| Gira +- DIY DD | |
|
+13Ghost4u tfonseca mango reirato Goansipife unidade Petrus taunus António José da Silva Stereo lore Fernando Mota fredy 17 participantes |
|
Autor | Mensagem |
---|
tfonseca Membro AAP
| Assunto: Re: Gira +- DIY DD Qui Jan 26 2017, 15:52 | |
| - António José da Silva escreveu:
- fredy escreveu:
- Olá
Tendo terminado o outro gira +- DIY BD, já estou a desmanchar este para umas modificações. Fredie
O homem está desalmado, ninguém o consegue parar. Qualquer dia monta uma fábrica! | |
|
| |
Goansipife Membro AAP
Mensagens : 3791 Data de inscrição : 04/12/2011 Idade : 65 Localização : Freiria - Torres Vedras
| Assunto: Re: Gira +- DIY DD Qui Jan 26 2017, 15:55 | |
| Fredie, Estás a ficar com muitos admiradores. Aumenta o preço, já! | |
|
| |
fredy Membro AAP
Mensagens : 5130 Data de inscrição : 08/02/2011 Idade : 62 Localização : Casal do Marco - Seixal
| Assunto: Re: Gira +- DIY DD Sex Jan 27 2017, 12:02 | |
| Olá - Citação :
- AJS escreveu...
O homem está desalmado, ninguém o consegue parar. A questão é que o 1º projecto era para ser um gira DD, por problemas com o motor que tinha arranjado, parti para outra... BD, mais fácil, menos complicado... Entretanto tive a sorte de arranjar um gira com o motor que eu queria, DD, e então aí equacionei tudo o que tinha feito , e decidi alterar tudo, em boa hora o fiz, pois o BD para mim ficou muitíssimo melhor (opinião pessoal), agora vamos lá a ver este??? - Citação :
- tfonseca escreveu...
Qualquer dia monta uma fábrica! Em princípio estas 2 experiências chegam... No entanto estou disponível a ajudar alguém que queira embarcar numa aventura destas... - Citação :
- Goansipife escreveu...
Estás a ficar com muitos admiradores. Aumenta o preço, já! Com um preço exorbitante passa logo a Hi-End... Fredie | |
|
| |
fredy Membro AAP
Mensagens : 5130 Data de inscrição : 08/02/2011 Idade : 62 Localização : Casal do Marco - Seixal
| Assunto: Re: Gira +- DIY DD Sex Jan 27 2017, 21:43 | |
| Olá Já chegaram mais umas peças... Fredie | |
|
| |
fredy Membro AAP
| Assunto: Re: Gira +- DIY DD Qua Fev 01 2017, 21:25 | |
| | |
|
| |
António José da Silva Membro AAP
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
| Assunto: Re: Gira +- DIY DD Qua Fev 01 2017, 22:26 | |
| Isso já está quase parecido a um gira discos. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
Fernando Mota Membro AAP
Mensagens : 2085 Data de inscrição : 31/12/2012 Idade : 49 Localização : Lisboa
| Assunto: Re: Gira +- DIY DD Qua Fev 01 2017, 22:36 | |
| Estou com curiosidade em ver e ouvir os dois projectos | |
|
| |
fredy Membro AAP
| Assunto: Re: Gira +- DIY DD Qui Fev 02 2017, 21:39 | |
| Olá Já toca... Fredie | |
|
| |
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
| Assunto: Re: Gira +- DIY DD Sex Fev 03 2017, 05:59 | |
| _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
fredy Membro AAP
| Assunto: Re: Gira +- DIY DD Sex Fev 03 2017, 10:49 | |
| Olá
Para mim está melhor do que estava... agora não sei se foi das modificações que fiz... Isolamento interior modificado... Armboard... Prato em acrílico por cima do prato original + mat em borracha... ou se é da agulha ser agora Shibata, pois a cabeça é a mesma. Ainda estou à espera da base em acrílico para substituir a de bambu... no SS deu resultado... aqui logo se vê (ouve)
Fredie | |
|
| |
fredy Membro AAP
| Assunto: Re: Gira +- DIY DD Sex Fev 03 2017, 17:47 | |
| | |
|
| |
| Assunto: Re: Gira +- DIY DD Sex Fev 03 2017, 17:49 | |
| Está há maneira. Só não gosto de uma coisa. Os parafusos em cima do plinth ficam melhor sendo sextavados e em preto. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
fredy Membro AAP
| Assunto: Re: Gira +- DIY DD Sex Fev 03 2017, 21:46 | |
| Olá - Citação :
- AJS escreveu...
Está há maneira. Só não gosto de uma coisa. Os parafusos em cima do plinth ficam melhor sendo sextavados e em preto. Estou plenamente de acordo contigo... tudo em preto era melhor... até tentei com cabeça para chave sextavada interior mas... nada... não consegui arranjar... Fui ao Aki... Leroy e a uma drogaria aqui à minha porta... M4 x 20 + anilhas... maiores havia... Os outros de rosca de madeira havia... foram os que eu usei junto ao braço. Fredie | |
|
| |
tfonseca Membro AAP
| Assunto: Re: Gira +- DIY DD Sex Fev 03 2017, 23:08 | |
| Parfuso + tinta preta em spray = parafuso preto! | |
|
| |
| Assunto: Re: Gira +- DIY DD Sáb Fev 04 2017, 10:21 | |
| - fredy escreveu:
- Olá
- Citação :
- AJS escreveu...
Está há maneira. Só não gosto de uma coisa. Os parafusos em cima do plinth ficam melhor sendo sextavados e em preto. Estou plenamente de acordo contigo... tudo em preto era melhor... até tentei com cabeça para chave sextavada interior mas... nada... não consegui arranjar... Fui ao Aki... Leroy e a uma drogaria aqui à minha porta... M4 x 20 + anilhas... maiores havia... Os outros de rosca de madeira havia... foram os que eu usei junto ao braço.
Fredie Em principio arranjo-te isso. Diz-me exactamente o que pretendes. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
Petrus Membro AAP
Mensagens : 836 Data de inscrição : 26/12/2015 Idade : 41 Localização : Vendas Novas
| Assunto: Re: Gira +- DIY DD Sáb Fev 04 2017, 10:30 | |
| | |
|
| |
fredy Membro AAP
| Assunto: Re: Gira +- DIY DD Sáb Fev 04 2017, 14:25 | |
| Olá - Citação :
- AJS escreveu...
Em principio arranjo-te isso. Diz-me exactamente o que pretendes. Agradeço... o Fernando Mota vai tentar arranjar, senão conseguir digo-te depois alguma coisa. Fredie | |
|
| |
fredy Membro AAP
| Assunto: Re: Gira +- DIY DD Ter Fev 07 2017, 20:45 | |
| Olá O meu agradecimento ao Fernando que me arranjou os parafusos pretos, que já montei... aproveitei para colocar uma prateleira nova de bambu, menos densa, a outra é mais densa... Com todas estas experiências que tenho feito ao longo dos últimos meses, já cheguei à conclusão que o facto do material usado nos plintos ou bases, for muito denso absorve mais as vibrações... mas também absorve a energia que vem da agulha, a música tem menos vida, parece mais agarrada às colunas, plintos menos densos ou bases menos densas têm a vantagem de isolar na mesma eficazmente as vibrações, e a música é mais viva e mais espacial...
Claro que isto é uma opinião pessoal...
O Audio é tramado, o que uns adoram outros detestam...
Fredie | |
|
| |
Petrus Membro AAP
Mensagens : 836 Data de inscrição : 26/12/2015 Idade : 41 Localização : Vendas Novas
| Assunto: Re: Gira +- DIY DD Ter Fev 07 2017, 22:44 | |
| - fredy escreveu:
- Olá
O meu agradecimento ao Fernando que me arranjou os parafusos pretos, que já montei... aproveitei para colocar uma prateleira nova de bambu, menos densa, a outra é mais densa... Com todas estas experiências que tenho feito ao longo dos últimos meses, já cheguei à conclusão que o facto do material usado nos plintos ou bases, for muito denso absorve mais as vibrações... mas também absorve a energia que vem da agulha, a música tem menos vida, parece mais agarrada às colunas, plintos menos densos ou bases menos densas têm a vantagem de isolar na mesma eficazmente as vibrações, e a música é mais viva e mais espacial...
Claro que isto é uma opinião pessoal...
O Audio é tramado, o que uns adoram outros detestam...
Fredie Ainda bem que já tem parafusos Então e umas fotos para a malta ver ??? | |
|
| |
Ghost4u Membro AAP
Mensagens : 14347 Data de inscrição : 13/07/2010 Localização : Ilhéu Chão
| |
| |
| |
| |
Petrus Membro AAP
| Assunto: Re: Gira +- DIY DD Ter Fev 07 2017, 23:19 | |
| ...essas já estão desactualizadas Quero ver é os upgrades adicionais que lhe foram introduzidos | |
|
| |
fredy Membro AAP
| Assunto: Re: Gira +- DIY DD Ter Fev 14 2017, 20:52 | |
| Olá
Olá Eis a lista daquilo que utilizei... 6 Vibrapod Isolators 4 Vibrapod Cones 4 Absorvers da série HKS-2 da bfly-audio 1 Base em MDF 16mm lacada a preto 1 Base em Acrílico de 12mm 1 Plinto do Technics SL Q20 alterado e com sorbotano de 3mm e feltros em diversos pontos 1 Motor do Technics SL Q20 1 Prato do Technics SL Q20 1 prato em acrílico de 5mm da Tyzo Acryl 1 mat do Dual CS 450 1 braço Jelco Jelco SA 750 de 10"
Acho que não me esqueci de nada.
Fredie | |
|
| |
fredy Membro AAP
| Assunto: Re: Gira +- DIY DD Qua Fev 15 2017, 09:03 | |
| Olá
Faltava a Armboard em acrílico...
Fredie | |
|
| |
fredy Membro AAP
| Assunto: Re: Gira +- DIY DD Qua Fev 15 2017, 20:30 | |
| | |
|
| |
Ghost4u Membro AAP
| Assunto: Re: Gira +- DIY DD Qui Fev 16 2017, 12:39 | |
| Está instalado numa das mesas que prefiro: Sound Organisation Z560. Correcto? | |
|
| |
| Assunto: Re: Gira +- DIY DD Qui Fev 16 2017, 12:50 | |
| Agora sim, ficou mesmo em cheio. E o Jelco já ficou numa altura certa onde podes regular bem o VTA? _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
fredy Membro AAP
| Assunto: Re: Gira +- DIY DD Qui Fev 16 2017, 16:36 | |
| Olá - Citação :
- Ghost4u escreveu...
Está instalado numa das mesas que prefiro: Sound Organisation Z560. Correcto? A mesa é da Sound Organisation... se é esse modelo não sei... - Citação :
- AJS escreveu...
Agora sim, ficou mesmo em cheio. E o Jelco já ficou numa altura certa onde podes regular bem o VTA? Também acho que ficou melhor... e já está mais fácil regular o VTA.. coloquei umas anilhas nos apoios do motor que fizeram subir 1mm, e fizeram com que deixasse de haver ligação entre a parte de cima do plinto e a parte de baixo, funcionando assim um misto de molas e borracha entre os 2, coloquei sobre o prato um prato de acrílico de 5mm, e depois o mat por cima, tudo conjugado melhorou a afinação do VTA, e já mandei vir um mat do SL10 para este gira, pois é o que tenho no SS e de facto toca melhor com esse mat. Não pretendo fazer mais alterações, o que posso dizer é que este gira ficou muito mais barato do que o outro, pois é relativamente fácil de comprar um modelo com este motor de quartzo por valores simbólicos... e as alterações a fazer são muito mais económicas, pois tudo o que é para fazer upgrades ao Rega custa muito dinheiro, o mesmo sucede com as peças para upgrades para o 1210 da Technics, o que demonstra que de facto certas coisa têm preços altos apenas porque é para modelos mais procurados. Fredie | |
|
| |
Ghost4u Membro AAP
| Assunto: Re: Gira +- DIY DD Qui Fev 16 2017, 18:31 | |
| - fredy escreveu:
-
- Citação :
- Está instalado numa das mesas que prefiro: Sound Organisation Z560. Correcto?
A mesa é da Sound Organisation... se é esse modelo não sei... Comparativamente aos preços que são praticadas nas actuais mesas, na década de 80 e 90 do século passado, as mesas não custavam tanto. Outros tempos... | |
|
| |
fredy Membro AAP
| Assunto: Re: Gira +- DIY DD Qui Jul 06 2017, 10:17 | |
| Olá Neste momento o gira tem um cabo novo... Os resultados para o meu gosto são bons. ISOKINETIK CARDAS TONEARM CABLE STRAIGHT 5 PIN CARDAS SDIN E Fredie | |
|
| |
Petrus Membro AAP
| Assunto: Re: Gira +- DIY DD Qui Jul 06 2017, 10:31 | |
| - fredy escreveu:
- Olá
Neste momento o gira tem um cabo novo...
Os resultados para o meu gosto são bons. ISOKINETIK CARDAS TONEARM CABLE STRAIGHT 5 PIN CARDAS SDIN E Fredie E que melhorias notas?
Última edição por Petrus em Qui Jul 06 2017, 12:43, editado 1 vez(es) | |
|
| |
Goansipife Membro AAP
Mensagens : 3791 Data de inscrição : 04/12/2011 Idade : 65 Localização : Freiria - Torres Vedras
| Assunto: Re: Gira +- DIY DD Qui Jul 06 2017, 12:24 | |
| É suposto estares a ouvir uma ligeira melhoria ao nível da transparência por uma também ligeira abertura do som (um pouco à Inglesa). Se assim não for, cuidado!!!!! Pode estar a mascarar alguma coisa e a tirar o carácter do som do gira Os cabos, por vezes são filtros tramados | |
|
| |
fredy Membro AAP
| Assunto: Re: Gira +- DIY DD Sex Jul 07 2017, 09:52 | |
| Olá Este cabo tem uma sonoridade que me agrada muito mesmo... Embora feito em Inglaterra pela ISOKINETIK , o cabo e as fichas são da Cardas (USA), aliás a ISOKINETIK tem diversas soluções em que usa material de diversas marcas mas depois o produto final é feito por eles, tendo assim um preço inferior ao da marca que usam, no caso deste cabo houve uma melhoria geral em todo o espectro sonoro, como o Gonçalo diz... - Citação :
- É suposto estares a ouvir uma ligeira melhoria ao nível da transparência por uma também ligeira abertura do som
não sendo eu um grande adepto de cabos, pois acho que ao longo dos anos as experiências que fiz não me convenceram a ponto de investir em cabos esotéricos, e quando digo esotéricos não tem a ver com o cabo em si mas apenas pelo preço que pedem por eles, claro que me podem dizer que um cabo esotérico soa melhor que um de 100€... tudo bem... mas soa assim tão melhor, eu estou a gostar muito deste cabo e melhorou o som... mas não drasticamente, de 8 para 80... NÂO, está melhor e de facto foi a 1ª vez que não estou a colocar qualquer "SE". Fredie | |
|
| |
Fernando Mota Membro AAP
Mensagens : 2085 Data de inscrição : 31/12/2012 Idade : 49 Localização : Lisboa
| Assunto: Re: Gira +- DIY DD Qui Set 14 2017, 22:47 | |
| Olá, o meu projecto já se encontra em andamento e amanhã já vou abrir um novo tópico com fotos. | |
|
| |
fredy Membro AAP
| Assunto: Re: Gira +- DIY DD Qua Out 18 2017, 22:32 | |
| Olá Fiz 3 alterações em relação ao projecto inicial e para mim com bons resultados Anel do braço novo Prato em acrilico de 24mm Armboard em acrilico de 15mm Fredie | |
|
| |
Goansipife Membro AAP
| Assunto: Re: Gira +- DIY DD Qui Out 19 2017, 09:21 | |
| Ói Fredy Parece-me, realmente que terás muito bons resultados. "Acrilizar" algumas peças no áudio, não é o meu « Hit», mas que muitas vezes funciona melhor, lá isso funciona ----- "Et Homo Creator", nunca para. É sempre a dar-lhe ( mais uma novidade made in Fredy, para eu ouvir) | |
|
| |
Petrus Membro AAP
| |
| |
fredy Membro AAP
| Assunto: Re: Gira +- DIY DD Sex Out 20 2017, 17:15 | |
| Olá - Citação :
- Goansipife escreveu...
(mais uma novidade made in Fredy, para eu ouvir) - Citação :
- Petrus escreveu...
Temos de dar uma vista de ouvidos É só combinarmos uma data que dê jeito a todos... Para mim está melhor. Fredie | |
|
| |
lore Membro AAP
Mensagens : 1205 Data de inscrição : 11/07/2010 Localização : lisboa
| Assunto: Re: Gira +- DIY DD Sáb Out 21 2017, 21:55 | |
| A plataforma do braço sobre e desce para afinar o vta? | |
|
| |
fredy Membro AAP
| Assunto: Re: Gira +- DIY DD Sáb Out 21 2017, 22:25 | |
| Olá - Citação :
- Lore escreveu...
A plataforma do braço sobre e desce para afinar o vta? É fixa... o braço já tem possibilidade de acerto do VTA Fredie | |
|
| |
fredy Membro AAP
| Assunto: Re: Gira +- DIY DD Dom Abr 15 2018, 13:18 | |
| Olá Na tentativa de melhorar (conseguida... pelo menos para os meus ouvidos) Retirei o acrílico que tinha de 5mm e alterei para um de 8mm e maior no comprimento e largura e agora em vez de assentar em cima do plinto original do prato, está assente em cima de uma base de sorbotano de 3mm que coloquei entre a base do prato e o acrílico. Fredie | |
|
| |
Alexandre Vieira Membro AAP
Mensagens : 8560 Data de inscrição : 11/01/2013 Idade : 54 Localização : The Other Band
| Assunto: Re: Gira +- DIY DD Dom Abr 15 2018, 13:48 | |
| - fredy escreveu:
- Olá
Na tentativa de melhorar (conseguida... pelo menos para os meus ouvidos) Retirei o acrílico que tinha de 5mm e alterei para um de 8mm e maior no comprimento e largura e agora em vez de assentar em cima do plinto original do prato, está assente em cima de uma base de sorbotano de 3mm que coloquei entre a base do prato e o acrílico.
Fredie E o som? Que tal? Nota-se uma evolução em quê? E parabéns pela experiência e obrigado pela partilha! É assim que todos nós evoluímos! | |
|
| |
fredy Membro AAP
| Assunto: Re: Gira +- DIY DD Qua Fev 27 2019, 11:48 | |
| Olá Graças a um amigo ( Petrus ) aqui do forum... um novo visual. Fredie | |
|
| |
João Henrique Membro AAP
Mensagens : 1574 Data de inscrição : 21/07/2010 Idade : 59 Localização : Lisboa
| Assunto: Re: Gira +- DIY DD Qua Fev 27 2019, 12:01 | |
| | |
|
| |
Mário Franco Membro AAP
| Assunto: Re: Gira +- DIY DD Qua Fev 27 2019, 13:39 | |
| O combinação da madeira clara com o preto fica muito bem. Cria um efeito de contraste e dá-lhe o melhor dos dois mundos. O preto um aspecto moderno e a madeira um certo ar clássico e quente. Gosto muito. | |
|
| |
miguelbarroso Membro AAP
Mensagens : 236 Data de inscrição : 11/02/2019 Localização : Lx
| |
| |
Goansipife Membro AAP
| Assunto: Re: Gira +- DIY DD Qua Fev 27 2019, 16:54 | |
| | |
|
| |
Mário Franco Membro AAP
| Assunto: Re: Gira +- DIY DD Qua Fev 27 2019, 17:34 | |
| | |
|
| |
Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: Gira +- DIY DD | |
| |