Sem me querer espalhar ao comprido, quanto mais baixa a impedância (4 é mais baixo que 6 e sei mais baixo que 8 e por aí adiante...) mais "musculado" precisa ser o amplificador, e aqui, regra geral (mas acho que não é linear) um amplificador que consiga alimentar 100W a 8 ohm conseguirá, por exemplo, alimentar 150W a 4 ohm, isto é que já não sei explicar pois parece contrasensual!
A questão da sensibilidade acho que se explica na prática com o facto de que, sem mexer no potenciómetro de volume e com dois pares de colunas ligadas, um de 96dB e o outro de 88dB, o de 96dB vai tocar mais alto que o de 88dB.
A sensibilidade não é, contudo nem de forma nenhuma, um requisito para a qualidade dos aparelhos!
Colunas de alta sensibilidade (> 89dB ?) serão mais indicadas para amplificadores a válvulas, se bem que, e aqui levanto definitivamente a bandeira branca, a impedância das mesmas também terá importância pois se umas colunas de 4 ohm exigem mais do amplificador, mesmo que tenham alta sensibilidade vão continuar a ser mais dificeis de conduzir...