Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só... |
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só... |
|
| O mito do FM. | |
|
+14GALVEIAS agorgal r4f4 Mozarteano luis lopes jose.ribeiro FBatista fredy Mário Franco Pierre Mr Bojangles anibalpmm António José da Silva ricardo onga-ku 18 participantes | |
Autor | Mensagem |
---|
PALUSE Membro AAP
| Assunto: Re: O mito do FM. Dom Jun 07 2015, 16:05 | |
| | |
| | | ducar Membro AAP
| Assunto: Re: O mito do FM. Seg Jun 08 2015, 14:54 | |
| Que pena tenho de não existir por cá AM Stereo como nos USA. Eles usam em grande parte a Banda AM porque o sinal pro parga-se com mais facilidade em grandes distâncias e no meio de nada, coisa que em FM não é possível.
| |
| | | PALUSE Membro AAP
Mensagens : 1384 Data de inscrição : 07/11/2010 Idade : 59 Localização : Vale da Amendoeira.
| Assunto: Re: O mito do FM. Seg Jun 08 2015, 22:57 | |
| - ducar escreveu:
- Que pena tenho de não existir por cá AM Stereo como nos USA.
Eles usam em grande parte a Banda AM porque o sinal pro parga-se com mais facilidade em grandes distâncias e no meio de nada, coisa que em FM não é possível.
Boas "ducar". Eu atrevo-me a avançar que a questão da propagação tem é a ver com a potencia de emissão e a banda ou frequência da portadora. Não é por acaso que em FM usa-se a banda do VHF II (87,4MHz até 108MHz) e cada canal pode estender-se até 400Khz se não existirem vizinhos por perto. Assim consegue-se boa distorção e melhor qualidade no som. Quando se impõe uma banda mais pequena, o som piora, assim como a distorção harmónica. Agora as bases: A radiação eletromagnética tem comportamento diferente na sua propagação, penetração e reflexão relativamente aos vários materiais e da forma como a sua energia cinética pode ser captada e transferida para uma corrente elétrica. No caso da rádio 300KHz para o conhecido AM até o SHF do Wireless, usa-se condutor elétrico com configurações otimizadas relativamente ao comprimento de onda. Acima destas frequências os processos de captação já variam para outras soluções, até que se chega ao infravermelho curto (controle remoto e laser de cd) que tem comportamento mais comum com o que é estudado pela óptica. | |
| | | ducar Membro AAP
| Assunto: Re: O mito do FM. Seg Jun 08 2015, 23:03 | |
| | |
| | | ducar Membro AAP
| Assunto: Re: O mito do FM. Dom Jun 14 2015, 16:37 | |
|
Última edição por ducar em Dom Jun 14 2015, 19:22, editado 1 vez(es) | |
| | | Milton Membro AAP
Mensagens : 15388 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 63 Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado
| Assunto: Re: O mito do FM. Dom Jun 14 2015, 18:28 | |
| | |
| | | Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: O mito do FM. | |
| |
| | | | O mito do FM. | |
|