessas realidades, e fácilmente
se chegará à conclusão que Portugal é uma mentira pegada, tudo é uma autêntica roubalheira e que a maioria já foi vitima de tal voracidade do tal lucro rápido em todas as áreas Phonos a válvulas  - Página 2 865586


Tenho um grande braço direito que usualmente nunca me deixa ficar mal, ou melhor não será o meu braço direito, mas sim os meus ouvidos, são os meus conselheiros e amigos, são o resultado de muitos anos de audições, penso ser e modéstia á parte um dom que Deus me deu e não só católico, faria se o fosse, enfim haja música seja ela a válvulas, ou em integrados, haja saúde e dinheiro, dinheiro que também vai sendo cada vez menos para esta droga e estes luxos, porque caros amigos vai ficar bem preto lá para o Natal e para 2012, sem saber até quando chegará ao fim o aperto.

Boas Audições Orquestra

Caro forista Mozarteano

Ainda bem que afinal pensa da mesma maneira que todos nós, confesso que fiquei um pouco preocupado e desiludido com a sua primeira intervenção.
Deixe-me dizer-lhe que admiro a sua capacidade de escrita, (como eu gostava de saber escrever assim para puder dar asas à minha imaginação, mas Deus não me concedeu essa graça, (e olhe que eu sou católico)
Parece-me também que os seus ouvidos (abençoados por Deus) quando estão a ouvir aparelhos a válvulas se concentram mais na temperatura ambiente do que na música própriamente dita, posso dar-lhe vários exemplos de amplificadores a integrados (penso que se refere a circuitos integrados e transistores) em que a energia não consumida e transformada em calor é bem superior a muitos amplificadores a válvulas relativamente à potência utilizada. Sobre a electrónica própriamente dita, que o senhor tem o cuidado de ir dizendo que não percebe nada, parece-me a mim que sabe mais do que diz, a julgar pela convicção com que faz determinadas afirmações.
Obrigado por ter respondido à minha anterior intervenção
Muitos cumprimentos e desculpe qualquer coisita.
Aja música

Ora viva jpamplifiers,

Desculpa lá só agora responder. Muito obrigado pelas tuas palavras, além de que aprecio a sinceridade, dizer o que se tem a dizer sem rodeios, é de homem, aprecio sim senhor.

A minha escrita é normal, umas vezes sai bem outras é um desastre, mas confesso e modéstia á parte quando sai bem, não fica nada atrás desses cronistas e reviewer's que são pagos para escrever e para dizer bem.
Lamento de certa forma que a falta de sinceridade e honestidade de alguns que ao lerem a minha escrita, ou melhor ao devorarem a minha escrita porque sei que o fazem, não se pronunciem sobre ela, qualquer coisa que fosse até, assim eu poderia também melhorar alguma coisinha, de qualquer forma a inveja e a ingratidão é andam sempre de mãos dadas e caracterizam bem o que é o ser humano, mas aqui para nós, já lá vai o tempo em que me preocupava com isso, também confesso, escrevia e participava muito em debates, old times.

Quanto ao calor, pois é, nem me fales nisso, calor não é comigo, altas temperaturas não obrigado, sejam elas de origem e de causas naturais, ou não. Os meus ouvidos gostam de som requintado, não demasiado quente, tudo q.b, senão é moléstia.

O meu integrado também aquece sim senhor, aquece o suficiente, mas não muito, é um bom indicador aquecer q.b.
Integrados por aí não faltam que aquecem bastante é uma verdade até de fazer inveja a qualquer microwaves, enfim...

Abraço e boas audições Phonos a válvulas  - Página 2 843159
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 59
Localização : França

Phonos a válvulas  - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Phonos a válvulas    Phonos a válvulas  - Página 2 EmptySeg Dez 19 2011, 01:02

RCruz escreveu:


As "grandes marcas" são obrigadas a conceber aparelhos que possam fazer "corridas de gráficos e medições" na Stereophile antes de aparecerem na 6Moons a abarrotar de lisonjas. No entanto não é desse modo que se podem obter resultados sem compromisso.


Olà,
essa visao das grandes marcas é muito pessoal, na realidade nao é assim que as grandes empresas de audio véem as coisas. Quando um projecto é sem compromisso, e profissional, ele obedeçe a três regras:

Originalidade do projecto e alto nivel de medida.
Fabricaçao mecanica e electronica de excelente nivel.
Sonoridade conforme ao espirito sonoro da marca (se ele existe)

Sao estes três pontos que sao pedidos aos designer's internos ou aos consultantes externos (como eu) quando uma "grande marca", decide de fazer um grande aparelho. Nenhuma marca quer fazer prazer à Stereophile !!! O que um construtor quer é que o aparelho soe bem, tenha um grande acolho dos EUA até ao Japao, e que graças a isso haja muitas vendas... O mundo do audio (interno) é muito diferente hoje de hà vinte anos !!!

Até+
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 58
Localização : Quinta do Anjo

Phonos a válvulas  - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Phonos a válvulas    Phonos a válvulas  - Página 2 EmptySeg Dez 19 2011, 10:26

TD124 escreveu:
.. O mundo do audio (interno) é muito diferente hoje de hà vinte anos !!!

Até+


Ainda bem que assim é.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Phonos a válvulas  - Página 2 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 59
Localização : França

Phonos a válvulas  - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Phonos a válvulas    Phonos a válvulas  - Página 2 EmptySeg Dez 19 2011, 14:50

António José da Silva escreveu:
TD124 escreveu:
.. O mundo do audio (interno) é muito diferente hoje de hà vinte anos !!!

Até+


Ainda bem que assim é.

Eu nao disse que era melhor, eu disse que era diferente!!!... mas isto é uma longa, e triste historia...

Até+
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 58
Localização : Quinta do Anjo

Phonos a válvulas  - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Phonos a válvulas    Phonos a válvulas  - Página 2 EmptySeg Dez 19 2011, 14:55

TD124 escreveu:
António José da Silva escreveu:
TD124 escreveu:
.. O mundo do audio (interno) é muito diferente hoje de hà vinte anos !!!

Até+


Ainda bem que assim é.

Eu nao disse que era melhor, eu disse que era diferente!!!... mas isto é uma longa, e triste historia...

Até+

Com alguma sorte, e se tiveres tempo, seria um tema que poderias desenvolver e que decerto despertaria o interesse de muitos. Apesar de se fazer uma ideia sobre vários fatores relacionados com o negócio do áudio, nada como alguém que tem conhecimentos profundos na matéria.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Phonos a válvulas  - Página 2 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
Vodoo
Membro AAP



Mensagens : 7002
Data de inscrição : 05/07/2010
Localização : Usuário BANIDO

Phonos a válvulas  - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Phonos a válvulas    Phonos a válvulas  - Página 2 EmptySeg Dez 19 2011, 14:57

Plenamente de acordo, se fosse possivel seria algo fantástico e de grande valor.
Pelo menos para mim !!!

Phonos a válvulas  - Página 2 22692
Ir para o topo Ir para baixo
RCruz
Membro AAP
RCruz


Mensagens : 132
Data de inscrição : 19/07/2010
Localização : Cascais

Phonos a válvulas  - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Phonos a válvulas    Phonos a válvulas  - Página 2 EmptySeg Dez 19 2011, 17:13

TD124 escreveu:
RCruz escreveu:


As "grandes marcas" são obrigadas a conceber aparelhos que possam fazer "corridas de gráficos e medições" na Stereophile antes de aparecerem na 6Moons a abarrotar de lisonjas. No entanto não é desse modo que se podem obter resultados sem compromisso.


Olà,
essa visao das grandes marcas é muito pessoal, na realidade nao é assim que as grandes empresas de audio véem as coisas. Quando um projecto é sem compromisso, e profissional, ele obedeçe a três regras:

Originalidade do projecto e alto nivel de medida.
Fabricaçao mecanica e electronica de excelente nivel.
Sonoridade conforme ao espirito sonoro da marca (se ele existe)

Sao estes três pontos que sao pedidos aos designer's internos ou aos consultantes externos (como eu) quando uma "grande marca", decide de fazer um grande aparelho. Nenhuma marca quer fazer prazer à Stereophile !!! O que um construtor quer é que o aparelho soe bem, tenha um grande acolho dos EUA até ao Japao, e que graças a isso haja muitas vendas... O mundo do audio (interno) é muito diferente hoje de hà vinte anos !!!

Até+

Não o quero contrariar pois vejo que está muito dentro do mercado, no entanto você próprio escreveu "e alto nível de medida" como uma das regras fundamentais para que o aparelho seja aceite. Era a isso que eu me referia quando falei nas "corridas de gráficos".

Na minha opinião, o riaa mais silencioso de todos é o acuphase que ainda por cima apresenta distorções virtualmente nulas. Claro que nem tudo o que brilha é ouro pois um aparelho SE como o Audion Premier Quattro pode soar muito maior, fluido, musical e com uma resposta aos transientes realmente surpreendente, embora não tenha o "alto nível de medida" requerido.

Estou neste momento a fazer o layout dum novo desenho que utiliza 50 transistores por canal (excluindo a alimentação) no sentido de verificar se é possível um aparelho sem distorção aparente e com um nível de ruído extremamente baixo, concorrer com o meu "statement" O.R.T.SE.

Ir para o topo Ir para baixo
Ulrich
Membro AAP
Ulrich


Mensagens : 4947
Data de inscrição : 06/10/2011
Idade : 46
Localização : Aveiro

Phonos a válvulas  - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Phonos a válvulas    Phonos a válvulas  - Página 2 EmptySeg Dez 19 2011, 21:37

Viva,
RCruz escreveu:
... 50 transistores por canal (excluindo a alimentação)...
affraid

Abraços

Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 59
Localização : França

Phonos a válvulas  - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Phonos a válvulas    Phonos a válvulas  - Página 2 EmptySeg Dez 19 2011, 21:46

RCruz escreveu:

...
Não o quero contrariar pois vejo que está muito dentro do mercado, no entanto você próprio escreveu "e alto nível de medida" como uma das regras fundamentais para que o aparelho seja aceite. Era a isso que eu me referia quando falei nas "corridas de gráficos".

Na minha opinião, o riaa mais silencioso de todos é o acuphase que ainda por cima apresenta distorções virtualmente nulas. Claro que nem tudo o que brilha é ouro pois um aparelho SE como o Audion Premier Quattro pode soar muito maior, fluido, musical e com uma resposta aos transientes realmente surpreendente, embora não tenha o "alto nível de medida" requerido.

Estou neste momento a fazer o layout dum novo desenho que utiliza 50 transistores por canal (excluindo a alimentação) no sentido de verificar se é possível um aparelho sem distorção aparente e com um nível de ruído extremamente baixo, concorrer com o meu "statement" O.R.T.SE.


Olà RCruz,

compreendo a sua posiçao, entao deixe-me lhe contar uma historia:

Em 1998 fiz um préamplificador (linha nao phono) que fez o reconhecimento que possuo hoje como audio designer, e que me permitiu de começar a alimentar os meus filhos deste trabalho. Tratava-se de um aparelho hibrido valvula/transistores em ligaçao directa sem realimentaçao negativa. Esse aparelho possuia uma banda de 10 hertz a mais de 3 mégahertz com menos de 0,01 % de distorsao natural a todas as frequências e a todas as amplitudes, acompanhado de um erro de fase de 0,1° a partir do megahertz. Estas medidas espectaculares fizerao (graças aos jornalistas) de mim o especialista desta topologia, e mesmo a Nagra ao ler o artigo me convidou a trabalhar com eles. O mais surpreendente é que quando as pessoas (jornalistas e designer's) escutavam este aparelho ficavam perturbadas. Apesar das medidas espectaculares o aparelho soava com humanidade, fluido nos ataques das notas e sem alguma agressividade ou frieza. E considerado pelo Jean Hiraga, que fez o primeiro teste, e pelos jornalistas japoneses da radio MJ, como um dos mais musicais préamplificadores da era moderna (jà nao é produzido entao nao é publicidade)...

Moral da historia, as boas medidas nao sao sinonimas de mà escuta. As medidas dao o estado de saude de um aparelho, nao o estado da alma dele. Um grande aparelho, um verdadeiro, tém grandes medidas e soa maravilhosamente. E o caso do SP10 da Audio Research que é o melhor phono da historia, um pouquinho inspirado pelo circuito de um Studer mas bom!!!...

Està a ver, uma "corrida de gràficos" pode ser uma corrida até ao céu. A historia da audio provou, que a alta fidelidade nao gosta de atalhos, e que o génio é antes de tudo muito trabalho e uma dose imensa de sensibilidade...

Boa continuaçao, sorte para os seus projectos e obrigado pela resposta.

Até+
Ir para o topo Ir para baixo
RCruz
Membro AAP
RCruz


Mensagens : 132
Data de inscrição : 19/07/2010
Localização : Cascais

Phonos a válvulas  - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Phonos a válvulas    Phonos a válvulas  - Página 2 EmptySeg Dez 19 2011, 21:56

Ulrich escreveu:
Viva,
RCruz escreveu:
... 50 transistores por canal (excluindo a alimentação)...
affraid

Abraços


O O.R.T. só tem 4 transistors por canal Cool
Ir para o topo Ir para baixo
Ulrich
Membro AAP
Ulrich


Mensagens : 4947
Data de inscrição : 06/10/2011
Idade : 46
Localização : Aveiro

Phonos a válvulas  - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Phonos a válvulas    Phonos a válvulas  - Página 2 EmptySeg Dez 19 2011, 22:05

RCruz escreveu:
Ulrich escreveu:
Viva,
RCruz escreveu:
... 50 transistores por canal (excluindo a alimentação)...
affraid

Abraços


O O.R.T. só tem 4 transistors por canal Cool

Viva R.
eu como sou um tipo muito curioso e mais chato que a NaOH (e pior ainda:muito verde nestas andanças de fazer/conceber aparelhos), pergunto se poderia dar alguma achega acerca dos 50 transistores? Phonos a válvulas  - Página 2 936335

A minha relação com os transístores, em tempos com o Marshall, era queimá-los lol! , acho que foram uns oito Phonos a válvulas  - Página 2 2613325421


Abraços
Ir para o topo Ir para baixo
Vodoo
Membro AAP



Mensagens : 7002
Data de inscrição : 05/07/2010
Localização : Usuário BANIDO

Phonos a válvulas  - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Phonos a válvulas    Phonos a válvulas  - Página 2 EmptySeg Dez 19 2011, 22:17

TD124 escreveu:


Em 1998 fiz um préamplificador (linha nao phono) que fez o reconhecimento que possuo hoje como audio designer, e que me permitiu de começar a alimentar os meus filhos deste trabalho. Tratava-se de um aparelho hibrido valvula/transistores em ligaçao directa sem realimentaçao negativa. Esse aparelho possuia uma banda de 10 hertz a mais de 3 mégahertz com menos de 0,01 % de distorsao natural a todas as frequências e a todas as amplitudes, acompanhado de um erro de fase de 0,1° a partir do megahertz. Estas medidas espectaculares fizerao (graças aos jornalistas) de mim o especialista desta topologia, e mesmo a Nagra ao ler o artigo me convidou a trabalhar com eles. O mais surpreendente é que quando as pessoas (jornalistas e designer's) escutavam este aparelho ficavam perturbadas. Apesar das medidas espectaculares o aparelho soava com humanidade, fluido nos ataques das notas e sem alguma agressividade ou frieza. E considerado pelo Jean Hiraga, que fez o primeiro teste, e pelos jornalistas japoneses da radio MJ, como um dos mais musicais préamplificadores da era moderna (jà nao é produzido entao nao é publicidade)...

Moral da historia, as boas medidas nao sao sinonimas de mà escuta. As medidas dao o estado de saude de um aparelho, nao o estado da alma dele. Um grande aparelho, um verdadeiro, tém grandes medidas e soa maravilhosamente. E o caso do SP10 da Audio Research que é o melhor phono da historia, um pouquinho inspirado pelo circuito de um Studer mas bom!!!...

Està a ver, uma "corrida de gràficos" pode ser uma corrida até ao céu. A historia da audio provou, que a alta fidelidade nao gosta de atalhos, e que o génio é antes de tudo muito trabalho e uma dose imensa de sensibilidade...
Até+

Isto é realmente um luxo, poder disfrutar destas conversas e ainda por cima poder intervir é para mim um prazer imenso.
Muito obrigado aos Ilustres intervenientes.
Mas voltando a pegar na Sua história gostaria de perguntar algo acerca da mesma, não entendo é como é que sendo o aparelho desenvolvido por Sí tão bom assim como é que hoje em dia o mesmo já não se produz e já agora gostaria de saber se desde então continuou a evoluir o mesmo design ou se deu por concluido o projecto, ou se eventualmente o mesmo já não era passivel de mais nenhuma evolução.
E pergunto isto não só por imensa curiosidade mas tambêm porque existiram no passado alguns aparelhos que eram realmente fantásticos e que depois por uma razão ou outra pura e simplesmente desapareceram de circulação.
E já agora que estou tambêm aqui pergunto-lhe se eventualmente conheçe alguns trabalhos de James Bongiorno e se porventura já escutou algum dos seus prés ?

Cumps Phonos a válvulas  - Página 2 22692
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 59
Localização : França

Phonos a válvulas  - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Phonos a válvulas    Phonos a válvulas  - Página 2 EmptySeg Dez 19 2011, 22:44

Vodoo escreveu:

...
Mas voltando a pegar na Sua história gostaria de perguntar algo acerca da mesma, não entendo é como é que sendo o aparelho desenvolvido por Sí tão bom assim como é que hoje em dia o mesmo já não se produz e já agora gostaria de saber se desde então continuou a evoluir o mesmo design ou se deu por concluido o projecto, ou se eventualmente o mesmo já não era passivel de mais nenhuma evolução.
E pergunto isto não só por imensa curiosidade mas tambêm porque existiram no passado alguns aparelhos que eram realmente fantásticos e que depois por uma razão ou outra pura e simplesmente desapareceram de circulação.
E já agora que estou tambêm aqui pergunto-lhe se eventualmente conheçe alguns trabalhos de James Bongiorno e se porventura já escutou algum dos seus prés ?

Cumps Phonos a válvulas  - Página 2 22692

Olà Vodoo,

eu vou-lhe explicar como isto funciona. Eu sou um designer independente, tenho uma empresa que vende os meus esquemas a outras marcas. O esquema, ou seja, a propriedade intelectual é minha, mas o aparelho é produzido por eles com a marca respectiva. Eu sou pago pelo estudo e depois recebo um prémio (royalties) por cada exemplar vendido. E a marca que decide de continuar ou de parar a produçao do aparelho, que seja pela dificuldade de produçao, falta de peças ou poucas vendas, mas eu nao intervenho em nada a esse nivel. Neste caso foi a raridade e o preço elevado dos transistores de alta tensao que levou o modelo a ser parado em 2006.

Sim continuo a fazer evoluir este design, e outros, pois é o meu trabalho. Um dos exemplos de utilisaçao deste design em muito mais simples é o aparelho que ofereci aos foristas da audioPT em DIY, o "PTphones", e que é utilisado com prazer (acho eu) por alguns dos membros deste forum que o fizeram, e que começa a ser copiado noutros paises o que me honra.

Nunca ouvi os prés dele em boas condiçoes (em situaçao suficientemente descriminante para se fazer uma ideia justa), pois sempre em audioshow's com escutas rascas. Mas conheço bem o Dynaco 400 concebido por ele hà muitos anos. Espero ter sido claro...

Até+
Ir para o topo Ir para baixo
Vodoo
Membro AAP



Mensagens : 7002
Data de inscrição : 05/07/2010
Localização : Usuário BANIDO

Phonos a válvulas  - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Phonos a válvulas    Phonos a válvulas  - Página 2 EmptySeg Dez 19 2011, 22:49

Phonos a válvulas  - Página 2 754215

Sim claro, muito obrigado.
Ir para o topo Ir para baixo
Stereo
Membro AAP
Stereo


Mensagens : 3493
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 64
Localização : Lisboa

Phonos a válvulas  - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Phonos a válvulas    Phonos a válvulas  - Página 2 EmptySeg Dez 19 2011, 23:15

TD124 escreveu:
António José da Silva escreveu:
TD124 escreveu:
.. O mundo do audio (interno) é muito diferente hoje de hà vinte anos !!!

Até+


Ainda bem que assim é.

Eu nao disse que era melhor, eu disse que era diferente!!!... mas isto é uma longa, e triste historia...

Até+

Eu acho que seria antes uma interessante história. Penso que o que está em causa é o sentido desfasado entre a ciência, que aqui supostamente estaria ao serviço deste nosso prazer, e o mundo que o suporta na indústria, que é o económico e se orienta por uma outra visão que é o necessário lucro e a cumpetividade... sendo que tudo acaba num estado que não dá sossego a ninguém nem espaço para que minimamente se alcance algum objectivo que realmente complete a razão de ser de tal tarefa. É como se à partida o prazer estivesse posto em causa, não é?!

Os tempos de hoje são bem diferentes... Ao contrário de há vinte anos... hoje, há tanteas variantes que quase desanima à partida. Alguém já disse há muito tempo que «o homem está ultrapassado pela técnica», na verdade o ser humano nunca esteve foi à altura das circunstâncias. Mas o desânimo é que é o pior inimigo do ser humano, se assim se compreender...

O maior problema diria, é o ser humano não manter a abertura suficiente para compreender que pode estar esrrado. E um exemplo disso, é a tecnologia digital, que podendo ser aproveitada para determinadas coisas acaba por ser aproveitada para o que não deveria. E o resultado é uma perda... que o tempo mostrará, como sempre.

Daí que, como eu já disse algures, a ciência peca por não se orientar pelo sentido de procurar uma solução, uma melhoria, mas procurar algo para alimentar a frustração, que acaba por querer o lugar de «deus», como acontece com o acelarador de partículas, que busca «a partícula de deus». Ou seja, o problema da ciência é quando, em vez de se orientar para o bem da humanidade, orienta-se para o sustentar da estupidez.

Aqui para nós, haja espaço que bons projectos! Phonos a válvulas  - Página 2 491368
Ir para o topo Ir para baixo
MJC
Membro AAP
MJC


Mensagens : 3625
Data de inscrição : 03/07/2010
Idade : 73
Localização : Lisboa

Phonos a válvulas  - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Phonos a válvulas    Phonos a válvulas  - Página 2 EmptyTer Dez 20 2011, 00:03

TD124 escreveu:


»... Um grande aparelho, um verdadeiro, tém grandes medidas e soa maravilhosamente. E o caso do SP10 da Audio Research que é o melhor phono da historia... «


Caro TD124,

Peço-lhe encarecidamente que pare de escrever estas coisas senão ainda julgam que eu tenho um acordo consigo para elogiar certas peças.

Que bom é confirmar através das suas palavras que tenho tomado a decisão certa ao conservar vivo e de boa saúde o meu querido SP-10.

Afinal, Natal também é quando um gajo lê estas coisas.

Abraço,
MJ
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 58
Localização : Quinta do Anjo

Phonos a válvulas  - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Phonos a válvulas    Phonos a válvulas  - Página 2 EmptyTer Dez 20 2011, 01:18

Um gajo não se pode afastar umas horas do AAP para beber uns copos com os amigos que quando volta tem logo uma imensa e positiva surpresa. Este tópico está a ficar fabuloso. Phonos a válvulas  - Página 2 754215

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Phonos a válvulas  - Página 2 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
Vodoo
Membro AAP



Mensagens : 7002
Data de inscrição : 05/07/2010
Localização : Usuário BANIDO

Phonos a válvulas  - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Phonos a válvulas    Phonos a válvulas  - Página 2 EmptyTer Dez 20 2011, 03:08

TD124 escreveu:

Olà Vodoo,

eu vou-lhe explicar como isto funciona. Eu sou um designer independente, tenho uma empresa que vende os meus esquemas a outras marcas. O esquema, ou seja, a propriedade intelectual é minha, mas o aparelho é produzido por eles com a marca respectiva. Eu sou pago pelo estudo e depois recebo um prémio (royalties) por cada exemplar vendido. E a marca que decide de continuar ou de parar a produçao do aparelho, que seja pela dificuldade de produçao, falta de peças ou poucas vendas, mas eu nao intervenho em nada a esse nivel. Neste caso foi a raridade e o preço elevado dos transistores de alta tensao que levou o modelo a ser parado em 2006.

Sim continuo a fazer evoluir este design, e outros, pois é o meu trabalho. Um dos exemplos de utilisaçao deste design em muito mais simples é o aparelho que ofereci aos foristas da audioPT em DIY, o "PTphones", e que é utilisado com prazer (acho eu) por alguns dos membros deste forum que o fizeram, e que começa a ser copiado noutros paises o que me honra.

Nunca ouvi os prés dele em boas condiçoes (em situaçao suficientemente descriminante para se fazer uma ideia justa), pois sempre em audioshow's com escutas rascas. Mas conheço bem o Dynaco 400 concebido por ele hà muitos anos. Espero ter sido claro...

Até+

Peço desculpa, mas houve apenas uma coisita que me passou e gostaria de saber qual a Sua opinião que era se não acha este sistema ou método de trabalho actual dos fabricantes pedirem a "Freelancer´s" embora tenha toda a lógica a nível empresarial e económico acaba de certa forma com o caractêr próprio de cada marca e dos seus aparelhos e é ao mesmo tempo é um sistema algo Injusto para Sí próprio na medida em que o criador fica sempre um pouco no anonimato.
Realmente por essa é que eu não esperava, então alguns aparelhos são de mães diferentes mas sempre do mesmo Pai !!!
Bom assim sendo o melhor seria por exemplo que os fabricantes colocassem nos chassis dos seus aparelhos pelo menos um logotipo do género daqueles do pilhafarinhas nos carros, que era para nós sabermos que tal aparelho tinha sido concebido pelo Nosso TD124

Phonos a válvulas  - Página 2 317942

Cumps

Ir para o topo Ir para baixo
Stereo
Membro AAP
Stereo


Mensagens : 3493
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 64
Localização : Lisboa

Phonos a válvulas  - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Phonos a válvulas    Phonos a válvulas  - Página 2 EmptyTer Dez 20 2011, 15:51

Penso que o que o amigo Vodoo gostaria de ver, tal como eu, era a informação referente ao aparelho, mas esta não passa por uma espécie de logo... uma vez que há muito mais que uma assinatura em questão. Um projecto pode sofrer grandes alterações apenas pela escolha dos componentes e isto passa também por uma questão de interesse de investimento a que a empresa toma como opção independente do projecto em si. Por isso, a informação deveria ser prestada (dentro dos devidos limites, claro) onde pertence estar, que é no memorando, tal como pode acontecer disponibilizar mesmo o esquema em si.
Portanto, compreendendo o que deve ser guardado, como direitos de autor... a informação até é de facultar. Até porque esta pode ser uma forma de afirmar a sua posição relativamente ao produto. Imaginem uma obra de arte sem assinatura... O problema é que a tendência era o encarecimento do produto e mais uma vez a China ganhar terreno. Smile)__((:
Ir para o topo Ir para baixo
Vodoo
Membro AAP



Mensagens : 7002
Data de inscrição : 05/07/2010
Localização : Usuário BANIDO

Phonos a válvulas  - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Phonos a válvulas    Phonos a válvulas  - Página 2 EmptyQua Dez 21 2011, 17:15

Orquestra
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Phonos a válvulas  - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Phonos a válvulas    Phonos a válvulas  - Página 2 Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Phonos a válvulas
Ir para o topo 
Página 2 de 3Ir à página : Anterior  1, 2, 3  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Ampli Integrado Digital a Válvulas ou a Válvulas Digital ( ? ? ? )
» Válvulas II
» Válvulas 6N30P-DR (SOVTEK), as tais super-válvulas...
» Válvulas 6N30P-EV (SOVTEK), as tais super-válvulas...
» Válvulas VTL 2.5

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Estado "líquido" (válvulas)-
Ir para: