| As minhas comprinhas | |
|
+62EMCS fredy VascoGuerra1980 Buck Banzai Hallscool fjbl reirato João Henrique Samuel Resendes Patolas Mister W Petrus rkixa Darknight77 radarkadafi FulanoTal7 antpaubarcar LRap77 Luciana Silva scalawag José Miguel Stinkfist86 Milton stardrake mannitheear TD124 anibalpmm Luis Filipe Goios Fernando Mota Luis Filipe barbosas johnnys14 defunctum tdpm ReginaldoSchiavini anjo+qtorto vlopes fgq frias Vinil Balthar Jorge Ferreira Viniltotal r4f4 dabug ramiro.nunesguimaraes Alexandre Vieira lore chicosta m0sh3r sergiofilipe ricardo onga-ku Bluegirl Rui Mendes ViciAudio jorge.henriques Ferpina Duarte Rosa Cocharro ALVES134 zaratustra António José da Silva 66 participantes |
|
Autor | Mensagem |
---|
Duarte Rosa Membro AAP
| |
| |
ViciAudio Membro AAP
Mensagens : 494 Data de inscrição : 13/03/2012 Localização : Usuário BANIDO
| Assunto: Re: As minhas comprinhas Sáb Nov 22 2014, 23:27 | |
| | |
|
| |
Duarte Rosa Membro AAP
Mensagens : 2033 Data de inscrição : 27/12/2011 Idade : 48 Localização : Abrantes
| Assunto: Re: As minhas comprinhas Dom Nov 23 2014, 10:11 | |
| | |
|
| |
ViciAudio Membro AAP
Mensagens : 494 Data de inscrição : 13/03/2012 Localização : Usuário BANIDO
| Assunto: Re: As minhas comprinhas Dom Nov 23 2014, 14:53 | |
| Para saber sobre como foi feita a produção técnica dos discos, infelizmente não basta olhar para eles, obriga a um trabalho constante de investigação sobre os meandros da indústria fonográfica e de observação do que é publicado por esse mundo fora, seja nos sites das editoras, artistas, engenheiros de masterização, estúdios, também em forums que juntam pessoas de todos os tipos ligadas à música e aos discos, e passando por livros, revistas periódicas relacionadas com a produção audio, mastering, mixing, etc, contas de twitter/facebook de produtores de música, de nomes famosos do mundo do audioe produção técnica... às vezes é mesmo preciso ir ao extremo de mandar mail ou telefonar a perguntar! Já o fiz algumas vezes e para os locais/pessoas mais "mirabolantes" hehehehe sou uma grande melga quando quero mesmo descobrir qualquer coisa. Enfim, é um trabalho 30 horas por dia e 400 dias por ano, para se estar a par do que realmente acontece, com tantas edições que existem hoje em dia. Claro que com a experiência e conhecimento acumulado, em muitos casos basta estar atento a certos "sinais" para se perceber logo perante que tipo de produção estamos, se se deram ao trabalho de procurar a "Master Tape", se houve preocupação em manter uma cadeia de produção 100% analógica, se as pessoas que o fizeram têm a cultura musical e o bom gosto suficientes para garantir uma masterização de qualidade (não basta saber fazer, até um macaco faz muita coisa, é preciso conhecer o que se faz e enquadrar as coisas no seu devido contexto), enfim... não quero estar a generalizar porque há imensas excepções, mas o preço, o país de origem, a ausência de informação técnica relevante declarada na capa (autocolantes ou derivados), e o nome da empresa que fez a edição, são tipicamente dados suficientes para alguém que conheça muito bem este mundo perceber em poucos segundos do que se trata... mas cuidado com as excepções, há por aí coisas que contradizem todos os sinais Por isso para se ter 100% de certeza, só mesmo com muito trabalhinho para se descobrir o que é, como foi feito, e por quem. Eu há uns anos, quando não sabia (por falta de tempo para andar eu próprio a investigar exaustivamente, o que é normal), basicamente perguntava a quem sabe... aprendi a confiar em algumas fontes estratégicas. É o que recomendo... quando não se sabe sobre casos concretos, deve perguntar-se ou frequentar os locais onde essa informação é disponibilizada, hoje em dia com a internet está tudo muito facilitado felizmente para todos nós Sobre esses discos, e falando do Chet, por regra, as editoras europeias (Jazz Wax, Wax Time, Panamerica, Dol, Doxy, etc etc etc etc) a fazer vinil barato de jazz dos anos 50/60, tirando partido do "buraco legal" do domínio público europeu que lhes permite violar impunemente os direitos de autor estabelecidos para outras zonas do Mundo... por causa desse conflito legal, são projectos sem credibilidade e que existem apenas para "fabricar" dinheiro em série vendendo um produto mediocre do ponto de vista técnico para maximizar o rendimento, ou seja usam fontes digitais comuns (nem sequer são transferências das masters mas sim produtos já trabalhados por outras entidades não reconhecidas e de baixa resolução) e fazem a masterização em cadeias de produção básicas sem capacidade para produzir vinil 100% analógico... O LP da Blue Note pertence à série dos 75 Anos editada pela própria Blue Note, e é outra conversa... é um produto de muito maior qualidade, e é 100% legítimo! Mas, para poderem fazer essa série de baixo custo não era possível produzir os títulos de forma analógica. Apesar de tudo fizeram o melhor possível mantendo o custo relativamente baixo, foram realizadas já há alguns anos transferências de arquivo das Master Tapes para digital a 32bit/192k, e com base nessas converteram para 24bits e usaram isso para cortar o vinil, o que é bastante bom para uma produção com fonte digital. Mas, não deixa de ser digital... para mim, música que foi gravada, misturada/editada e masterizada originalmente em analógico, deve manter essa linhagem especialmente se a vamos ouvir em formato vinil Heavenly pela sua própria "boca": - Citação :
- Bonjour,
Merci pour l'interet que vous portez à nos réeditions. L'idée est de sortir de l'ombre des albums moins connus du catalogue Blue Note, qui n'ont jamais été réedité (en vinyle, ou pas depuis de longues années). En ce qui concerne le processus, nous partons de copies neuves des bandes master. Ces copies sont réalisées directement chez capitol studio à Los angeles. En effet, les masters originaux ne quitte pas le studio. l'idée est de rester au plus proche du son analogique des originaux. A partir des bandes (je crois que c'est des quarts de pouces), la gravure est faite chez Top master sans remastering. Ensuite les test pressing sont faits chez MPO et l'impression des vinyles également. Nous essayons d'avoir le meilleur son possible, c'est pourquoi nous avons fait refaire plusieurs gravures qui ne nous satisfesaient pas (recemment le Harold Vick et le duke pearson "the Phantom"). Aucun remastering ou remixage n'a été fait. En ce qui concerne les visuels, Blue note n'a plus les elements graphiques, nous sommes donc partis à chaque fois de copies originales en état NM puis fait des scans hautes defs, avec quelque nettoyage pour arriver un resultat clean. A Heavenly Sweetness (editora Francesa que faz prensagem na MPO) diz que obtém as suas fontes a partir de cópias das master tapes directamente na Capitol (para títulos da Blue Note), mas que não transfere para digital... portanto uma coisa má e outra boa, usa cópia da master tape (devia ser usada a própria master porque as perdas nas cópias podem ser bem grandes), mas pelo menos não transfere para digital... agora resta saber so o estúdio "Top Master" em Paris tem capacidade para corte 100% analógico ou se, como é mais comum, tem um "lathe" de corte com cabeça de preview digital para fazer a programação do tamanho das espiras com base na modulação calculada digitalmente... | |
|
| |
Duarte Rosa Membro AAP
Mensagens : 2033 Data de inscrição : 27/12/2011 Idade : 48 Localização : Abrantes
| Assunto: Re: As minhas comprinhas Dom Nov 23 2014, 15:17 | |
| - ViciAudio escreveu:
- Para saber sobre como foi feita a produção técnica dos discos, infelizmente não basta olhar para eles, obriga a um trabalho constante de investigação sobre os meandros da indústria fonográfica e de observação do que é publicado por esse mundo fora, seja nos sites das editoras, artistas, engenheiros de masterização, estúdios, também em forums que juntam pessoas de todos os tipos ligadas à música e aos discos, e passando por livros, revistas periódicas relacionadas com a produção audio, mastering, mixing, etc, contas de twitter/facebook de produtores de música, de nomes famosos do mundo do audioe produção técnica... às vezes é mesmo preciso ir ao extremo de mandar mail ou telefonar a perguntar! Já o fiz algumas vezes e para os locais/pessoas mais "mirabolantes" hehehehe sou uma grande melga quando quero mesmo descobrir qualquer coisa. Enfim, é um trabalho 30 horas por dia e 400 dias por ano, para se estar a par do que realmente acontece, com tantas edições que existem hoje em dia.
Claro que com a experiência e conhecimento acumulado, em muitos casos basta estar atento a certos "sinais" para se perceber logo perante que tipo de produção estamos, se se deram ao trabalho de procurar a "Master Tape", se houve preocupação em manter uma cadeia de produção 100% analógica, se as pessoas que o fizeram têm a cultura musical e o bom gosto suficientes para garantir uma masterização de qualidade (não basta saber fazer, até um macaco faz muita coisa, é preciso conhecer o que se faz e enquadrar as coisas no seu devido contexto), enfim... não quero estar a generalizar porque há imensas excepções, mas o preço, o país de origem, a ausência de informação técnica relevante declarada na capa (autocolantes ou derivados), e o nome da empresa que fez a edição, são tipicamente dados suficientes para alguém que conheça muito bem este mundo perceber em poucos segundos do que se trata... mas cuidado com as excepções, há por aí coisas que contradizem todos os sinais Por isso para se ter 100% de certeza, só mesmo com muito trabalhinho para se descobrir o que é, como foi feito, e por quem.
Eu há uns anos, quando não sabia (por falta de tempo para andar eu próprio a investigar exaustivamente, o que é normal), basicamente perguntava a quem sabe... aprendi a confiar em algumas fontes estratégicas. É o que recomendo... quando não se sabe sobre casos concretos, deve perguntar-se ou frequentar os locais onde essa informação é disponibilizada, hoje em dia com a internet está tudo muito facilitado felizmente para todos nós
Sobre esses discos, e falando do Chet, por regra, as editoras europeias (Jazz Wax, Wax Time, Panamerica, Dol, Doxy, etc etc etc etc) a fazer vinil barato de jazz dos anos 50/60, tirando partido do "buraco legal" do domínio público europeu que lhes permite violar impunemente os direitos de autor estabelecidos para outras zonas do Mundo... por causa desse conflito legal, são projectos sem credibilidade e que existem apenas para "fabricar" dinheiro em série vendendo um produto mediocre do ponto de vista técnico para maximizar o rendimento, ou seja usam fontes digitais comuns (nem sequer são transferências das masters mas sim produtos já trabalhados por outras entidades não reconhecidas e de baixa resolução) e fazem a masterização em cadeias de produção básicas sem capacidade para produzir vinil 100% analógico...
O LP da Blue Note pertence à série dos 75 Anos editada pela própria Blue Note, e é outra conversa... é um produto de muito maior qualidade, e é 100% legítimo! Mas, para poderem fazer essa série de baixo custo não era possível produzir os títulos de forma analógica. Apesar de tudo fizeram o melhor possível mantendo o custo relativamente baixo, foram realizadas já há alguns anos transferências de arquivo das Master Tapes para digital a 32bit/192k, e com base nessas converteram para 24bits e usaram isso para cortar o vinil, o que é bastante bom para uma produção com fonte digital. Mas, não deixa de ser digital... para mim, música que foi gravada, misturada/editada e masterizada originalmente em analógico, deve manter essa linhagem especialmente se a vamos ouvir em formato vinil
Heavenly pela sua própria "boca":
- Citação :
- Bonjour,
Merci pour l'interet que vous portez à nos réeditions. L'idée est de sortir de l'ombre des albums moins connus du catalogue Blue Note, qui n'ont jamais été réedité (en vinyle, ou pas depuis de longues années). En ce qui concerne le processus, nous partons de copies neuves des bandes master. Ces copies sont réalisées directement chez capitol studio à Los angeles. En effet, les masters originaux ne quitte pas le studio. l'idée est de rester au plus proche du son analogique des originaux. A partir des bandes (je crois que c'est des quarts de pouces), la gravure est faite chez Top master sans remastering. Ensuite les test pressing sont faits chez MPO et l'impression des vinyles également. Nous essayons d'avoir le meilleur son possible, c'est pourquoi nous avons fait refaire plusieurs gravures qui ne nous satisfesaient pas (recemment le Harold Vick et le duke pearson "the Phantom"). Aucun remastering ou remixage n'a été fait. En ce qui concerne les visuels, Blue note n'a plus les elements graphiques, nous sommes donc partis à chaque fois de copies originales en état NM puis fait des scans hautes defs, avec quelque nettoyage pour arriver un resultat clean. A Heavenly Sweetness (editora Francesa que faz prensagem na MPO) diz que obtém as suas fontes a partir de cópias das master tapes directamente na Capitol (para títulos da Blue Note), mas que não transfere para digital... portanto uma coisa má e outra boa, usa cópia da master tape (devia ser usada a própria master porque as perdas nas cópias podem ser bem grandes), mas pelo menos não transfere para digital... agora resta saber so o estúdio "Top Master" em Paris tem capacidade para corte 100% analógico ou se, como é mais comum, tem um "lathe" de corte com cabeça de preview digital para fazer a programação do tamanho das espiras com base na modulação calculada digitalmente... Muito obrigado pelo teu post de explicação, ja aprendi mais umas coisas | |
|
| |
Rui Mendes Membro AAP
Mensagens : 3159 Data de inscrição : 17/04/2012 Idade : 53 Localização : Alfragide
| Assunto: Re: As minhas comprinhas Dom Nov 23 2014, 15:17 | |
| E eu também | |
|
| |
anibalpmm Membro AAP
| Assunto: Re: As minhas comprinhas Dom Nov 23 2014, 18:51 | |
| | |
|
| |
Duarte Rosa Membro AAP
| |
| |
António José da Silva Membro AAP
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
| Assunto: Re: As minhas comprinhas Seg Nov 24 2014, 00:26 | |
| _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
anibalpmm Membro AAP
| Assunto: Re: As minhas comprinhas Seg Nov 24 2014, 21:22 | |
| | |
|
| |
Bluegirl Membro AAP
Mensagens : 300 Data de inscrição : 24/04/2013 Idade : 40 Localização : Lisboa
| Assunto: Re: As minhas comprinhas Ter Nov 25 2014, 12:25 | |
| Últimas aquisições numa feirita perto de casa, por um valor tão simbólico, que ainda me sinto emocionada lol Tracy Chapman - Tracy Chapman ( Andava há tempos atrás dele) Talking Heads - The Name Of This Band is Talking Heads - Speaking In Tongues - Stop Making Sense | |
|
| |
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
| Assunto: Re: As minhas comprinhas Ter Nov 25 2014, 12:30 | |
| - Bluegirl escreveu:
Tracy Chapman - Tracy Chapman ( Andava há tempos atrás dele)
Comprei esse LP quando saiu (a idade não perdoa). _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
ricardo onga-ku Membro AAP
Mensagens : 6017 Data de inscrição : 02/01/2012 Localização : Terra d'Anglos...e Saxões
| Assunto: Re: As minhas comprinhas Ter Nov 25 2014, 12:36 | |
| | |
|
| |
Rui Mendes Membro AAP
Mensagens : 3159 Data de inscrição : 17/04/2012 Idade : 53 Localização : Alfragide
| Assunto: Re: As minhas comprinhas Ter Nov 25 2014, 17:12 | |
| A Tracy volta, não volta, dá umas voltinhas aqui em casa | |
|
| |
Bluegirl Membro AAP
Mensagens : 300 Data de inscrição : 24/04/2013 Idade : 40 Localização : Lisboa
| |
| |
Duarte Rosa Membro AAP
| |
| |
| Assunto: Re: As minhas comprinhas Dom Nov 30 2014, 13:50 | |
| _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
Duarte Rosa Membro AAP
| Assunto: Re: As minhas comprinhas Dom Nov 30 2014, 13:55 | |
| | |
|
| |
| Assunto: Re: As minhas comprinhas Dom Nov 30 2014, 14:19 | |
| É um original ou reedição? _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
Duarte Rosa Membro AAP
| Assunto: Re: As minhas comprinhas Dom Nov 30 2014, 15:17 | |
| - António José da Silva escreveu:
- É um original ou reedição?
é uma reedição gatefold de dois LPs. | |
|
| |
| Assunto: Re: As minhas comprinhas Dom Nov 30 2014, 15:21 | |
| - Duarte Rosa escreveu:
- António José da Silva escreveu:
é uma reedição gatefold de dois LPs. Na volta vale mais o original. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
Duarte Rosa Membro AAP
| Assunto: Re: As minhas comprinhas Dom Nov 30 2014, 15:25 | |
| - António José da Silva escreveu:
- Duarte Rosa escreveu:
- António José da Silva escreveu:
é uma reedição gatefold de dois LPs.
Na volta vale mais o original. Pois, tenho de ouvir um original para ver qual é o melhor! | |
|
| |
Mister W Membro AAP
Mensagens : 4333 Data de inscrição : 07/03/2012 Idade : 57 Localização : Margem Sul... Margem Norte...
| Assunto: Re: As minhas comprinhas Seg Dez 01 2014, 20:36 | |
| Do pequeno/grande catálogo da Strata-East, chegou esta obra-prima que incompreensivelmente ainda não morava por cá... Depois de o ouvir, só pensei: Como foi possível ter esperado quase meio-século para ouvir isto!!! Charles Tolliver / Music Inc – Live In Tokyo (1974, Strata-East SES-19745, USA)Esta foi a minha compra de Novembro... agora tenho que ver qual vou comprar em Dezembro... Sugestões?! Não obrigado... a lista já é suficientemente longa... | |
|
| |
Duarte Rosa Membro AAP
| Assunto: Re: As minhas comprinhas Seg Dez 01 2014, 20:50 | |
| | |
|
| |
Mister W Membro AAP
Mensagens : 4333 Data de inscrição : 07/03/2012 Idade : 57 Localização : Margem Sul... Margem Norte...
| Assunto: Re: As minhas comprinhas Seg Dez 01 2014, 21:03 | |
| | |
|
| |
| Assunto: Re: As minhas comprinhas Seg Dez 01 2014, 21:08 | |
| | |
|
| |
sergiofilipe Membro AAP
Mensagens : 255 Data de inscrição : 18/03/2014 Idade : 40 Localização : Barcarena
| Assunto: Re: As minhas comprinhas Qui Dez 04 2014, 20:26 | |
| | |
|
| |
Duarte Rosa Membro AAP
| Assunto: Re: As minhas comprinhas Qui Dez 04 2014, 21:05 | |
| | |
|
| |
m0sh3r Membro AAP
Mensagens : 62 Data de inscrição : 20/06/2014 Idade : 29 Localização : Nazaré
| |
| |
anibalpmm Membro AAP
| Assunto: Re: As minhas comprinhas Sex Dez 05 2014, 13:22 | |
| para voltar a desenjoar, agora com jazz | |
|
| |
sergiofilipe Membro AAP
Mensagens : 255 Data de inscrição : 18/03/2014 Idade : 40 Localização : Barcarena
| Assunto: Re: As minhas comprinhas Sex Dez 05 2014, 14:42 | |
| | |
|
| |
anibalpmm Membro AAP
| Assunto: Re: As minhas comprinhas Sex Dez 05 2014, 15:45 | |
| mais um | |
|
| |
Mister W Membro AAP
| Assunto: Re: As minhas comprinhas Sex Dez 05 2014, 16:30 | |
| | |
|
| |
chicosta Membro AAP
| |
| |
anibalpmm Membro AAP
| Assunto: Re: As minhas comprinhas Sex Dez 05 2014, 16:53 | |
| | |
|
| |
Mister W Membro AAP
| Assunto: Re: As minhas comprinhas Sex Dez 05 2014, 17:00 | |
| | |
|
| |
anibalpmm Membro AAP
| Assunto: Re: As minhas comprinhas Sex Dez 05 2014, 18:28 | |
| Outra novidade | |
|
| |
Duarte Rosa Membro AAP
| Assunto: Re: As minhas comprinhas Sex Dez 05 2014, 19:11 | |
| | |
|
| |
Mister W Membro AAP
| Assunto: Re: As minhas comprinhas Sex Dez 05 2014, 19:19 | |
| | |
|
| |
Duarte Rosa Membro AAP
| Assunto: Re: As minhas comprinhas Sex Dez 05 2014, 19:23 | |
| | |
|
| |
anibalpmm Membro AAP
| Assunto: Re: As minhas comprinhas Sex Dez 05 2014, 21:12 | |
| mais um, hoje vão saindo às pinguinhas eheheheheh | |
|
| |
lore Membro AAP
Mensagens : 1205 Data de inscrição : 11/07/2010 Localização : lisboa
| Assunto: Re: As minhas comprinhas Sex Dez 05 2014, 21:20 | |
| | |
|
| |
anibalpmm Membro AAP
| Assunto: Re: As minhas comprinhas Sex Dez 05 2014, 23:01 | |
| cá vai mais uma das chegadas de hoje | |
|
| |
| |
| |
zaratustra Membro AAP
Mensagens : 4762 Data de inscrição : 09/07/2010 Localização : Frossos, Albergaria-a-Velha
| Assunto: Re: As minhas comprinhas Sex Dez 05 2014, 23:18 | |
| Oscar Peterson - Exclusively For My Friends Vol. 1 (Action) (MPS 15178, ed. pt Dargil), LP. http://www.discogs.com/master/view/224384 | |
|
| |
anibalpmm Membro AAP
| |
| |
anibalpmm Membro AAP
| Assunto: Re: As minhas comprinhas Sex Dez 05 2014, 23:21 | |
| aqui vai o último, para acabar com o suspense | |
|
| |
Alexandre Vieira Membro AAP
Mensagens : 8560 Data de inscrição : 11/01/2013 Idade : 54 Localização : The Other Band
| Assunto: Re: As minhas comprinhas Dom Dez 07 2014, 18:22 | |
| Feeling the Space is Yoko Ono's fourth album, her last one on Apple Records and her last release of the 1970s. (A fifth album, A Story, would be recorded in 1974, but not released until 1997). | |
|
| |
| |
| |
Alexandre Vieira Membro AAP
Mensagens : 8560 Data de inscrição : 11/01/2013 Idade : 54 Localização : The Other Band
| Assunto: Re: As minhas comprinhas Dom Dez 07 2014, 19:19 | |
| | |
|
| |
| Assunto: Re: As minhas comprinhas Dom Dez 07 2014, 19:25 | |
| | |
|
| |
Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: As minhas comprinhas | |
| |
|
| |
| As minhas comprinhas | |
|