Faz exactamente uma semana que a equipa da
Cinnamon-audio partiu ... e faz uma semana que quotidianamente, e com calma, descubro estas
Ellipticum na loja. Jà foram faladas neste forum mas hoje é a realidade que contemplo e escuto, jà não é um projecto! Estas colunas são as irmãs pequenas das
Cassia e devo admitir que estou subjugado ... aqui diz-se
sob o charme. São bem mais pequenas, são bem mais leves e ergonomicamente mais simples mas também,... são uma verdadeira revelação! Consoante o meu costume vou tentar dar-lhes a volta e transmitir as minhas impressões subjectivas:
Dinamica: O altifalante do grave de 12 polegadas em si anuncia que a dinamica serà, ou deverà ser, excellente ... é bem o caso! Temos aqui um bom exemplo do desempenho dinamico que ofereçem os grandes altifalantes em relação às colunas de chão habituais. Os impactos e a pressão acustica apareçem com limitações quase imperceptiveis numa sala média ou grande. Os movimentos de orquestra ou complexos, e sobretudo a musica
electronica, apresentam-se com uma paleta densa e vasta que submerge o auditor. As colunas nunca apareçem como tensas ou esforçando o que conduz a uma grande escala dinamica mas sém esforço aparente. O volume sonoro pode ser impressionante sém sentimento ném de compressão ném de distorção perceptivel...
Rapidez: Este é um dos pontos fortes da alta-sensibilidade e as Ellipticum com 97dB sobrevoam esta rasteira. As notas são ageis com um tempo de recuperação praticamente imediato e isto em toda a banda. Noto uma capacidade selectiva a preservar a rapidez natural de cada instrumento mesmo quando estes estão juntos na mensagem musical. Um dos pontos fortes é a capacidade das
Ellipticum a preservar uma grande coerência na rapidez entre os três altifalantes independentemente do volume sonoro. Em contrapartida esta qualidade torna-as dependentes e criticas em relação aos parçeiros tornando-as colunas deveras exigentes em vàrios aspectos da amplificação associada...
Definição: As Ellipticum não caem na moda actual da (pseudo) alta-definição! Os detalhes são perfeitamente restituidos sém acentuação da componente de alta-frequência e sém luminosidade excessiva. Desta integração entre musica e detalhe nasce um sentimento de realismo sém artificialismo electronico pois o primeiro plano é sempre musical. Por vezes estas colunas podém apareçer como pecando por falta de brilho e de abertura mas é uma falsa impressão rapidamente dissipada durante a escuta de boas gravações...
Transparência: Neste ponto as
Ellipticum são absolutamente extraordinarias e até agora não as consegui apanhar em erro. A ausência de caixa cria um espaço sonoro imaculado que sò é imprimido pela musica. Tudo é diferenciado e perfeitamente audivel com uma separação nitida entre as cores do material de gravação, os efeitos de estudio, a acustica do local e a intenção dos musicos. Subsiste a cor orgânica dos cones em papel mas é verdadeiramente para dizer qualquer coisa ... estas colunas são fantasticamente transparentes !!!
Palco: As
Ellipticum evitam o palco do tipo dipolo (circular) e ofereçem uma imagem estereo larga e profunda, deveras estàvel, mas sém obter os contornos nitidos dos melhores exemplares neste critério. A altura do palco é realista e a tridimensionalidade é perceptvel sém efeito de directividade pronunciada. A coluna da
Cinnamon encontra a dosagem ideal para auditivamente permitir de visualisar a musica...
Relevo: Apesar de estarem afastadas da incrivel materialisação das suas grandes irmãs as
Ellipticum apresentam a musica com uma densidade credivel e palpàvel. O tamanho e a energia dos instrumentos é bem respeitada criando um espaço musical realista e honesto...
Banda: Sém atingir a gama compléta das
Cassia no baixo do espectro, as
Ellipticum ofereçem uma qualidade de graves impressionante. A aliança da rapidez, da dinamica e da transparência levam a descobrir nuances desconhecidas nas faixas de violoncelo e contrabaixo. Os médios nitidos e liquidos permitem às vozes, mesmo complexas, de apareçer em toda a sua esplendor. Os agudos apareçem algo timidos subjectivamente, talvez devido à muito fraca distorção! Um suplemento de brilho e de luz nos altos levaria a coluna até ao paraiso audiofilo
nmho...
Linearidade: Nada a dizer pois as Ellipticum apareçem tecnicamente soberanas e sém defeitos audiveis como é de esperar num produto deste nivel de qualidade!
Coerência: Por tudo o que foi dito, a neutralidade e a coerência das Ellipticum apareçem como evidências. Para mim, subsiste um agudo discreto e com falta de uma subtil faisca de brilho que acaba por tornar a escuta subtilmente descendente ...
a bit (so) british Conclusão: Dizendo tudo isto apareçe-me como evidente que não disse o principal ... nenhum parametro técnico resume o "sentir" de um produto de audio! As
Ellipticum são fantasticamente musicais e isto explica o meu entusiasmo e sedução. O "cocktail" de qualidades que possuém, voluntario ou não, conduz a um produto que reproduz a musica com convição, realismo, audacia e uma imensa classe! Apesar de terem uma grande sensibilidade aos elos associados (são muito exigentes) é patente que gostam naturalmente de cantar, mesmo com aparelhos que não téem o mesmo "pedigree". Não são indulgentes mas também não são "divas" sendo capazes de distilar a essência da musica com um "modesto"
Heed Obelisk até às lagrimas! Raramente vi (ouvi) um produto tão pontiagudo ser ao mesmo tempo tão radicalmente musical ... uma forma de quadratura do circulo que mostra que a alta-fidelidade avança e no bom sentido! Magistral e dou os meus parabens ao
Maestro Ricardo ...