| Descobrir a velocidade de gravação.... | |
|
|
Autor | Mensagem |
---|
cabb Membro AAP
Mensagens : 768 Data de inscrição : 11/12/2011 Idade : 48 Localização : Lisboa/Coimbra
| Assunto: Descobrir a velocidade de gravação.... Qui Out 03 2013, 14:33 | |
| Fica aqui a pergunta para quem saiba (profissionais do audio incluídos): Alguém sabe se é possível eu ter uma fita (bobine ou cassette), não saber a velocidade a que foi gravada e conseguir através de algum método, saber a que velocidade foi gravada? E não falo de acertar de ouvido, ou de ter o original e depois comparara, não, apenas tenho uma tape e quero pegar nela e ouvir À velocidade correcta. Escrevo isto, pq como sabem havia alguns decks que com o tempo a velocidade alterava-se e aquilo podia ir até aos 4 segundos por minuto ou mais.... o que dava um atraso de minutos ao fim de um dos lados de uma tape de 30 minutos/lado. | |
|
| |
Milton Membro AAP
Mensagens : 15388 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 63 Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado
| Assunto: Re: Descobrir a velocidade de gravação.... Qui Out 03 2013, 14:39 | |
| - cabb escreveu:
- Fica aqui a pergunta para quem saiba (profissionais do audio incluídos): Alguém sabe se é possível eu ter uma fita (bobine ou cassette), não saber a velocidade a que foi gravada e conseguir através de algum método, saber a que velocidade foi gravada? E não falo de acertar de ouvido, ou de ter o original e depois comparara, não, apenas tenho uma tape e quero pegar nela e ouvir À velocidade correcta. :)Escrevo isto, pq como sabem havia alguns decks que com o tempo a velocidade alterava-se e aquilo podia ir até aos 4 segundos por minuto ou mais.... o que dava um atraso de minutos ao fim de um dos lados de uma tape de 30 minutos/lado.
Se a fita foi gravada num gravador com a velocidade errada é praticamente impossivel reproduzi-la à velocidade "certa" noutro gravador...mas se fôr no mesmo já é possivel. | |
|
| |
ricardo onga-ku Membro AAP
Mensagens : 6017 Data de inscrição : 02/01/2012 Localização : Terra d'Anglos...e Saxões
| Assunto: Re: Descobrir a velocidade de gravação.... Qui Out 03 2013, 14:43 | |
| - cabb escreveu:
- Fica aqui a pergunta para quem saiba (profissionais do audio incluídos): Alguém sabe se é possível eu ter uma fita (bobine ou cassette), não saber a velocidade a que foi gravada e conseguir através de algum método, saber a que velocidade foi gravada? E não falo de acertar de ouvido, ou de ter o original e depois comparara, não, apenas tenho uma tape e quero pegar nela e ouvir À velocidade correcta. :)Escrevo isto, pq como sabem havia alguns decks que com o tempo a velocidade alterava-se e aquilo podia ir até aos 4 segundos por minuto ou mais.... o que dava um atraso de minutos ao fim de um dos lados de uma tape de 30 minutos/lado.
Não vejo como possa ser possível. E o que é verdade para cassete ou fita também o é para o LP. R | |
|
| |
Mensagens : 6017 Data de inscrição : 02/01/2012 Localização : Terra d'Anglos...e Saxões
| Assunto: Re: Descobrir a velocidade de gravação.... Qui Out 03 2013, 14:45 | |
| - Milton escreveu:
- cabb escreveu:
Se a fita foi gravada num gravador com a velocidade errada é praticamente impossivel reproduzi-la à velocidade "certa" noutro gravador...mas se fôr no mesmo já é possivel. Lembro-me de ver decks de cassete e gira-discos com controlo de velocidade (pitch)... O meu deck da Sony gravava "lento", e as gravações soavam "rápidas" nos outros leitores. R | |
|
| |
cabb Membro AAP
Mensagens : 768 Data de inscrição : 11/12/2011 Idade : 48 Localização : Lisboa/Coimbra
| Assunto: Re: Descobrir a velocidade de gravação.... Qui Out 03 2013, 15:14 | |
| - ricardo onga-ku escreveu:
- Milton escreveu:
- cabb escreveu:
Se a fita foi gravada num gravador com a velocidade errada é praticamente impossivel reproduzi-la à velocidade "certa" noutro gravador...mas se fôr no mesmo já é possivel. Lembro-me de ver decks de cassete e gira-discos com controlo de velocidade (pitch)...
O meu deck da Sony gravava "lento", e as gravações soavam "rápidas" nos outros leitores.
R Vejam lá neste filme do outro tópico: Fonoteca nacional México aos 32minutos 20 segundos, se o senhor encarregue de fazer o transfer da fita para digital, não aborda que existe um software que verifica se a velocidade está correcta ou nop? | |
|
| |
| Assunto: Re: Descobrir a velocidade de gravação.... Qui Out 03 2013, 15:22 | |
| Se a gravação for de música "clássica" é possível que o software procure acertar a velocidade de modo a que a orquestra esteja no tom correcto (Lá 440 Hz)...o problema é que nem todas as orquestras afinam pela mesma bitola:
http://en.wikipedia.org/wiki/A440_(pitch_standard)
R | |
|
| |
cabb Membro AAP
| Assunto: Re: Descobrir a velocidade de gravação.... Qui Out 03 2013, 15:31 | |
- Se a gravação for de música "clássica" é possível que o software procure acertar a velocidade de modo a que a orquestra esteja no tom correcto (Lá 440 Hz)...o problema é que nem todas as orquestras afinam pela mesma bitola:
R é uma boa forma, sim sr! Se for uma conversa é que já n sei como poderiamos contornar o problema.... | |
|
| |
tfonseca Membro AAP
| Assunto: Re: Descobrir a velocidade de gravação.... Qui Out 03 2013, 18:15 | |
- Se a gravação for de música "clássica" é possível que o software procure acertar a velocidade de modo a que a orquestra esteja no tom correcto (Lá 440 Hz)...o problema é que nem todas as orquestras afinam pela mesma bitola:
R Não? Nunca ouvi uma orquestra a afinar noutra nota que não o lá. Já ouviste? | |
|
| |
| Assunto: Re: Descobrir a velocidade de gravação.... Qui Out 03 2013, 19:23 | |
| - tfonseca escreveu:
- ricardo onga-ku escreveu:
R Não? Nunca ouvi uma orquestra a afinar noutra nota que não o lá. Já ouviste? Julgo que não seria capaz de detectar as diferenças entre uma afinação a 440Hz e outra a 443Hz mas segundo o link a norma anglo-saxónica é diferente: A440 is widely used as concert pitch in United Kingdom and the United States. In continental Europe the frequency of the A is commonly 442 Hz and 443 Hz. In the period instrument movement, a consensus has arisen around a modern baroque pitch of 415 Hz (currently, A flat), baroque for some special church music (Chorton pitch) at 466 Hz (A sharp) and classical pitch at 432 Hz.Polegada, pé, milha, libra, volante à direita...os tipos têm de ser diferentes em tudo. R | |
|
| |
| Assunto: Re: Descobrir a velocidade de gravação.... Qui Out 03 2013, 19:36 | |
| O erro mais famoso é o do "Kind of Blue", que foi editado com a velocidade errada até ao início dos anos 90.
http://en.wikipedia.org/wiki/Kind_of_Blue#Release_history
R | |
|
| |
Milton Membro AAP
Mensagens : 15388 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 63 Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado
| Assunto: Re: Descobrir a velocidade de gravação.... Sex Out 04 2013, 00:26 | |
| Deve ser dificil saber qual a velocidade certa de gravações muito antigas em shellac 78rpm ou nos cilindros de edison.....penso que não haverá programa ou algoritmo que faça esse trabalho melhor do que uma avaliação a ouvido.... | |
|
| |
Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: Descobrir a velocidade de gravação.... | |
| |
|
| |
| Descobrir a velocidade de gravação.... | |
|