Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só... |
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só... |
|
| Identificação GD | |
|
+3António José da Silva Ferpina BladeRunner 7 participantes | Autor | Mensagem |
---|
BladeRunner Membro AAP
Mensagens : 256 Data de inscrição : 22/01/2013 Localização : V. N. de Gaia - Porto
| Assunto: Identificação GD Sáb Fev 09 2013, 23:42 | |
| Já andei a procurar, na net e em imagens... mas não o identifiquei, a não ser, claro, a marca, ONKYO. A funcionar, será GD para quanto? | |
| | | Ferpina Membro AAP
Mensagens : 10767 Data de inscrição : 07/07/2010 Idade : 69 Localização : Assado - Perú
| Assunto: Re: Identificação GD Dom Fev 10 2013, 00:07 | |
| Não será muito correcto estarmos aqui a valorizar ou desvalorizar esse GD em termos de valores, por vários motivos, não saberemos a sua proveniência e poderá inclusivé dar-se a hipótese do proprietário estar connosco, isto no caso de o estares a visualizar em algum site de artigos usados. Seria embaraçoso!
A Onkyo tinha alguns modelos dessa altura muito semelhantes, alguns vendidos em conjunto com um receiver. Procura por imagens semelhantes e terás uma idéia. | |
| | | BladeRunner Membro AAP
Mensagens : 256 Data de inscrição : 22/01/2013 Localização : V. N. de Gaia - Porto
| Assunto: Re: Identificação GD Dom Fev 10 2013, 00:10 | |
| - Ferpina escreveu:
- Não será muito correcto estarmos aqui a valorizar ou desvalorizar esse GD em termos de valores, por vários motivos, não saberemos a sua proveniência e poderá inclusivé dar-se a hipótese do proprietário estar connosco, isto no caso de o estares a visualizar em algum site de artigos usados. Seria embaraçoso!
A Onkyo tinha alguns modelos dessa altura muito semelhantes, alguns vendidos em conjunto com um receiver. Procura por imagens semelhantes e terás uma idéia. Tens razão... é verdade, mas perguntei com a maior das... inocências. Sei que tenho sido um "chaga", mas quando o orçamento é muito apertado, tudo faz a maior das diferênças. A sério... De qualquer maneira, obrigado pela "achega". | |
| | | Ferpina Membro AAP
Mensagens : 10767 Data de inscrição : 07/07/2010 Idade : 69 Localização : Assado - Perú
| Assunto: Re: Identificação GD Dom Fev 10 2013, 00:20 | |
| Já aqui tinhas posto outras duas hipóteses, e quanto me lembro houve vários foristas que deram a sua opinião, eu incluído. Parece-me que todos eles se enquadram mais ou menos dentro da mesma gama. Será uma questão de valores! No entanto alerto que a pressa é sempre inimiga da razão. Se não forem estes, haverá daqui a uns tempos outros! | |
| | | António José da Silva Membro AAP
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
| Assunto: Re: Identificação GD Dom Fev 10 2013, 00:36 | |
| Tem um aspeto bastante razoável.
Muitos desses giras, mesmo o Philips já falado, são bastante bons e desempenham bem o seu papel. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
| Assunto: Re: Identificação GD Dom Fev 10 2013, 00:38 | |
| - Ferpina escreveu:
- Já aqui tinhas posto outras duas hipóteses, e quanto me lembro houve vários foristas que deram a sua opinião, eu incluído. Parece-me que todos eles se enquadram mais ou menos dentro da mesma gama. Será uma questão de valores! No entanto alerto que a pressa é sempre inimiga da razão. Se não forem estes, haverá daqui a uns tempos outros!
E, mais uma vez, tens razão... a pressa é inimiga da.. razão. O problema é ter aqui os vinis... cuidados e estimados, a olhar para mim. Querem ser ouvidos e eu quero ouvi-los. Para juntar... vai demorar, portanto, se conseguir adquirir algo de, oportuno, que pelo preço valha a pena, dentro do meu orçamento actual... É claro que espero vir a adquirir algo de melhor, mas, para já vou-vos chateando, eu sei, com as mais variadas hipóteses que vou vendo... até me decidir. Obrigado pela paciência... vocês são uns santos. | |
| | | PALUSE Membro AAP
Mensagens : 1384 Data de inscrição : 07/11/2010 Idade : 59 Localização : Vale da Amendoeira.
| Assunto: Re: Identificação GD Dom Fev 10 2013, 00:54 | |
| Blade, só alerto-te para a possibilidade dum giradiscos do inicio da década de 70, poder ter um ruido de fundo incomodativo. Não era um parametro muito promissor na altura +/- 45db a 55db, na média. Boa pescaria | |
| | | Carlos Dias Membro AAP
Mensagens : 330 Data de inscrição : 29/07/2012 Idade : 49 Localização : Aveiro
| Assunto: Re: Identificação GD Dom Fev 10 2013, 19:16 | |
| Diria que os GD vintage são uma questão de sorte!
Tenho um pioneer PL10 de 1973, que pelo que tenho lido, é um GD de baixa gama e com alguns caracteristicas pobres. Mas o certo é que não tenho problemas de ruido de fundo (só ouço o FFF quando o aplificador está a 80% do máximo), nem de aceleração de disco (pelo que que eu perceba), nem ruído do motor...
Já estive tentado a trocar, mas tenho receio de pagar mais e não ter uma evolução significativa.
Por isso o meu conselho é "ouve" o GD em acção. Se soar bem compra! | |
| | | luis lopes Membro AAP
Mensagens : 4993 Data de inscrição : 25/02/2011 Idade : 57 Localização : Covilhã
| Assunto: Re: Identificação GD Dom Fev 10 2013, 20:05 | |
| em atenção que alguns onkyo trabalhavam a 110v, e iam buscar corrente ao receiver. | |
| Assunto: Re: Identificação GD Seg Fev 11 2013, 01:05 | |
| - PALUSE escreveu:
-
Blade, só alerto-te para a possibilidade dum giradiscos do inicio da década de 70, poder ter um ruido de fundo incomodativo. Não era um parametro muito promissor na altura +/- 45db a 55db, na média.
Boa pescaria
Ruído de fundo... um... "huuummm"? Será isso' | |
| | | António José da Silva Membro AAP
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
| | | | PALUSE Membro AAP
Mensagens : 1384 Data de inscrição : 07/11/2010 Idade : 59 Localização : Vale da Amendoeira.
| Assunto: Re: Identificação GD Seg Fev 11 2013, 02:08 | |
| Caros Srs. tem toda a razão em questionar. A contaminação abrange toda a banda de audio. O valores apresentados como o rácio entre o sinal e o ruído não são bem explicitos. No caso do Pioneer PL-10 o manual de instruções indica um ruido menor que 47db, com a "cabeça" PC-30 da Pioneer (4mV a 1Khz V=5cm/s). Se a "cabeça" debitar 2mV nas mesmas condições então o nivel de ruido será <41db, se a "cabeça" fôr uma Goldring 1012GX (8mV) então o nivel de ruído será <53db. Claro que estes valores são muito subjectivos, porque são indicativos para a banda de 20Hz a 20Khz, caso contrário seriam valores não ponderados, que abrangem mais largura de banda, especialmente abaixo do 20Hz e aí é que a situação agrava bastante... Contudo, as entradas de giradiscos dos amplificadores integrados do inicio da década de 70, por exemplo um Pioneer SA-500A (1972), reportava uma sensibilidade de 2,5mV e ruido melhor que 74db (IHF). Por o que me lembro, ouvi um gira Micro Seiki com transmissão por correia com uma cabeça Ortofon VMS20E-MkII, acopolado a um amplificador L&G (Grupo Luxman)(Sistema de 1975) e o conjunto tinha ruido de fundo a concorrer com um deck de cassetes. Não acredito que a causa fosse a entrada de phono do L&G. Se não era este modelo, era muito parecido e é provável que o phono dele teria melhor que -68db de ruído. Como diz o Carlos Dias: "Só ouvindo". Inté | |
| | | PAINTER Membro AAP
| Assunto: Re: Identificação GD Ter Fev 12 2013, 15:01 | |
| - luis lopes escreveu:
- em atenção que alguns onkyo trabalhavam a 110v,
e iam buscar corrente ao receiver. É muito importante esta observação! Para eu vender descansado um ONKYO... acoplei uma fonte alimentação de um outro gira-discos desfeito. Nos ONKYOs que tive, reparei que todos eram de bom acabamento e com qualidade de material empregue, inclusivé as caixas e tampas. Não são os melhores... mas há pior. | |
| Assunto: Re: Identificação GD Ter Fev 12 2013, 19:58 | |
| - António José da Silva escreveu:
- BladeRunner escreveu:
- PALUSE escreveu:
-
Blade, só alerto-te para a possibilidade dum giradiscos do inicio da década de 70, poder ter um ruido de fundo incomodativo. Não era um parametro muito promissor na altura +/- 45db a 55db, na média.
Boa pescaria
Ruído de fundo... um... "huuummm"? Será isso'
Não se trata de Humm, mas sim de ruídos mecânicos proveniente da chumaceira/veio e motor, por exemplo. Fui vê-lo, antes de ver alguns posts aqui. Ouvi-o a trabalhar, não fazia ruído mecânico. Fazia ruído pois não tinha ligação terra, mas quem o mostrou ligou um fio, enquanto tocava, e o ruído desaparecia instantaneamente. Posteriormente, depois de ler os outros comentários, enviei um e-mail a questionar a voltagem, se 110v, se 220v. Estou à espera da resposta. Em princípio, amanhã venderei o meu deck minidisk, Sony MDS JE-500, o que me facilitará a aquisição do gira discos. Tenho outros em vista... e ando a tentar fugir à moda dos anos 80... dos plásticos. Espero resolver as coisas esta semana. | |
| | | PAINTER Membro AAP
| Assunto: Re: Identificação GD Ter Fev 12 2013, 20:55 | |
| - BladeRunner escreveu:
- António José da Silva escreveu:
- BladeRunner escreveu:
- PALUSE escreveu:
-
Boa pescaria
Ruído de fundo... um... "huuummm"? Será isso'
Não se trata de Humm, mas sim de ruídos mecânicos proveniente da chumaceira/veio e motor, por exemplo. Fui vê-lo, antes de ver alguns posts aqui. Ouvi-o a trabalhar, não fazia ruído mecânico. Fazia ruído pois não tinha ligação terra, mas quem o mostrou ligou um fio, enquanto tocava, e o ruído desaparecia instantaneamente. Posteriormente, depois de ler os outros comentários, enviei um e-mail a questionar a voltagem, se 110v, se 220v. Estou à espera da resposta.
Em princípio, amanhã venderei o meu deck minidisk, Sony MDS JE-500, o que me facilitará a aquisição do gira discos. Tenho outros em vista... e ando a tentar fugir à moda dos anos 80... dos plásticos. Espero resolver as coisas esta semana.
Não é fácil de responder à sua pergunta através da foto. Verifique a ficha, e se achar diferente da usual em Portugal, saberá que a voltagem não é a mesma. Não via da dúvida, e talvez seja mais seguro, leve o aparelho a um técnico de electrodomésticos e dir-lhe-á com mais a certeza. Provavelmente terá de comprar um transformador para reduzir a corrente de 220 para 110 voltes. Tenho um e custou-me cerca de 12 euros na DIMOFEL aos Restauradores, Lisboa. Sim, eu também não atino nada, principalmente o chassis de plástico. | |
Mensagens : 4993 Data de inscrição : 25/02/2011 Idade : 57 Localização : Covilhã
| Assunto: Re: Identificação GD Ter Fev 12 2013, 20:58 | |
| o onkyo estava ligado a um receiver onkyo? | |
| Assunto: Re: Identificação GD Ter Fev 12 2013, 22:40 | |
| - luis lopes escreveu:
- o onkyo estava ligado a um receiver onkyo?
Não, não estava. Primeiro ouvi um Kenwood... depois ele desligou-o e ligou o ONKYO. O rapaz é músico, e tem aquilo cheio de "tralha" profissional... Entretanto, já me respondeu, parcialmente. O modelo é ONKYO CP-30 M. | |
| Assunto: Re: Identificação GD Ter Fev 12 2013, 22:47 | |
| nesse caso se ele ligou a outro amp. então o gira é independente, e estará a 220v | |
| | | | Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: Identificação GD | |
| |
| | | | Identificação GD | |
|