Mensagens : 74 Data de inscrição : 09/06/2013 Localização : Lisboa
Assunto: O meu sistema/1 Sex Jun 14 2013, 14:50
Olá outra vez
Quando eu era pequeno, algumas pessoas de família ou amigas dos meus Pais ainda tinham em casa gramofones e de vez em quando deixavam-me dar uma voltas na manivela e pôr um disco a tocar.
Não devia ter mais do que 6 anos quando sucumbi ao fascínio destes aparelhos, e sobretudo ao som que eles produzem, à dinâmica, e à própria música que subsiste nestas gravações e nas características sonoras das máquinas que as reproduzem, que são para mim autênticas "máquinas do tempo"!!!
Na altura havia muitos destes
Mas todos os jovens queriam era ter um Teppaz
...e o Aston Martin do James Bond...
...ou o Chevrolet Corvette Stingray de 1963...
...ou ainda o Mercedes Gullwing...
... mas não desviemos a conversa!
Os meus Pais tinham um Philips com prato 16-33-45-78
Onde às vezes me deixavam tocar os discos de 78 que entretanto começara a coleccionar... custavam 1 Escudo na Feira da Ladra porque ninguém os queria.
Não tardou muito que eu arranjasse um gramofone portátil, e tive vários até que comprei um His Master's Voice 101 de 1928, que ainda tenho mas tem uma resposta limitada, embora um médio de qualidade razoável:
Mais tarde arranjei um HMV 157 de 1930, que foi dos últimos aparelhos "100% acústicos" vendidos pela marca, numa altura em que já começara a comercializar aparelhos eléctricos, e que já tem, ao contrário dos anteriores, um PAVILHÃO EXPONENCIAL com verdadeira capacidade de reprodução acústica!!!
Eis uma publicidade da época
E um esquema do modelo correspondente da RCA Victor, que usava as mesmas patentes
Esta imagem tipo "raios-X" também é interessante
Para a época era excelente, embora não seja o topo da gama que eram os HMV 202 e 203, quase impossíveis de encontrar e que valem fortunas!!!
Nos graves desce a cerca de 100Hz, o que já é razoável tendo em conta as limitações da cabeça de leitura e as dimensões do aparelho. O diafragma já não é de mica, como nos primeiros (o 101, por ex.) mas de Duralumínio como nos "motores" de compressão usados pela Western Electric e mais tarde pela JBL, etc., e ainda hoje por muitas outras marcas.
Na realidade, esta tecnologia foi a que permitiu fazer as primeiras sonorizações de Cinema com os famosos "horns" (pavilhões, cornetas) da WE como nesta montagem 3 vias de 1931 que utiliza os pavilhões WE15a com motores WE555 e deve ter uns 6 metros de altura
Há audiófilos sobretudo japoneses que têm destas coisas em casa (e não é de agora)
Embora haja instalações contemporâneas
Aconselho a audição desta demonstração de um pavilhão de 1928
E esta gravação que fiz do meu MUITO mais pequeno 157 (com o telemóvel Samsung...) que começa a pleno volume e de tampa aberta (deve-se ouvir com a tampa fechada, como faço depois) e de seguida baixo o volume... fechando um pouco as portas (também havia agulhas com vários níveis de volume, mas já só se fazem as "forte")
Gustave Cloez foi o Maestro director da orquestra da Opera Comique de Paris de 1922 a 1946, o Prelúdio é o do Debussy, evidentemente... e a gravação Odeon deve ser de 1930 mais ou menos, como o aparelho.
Segue o capítulo "eléctrico"...
Mr Bojangles Membro AAP
Mensagens : 762 Data de inscrição : 17/02/2013 Idade : 47 Localização : Lisboa
Assunto: Re: O meu sistema/1 Sex Jun 14 2013, 15:06
Excelente esse HMV. Obrigado por este testemunho! O AAP fica cada vez mais rico com tópicos deste interesse!
Audiovac Membro AAP
Assunto: Só mais uma achega... Sex Jun 14 2013, 15:09
Chamo a atenção para o facto de que a demonstração do pavilhão WE é feita usando como "source" um LP num prato de certeza excelente e ao que parece com um amplificador 300B, e que o meu 157 está a tocar com uma cabeça de diafragma, uma agulha de aço e um disco de 78... todos com cerca de 83 anos!!!
Há diferença, como é evidente - mas tendo em conta que o meu vídeo foi feito com o Samsung... será que a diferença parece assim tão abissal???
António José da Silva Membro AAP
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
Assunto: Re: O meu sistema/1 Sex Jun 14 2013, 15:14
No trabalho não dá para ver youtube mas assim que chegar a casa vou apreciar com toda a calma.
_________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince
If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...
The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte
Milton Membro AAP
Mensagens : 15388 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 63 Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado
Assunto: Re: O meu sistema/1 Sex Jun 14 2013, 15:41
Fantasticas peças da arqueologia do áudio !! Maravilha !
luis lopes Membro AAP
Mensagens : 4993 Data de inscrição : 25/02/2011 Idade : 57 Localização : Covilhã
Assunto: Re: O meu sistema/1 Sex Jun 14 2013, 21:01
belas peças de história:oo--oo:
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
Assunto: Re: O meu sistema/1 Sex Jun 14 2013, 21:17
Bom, só me apraz dizer, venha mais.
Que coisas lindas. Isso é uma paixão de realçar e de louvar.
Audiovac Membro AAP
Assunto: Desapareceram as imagens... Sáb Jun 15 2013, 10:51
Bom dia!
Por uma razão que ignoro, as imagens que eu tinha posto desapareceram e já não são visíveis no meio do texto inicial, pelo que vou pô-las outra vez aqui em baixo para quem tenha curiosidade de as ver
Quando eu era pequeno ainda havia muitos gramofones deste tipo
O Philips dos meus Pais
O His Master's Voice 101
O His Master's Voice 157
Publicidade do mesmo
Esquema do aparelho
Imagem "raios-X" do pavilhão exponencial
Assunto: Re: O meu sistema/1 Sáb Jun 15 2013, 10:57
Este tópico está a tornar-se numa verdadeira aula do áudio.
EMCS Membro AAP
Mensagens : 506 Data de inscrição : 25/05/2013 Idade : 54 Localização : Perto do mar... Móóóó!!!
Assunto: Re: O meu sistema/1 Sáb Jun 15 2013, 20:18
Estou a ver que temos cá no AAP um Historiador do Áudio Analógico e não só!!! Excelente trabalho de documentação e conhecimento...
Estou sem palavras!!!
Muito OBRIGADO pela ajuda do saber neste nosso MARAVILHOSO MUNDO!!!
TD124 Membro AAP
Mensagens : 8270 Data de inscrição : 07/07/2010 Idade : 59 Localização : França
Assunto: Re: O meu sistema/1 Dom Jun 16 2013, 12:01
Audiovac escreveu:
Chamo a atenção para o facto de que a demonstração do pavilhão WE é feita usando como "source" um LP num prato de certeza excelente e ao que parece com um amplificador 300B, e que o meu 157 está a tocar com uma cabeça de diafragma, uma agulha de aço e um disco de 78... todos com cerca de 83 anos!!!
Há diferença, como é evidente - mas tendo em conta que o meu vídeo foi feito com o Samsung... será que a diferença parece assim tão abissal???
Olà,
O prato utilizado é o Artemiz Labs SA-1 desenhado e equipado com o braço do F. Shroeder, e o amplificador é um 300B reference da Silbatone acoustics que faz a demonstração...
Bravo pelo seu sistema, que nos tràs de volta ao tempo dos pioneiros, e mesmo, à origem do audio!!!
O "Mattos" que é um menbro do AAP, também tém uma coleção (e uma paixão), de Western e seria bom que voçês trocassem impressões, visto a raridade desses sistemas!...
No seu avatar, é a diodo do Forest ??? Bem haje e bem-vindo ao AAP
Até+
Audiovac Membro AAP
Assunto: Olá TD124 Dom Jun 16 2013, 15:53
Obrigado! O meu avatar é um triodo WE 101D, acho eu. Ainda não tive tempo de fazer muitas pesquisas no vosso fórum, mas irei de certeza contactar o vosso amigo Mattos.
Abraço
Assunto: Re: O meu sistema/1 Dom Jun 30 2013, 11:07