Assunto: Velocidade Pioneer PL-320 Ter Mar 28 2023, 17:04
Boa tarde caros colegas, venho pedir-vos ajuda para o meu gira discos Pioneer PL-320... A tempos que não o ligava...agora deu em maluco: nas 45rpm está sem ajuste, e em 33rpm vai a 1000rpm!!!! e o pior: também está a girar ao contrário!?!?! Não imaginava que um Direct Drive também gira ao contrário....alguma sugestão? Cumprimentos.
galvaorod Membro AAP
Assunto: Re: Velocidade Pioneer PL-320 Qua Mar 29 2023, 16:10
O aparelho deve estar possuído por Satanás, assim a rotação ao contrário serve para ouvir as mensagens do diabo escondidas na musica.
Eu levava a um padre exorcista, se não resultar, levava a um técnico pois a placa de controlo do motor deve ter componentes deteriorados. Resta saber se compensa fazer uma reparação ao aparelho, ou comprar um outro em segunda mão.
fernando68
Assunto: Re: Velocidade Pioneer PL-320 Qui Mar 30 2023, 18:40
Em pesquisa na net, tive a informação de que o problema em causa pode vir do material dos pés de borracha!!!! Se a borracha é de nitrilo, com o passar dos anos há uma reação química que gera ácido que corrói os contatos da chave 33/45rpm e o potenciómetro de ajuste de velocidade....em teste com multimetro, a resistência dos contatos realmente estava acima do normal (que deveria ser próximo a 0 já que a chave estava fechada). Feita a limpeza com limpa contatos, o "Satanás" sumiu, e tenho uma velocidade constante em 45rpm....agora é resolver a 33, que está mais lenta...ainda nao foi preciso chamar um exorcista!!!!
galvaorod e Fernando Salvado gostam desta mensagem
José Miguel Membro AAP
Mensagens : 9401 Data de inscrição : 16/08/2015 Idade : 43 Localização : A Norte, ainda a Norte...
Assunto: Re: Velocidade Pioneer PL-320 Sex Mar 31 2023, 11:18
Bom dia!
Já tive um gira-discos igual a esse, na altura comprei-o por meia-dúzia de euros e quando o liguei tinha esse problema. Levei a um técnico e resolveu-te tudo com mudança de potenciómetro.
Ficou a tocar lindamente, uma boa célula e tem aí gira-discos para boas audições.