| Ajuda motor thorens TD 160 | |
|
|
Autor | Mensagem |
---|
frias Membro AAP
Mensagens : 536 Data de inscrição : 05/06/2013 Idade : 68 Localização : Camarate
| Assunto: Ajuda motor thorens TD 160 Sáb Jan 24 2015, 16:55 | |
| Estou a tentar recuperar um TD 160 que um sacana de um alemão me vendeu e me enviou mal acondicionado o que provocou vários problemas entre eles o empeno do veio do motor como tal comprei um mas agora quando o recebi percebi que é de um 147 é completamente igual mas não arranca se eu lhe der umas voltas ele fica a trabalhar mas à mínima prisão pára e não tem força para arrancar sozinho será que está avariado ou a corrente que recebe não é suficiente para o fazer trabalhar porque o restante circuito está preparado para o motor orignal que funcionava normalmente caso seja possível agradecia a vossa ajuda
Frias | |
|
| |
António José da Silva Membro AAP
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
| Assunto: Re: Ajuda motor thorens TD 160 Sáb Jan 24 2015, 18:52 | |
| - frias escreveu:
- Estou a tentar recuperar um TD 160 que um sacana de um alemão me vendeu e me enviou mal acondicionado o que provocou vários problemas entre eles o empeno do veio do motor como tal comprei um mas agora quando o recebi percebi que é de um 147 é completamente igual mas não arranca se eu lhe der umas voltas ele fica a trabalhar mas à mínima prisão pára e não tem força para arrancar sozinho será que está avariado ou a corrente que recebe não é suficiente para o fazer trabalhar porque o restante circuito está preparado para o motor orignal que funcionava normalmente caso seja possível agradecia a vossa ajuda
Frias Boas. São motores diferentes. O motor do 147 é de 16V e o do 160 é de 110. Tens que arranjar um para o 160. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
FBatista Membro AAP
Mensagens : 1000 Data de inscrição : 21/03/2013 Idade : 46 Localização : Lisboa
| Assunto: Re: Ajuda motor thorens TD 160 Sáb Jan 24 2015, 20:31 | |
| E umas fotos disso (para ver como está a montagem feita).
Sim, pode haver diferenças entre o motor antigo e o novo que impôem que não basta trocar o motor, mas ser também necessário rever a corrente de trabalho, isto é, o valor da resistência em série com o motor.
Problemas no desfasamento interno do motor também podem apresentar o mesmo sintoma que descreves.
Francisco Batista | |
|
| |
FBatista Membro AAP
| Assunto: Re: Ajuda motor thorens TD 160 Sáb Jan 24 2015, 20:38 | |
| Se agora tens o motor de um 160, esquece o alimentador que acompanha o 147. Esse alimentador de 16VAC, não chega de maneira nenhuma para alimentar o motor que agora compraste.
O melhor a fazer é seguir o circuito eléctrico do 160 e afinar o torque gerado para a tensão de 230V.
Já agora, o motor que compraste é de 50Hz, correcto? | |
|
| |
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
| Assunto: Re: Ajuda motor thorens TD 160 Sáb Jan 24 2015, 20:56 | |
| O que ele tem que comprar, é o motor de um 160, 165 ou 166 que funcionam todos com os 110V. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
FBatista Membro AAP
| Assunto: Re: Ajuda motor thorens TD 160 Sáb Jan 24 2015, 21:04 | |
| - António José da Silva escreveu:
- O que ele tem que comprar, é o motor de um 160, 165 ou 166 que funcionam todos com os 110V.
Isso mesmo! Eu é que me enganei, assumindo o contrário : que o motor posteriormente adquirido era o 160, para instalar no 147. | |
|
| |
| Assunto: Re: Ajuda motor thorens TD 160 Sáb Jan 24 2015, 21:07 | |
| - FBatista escreveu:
- António José da Silva escreveu:
- O que ele tem que comprar, é o motor de um 160, 165 ou 166 que funcionam todos com os 110V.
Isso mesmo! Eu é que me enganei, assumindo o contrário : que o motor posteriormente adquirido era o 160, para instalar no 147.
Pois, eu reparei que estavas a ver ao contrário. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
FBatista Membro AAP
| Assunto: Re: Ajuda motor thorens TD 160 Sáb Jan 24 2015, 21:18 | |
| Mas agora pergunto : que tal mandar desempenar o veio do motor original ? Está assim tão mau?
Que me lembre o motor no seu estado original não é nenhum espectacularmente direito. E depois por muito direito que esteja o veio, o sistema de "embraiagem" de plástico meio ranhoso com a mola no interior volta a gerar o problema do empeno.
Penso ser preferível manter um motor de 16vac do que fazer circular tensões de 110 ou 230 nas imediações do prato e cabeça, etc com o motor do 160.
| |
|
| |
frias Membro AAP
Mensagens : 536 Data de inscrição : 05/06/2013 Idade : 68 Localização : Camarate
| Assunto: Re: Ajuda motor thorens TD 160 Dom Jan 25 2015, 09:55 | |
| Olá
Pois é isso que eu quero manter o novo motor a 16v do 147 que comprei a pensar que era igual ao que estava no 160 mas para isso segundo o que percebi preciso alterar a corrente que chegava a este motor de 110v original avariado para os 16v deste motor novo como não sei será trocando alguns componentes um transformador é aí que preciso da vossa ajuda.
frias | |
|
| |
frias Membro AAP
| Assunto: Re: Ajuda motor thorens TD 160 Dom Jan 25 2015, 12:42 | |
| Parece que já resolvi o problema não sei se tudo estará bem mas o motor está a funcionar, o que fiz em vez de ligar a 220v liguei o tranformador suplente do 318 que aqui tinha que marca à volta dos 18v e voilá o monstro voltou a rodar pus um disquinho a tocar e nem um ruido faz tudo nos conformes.
Só mais uma pergunta, preciso ter atenção a posição da ficha para não rodar ao contrário isso é um sintoma negativo ou é mesmo assim não à qualquer problema? | |
|
| |
| Assunto: Re: Ajuda motor thorens TD 160 Dom Jan 25 2015, 14:10 | |
| - frias escreveu:
- Parece que já resolvi o problema não sei se tudo estará bem mas o motor está a funcionar, o que fiz em vez de ligar a 220v liguei o tranformador suplente do 318 que aqui tinha que marca à volta dos 18v e voilá o monstro voltou a rodar pus um disquinho a tocar e nem um ruido faz tudo nos conformes.
Só mais uma pergunta, preciso ter atenção a posição da ficha para não rodar ao contrário isso é um sintoma negativo ou é mesmo assim não à qualquer problema? Desde que as ligações ao motor estejam corretas (e pelos vistos estão), não tens nada a temer. Podes ligar à tomada como quiseres. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
frias Membro AAP
| Assunto: Re: Ajuda motor thorens TD 160 Dom Jan 25 2015, 14:13 | |
| - António José da Silva escreveu:
- frias escreveu:
- Parece que já resolvi o problema não sei se tudo estará bem mas o motor está a funcionar, o que fiz em vez de ligar a 220v liguei o tranformador suplente do 318 que aqui tinha que marca à volta dos 18v e voilá o monstro voltou a rodar pus um disquinho a tocar e nem um ruido faz tudo nos conformes.
Só mais uma pergunta, preciso ter atenção a posição da ficha para não rodar ao contrário isso é um sintoma negativo ou é mesmo assim não à qualquer problema?
Desde que as ligações ao motor estejam corretas (e pelos vistos estão), não tens nada a temer. Podes ligar à tomada como quiseres. Ok António Obrigado a todos pela ajuda. frias | |
|
| |
Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: Ajuda motor thorens TD 160 | |
| |
|
| |
| Ajuda motor thorens TD 160 | |
|