| COLUNAS COM BLÓR | |
|
+3Milton Stereo Fernando Jesus 7 participantes |
Autor | Mensagem |
---|
Fernando Jesus Membro AAP
Mensagens : 590 Data de inscrição : 05/09/2011 Idade : 60 Localização : VNG
| Assunto: COLUNAS COM BLÓR Sex Dez 18 2015, 09:42 | |
| | |
|
| |
Stereo Membro AAP
Mensagens : 3493 Data de inscrição : 06/07/2010 Idade : 64 Localização : Lisboa
| Assunto: Re: COLUNAS COM BLÓR Sáb Dez 19 2015, 11:34 | |
| Estamos a falar de algo delicado. Haja opiniões... A mim o que me parece é que um pano embebido em vinagre branco dará conta do recado. Mas não abusar!... Boa sorte1 | |
|
| |
Milton Membro AAP
Mensagens : 15388 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 63 Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado
| Assunto: Re: COLUNAS COM BLÓR Sáb Dez 19 2015, 15:41 | |
| Isso deve ser humidade que se instalou por dentro...tens que desmontar os altifalantes e substituir o enchimento delas. | |
|
| |
| Assunto: COLUNAS Seg Dez 21 2015, 00:14 | |
| já as limpei varias vezes com óleo de cedro e continuam, outras colunas ao lado não manifestam qualquer sinal de bolor e isso é que é esquisito. com que eu posso limpar os woofers? | |
|
| |
Manel Membro AAP
| Assunto: Re: COLUNAS COM BLÓR Seg Dez 21 2015, 06:58 | |
| Comprei um produto próprio para bolores mas há uns mais chatos que só mesmo com lixivia. Nos woofers é preciso algum cuidado. Talvez se misturares lixivia com água para ficar uma mistura mais fraca e depois com um pano ligeiramente húmido de maneira a não amolecer o material do altifalante. É um bocado arriscado mas não estou a ver outra maneira. | |
|
| |
anibalpmm Membro AAP
| Assunto: Re: COLUNAS COM BLÓR Seg Dez 21 2015, 08:45 | |
| - Fernando Jesus escreveu:
- com que eu posso limpar os woofers?
de que material são os woofers? se forem de papel esquece produtos de limpeza com qq tipo de humidade | |
|
| |
Manel Membro AAP
| |
| |
anibalpmm Membro AAP
| |
| |
Stereo Membro AAP
Mensagens : 3493 Data de inscrição : 06/07/2010 Idade : 64 Localização : Lisboa
| Assunto: Re: COLUNAS COM BLÓR Seg Dez 21 2015, 13:16 | |
| - Manel escreveu:
- anibalpmm escreveu:
- Fernando Jesus escreveu:
- com que eu posso limpar os woofers?
de que material são os woofers? se forem de papel esquece produtos de limpeza com qq tipo de humidade Pois...se o material amolece pode ficar irrecuperável. Talvez com o secador de cabelo ao lado... Por isso é que falei no vinagre... Vinagre branco vulgar é óptimo para muita coisa. E se for apenas usado um pano húmido, sem que se abuse, com cuidado, deve resultar. Eu experimentaria, mas apenas falo por mim. Quem quiser arriscar... Isto depende muito do cuidado de cada um... Uma coisa: seja como for, depois de limpar, um pouco de pó-de-talco, principalmente na borracha, irá ajudar a conservar. O pó-de-talco evita algum contacto com a gordura das mãos, caso se toque na borracha, assim como protege da humidade. | |
|
| |
diplomata
| Assunto: Re: COLUNAS COM BLÓR Ter Dez 22 2015, 01:55 | |
| Viva
Se fosse possível, umas fotos das colunas ajudavam a dar uma opinião mais concreta, o 1º passo é identificar o material do woofer, se é de papel ou outro material. Eu recomendava tirar o woofer para ver o interior da coluna, se tem humidade ou não, se o bolor está nas duas faces do woofer é para esquecer, esse já era... Nas faces da caixa um pano/papel embebido em amoníaco (sonasol amoniacal, por ex) em pouca quantidade por causa do cheiro mas aplicado várias vezes com o intervalo de +-1 hora para ter a certeza que matou o fungo. Depois de retirados os resíduos do amoníaco, passar então com óleo de cedro. Quanto ao woofer é que estamos às escuras sem saber do que é feito... Boa sorte
Carlos Barata | |
|
| |
| |
| |
Mário Franco Membro AAP
| Assunto: Re: COLUNAS COM BLÓR Qua Dez 23 2015, 03:50 | |
| - Fernando Jesus escreveu:
- Amigos o woofer penso que é de papel o que realmente e um problema a coluna e forrada a madeira e o que acho estranho e que estão num ambiente com ar condicionado a 20 graus e junto de outras colunas mas só acontece nestas, a caixa eu estou farto de limpar com óleo de cedro mas o woofer tenho medo só o limpo a seco, não existe nada no mercado para colunas que tenham o mesmo sintoma?
Assim à distância é difícil dar opinião mas levanta algumas questões. Aquilo que conhecemos como bolor são na realidade fungos. Os fungos depois de instalados podem, na melhor das hipóteses, ser estabilizados (parar o desenvolvimento) mas não podem ser eliminados. Se virmos papel contaminado por fungos através de um microscópio constatamos que o fungo desenvolve-se sob a forma de fibras que se entrelaçam nas fibras do papel como se fossem uma tessitura. Segundo diz a temperatura é de 20 graus e por aí não há problema, porém a humidade relativa não deveria ser superior a 45% e no máximo 50% Por outro lado suponho que o óleo de cedro está a servir de alimento aos fungos. Elevar a temperatura não reduz a humidade (antes pelo contrário). Sugiro que limpe os resíduos de óleo e transfira as colunas para um local mais seco, todas as limpezas devem ser feitas a seco lembre-se que o objectivo não é a remoção mas sim a estabilização. O facto de as outras colunas não terem fungos só resulta da diferença dos materiais e não é relevante para concluir o que quer que seja sobre as características (temperatura/humidade) da sala. Boa sorte e paciência | |
|
| |
Manel Membro AAP
| Assunto: Re: COLUNAS COM BLÓR Qua Dez 23 2015, 06:16 | |
| A minha sala é muito húmida e já tive problemas de bolor, felizmente não muito graves. O que fiz foi comprar um desumidificador apenas para a sala e nas alturas do ano mais húmidas ligo todos os dias durante algum tempo. Neste momento está a funcionar e a tirar litros de água. | |
|
| |
| |
| |
Mário Franco Membro AAP
| |
| |
Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: COLUNAS COM BLÓR | |
| |