Mensagens : 6017 Data de inscrição : 02/01/2012 Localização : Terra d'Anglos...e Saxões
Assunto: O mito do FM. Qui Nov 27 2014, 14:36
Não compreendo como há quem consiga escutar música em FM; aquele som frio e desprovido de emoção, todo definidinho e artificial... O AM é muito mais correto e natural para ouvir música, e a gama média é gloriosa, doce, meiga, frágil. E não produz qualquer espécie de fadiga...é um som líquido, verdadeiramente analógico.
Ora experimentem escutar música em AM durante 10 minutos e depois passar para FM.
Vão ficar espantados com a naturalidade do primeiro e a agressividade do segundo; se o FM não fosse analógico eu diria que se tratava de música cortada às fatias fininhas, cheia de digitalite.
Nada chega aos calcanhares de um bom som AM...é super envolvente e põe-nos em contacto com a alma da música. Quase consigo perceber o que vai na mente do artista.
R
ricardo onga-ku Membro AAP
Mensagens : 6017 Data de inscrição : 02/01/2012 Localização : Terra d'Anglos...e Saxões
Assunto: Re: O mito do FM. Qui Nov 27 2014, 14:39
António José da Silva Membro AAP
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
Assunto: Re: O mito do FM. Qui Nov 27 2014, 14:54
Mas existe alguma estação em AM que se consiga captar com alguma decência?
_________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince
If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...
The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte
anibalpmm Membro AAP
Assunto: Re: O mito do FM. Qui Nov 27 2014, 15:22
ricardo onga-ku escreveu:
Não compreendo como há quem consiga escutar música em FM; aquele som frio e desprovido de emoção, todo definidinho e artificial... O AM é muito mais correto e natural para ouvir música, e a gama média é gloriosa, doce, meiga, frágil. E não produz qualquer espécie de fadiga...é um som líquido, verdadeiramente analógico.
Ora experimentem escutar música em AM durante 10 minutos e depois passar para FM.
Vão ficar espantados com a naturalidade do primeiro e a agressividade do segundo; se o FM não fosse analógico eu diria que se tratava de música cortada às fatias fininhas, cheia de digitalite.
Nada chega aos calcanhares de um bom som AM...é super envolvente e põe-nos em contacto com a alma da música. Quase consigo perceber o que vai na mente do artista.
R
só faltou dizeres ".... que se tratava de música cortada às fatias fininhas, cheia de digitalite" tal como o digital
Última edição por anibalpmm em Qui Nov 27 2014, 15:26, editado 1 vez(es)
anibalpmm Membro AAP
Assunto: Re: O mito do FM. Qui Nov 27 2014, 15:26
Agora a sério não ouço rádio o meu sistema, o unico rádio cá por casa é um tivoli, permanentemente sintonizado ou na Radar, ou na tsf ou na O2, e só serve para musica de fundo enquanto estou a fazer outras coisas, por isso não tenho termo de comparação, mas parece um bom tema, ainda mais que a rádio como a conhecemos está a mudar e a passar para ter um sinal digital
Mr Bojangles Membro AAP
Mensagens : 762 Data de inscrição : 17/02/2013 Idade : 47 Localização : Lisboa
Assunto: Re: O mito do FM. Qui Nov 27 2014, 15:38
O ricardo está a gozar, claramente e em paralelo ao mito do vinil
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
Assunto: Re: O mito do FM. Qui Nov 27 2014, 15:40
Mr Bojangles escreveu:
O ricardo está a gozar, claramente e em paralelo ao mito do vinil
Nós sabemos, ele é muito engraçado.
Assunto: Re: O mito do FM. Qui Nov 27 2014, 15:41
Eu a gozar? Nãooooo...
Assunto: Re: O mito do FM. Qui Nov 27 2014, 15:44
anibalpmm escreveu:
R
só faltou dizeres ".... que se tratava de música cortada às fatias fininhas, cheia de digitalite" tal como o digital
Por acaso tanto o AM como o FM são Modulados, tal como o PDM digital:
E o sintonizador tem um circuito desmodelador que funciona mais ou menos como um D/AC...
Última edição por ricardo onga-ku em Qui Nov 27 2014, 15:49, editado 3 vez(es)
Pierre Membro AAP
Mensagens : 1576 Data de inscrição : 24/11/2010 Idade : 55 Localização : Elvas
Assunto: Re: O mito do FM. Qui Nov 27 2014, 15:46
Eu a gozar? Nãooooo...
Olha que ao ouvir o relato de um golo do Benfica na liga dos campeões em AM, dá mais autentacidade... transportam-nos para os anos 60.
Assunto: Re: O mito do FM. Qui Nov 27 2014, 15:51
anibalpmm escreveu:
R
Por acaso tanto o AM como o FM são Modulados, tal como o PDM digital:
E o sintonizador tem um circuito desmodelador que funciona mais ou menos como um D/AC...
Já estou a ver os vinilófilos todos a deitarem os seus sintonizadores para o lixo...
Mário Franco Membro AAP
Assunto: Re: O mito do FM. Qui Nov 27 2014, 16:37
Digital é Digital
Analógico é Analógico
Teste cego é teste cego
Gato é gato
Lebre é lebre
Mas isto tudo misturado no ambiente apropriado
Era um fartote
Assunto: Re: O mito do FM. Qui Nov 27 2014, 16:42
Mário Franco escreveu:
...Gato é gato
...um cão é um cão.....e Sumol???????????????????
Mário Franco Membro AAP
Assunto: Re: O mito do FM. Qui Nov 27 2014, 16:58
António José da Silva escreveu:
Mário Franco escreveu:
...Gato é gato
...um cão é um cão.....e Sumol???????????????????
Já agora um aviso à navegação
Muitos dos Vinilos actualmente prensados foram criados a partir de gravações digitais
Identificam-se pelas letras DSP impressas no canto inferior direito da contracapa
Assunto: Re: O mito do FM. Qui Nov 27 2014, 17:00
Mário Franco escreveu:
Muitos dos Vinilos actualmente prensados foram criados a partir de gravações digitais
Identificam-se pelas letras DSP impressas no canto inferior direito da contracapa
Olha o
Este tópico é sobre FM, AM e Sumol.
Mário Franco Membro AAP
Assunto: Re: O mito do FM. Qui Nov 27 2014, 17:06
Mário Franco escreveu:
Olha o
Este tópico é sobre FM, AM e Sumol.
Brinca brinca, eu também não acreditava e depois descobri aqui uma série de vinilos DSP
Assunto: Re: O mito do FM. Qui Nov 27 2014, 17:08
Mário Franco escreveu:
Brinca brinca, eu também não acreditava e depois descobri aqui uma série de vinilos DSP
E mesmo assim, soam bem melhores que os limitados CD´s.
Mário Franco Membro AAP
Assunto: Re: O mito do FM. Qui Nov 27 2014, 17:34
Mário Franco escreveu:
António José da Silva segura-te bem
Olha o que eu descobri
Ouve a entrevista toda
https://youtu.be/FfjHzX9djSI
fredy Membro AAP
Mensagens : 5130 Data de inscrição : 08/02/2011 Idade : 62 Localização : Casal do Marco - Seixal
Assunto: Re: O mito do FM. Qui Nov 27 2014, 18:15
Olá
Só para avisar aos mais desatentos...
todas as rádios actuais só passam CD's ou ficheiros digitais nas suas emissões... excepto nalguns programas raros e nostálgicos que passam vinil.
Fredie
Assunto: Re: O mito do FM. Qui Nov 27 2014, 18:45
Mário Franco escreveu:
Claro, soam a vinil. E se calhar até sabem a vinil...ora lambelá.
Assunto: Re: O mito do FM. Qui Nov 27 2014, 19:18
fredy escreveu:
Olá
Só para avisar aos mais desatentos...
todas as rádios actuais só passam CD's ou ficheiros digitais nas suas emissões... excepto nalguns programas raros e nostálgicos que passam vinil.
Fredie
Em UK chama-se a isso, yesterday's news.
FBatista Membro AAP
Mensagens : 1000 Data de inscrição : 21/03/2013 Idade : 46 Localização : Lisboa
Assunto: Re: O mito do FM. Qui Nov 27 2014, 19:52
Este tópico é uma satisfação de leitura sim senhor! Aproveito a onda de mitos que hoje em dia atravessa o quotidiano do AAP para fazer um "jingle radiofónico" em homenagem ao audio analógico.
"Audio analógico, de mito em mito até ao byte final!"
Assunto: Re: O mito do FM. Qui Nov 27 2014, 19:56
FBatista escreveu:
Deveria de ser, "de mito em mito, e ainda cá anda".
E no caso do cêdê, também me veio já um jingle à cabeça que é, " Another One Byt's the Dust"
FBatista Membro AAP
Assunto: Re: O mito do FM. Qui Nov 27 2014, 19:58
FBatista escreveu:
E no caso do cêdê, também me veio já um jingle à cabeça que é, " Another One Byt's the Dust"
Toma lá disto, q'amanhã já não há!
Assunto: Re: O mito do FM. Qui Nov 27 2014, 20:08
FBatista escreveu:
FBatista escreveu:
Toma lá disto, q'amanhã já não há!
Tal como o CD, até as meias já desapareceram.
E até te digo mais, mesmo os defensores do CD já o estão a abandonar.
FBatista Membro AAP
Assunto: Re: O mito do FM. Qui Nov 27 2014, 20:47
E até te digo mais, mesmo os defensores do CD já o estão a abandonar.
Exactamente! Era isso que eu ia a perguntar! O que é isso do CD? Está claramente ultrapassado. Toda a gente sabe que o verdadeiro combate é com digital!
Mas para mim, o principal defeito do formato analógico é também o defeito do Digital!
Quanto ao tópico: o AM é bem porreiro! Na minha opinião transmite calma e lembra a importância do bom conteúdo rádio. Resulta melhor quando consumido utilizando um bom e velho rádio.
Milton Membro AAP
Mensagens : 15388 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 63 Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado
Assunto: Re: O mito do FM. Qui Nov 27 2014, 21:44
De facto concordo que o AM ainda teria algum sumo para espremer se houvesse interesse comercial....
Mensagens : 701 Data de inscrição : 06/12/2012 Idade : 43 Localização : Gondomar
Assunto: Re: O mito do FM. Qui Nov 27 2014, 22:54
Tópico excelente. como muitos de vocês sabem, aqui por casa a principal fonte é mesmo o FM. Adoro que me seja servida música sem eu ter que fazer nada. Ouvir os bons locutores... Ouvir bons programas... Para mim é um prazer.
Não é à toa que ando sempre a tentar melhorar a captação, a experimentar tuners e a reparar nas grandes diferenças que existem entre eles.
Que tal irem até ao vosso sistema, sintonizarem uma boa rádio à vossa escolha e ouvirem pelo menos durante um quarto de hora. Acompanhem a gosto (vinho, malte.... ).
Abraços a todos!
Última edição por jose.ribeiro em Sex Nov 28 2014, 11:47, editado 2 vez(es)
Assunto: Re: O mito do FM. Qui Nov 27 2014, 22:58
jose.ribeiro escreveu:
Tópico excelente. como muitos de vocês sabem aqui por casa a principal fonte é mesmo o FM. Adoro que me seja servida música sem eu ter que fazer nada. Ouvir os bons locutores... Ouvir bons programas... Para mim é um prazer.
Ai está uma bela perspetiva que infelizmente se vem perdendo ao longo dos anos.
jose.ribeiro Membro AAP
Mensagens : 701 Data de inscrição : 06/12/2012 Idade : 43 Localização : Gondomar
Assunto: Re: O mito do FM. Sáb Nov 29 2014, 18:29
Olá a todos!
Até a minha mulher já não passa sem a rádio, quando está de volta das limpezas semanais. E aiiii de mim se mexo no sistema...
Está a faltar aqui umas palavras do nosso companheiro Mozarteano que pelo o que eu já li dele tambem gosta bastante de rádio.
Abraços!
luis lopes Membro AAP
Mensagens : 4993 Data de inscrição : 25/02/2011 Idade : 57 Localização : Covilhã
Assunto: Re: O mito do FM. Sáb Nov 29 2014, 19:44
a radio era para muitos a primeira expriẽncia audio. o que decerto fica inraizado no nosso coração, eu lembro-me remotamente do meu pai ter um "transistor" AM. penso ser essa a primeira expriência que tive com o mundo audio, e desde ai sempre tive um fascinio com a radio, até tive aquela fase das radionovelas e os famosos "parodiantes de lisboa", passando pelos discos pedidos, entre outra,...
Mozarteano Membro AAP
Mensagens : 770 Data de inscrição : 26/08/2010 Idade : 61 Localização : Usuário BANIDO
Assunto: Re: O mito do FM. Sáb Nov 29 2014, 22:35
jose.ribeiro escreveu:
Olá a todos!
Está a faltar aqui umas palavras do nosso companheiro Mozarteano que pelo o que eu já li dele tambem gosta bastante de rádio.
Abraços!
Viva Amigo Ribeiro,
E' verdade sim, gosto e continuo a ouvir radio, no fundo e' uma forma também de não nos sentirmos sozinhos quando chegamos a casa primeiro do que a mulher, e e' tao simples e tao rápido, basta dar ao gatilho e esta' feito, não precisamos de mudar de disco, não precisamos de esperar que este acabe para por outro, temos muita escolha e em segundos temos a estacão que queremos, bom, com o digital e com a internet também, mas e' como pegar num livro de papel e num Kindle, enquanto que no primeiro sentimos o cheiro do papel, sentimos o livro, sentimos a escrita, vagueamos pelo livro de pagina em pagina, manuseamos o livro, etc, no segundo (Kindle) não se passa de uma leitura fugaz sem memória...
A radio durante muitos anos e antes de aparecer o digital, foi a companhia de todos aqueles que trabalhavam de noite, para preencher o vazio ou a solidao de algumas actividades profissionais mais solitárias, esta era a grande e a única companhia. Com o aparecimento do digital te as próprias estacões de radio quase prescindem da mao humano e voz humana, programa-se a coisa e esta feito, enfim, tudo muda, tudo nasce, e tudo morre...
Abraco amigo Ribeiro.
jose.ribeiro Membro AAP
Assunto: Re: O mito do FM. Dom Nov 30 2014, 15:23
Mozarteano escreveu:
jose.ribeiro escreveu:
Olá a todos!
Abraços!
Viva Amigo Ribeiro,
E' verdade sim, gosto e continuo a ouvir radio, no fundo e' uma forma também de não nos sentirmos sozinhos quando chegamos a casa primeiro do que a mulher, e e' tao simples e tao rápido, basta dar ao gatilho e esta' feito, não precisamos de mudar de disco, não precisamos de esperar que este acabe para por outro, temos muita escolha e em segundos temos a estacão que queremos, bom, com o digital e com a internet também, mas e' como pegar num livro de papel e num Kindle, enquanto que no primeiro sentimos o cheiro do papel, sentimos o livro, sentimos a escrita, vagueamos pelo livro de pagina em pagina, manuseamos o livro, etc, no segundo (Kindle) não se passa de uma leitura fugaz sem memória...
A radio durante muitos anos e antes de aparecer o digital, foi a companhia de todos aqueles que trabalhavam de noite, para preencher o vazio ou a solidao de algumas actividades profissionais mais solitárias, esta era a grande e a única companhia. Com o aparecimento do digital te as próprias estacões de radio quase prescindem da mao humano e voz humana, programa-se a coisa e esta feito, enfim, tudo muda, tudo nasce, e tudo morre...
Abraco amigo Ribeiro.
Olá!
É sempre bom vê-lo por aqui companheiro Mozarteano.
Eu acho que neste momento, o problema maior da rádio é a necessidade de fazer €€€ e não arriscarem um pouco com outros formatos, outras ideias, outra qualidade de som (compreendo um pouco, porque isto não está muito fácil, mas ainda temos as rádios públicas que podem e devem fazer isso, mas acho que cada vez mais isso está a desaparecer). Acho que está tudo padronizado, sem grandes rasgos, sem grande inovação...
Abraços a todos!
r4f4 Membro AAP
Assunto: Re: O mito do FM. Dom Nov 30 2014, 16:35
Ultimamente tenho ouvido bastante rádio. Quando uma pessoa chega cansada a casa não tem paciência para meter e virar discos ou cds, ou andar a escolher músicas. A estação que costuma estar sintonizada é a smooth fm mas torna-se um bocado repetitiva.
fredy Membro AAP
Mensagens : 5130 Data de inscrição : 08/02/2011 Idade : 62 Localização : Casal do Marco - Seixal
Assunto: Re: O mito do FM. Dom Nov 30 2014, 16:45
Olá
Citação :
r4f4 escreveu... torna-se um bocado repetitiva.
è comum a todas as estações... aqui por casa as que se ouvem mais são... M80, Radar e Smooth FM e padecem todas do mesmo problema.
Fredie
Assunto: Re: O mito do FM. Dom Nov 30 2014, 16:52
fredy escreveu:
Olá
Citação :
r4f4 escreveu... torna-se um bocado repetitiva.
è comum a todas as estações... aqui por casa as que se ouvem mais são... M80, Radar e Smooth FM e padecem todas do mesmo problema.
Fredie
E não é só em Portugal.
r4f4 Membro AAP
Assunto: Re: O mito do FM. Dom Nov 30 2014, 17:02
É uma pena, parece que metem uma playlist em repeat e quando se lembram mudam para outra
Mozarteano Membro AAP
Mensagens : 770 Data de inscrição : 26/08/2010 Idade : 61 Localização : Usuário BANIDO
Assunto: Re: O mito do FM. Dom Nov 30 2014, 18:58
jose.ribeiro escreveu:
Mozarteano escreveu:
jose.ribeiro escreveu:
Olá a todos!
Abraços!
Viva Amigo Ribeiro,
Abraco amigo Ribeiro.
Olá!
É sempre bom vê-lo por aqui companheiro Mozarteano.
Eu acho que neste momento, o problema maior da rádio é a necessidade de fazer €€€ e não arriscarem um pouco com outros formatos, outras ideias, outra qualidade de som (compreendo um pouco, porque isto não está muito fácil, mas ainda temos as rádios públicas que podem e devem fazer isso, mas acho que cada vez mais isso está a desaparecer). Acho que está tudo padronizado, sem grandes rasgos, sem grande inovação...
Abraços a todos!
A radio perdeu o carisma que lhe era característica desde a' uns largos anos, a radio e' um pouco como o audio, e' muito do mesmo e a novidade ja' a' muito que o deixou de o ser, o que vai mudando são as vozes que a fazem que invariavelmente são quase sempre do mesmo timbre e por vezes sendo irritantes, e os ouvidos que a ouvem que avo sendo cada vez menos. A velha guarda de radialistas, parte dela esta reformada, outra infelizmente desapareceu e levou consigo o acto único de fazer radio, e as administrações das radios actualmente são geridas por outras gentes com perspectivas de ver, ouvir e escutar o mundo de forma diferente, o digital encarrega-se de o fazer...
Um grande e forte abraço amigo Ribeiro
Grande abraco
agorgal Membro AAP
Mensagens : 1442 Data de inscrição : 19/12/2012 Localização : Porto
Assunto: re: O mito do FM. Seg Dez 01 2014, 00:13
Rolls Rock, O Som da Frente, Rock em Stock, As Noites Longas do FM Estereo, Morrison Hotel, Os Cantores da Rádio, Em Órbita, Oceano Pacífico, 5 Minutos de Jazz... Estes e alguns outros programas que moldaram a forma de ouvir e os meus gostos musicais. Tenho a sensação que apenas a Antena 2 mantém o espírito desses anos dourados do FM.
Para quem quiser recordar um pouco desses tempos: http://lighthouseradio.podomatic.com/ Perdoem, é "digital"...
Milton Membro AAP
Mensagens : 15388 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 63 Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado
Assunto: Re: O mito do FM. Seg Dez 01 2014, 00:23
agorgal escreveu:
Rolls Rock, O Som da Frente, Rock em Stock, As Noites Longas do FM Estereo, Morrison Hotel, Os Cantores da Rádio, Em Órbita, Oceano Pacífico, 5 Minutos de Jazz... Estes e alguns outros programas que moldaram a forma de ouvir e os meus gostos musicais. Tenho a sensação que apenas a Antena 2 mantém o espírito desses anos dourados do FM.
Para quem quiser recordar um pouco desses tempos: http://lighthouseradio.podomatic.com/ Perdoem, é "digital"...
Obrigado agorgal !!!
FBatista Membro AAP
Assunto: Re: O mito do FM. Seg Dez 01 2014, 11:12
agorgal escreveu:
O Link é excelente! O trabalho notável do Podcast foi teu ?
Pela segunda metade dos anos 80 estaria eu (e outros tantos putos) a apreciar o trabalho do António Santos (de voz inconfundível) no programa Jornalinho da RTP.
Mozarteano Membro AAP
Assunto: Re: O mito do FM. Seg Dez 01 2014, 11:22
FBatista escreveu:
agorgal escreveu:
O Link é excelente! O trabalho notável do Podcast foi teu ?
Pela segunda metade dos anos 80 estaria eu (e outros tantos putos) a apreciar o trabalho do António Santos (de voz inconfundível) no programa Jornalinho da RTP.
Antonio Santos, outro Grande profissional. Ahhh, que saudades, do Jornalinho!
''Desviando'' um pouco do tópico, alguém se lembra da Paula Aresta?, profissional da RTP2 que apresentava programas de temática musical, clássica era o forte, e julgo mais tarde fazer programas de radio, tal como Andamentos, etc, não sei se esta' retirada ou qual o rumo que tomou...enfim...
FBatista Membro AAP
Assunto: Re: O mito do FM. Seg Dez 01 2014, 11:24
Hmm não conheço, será esta senhora? Paula Aresta no Há Conversa, RTP
GALVEIAS Membro AAP
Assunto: Re: O mito do FM. Seg Dez 01 2014, 11:35
Essa senhora tinha um programa muito interessante na RTP2 que era o Andamentos... Acho que no RTP memória ou dá ou deu novamente esse programa... Na net é possível encontrar os programas... http://www.rtp.pt/programa/episodios/tv/p2308
agorgal Membro AAP
Mensagens : 1442 Data de inscrição : 19/12/2012 Localização : Porto
Assunto: re: O mito do FM. Seg Dez 01 2014, 12:02
@FBatista: "O trabalho notável do Podcast foi teu ?"
Não senhor, e concordo que é notável. Descobri-o num daqueles acessos de nostalgia pela velha rádio dos anos 70/80. O autor acaba escondido atrás do nome "lighthouseradio"... e merece um enorme louvor pelo excelente trabalho.
E se perdemos essa rádio aqui discutida ganhámos entretanto uma ferramenta chamada "internet" que se está a transformar num imenso repositório de documentos históricos ao alcance de todos e em todo o lado. Valha-nos isso...
FBatista Membro AAP
Assunto: Re: O mito do FM. Seg Dez 01 2014, 12:57
agorgal escreveu:
E se perdemos essa rádio aqui discutida ganhámos entretanto uma ferramenta chamada "internet" que se está a transformar num imenso repositório de documentos históricos ao alcance de todos e em todo o lado. Valha-nos isso...
Tens toda a razão. Felizmente essa é a realidade! Temos também a RTP que de há uns anos a esta parte acordou para os podcasts de Rádio e Video do Grupo. Só falta acabarem com a interdição a certos programas!
FBatista
jose.ribeiro Membro AAP
Assunto: Re: O mito do FM. Qui Dez 11 2014, 17:44
agorgal escreveu:
Excelente trabalho. Muito bem post companheiro agorgal.
nicodemes Membro AAP
Assunto: Re: O mito do FM. Dom Mar 01 2015, 13:08
mesmo quando a Onde mádia era limpa ,antes do lixo digital que polui toda a banda de amplitude modulada,o FM era outro som! É natural que hoje quem ouve FM com receptores ordinários e estações que passam lixo, não reconheça a diferença de qualidade do FM...
PALUSE Membro AAP
Mensagens : 1384 Data de inscrição : 07/11/2010 Idade : 59 Localização : Vale da Amendoeira.
Assunto: Re: O mito do FM. Sex Jun 05 2015, 00:40
Mas podem estar à vontade com o FM Stereo, pois a modulação é em AM...
... embora a informação que eu tinha assimilado na juventude era de que a matriz L+R era modulada em frequencia e a matriz L-R era modulada em amplitude. Se (L+R)+(L-R)= 2L e (L+R)-(L-R)=2R, então até que poderia funcionar! A questão é a seguinte: Obtém-se o stereo por adição e subtração das 2 matizes ou o Stereo está todo modulado em AM.
PALUSE Membro AAP
Mensagens : 1384 Data de inscrição : 07/11/2010 Idade : 59 Localização : Vale da Amendoeira.
Assunto: Re: O mito do FM. Dom Jun 07 2015, 16:05
Ai está uma observação interessante. O FM tem similaridades com o Bitstream e isso nota-se nos gráficos que apresentas comparado com estes.