Mensagens : 420 Data de inscrição : 25/11/2011 Idade : 62 Localização : Massamá
Assunto: Primeiras edições, quem as tem, como são? Seg Jan 02 2012, 23:11
Achei que talvez fosse interessante abrir um tópico sobre esta matéria. Qual é o interesse de adquirir edições originais e em especial primeiras prensagens? Bem há obviamente o prisma do puro colecionador que deseja o que é exclusivo, limitado, por vezes raro. E o audiófilo? Será que é aí que encontra o nirvana sónico?
Talvez, algumas vezes é reconhecidamente verdade, outras vezes as reedições são melhores (editoras audiófilas), mas a maioria das vezes o assunto é polémico e as diversas conclusões discutíveis. Mas deixemos as divagações e vamos ao que interessa, como reconhecer uma edição original, especialmente uma 1ª prensagem? E já agora que a escolha recaia sobre títulos que sejam possíveis de adquirir por um preço razoável, porque apesar de tudo uma 1ª prensagem é sempre uma 1º prensagem.
Abro as hostilidades, claro, com um exemplo que levanta algumas dúvidas.
GENESIS – A TRICK OF THE TAIL, editado em 1976 pela Charisma Records é o primeiro trabalho após a saída de Peter Gabriel. O álbum é de capa dupla ligeiramente texturada e quanto ao nº de catálogo não há qualquer dúvida - Charisma CDS 4001, sendo os rótulos do vinil os conhecidos “small hatter label” em cor de rosa. Com este nº de catalogo (CDS 4001) existem pelo menos 5 prensagens (UK, claro); 3 nos anos setenta e 2 nos anos oitenta. As prensagens dos anos oitenta são fáceis de distinguir uma vez que em 79 os rótulos dos discos mudaram significativamente apresentando um fundo azul. Uma das prensagens dos anos setenta foi feita através da Atlantic Records (a 2ª ao que parece) pelo que apenas temos o problema de distinguir entre a 1ª e 3ª prensagem. Pelo que pude apurar, na 1º prensagem a morada que consta no interior da capa dupla (abaixo dos créditos) deve ser “ 37 Soho Sq” ao contrário das edições seguintes onde consta “ 70 Old Compton Street”. Só à terceira vez é que acertei (penso eu), mas sinceramente não encontro diferenças sónicas ente os “Soho” e os “Compton”, a única versão que eu acho que é realmente inferior é a edição nacional da Polygram (6369 974 de 1976), com um som mais velado e o baixo raquítico.
Qualquer das edições não passou dos 10 €, mas a 1ª edição é difícil de encontrar, mas não é rara.
Como é que se insere imagens?
fjbl Membro AAP
Mensagens : 420 Data de inscrição : 25/11/2011 Idade : 62 Localização : Massamá
Assunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são? Seg Jan 02 2012, 23:50
STRANGLERS – THE RAVEN
Este é bem mais fácil de identificar apesar da 1º prensagem apresentar duas versões; uma em que a frente da capa é um holograma (edição limitada) e a dita normal, também magnifica, em bom cartão, com acabamento brilhante. Ambas as versões são “porky prime cut”, isto é masterização e corte do vinil feitos por George Peckham que assina as bolachas.
Identificação; Liberty/United Artists Records UAG 302 62 1979 UK
Matriz (vinil) Lado A - UAG 302 62 Porky prime cut
Lado B - UAG 302 62 Porky
Este tive a sorte de apanhar num leilão em que fui o único a licitar, 99 cents, em estado absolutamente imaculado, mas penso que se arranja a preços muito razoáveis.
Milton Membro AAP
Mensagens : 15388 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 63 Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado
Assunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são? Ter Jan 03 2012, 00:05
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
Assunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são? Ter Jan 03 2012, 00:14
Uma das razões não mencionadas sobre as primeiras prensagens e que em muitos casos pode ser de alguma importância, é o fato de, e no caso de ser 1ª prensagem do pais se origem, serem os discos que foram feitos o mais próximo possível da primeira mãe (de onde saem os moldes para a prensagem) e portanto o mais próximo que há do master original (como é óbvio, nem sempre significa tudo)
Belíssimo tópico.
_________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince
If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...
The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte
fjbl Membro AAP
Mensagens : 420 Data de inscrição : 25/11/2011 Idade : 62 Localização : Massamá
Assunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são? Ter Jan 03 2012, 01:15
António José da Silva escreveu:
Uma das razões não mencionadas sobre as primeiras prensagens e que em muitos casos pode ser de alguma importância, é o fato de, e no caso de ser 1ª prensagem do pais se origem, serem os discos que foram feitos o mais próximo possível da primeira mãe (de onde saem os moldes para a prensagem) e portanto o mais próximo que há do master original (como é óbvio, nem sempre significa tudo) Belíssimo tópico.
Nem mais, o facto de ser a 1ª prensagem do país de origem não é forçosamente sempre a melhor opção, mas como disse, por norma um bom príncipio, principalmente se os valores em causa forem realmente razoáveis. Eu por exemplo pura e simplesmente desisti de comprar edições nacionais (isto é vinil fabricado em Portugal), o que dificulta um pouco uma vez que as lojas nacionais, feiras, etc, (onde podemos fisícamente manusear o vinil) têm maioritariamente vinil nacional, mas na minha experiência pessoal as nossas prensagens são por norma inferiores às Britânicas por exemplo. Assim tenho por norma comprado o vinil de sua Majestade, de preferência primeirasedições, se o preço for mesmo razoável. De qualquer maneira não me importava nada de me "empaturrar" com mfsl, analogue production, pure pleasure, speaker`s corner, enfim vocês sabem. Só precisava de ganhar 3 ou 4 vezes mais que fazia esse sacrificio.
Fran Membro AAP
Mensagens : 8496 Data de inscrição : 08/12/2011 Localização : Usuário BANIDO
Assunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são? Ter Jan 03 2012, 11:05
Bons dias, Boa iniciativa com a abertura deste tópico interessantissimo, Fjbl. Vamos ver se tem "clientela" que o faça "durar e perdurar" no tempo.
Excelente análise a tua, com referência a pormenores, que fazem a diferença (supostamente e pelo que li neste caso concreto do A Trick Of The Tail, não será ao nível do audio), ainda por mais pequena que ela seja.
Como é óbvio, na minha opinião e parco conhecimento, o que as pode diferenciar a nivel sonoro, será fundamentalmente a prensagem (País da mesma). Desde há muito tempo, e refiro-me mais ao nivel do rock aqui pela Europa, que as prensagens inglesas batem aos pontos qualquer outra prensagem. As holandesas, também sempre estiveram muito bem, ainda que sem comparação com as inglesas, mas muito superiores (não tanto comparando com a Alemã e Francesa , esta já num plano inferior), às prensagens Nacionais, espanholas e por aí fora.
As espanholas, sempre foram do piorio, sendo as nossas em grande percentagem, muito superiores a estas.
Com as capas, passa-se a mesma coisa. Quem é que quer a "porra" de uma capa, a dizer Capturado Vivo, como a do Captured Live do Johnny Winter, e cujos nomes dos temas também mereceram tradução para espanhol, como o fizeram (não sei se ainda o fazem) aqui no país do lado? Só faltava "dobrarem" também a voz como o fazem nos filmes Os holandeses nesse aspecto, costumam ter capas equiparadas às dos ingleses, com bastante fidelidade no que ao aspecto gráfico concerne.
Neste aspecto das capas, os US são reis ... o material de que são feitas (ou eram feitas), na generalidade dos casos, é de um cartão espesso, resistente, muito bem colado, com caracteristicas de rugosidade, que não se encontram em mais lado nenhum. Existe muita edição inglesa (original), que em termos de capa, perde bastante para a edição americana, veja-se por exemplo (refiro estes, porque os vi postados aqui no foro, num outro tópico), a banda Rare Bird, cujo primeiro disco tem uma edição americana fabulosa, e a correspondente edição no seu país de origem (portanto, edição original) tem uma capa "vulgar de lineu".
Outra coisa, é o facto de a 1ª edição, ser ou não ser a mais rara ... ser ou não ser a mais valiosa ... ser ou não ser a que tem melhor qualidade audio ... bem como ser ou não ser considerado um bom disco, já que existe no mundo do colecionador, com cada £$"#@ de som (não me refiro à qualidade audio), a valer fortunas.
É um mundo, por vezes irracional e complexo, cuja (provável) explicação teórica (caso exista), não tem nada a ver com a prática ... vá-se lá saber porquê.
Por outro lado, também temos situações como a do disco dos portugueses Tempo E O Modo, que se chama Um Mundo A Construir (1980), cuja edição diz-se ter sido efectuada de Modo privado e limitado, de forma a que com o Tempo pudesse ser bastante valorizada ... veja-se quanto pode agora custar um exemplar desse disco (que por sinal, é EXCELENTE) -> http://www.musicstack.com/item/144273913 (para ouvir, aqui -> http://www.myspace.com/tempoemodorock ).
Ok, desculpem-me a confusão de ideias expressa no meu texto acima, mas é que ainda não bebi coffee, e sem cafeína, a machine não trabalha.
Bom tópico mais uma vez.
Abraços
António José da Silva Membro AAP
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
Assunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são? Ter Jan 03 2012, 11:14
fjbl escreveu:
deve ser “ 37 Soho Sq” ao contrário das edições seguintes onde consta “ 70 Old Compton Street”.
Assim que chegar a casa a ver se vejo qual das edições é a minha. No aspeto das edições UK tenho alguma sorte pois quase todo o meu material é de terras de sua Magestade Elizabeth II.
_________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince
If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...
The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte
Fran Membro AAP
Mensagens : 8496 Data de inscrição : 08/12/2011 Localização : Usuário BANIDO
Assunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são? Ter Jan 03 2012, 11:17
António José da Silva escreveu:
fjbl escreveu:
deve ser “ 37 Soho Sq” ao contrário das edições seguintes onde consta “ 70 Old Compton Street”.
Assim que chegar a casa a ver se vejo qual das edições é a minha. No aspeto das edições UK tenho alguma sorte pois quase todo o meu material é de terras de sua Magestade Elizabeth II.
Se eu aí estivesse ...
Cpts
António José da Silva Membro AAP
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
Assunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são? Ter Jan 03 2012, 11:32
Fran escreveu:
António José da Silva escreveu:
fjbl escreveu:
deve ser “ 37 Soho Sq” ao contrário das edições seguintes onde consta “ 70 Old Compton Street”.
Assim que chegar a casa a ver se vejo qual das edições é a minha. No aspeto das edições UK tenho alguma sorte pois quase todo o meu material é de terras de sua Magestade Elizabeth II.
Se eu aí estivesse ...
Cpts
Era a tua desgraça.
Voltando ao tópico, e em relação as edições nacionais e mencionando a minha pouca experiência, parece-me que muitas edições portuguesas de discos portugueses são excelentes. Onde falha são nas edições de trabalhos estrangeiros que ai sim, a qualidade era muitas vezes abaixo daquelas dos países de origem. Nao sei se são da mesma opinião.
_________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince
If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...
The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte
fjbl Membro AAP
Mensagens : 420 Data de inscrição : 25/11/2011 Idade : 62 Localização : Massamá
Assunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são? Ter Jan 03 2012, 12:47
Aqui vai outro;
STRANGLERS - LIVE (XCERT)
Identificação; United Artists UAG 30224 UK 1979
Matriz - Lado A - UAG 30224 A 1U Porky prime cut
Lado B - UAG 30224 B 1U Pecko
Mais um com as bolachas assinadas por George Peckham, mas aqui sinceramente não o recomendo sónicamente, embora o problema não seja provávelmente da masterização ou do "cut", mas sim da captação dos concertos que me parece técnicamente insatisfatório. Mas há quem aprecie a rude beleza do disco, afinal estamos a falar dum concerto de punk music....1 2 3 4...gabba gabba hey.
Fran Membro AAP
Mensagens : 8496 Data de inscrição : 08/12/2011 Localização : Usuário BANIDO
Assunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são? Ter Jan 03 2012, 13:34
António José da Silva escreveu:
Fran escreveu:
António José da Silva escreveu:
fjbl escreveu:
deve ser “ 37 Soho Sq” ao contrário das edições seguintes onde consta “ 70 Old Compton Street”.
Assim que chegar a casa a ver se vejo qual das edições é a minha. No aspeto das edições UK tenho alguma sorte pois quase todo o meu material é de terras de sua Magestade Elizabeth II.
Se eu aí estivesse ...
Cpts
Era a tua desgraça.
Por acaso até era
António José da Silva escreveu:
Voltando ao tópico, e em relação as edições nacionais e mencionando a minha pouca experiência, parece-me que muitas edições portuguesas de discos portugueses são excelentes. Onde falha são nas edições de trabalhos estrangeiros que ai sim, a qualidade era muitas vezes abaixo daquelas dos países de origem. Nao sei se são da mesma opinião.
Exacto, esqueci-me de referir que era relativamente às edições Nacionais, de trabalhos estrangeiros.
Cpts
Fran Membro AAP
Mensagens : 8496 Data de inscrição : 08/12/2011 Localização : Usuário BANIDO
Assunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são? Ter Jan 03 2012, 19:41
Boas, Não sei se hei-de ou não, começar a "despejar" as edições originais que possuo ... em todo caso, aqui vai esta edição Nacional, com alguma procura no mercado das "raridades".
Petrus Castrus, album Mestre, editado em 1973, Gravado no Strawberry Studios (16 pistas), Chateau D' Hérouville, França, em Novembro de 1972. EDITADO E PRODUZIDO EM PORTUGAL POR SASSETTI, EDITORES DE MUSICA DESDE 1848. Guilda da Musica, DP 025 STEREO Cpts
fjbl Membro AAP
Mensagens : 420 Data de inscrição : 25/11/2011 Idade : 62 Localização : Massamá
Assunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são? Ter Jan 03 2012, 19:50
Mais um
10CC - ORIGINAL SOUNDTRACK
Identificação; Mercury super de luxe 9102 500 1975UK
Matriz - Lado A - Mely (ou Mevy) 9102 500 1 ? // 2 1B
Labo B - Mely (ou Mevy) 912 500 2? // 1 1B
Alguns algarismos são de difícil leitura, mas as bolachas vêm assinadas pelo Master cut; Melvyn Abrahams. Engenharia de som e mixagem por Eric Stewart. O album foi gravado nos Strawberry Recording Studios (UK). Não é este o caso, mas muitos LP made in UK trazem estampado "Strawberry", já sabem o que significa.
Mensagens : 8496 Data de inscrição : 08/12/2011 Localização : Usuário BANIDO
Assunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são? Ter Jan 03 2012, 20:04
Seguindo na senda de primeirasedições, deixo-vos agora um disco, que penso nunca ter sido reeditado
Stuffy And His Frozen Parachute Band, 1973 Paramount, PAS-6070 Produced by Tom Gress Cpts
fjbl Membro AAP
Mensagens : 420 Data de inscrição : 25/11/2011 Idade : 62 Localização : Massamá
Assunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são? Ter Jan 03 2012, 20:15
Meu caro Fran, o meu amigo está em vantagem pois quase todo o vinil fabricado em Portugal é de prensagem única e com poucos "stampers"
Não tenho a certeza mas há uns bons anos (demasiados), assisti no coliseu a um concerto dos Colosseum (de Jim Capaldi) e creio que a 1ª parte foi dos Petrus Castrus...ou seria os Tranta....ou..?? (os vapores atrofiam a memória).
António José da Silva Membro AAP
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
Assunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são? Ter Jan 03 2012, 20:26
Isto tem tudo para vir a ser um tópico bastante colorido e interessante. Não façam cerimónias.
_________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince
If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...
The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte
Fran Membro AAP
Mensagens : 8496 Data de inscrição : 08/12/2011 Localização : Usuário BANIDO
Assunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são? Ter Jan 03 2012, 20:36
fjbl escreveu:
Meu caro Fran, o meu amigo está em vantagem pois quase todo o vinil fabricado em Portugal é de prensagem única e com poucos "stampers"
Não entendo carissimo Fjbl, pois tenho poucos vinis editados em Portugal
fjbl escreveu:
Não tenho a certeza mas há uns bons anos (demasiados), assisti no coliseu a um concerto dos Colosseum (de Jim Capaldi) e creio que a 1ª parte foi dos Petrus Castrus...ou seria os Tranta....ou..?? (os vapores atrofiam a memória).
Talvez sejam os Colosseum II (1978), pois o concerto de Jim Capaldi foi outro (Julho de 1978, com os portugueses Beatnicks na 1ª parte ... ái esses vapores, lol).
Como já tinha esta foto feita, aqui vão os 4 primeiros LPs, dos Blues Magoos (falta-me o 5º e ultimo)
Electric Comic Book, 1967 Mercury MG 21104 Monaural (vulgo, Mono ... falta-me o livro )
Basic Blues Magoos, 1968 Mercury SR 61167 (Gatefold, melhor dizendo, Uni-Pack)
Never Goin' Back To Georgia, 1969 ABC ABCS-967 (Gatefold) Cpts
fjbl Membro AAP
Mensagens : 420 Data de inscrição : 25/11/2011 Idade : 62 Localização : Massamá
Assunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são? Ter Jan 03 2012, 21:37
Mais um, embora este não possa ser considerado edição original porque essa é " born in USA", mas é a 1ª edição UK. Existem 2 edições UK com o mesmo nº de catalogo, mas a capa da primeira é curiosa pois parte dela abre tipo postal.
Bruce Springsteen - Greetings from Asbury Park N.J.
CBS - 65480 1973 UK
Matriz - Lado A - EPC (riscado) S 65480 A1
Lado B - EPC (riscado) S 65480 B1
Este e o The River são os meus albuns preferidos do "Boss", aliás em 74/75 eu era grande fã do Bruce que era apenas um ilustre desconhecido. Quando o tentava divulgar aos amigos a resposta comum era; Quem?...Sepinestine.... americano....é o quê pá, tipo Doors?
O fascinio tinha razão de ser, quando andava no fim do ciclo (74) fui a um daqueles convivios de música no Liceu (o meu primeiro), com uma PA poderosa, colunas gigantescas, luzes, gelo seco e uns pratos grandiosos (technics?), e quando tudo aquilo debitou o "Spirit In The Night", simplesmente passei-me.
Passem-se também...
fjbl Membro AAP
Mensagens : 420 Data de inscrição : 25/11/2011 Idade : 62 Localização : Massamá
Assunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são? Ter Jan 03 2012, 22:11
Meu caro Fran, foi só uma pequena ironia mais relacionada com a pequena dimensão das edições nacionais do que com a sua discografia, que desconheço, ou melhor já vou conhecendo.
Quanto ao concerto, pois fiquei mais confuso, mas talvez tenha sido os Collosseum II .Acho que também vi os Tantra no coliseu em outra data (malditos vapores).
António José da Silva Membro AAP
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
Assunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são? Ter Jan 03 2012, 22:19
fjbl escreveu:
...malditos vapores).
Mas isso afinal eram concertos ou banhos turcos.
_________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince
If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...
The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte
Fran Membro AAP
Mensagens : 8496 Data de inscrição : 08/12/2011 Localização : Usuário BANIDO
Assunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são? Ter Jan 03 2012, 22:45
fjbl escreveu:
... Quanto ao concerto, pois fiquei mais confuso, mas talvez tenha sido os Collosseum II .Acho que também vi os Tantra no coliseu em outra data (malditos vapores).
O meu "pequeno reparo", tem só a ver com o facto de Jim Capaldi, nunca ter estado nos Colosseum (nem nos primeiros, nem no II), mas sim nos Traffic do Steve Winwood, Dave Mason, etc.
Nessa altura, já não existiam os Colosseum na sua primeira versão (infelizmente), mas sim os II, onde tocou Gary Moore (R.I.P.) que até nem sei se veio cá tocar dessa vez.
Às tantas era algum concerto dos Tantra no Colosseum de Lisboa, ou o Jim Capaldi nesse mesmo sitio
AJS escreveu:
Mas isso afinal eram concertos ou banhos turcos.
Nunca estiveste num?? Um gajo nem precisava de levar nada para fumar, pois pairava sempre no ar uma BIG nuvem, que era só dar ao nariz )__((:
Cpts
Cocharro Membro AAP
Mensagens : 1688 Data de inscrição : 05/08/2011 Idade : 47 Localização : Alto Alges
Assunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são? Ter Jan 03 2012, 22:59
A minha humilde contribuição
Musica classica
DVORAK - New World Symphony - DECA SLX 2005
E já que se anda no topico a falar de Tantra, aqui está:
António José da Silva Membro AAP
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
Assunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são? Ter Jan 03 2012, 23:22
Fran escreveu:
pairava sempre no ar uma BIG nuvem, que era só dar ao nariz )__((:
Cpts
É essa a recomendação da Troika para economizar.
_________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince
If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...
The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte
fjbl Membro AAP
Mensagens : 420 Data de inscrição : 25/11/2011 Idade : 62 Localização : Massamá
Assunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são? Ter Jan 03 2012, 23:37
Encontrei isto no wikipédia, se calhar foi isto (os vapores dissipam-se). Já agora vi um outro concerto com a Lena d`Agua (Salada de Frutas ???) em que ela usou um vestido branco, totalmente transparente e eu fiquei perto do palco, na me lembro de mai nada.
Lena d'Água estreou-se como cantora em Maio de 1976 na festa de finalistas do Liceu de Sintra como vocalista dos Beatnicks, grupo musical de Rock Progressivo ou Sinfónico com letras originais em português com base na Amadora. Com os Beatnicks fez concertos ao vivo entre 1976 e 1978. A sua última actuação com a banda aconteceu no Coliseu dos Recreios de Lisboa em Março de 1978, na noite em que os Beatnicks fizeram a 1ª parte do concerto de Jim Capaldi, baterista, percussionista e voz dos Traffic.
António José da Silva Membro AAP
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
Assunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são? Ter Jan 03 2012, 23:41
fjbl escreveu:
....ela usou um vestido branco, totalmente transparente e eu fiquei perto do palco, na me lembro de mai nada.
_________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince
If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...
The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte
Ulrich Membro AAP
Mensagens : 4947 Data de inscrição : 06/10/2011 Idade : 46 Localização : Aveiro
Assunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são? Ter Jan 03 2012, 23:46
já agora:
grande som, muito bom o ride.
Abraços
fjbl Membro AAP
Mensagens : 420 Data de inscrição : 25/11/2011 Idade : 62 Localização : Massamá
Assunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são? Qua Jan 04 2012, 12:43
SANTANA - ABRAXAS
CBS - 64087 1970 UK
Matriz - Lado A - S 64087 A1
Lado B - S 64087 B1
Belíssimo album, grande som, quente e reconfortante que enche a sala. Mas para isso não é preciso própriamente ter uma 1ª edição, neste caso Uk, a original será "made in USA".
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
Assunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são? Qua Jan 04 2012, 12:45
fjbl escreveu:
SANTANA - ABRAXAS
CBS - 64087 1970 UK
Matriz - Lado A - S 64087 A1
Lado B - S 64087 B1
Belíssimo album, grande som, quente e reconfortante que enche a sala. Mas para isso não é preciso própriamente ter uma 1ª edição, neste caso Uk, a original será "made in USA".
Ofereci há pouco tempo esse álbum com todos os "extras" e na versão de vinil branco, esse mesmo álbum. Todo o álbum é lindo, disco incluído. Mas é um bom amigo e merece.
_________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince
If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...
The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte
fjbl Membro AAP
Mensagens : 420 Data de inscrição : 25/11/2011 Idade : 62 Localização : Massamá
Assunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são? Qui Jan 05 2012, 18:46
A edição original será "Aussie" de 81, esta 1ª edição UK é de 82.
Nascido em plena era do digital, só existe uma prensagem made in UK. Não sei o que significa o MOP na matriz e no lado A ainda existem um J e um V invertidos. O disco foi masterizado na Masterdisk, por Howie Weinberg. É possível que o cut made in USA seja diferente.
António José da Silva Membro AAP
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
Assunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são? Qua Jan 11 2012, 20:50
A ver se o amigo fjbl aprende a colocar as imagens pois torna o tópico muito mais atrativo.
_________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince
If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...
The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte
fjbl Membro AAP
Mensagens : 420 Data de inscrição : 25/11/2011 Idade : 62 Localização : Massamá
Assunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são? Seg Jan 16 2012, 23:41
GENESIS - FOXTROT
Charisma label CAS 1058 UK 1972
Existem pelo menos 5 edições (2 delas nos anos 80 com rótulo azul) com este número de catalogo, mas a 1ª prensagem está bem identificada.
Capa dupla, texturada,(por regra, pois existem capas não texturadas) fabricada pelo E. J. Day Group (as seguintes seriam por Howard Printers), rótulos dos discos devem ser "large matter label", isto é, na figura do chapeleiro a gravata deve coincidir com o centro do disco (nas edições seguintes a figura é mais pequena), e nos mesmos deve constar B & C Records.
As matrizes também estão identificadas - CAS 1058 A1U / CAS 1058 B1U e estão assinadas pelo masterizador; Porky prime cut / Pecko.
Não é uma edição rara, mas em bom estado total atinge fácilmente as 30 ou 40 libras.
fjbl Membro AAP
Mensagens : 420 Data de inscrição : 25/11/2011 Idade : 62 Localização : Massamá
Assunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são? Ter Jan 17 2012, 00:34
Bem, este tenho procurado adquirir em bom estado e principalmente bom preço (bem mais dificil). Tenho no entanto a edição nacional da época e com um som bastante bom. Parece que a edição em SACD é muito boa sónicamente.
Este é daqueles classicos que obrigatóriamente tem que fazer parte da vossa discografia.
DAVID BOWIE - THE RISE AND FALL OF ZIGGY STARDUST AND THE SPIDERS FROM MARS
A primeira prensagem também é bem conhecida.
RCA Victor SF 8227 (LSP 4702) UK 1972
Os rótulos devem ser os RCA "orange label" com a referência Titanic music
As matrizes devem ser ; BGBS 0864 - 1E / BGBS 0865 2E
Na capa (posterior) desta 1ª prensagem deve constar a referência "GEM production" e não deve constar o logo "MAINMAN"
António José da Silva Membro AAP
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
Assunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são? Ter Jan 17 2012, 01:05
Tenho dois em casa e apesar de serem originais UK não sei qual a prensagem.
_________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince
If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...
The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte
Ferpina Membro AAP
Mensagens : 10767 Data de inscrição : 07/07/2010 Idade : 69 Localização : Assado - Perú
Assunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são? Ter Jan 17 2012, 01:57
fjbl escreveu:
Bem, este tenho procurado adquirir em bom estado e principalmente bom preço (bem mais dificil). Tenho no entanto a edição nacional da época e com um som bastante bom. Parece que a edição em SACD é muito boa sónicamente.
Este é daqueles classicos que obrigatóriamente tem que fazer parte da vossa discografia.
DAVID BOWIE - THE RISE AND FALL OF ZIGGY STARDUST AND THE SPIDERS FROM MARS
A primeira prensagem também é bem conhecida.
RCA Victor SF 8227 (LSP 4702) UK 1972
Os rótulos devem ser os RCA "orange label" com a referência Titanic music
As matrizes devem ser ; BGBS 0864 - 1E / BGBS 0865 2E
Na capa (posterior) desta 1ª prensagem deve constar a referência "GEM production" e não deve constar o logo "MAINMAN"
Tenho uma coisa dessas cá na estante. Porra! As lunetas novas de progressivas que são, não pesco puto das matrizes. Só com o Hubble!
E também tenho o Foxtrot mas com a capa não texturada Mas já tive!
_________________
fjbl Membro AAP
Mensagens : 420 Data de inscrição : 25/11/2011 Idade : 62 Localização : Massamá
Assunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são? Ter Jan 17 2012, 19:20
[img:f54c]https://www.audioanalogicodeportugal.net/[/img] Este é talvez o album mais conhecido e editado da história do rock pelo que a pesquisa e o interesse sobre as sucessivas edições é esmagador, quase tudo foi alvo de escrutínio e discusão. A sua qualidade sónica é conhecida e práticamente todas as edições são no mínimo aceitáveis, mas pronto, a 1º prensagem é sempre a primeira.
PINK FLOYD - DARK SIDE OF THE MOON.
Harvest Records SVL 804 UK 1973
Existem imensos pormenores que permitem identificar a 1º edição, mas seria demasiado exaustivo descrever todos pelo que deixo um link para que quiser explorar. Curioso é facto de as duas primeirasedições nacionais terem sido prensadas no UK.
Neste caso comprei a edição do 30º aniversário e dei-me como satisfeito.
Na primeira edicão UK, os rótulos são os denominados "solid blue triangle" e existem várias matrizes;
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
Assunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são? Ter Jan 17 2012, 20:02
Fica aqui também o melhor e sobretudo mais correto de todos os sites sobre álbuns dos Pink Floyd.
http://pinkfloydarchives.com/DGerLPPF.htm#WYWH1
_________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince
If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...
The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte
fjbl Membro AAP
Mensagens : 420 Data de inscrição : 25/11/2011 Idade : 62 Localização : Massamá
Assunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são? Ter Jan 17 2012, 21:34
É o mesmo site , páginas diferentes, realmente deve ter dado uma trabalheira coligir toda aquela informação.
fjbl Membro AAP
Mensagens : 420 Data de inscrição : 25/11/2011 Idade : 62 Localização : Massamá
Assunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são? Ter Jan 24 2012, 18:31
EMERSON, LAKE AND PALMER
PICTURES AT AN EXHIBITION
Island records - Help 1 1971 UK
Matriz - Help 01 A1U Porky / Help 01 B1U Pecko
Na primeira prensagem o album é de capa dupla e os rótulos do vinil são pretos com o logo " i " em cor de rosa, mais um Porky prime cut.
António José da Silva Membro AAP
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
Assunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são? Ter Jan 24 2012, 20:30
fjbl escreveu:
EMERSON, LAKE AND PALMER
PICTURES AT AN EXHIBITION
Island records - Help 1 1971 UK
Matriz - Help 01 A1U Porky / Help 01 B1U Pecko
Na primeira prensagem o album é de capa dupla e os rótulos do vinil são pretos com o logo " i " em cor de rosa, mais um Porky prime cut.
A minha é UK mas duvido que seja essa edição. Também é de capa dupla. Tenho que investigar.
_________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince
If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...
The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte
fjbl Membro AAP
Mensagens : 420 Data de inscrição : 25/11/2011 Idade : 62 Localização : Massamá
Assunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são? Sáb Jan 28 2012, 22:23
THE WHO - TOMMY
Track record - 61013/4 1969 UK
Album duplo, capa abre em três partes e existe um livrete de edição limitada e numerado com as liricas e várias páginas de imagens.
As matrizes são; Disco 1 613013 A1/ B3 Disco 2 613014 A1 / B2
António José da Silva Membro AAP
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
Assunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são? Sáb Jan 28 2012, 22:28
Estou prestes a adquirir essa edição (se tudo correr bem)
_________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince
If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...
The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte
fjbl Membro AAP
Mensagens : 420 Data de inscrição : 25/11/2011 Idade : 62 Localização : Massamá
Assunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são? Seg Jan 30 2012, 18:45
Bem, tenho que fazer uma rectificação acerca do trabalho dos Who - Tommy. Estava convencido por ser uma edição numerada que só tinha havido uma prensagem com aquele número de catálogo, mas não, acabei de ver no ebay as matrizes A1 B1/ A1 B1 e essa sim (pela lógica) será a 1ª prensagem. Além disso existe um outro pormenor (que me escapou), na 1º prensagem o nº de catálogo vem repetido no canto superior esquerdo da contracapa ao contrário das prensagens seguintes onde existe um código diferente. A numeração do livrete também deve corresponder um número baixo. A informação sobre as primeiras prensagens não abunda e por vezes o que as distingue são pequenos detalhes. Caro amigo António J. Silva, diga depois o que é que lhe calhou.
António José da Silva Membro AAP
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
Assunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são? Seg Jan 30 2012, 19:08
como o caro fjbl é mais entendido nesta matéria do que eu, que edição será a que acabei de adquirir?
TRACK RECORDS with the Catalogue No.s 613013 and 613014
_________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince
If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...
The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte
Mozarteano Membro AAP
Mensagens : 770 Data de inscrição : 26/08/2010 Idade : 61 Localização : Usuário BANIDO
Assunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são? Seg Jan 30 2012, 19:26
.
Última edição por Mozarteano em Seg Jan 30 2012, 20:36, editado 1 vez(es)
Fran Membro AAP
Mensagens : 8496 Data de inscrição : 08/12/2011 Localização : Usuário BANIDO
Assunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são? Seg Jan 30 2012, 19:38
Boas, Não sei se isto ajuda, ou se vai criar ainda mais confusão, mas em todo caso, aqui vai
Characteristics of a ‘TOMMY’ First Issue, First or Very Early Pressing:-
1/. The outer cover is a triptych style gatefold with two single layer panels which hinge out from a double slip cover. The outer design is from a pop art paint by Mike McInnerney showing a sphere with diamond shaped cut- outs and seagulls, and the important feature is that all first issues covers outer surfaces were LAMINATED and they are easily recognisable because of the VERY HIGH GLOSS finish which gives them a MUCH BRIGHTER BLUE appearance. This glossy laminate is very distinctive and not easy to confuse with the relatively dull matt blue finish of the later re-issues. The first issue covers were made by Ernest J. Day & Co. Ltd London. W.11., marked ‘Patent pending’, this is credited on the back of the cover bottom left corner following the track list / credits and just above the Track Record logo.
2/. On the back of the outer cover, top left hand corner the first issues have the Track Catalogue numbers printed, which are 613 013/4, whereas the later issues have the set number, which is 2657 002.
3/. Gloss finish is an important part of identification with the vinyls as well because you will notice that the first pressings have a much more ‘polished’ high gloss finish than the later pressings.
4/. The vinyls are noticeably heavier for the first pressings, weighing in at around 140-145 grammes each, the later pressing typically weigh around 110-125 grammes.
5/. The record labels on first pressings are a deep matt black when viewed head on in daylight and slightly coarse anthracite when viewed in reflected light at an angle, later pressings have a ‘flatter’ and ‘greyer’ finish, even from head on, and even later pressings are almost a dark silvery or titanium colour with an outer ridge. Also, on Track first pressings from this era the labels are usually aligned (or in the same orientation) either side of the same vinyl, later pressing alignment tends to be random.
6/. More easily noticeable on the first issue record labels is the fact that they state ‘DOUBLE ALBUM’ (Record 1 [or 2]) underneath the catalogue number at 9 o’ clock (most of the variants have the side 4 backed on to side 1 on Record 1, and side 3 backed on to side 2 on Record 2; so that is not a reliable ‘separation’ characteristic as it is on some albums).
7/. First Pressings have predominantly ‘1’ matrices and ‘1’ or low number stampers in the vinyl run off area of each side. Later pressings have 2’s’, 3’s, 4’s etc occasionally mixed up with a ‘1’.
8/. In my opinion first pressings, as is the case with most vinyl recordings, deliver noticeably better audio in terms of clarity and ‘reality’; but this of course subjective and a matter for the individual listener.
9/. Last, and by no means least, the illustrated lyrics booklet which accompanied first issue albums has a LIMITED EDITION NUMBER PRINTED IN THE BOTTOM RIGHT CORNER WHERE INDICATED in this case 56. Unfortunately this is not always a reliable feature as after the Limited Edition run was finished the Record Company continued, for quite a long time, to include non-numbered books and some unscrupulous sellers have printed, or even written a number in to try and maximise the value. They can usually be spotted and this one is COMPLETELY AUTHENTIC - we had it from new!
10/. If an album has all of the characteristics listed 1-9 above, WHICH THIS ONE HAS, then it is a GENUINE UK FIRST ISSUE, FIRST OR VERY EARLY PRESSING.
The key features are listed below:
COMPLETE ORIGINAL UK DOUBLE ALBUM & FIRST ISSUE A UK FIRST PRESS WITH FIRST MATRICES & STAMPERS SUPERB HEAVYWEIGHT VINYLS EXCELLENT TO PLUS CONDITION STEREO RECORDING FORMAT DELIVERING SENSATIONAL AUDIO ORIGINAL TRACK MATT BLACK ‘DOUBLE ALBUM’ TEXT LABELS ORIGINAL UK ‘TRIPTYCH’ GATEFOLD ERNEST J. DAY & Co. ‘Patents pending’ ORIGINAL LIMITED EDITION NUMBERED ‘56’ ILLUSTRATED LYRIC BOOKLET ONE OF THE HARDEST TO FIND POPULAR PROGRESSIVE ROCK ALBUMS IN THIS VARIANT
fjbl Membro AAP
Mensagens : 420 Data de inscrição : 25/11/2011 Idade : 62 Localização : Massamá
Assunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são? Seg Jan 30 2012, 20:19
Acabou de aquirir a edição original, numerada , UK desse album. No entanto essa edição foi alvo de mais que uma prensagem. Além do pormenor do nº de catálogo da capa (o meu por exemplo tem 2657 002, que aliás aparece no rótulo do disco 2) em vez de 61013/4. As matrizes no "run out groove" devem ser A1 B1/ A1 B1.
Resumindo; fizeram uma 1º prensagem A1 B1 com um determinado nº de exemplares (não sei quantos) e posteriormente (também nâo sei com que espaço temporal) realizaram as prensagens necessária para satisfazer a procura. Qual é a importância e qual a diferença? Nalguns casos absolutamente nenhuma em termos sónicos (é apenas a questão de ser a primeira), mas há muitas situações em que a pessoa que faz o 1º "cut" do vinil (por ex; um masterizador famoso) pode não a mesma das prensagens seguintes. O contrário como é evidente também pode acontecer. Existem prensagens que são mais procuradas só pelo facto do "cut" e masterização terem sido realizados por engenheiros de reconhecido valor, partindo do principio que esses trabalhos são de superior qualidade e fazem parte da 1ª geração de tapes analógicas (quando é o caso).
É claro que é preciso fazer comparações A/B (cegas, para evitar efeito placebo) para se chegar a conclusões, mas existe quem o faça e divulge a sua opinião e em muitos casos existem consensos quanto á melhor prensagem e edição de determinados trabalhos. É preciso pachorra e muita dedicação mas a informação existe, embora por vezes as diferenças sejam ténues, nalguns casos são substanciais.
Enfim, é um mundo sem fim...e também com muito "mito".
Eu que eu posso dizer da minha experiência pessoal é que noto diferenças qualitativas das prensagens UK ou alemãs (para melhor, especialmentes originais, 1º prensagem ou não) para as restantes, especialmente as portuguesas, que apesar de tudo não são das piores.
Conteúdo patrocinado
Assunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são?