Ao fim de muitos, muitos anos, disse adeus aos belos dos spikes - que por acaso sempre achei um acessório de aprimorado design na maior parte das colunas.
Foram trocados por uns blocos de granito de 80mm + 3 básicos pezinhos de borracha entre o granito e os suportes.
Diferença aBISmal! Em quê? : principalmente imagem, graves e vocais.
Voltei a trocar 2x porque achei que não podia ser verdade.
Tentem - quem não ligar muito à estética vá ao Leroy e compre 2 placas de cimento (um nobrayner como dizem os nossos amigos ingleses)
galvaorod Membro AAP
Mensagens : 1155 Data de inscrição : 14/04/2017
Assunto: Re: Adeus spikes Dom Jan 17 2021, 09:23
Eu uso agora sempre parafusos cabeça de tremoço, não são tão perigosos e inestéticos como os espigões e fazem o mesmo efeito mantendo o contacto com o solo apenas em um ponto. Vendem-se no aki com rosca de 4mm ou 6mm.
PedroH Membro AAP
Mensagens : 393 Data de inscrição : 06/04/2021 Idade : 54 Localização : Margem Sul
Assunto: Re: Adeus spikes Ter maio 04 2021, 13:11
E agora uma pergunta ignorante...
As bases de borracha das colunas não servem porquê?
miguelbarroso Membro AAP
Mensagens : 236 Data de inscrição : 11/02/2019 Localização : Lx
Assunto: Re: Adeus spikes Ter maio 04 2021, 15:21
O uso de spikes ou borrachas deverá depender do material onde as colunas estiverem assentes.
Num pavimento maciço como betão ou pedra, os spikes são mais indicados, pois fazem acoplamento da coluna ao pavimento, tornando todo o sistema mais "sólido". No caso de ter alcatifa, ainda mais importante a presença dos spikes - poisada em cima de uma alcatifa, a coluna fica muito instável. Os spikes enterram.se na alcatifa e vão fazer o desejado acoplamento à laje sólida.
Mas no caso de pavimentos ressonantes (soalho flutuante, por exemplo), em geral os pés de borracha são uma melhor opção, pois isolam a coluna desse pavimento - ninguém quer que as vibrações da coluna sejam transmitidas ao soalho.
Isto na teoria... na prática, é experimentar e escolher aquilo que vos soar melhor
PedroH Membro AAP
Mensagens : 393 Data de inscrição : 06/04/2021 Idade : 54 Localização : Margem Sul
Assunto: Re: Adeus spikes Ter maio 04 2021, 15:37
Ok obrigado pela explicação.
No meu caso tenho o chão em pedra ceramica , mas tenho as colunas em cima de uma estrutura de madeira , e isola as colunas, pelo menos nunca notei que houvesse vibrações. No entanto com a reformulação do meu sistema tenho de poderar a melhor maneira, mas com mosaicos os spikes metalicos a baterem na pedra lisa parece-me que não são a melhor opção, ou continuo com estrutura de madeira ou pés de borracha.
Alexandre Vieira gosta desta mensagem
miguelbarroso Membro AAP
Mensagens : 236 Data de inscrição : 11/02/2019 Localização : Lx
The real difficulty with trying to deal with vibration and acoustics to ‘improve’ a domestic audio system is that the circumstances vary a great deal from one system and room to another, and the preferences of the user also varies. My own experience is that the choice of loudspeakers, their location, and the listening position generally have a larger effect upon the sound quality than the use of spikes, etc. In some cases cones or spikes may be desired to give a better ‘grip’. In other cases some damping or isolation may be desired, so soft inelastic materials may be preferred. Hence when it comes to loudspeakers and stands, any specific recommendation may be fine in some cases, and poor in others. The best bet is therefore simply to experiment. I hope the above gives some food for thought if you are interested in doing so!
Alexandre Vieira Membro AAP
Mensagens : 8560 Data de inscrição : 11/01/2013 Idade : 54 Localização : The Other Band
Assunto: Re: Adeus spikes Ter maio 04 2021, 20:10
Como dissse o Miguel e bem, não existe formula perfeita, com colunas de chão diferentes, e com suportes de monitoras diferentes, sente obtive resultados diferentes. Ainda não consegui dizer que existe um método que é a solução para todas as situações. Mas arranjei um discos impressos em impressora 3D em material compósito, que coloco por baixo os splikes, que achei que não estragava o som e ao mesmo tempo evita o desgaste do chão.
Rui B. gosta desta mensagem
Rui B. Membro AAP
Mensagens : 123 Data de inscrição : 04/11/2015
Assunto: Re: Adeus spikes Ter maio 04 2021, 22:48
Durante muito tempo eram os meus 2cents por baixo dos spikes...
Alexandre Vieira gosta desta mensagem
A. Goncalves
Mensagens : 2 Data de inscrição : 29/11/2022
Assunto: Re: Adeus spikes Ter Nov 29 2022, 10:16
PedroH escreveu:
E agora uma pergunta ignorante...
As bases de borracha das colunas não servem porquê?
Por acaso não partilho da opinião acima. Usei spikes muitos anos por debaixo de umas JMLab Vega um modelo dos anos 1990. Depois mudei para as Focal que usam bases de borracha com rosca que dá para ajustar. O problema da base de pedra é que não tem ajustador de altura e o chão das nossas casas nem sempre é o mais alinhado. Uma boa solução são as bases com rosca da Isoacoustics. Tem três tipos a Gaia III é mais que suficiente. Falo disponível em Portugal. Em Espanha aqui ao lado há seguramente mais alternativas. É fácil mandar vir e rápido.