Assunto: Re: Colunas Hallscool "DIY" Dom Jul 15 2018, 21:18
Hoje tive um episódio muito engraçado, que me deixou muito orgulho e satisfeito.
Recebi cá em casa um amigo, que tal como nós, é também um apaixonado por música e alta fidelidade. No entanto, não lhe quis dizer que tinha feito estas colunas, para ver a reação mais natural possível dele, quando as ouvisse.
Pois bem, ele entrou, fomos até à sala e conversamos um pouco. Curiosamente ele não reparou nas colunas, já disfarçadas entre livros.
Entretanto ele pediu-me para pôr um álbum que ele aprecia a tocar. Ok. Coloquei o que ele pediu. Passou uma música, duas, três e ele nada... A determinado momento ele começou a olhar para todo o lado muito sério, e perguntou. Fo_a-se, que colunas estão a tocar? Que som do caraças! Disse ele! Respondi, são aquelas pequenas monitoras nas prateleiras.
Ele levantou-se para as observar de perto e disse. Que colunas espectaculares. De que marca são? Respondi que tinha sido eu a fazer. Ele não estava acreditar. Tive que lhe mostrar os componentes e fotos do fabrico...
Ele disse, que espectáculo. Parabéns. Estão do carai... Mas não são só estás pequenas colunas que estão a encher a sala. Tens o subwoofer ligado... Respondi que não. Ele não acreditando, volta a levantar-se para confirmar se o Sub estava mesmo desligado. Hehehe
Impressionante diz ele. Nunca tinha ouvido uma colunas monitoras a tocar tão bem e com esta qualidade! Já ouvi muita coisa, mas estás seguramente foram as monitoras que mais me surpreenderam. Tocam como colunas grandes.
E entretanto ficamos a ouvir mais umas músicas e a conversar.
Antes de se ir embora perguntou-me se eu era capaz de fazer umas iguais para ele! Ahahaha
Foi muito divertido. E de momento questiono se é possível melhorar o som. Realmente como já havia dito, as colunas estão a tocar mesmo muito bem, porém com uns Crossovers de 1ª ordem. Eu pretendia melhorar isso, mas realmente, acho que não vou mexer mais nos crossovers. A minha opinião pode ser suspeita, mas hoje após ter percebido o agrado do meu amigo, não tive dúvidas de que realmente estão a tocar mesmo bem.
bikett
Mensagens : 24 Data de inscrição : 27/11/2010 Idade : 50 Localização : Porto
Assunto: Re: Colunas Hallscool "DIY" Dom Jul 15 2018, 23:01
Já tenho aqui mais uns brinquedos:
Hallscool Membro AAP
Mensagens : 746 Data de inscrição : 10/02/2015 Idade : 43 Localização : Porto
Assunto: Re: Colunas Hallscool "DIY" Dom Jul 15 2018, 23:52
Muito fixe!
Vai seguir aquele projeto que a Visaton tem?
bikett
Mensagens : 24 Data de inscrição : 27/11/2010 Idade : 50 Localização : Porto
Assunto: Re: Colunas Hallscool "DIY" Dom Jul 15 2018, 23:55
sim, vou fazer uma cópia das clou
Hallscool Membro AAP
Mensagens : 746 Data de inscrição : 10/02/2015 Idade : 43 Localização : Porto
Assunto: Re: Colunas Hallscool "DIY" Seg Jul 16 2018, 07:49
bikett escreveu:
sim, vou fazer uma cópia das clou
Vais usar os altifalates WS17E com esses tweeters. E os crossovers, vais comprar os da Clou, ou vais fazer tu?
takeooff Membro AAP
Mensagens : 1012 Data de inscrição : 09/11/2016 Idade : 53 Localização : Cascais
Assunto: Re: Colunas Hallscool "DIY" Seg Jul 16 2018, 09:13
Hallscool escreveu:
Eu pretendia melhorar isso, mas realmente, acho que não vou mexer mais nos crossovers. A minha opinião pode ser suspeita, mas hoje após ter percebido o agrado do meu amigo, não tive dúvidas de que realmente estão a tocar mesmo bem.
Concordo, ás vezes a insaciável vontade de melhorar o que já está bom tem efeitos adversos.
Hallscool Membro AAP
Mensagens : 746 Data de inscrição : 10/02/2015 Idade : 43 Localização : Porto
Assunto: Re: Colunas Hallscool "DIY" Seg Jul 16 2018, 10:21
takeooff escreveu:
Hallscool escreveu:
Eu pretendia melhorar isso, mas realmente, acho que não vou mexer mais nos crossovers. A minha opinião pode ser suspeita, mas hoje após ter percebido o agrado do meu amigo, não tive dúvidas de que realmente estão a tocar mesmo bem.
Concordo, ás vezes a insaciável vontade de melhorar o que já está bom tem efeitos adversos.
Obrigado!
Agora é a tua vez de avançar com um projeto Diy.
Abres tu o tópico, ou queres que abra por ti?
ricardo onga-ku Membro AAP
Mensagens : 6017 Data de inscrição : 02/01/2012 Localização : Terra d'Anglos...e Saxões
Assunto: Re: Colunas Hallscool "DIY" Seg Jul 16 2018, 14:31
bikett
Mensagens : 24 Data de inscrição : 27/11/2010 Idade : 50 Localização : Porto
Assunto: Re: Colunas Hallscool "DIY" Seg Jul 16 2018, 22:53
Hallscool escreveu:
bikett escreveu:
sim, vou fazer uma cópia das clou
Vais usar os altifalates WS17E com esses tweeters. E os crossovers, vais comprar os da Clou, ou vais fazer tu?
vou retirar os ws17e do outro projecto e seguir à risca a construção das clou, a diferença é que os crossovers vou fazer com ligações ponto a ponto sem placa de circuito impresso.
Mensagens : 1012 Data de inscrição : 09/11/2016 Idade : 53 Localização : Cascais
Assunto: Re: Colunas Hallscool "DIY" Ter Jul 17 2018, 15:30
Hallscool escreveu:
takeooff escreveu:
Concordo, ás vezes a insaciável vontade de melhorar o que já está bom tem efeitos adversos.
Obrigado!
Agora é a tua vez de avançar com um projeto Diy.
Abres tu o tópico, ou queres que abra por ti?
[/quote]
Desafio a ser processado... resposta prevista para Setembro quando terei mais tempo.
bikett escreveu:
Hallscool escreveu:
bikett escreveu:
sim, vou fazer uma cópia das clou
Vais usar os altifalates WS17E com esses tweeters. E os crossovers, vais comprar os da Clou, ou vais fazer tu?
vou retirar os ws17e do outro projecto e seguir à risca a construção das clou, a diferença é que os crossovers vou fazer com ligações ponto a ponto sem placa de circuito impresso.
bikett irá abrir um tópico e partilhar a construção das clou?
Hallscool Membro AAP
Mensagens : 746 Data de inscrição : 10/02/2015 Idade : 43 Localização : Porto
Assunto: Re: Colunas Hallscool "DIY" Ter Jul 17 2018, 23:37
takeooff escreveu:
Hallscool escreveu:
takeooff escreveu:
Concordo, ás vezes a insaciável vontade de melhorar o que já está bom tem efeitos adversos.
Obrigado!
Agora é a tua vez de avançar com um projeto Diy.
Abres tu o tópico, ou queres que abra por ti?
Desafio a ser processado... resposta prevista para Setembro quando terei mais tempo.
bikett escreveu:
Hallscool escreveu:
bikett escreveu:
sim, vou fazer uma cópia das clou
Vais usar os altifalates WS17E com esses tweeters. E os crossovers, vais comprar os da Clou, ou vais fazer tu?
vou retirar os ws17e do outro projecto e seguir à risca a construção das clou, a diferença é que os crossovers vou fazer com ligações ponto a ponto sem placa de circuito impresso.
bikett irá abrir um tópico e partilhar a construção das clou?[/quote]
Espero que sim.
Hallscool Membro AAP
Mensagens : 746 Data de inscrição : 10/02/2015 Idade : 43 Localização : Porto
Assunto: Re: Colunas Hallscool "DIY" Ter Jul 17 2018, 23:41
ricardo onga-ku escreveu:
Esse "No comments" foi referido a quê? A eu estar a pensar em deixar ficar com os Crossovers de 1ª ordem, ou ao meu amigo ter dito que nunca tinha ouvido umas monitoras que o agradassem tanto?
Última edição por Hallscool em Qua Jul 18 2018, 09:54, editado 1 vez(es)
Hallscool Membro AAP
Mensagens : 746 Data de inscrição : 10/02/2015 Idade : 43 Localização : Porto
Assunto: Re: Colunas Hallscool "DIY" Qua Jul 18 2018, 09:52
bikett escreveu:
Hallscool escreveu:
bikett escreveu:
sim, vou fazer uma cópia das clou
Vais usar os altifalates WS17E com esses tweeters. E os crossovers, vais comprar os da Clou, ou vais fazer tu?
vou retirar os ws17e do outro projecto e seguir à risca a construção das clou, a diferença é que os crossovers vou fazer com ligações ponto a ponto sem placa de circuito impresso.
Interessante cada woofer ter o seu respectivo compartimento, com litragens diferentes.
Os Visaton WS17E são surpreendentes. Não esperava que tocassem tão bem. E graves não lhes faltam, mesmo em caixas pequenas, como as minhas. E têm o bónus de terem óptimo aspecto.
O tweeters da Peerless que usei nas minhas, são muito bons. Acho que irei comprar mais um par para um futuro projecto, porque ainda há à venda, mas o modelo já foi descontinuado.
takeooff Membro AAP
Mensagens : 1012 Data de inscrição : 09/11/2016 Idade : 53 Localização : Cascais
Assunto: Re: Colunas Hallscool "DIY" Qua Jul 18 2018, 11:29
Hallscool escreveu:
Acho que irei comprar mais um par para um futuro projecto , porque ainda há à venda, mas o modelo já foi descontinuado.
Hallscool Membro AAP
Mensagens : 746 Data de inscrição : 10/02/2015 Idade : 43 Localização : Porto
Assunto: Re: Colunas Hallscool "DIY" Qua Jul 18 2018, 16:37
takeooff escreveu:
Hallscool escreveu:
Acho que irei comprar mais um par para um futuro projecto , porque ainda há à venda, mas o modelo já foi descontinuado.
Ruben Pinto Membro AAP
Mensagens : 1155 Data de inscrição : 21/11/2014 Idade : 53 Localização : Paço de Arcos
Assunto: Re: Colunas Hallscool "DIY" Dom Ago 12 2018, 20:07
Fazendo um off topic mas abordou-se a questão dos microfones. Do conhecimento apreendido que microphone economico seria adequado para fazer umas gravações dos meus sistemas? A ideia era fazer uns videos atravez da camera fotografica .
ricardo onga-ku Membro AAP
Mensagens : 6017 Data de inscrição : 02/01/2012 Localização : Terra d'Anglos...e Saxões
Assunto: Re: Colunas Hallscool "DIY" Dom Ago 12 2018, 23:59
Ruben Pinto escreveu:
Fazendo um off topic mas abordou-se a questão dos microfones. Do conhecimento apreendido que microphone economico seria adequado para fazer umas gravações dos meus sistemas? A ideia era fazer uns videos atravez da camera fotografica .
Não vale a pena gastar muito dinheiro porque essas gravações não são representativas daquilo que escutamos. Talvez este:
Mensagens : 1155 Data de inscrição : 21/11/2014 Idade : 53 Localização : Paço de Arcos
Assunto: Re: Colunas Hallscool "DIY" Qui Ago 16 2018, 18:29
ricardo onga-ku escreveu:
Ruben Pinto escreveu:
Fazendo um off topic mas abordou-se a questão dos microfones. Do conhecimento apreendido que microphone economico seria adequado para fazer umas gravações dos meus sistemas? A ideia era fazer uns videos atravez da camera fotografica .
Não vale a pena gastar muito dinheiro porque essas gravações não são representativas daquilo que escutamos. Talvez este:
Hoje fiz as primeiras gravações com a minha nova Maquina fotografica sem microfone exterior. As coisas não correram lá muito bem. Quanto ao microfone ja li alguns comentários e vou ter muito em conta o conselho que acabou de escrever. Contudo tenho encontrado muitos vídeos no youtube com um som que me agrada bastante. O material de gravação pode ser de outra liga e poderá haver pós produção sonora para o filme. Não é minha intenção fazer pós produção sonora dos meus vídeos por forma a alterar a essencial do que escuto/gravo
ricardo onga-ku Membro AAP
Mensagens : 6017 Data de inscrição : 02/01/2012 Localização : Terra d'Anglos...e Saxões
Assunto: Re: Colunas Hallscool "DIY" Qui Ago 16 2018, 21:39
Ruben Pinto escreveu:
ricardo onga-ku escreveu:
Ruben Pinto escreveu:
Fazendo um off topic mas abordou-se a questão dos microfones. Do conhecimento apreendido que microphone economico seria adequado para fazer umas gravações dos meus sistemas? A ideia era fazer uns videos atravez da camera fotografica .
Não vale a pena gastar muito dinheiro porque essas gravações não são representativas daquilo que escutamos. Talvez este:
Hoje fiz as primeiras gravações com a minha nova Maquina fotografica sem microfone exterior. As coisas não correram lá muito bem. Quanto ao microfone ja li alguns comentários e vou ter muito em conta o conselho que acabou de escrever. Contudo tenho encontrado muitos vídeos no youtube com um som que me agrada bastante. O material de gravação pode ser de outra liga e poderá haver pós produção sonora para o filme. Não é minha intenção fazer pós produção sonora dos meus vídeos por forma a alterar a essencial do que escuto/gravo
Um bom gravador, p.ex. Rode ou Zoom, tem boa qualidade. Resta saber se a função (gravar o som de um sistema numa sala) vale o investimento.
O videos do Sérgio RZ têm bom som mas os sistemas soam...a sistemas. Se é pela música mais vale escutar o CD.
https://www.youtube.com/watch?v=cTVlrNctQj0
Ruben Pinto Membro AAP
Mensagens : 1155 Data de inscrição : 21/11/2014 Idade : 53 Localização : Paço de Arcos
Assunto: Re: Colunas Hallscool "DIY" Sex Ago 17 2018, 09:46
ricardo onga-ku escreveu:
Ruben Pinto escreveu:
ricardo onga-ku escreveu:
Ruben Pinto escreveu:
Fazendo um off topic mas abordou-se a questão dos microfones. Do conhecimento apreendido que microphone economico seria adequado para fazer umas gravações dos meus sistemas? A ideia era fazer uns videos atravez da camera fotografica .
Não vale a pena gastar muito dinheiro porque essas gravações não são representativas daquilo que escutamos. Talvez este:
Hoje fiz as primeiras gravações com a minha nova Maquina fotografica sem microfone exterior. As coisas não correram lá muito bem. Quanto ao microfone ja li alguns comentários e vou ter muito em conta o conselho que acabou de escrever. Contudo tenho encontrado muitos vídeos no youtube com um som que me agrada bastante. O material de gravação pode ser de outra liga e poderá haver pós produção sonora para o filme. Não é minha intenção fazer pós produção sonora dos meus vídeos por forma a alterar a essencial do que escuto/gravo
Um bom gravador, p.ex. Rode ou Zoom, tem boa qualidade. Resta saber se a função (gravar o som de um sistema numa sala) vale o investimento.
O videos do Sérgio RZ têm bom som mas os sistemas soam...a sistemas. Se é pela música mais vale escutar o CD.
https://www.youtube.com/watch?v=cTVlrNctQj0
Este tipo de gravações é que me motivou a fazer uns videos dos meus sistemas.
O Video do Sergio tem um Ruido de fundo. Terá origem no tipo de mic utilizado? Que tipo de Mic melhor para captar apenas o sim vindo apenas das colunas?
ricardo onga-ku Membro AAP
Mensagens : 6017 Data de inscrição : 02/01/2012 Localização : Terra d'Anglos...e Saxões
Assunto: Re: Colunas Hallscool "DIY" Sex Ago 17 2018, 10:10
Ruben Pinto escreveu:
ricardo onga-ku escreveu:
Ruben Pinto escreveu:
ricardo onga-ku escreveu:
Ruben Pinto escreveu:
Fazendo um off topic mas abordou-se a questão dos microfones. Do conhecimento apreendido que microphone economico seria adequado para fazer umas gravações dos meus sistemas? A ideia era fazer uns videos atravez da camera fotografica .
Não vale a pena gastar muito dinheiro porque essas gravações não são representativas daquilo que escutamos. Talvez este:
Hoje fiz as primeiras gravações com a minha nova Maquina fotografica sem microfone exterior. As coisas não correram lá muito bem. Quanto ao microfone ja li alguns comentários e vou ter muito em conta o conselho que acabou de escrever. Contudo tenho encontrado muitos vídeos no youtube com um som que me agrada bastante. O material de gravação pode ser de outra liga e poderá haver pós produção sonora para o filme. Não é minha intenção fazer pós produção sonora dos meus vídeos por forma a alterar a essencial do que escuto/gravo
Um bom gravador, p.ex. Rode ou Zoom, tem boa qualidade. Resta saber se a função (gravar o som de um sistema numa sala) vale o investimento.
O videos do Sérgio RZ têm bom som mas os sistemas soam...a sistemas. Se é pela música mais vale escutar o CD.
https://www.youtube.com/watch?v=cTVlrNctQj0
Este tipo de gravações é que me motivou a fazer uns videos dos meus sistemas.
O Video do Sergio tem um Ruido de fundo. Terá origem no tipo de mic utilizado? Que tipo de Mic melhor para captar apenas o sim vindo apenas das colunas?
Acho que o ruído se deve ao ganho, o sistema toca muito mais alto do que a voz do Andrew Jones. É por isso que os oradores e os cantores de rock/pop utilizam microfones perto da boca.
Se o objectivo é mostrar os sitemas com alguma qualidade de som, o RØDE que indiquei acima é bom e 85€ não é uma fortuna:
http://www.rode.com/microphones/videomic
Uma alternativa da Tascam:
https://www.amazon.co.uk/gp/product/B00FAC3KPK/
Hallscool Membro AAP
Mensagens : 746 Data de inscrição : 10/02/2015 Idade : 43 Localização : Porto
Assunto: Re: Colunas Hallscool "DIY" Sex Ago 17 2018, 14:17
E garantidamente é eliminado ruído na pós-produção. Algo muito simples de fazer com software.
O Audacity é gratuito e muito competente.
https://www.audacityteam.org/
Ruben Pinto Membro AAP
Mensagens : 1155 Data de inscrição : 21/11/2014 Idade : 53 Localização : Paço de Arcos
Assunto: Re: Colunas Hallscool "DIY" Sex Ago 17 2018, 18:08
ricardo onga-ku escreveu:
Ruben Pinto escreveu:
ricardo onga-ku escreveu:
Ruben Pinto escreveu:
ricardo onga-ku escreveu:
Ruben Pinto escreveu:
Fazendo um off topic mas abordou-se a questão dos microfones. Do conhecimento apreendido que microphone economico seria adequado para fazer umas gravações dos meus sistemas? A ideia era fazer uns videos atravez da camera fotografica .
Não vale a pena gastar muito dinheiro porque essas gravações não são representativas daquilo que escutamos. Talvez este:
Hoje fiz as primeiras gravações com a minha nova Maquina fotografica sem microfone exterior. As coisas não correram lá muito bem. Quanto ao microfone ja li alguns comentários e vou ter muito em conta o conselho que acabou de escrever. Contudo tenho encontrado muitos vídeos no youtube com um som que me agrada bastante. O material de gravação pode ser de outra liga e poderá haver pós produção sonora para o filme. Não é minha intenção fazer pós produção sonora dos meus vídeos por forma a alterar a essencial do que escuto/gravo
Um bom gravador, p.ex. Rode ou Zoom, tem boa qualidade. Resta saber se a função (gravar o som de um sistema numa sala) vale o investimento.
O videos do Sérgio RZ têm bom som mas os sistemas soam...a sistemas. Se é pela música mais vale escutar o CD.
https://www.youtube.com/watch?v=cTVlrNctQj0
Este tipo de gravações é que me motivou a fazer uns videos dos meus sistemas.
O Video do Sergio tem um Ruido de fundo. Terá origem no tipo de mic utilizado? Que tipo de Mic melhor para captar apenas o sim vindo apenas das colunas?
Acho que o ruído se deve ao ganho, o sistema toca muito mais alto do que a voz do Andrew Jones. É por isso que os oradores e os cantores de rock/pop utilizam microfones perto da boca.
Se o objectivo é mostrar os sitemas com alguma qualidade de som, o RØDE que indiquei acima é bom e 85€ não é uma fortuna:
http://www.rode.com/microphones/videomic
Uma alternativa da Tascam:
https://www.amazon.co.uk/gp/product/B00FAC3KPK/
Ja andei a ler um pouco sobre o mic da Rode. Tem comentarios muito positivos. Uma coisa que foi focada nos videos teste do Rode e que eu notei foi o som ser muito grave comparativamente a outos mic. Esta caracteristica não deve jogar muito a favor do tipo de som que tenho nos meus sistemas. Certamente ira empolar os graves. No entanto ando de olho no que deverá ser um modelo anterior ao mic que sugeriu. Rode-Video-Mic-N3594
Hallscool escreveu:
E garantidamente é eliminado ruído na pós-produção. Algo muito simples de fazer com software.
O Audacity é gratuito e muito competente.
https://www.audacityteam.org/
Vou dar uma vista de olhos e certamente vai ser util.
ricardo onga-ku Membro AAP
Mensagens : 6017 Data de inscrição : 02/01/2012 Localização : Terra d'Anglos...e Saxões
Assunto: Re: Colunas Hallscool "DIY" Sáb Ago 18 2018, 09:19
Ruben Pinto escreveu:
ricardo onga-ku escreveu:
Ruben Pinto escreveu:
ricardo onga-ku escreveu:
Ruben Pinto escreveu:
ricardo onga-ku escreveu:
Ruben Pinto escreveu:
Fazendo um off topic mas abordou-se a questão dos microfones. Do conhecimento apreendido que microphone economico seria adequado para fazer umas gravações dos meus sistemas? A ideia era fazer uns videos atravez da camera fotografica .
Não vale a pena gastar muito dinheiro porque essas gravações não são representativas daquilo que escutamos. Talvez este:
Hoje fiz as primeiras gravações com a minha nova Maquina fotografica sem microfone exterior. As coisas não correram lá muito bem. Quanto ao microfone ja li alguns comentários e vou ter muito em conta o conselho que acabou de escrever. Contudo tenho encontrado muitos vídeos no youtube com um som que me agrada bastante. O material de gravação pode ser de outra liga e poderá haver pós produção sonora para o filme. Não é minha intenção fazer pós produção sonora dos meus vídeos por forma a alterar a essencial do que escuto/gravo
Um bom gravador, p.ex. Rode ou Zoom, tem boa qualidade. Resta saber se a função (gravar o som de um sistema numa sala) vale o investimento.
O videos do Sérgio RZ têm bom som mas os sistemas soam...a sistemas. Se é pela música mais vale escutar o CD.
Este tipo de gravações é que me motivou a fazer uns videos dos meus sistemas.
O Video do Sergio tem um Ruido de fundo. Terá origem no tipo de mic utilizado? Que tipo de Mic melhor para captar apenas o sim vindo apenas das colunas?
Acho que o ruído se deve ao ganho, o sistema toca muito mais alto do que a voz do Andrew Jones. É por isso que os oradores e os cantores de rock/pop utilizam microfones perto da boca.
Se o objectivo é mostrar os sitemas com alguma qualidade de som, o RØDE que indiquei acima é bom e 85€ não é uma fortuna:
http://www.rode.com/microphones/videomic
Uma alternativa da Tascam:
https://www.amazon.co.uk/gp/product/B00FAC3KPK/
Ja andei a ler um pouco sobre o mic da Rode. Tem comentarios muito positivos. Uma coisa que foi focada nos videos teste do Rode e que eu notei foi o som ser muito grave comparativamente a outos mic. Esta caracteristica não deve jogar muito a favor do tipo de som que tenho nos meus sistemas. Certamente ira empolar os graves. No entanto ando de olho no que deverá ser um modelo anterior ao mic que sugeriu. Rode-Video-Mic-N3594
Hallscool escreveu:
E garantidamente é eliminado ruído na pós-produção. Algo muito simples de fazer com software.
O Audacity é gratuito e muito competente.
https://www.audacityteam.org/
Vou dar uma vista de olhos e certamente vai ser util.
Duvido que o RODE tenha "muitos graves". Tem boa extensao, ou seja, consegue registar sons ate' 40Hz mas acho muitissimo improvavel que a resposta nao seja plana, que exagere os graves...
Mas se o objectivo nao e' documentar o som dos sistemas mas fazer um videos giros bacalhau basta. A questao e' que um mic de voz nao vai registar sons graves e depois nao ha como os "inventar", mesmo como o Audacity. Qualquer iPhone tem qualidade suficiente para fazer uns videos engraçados, infelizmente nenhum dos Androids que me passaram pelas maos foi capaz do mesmo.