Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só... |
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| Projeto - Colunas de Três Vias | |
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+2António José da Silva carlomar 6 participantes | |
Autor | Mensagem |
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carlomar Membro AAP
Mensagens : 117 Data de inscrição : 14/08/2011 Idade : 54 Localização : V.F.Xira
| Assunto: Projeto - Colunas de Três Vias Seg Jul 30 2012, 20:47 | |
| Boas, Já fiz umas quantas colunas de suporte de 2 Vias. Podem ver algumas das minhas construções aqui https://www.audioanalogicodeportugal.net/t758-colunas-de-som-diygaleriaComeço a sentir a falta da resolução que um médio dedicado pode proporcionar. Também necessito de umas colunas com mais sensibilidade, pois as minhas atuais unidades Scan Speak são pouco sensíveis, e eu gostava construir amplificadores em Single Ended Classe A de pouca potencia. Neste momento possuo já um médio dedicado da DAVIS Acoustics o 13KLV5MA de 91dbs. É este o meu objetivo construir umas colunas na casa dos 90 a 91 dBs. Já é bastante mais sensível que os meus atuais 85dbs ou menos uma vez que o Crossover vem baixar ainda mais a sensibilidade do woofer. A minha sala é muito pequena, pelo que não necessito de grande potencia. Tweeters tenho vários de boa qualidade. É só uma questão de escolher o que proporcionar uma melhor integração sonora com o médio. Gostava de poder contar com a colaboração de construtores mais experientes e de alguma ajuda para a seleção do woofer. Queria evitar o Bass Reflex pois as caixas fechadas são as que melhor se integram com a minha sala. Transmissão de linha também é uma opção a considerar. A minha sala pelas pequenas dimensões (10m2) tem modos de ressonância muito próprios, uma solução Bass Reflex vai despertar ainda mais essas ressonâncias. Todas as opiniões serão bem vindas. nfal64, carlosjgribeiro e muitos outros, conto com as vossas sugestões. | |
| | | António José da Silva Membro AAP
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
| Assunto: Re: Projeto - Colunas de Três Vias Seg Jul 30 2012, 21:45 | |
| Uma magnifica iniciativa do amigo carlomar. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
| | | Stereo Membro AAP
Mensagens : 3493 Data de inscrição : 07/07/2010 Idade : 64 Localização : Lisboa
| Assunto: Re: Projeto - Colunas de Três Vias Seg Jul 30 2012, 21:47 | |
| Existem alguns programas gratuitos na net. Entre outros, aqui fica este site: http://www.linearteam.dk/default.aspx?download=winisd Vejo que já andas com ideias!... Eu cá estou cheio delas... agora tempo, espaço e disposição é que é mais complicado! Já para não falar do problema de sempr€! Amanhã devo chatear-te, mas é com outra coisa. | |
| | | carlomar Membro AAP
Mensagens : 117 Data de inscrição : 14/08/2011 Idade : 54 Localização : V.F.Xira
| Assunto: Re: Projeto - Colunas de Três Vias Seg Jul 30 2012, 22:00 | |
| - carlomar escreveu:
Gostava de poder contar com a colaboração de construtores mais experientes e de alguma ajuda para a seleção do woofer.
Faltou dizer que o orçamento disponível é baixo. Por isso não vale a pena sugerir woofers muitos caros. Além disso a construção, se avançar, vai ser longa. Uma das primeiras decisões é o Tamanho do woofer. O carlosjgribeiro falou em 30 cm. Eu presumo que isso seria bom para uma sala "Normal". Como a minha tem apenas 10m2, eu penso que seria melhor optar por um 20 a 25 cm. Volto a frisar: Com uma sensibilidade na casa dos 90 a 91dbs e 8 ohms de impedância. A ideia é fazer o corte grave/médio ai pelos 500hz, mas isso pode ser ajustado posteriormente. | |
| | | carlomar Membro AAP
Mensagens : 117 Data de inscrição : 14/08/2011 Idade : 54 Localização : V.F.Xira
| Assunto: Re: Projeto - Colunas de Três Vias Seg Jul 30 2012, 22:26 | |
| Para terem uma ideia, é mais ou menos isto que eu pretendo. Não fosse o alto preço destas unidades das Davis, e era bem capaz de avançar com este projeto, uma vez que já tenho o médio. Notem que a caixa de graves não é Bass reflex, mas sim Labirinto-Reflex, o que penso eu seja algo entre a transmissão de linha e o Bass Reflex. Poderei avançar com algo parecido a isto, mas terei de arranjar um woofer substituto mais económico. Este também poderá ser o ponto de partida para o crossover, sendo que já tenho este médio. Pretendo manter a ideia de 2 ou até 3 caixas separadas para haver um melhor desacoplamento mecânico entre as unidades. | |
| | | carlomar Membro AAP
Mensagens : 117 Data de inscrição : 14/08/2011 Idade : 54 Localização : V.F.Xira
| Assunto: Re: Projeto - Colunas de Três Vias Seg Jul 30 2012, 22:47 | |
| Este é o Médio Davis 13KLV5MA que já possuo, e posso dizer-vos que é bastante suave e detalhado sem ser muito frio. O cone é construido em Kevlar, ficha de fase é alumínio maciço e é fixa. Quem conhece muito bem este médio, é o amigo MCA que o usa quase a cobrir toda a gama média e grave. Alguns amigos por aqui já o ouviram. António J. diga de sua justiça! | |
| | | António José da Silva Membro AAP
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
| Assunto: Re: Projeto - Colunas de Três Vias Seg Jul 30 2012, 23:15 | |
| - carlomar escreveu:
António J. diga de sua justiça!
O que posso dizer é que já ouvi o som em casa do amigo Manuel e aquilo tocava mesmo muito bem e muito correto (se é que existe o correto). Mas tem que ser dito que todo o equipamento era de excelente qualidade. O único problema e que ainda hoje me arrepio só de pensar, é que fui obrigado a ouvir CD. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
| | | Stereo Membro AAP
Mensagens : 3493 Data de inscrição : 07/07/2010 Idade : 64 Localização : Lisboa
| | | | Stereo Membro AAP
Mensagens : 3493 Data de inscrição : 07/07/2010 Idade : 64 Localização : Lisboa
| Assunto: Re: Projeto - Colunas de Três Vias Ter Jul 31 2012, 21:50 | |
| Agora mais a sério... Eu também espero um dia fazer uma coisa do gênero, mas... Tenho já uma ideia, mas o projecto levava-me para cima de 1000€ só em material e agora nã pode ser! | |
| | | carlomar Membro AAP
Mensagens : 117 Data de inscrição : 14/08/2011 Idade : 54 Localização : V.F.Xira
| Assunto: Re: Projeto - Colunas de Três Vias Ter Jul 31 2012, 22:34 | |
| - António José da Silva escreveu:
- carlomar escreveu:
António J. diga de sua justiça!
O que posso dizer é que já ouvi o som em casa do amigo Manuel e aquilo tocava mesmo muito bem e muito correto (se é que existe o correto).
Mas tem que ser dito que todo o equipamento era de excelente qualidade. O único problema e que ainda hoje me arrepio só de pensar, é que fui obrigado a ouvir CD.
Fez muito bem a ressalva, que aquele som não se deve apenas ás colunas, mas também ás excelentes eletrónicas que estão por tráz. CD incluído. Para que fique registado eu uso apenas CD mas VINIL é melhor!!! | |
| | | MCA. HiFi Membro AAP
Mensagens : 96 Data de inscrição : 21/10/2011 Idade : 68 Localização : Amadora
| Assunto: Re: Projeto - Colunas de Três Vias Qua Ago 01 2012, 01:01 | |
| Não fora o carlomar alertar, não dava por este topico.
Em primeiro obrigado pelo apeço demonstrado pelo meu equipamento, mas penso que se o António bem como o Carlomar ouvissem agora com o meu novo projecto de pré iriam certamente gostar ainda mais. Aguardo com todo o prazer uma visita destes amigos.
No respeitante ao CD não concordo inteiramente com a sua regeição pura e simples. Tenho a convicção que existem bons e maus CDs, tal como bons e maus conjuntos analogicos. Tenho a convicção que é mais fácil, mais barato e mais prático para a maioria ouvir musica num CD que num gira discos. O sistema de vinil é caro, requer conhecimentos e pericia técnica que se formos a ver bem para a maioria das pessoas não passa de um pesadelo. Por outro lado a universalidade da oferta musical é de longe superior em suporte CD que em vinil. Devemos ainda dar atenção ao facto de a grande parte dos discos comerciais de vinil não terem qualidade, são mesmo uma verdadeira porcaria, isto também empurra os apreciadores de musica em suporte de vinil para uma maior restrição de oferta musical, ou então entrar nas gravações ditas audiofilas, que soam muito bem do ponto de vista técnico e depois as orquestras e as interpretações são uma miseria franciscana.
Portanto carissimos amigos, penso que temos que pesar os prós e contras de cada suporte e não regeitar qualquer um deles por dá cá aquela palha.
Eu pessoalmente adoro vinil, e estou actualmente a investir no melhoramento dessa area do meu equipamento. Desmontei o meu Thorens 3001 BC, desde a mecanica até á caixa que foi toda pintada e amortecida com materiais próprios. O bacalhau e o arm board foram reforçados e igualmente amortecidos. a electrónica foi toda refeita, de tal modo que consegui fazer entrar em oscilação a posição de 45 RPM, não fora o amigo António que conhece um amigo especialista em thorens, me arranjar o esquema da placa reguladora, ainda hoje andaria à nora. Mais uma vez um abraço de agradecimento ao amigo António. Agora estou a fazer um prototipo de um pré phono, a coisa está a compor-se mas ainda não está em condições de poder ouvir todo o trabalho e esforço que fiz para tentar melhorar o desempenho do meu gira-discos. Logo que esteja darei noticias.
No respeitante ao projecto do carlomar, em querer entrar em 3 vias com um baixo barato acho que vai estragar tudo inclusivé a beleza do som daquele maravilhoso baixo - médio da Divis. Uma coluna é como um instrumento, a sua afinação sónica está precisamente no seu equilibrio. por outro lado o conjunto só se pode considerar capaz de reproduzir musica, quando os altifalantes soam como um só e mais arriscado ainda, quando não se ouvem. Ora como é que o amigo Carlos quer conseguir isso com a colocação de um baixo inferior à qualidade do médio? Penso ser muito difissil. Por experiencia propria, eu pessoalmente aconselhava-o a a utilizar os divis como baixo médio e seguidos de um bom tw, numa caixa TL. Para os graves, porque não uma solução amplificada de um sub woofer com corte a 30/35Hz 6DB. Existem por aí soluções extraordinarias, gostei muito de um velodin, não muito caro, mas com um desempenho extraordinário. Estou convencido que alguém consiga fazer em casa um grave daqueles, com tanta articulação, profundidade (20 Hz lá moravam) e segurança. Sei que há muito boa gente que deixou de gostar de subwofers, até lhe chamam sub (apenas), principalmente porque passaram a assuciar estes aparelhos ao cinema em casa. Mas não é verdade, ainda hoje nos estudios da BBC a monição final e de mistura é feita com duas colunas pequenas (inicialmente as LS3 e mais tarde mesmo as quad) e dois subWoofers (ou sub graves, em português) da celestion, fabricados em exclusivo para este fim. Apesar de todos os actuais preconceitos (passou de moda), quando bem estudado e equilibrado, continua a ser um dos processos de amplificação mais eficás e fiável disponivel. Não é fácil a combinação e afinação deste sistema, mas quando se consegue acertar na muche, é o fim dos problemas dos graves descontrolados. Muito boa gente desistiu, inclusivá os vendedores, pela dificuldade de afinar este processo, mas garante-vos que vale a pena o esforço. Mesmo asssim nada comparável com a dificuldade que há em colocar dis graves dentro de um caixote e associa-lo a médios e agudos com filtros passivos. Alem de muito mais dificil é muito mais caro.
Um abraço, carissimos amigos MCA
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| | | carlomar Membro AAP
Mensagens : 117 Data de inscrição : 14/08/2011 Idade : 54 Localização : V.F.Xira
| Assunto: Re: Projeto - Colunas de Três Vias Qua Ago 01 2012, 19:31 | |
| - MCA. HiFi escreveu:
- ...
No respeitante ao projecto do carlomar, em querer entrar em 3 vias com um baixo barato acho que vai estragar tudo inclusivé a beleza do som daquele maravilhoso baixo - médio da Divis.
amigo Manuel, agradeço muito a sua opinião que sou obrigado a respeitar. O seu post abanou as minhas inteções, pelo que vou refletir... Uma pergunta: É provável que nunca tenha ouvido este projeto, nem conheça as unidades, mas mesmo assim arrisco a perguntar: O Manuel manteria a mesma opinião se eu por exemplo seguisse integralmente o projeto da DAVIS MV 707 com a unidade de graves que eles recomendam o 20MC8a ? Note que o médio é o mesmo que já possuo. | |
| | | Stereo Membro AAP
Mensagens : 3493 Data de inscrição : 07/07/2010 Idade : 64 Localização : Lisboa
| Assunto: Re: Projeto - Colunas de Três Vias Qua Ago 01 2012, 21:26 | |
| O que eu construía se pudesse eram estas: http://www.troelsgravesen.dk/JA8008_DTQWT.htm | |
| | | MCA. HiFi Membro AAP
Mensagens : 96 Data de inscrição : 21/10/2011 Idade : 68 Localização : Amadora
| Assunto: Re: Projeto - Colunas de Três Vias Qui Ago 02 2012, 20:17 | |
| A Divis Acoustics é uma marca de qualidade superior e fiabilidade garantida.
Portanto a montagem de um projecto deles é certamente garantido. Contando que o projecto seja respeitado na integra.
Terá que ter em atenção que uma coluna é um dos elementos mais complexos do sistema, isto devido à diversidade de técnicas utilizadas para além da electronina, esta ultima está interligada com tecnologias dominadas pela dinêmica de materias, mecanicas, acustica entre outras.
Gostaria que o amigo Stereo se explicasse melhor acerca do que o motiva para convictamente recomendar as colunas que aparecem no link do seu post, assim poderiamos aprender algo. Não conheço ... mas devem ter algo de especial ou então dispôem de um preço acessivel a qualquer português desempregado ...
Cumprimentos MCA | |
| | | António José da Silva Membro AAP
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
| Assunto: Re: Projeto - Colunas de Três Vias Qui Ago 02 2012, 20:21 | |
| - MCA. HiFi escreveu:
- A Divis Acoustics é uma marca de qualidade superior e fiabilidade garantida.
Portanto a montagem de um projecto deles é certamente garantido. Contando que o projecto seja respeitado na integra.
Terá que ter em atenção que uma coluna é um dos elementos mais complexos do sistema, isto devido à diversidade de técnicas utilizadas para além da electronina, esta ultima está interligada com tecnologias dominadas pela dinêmica de materias, mecanicas, acustica entre outras.
Pela tua explicação, e sabendo que há muitos anos que andas em busca de um som de qualidade, pode ver-se a complexidade de uma coluna. Um bicho aparentemente simples e no entanto, com tanto que se lhe diga. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
| | | MCA. HiFi Membro AAP
Mensagens : 96 Data de inscrição : 21/10/2011 Idade : 68 Localização : Amadora
| Assunto: Re: Projeto - Colunas de Três Vias Qui Ago 02 2012, 21:47 | |
| À poizé ...
Não se deve pensar de animo leve na construção de colunas, principalmente quando se requer qualidade. Não há milagres, as marcas de colunas investem milhões nesta area e nem sempre conseguem resultados que justifiquem o investimento. | |
| | | carlomar Membro AAP
Mensagens : 117 Data de inscrição : 14/08/2011 Idade : 54 Localização : V.F.Xira
| Assunto: Re: Projeto - Colunas de Três Vias Qui Ago 02 2012, 22:10 | |
| - MCA. HiFi escreveu:
- ...
Terá que ter em atenção que uma coluna é um dos elementos mais complexos do sistema, isto devido à diversidade de técnicas utilizadas para além da electronina, esta ultima está interligada com tecnologias dominadas pela dinêmica de materias, mecanicas, acustica entre outras.
Concordo 100%! A minha experiência no Diy não é muita mas já lá vão uns 12 anos, e esta é a realidade: As colunas são o elemento mais difícil de afinar. Tenho um amigo que sempre me dizia isso, desde o inicio. Eu não queria acreditar, mas hoje tenho de lhe dar razão. | |
| | | António José da Silva Membro AAP
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
| Assunto: Re: Projeto - Colunas de Três Vias Qui Ago 02 2012, 22:13 | |
| - carlomar escreveu:
- 12 anos...
Já não é assim tão pouco, apesar de que isto do áudio, 100 anos não devem de dar para quase nada. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
| | | MCA. HiFi Membro AAP
Mensagens : 96 Data de inscrição : 21/10/2011 Idade : 68 Localização : Amadora
| Assunto: Re: Projeto - Colunas de Três Vias Sex Ago 03 2012, 00:32 | |
| 100 anos dá para alguma coisa por veses para estragar, no caso de colunas e altifalantes o tempo que arrastou atrás de si as novas tecnologias. vieram ajudar em muito o desenvolvimento das colunas, ninguem pode negar que os altifalantes evoluiram os conhecimentos acusticos de caixas e materiais evoluiram os componentesdos filtros evoluiram muito, etc. Mas e evolução maior dos autifalantes e colunas deve-se ao facto de hoje em dia a tecnologia digital dos equipamentos de medida e teste permitirem medidas que até há poucos anos eram impensáveis de se concretizarem. As colunas nada evoluiram continuam a ser um caixote com um boraço mais cisa menos coisa, com altifalantes dinâmicos ou electrostaticos do século passado, os filtros continuam a ser de três tipos e com três variantes de atnuação. O que evoluiu foi a possibilidade de ter leituras precisas dos comportamentos electro- mecânicos dos componentes, e com bons testes podem fazer-se boas correcções. Com isto tudo ainda há pessoas com intenção de fazer colunas ???? Não desanimem se virem segurança para isso vão em frente, com muita paciencia, prescistencia e uma pitada de sorte vão conseguir alguma coisinha que se possa chamar colunas.
Mas 100 anos também deram no contrário, aqueles que comhecem o som dos triodos de aquecimento directo 2a3, 300B e tantos outros utilizados há 100 anos com transformadores de desacopulamento e3 comparem esse som com o melhor dos tansitores FET !!! sem comparação, mas dá para ver que a este nivel o retrocesso do produto final foi muito. Mais recente comparem o som dos QUAD II a valvulas com os 303 ou 405 com transistores aí a diferença é abismal, nem sei como o velho Peter Walker entrou nessa. Mas em 1990 voltou a fazer uma série de Quad II ele lá sabia porquê. Já nem quero falar (escrever) no som dos gira discos e dos vinis comparado com os CD.
Pronto ... existe o fractor prático da coisa, se hoje em dia ainda se ouvisse apenas triodos de aquecimento direto tinha-mos que ter uma carteira bem recheada para comprar esses equipamentos e uma mula (4 patas) para carregar com eles da sala de jantar para a de estar. Enfim 100 anos deram para avaliar muita coisa ... mas poucos colheram a escola do conhecimento desse brilhante e inovador século iniciado com uma revolução industrial que virou o mundo.
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| | | António José da Silva Membro AAP
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
| Assunto: Re: Projeto - Colunas de Três Vias Sex Ago 03 2012, 10:01 | |
| - MCA. HiFi escreveu:
- 100 anos dá para alguma coisa
por veses para estragar, no caso de colunas e altifalantes o tempo que arrastou atrás de si as novas tecnologias. vieram ajudar em muito o desenvolvimento das colunas, ninguem pode negar que os altifalantes evoluiram os conhecimentos acusticos de caixas e materiais evoluiram os componentesdos filtros evoluiram muito, etc. Mas e evolução maior dos autifalantes e colunas deve-se ao facto de hoje em dia a tecnologia digital dos equipamentos de medida e teste permitirem medidas que até há poucos anos eram impensáveis de se concretizarem. As colunas nada evoluiram continuam a ser um caixote com um boraço mais cisa menos coisa, com altifalantes dinâmicos ou electrostaticos do século passado, os filtros continuam a ser de três tipos e com três variantes de atnuação. O que evoluiu foi a possibilidade de ter leituras precisas dos comportamentos electro- mecânicos dos componentes, e com bons testes podem fazer-se boas correcções. Com isto tudo ainda há pessoas com intenção de fazer colunas ???? Não desanimem se virem segurança para isso vão em frente, com muita paciencia, prescistencia e uma pitada de sorte vão conseguir alguma coisinha que se possa chamar colunas.
Mas 100 anos também deram no contrário, aqueles que comhecem o som dos triodos de aquecimento directo 2a3, 300B e tantos outros utilizados há 100 anos com transformadores de desacopulamento e3 comparem esse som com o melhor dos tansitores FET !!! sem comparação, mas dá para ver que a este nivel o retrocesso do produto final foi muito. Mais recente comparem o som dos QUAD II a valvulas com os 303 ou 405 com transistores aí a diferença é abismal, nem sei como o velho Peter Walker entrou nessa. Mas em 1990 voltou a fazer uma série de Quad II ele lá sabia porquê. Já nem quero falar (escrever) no som dos gira discos e dos vinis comparado com os CD.
Pronto ... existe o fractor prático da coisa, se hoje em dia ainda se ouvisse apenas triodos de aquecimento direto tinha-mos que ter uma carteira bem recheada para comprar esses equipamentos e uma mula (4 patas) para carregar com eles da sala de jantar para a de estar. Enfim 100 anos deram para avaliar muita coisa ... mas poucos colheram a escola do conhecimento desse brilhante e inovador século iniciado com uma revolução industrial que virou o mundo.
Valeu a pena falar nos 100 anos. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
| | | Stereo Membro AAP
Mensagens : 3493 Data de inscrição : 07/07/2010 Idade : 64 Localização : Lisboa
| Assunto: Re: Projeto - Colunas de Três Vias Sex Ago 03 2012, 12:03 | |
| - MCA. HiFi escreveu:
Gostaria que o amigo Stereo se explicasse melhor acerca do que o motiva para convictamente recomendar as colunas que aparecem no link do seu post, assim poderiamos aprender algo. Não conheço ... mas devem ter algo de especial ou então dispôem de um preço acessivel a qualquer português desempregado ...
Cumprimentos MCA Acho que ouve uma falha de comunicação... Eu não recomendei nada, nem disse que pretendia fazer as colunas. O que eu disse é que, se pudesse, era bem capaz de pegar nesse projecto. Mas essa hipótese é bem remota. Agora, relativamente ao que me levou a tais convicções... é a pesquisa que eu fiz e o interesse, nomeadamente as características, que são muito adequadas a um bom projecto de amplificador SE que quando puder irei fazer. Enfim, isto não passa de uma vontade, porque... | |
| | | fmnp Membro AAP
Mensagens : 52 Data de inscrição : 12/04/2012 Idade : 62 Localização : Montijo
| Assunto: Re: Projeto - Colunas de Três Vias Sex Ago 03 2012, 22:33 | |
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| | | António José da Silva Membro AAP
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
| Assunto: Re: Projeto - Colunas de Três Vias Sex Ago 03 2012, 23:07 | |
| - fmnp escreveu:
- ...não demorei 100 anos a fazer as minhas colunas mas para aí 100 dias.
- Mas para se fazer em 100 dias, temos que usar o saber que foi acumulado durante 99 anos. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
| | | fmnp Membro AAP
Mensagens : 52 Data de inscrição : 12/04/2012 Idade : 62 Localização : Montijo
| Assunto: Re: Projeto - Colunas de Três Vias Sex Ago 03 2012, 23:15 | |
| Mais algum nosso... | |
| | | carlomar Membro AAP
Mensagens : 117 Data de inscrição : 14/08/2011 Idade : 54 Localização : V.F.Xira
| Assunto: Re: Projeto - Colunas de Três Vias Seg Ago 06 2012, 22:53 | |
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| | | carlomar Membro AAP
Mensagens : 117 Data de inscrição : 14/08/2011 Idade : 54 Localização : V.F.Xira
| Assunto: Re: Projeto - Colunas de Três Vias Seg Ago 06 2012, 23:10 | |
| MCA, Está decidido Vou seguir a sua sugestão. Tenho estado desde então a ouvir o Médio DAVIS numa caixa improvisada com 4litros bass reflex e a cruzar com um Tweter XT25 em duas vias com corte aos 4khz. Agora, passados dois meses, o Davis está bem melhor, do que quando o comprei, a sua suspensão estará agora mais macia, e a sua sonoridade, apesar do baixo volume da caixa, já enche a gama medea/baixa com um som de grande precisão e com algum calor que no inicio senti falta. De facto sempre que adiciono uma terceira unidade (Scan Speak)a fazer o grave, (fiz varias vezes esta tentativa)o Médio/baixo do Davis perde muita da sua Beleza. Fica manchado como diz o MCA. Por isso, o caminho a seguir é este. Mais simples. Não vou ter de me preocupar com um corte e integração do médio com o baixo aos 500hz ou mesmo aos 200hz. Ainda por cima é o mais económico. Ou seja: O médio vai ser usado como se fosse um médio/grave. Vai fazer a banda toda até aos 4khz sem corte nos baixos. Talvez no futuro talvez tente adicionar um Subwoofer, mas não se pode dizer que seja um sistema de três vias, como sugere o tema deste tópico. MCA obrigado pela dica e por partilhar a sua experiência. O sua resposta poderia ser encarada por alguns como não sendo politicamente correta, ou pouco ortodoxa, mas estou a ficar bastante satisfeito com esta solução. Vai ser necessário agora construir uma caixa em TL para o DAVIS. Cumprimentos | |
| | | António José da Silva Membro AAP
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
| Assunto: Re: Projeto - Colunas de Três Vias Seg Ago 06 2012, 23:14 | |
| Isto das colunas, para além de bastante complexo, tem muitos caminhos que podem ser seguidos. É bom ter alguém com a experiência do MCA e que partilha o seu saber. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
| | | carlomar Membro AAP
Mensagens : 117 Data de inscrição : 14/08/2011 Idade : 54 Localização : V.F.Xira
| Assunto: Re: Projeto - Colunas de Três Vias Seg Ago 06 2012, 23:35 | |
| - MCA. HiFi escreveu:
... Por experiencia propria, eu pessoalmente aconselhava-o a a utilizar os divis como baixo médio e seguidos de um bom tw, numa caixa TL. Para os graves, porque não uma solução amplificada de um sub woofer com corte a 30/35Hz 6DB. ...
Repito novamente a sugestão do MCA. È o que estou decidido a fazer. António, Sim é como na vida, há vários caminhos possíveis. É bom ter alguem que nos dê um rumo quando andamos á deriva(ou quase). Sim, as colunas é um assunto complexo. Citando o MCA, tem de ser afinadas como se fossem um instrumento musical. | |
| | | fmnp Membro AAP
Mensagens : 52 Data de inscrição : 12/04/2012 Idade : 62 Localização : Montijo
| Assunto: Re: Projeto - Colunas de Três Vias Ter Ago 07 2012, 00:25 | |
| - Citação :
- Viva fmnp,
todos os Diyers( e não só) são bem vindos.
Fiquei bastante intrigado com o seu sub woofer "open Bafle".
Quem sabe.... Carlomar, Com todo o gosto... Não tenho segredos (só um ou outro...) | |
| | | carlomar Membro AAP
Mensagens : 117 Data de inscrição : 14/08/2011 Idade : 54 Localização : V.F.Xira
| Assunto: Re: Projeto - Colunas de Três Vias Ter Ago 07 2012, 20:27 | |
| - MCA. HiFi escreveu:
- ...Existem por aí soluções extraordinarias, gostei muito de um velodin, não muito caro, mas com um desempenho extraordinário.
Estou convencido que alguém consiga fazer em casa um grave daqueles, com tanta articulação, profundidade (20 Hz lá moravam) e segurança.
Amigo MCA, permita-me mais algumas perguntas: Na sua opinião o Velodin estava ao nível do seu Rel? Sabe qual era o modelo? A segunda frase sua que citei não me parece fazer sentido. deve ter faltado alguma palavra. | |
| | | Stereo Membro AAP
Mensagens : 3493 Data de inscrição : 07/07/2010 Idade : 64 Localização : Lisboa
| Assunto: Re: Projeto - Colunas de Três Vias Ter Ago 07 2012, 21:00 | |
| http://www.toutlehautparleur.com/kits-davis-acoustics/davis-acoustics-mv707-p-2185.html O kit não é barato. Realmente há que ponderar bem nestas coisas. Eu também pesquisei muito para meter mãos à obra e, se bem que o espaço me levou a optar por 2 vias, fazer uma de 3 vias seria ainda mais complicado (e caro!). Essa do «sub» também me tem dado que pensar, mas não consegui tomar nenhum tipo de decisão. Ainda é coisa para pensar. Felizmente não tenho praticamente necessidade de mais graves, pois estes Scan-Speak são uma maravilha! Quanto a outra situação, como 3 vias ou sub, é coisa para um futuro... Força nisso! | |
| | | carlomar Membro AAP
Mensagens : 117 Data de inscrição : 14/08/2011 Idade : 54 Localização : V.F.Xira
| Assunto: Re: Projeto - Colunas de Três Vias Ter Ago 07 2012, 21:26 | |
| - Stereo escreveu:
- http://www.toutlehautparleur.com/kits-davis-acoustics/davis-acoustics-mv707-p-2185.html
O kit não é barato. Realmente há que ponderar bem nestas coisas. Eu também pesquisei muito para meter mãos à obra e, se bem que o espaço me levou a optar por 2 vias, fazer uma de 3 vias seria ainda mais complicado (e caro!). Essa do «sub» também me tem dado que pensar, mas não consegui tomar nenhum tipo de decisão. Ainda é coisa para pensar. Felizmente não tenho praticamente necessidade de mais graves, pois estes Scan-Speak são uma maravilha! Quanto a outra situação, como 3 vias ou sub, é coisa para um futuro...
Força nisso! Bom post. Não sabia que vendiam em Kit. De qualquer forma a minha decisão está tomada. | |
| | | carlomar Membro AAP
Mensagens : 117 Data de inscrição : 14/08/2011 Idade : 54 Localização : V.F.Xira
| Assunto: Re: Projeto - Colunas de Três Vias Ter Ago 07 2012, 21:53 | |
| - Stereo escreveu:
Felizmente não tenho praticamente necessidade de mais graves, pois estes Scan-Speak são uma maravilha! sim neste aspeto, definitivamente os nossos Scan Speak 15W8530 não requerem um Sub woofer. http://www.europe-audio.com/Product.asp?Product_ID=3718 Tem um grave mais extenso que muitos woofers de 18cm. De facto não são maus. Mas dai até dizerem que são um dos melhores medio/grave de sempre... Sou possuidor de um par e não consigo perceber porquê. http://www.audioasylum.com/cgi/vt.mpl?f=speakers&m=317697 Este Médio da Davis é muito mais resolvido , preciso e detalhado que o SS na gama média. | |
| | | carlomar Membro AAP
Mensagens : 117 Data de inscrição : 14/08/2011 Idade : 54 Localização : V.F.Xira
| Assunto: Re: Projeto - Colunas de Três Vias Ter Ago 07 2012, 22:04 | |
| - carlomar escreveu:
Aqui fica as caraterísticas do Médio DAVIS 13KLV5MA Haut-Parleur de medium Davis Acoustics 13 KLV5 MA Type : médium Ø 13cm Bobine 25mm Membrane : kevlar Impédance : 8 Ohms Puissance (WattsRMS) : 100W>500Hz Rendement : 91 dB Fs : 55Hz Re : 6.27ohm Res : 39.8 Qms : 2.74 Qes : 0.43 Qts: 0.37 BL : 5.67 Xmax : 6 Cms : 1309 Mms : 6.41 Vas : 10.6L Aire : 76 L : 0.29mH http://www.toutlehautparleur.com/kevlar/davis-acoustics-13klv5ma-p-608.html O baixo peso do cone cerca de 6 gramas contribui para uma resposta rápida, articulada e para a boa sensibilidade 91dbs. Os 6mm de excursão do cone, permitem que este médio reproduza bem as baixas frequências, quase como se de um médio baixo se tratasse, embora aqui não se podem esperar milagres. Naturalmente que não são apenas este 2 fatores que fazem uma boa unidade. Há muito saber envolvido na fabricação de um altifalante. | |
| | | Stereo Membro AAP
Mensagens : 3493 Data de inscrição : 07/07/2010 Idade : 64 Localização : Lisboa
| Assunto: Re: Projeto - Colunas de Três Vias Qua Ago 08 2012, 21:19 | |
| Parece ser uma unidade boa para uma ideia de monitor tipo horn. E esse twiter também ficava bem! | |
| | | carlomar Membro AAP
Mensagens : 117 Data de inscrição : 14/08/2011 Idade : 54 Localização : V.F.Xira
| Assunto: Re: Projeto - Colunas de Três Vias Seg Ago 13 2012, 01:10 | |
| - carlomar escreveu:
- MCA,
Está decidido
Vou seguir a sua sugestão.
Tenho estado desde então a ouvir o Médio DAVIS numa caixa improvisada com 4litros bass reflex e a cruzar com um Tweter XT25 em duas vias com corte aos 4khz.
estas pequenas caixas continuam a tocar muito bem. - carlomar escreveu:
Talvez no futuro talvez tente adicionar um Subwoofer, Há 2 dois dias atrás entrou aqui em casa um Sub woofer por empréstimo de um amigo a quem desde já agradeço a experiência. Era um Psb com caixa Bass reflex. Esta má experiência, fez-me perceber porque tanta gente nem quer ouvir falar em Subs num sistema Stereo. Ainda mal refeito desta experiência, ontem entrou um REL caixa selada aqui em casa: Mais uma experiência. Desta vez percebi porque outros tantos defendem a utilização de um sub num sistema Stereo. A segurança que foi conferida ao grave é viciante. Depois de este estar bem integrado, o que nem sempre é fácil, os resultado são muito bons. Todo tempo gasto no correto posicionamento, afinação da frequência de corte, e fase, são plenamente recompensados com uma excelente performance. A ideia é que o Sub fique afinado de forma discreta, pelo que muitos nem vão dar pela sua existência, a menos que este seja desligado. A minha mulher ainda não descobriu que existe um Sub na minha sala. As orquestras ganham outra dimensão. Todo isto para vos dizer caros amigos que já sou o feliz proprietário de um REL QUAKE. Querem dar-me os parabéns? Um agradecimento muito especial ou MCA por me orientar neste direção. Não estou nada arrependido. Agora ficou muito mais fácil seguir a linha melódica do grave. Oiço graves que nem imaginava serem possíveis numa sala tão pequena como a minha. Fica desta experiência uma máxima: Se nunca ouviram um Bom Sub grave, bem integrado, num sistema Stereo, não julguem mal todos os Sub woofers. Ele há subs ...e SUBs. Cumprimentos | |
| | | António José da Silva Membro AAP
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
| Assunto: Re: Projeto - Colunas de Três Vias Seg Ago 13 2012, 09:21 | |
| - carlomar escreveu:
Oiço graves que nem imaginava serem possíveis numa sala tão pequena como a minha.
Fica desta experiência uma máxima: Se nunca ouviram um Bom Sub grave, bem integrado, num sistema Stereo, não julguem mal todos os Sub woofers.
Ele há subs ...e SUBs.
Cumprimentos
É por essa razão que falo sempre na importância da presença de um bom e "grande" grave num sistema de som. É logo outra "fruta". E não importa de onde esse grave possa vir, se de um sub, se de uma coluna com o sub já incorporado. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
| | | Milton Membro AAP
Mensagens : 15388 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 63 Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado
| Assunto: Re: Projeto - Colunas de Três Vias Seg Ago 13 2012, 10:41 | |
| De facto o tema dos subwoofers dá pano para mangas. Eu fui um dos que se deu mal com a integração do sub, talvez por não ter as ferramentas para tal e conhecimentos, ou simplesmente por não ser o sub certo. Ele amplificava demasiado o subgrave, e aquilo que eu queria era uma integração suave com os graves existentes... A partir desse momento comecei a pensar se não seria melhor construir uma caixa de graves passiva, mas esbarro novamente nas aptidões para tal. Pergunto-me porque é que os construtores não as fazem ? Será a sua integração ainda mais dificil ? | |
| | | Stereo Membro AAP
Mensagens : 3493 Data de inscrição : 07/07/2010 Idade : 64 Localização : Lisboa
| Assunto: Re: Projeto - Colunas de Três Vias Seg Ago 13 2012, 20:56 | |
| Pois é, pessoal, eu também tenho essa ideia aqui num «cantinho da cabeça» à espera de atenção! Parabéns, Carlos! | |
| | | fmnp Membro AAP
Mensagens : 52 Data de inscrição : 12/04/2012 Idade : 62 Localização : Montijo
| Assunto: Re: Projeto - Colunas de Três Vias Seg Ago 13 2012, 22:35 | |
| BOAS, Uma pequena contribuição de quem já "moeu" a cabeça a fazer umas colunas (embora um conceito diferente): 1. Não escolhia uma frequencia de XO tão elevada! Segundo a minha experiencia, os "extremos" não deveriam de ser apoiados em mais do que duas oitavas (ex. 30 Hz até 120Hz) no caso do woofer e no caso do tweeter ainda menos (10 KHz a 20 KHz, ou mais dependendo da unidade) No caso em apreço e devido ás dimensões da unidade uma Fxo de 240Hz era o que eu escolhia.(duas oitavas abaixo = -24db a 60Hz é perfeitamente razoavel para o Davis) Quanto ao filtro, ou 12dB ou 24dB. Se for de 12 dB, o woofer terá de ter os polos trocados + no - e vice-versa. Se for de 24dB não é necessário Se a opção for utilizar uma caixa de graves à parte sugiro fortemente a utilização de um XO activo. é facil de fazer (posso indicar o esquema) e muito mais preciso. Implica igualmente amplificação dedicada. Já agora o roll-off do Davis nas altas parece-me de aproveitar para não "colocar XO" do lado do medio. Colocava um XO de 12dB do lado do Tweeter. A pendente parece uma queda perfeita de 12 dB pelo que a integração por volta dos 9KHz parece-me um mimo. 2.Quanto à escolha do woofer, depende do tipo de "caixa" a utilizar. Como regra geral, para Bass Reflex Qts<0,35, para "caixa fechada" Qts de 0,35 a 0,5. No caso em apreço, um Qts identico ao do Davis, parece-me bem. Se optares po fazer umas "caixas" iguais as minhas (Double N dipole) o Qts>0,7 Quanto as dimensões, estás a raciocinar bem. 8" a 10" é o ideal. 3. Ainda quanto ao Davis (não conheço) mas aprece-me uma exclente unidade. Quanto mais o "full-range" (que é o que me parece ser esta unidade) "trabalhar sem costuras" melhor o desempenho sonico (por experiencia propria). 4. Na caixa do Davis (uma vez que foi esta a opção, eu sou já um indefectivel Open Baffle) a mesma deverá ser o mais rigida possivel e com um amortecimento interno e resoectivo volume da mesma, que se aproxime dum Qts de 0,7 5. Já agora um pequeno segredo meu que resulta duma forma extraordinaria: Forrar o baffle frontal com "pano do chão", colado, (aquele cinzento feito de desperdicio de algodão) e por cima, forrar com pele sintética (posso indicar onde comprei a minha que parece autentica, á la Sonus Faber). Desta forma, os drivers não necessitam de ser encastrados. Só ouvindo! Bom trabalho. | |
| | | carlomar Membro AAP
Mensagens : 117 Data de inscrição : 14/08/2011 Idade : 54 Localização : V.F.Xira
| Assunto: Re: Projeto - Colunas de Três Vias Ter Ago 14 2012, 00:04 | |
| - fmnp escreveu:
- BOAS,
Uma pequena contribuição de quem já "moeu" a cabeça a fazer umas colunas (embora um conceito diferente):
...
...Bom trabalho. viva fmnp, a sua contribuição é bem vinda, mas penso que não leu o tópico todo até ao fim. A questão do woofer, que coloquei no inicio já está resolvida e muito bem com a aquisição de um sub woofer activo. obrigado na mesma. o Médio DAVIS irá trabalhar numa caixa em transmissão de linha, ainda por construir. Para já vai funcionando bem numa caixa em Bass reflex, improvisada, com 4 l e sintonizada aos 60 hZ. Sente-se ainda alguma falta de médio grave, mas a caixa em TL vai seguramente resolver isso. O corte aos 4khz, é o recomendado pela DAVIS. Acima disso vou apanhar o Break-up mode do Kevlar, que apesar de muito ligeiro se faz sentir por volta dos 5,5Khz conforme podem ver neste gráfico: No entanto irei experimentar a sua sugestão de cruza-lo aos 9khz praticamente sem crossover. A vantagem do diy é que podemos experimentar coisas diferentes e depois se não resultar , voltamos atrás. cumprimentos | |
| | | carlomar Membro AAP
Mensagens : 117 Data de inscrição : 14/08/2011 Idade : 54 Localização : V.F.Xira
| Assunto: Re: Projeto - Colunas de Três Vias Ter Ago 14 2012, 00:06 | |
| - fmnp escreveu:
- ... forrar com pele sintética (posso indicar onde comprei a minha que parece autentica, á la Sonus Faber).
É sempre bom saber onde se pode adquirir esta pele. Eu gosto desse acabamento. Diga-nos por favor. | |
| | | fmnp Membro AAP
Mensagens : 52 Data de inscrição : 12/04/2012 Idade : 62 Localização : Montijo
| Assunto: Re: Projeto - Colunas de Três Vias Ter Ago 14 2012, 00:30 | |
| De facto não apanhei o topico todo.
Mas se foosse eu não colocava o Davis em bass reflex a não ser que fosse para fazer duas vias. E a freq de ressonacia deveria ser abaixo do Fs do Davis se não não merece a pena. E se for para usar com Sub, colocava em caixa fechada, se não fosse Open Baffle. A exigencia nos baixos era menor ( maior freq. ressonancia e rol-off natural abaixo de Fr) e a integração com o Sub mais facil.
Outra coisa. O peak do Davis não me parece muito pronunciado e pode ser resolvido com um condensador em paralelo da ordem dos 1 a 3 uF (experimentar). Resulta muito bem ao arredondar o extremo agudo do medio .
Sugito igualmente que o sub, se tiver um XO de -24 dB seja colocado em oposição de fase. Abraço
Última edição por fmnp em Ter Ago 14 2012, 00:47, editado 1 vez(es) | |
| | | fmnp Membro AAP
Mensagens : 52 Data de inscrição : 12/04/2012 Idade : 62 Localização : Montijo
| Assunto: Re: Projeto - Colunas de Três Vias Ter Ago 14 2012, 00:42 | |
| A pele, para os que são de Lisboa, podem compra-la ali aos "prazeres" no inicio da Rua Saraiva Carvalho. Existem 4 casas seguidas de tecidos, que vendem esta "pele". A minha custou 14€ o m2, na Santo Condestável-Tecidos | |
| | | carlomar Membro AAP
Mensagens : 117 Data de inscrição : 14/08/2011 Idade : 54 Localização : V.F.Xira
| Assunto: Re: Projeto - Colunas de Três Vias Ter Ago 14 2012, 00:52 | |
| - fmnp escreveu:
Mas se foosse eu não colocava o Davis em bass reflex
Outra coisa. O peak do Davis não me parece muito pronunciado e pode ser resolvido com um condensador em paralelo da ordem dos 1 a 3 uF (experimentar). Resulta muito bem ao arredondar o extremo agudo do medio .
Aproveitei esta caixa que já possuía. A caixa final será em TL. Em relação ao pico dos 5,5khz , acabou de dar-me uma excelente ideia, usar um Notch filter sintonizado nessa frequência para suavizar esse pico. e dai talvez até nem seja necessário. No cruzamento médio/baixo, a ideia é usar o Sub só dos 35 ou 40hz para baixo. Desta forma ele não se vai intrometer na maravilhosa gama média do DAVIS. Se usasse a caixa selada no médio tinha de subir com o Sub até aos 90 ou 100hz. Mas eu quero que o sub passe o máximo despercebido, e por isso segundo as audições que tenho feito, e também como sugerido pelo MCA, ele fica muito melhor a trabalhar lá em baixo nos 35hz. É assim que estou a usá-lo neste momento. Obrigado por partilhar a sua experiência. De facto concordo que este meu projeto é muito pouco convencional, mas estou bastante satisfeito com o resultado. | |
| | | carlomar Membro AAP
Mensagens : 117 Data de inscrição : 14/08/2011 Idade : 54 Localização : V.F.Xira
| Assunto: Re: Projeto - Colunas de Três Vias Ter Ago 14 2012, 00:53 | |
| - fmnp escreveu:
- A pele, para os que são de Lisboa, podem compra-la ali aos "prazeres" no inicio da Rua Saraiva Carvalho. Existem 4 casas seguidas de tecidos, que vendem esta "pele".
A minha custou 14€ o m2, na Santo Condestável-Tecidos Conheço. obrigado. | |
| | | fmnp Membro AAP
Mensagens : 52 Data de inscrição : 12/04/2012 Idade : 62 Localização : Montijo
| Assunto: Re: Projeto - Colunas de Três Vias Ter Ago 14 2012, 11:11 | |
| Boas, PREAMBULO De tanto andar por ai na net já tomei o gosto de tratar as pessoas por tu. De facto, é muito mais comunicativo e facilitador de contacto. Nos, os Portugas, deveríamos nos deixar dessa coisa do você. Por isso, irei continuar a utilizar a segunda pessoa do singular (julgo que é assim que se diz). No entanto, se não for apropriado, rapidamente me adaptarei. PREAMBULO 2 Não conheço o REL em causa, mas o meu amigo Antonio Barata, pessoa cujo apreciação audiófila eu acredito cegamente, até já mo tinha recomendado, pelo que deve ser um excelente aparelho. PREAMBULO 3 Cada vez mais utilizo o método KISS ( Keep It Simple S...) Posto isto, não resisto a fazer mais uns comentários: Relativamente á caixa fechada: O facto de a frequência de ressonância poder ir até aos 90/100 até é ótimo para a integração do baixo, apesar de, se necessário ser possível fazer com que a Fr não seja tão elevada (volume e amortecimento interno) Se repararmos, estas frequências ainda se encontram na zona dos baixos (baixos altos/médios baixos? enfim, 2ª bordão da guitarra acústica em lá) Depois, quais seriam as vantagens: Menor esforço da amplificação nas baixas frequências, favorecendo a reprodução da restante gama; Menor exigência do Davis a funcionar em "piston", quando a sua principal função é toda a gama media e parte dos agudos; Ponto de crossover em roll-off natural (sem necessidade de XO) aos 75 Hz(-6dB) ( Fr a 100 Hz, roll-off natural a -12dB/oct); O SUB só funciona a 0dB att dos 60 Hz para baixo (XO de -24dB/oct) ou de 50 Hz para baixo (XO de -12dB/oct, preferivel) o que são freq. de BAIXOS. É evidente que a sensibilidade do SUB deve ser ajustada com as colunas. Já agora, se o SUB tiver filtro de ultra baixas frequências deve ser usado dada as dimensões da sala. Ou seja, só vantagens: nada de condensadores (haaaargg) em serie com o sinal do Davis (nem bobines, haaarg outra vez) e como existe um SUB nem sequer resistências em serie (Yes!!!)(excepto se for necessario controlar o tal pico aos 5,5 KHz). Apenas controle de impedância e de ressonância (Yes, outra vez). Assim, investia na construção da caixa (superfícies curvas, não é difícil), no Baffle e no amortecimento interno e externo, bem como na cablagem (já sabem sou fã dos Kimber, embora a Audioquest também tinha um cabo azul que era um espanto). Para o caso do aumento de volume da caixa, aproveitava e fazia umas colunas de chão, elegantes (leia-se "finas") e adoptava um sistema de aumento de massa da base através de material denso como areia ou chumbo, para fazer baixar o centro de massa (estabilidade). POST SCRIPT 1 A "malta" tem uma obsessão pela linearização da resposta em frequência. Não é o mais importante numa coluna (excetuando desvios significativos). Aliás, uma coluna de som já deveria ter uma certa "equalização" na resposta em frequência, dado que a nossa audição não é linear. A ausência de componente no caminho do sinal, difracção, rigidez e amortecimento, são muito mais importantes. (o que até é bom para excitar a nossa veia criativa). POST SCRIPT 2 O que o DYI também tem de bom, é que podemos fazer um fato à medida da nossa sala ( e já agora, do nosso gosto sonoro pessoal). | |
| | | carlomar Membro AAP
Mensagens : 117 Data de inscrição : 14/08/2011 Idade : 54 Localização : V.F.Xira
| Assunto: Re: Projeto - Colunas de Três Vias Qui Ago 16 2012, 02:08 | |
| - fmnp escreveu:
- ...já tomei o gosto de tratar as pessoas por tu.
... PREAMBULO 3
Cada vez mais utilizo o método KISS ( Keep It Simple S...)
O SUB só funciona a 0dB att dos 60 Hz para baixo (XO de -24dB/oct) ou de 50 Hz para baixo (XO de -12dB/oct, preferivel)
... Ou seja, só vantagens: nada de condensadores (haaaargg) em serie com o sinal do Davis (nem bobines, haaarg outra vez) e como existe um SUB nem sequer resistências em serie (Yes!!!)(excepto se for necessario controlar o tal pico aos 5,5 KHz). Apenas controle de impedância e de ressonância (Yes, outra vez).
... POST SCRIPT 1 A "malta" tem uma obsessão pela linearização da resposta em frequência. Não é o mais importante numa coluna (excetuando desvios significativos).
... POST SCRIPT 2 O que o DYI também tem de bom, é que podemos fazer um fato à medida da nossa sala ( e já agora, do nosso gosto sonoro pessoal).
Viva fmnp, claro que podes tratar-me por tu. Li com muita atenção várias vezes e fica registado. Eu também sou adepto da simplificação e do minimalisto Sempre que possível também evito bobines e condensadores. È o caso do meu Power que não tem condensadores. Também já usei crossover sem condensadores. Concordo que a linearização da resposta da coluna ao decibel, não deve ser a coisa mais importante, sendo que a sala pode trazer picos e cancelamentos de muitos db. Não sei mas gostava de saber qual a pendente do roll do filtro interno do REL. Não sei se é muito elevada ou se é suave. Alguém sabe? Hoje fiz a experiência de ligar o SUb sozinho a cortar aos 35hz e fui subindo as frequências com um Cd de frequências e apercebi-me, de ouvido, claramente do corte a partir do 50hz e ainda existe alguma energia aos 80hz. Boa ilustração essa do fato por medida. É isso que estou a procurar fazer com a minha sala que não é fácil. E sei que ele ressoa bastante aos 50/60hz, por isso queria evitar chegar lá com o sub o 0dbs. Dai eu preferir o corte a 35, pois a sala vai encarregar-se de "amplificar de forma não natural essas frequências. No entanto pelo respeito que o fmnp me merece eu terei de tentar a solução que me propôs de caixa selada no médio e corte ai pelos 90hz. Também por indicação sua irei tentar corte superior Médio/tweter aos 9khz. Mas aqui também tenho algumas reservas. O facto de o Médio ter uma roll of natural aos 9khz não quer dizer que o faça com qualidade. Ou seja ele chega aos 9khz, mas com que níveis de distorção???? não estará um Tweter muito mais á vontade a pisar no seu terreno. Normalmente não é bom usar um Woofer depois do Break up mode do seu cone, que a partir dai o cone deixa de trabalhar como um pistão puro. Os Full range são a exceção. O tempo dirá se esta solução dá bons resultados. Caixa do Médio Eu gosto até bastante de caixas seladas, pois interagem pouco com a sala, com um baixo seco e controlado, mas por vezes algo magro, faz falta aproveitar a onda traseira do Woofer, e ai dou preferência á transmissão de linha. Por experiência própria, as TL também fazem um excelente trabalho no baixo e baixo/médio e não excitam as ressonâncias da sala como o Bass reflex, que é para mim a pior da soluções. Booommmm Voltando a curva de resposta do DAVIS, aquela curva que é apresentada no gráfico, penso que seja muito difícil de conseguir sem crossover, pois vamos precisar no mínimo uma bobine para corrigir o BSC Baffle Step e um condensador e uma resistência (Zobel)para correção de impedância. No fundo é isso que tenho neste momento. Filtro 1ª ordem 6dbs Bobine de 0,82mH + Zobel (6,8uF/5ohms.) Deve dar um corte pelos 4khz ou 4,5khz. O fabricante não revela em que condições obteve aquele gráfico de resposta, do lado do baixo, se com o Woofer montado num Baffle,(dimensões?) ou numa caixa (Volume ?) Por isso não acredito que seja possível usar o DAVIS sem crossover. Isso seria bom demais... Ou então requeria uma caixa MLTL ou Horn ou algo que favoreça a resposta no baixo. Humildemente agradeço a resposta. Estou sempre disponível para aprender e trocar ideias com quem tem experiência. Cumprimentos | |
| | | fmnp Membro AAP
Mensagens : 52 Data de inscrição : 12/04/2012 Idade : 62 Localização : Montijo
| Assunto: Re: Projeto - Colunas de Três Vias Qui Ago 16 2012, 16:14 | |
| Caro Carlomar, Começando pelo fim, a minha experiencia é de apenas um par de Colunas. tenho alguma formação que me permitiu entender a mecânica da coisa, mas nada mais do que isso, e algumas ideias próprias que procurei colocar em pratica e que, salvo melhor opinião, estão a resultar. (pelo menos para mim...). O resto é uma paixão por colunas de som de há muitos anos e que me leva a ler tudo e mais alguma coisa sobre o assunto. No que diz respeito aos agudos 5KHz a 10KHz, pela experiencia que tenho dos meus B200 Visaton http://www.visaton.com/en/chassis_zubehoer/breitband/b200_6.html os mesmos saem muito mais "integrados" vindo do B200 (e é desta gama que estamos a falar, o resto é por conta do tweeter). Pelo que vi do gráfico do Davis, o mesmo apresentava um roll-off que permitia um ponto de crossover aos 9K, o que significa que só irão trabalhar a -0dB até aos 7K, sendo a zona dos 7K aos 12K (mais coisa, menos coisa) a zona de transição entre o Davis e o Tweeter. Se estás muito preocupado com a interferencia do Davis nos agudos, experimenta a sugestão que te dei. (pelo menos 1uF em paralelo com o Davis - pode ser nos terminais do driver) Repara que a partir dos 14/15 Hz já praticamente não ouvimos nada (não estou a dizer que não fazem falta, muito pelo contrario), daí que muita gente utilize apenas o Full-Range sem tweeter (som mais redondo). Por outro lado, o tweeter fica muito mais livre de distorções ao não ter de reproduzir frequências mais baixas e muito mais liberto para transientes e harmónicos. Realmente, não rinha reparado se o Davis era apresentado como full-range, mas pela resposta em frequência e pelo material usado... Agora verifiquei que é apresentado como médio, mas com uma fr de 55Hz bem pode fazer os médios baixos...mas enfim, estas coisas só experimentando. Agora, estou convencido que nos extremo alto, as vantagens de não ter XO são maiores do que a eventual qualidade do driver. (quando digo não ter XO, é apenas do lado do Davis, claro. O Tw tem de ter XO). No outro extremo da gama de frequências a pendente também é obtida sem XO dado que numa caixa fechada a mesma é de -12dB/oct a partir de Fr, no caso de uma caixa fechada. Uma vez mais, na sugestão que dei, a zona de integração do REL com o Davis, seria entre os 50Hz e os 100Hz, ou seja, nenhuma unidade funciona a -0dB nesta zona. Por outro lado, quando me refiro à não existência de XO, apenas me refiro a componentes em serie com o sinal. A correcção com um condensador e uma resistência é em paralelo. Recomendo vivamente a correcção de impedância, pois parece ter influência no funcionamento do amplificador. Também é possível efectuar um circuito CLR para cortar a resposta do Davis abaixo dos 50Hz o que também recomendo, dado não ser necessário e assim evitar o seu funcionamento nesta zona. Mais uma vez o circuito CR é em paralelo. Agora, não entendi muito bem "vamos precisar no mínimo uma bobine para corrigir o BSC Baffle Step". Se te estás a referir ao pico dos 5,5Hz, o mesmo, a ser necessário corrigir, corrige-se com uma bobine e uma resistência em paralelo, em serie com o sinal. Se está preocupado com essa bobine, não estejas. Desde que seja duma secção apreciável, (mínimo 1,0mm, e seja de núcleo de ar) a mesma não terá influência nas altas frequências pois o sinal começa a "passar" fundamentalmente pela resistência (dado que estão em paralelo) e nas baixas não oferece praticamente resistência. Mas se continuas preocupado com a utilização do Davis sem XO, repara que, se colocares o tweeter ao nível do "pico" dos 5,5K, bem como fizeres o mesmo no lado dos baixos (REL) ficas com uma equalização de cerca de -5db nos médios o que, segundo a audiçãohumana, até nem é nada mau. Agora, uma vez mais, é uma questão de gosto. Também não entendi muito bem a questão do teste ao REL. O mesmo não tem um botão para regular a frequência? Repara que, quando o mesmo se encontra a trabalhar em valores baixos de frequência, a sua sensibilidade baixa devido ao corte de XO. Ao aumentares a freq. de corte para os 50 Hz tens de reduzir o volume do REL para manter a mesma sensibilidade. Um método (empírico) que utilizo é o seguinte: sento-me a meia distância entre as colunas e o Sub. coloco o SUB no mínimo e vou subindo o som do mesmo. Quando começar a ouvir o SUB a funcionar é aí que está o volume correcto (ou mais um poucoxinho, depende dos gostos). Por fim, o Davis parece que é um médio, pelo que não me parece que esteja muito á vontade em excitar uma Linha de Transmissão. Mas... P.S. Está boa esta discussão, sim senhor. | |
| | | António José da Silva Membro AAP
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
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| Assunto: Re: Projeto - Colunas de Três Vias | |
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