Assunto: Re: Não roda... mas toca! Qua Out 21 2020, 17:31
TD124 escreveu:
José Miguel escreveu:
Os álbuns de Jazz que estão a sair já não são apenas Jazz... Mas a necessidade de exprimir ideias, a língua que hoje é falada pelos jovens, os códigos e os valores são diferentes. Então o Jazz atravessa uma fase de grande intervenção e, ao mesmo tempo, de renovação. ...
O Jazz sempre misturou a intervenção e a renovação ... e no sentido mais largo que se possa dar a essas duas definições. Entre 1957 e 1967, apenas uma década, o Jazz criou quase todas as suas vertentes, puxou-as até aos limites e desapareçeu no fogo auto-consumidor do Ayler. Tudo o que podia ser dito de uma maneira subentendida foi feito nessa época e os cimos da intervenção e da renovação estão ai ... quando se pensa que o Trane, Monk, Ayler, Coleman, Miles, Evans e etc. criaram musica tão diferente e isso ao mesmo tempo, é vertiginoso de audàcia e grandeza! Penso que hoje o nivel é muito, mas muito mesmo, mais baixo ... e a todos os niveis . Sò em si, este album puxa a intervenção e a renovação até ao paroxismo ... e jà tém mais de meio-século
Só descobri esse album no ano passado... É fabuloso.
ricardo onga-ku Membro AAP
Mensagens : 6017 Data de inscrição : 02/01/2012 Localização : Terra d'Anglos...e Saxões
Assunto: Re: Não roda... mas toca! Qua Out 21 2020, 17:33
Hoje tenho estado a redescobrir os The Blue Aeroplanes:
Mensagens : 6017 Data de inscrição : 02/01/2012 Localização : Terra d'Anglos...e Saxões
Assunto: Re: Não roda... mas toca! Qua Out 21 2020, 17:39
Penso que aquilo que tornou o Trinity Sessions tão cotado entre os audiófilos foi o facto de a gravação ter sido efectuada na acústica de uma igreja usando um único microfone Calrec Ambisonic e apenas dois canais, ao vivo, quase como uma jam session. O nível de pressão sonora dos instrumentos era tão elevado que a voz da Margot teve de ser amplificada, curiosamente utilizando uma coluna Klipsch Heresy como PA.
Pessoalmente prefiro album seguinte, Caution Horses. É o meu album preferido da banda.
Vou escutar este "Revisited" com atenção.
Última edição por ricardo onga-ku em Qua Out 21 2020, 17:50, editado 1 vez(es)
TD124 Membro AAP
Mensagens : 8270 Data de inscrição : 07/07/2010 Idade : 59 Localização : França
Assunto: Re: Não roda... mas toca! Qua Out 21 2020, 17:50
ricardo onga-ku escreveu:
... Pessoalmente prefiro album seguinte, Caution Horses. É o meu album preferido da banda.
Foi o primeiro album que tive deles, a ultima faixa desse album estava a tocar num taxi em Paris que me levava até ao aeroporto ... na volta comprei-o mas o meu preferido é o One Soul Now de 2004
Assunto: Re: Não roda... mas toca! Qui Out 22 2020, 08:32
TD124 escreveu:
... Pessoalmente prefiro album seguinte, Caution Horses. É o meu album preferido da banda.
Foi o primeiro album que tive deles, a ultima faixa desse album estava a tocar num taxi em Paris que me levava até ao aeroporto ... na volta comprei-o mas o meu preferido é o One Soul Now de 2004
O TCH também foi o meu primeiro album da banda. Ainda hoje me cheira a velhas aldeias de provincia e a floresta Canadiana.
Vou escutar esse One Soul Now com atenção.
anibalpmm Membro AAP
Assunto: Re: Não roda... mas toca! Qui Out 22 2020, 14:02
TD124 escreveu:
O TCH também foi o meu primeiro album da banda. Ainda hoje me cheira a velhas aldeias de provincia e a floresta Canadiana.
Vou escutar esse One Soul Now com atenção.
O meu 1.º foi o TS e continua a ser o que mais gosto, mas o 1.º álbum editado pela banda é sem sombra de dúvida muito bom também e IMHO melhor q o THC
Alexandre Vieira Membro AAP
Mensagens : 8560 Data de inscrição : 11/01/2013 Idade : 54 Localização : The Other Band
Assunto: Re: Não roda... mas toca! Sex Out 23 2020, 10:15
A minha companhia durante a viagem da manhã. Nem dei por conta que demorei uma hora e vinte para chegar ao centro de Lisboa
ricardo onga-ku gosta desta mensagem
Assunto: Re: Não roda... mas toca! Dom Out 25 2020, 19:29
Mensagens : 8560 Data de inscrição : 11/01/2013 Idade : 54 Localização : The Other Band
Assunto: Re: Não roda... mas toca! Qua Out 28 2020, 13:46
Koyaanisqatsi significa "vida maluca, vida em turbilhão, vida fora de equilíbrio, vida se desintegrando, um estado de vida que pede uma outra maneira de se viver
Assunto: Re: Não roda... mas toca! Qua Out 28 2020, 21:00
Acabei de descobrir o Yamandu Costa. Alguém conhece este senhor?
Assunto: Re: Não roda... mas toca! Qua Out 28 2020, 21:07
Acabei de descobrir o Yamandu Costa. Alguém conhece este senhor?
Não conhecia de todo!
agorgal Membro AAP
Mensagens : 1442 Data de inscrição : 19/12/2012 Localização : Porto
Assunto: Re: Não roda... mas toca! Qua Out 28 2020, 23:13
Alexandre Vieira escreveu:
Koyaanisqatsi significa "vida maluca, vida em turbilhão, vida fora de equilíbrio, vida se desintegrando, um estado de vida que pede uma outra maneira de se viver
É a primeira parte de uma trilogia de filmes - Qatsi (Koyaanisqatsi - Powaqqatsi - Naqoyqatsi). Vale a pena ver e ouvir. Um grande ecrã e o som suficientemente alto para nos encharcar. No terceiro com o violoncelista Yo-Yo Ma. Sublime. Recomendo a edição da Criterion em bluray: https://www.criterion.com/boxsets/934-the-qatsi-trilogy Nada de Youtube, isto é coisa que merece a melhor das reproduções. Absolutamente hipnótico! Importante, sem a imagem a música faz pouco ou nenhum sentido!
mannitheear Membro AAP
Assunto: Re: Não roda... mas toca! Dom Nov 01 2020, 11:52
mannitheear Membro AAP
Assunto: Re: Não roda... mas toca! Sex Nov 06 2020, 23:57
Finally a jazz trio which dares a bit more freedom than 95% of the other current jazz trios. And they succeed by stretching the tonality, rhythm and melody but not giving up structures totally which opens new spaces for the listener and sounds sometimes beautiful and melancholic and quite apocalyptic at other times.
http://www.intaktrec.ch/300-a.htm
José Miguel Membro AAP
Mensagens : 9401 Data de inscrição : 16/08/2015 Idade : 43 Localização : A Norte, ainda a Norte...
Assunto: Re: Não roda... mas toca! Sáb Nov 14 2020, 15:10
Para colocar o tópico visível... logo eu que tinha pensado voltar a ele apenas quando tivesse um Dac por casa.
Fica a referência a um belo álbum da nova vaga de Músicos que se passeia pelo Porto. Mergulho de Filho da Mãe propõe que sigamos o verbo que o título coloca como substantivo. Entre o acústico e a electrónica, há lugares orgânicos e melódicos, suaves brisas e paisagens vivas.
Podem escutar aqui para conhecer: https://store.loversandlollypops.net/album/mergulho-2
Assunto: Re: Não roda... mas toca! Dom Nov 29 2020, 12:04
Em alta do princípio ao fim!
TD124 Membro AAP
Assunto: Re: Não roda... mas toca! Sáb Dez 26 2020, 11:48
Um exercicio parecido com o do Nick Cave do qual falei no topico ao lado ... mas aqui estamos no céu. Sozinho ao piano o James Blake aproveitou do confinamento para fazer prazer aos fâs que lhe pediam de fazer alguns "covers", o rapaz fez então seis e meus amigos a este nivel estamos em lugares raros, demasiado raros infelismente. Uma demonstração de musica, de sensibilidade, de respeito, de grandeza...
Alexandre Vieira gosta desta mensagem
Rstuyvesant Membro AAP
Assunto: Re: Não roda... mas toca! Seg Fev 22 2021, 10:33
Caríssimos
Bar Kokhba; John Zorn's Book of Angels, Vol. 10:
https://www.youtube.com/watch?v=Hvvd4m3LcwM
Rstuyvesant Membro AAP
Assunto: Re: Não roda... mas toca! Seg Fev 22 2021, 10:39
Mais logo pela noite o revisitar de John Cale "Fragments of a rainy season".
Album magnifico que se acaba com um "Hallelujah" intenso e crepuscular
Rstuyvesant Membro AAP
Assunto: Re: Não roda... mas toca! Seg Fev 22 2021, 15:42
TD124 escreveu:
Album magnifico que se acaba com um "Hallelujah" intenso e crepuscular
Amen...
Rstuyvesant Membro AAP
Assunto: Re: Não roda... mas toca! Seg Fev 22 2021, 16:39
Caríssimos
Em especial para o TD124 e foristas que não estejam em terra Lusa, pois será mais difícil de conhecer. Divulgo o Júlio Resende, por um conjunto enorme de razões. Que vos parece: https://www.youtube.com/watch?v=En7gHOAjGvI
Rstuyvesant Membro AAP
Assunto: Re: Não roda... mas toca! Seg Fev 22 2021, 16:59
mannitheear escreveu:
Finally a jazz trio which dares a bit more freedom (..)
Caro Mannitheear, try this:
https://www.youtube.com/watch?v=nM0T-q8jWcQ
Assunto: Re: Não roda... mas toca! Ter Mar 16 2021, 19:08
Um excelente registo de 1982.
Musica Alternativa do melhor.
Assunto: Re: Não roda... mas toca! Sex Mar 19 2021, 17:13
Um disco muito eclético de Nitin, com várias tendências musicais num só álbum.
Assunto: Re: Não roda... mas toca! Sáb Abr 03 2021, 12:36
Um concerto imperdível, tive a sorte de o ver nesta Tour. Foi qualquer coisa de especial, eu pensava que já nada me surpreendia!
anibalpmm Membro AAP
Assunto: Re: Não roda... mas toca! Ter Abr 20 2021, 12:17
Banda sonora dos últimos meses, sobretudo no carro porque em casa a disponibilidade para ouvir música anda escassa Os Sault são a superbanda do momento (4 álbuns em 2 anos não é para todos e ainda mais quando é difícil escolher qual o melhor)
Alexandre Vieira e miguelbarroso gostam desta mensagem
Assunto: Re: Não roda... mas toca! Sáb maio 01 2021, 14:24
Para quem aprecie música barroca (eu pessoalmente adoro) recomendo este canal do youtube que emite em directo vários programas 24 horas por dia.
masa, Fernando Salvado e paulov gostam desta mensagem
anibalpmm Membro AAP
Assunto: Re: Não roda... mas toca! Qua maio 05 2021, 13:10
Fernando Salvado gosta desta mensagem
anibalpmm Membro AAP
Assunto: Re: Não roda... mas toca! Ter maio 11 2021, 15:21
Para quem não sabe o que anda a perder
José Miguel Membro AAP
Mensagens : 9401 Data de inscrição : 16/08/2015 Idade : 43 Localização : A Norte, ainda a Norte...
Assunto: Re: Não roda... mas toca! Ter maio 11 2021, 19:04
anibalpmm escreveu:
Para quem não sabe o que anda a perder (...)
Eu nem costumo vir aqui, possa, mas ainda bem que espreitei! Este álbum merecia estar no "A Rodar..."
Entendo a referência a Sun Ra, mas a forma actualizada com que o interpretam (aqui no sentido de entendimento) logo me transportou para a viragem da década de 60 para a de 70, para o Jazz Fusion. Contudo foi a segunda faixa que me fez "colar", ela tem todo o perfume "space" e espiritual que hoje fazem sentido.
Belo álbum, em linha com a cena de Chicago e Londres, actual e pertinente.
O resto ainda não escutei, preciso de tempo...
anibalpmm Membro AAP
Assunto: Re: Não roda... mas toca! Ter maio 11 2021, 22:44
José Miguel escreveu:
anibalpmm escreveu:
Para quem não sabe o que anda a perder (...)
Eu nem costumo vir aqui, possa, mas ainda bem que espreitei! Este álbum merecia estar no "A Rodar..."
Entendo a referência a Sun Ra, mas a forma actualizada com que o interpretam (aqui no sentido de entendimento) logo me transportou para a viragem da década de 60 para a de 70, para o Jazz Fusion. Contudo foi a segunda faixa que me fez "colar", ela tem todo o perfume "space" e espiritual que hoje fazem sentido.
Belo álbum, em linha com a cena de Chicago e Londres, actual e pertinente.
O resto ainda não escutei, preciso de tempo...
Esses senhores são polacos e têm um side project também a ter conta - Bloto Los Angeles entrou na rixa e de que maneira com a editora Jazz Is Dead A filosofia da editora diz tudo: “ Under Jazz Is Dead, younger artists are elaborating upon conversations started decades ago; jazz icons are utilizing vintage equipment to create new masters with Adrian Younge and Ali Shaheed Muhammad; the same equipment that recorded their coveted catalogs. The vitality embedded in the new masters epitomizes our quest for new life in music: Jazz Is Dead.” 8 álbuns desde 2020 Sendo q os mestres da operação são Adrian Younge e Shaheed Muhammad Fica aqui mais um Disco conceptual/ seminal deste genial multi-instrumentista que vai certamente influenciar muitos trabalhos musicais no futuro, simplesmente gigante
Assunto: Re: Não roda... mas toca! Qua maio 12 2021, 15:01
Isto:
José Miguel Membro AAP
Assunto: Re: Não roda... mas toca! Qua maio 12 2021, 18:30
anibalpmm escreveu:
Esses senhores são polacos e têm um side project também a ter conta - Bloto Los Angeles entrou na rixa e de que maneira com a editora Jazz Is Dead A filosofia da editora diz tudo: “ Under Jazz Is Dead, younger artists are elaborating upon conversations started decades ago; jazz icons are utilizing vintage equipment to create new masters with Adrian Younge and Ali Shaheed Muhammad; the same equipment that recorded their coveted catalogs. The vitality embedded in the new masters epitomizes our quest for new life in music: Jazz Is Dead.” 8 álbuns desde 2020 Sendo q os mestres da operação são Adrian Younge e Shaheed Muhammad Fica aqui mais um Disco conceptual/ seminal deste genial multi-instrumentista que vai certamente influenciar muitos trabalhos musicais no futuro, simplesmente gigante
Mais um álbum que não conhecia, mas eu sou dado estas novas correntes do Jazz e não resisti. Comecei logo com The American Negro, de imediato pensei nos álbuns, principalmente o The Epic, do Kamasi Washington. Há no ar mais do que Jazz, há R&B, há Soul e Blues (de todas as cores, como dizia Gil Scott-Heron). As palavras ditas são de uma força esmagadora, estamos dentro de um discos de protesto, estamos dentro de uma mente que não se apazigua e não teme lutar.
Fui tentar encontrar algumas referências sobre o álbum, encontrei uma que me deixou a pensar por alguns minutos: What’s Going On (1971). O álbum de Marvin Gaye faz anos daqui a nove dias (21 de Maio), esta referência veio mesmo a calhar - pensei eu! De alguma forma há pontas que se ligam, que se cruzam. Para os dias de hoje, os problemas que experimentamos e são cantados, que pouco percebemos dada a cor da nossa pele, mereciam um álbum conceptual como este, que lembra What’s Going On.
Que venham mais desses, coloque sempre um alerta quando estiver com uma "bomba" nas mãos.
anibalpmm gosta desta mensagem
José Miguel Membro AAP
Assunto: Re: Não roda... mas toca! Qua maio 12 2021, 18:35
Isto:
Um álbum com Vibrafone tem sempre o seu encanto. Esse álbum em particular tive de espreitar, mas outros desses senhores andam por aqui.
Ao escrever sobre o The American Negro lembrei-me do Ricardo, não me parece que seja Música dentro do que procura, mas é um álbum que pode tocar os seus rebentos - se eles se ligam aos ritmos da "rua".
anibalpmm Membro AAP
Assunto: Re: Não roda... mas toca! Qua maio 12 2021, 18:37
anibalpmm escreveu:
Banda sonora dos últimos meses, sobretudo no carro porque em casa a disponibilidade para ouvir música anda escassa Os Sault são a superbanda do momento (4 álbuns em 2 anos não é para todos e ainda mais quando é difícil escolher qual o melhor)
José Miguel escreveu:
anibalpmm escreveu:
Mais um álbum que não conhecia, mas eu sou dado estas novas correntes do Jazz e não resisti. Comecei logo com The American Negro, de imediato pensei nos álbuns, principalmente o The Epic, do Kamasi Washington. Há no ar mais do que Jazz, há R&B, há Soul e Blues (de todas as cores, como dizia Gil Scott-Heron). As palavras ditas são de uma força esmagadora, estamos dentro de um discos de protesto, estamos dentro de uma mente que não se apazigua e não teme lutar.
Fui tentar encontrar algumas referências sobre o álbum, encontrei uma que me deixou a pensar por alguns minutos: What’s Going On (1971). O álbum de Marvin Gaye faz anos daqui a nove dias (21 de Maio), esta referência veio mesmo a calhar - pensei eu! De alguma forma há pontas que se ligam, que se cruzam. Para os dias de hoje, os problemas que experimentamos e são cantados, que pouco percebemos dada a cor da nossa pele, mereciam um álbum conceptual como este, que lembra What’s Going On.
Que venham mais desses, coloque sempre um alerta quando estiver com uma "bomba" nas mãos.
Quando puderes José espreita também os de cima, são outra bomba embora noutra área musical
Assunto: Re: Não roda... mas toca! Qua maio 12 2021, 18:39
José Miguel escreveu:
Isto:
Um álbum com Vibrafone tem sempre o seu encanto. Esse álbum em particular tive de espreitar, mas outros desses senhores andam por aqui.
Ao escrever sobre o The American Negro lembrei-me do Ricardo, não me parece que seja Música dentro do que procura, mas é um álbum que pode tocar os seus rebentos - se eles se ligam aos ritmos da "rua".
Vou espreitar. O mais novo gosta de rock e ouve muita música da minha colecção, mas o mais velho ouve o mesmo que os teenagers da idade dele. Coisas medonhas... Nem sei o género, soul-pop-gang? Mas confesso o meu desgosto por beat-machines e instrumentos sintéticos.
José Miguel Membro AAP
Assunto: Re: Não roda... mas toca! Qua maio 12 2021, 18:47
Vou espreitar. O mais novo gosta de rock e ouve muita música da minha colecção, mas o mais velho ouve o mesmo que os teenagers da idade dele. Coisas medonhas... Nem sei o género, soul-pop-gang? Mas confesso o meu desgosto por beat-machines e instrumentos sintéticos.
Se há duas décadas (quase metade da minha idade) me dissessem que no futuro eu iria gostar de álbuns como o The American Negro... talvez encolhesse os ombros. Esse álbum tem uma boa base de Jazz, mas depois todos os estilos mais próximos da cultura negra estão presentes: Soul, R&B, Blues, ... e o próprio Jazz. Caso eles gostem de algo que toque estes estilos, pode ser uma boa escuta (maioritariamente com instrumentos tradicionais).
Eu digo isto porque hoje ao dar uma referência musical a jovens, com menos de metade da minha idade, senti-me muito deslocado. Pensava que conseguia chegar lá e dei um tiro ao lado - apenas três em vinte conheciam/gostavam.
anibalpmm Membro AAP
Assunto: Re: Não roda... mas toca! Qua maio 12 2021, 18:51
José Miguel escreveu:
Se há duas décadas (quase metade da minha idade) me dissessem que no futuro eu iria gostar de álbuns como o The American Negro... talvez encolhesse os ombros. Esse álbum tem uma boa base de Jazz, mas depois todos os estilos mais próximos da cultura negra estão presentes: Soul, R&B, Blues, ... e o próprio Jazz. Caso eles gostem de algo que toque estes estilos, pode ser uma boa escuta (maioritariamente com instrumentos tradicionais).
Eu digo isto porque hoje ao dar uma referência musical a jovens, com menos de metade da minha idade, senti-me muito deslocado. Pensava que conseguia chegar lá e dei um tiro ao lado - apenas três em vinte conheciam/gostavam.
Yep também já senti isso, mas felizmente há excepções O meu mais velho ouve a antena 2 ou no YouTube visualiza/escuta peças musicais que gosta dos grandes compositores clássicos
Última edição por anibalpmm em Qua maio 12 2021, 19:08, editado 1 vez(es)
José Miguel Membro AAP
Assunto: Re: Não roda... mas toca! Qua maio 12 2021, 19:00
anibalpmm escreveu:
Quando puderes José espreita também os de cima, são outra bomba embora noutra área musical
Ia seguir com uma coisa diferente, mas o desafio foi lançado e eu não resisti. Já coloquei a tocar Sault – Untitled (Black Is), pensava ser o primeiro álbum, depois verifiquei que não, é mesmo o último.
Para já a ligação está muito bem feita, saltar de The American Negro para Untitled (Black Is) é como saltar para o espaço livre que está imediatamente ao nosso lado. Há uma energia "Punk" no ar assim que álbum inicia, depois a poeira assenta e entramos no território Jazz-Soul-R&B muito bem actualizado. Esta malta não quer nada simples, na quarta faixa (Don't Shoot Guns Down) já estamos a abanar todo o corpo ao ritmo do Afro-Beat...
Mais uma bela descoberta, estou a escrever a quente, mas já conhecia Wildfires, a quinta faixa.
Assunto: Re: Não roda... mas toca! Sáb maio 15 2021, 20:37
radamel Membro AAP
Mensagens : 132 Data de inscrição : 06/09/2018 Idade : 46 Localização : Porto
Assunto: Re: Não roda... mas toca! Sáb maio 15 2021, 21:08
O novo de Perfume Genius é, na minha opinião, extraordinário:
Assunto: Re: Não roda... mas toca! Sáb maio 15 2021, 21:08
É desta que o Ricardo apanha os seus rebentos!!
Para seguir em bem, com mais um canta-autor do lado negro, tem:
Mark Lanegan - Blues Funeral.
Assunto: Re: Não roda... mas toca! Sáb maio 15 2021, 21:15
José Miguel escreveu:
Não conheço, vou escutar.
O meu DAC anterior tinha duas entradas ópticas e eu usava uma para a TV e a outra para Spotify. Agora já só tenho uma e está ligada à TV. Preciso de desligá-la de cada vez e tenho medo de partir a tomada, parece muito frágil. Por vezes o desempenho colide com o aspecto prático... Posso ligar os headphones ao computador. O Spotify não funciona com o HQPlayer.
José Miguel Membro AAP
Assunto: Re: Não roda... mas toca! Sáb maio 15 2021, 21:30
A nossa televisão está desligada do sistema, o uso não juatifica. A sua não permite aplicações?
Para explorar, as plataformas de streaming são uma ferramenta incrível. Em breve o Spotify terá uma versão sem perdas, dizem!
Assunto: Re: Não roda... mas toca! Sáb maio 15 2021, 21:34
José Miguel escreveu:
A nossa televisão está desligada do sistema, o uso não juatifica. A sua não permite aplicações?
Para explorar, as plataformas de streaming são uma ferramenta incrível. Em breve o Spotify terá uma versão sem perdas, dizem!
Bem observado. Deve permitir, é recente.
O problema está em escrever com o cursor...
Assunto: Re: Não roda... mas toca! Dom maio 16 2021, 12:40
radamel escreveu:
O novo de Perfume Genius é, na minha opinião, extraordinário:
Assunto: Re: Não roda... mas toca! Dom maio 16 2021, 12:41
José Miguel escreveu:
Este álbum do Mark é qualquer coisa
TD124 Membro AAP
Assunto: Re: Não roda... mas toca! Dom maio 16 2021, 13:29
Um homém que nunca ultrapassa os dois copos de vinho e que escuta Waits, ainda por cima um dos albums do rapaz mais "apanhado" ... é tão incoerente quanto o facto de eu ouvir, e com grande prazer, um Stabat Mater...
Les opposés s'attirent como se diz por aqui ... somos quase irmãos
Assunto: Re: Não roda... mas toca! Dom maio 16 2021, 14:18
Um pop suave que nos coloca em cenários simples, positivos mas sem que se tornar maçador.
Assunto: Re: Não roda... mas toca! Seg maio 17 2021, 20:44
Um concerto imperdível mesmo ouvindo com mero recurso ao YouTube.