Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só... |
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só... |
|
| Som de Discos Novos em Comparação Velhos | |
|
+2António José da Silva paulodias 6 participantes | Autor | Mensagem |
---|
paulodias
| Assunto: Som de Discos Novos em Comparação Velhos Qua Nov 07 2012, 15:27 | |
| Olá de novo. Venho aqui pôr uma dúvida. Os discos novos não têm como característica sons mais agudos ao início, ou vêm normais como se ja fossem utilizados a muito tempo??? Não há diferenças no som de um disco novo e um disco usado a muito tempo???? Seja novo ou velho eles soam iguais??? | |
| | | António José da Silva Membro AAP
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
| Assunto: Re: Som de Discos Novos em Comparação Velhos Qua Nov 07 2012, 15:46 | |
| - paulodias escreveu:
- Olá de novo.
Venho aqui pôr uma dúvida. Os discos novos não têm como característica sons mais agudos ao início, ou vêm normais como se ja fossem utilizados a muito tempo??? Não há diferenças no som de um disco novo e um disco usado a muito tempo???? Seja novo ou velho eles soam iguais??? Segundo um estudo feito há muitos anos e onde se fez a experiência de rodar um disco milhares de vezes, não há alteração das caraterísticas sonoras (partindo do principio que não se estragou o disco por mau uso ou agulhas desgastadas). _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
| | | Milton Membro AAP
Mensagens : 15388 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 63 Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado
| Assunto: Re: Som de Discos Novos em Comparação Velhos Qua Nov 07 2012, 15:47 | |
| O teu problema é não teres termo de comparação e por isso dizes-te satisfeito com esse giradiscos.
A questão que colocas tem mais do que uma resposta.
- Qualquer disco, novo ou velho , toca melhor do que outro que esteja sujo, empenado riscado etc, seja este ultimo novo ou velho. - Tenho discos de 1960 que soam melhor do que as mesmas edições prensadas hoje em dia. - Há edições feitas hoje em dia que tocam divinalmente. - Há edições feitas hoje em dia que são uma trampa. - Não é suposto um disco novo "ter mais agudos" do que um antigo, mas depende do grau de antiguidade. - Se forem prensagens muito antigas, daqueles discos para grafonolas, esse giradiscos não está apto para as tocar. - Os fabricantes desse tipo de aparelhos deviam ser processados pela SPA e Ordem dos Médicos, porque alteram , degradam e desonram qualquer peça musical e são uma ameaça para a saude publica. | |
| | | Fran Membro AAP
Mensagens : 8496 Data de inscrição : 08/12/2011 Localização : Usuário BANIDO
| Assunto: Re: Som de Discos Novos em Comparação Velhos Qua Nov 07 2012, 16:08 | |
| - paulodias escreveu:
- Olá de novo.
Venho aqui pôr uma dúvida. Os discos novos não têm como característica sons mais agudos ao início, ou vêm normais como se ja fossem utilizados a muito tempo??? Não há diferenças no som de um disco novo e um disco usado a muito tempo???? Seja novo ou velho eles soam iguais??? A idade do disco, não tem qualquer tipo de influência no som (obviamente, partindo do pressuposto que todo o processo, desde os masters etc e tal, até ao produto final, foi igual em ambos). | |
| | | Fran Membro AAP
Mensagens : 8496 Data de inscrição : 08/12/2011 Localização : Usuário BANIDO
| Assunto: Re: Som de Discos Novos em Comparação Velhos Qua Nov 07 2012, 16:10 | |
| Agora se queres referir "novos", como prensagens recentes, aí a história já é outra | |
| | | paulodias
| Assunto: Re: Som de Discos Novos em Comparação Velhos Qua Nov 07 2012, 16:44 | |
| Pois, Milton, se calhar o meu problema é nao ter termo para comparação. E como eu nunca tinha ouvido vinil também nao ajuda. Só uma coisa: O giradiscos dá para esses discos de grafonolas de 78 rpm. Ele tem as tres tipos de rotacoes e esta preparado para tal. Tem 33rpm, 45rpm e 78rpm. Tambem tem o adaptador com o buraco maior (mas isso acho que todos tem...). Não sei, pá. Se calhar resta-me mesmo encontrar alguem com giradiscos e comparar. | |
| | | JCF Membro AAP
Mensagens : 218 Data de inscrição : 08/07/2010 Idade : 61 Localização : Alfragide
| Assunto: Re: Som de Discos Novos em Comparação Velhos Qua Nov 07 2012, 17:09 | |
| Caro Paulo Dias
Ha discos com mais agudos e com menos agudos, com melhores ou piores prensagens, com melhor ou pior qualidade sonora. Ha de tudo. Agora é logico, um disco mais antigo poderá estar mais sujo e devido a isso o som apresentar-se mais abafado, menos nitido (ou mais distorcido).
Um dos primeiros mandamentos para uma reprodução agradável do vinil é a limpeza dos discos e da agulha.
Relativamente à possibilidade de ouvir os seus discos num outro equipamento para ver se é a Madonna que treme a voz ou se é o GD que treme a voz à Madonna, creio que ha possibilidade dependendo naturalmente da zona do país em que o amigo Paulo se encontra. Pode ser que haja um amante do vinil disponivel nas proximidades.
Última edição por JCF em Qua Nov 07 2012, 17:25, editado 1 vez(es) | |
| | | Jorge Ferreira Membro AAP
Mensagens : 3386 Data de inscrição : 05/11/2011 Idade : 56 Localização : Palmela
| Assunto: Re: Som de Discos Novos em Comparação Velhos Qua Nov 07 2012, 17:22 | |
| - paulodias escreveu:
- Pois, Milton, se calhar o meu problema é nao ter termo para comparação. E como eu nunca tinha ouvido vinil também nao ajuda. Só uma coisa: O giradiscos dá para esses discos de grafonolas de 78 rpm. Ele tem as tres tipos de rotacoes e esta preparado para tal. Tem 33rpm, 45rpm e 78rpm. Tambem tem o adaptador com o buraco maior (mas isso acho que todos tem...).
Não sei, pá. Se calhar resta-me mesmo encontrar alguem com giradiscos e comparar. Não basta o giradiscos ter a seleção de velocidade para 78rpm para que possa ouvir discos de grafonola como deve ser. Para isso precisa também de uma agulha especial para 78rpm que é mais grossa, já que as espiras dos discos de 78rpm também são mais largas. Se usar a sua agulha normal para ouvir discos de grafonola a 78rpm vai ouvir montes de ruido, falhas no som, além de que vai estragar os discos e a agulha. Quanto aos discos antigos e novos, tanto num caso como noutro existem discos com bom som e outros com mau som. Se um disco novo tiver mau som isso não se deve ao facto de ainda ser novo, mas por ser muito provavelmente uma edição que realmente é má. Abraços, Jorge Ferreira | |
| | | paulodias
| Assunto: Re: Som de Discos Novos em Comparação Velhos Qua Nov 07 2012, 22:42 | |
| Isso dos discos de 78 rpm não sabia...Obrigado pela info. Fico mais esclarecido. Pronto...já sei que o que me resta é mesmo tentar noutro aparelho. E é mesmo o disco que treme a voz e não a Madonna que o faz de propósito, pois tenho o mesmo album mas em cd e sei que nao é normal. Obrigado pelas vossas ajudas. Obrigado. | |
| | | Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: Som de Discos Novos em Comparação Velhos | |
| |
| | | | Som de Discos Novos em Comparação Velhos | |
|