Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só... |
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só... |
|
| MM's versus MC's !... desmistificação | |
|
+35alexandremartins João Henrique FBatista Palmas PedroGV antpaubarcar anibalpmm greytear reirato Stereo PAINTER Mister W lore MicroGruas Duarte Rosa Rui Mendes rednef hugo.dionisio pistollero Mário Franco Jorge Ferreira CNeves raines1978 vlopes nbunuel stardrake tfonseca afonso mango Luis Filipe Goios fredy Milton mannitheear António José da Silva TD124 39 participantes | |
Autor | Mensagem |
---|
CNeves Membro AAP
| Assunto: Re: MM's versus MC's !... desmistificação Seg Nov 18 2013, 19:16 | |
| - TD124 escreveu:
- O que eu tento dizer neste topico, e que o César està de acordo!... é que no dia que meteres uma MM (das boas...), no lugar da tua charrua, com um phono a condizer (MM) e com as mesmas atenções nos detalhes... vais verdadeiramente
Abraço
Concordância absuluta. Boas audições | |
| | | CNeves Membro AAP
| Assunto: Re: MM's versus MC's !... desmistificação Seg Nov 18 2013, 19:18 | |
| | |
| | | António José da Silva Membro AAP
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
| | | | Stereo Membro AAP
Mensagens : 3493 Data de inscrição : 07/07/2010 Idade : 64 Localização : Lisboa
| Assunto: Re: MM's versus MC's !... desmistificação Seg Nov 18 2013, 19:39 | |
| Uma vez mais o mestre está de parabéns! Este é dos melhores tópicos do fórum! Eu cá gosto de aprender! Infelizmente nunca tive a oportunidade de fazer tais experiências... e agora não é o momento certo... mas um dia!... | |
| | | CNeves Membro AAP
| Assunto: Re: MM's versus MC's !... desmistificação Seg Nov 18 2013, 19:44 | |
| Caros amigos O TD124 já definiu muito bem o som das MC; que obviamente têm o seu mérito, e apreciadores. Sem ter as capacidades e conhecimentos do Paulo, vou aqui tentar sintetizar a caracterização do som da MM, e a sua comparação com as MC.
O som duma boa MM bem instalada, é alegre, brilhante, dinâmico; a música entra-nos pelos ouvidos como um bailarina a “dançar”. Por sua vez, nas MC o som entra pelos ouvidos como um professor catedrático a dar uma lição de Direito Canónico; ou um padre a fazer uma homilia. Como já aqui foi dito : a diferença entre uma MM e uma MC é como: comer uma feijoada; ou um dos pratos da “novelle cuisine”; guiar um Mercedes; ou um Porsche dos antigos sem ajudas á condução; Pinar uma balzaquiana quarentona e sabidona; ou uma miúda nos seus vinte e poucos, com os olhinhos a brilhar; Claro que há gostos para tudo: até há que goste de avós; mas as diferenças são estas e estão aqui sintetizadas. Boas audições | |
| | | mannitheear Membro AAP
| Assunto: Re: MM's versus MC's !... desmistificação Ter Nov 19 2013, 06:46 | |
| Magnificient topic where expertise meets enthusiasm and great discussion culture. Again I'm impressed and glad having found this fine and pleasant place. Cheers | |
| | | TD124 Membro AAP
Mensagens : 8270 Data de inscrição : 07/07/2010 Idade : 59 Localização : França
| | | | António José da Silva Membro AAP
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
| Assunto: Re: MM's versus MC's !... desmistificação Ter Nov 19 2013, 07:29 | |
| Manfred, this topic stinks. Some people are trying to take the MC dream away from us.... _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
| Assunto: Re: MM's versus MC's !... desmistificação Ter Nov 19 2013, 07:44 | |
| | |
| Assunto: Re: MM's versus MC's !... desmistificação Ter Nov 19 2013, 07:59 | |
| - mannitheear escreveu:
So we can play our precious MC needles only on sundays... Yes, good idea Manfred. MM for back-round listening during the week, and our precious MC for a more focus audition during the weekends. And ad the same time, the good diamond lasts for many, many years. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
| | | afonso Membro AAP
| Assunto: Re: MM's versus MC's !... desmistificação Ter Nov 19 2013, 10:51 | |
| | |
| | | fredy Membro AAP
Mensagens : 5130 Data de inscrição : 08/02/2011 Idade : 62 Localização : Casal do Marco - Seixal
| Assunto: Re: MM's versus MC's !... desmistificação Ter Nov 19 2013, 11:30 | |
| Olá Ao fim e ao cabo este tópico conduziu à grande verdade para mim do áudio... O AUDIO É TRAMADO... O QUE A UNS AGRADA OUTROS DETESTAM... Embora tenham havido poucos defensores das MC, foram provocados pois se estão satisfeitos com as suas AMIGAS MC, deveriam defendê-las e para já acho que há mais defensores das MM, se calhar estou enganado, mas é o que me parece, claro que no universo do áudio existem mais gira discos equipados com células MM, logo por defeito, o facto de ser uma célula mais barata e os construtores terem como premissa nº1 o lucro... a maioria dos giras trazem uma MM, para mim da experiência que tenho como disse anteriormente já ouvi bons exemplos de um e de outro lado, pessoalmente e falando em relação à única MC que tenho, continuo a achar que é apenas diferente da melhor (para mim) MM que tenho... um comparativo entre células feito no nosso sistema era o ideal para ter uma opinião mais cabal sobre umas e outras mas isso é quase impossível pois teríamos de ter diversas células ao nosso dispor e muita paciência para irmos ouvindo umas atrás das outras, e quando digo paciência não é no mau sentido pois acredito que para todos era uma experiência única... mas sim no trabalho que daria... montar e afinar n células... Faço aqui um repto... diria que deve ser impossível pois se já há falta de salas... e ainda havia a logística... um sistema, um local onde estarão de certeza vários amigos destas andanças era no PortugÁudio, se cada um levasse a sua AMIGA célula poderia haver uma comparação, se calhar é uma ideia absurda... mas também não vejo outro local onde pudesse haver tantos amigos destas andanças juntos... Fredie | |
| | | Mister W Membro AAP
Mensagens : 4333 Data de inscrição : 07/03/2012 Idade : 57 Localização : Margem Sul... Margem Norte...
| Assunto: Re: MM's versus MC's !... desmistificação Ter Nov 19 2013, 11:34 | |
| É uma ideia interessante... mas o pessoal que vai ao PortugÁudio quer é copos! | |
| | | fredy Membro AAP
Mensagens : 5130 Data de inscrição : 08/02/2011 Idade : 62 Localização : Casal do Marco - Seixal
| Assunto: Re: MM's versus MC's !... desmistificação Ter Nov 19 2013, 11:40 | |
| Olá Isto é apenas uma provocação Fredie | |
| | | Milton Membro AAP
Mensagens : 15388 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 63 Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado
| Assunto: Re: MM's versus MC's !... desmistificação Ter Nov 19 2013, 11:42 | |
| - fredy escreveu:
Embora tenham havido poucos defensores das MC, As MC não precisam de defesa, as MM é que precisam coitadinhas... Fugi.......................................... | |
| | | Luis Filipe Goios Membro AAP
Mensagens : 10506 Data de inscrição : 27/10/2010 Idade : 66 Localização : Lanhelas - Minho
| Assunto: Re: MM's versus MC's !... desmistificação Ter Nov 19 2013, 11:44 | |
| - Mister W escreveu:
É uma ideia interessante... mas o pessoal que vai ao PortugÁudio quer é copos! Também acho interessante, agora, vê lá, gajos, copos e meninas....."ooops" ... células MM's/MC's, devia ser bonito.. cantileevers, diamantes, pesos, formas, idades, novidades...nem na "garagem da vizinha", caberiam lá todos ... | |
Mensagens : 4333 Data de inscrição : 07/03/2012 Idade : 57 Localização : Margem Sul... Margem Norte...
| | | | TD124 Membro AAP
| Assunto: Re: MM's versus MC's !... desmistificação Ter Nov 19 2013, 12:11 | |
| Caros amigos,
a discussão sobre as MM ainda não acabou, pois hà muito a dizer e quase tanto quanto para as MC's!... mas partindo da minha "teoria", que os construtores desleixaram esta tecnologia em beneficio das MC's, vou abordar um aparelho fundamental para as escutas das MM's, que foi tanto ou mais "assassinado", do que as proprias células e trata-se evidentemente do andar de phono!!!...
Para muitos de voçês, um andar de phono MM não tém nada de particular!... pois é, tenho a impressão que os construtores dizem-se a mesma coisa, quando vejo o que se faz hoje e que explica também os "maus resultados de escuta" das MM's e não sò... então vamos là ver as particularidades que "deve" ter um grande andar de phono MM afim de responder às exigências destas células...
Tecnologia : Que seja a transistores, vàlvulas ou hibrido, a historia provou que todas estas tecnologias podem dar bons ou maus resultados, então é uma escolha por afinidade tecnologica e ou subjectiva.
Nivel de entrada : O maior nivel conhecido em MM's anda à volta dos 10mV, então afim de evitar a saturação e a distorsão que a acompanha, um nivel de entrada de 15 a 20mV, deve ser preferido a um mais pequeno.
Ganho em dB : Um ganho de 40dB, é um nivel que me pareçe ideal para o conjunto de células MM, MI e MC's (a alto ganho), pois em média o sinal de saida destas células é entre 2mV e 5mV.
Correção RIAA : A correção deve ser justa nos dois a canais a +/- 1%, e as diferenças nivel/frequência entre os dois canais deve ser igualmente de 1%. A diafonia não é fundamental, pois o vinilo posséde diafonias importantes, e qualquer phono de qualidade posséde uma diafonia superior a 60dB.
Resistência de carga : Apesar do valor normalisado de 47Kohms, é importante e fundamental de poder fazer variar este parâmetro. Existem mesmo células que preferem uma carga diferente, e algumas antigas (Grado/Stanton MI's) que devem ser carregadas a 100Kohms e mesmo MC's a alto ganho que preferem 10Kohms, como as Dynavector. Então esta "resistência de carga" deve poder ser modificada (pelo utilisador) a qualquer momento... e as resistências a 1% fornecidas pelo construtor.
Condensador de carga : Em paralélo, com a resistência este condensador deve ser modificado e adaptado a cada agulha consoante as especificações do construtor. Este condensador deve ser de qualidade e apariado em valor entre os canais. De mesmo ele deve permitir uma variação entre 150 e 500pF, afim de cobrir todas as células MM e MI. Este condensador deve ser desconectado ou tirado, quando da utilisação de um SUT ou de uma MC (alto ganho), sob pena de curto-circuitar a saida da célula ou do SUT, o que degrada a qualidade sonora e a gama de frequências.
Impedância de saida : Afim de se esquivar à influência do cabo, da impedância de entrada do amplificador e da distância, uma impedância de saida màxima de 200ohms é aconselhàvel.
A alimentação : A alimentação de um andar de phono é primordial que seja a fraco barulho induzido com transformadores especiais, e perfeitamente isolados do circuito, afim de não contaminar os andares de ganho com a frequência da rede.
Um andar de phono com estas qualidades e independentemente das suas qualidades subjectivas, vai permitir de utilisar as células MM's e MC's (alto ganho), com as condições "técnicas" necessarias ao perfeito desempenho. Com a adição de um SUT, é possivel utilisar as MC's também, em desconectando o condensador...
Até+
Última edição por TD124 em Ter Nov 19 2013, 12:50, editado 1 vez(es) | |
| Assunto: Re: MM's versus MC's !... desmistificação Ter Nov 19 2013, 12:26 | |
| - TD124 escreveu:
- Caros amigos,
a discussão sobre as MM ainda não acabou, pois hà muito a dizer e quase tanto quanto para as MC's!... mas partindo da minha "teoria", que os construtores desleixaram esta tecnologia em beneficio das MC's, vou abordar um aparelho fundamental para as escutas das MM's, que foi tanto ou mais "assassinado", do que as proprias células e trata-se evidentemente do andar de phono!!!... ... Caro TD124, Para rematar em beleza esta última intervenção, só faltava mesmo a sugestão de alguns andares de phono que se enquadrem nos parâmetros referidos. Abraço | |
| | | TD124 Membro AAP
| Assunto: Re: MM's versus MC's !... desmistificação Ter Nov 19 2013, 12:45 | |
| - Mister W escreveu:
- fredy escreveu:
- Olá
Isto é apenas uma provocação Fredie Só podia...
Mas acredita que mesmo esse tido de exercício comparativo não demovia o pessoal das sua convicções... pelo menos os mais teimosos... Olà Mister W, tens perfeitamente razão... mas "talvez" a grande busca dos audiofilos não seja o "grande som" mas simplesmente o "seu som"... e da maneira que o escolheram, o que os vai diferenciar do vizinho ou do amigo... uma forma de "medida de pilinha", mas sem atitude altiva ném desdenhosa... ... simplesmente no intuito de afirmar a sua diferença, e eventualmente dar codigos que anuncião a sua evolução, ou estado de evolução na matéria... Para deixar de andar atràs da gaja que falei, sofisticada, elegante, com meias e sapatos de salto alto!... é necessàrio ter "saltado" muitas, estar muito apaixonado ou... ter nascido com um "bom sentido" natural, que te afasta das buscas sem sucesso, e que te permite de te concentrar sobre o essencial... e o mesmo fenomeno se passa na alta-fidelidade!...Os meus amigos, admitem que a minha leitura vinilo é superior objectivamente/subjectivamente, à deles e todos possuém MC's. Mas, nenhum como dizem "està preparado", a fazer "volta atràs" em possuindo de novo uma célula MM. Victimas do dogma, para eles a célula de um audiofilo é uma MC e basta, e se a célula MC é inferior a uma MM, então é que a MC em questéao não é a boa e é necessario ir buscar uma mais cara... o que vai dar gajos com células a 1500€ e às vezes mais... e que quando se faz um aperitivo à escuta do Coltrane me dizem... Ah Paulo!... os teus vinilos soam mesmo muito bem, é preciso que eu mude de célula para fazer tão bem... o que pensas das Lyra e das Koetsu ???...Pois é, o audio é tramado!... mas os audiofilos ainda mais !!!... Até+ | |
| Assunto: Re: MM's versus MC's !... desmistificação Ter Nov 19 2013, 13:06 | |
| - TD124 escreveu:
Olà Mister W, tens perfeitamente razão... mas "talvez" a grande busca dos audiofilos não seja o "grande som" mas simplesmente o "seu som"... e da maneira que o escolheram, o que os vai diferenciar do vizinho ou do amigo... uma forma de "medida de pilinha", mas sem atitude altiva ném desdenhosa... ... simplesmente no intuito de afirmar a sua diferença, e eventualmente dar codigos que anuncião a sua evolução, ou estado de evolução na matéria...
Para deixar de andar atràs da gaja que falei, sofisticada, elegante, com meias e sapatos de salto alto!... é necessàrio ter "saltado" muitas, estar muito apaixonado ou... ter nascido com um "bom sentido" natural, que te afasta das buscas sem sucesso, e que te permite de te concentrar sobre o essencial... e o mesmo fenomeno se passa na alta-fidelidade!...
Os meus amigos, admitem que a minha leitura vinilo é superior objectivamente/subjectivamente, à deles e todos possuém MC's. Mas, nenhum como dizem "està preparado", a fazer "volta atràs" em possuindo de novo uma célula MM. Victimas do dogma, para eles a célula de um audiofilo é uma MC e basta, e se a célula MC é inferior a uma MM, então é que a MC em questéao não é a boa e é necessario ir buscar uma mais cara... o que vai dar gajos com células a 1500€ e às vezes mais... e que quando se faz um aperitivo à escuta do Coltrane me dizem... Ah Paulo!... os teus vinilos soam mesmo muito bem, é preciso que eu mude de célula para fazer tão bem... o que pensas das Lyra e das Koetsu ???...
Pois é, o audio é tramado!... mas os audiofilos ainda mais !!!...
Até+ | |
| | | TD124 Membro AAP
| Assunto: Re: MM's versus MC's !... desmistificação Ter Nov 19 2013, 13:22 | |
| - mannitheear escreveu:
- TD124 escreveu:
Olà Mister W, tens perfeitamente razão... ... Para deixar de andar atràs da gaja que falei, sofisticada, elegante, com meias e sapatos de salto alto!... é necessàrio ter "saltado" muitas, estar muito apaixonado ou... ter nascido com um "bom sentido" natural, que te afasta das buscas sem sucesso, e que te permite de te concentrar sobre o essencial... e o mesmo fenomeno se passa na alta-fidelidade!... ... Pois é, o audio é tramado!... mas os audiofilos ainda mais !!!...
Até+ Manfred !!!... i think that you have an MM translator!!!... he is very good indeed,... very audiofile !!! Cheers, and thank's for follow the topic ... | |
| | | TD124 Membro AAP
| Assunto: Re: MM's versus MC's !... desmistificação Ter Nov 19 2013, 13:26 | |
| - Mister W escreveu:
- TD124 escreveu:
- Caros amigos,
a discussão sobre as MM ainda não acabou, pois hà muito a dizer e quase tanto quanto para as MC's!... mas partindo da minha "teoria", que os construtores desleixaram esta tecnologia em beneficio das MC's, vou abordar um aparelho fundamental para as escutas das MM's, que foi tanto ou mais "assassinado", do que as proprias células e trata-se evidentemente do andar de phono!!!... ... Caro TD124, Para rematar em beleza esta última intervenção, só faltava mesmo a sugestão de alguns andares de phono que se enquadrem nos parâmetros referidos. Abraço Boa pergunta !!! Não sei o que te diga... mas o Google é nosso amigo!... e basta comparar as especificações!... penso !!! Até+ | |
| Assunto: Re: MM's versus MC's !... desmistificação Ter Nov 19 2013, 13:46 | |
| - TD124 escreveu:
- Mister W escreveu:
- TD124 escreveu:
- Caros amigos,
a discussão sobre as MM ainda não acabou, pois hà muito a dizer e quase tanto quanto para as MC's!... mas partindo da minha "teoria", que os construtores desleixaram esta tecnologia em beneficio das MC's, vou abordar um aparelho fundamental para as escutas das MM's, que foi tanto ou mais "assassinado", do que as proprias células e trata-se evidentemente do andar de phono!!!... ... Caro TD124, Para rematar em beleza esta última intervenção, só faltava mesmo a sugestão de alguns andares de phono que se enquadrem nos parâmetros referidos. Abraço Boa pergunta !!! Não sei o que te diga... mas o Google é nosso amigo!... e basta comparar as especificações!... penso !!! Até+ Então vou reformular a pergunta... talvez assim resulte... Quais as etápas de phono que mais te surpreenderam (positivamente, as outras dispenso...)? | |
| | | afonso Membro AAP
| Assunto: Re: MM's versus MC's !... desmistificação Ter Nov 19 2013, 13:47 | |
| - TD124 escreveu:
- Mister W escreveu:
- TD124 escreveu:
- Caros amigos,
a discussão sobre as MM ainda não acabou, pois hà muito a dizer e quase tanto quanto para as MC's!... mas partindo da minha "teoria", que os construtores desleixaram esta tecnologia em beneficio das MC's, vou abordar um aparelho fundamental para as escutas das MM's, que foi tanto ou mais "assassinado", do que as proprias células e trata-se evidentemente do andar de phono!!!... ... Caro TD124, Para rematar em beleza esta última intervenção, só faltava mesmo a sugestão de alguns andares de phono que se enquadrem nos parâmetros referidos. Abraço Boa pergunta !!!
Não sei o que te diga... mas o Google é nosso amigo!... e basta comparar as especificações!... penso !!!
Até+ Qual é a sua avaliação deste pre phono ? http://www.conradjohnson.com/It_just_sounds_right/classic_products/a-ev1.html | |
| | | fredy Membro AAP
| Assunto: Re: MM's versus MC's !... desmistificação Ter Nov 19 2013, 13:56 | |
| Olá Os prés de phono são outra história engraçada do áudio... Até ao surgimento do cd houve sempre o cuidado de haver uma entrada de phono com alguma qualidade, depois do aparecimento do cd manteve-se durante algum tempo a entrada de phono mas em alguns casos já de qualidade duvidosa, e depois retirou-se a entrada de phono, como o vinil não desapareceu começaram a aparecer os prés de phono separados. Já tive alguns e ouvi muitos prés de phono separados mas... sem querer fazer publicidade... para mim tendo em conta os preços... destaco 2, ressalvo que isto é uma opinião pessoal, Cambridge Audio 640P e JPAmplifiers Brutus nas 2 versões MM e MC. Fredie | |
| | | TD124 Membro AAP
| Assunto: Re: MM's versus MC's !... desmistificação Ter Nov 19 2013, 14:31 | |
| - Mister W escreveu:
- ...
Então vou reformular a pergunta... talvez assim resulte...
Quais as etápas de phono que mais te surpreenderam (positivamente, as outras dispenso...)?
Suponho que querias dizer " andares de phono" Não hà tantos quanto isso, então a vàlvulas penso no McIntosh C33, Audio Research SP10, Air Tight, Aesthetix e evidentemente no Lamm LP1 e 2... e a transistores no Sakura da 47labs, no PIP da Pink Triangle e no Roksan com o modulo "ARTAXERXES.X"... Todos estes me impressionaram muito... e musicalmente o Air Tight e Sakura Até+ | |
| | | Mário Franco Membro AAP
| Assunto: Re: MM's versus MC's !... desmistificação Ter Nov 19 2013, 16:04 | |
| - fredy escreveu:
- Olá
Os prés de phono são outra história engraçada do áudio... Até ao surgimento do cd houve sempre o cuidado de haver uma entrada de phono com alguma qualidade, depois do aparecimento do cd manteve-se durante algum tempo a entrada de phono mas em alguns casos já de qualidade duvidosa, e depois retirou-se a entrada de phono, como o vinil não desapareceu começaram a aparecer os prés de phono separados. Já tive alguns e ouvi muitos prés de phono separados mas... sem querer fazer publicidade... para mim tendo em conta os preços... destaco 2, ressalvo que isto é uma opinião pessoal, Cambridge Audio 640P e JPAmplifiers Brutus nas 2 versões MM e MC. Fredie Fizeste bem em ter mencionado o do JP. Para mim é pré para uma vida e considero-o superior às prendinhas de que por aí se fala. Para quem conheça é incontornável. Há porém quem não conheça e também quem não queira conhecer. É contraditório que numa altura em que se prepara um evento nacional onde irão estar patentes os nossos construtores com as suas realizações de qualidade inequívoca e comprovada, se teçam imbrincadas tessituras cujas conclusões omitam " acidentalmente" os seus produtos. | |
| | | TD124 Membro AAP
| Assunto: Re: MM's versus MC's !... desmistificação Ter Nov 19 2013, 16:21 | |
| - Mário Franco escreveu:
- fredy escreveu:
- Olá
Os prés de phono são outra história engraçada do áudio... ... Já tive alguns e ouvi muitos prés de phono separados mas... sem querer fazer publicidade... para mim tendo em conta os preços... destaco 2, ressalvo que isto é uma opinião pessoal, Cambridge Audio 640P e JPAmplifiers Brutus nas 2 versões MM e MC. Fredie Fizeste bem em ter mencionado o do JP. ... Há porém quem não conheça e também quem não queira conhecer.
É contraditório que numa altura em que se prepara um evento nacional onde irão estar patentes os nossos construtores com as suas realizações de qualidade inequívoca e comprovada, se teçam imbrincadas tessituras cujas conclusões omitam "acidentalmente" os seus produtos.
Estas afirmações estão relacionadas ao, ou com topico???... ou é sò um desabafo???... Até+ | |
| Assunto: Re: MM's versus MC's !... desmistificação Ter Nov 19 2013, 16:29 | |
| - TD124 escreveu:
- Mário Franco escreveu:
- fredy escreveu:
- Olá
Os prés de phono são outra história engraçada do áudio... ... Já tive alguns e ouvi muitos prés de phono separados mas... sem querer fazer publicidade... para mim tendo em conta os preços... destaco 2, ressalvo que isto é uma opinião pessoal, Cambridge Audio 640P e JPAmplifiers Brutus nas 2 versões MM e MC. Fredie Fizeste bem em ter mencionado o do JP. ... Há porém quem não conheça e também quem não queira conhecer.
É contraditório que numa altura em que se prepara um evento nacional onde irão estar patentes os nossos construtores com as suas realizações de qualidade inequívoca e comprovada, se teçam imbrincadas tessituras cujas conclusões omitam "acidentalmente" os seus produtos.
Estas afirmações estão relacionadas ao, ou com topico???... ou é sò um desabafo???...
Até+
Não sou pessoa de desabafos. Fui suficientemente claro. | |
| Assunto: Re: MM's versus MC's !... desmistificação Ter Nov 19 2013, 16:49 | |
| Amigo Mário, as pessoa só podem falar daquilo que conhecem e já ouviram. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
| Assunto: Re: MM's versus MC's !... desmistificação Ter Nov 19 2013, 16:49 | |
| - TD124 escreveu:
- Mister W escreveu:
- ...
Então vou reformular a pergunta... talvez assim resulte...
Quais as etápas de phono que mais te surpreenderam (positivamente, as outras dispenso...)?
Suponho que querias dizer "andares de phono"
Não hà tantos quanto isso, então a vàlvulas penso no McIntosh C33, Audio Research SP10, Air Tight, Aesthetix e evidentemente no Lamm LP1 e 2... e a transistores no Sakura da 47labs, no PIP da Pink Triangle e no Roksan com o modulo "ARTAXERXES.X"...
Todos estes me impressionaram muito... e musicalmente o Air Tight e Sakura Até+ Caro TD124, Por acaso queria mesmo dizer "etápas de phono"... Pois... esse é material de outro campeonato... por isso acho que vou manter o meu Jasmine e o semi-balanceado Musical Fidelity... Por falar em outro campeonato, já tiveste a oportunidade de ouvir o novo andar de phono da ARC? O impressionante Reference Phono 10... Obs.: Acho que se devia criar um novo tópico para Andares de Phono, já que por este andar, a adesão vai ser igualmente grande... e assim separavam-se as àguas... | |
| | | TD124 Membro AAP
| Assunto: Re: MM's versus MC's !... desmistificação Ter Nov 19 2013, 16:58 | |
- TD124 escreveu:
- Mário Franco escreveu:
- fredy escreveu:
- Olá
... destaco 2, ressalvo que isto é uma opinião pessoal, Cambridge Audio 640P e JPAmplifiers Brutus nas 2 versões MM e MC.
Fredie Fizeste bem em ter mencionado o do JP. ... Há porém quem não conheça e também quem não queira conhecer.
... se teçam imbrincadas tessituras cujas conclusões omitam "acidentalmente" os seus produtos.
Estas afirmações estão relacionadas ao, ou com topico???... ou é sò um desabafo???...
Até+
Não sou pessoa de desabafos.
Fui suficientemente claro. ???... tenho a impressão que não é um desabafo mas uma critica !!!... Creio compreender então, que me critica de "não conhecer, ném querer conhecer o Phono (Brutos) do Joaquim Pinto" !!!... e ao mesmo tempo de "omitir a sua existência nas minhas conclusões"... Em primeiro lugar, não propus phono nenhum a ninguém!!!... e se mencionei alguns, foi para responder a uma pergunta do Mister W, e quatro dos que citei são aparelhos antigos... e em nehum caso no sentido de fazer a apologia da marca, ném publicidade ou tentativa de influenciar alguém !!!... Em segundo lugar, por que razão eu omitiria um aparelho que ném conheço???... e porquê???... e com qual objectivo... denigrar e menospresar os produtos portugueses ???... Se conheçe um Phono, que é bom e lhe agrade, diga-o voce mesmo !!!... em vez de se enrolar à volta das palavras como uma enguia !!!... o que acaba por não dizer nada e ainda menos construir !!!... Hà sempre um, desde algum tempo..., para vir meter gasolina aonde sò havia àgua!... depois arde !!! Até+ | |
| Assunto: Re: MM's versus MC's !... desmistificação Ter Nov 19 2013, 17:15 | |
| - TD124 escreveu:
- Mário Franco escreveu:
- TD124 escreveu:
- Mário Franco escreveu:
- fredy escreveu:
- Olá
... destaco 2, ressalvo que isto é uma opinião pessoal, Cambridge Audio 640P e JPAmplifiers Brutus nas 2 versões MM e MC.
Fredie Fizeste bem em ter mencionado o do JP. ... Há porém quem não conheça e também quem não queira conhecer.
... se teçam imbrincadas tessituras cujas conclusões omitam "acidentalmente" os seus produtos.
Até+
Não sou pessoa de desabafos.
Fui suficientemente claro. ???...
tenho a impressão que não é um desabafo mas uma critica !!!...
Creio compreender então, que me critica de "não conhecer, ném querer conhecer o Phono (Brutos) do Joaquim Pinto" !!!... e ao mesmo tempo de "omitir a sua existência nas minhas conclusões"...
Em primeiro lugar, não propus phono nenhum a ninguém!!!... e se mencionei alguns, foi para responder a uma pergunta do Mister W, e quatro dos que citei são aparelhos antigos... e em nehum caso no sentido de fazer a apologia da marca, ném publicidade ou tentativa de influenciar alguém !!!...
Em segundo lugar, por que razão eu omitiria um aparelho que ném conheço???... e porquê???... e com qual objectivo... denigrar e menospresar os produtos portugueses ???...
Se conheçe um Phono, que é bom e lhe agrade, diga-o voce mesmo !!!... em vez de se enrolar à volta das palavras como uma enguia !!!... o que acaba por não dizer nada e ainda menos construir !!!...
Hà sempre um, desde algum tempo..., para vir meter gasolina aonde sò havia àgua!... depois arde !!!
Até+ O meu comentário está feito com todas as consequências que daí possam resultar. Foi feito com consciência e em função dos factos. Se não conhece terá brevemente oportunidade de conhecer no Portugaudio e então poderá avaliar e manifestar a sua opinião. Afectuosamente Mário Franco | |
| Assunto: Re: MM's versus MC's !... desmistificação Ter Nov 19 2013, 17:17 | |
Se não conhece terá brevemente oportunidade de conhecer no Portugaudio e então poderá avaliar e manifestar a sua opinião.
Poderíamos então ter deixado o comentário (pensamento) para depois do PortugÁudio, digo eu. Mas vamos voltar ao tema que está bem interessante, um dos melhores do AAP como aqui já foi referido. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
| | | nbunuel Membro AAP
| Assunto: Re: MM's versus MC's !... desmistificação Ter Nov 19 2013, 17:25 | |
| Eu até propunha que o nosso TD 124 levasse a sua fabulástica Shure 75 para ouvir no superlativo pré MM do Joaquim Pinto...Eu trato da banda sonora:asasas: | |
| Assunto: Re: MM's versus MC's !... desmistificação Ter Nov 19 2013, 17:27 | |
| - nbunuel escreveu:
- ...Eu trato da banda sonora:asasas:
Não há pré nem célula (MM ou MC) que resista a tantos maltratos.... _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
| | | afonso Membro AAP
| Assunto: Re: MM's versus MC's !... desmistificação Ter Nov 19 2013, 17:36 | |
| Sinceramente não estou nada de acordo em ouvir o brutus no Portugaudio. Prefiro mil vezes ganhar o sorteio que o JP nos proporcionou... | |
| | | nbunuel Membro AAP
| | | | António José da Silva Membro AAP
| Assunto: Re: MM's versus MC's !... desmistificação Ter Nov 19 2013, 17:37 | |
| - nbunuel escreveu:
- ... privilegiando a qualidade da música em deterimento da gravação!
O problema é mesmo esse, nem qualidade de som nem musical. Joaquim, a ver se tens mão nesse gajo. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
| | | TD124 Membro AAP
| Assunto: Re: MM's versus MC's !... desmistificação Ter Nov 19 2013, 17:53 | |
| - nbunuel escreveu:
- Eu até propunha que o nosso TD 124 levasse a sua fabulástica Shure 75 para ouvir no superlativo pré MM do Joaquim Pinto...Eu trato da banda sonora
Não serà necessario nbunuel!... pois o Antonio herdou de uma, o César também tém e o Mister W também!!!... então não me vou carregar com mais 5,6g, e as minhas não gostam de sair da casa delas, estão bem nos braçinhos... ainda por cima tu dirias que as minhas estão "tweekadas"... Mas serà um grande prazer, de descobrir o Brutos, Viriatos, giras do RB e outras coisas que não conheço e do qual estou sempre àvido de descoberta... pois não conheço nenhum produto audio luso !!! Quanto à banda sonora, tens a reputação de ser imbativel!... então uma célula é feita para isso... Até+ (PS) Mas levarei "dentinhos" para ela... para que morda melhor !!!... | |
| Assunto: Re: MM's versus MC's !... desmistificação Ter Nov 19 2013, 17:57 | |
| - TD124 escreveu:
Quanto à banda sonora, tens a reputação de ser imbativel!...
Até+ É mesmo imbatível, olha que já lhe demos muita porrada e grandes negas, e ele insiste. Fora de brincadeiras, ele tem discos fabulosos e uma coleção invejável. Mil e um motivos para a malta não perder este evento. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
| Assunto: Re: MM's versus MC's !... desmistificação Ter Nov 19 2013, 18:00 | |
| Voltando ao tema, vocês falam falam, mas nem sabem que oiço muito mais horas com MM do que com MC. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
| | | TD124 Membro AAP
| Assunto: Re: MM's versus MC's !... desmistificação Ter Nov 19 2013, 18:06 | |
| - Mister W escreveu:
Suponho que querias dizer "andares de phono" ... Até+
Caro TD124, Por acaso queria mesmo dizer "etápas de phono"...
Pois... esse é material de outro campeonato... por isso acho que vou manter o meu Jasmine e o semi-balanceado Musical Fidelity...
Por falar em outro campeonato, já tiveste a oportunidade de ouvir o novo andar de phono da ARC? O impressionante Reference Phono 10...
Obs.: Acho que se devia criar um novo tópico para Andares de Phono, já que por este andar, a adesão vai ser igualmente grande... e assim separavam-se as àguas... Mas então é andar ou etapa ???... expliquem ou então serà "etage phono" e Voilà !!! Tu perguntas-me os que me impressionaram e então respondi !!!... Se me tivesses perguntado os meus preferidos seria diferente !!!... E os que considero mais musicais ainda diferente... e a melhor relação qualidade/preço de novo diferente... e a melhor relação preço/inteligência outros de novo... e assim de seguida Mas se te tivesse falado de um baratucho, ninguém acreditaria!... seria como a M75!!! Mas conheço !!! ... talvez um dia num topico dedicado... Até+
Última edição por TD124 em Ter Nov 19 2013, 18:10, editado 1 vez(es) | |
| | | Milton Membro AAP
Mensagens : 15388 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 63 Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado
| Assunto: Re: MM's versus MC's !... desmistificação Ter Nov 19 2013, 18:08 | |
- fredy escreveu:
- Olá
Os prés de phono são outra história engraçada do áudio... Até ao surgimento do cd houve sempre o cuidado de haver uma entrada de phono com alguma qualidade, depois do aparecimento do cd manteve-se durante algum tempo a entrada de phono mas em alguns casos já de qualidade duvidosa, e depois retirou-se a entrada de phono, como o vinil não desapareceu começaram a aparecer os prés de phono separados. Já tive alguns e ouvi muitos prés de phono separados mas... sem querer fazer publicidade... para mim tendo em conta os preços... destaco 2, ressalvo que isto é uma opinião pessoal, Cambridge Audio 640P e JPAmplifiers Brutus nas 2 versões MM e MC. Fredie Fizeste bem em ter mencionado o do JP.
Para mim é pré para uma vida e considero-o superior às prendinhas de que por aí se fala.
Para quem conheça é incontornável.
Há porém quem não conheça e também quem não queira conhecer.
Já agora pergunto se foi por desconhecimento, ou acidente, ou por não teres interesse em conhecer que omitiste os pré de fono da JGaudio, ou do Rui Pinho, ou da Audolici, ou da O.R.T., todos igualmente nacionais. | |
| Assunto: Re: MM's versus MC's !... desmistificação Ter Nov 19 2013, 18:09 | |
| - TD124 escreveu:
- ... talvez um dia num topico dedicado...
Até+ Esse dia pode ser já hoje. Mais um tópico bem interessante e animado. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
| | | fredy Membro AAP
| Assunto: Re: MM's versus MC's !... desmistificação Ter Nov 19 2013, 18:23 | |
| Olá - Citação :
- Milton escreveu...
Já agora pergunto se foi por desconhecimento, ou acidente, ou por não teres interesse em conhecer que omitiste os pré de fono da JGaudio, ou do Rui Pinho, ou da Audolici, ou da O.R.T., todos igualmente nacionais. Só me manifestei de acordo com os que conheço, se não ouvi não posso dizer o que acho, de todos os que referiste não conheço nenhum... apenas já ouvi falar... do pré do Rui Pinho de que ouvi dizer maravilhas, mas mais uma vez repito... sem querer ferir susceptibilidades... Já tive alguns e ouvi muitos prés de phono separados mas... sem querer fazer publicidade... para mim tendo em conta os preços... destaco 2, ressalvo que isto é uma opinião pessoalSe fui mal interpretado, não era aquilo que queria, apenas manifestei a minha opinião pessoal, com base no conhecimento que tenho dos aparelhos que já ouvi. Fredie | |
| | | TD124 Membro AAP
| Assunto: Re: MM's versus MC's !... desmistificação Ter Nov 19 2013, 18:27 | |
| - fredy escreveu:
- Olá
- Citação :
- Milton escreveu...
Já agora pergunto se foi por desconhecimento, ou acidente, ou por não teres interesse em conhecer que omitiste os pré de fono da JGaudio, ou do Rui Pinho, ou da Audolici, ou da O.R.T., todos igualmente nacionais. ...
Se fui mal interpretado, não era aquilo que queria, apenas manifestei a minha opinião pessoal, com base no conhecimento que tenho dos aparelhos que já ouvi.
Fredie Não creio que a frase do Milton te fosse destinada fredy!!!... deste a tua opinião e é assim que é!!! Abraço | |
| Assunto: Re: MM's versus MC's !... desmistificação Ter Nov 19 2013, 18:37 | |
| - Milton escreveu:
- Mário Franco escreveu:
- fredy escreveu:
- Olá
Os prés de phono são outra história engraçada do áudio... Até ao surgimento do cd houve sempre o cuidado de haver uma entrada de phono com alguma qualidade, depois do aparecimento do cd manteve-se durante algum tempo a entrada de phono mas em alguns casos já de qualidade duvidosa, e depois retirou-se a entrada de phono, como o vinil não desapareceu começaram a aparecer os prés de phono separados. Já tive alguns e ouvi muitos prés de phono separados mas... sem querer fazer publicidade... para mim tendo em conta os preços... destaco 2, ressalvo que isto é uma opinião pessoal, Cambridge Audio 640P e JPAmplifiers Brutus nas 2 versões MM e MC. Fredie Fizeste bem em ter mencionado o do JP.
Para mim é pré para uma vida e considero-o superior às prendinhas de que por aí se fala.
Para quem conheça é incontornável.
Há porém quem não conheça e também quem não queira conhecer.
Já agora pergunto se foi por desconhecimento, ou acidente, ou por não teres interesse em conhecer que omitiste os pré de fono da JGaudio, ou do Rui Pinho, ou da Audolici, ou da O.R.T., todos igualmente nacionais. Posso responder-te que não foi por desconhecimento nem por acidente nem por não ter interesse em conhecer. | |
| | | TD124 Membro AAP
| Assunto: Re: MM's versus MC's !... desmistificação Ter Nov 19 2013, 18:48 | |
| - CNeves escreveu:
- Caros amigos
... Como já aqui foi dito :
a diferença entre uma MM e uma MC é como:
comer uma feijoada; ou um dos pratos da “novelle cuisine”; ... Boas audições Afim de visualisar, a sintése de escuta do nosso amigo CNeves deixo uma imagem que diz tudo: Até+ | |
| | | Milton Membro AAP
| Assunto: Re: MM's versus MC's !... desmistificação Ter Nov 19 2013, 19:36 | |
| | |
| | | Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: MM's versus MC's !... desmistificação | |
| |
| | | | MM's versus MC's !... desmistificação | |
|