Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só... |
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só... |
|
| Colunas Hallscool "DIY" | |
|
+6tfonseca ricardo onga-ku Cylon takeooff bikett Hallscool 10 participantes | |
Autor | Mensagem |
---|
Hallscool Membro AAP
| Assunto: Re: Colunas Hallscool "DIY" Sex Jun 29 2018, 21:43 | |
| | |
| | | Hallscool Membro AAP
Mensagens : 746 Data de inscrição : 10/02/2015 Idade : 43 Localização : Porto
| Assunto: Re: Colunas Hallscool "DIY" Sáb Jun 30 2018, 22:31 | |
| | |
| Assunto: Re: Colunas Hallscool "DIY" Sáb Jun 30 2018, 22:44 | |
| Sem medições, de momento o que posso dizer é que sem a bobine dos woofers ou sem a espuma acústica, o som agrada-me substancialmente mais. Não sei se é da espuma acústica ou da bobine, mas os graves parecem abafados. O tweeter tem uma clareza e detalhe mesmo muito do meu agrado. Aquilo a que lhe chamam de "imagem stereo" ou "palco sonoro" é muito presente. Porém, o som de momento não está do meu agrado. Parece-me que os graves estão efectivamente abafados e com pouca presença. Atrevo-me até a dizer que não estão a descer tanto quanto liguei o woofer sem a bobine e sem as espumas acústicas. Mas estou satisfeito, porque agora é afinar o crossover, experimentar com menos material acústico, eventualmente remover todo o que coloquei e se não for suficiente, opto por colocar um pórtico traseiro. | |
| | | ricardo onga-ku Membro AAP
Mensagens : 6017 Data de inscrição : 02/01/2012 Localização : Terra d'Anglos...e Saxões
| Assunto: Re: Colunas Hallscool "DIY" Dom Jul 01 2018, 00:54 | |
| - Hallscool escreveu:
- Sem medições, de momento o que posso dizer é que sem a bobine dos woofers ou sem a espuma acústica, o som agrada-me substancialmente mais.
Não sei se é da espuma acústica ou da bobine, mas os graves parecem abafados.
O tweeter tem uma clareza e detalhe mesmo muito do meu agrado.
Aquilo a que lhe chamam de "imagem stereo" ou "palco sonoro" é muito presente.
Porém, o som de momento não está do meu agrado. Parece-me que os graves estão efectivamente abafados e com pouca presença. Atrevo-me até a dizer que não estão a descer tanto quanto liguei o woofer sem a bobine e sem as espumas acústicas.
Mas estou satisfeito, porque agora é afinar o crossover, experimentar com menos material acústico, eventualmente remover todo o que coloquei e se não for suficiente, opto por colocar um pórtico traseiro.
A bobine é um passa-baixo, não pode afectar a resposta no extremo grave. Eu estudava antes a possibilidade de o tweeter necessitar de mais atenuação... Chegaste a comprar resistências de diferentes valores? Mas o ideal agora é medir e depois decidir qual o melhor caminho adiante. | |
| Assunto: Re: Colunas Hallscool "DIY" Dom Jul 01 2018, 02:27 | |
| - ricardo onga-ku escreveu:
- Hallscool escreveu:
- Sem medições, de momento o que posso dizer é que sem a bobine dos woofers ou sem a espuma acústica, o som agrada-me substancialmente mais.
Porém, o som de momento não está do meu agrado. Parece-me que os graves estão efectivamente abafados e com pouca presença. Atrevo-me até a dizer que não estão a descer tanto quanto liguei o woofer sem a bobine e sem as espumas acústicas.
Mas estou satisfeito, porque agora é afinar o crossover, experimentar com menos material acústico, eventualmente remover todo o que coloquei e se não for suficiente, opto por colocar um pórtico traseiro.
A bobine é um passa-baixo, não pode afectar a resposta no extremo grave.
Eu estudava antes a possibilidade de o tweeter necessitar de mais atenuação... Chegaste a comprar resistências de diferentes valores?
Mas o ideal agora é medir e depois decidir qual o melhor caminho adiante. Também pensei nisso. A bobine aumentou a resistência e por consequência atenuou os graves. Os tweeters ficaram a tocar mais alto do que os woofers e dá a sensação de que os graves diminuíram. Ainda não comprei resistências para atenuar mais os tweeters. Como as colunas estão em testes, removi a espuma acústica e desativei a bobine, para confirmar se não seria apenas impressão minha, na medida em que estive a ouvir música com as Onkyo que têm uns graves muito mesmo muito presentes. Não era impressão minha. O som ficou muito bom sem bobines e espumas acústicas. Muito mais equilibrado. Tenho mesmo que comprar o microfone para fazer as medições. As espumas removi a pensar na possibilidade de estarem a "diminuir" o volume/litragem das caixas, que têm apenas 8L. Entretanto queria perguntar-te qual a melhor forma na tua opinião para fazer a "rodagem" aos altifalates. Já li que o ideal é colocar a tocar várias horas, música variada, outros dizem que é white ou pink noise. Também li que colocar um som de 20hz com os altifalates fora da caixa é eficiente. O que aconselhas? | |
Mensagens : 6017 Data de inscrição : 02/01/2012 Localização : Terra d'Anglos...e Saxões
| Assunto: Re: Colunas Hallscool "DIY" Dom Jul 01 2018, 10:08 | |
| - Hallscool escreveu:
- ricardo onga-ku escreveu:
- Hallscool escreveu:
A bobine é um passa-baixo, não pode afectar a resposta no extremo grave.
Eu estudava antes a possibilidade de o tweeter necessitar de mais atenuação... Chegaste a comprar resistências de diferentes valores?
Mas o ideal agora é medir e depois decidir qual o melhor caminho adiante. Também pensei nisso. A bobine aumentou a resistência e por consequência atenuou os graves. Os tweeters ficaram a tocar mais alto do que os woofers e dá a sensação de que os graves diminuíram.
Ainda não comprei resistências para atenuar mais os tweeters. Como as colunas estão em testes, removi a espuma acústica e desativei a bobine, para confirmar se não seria apenas impressão minha, na medida em que estive a ouvir música com as Onkyo que têm uns graves muito mesmo muito presentes. Não era impressão minha. O som ficou muito bom sem bobines e espumas acústicas. Muito mais equilibrado.
Tenho mesmo que comprar o microfone para fazer as medições.
As espumas removi a pensar na possibilidade de estarem a "diminuir" o volume/litragem das caixas, que têm apenas 8L.
Entretanto queria perguntar-te qual a melhor forma na tua opinião para fazer a "rodagem" aos altifalates.
Já li que o ideal é colocar a tocar várias horas, música variada, outros dizem que é white ou pink noise. Também li que colocar um som de 20hz com os altifalates fora da caixa é eficiente.
O que aconselhas?
Convém compensar o volume da caixa na fase da concepção mas o efeito não será muito pronunciado. Quando à rodagem das suspensões, podes fazê-la dentro ou fora das caixas. Se colocares as colunas muito próximo uma da outra face contra face e inverteres a polaridade numa delas o desfazamento irá reduzir substancialmente o barulho produzido. Usa música, preferencialmente com um som sincopado e frequências graves. Boom, boom, boom, boom, boom, tchizzzzz, boom, boom, boom... No youtube tens muita coisa. | |
| | | takeooff Membro AAP
Mensagens : 1012 Data de inscrição : 09/11/2016 Idade : 53 Localização : Cascais
| Assunto: Re: Colunas Hallscool "DIY" Dom Jul 01 2018, 18:23 | |
| - Hallscool escreveu:
Também pensei nisso. A bobine aumentou a resistência e por consequência atenuou os graves. Os tweeters ficaram a tocar mais alto do que os woofers e dá a sensação de que os graves diminuíram.
Ainda não comprei resistências para atenuar mais os tweeters. Como as colunas estão em testes, removi a espuma acústica e desativei a bobine, para confirmar se não seria apenas impressão minha, na medida em que estive a ouvir música com as Onkyo que têm uns graves muito mesmo muito presentes. Não era impressão minha. O som ficou muito bom sem bobines e espumas acústicas. Muito mais equilibrado.
Keep it simple. Não há melhor medidor que o ouvido e gosto pessoal. Muitas das colunas que mais ouvi não tinham espuma. Se agradar mais sem artefactos keep it simple. Claro que é somente a opinião de quem não percebe nada da coisa, segue atentamente o evoluir, curioso nas experiências. Já estive mais longe já | |
| | | Ghost4u Membro AAP
Mensagens : 14323 Data de inscrição : 13/07/2010 Localização : Ilhéu Chão
| | | | takeooff Membro AAP
Mensagens : 1012 Data de inscrição : 09/11/2016 Idade : 53 Localização : Cascais
| Assunto: Re: Colunas Hallscool "DIY" Dom Jul 01 2018, 20:55 | |
| | |
| | | Ghost4u Membro AAP
| Assunto: Re: Colunas Hallscool "DIY" Dom Jul 01 2018, 20:58 | |
| A problemática das encomendas despechadas para o ilhéu, está relacionada com a pressão a que são submetidas no transporte, efectuado pelo submarino Tridente. | |
| Assunto: Re: Colunas Hallscool "DIY" Dom Jul 01 2018, 21:54 | |
| Já me esquecia desse crónico problema... | |
| | | Ghost4u Membro AAP
| Assunto: Re: Colunas Hallscool "DIY" Dom Jul 01 2018, 21:59 | |
| Pois... Pois... O problema de falta de memória pode ser crónico. | |
| Assunto: Re: Colunas Hallscool "DIY" Dom Jul 01 2018, 22:04 | |
| | |
| | | Ghost4u Membro AAP
| Assunto: Re: Colunas Hallscool "DIY" Dom Jul 01 2018, 22:16 | |
| Calma! Calma! Calma! Não necessita de , porquanto prevejo que tal tratamento, jamais será recomendável para recuperar a memória. | |
| Assunto: Re: Colunas Hallscool "DIY" Seg Jul 02 2018, 00:47 | |
| - takeooff escreveu:
- Hallscool escreveu:
Também pensei nisso. A bobine aumentou a resistência e por consequência atenuou os graves. Os tweeters ficaram a tocar mais alto do que os woofers e dá a sensação de que os graves diminuíram.
Keep it simple. Não há melhor medidor que o ouvido e gosto pessoal. Muitas das colunas que mais ouvi não tinham espuma. Se agradar mais sem artefactos keep it simple. Claro que é somente a opinião de quem não percebe nada da coisa, segue atentamente o evoluir, curioso nas experiências. Já estive mais longe já Concordo contigo. Inclusive na loja onde comprei os altifalates, o Sr. que me atendeu disse-me exactamente isso. Que o melhor medidor são os nossos ouvidos. Concordo inteiramente. No entanto apesar das poucas experiências que fiz o som mudou mesmo muito, o que me deixa com curiosidade de melhorar os Crossovers. Se o melhor resultado for este que tenho agora, sem bobines e sem espumas, já fico muito satisfeito. Estão a tocar mesmo muito bem. Agradam-me mais em comparação com as Monitor Audio RS1. Mas se conseguir um melhor resultado, é obviamente muito bem-vindo. Hoje fiz a "rodagem" dos woofers. 5 horas de onda senoidal a 45hz que é a frequência de ressonância dos altifalates. Comecei baixinho e fui aumentando até onde foi possível sem se ouvir a mecânica dos altifalates, sempre atento ao aquecimento dos mesmos. Ao toque nota-se bem a diferença das suspensões. O som ainda não ouvi, para poder dizer se noto diferenças. Entendi porque aconselham fazer este procedimento com os altifalates fora da caixa. É que dentro da caixa o barulho incomoda. Fora da caixa os altifalates movem-se, mas não reproduzem graves. A escolha dos 45hz foi feita porque nessa frequência, o altifalante chega a um valor de 16 Ohm o que é bom para não promover o aquecimento, inclusive do amplificador. | |
| Assunto: Re: Colunas Hallscool "DIY" Seg Jul 02 2018, 16:57 | |
| - Ghost4u escreveu:
- Calma! Calma! Calma! Não necessita de , porquanto prevejo que tal tratamento, jamais será recomendável para recuperar a memória.
Ás vezes quiçá alguma coisa volte ao lugar - Hallscool escreveu:
Concordo contigo. Inclusive na loja onde comprei os altifalates, o Sr. que me atendeu disse-me exactamente isso. Que o melhor medidor são os nossos ouvidos. Concordo inteiramente.
No entanto apesar das poucas experiências que fiz o som mudou mesmo muito, o que me deixa com curiosidade de melhorar os Crossovers.
Se o melhor resultado for este que tenho agora, sem bobines e sem espumas, já fico muito satisfeito. Estão a tocar mesmo muito bem. Agradam-me mais em comparação com as Monitor Audio RS1. Mas se conseguir um melhor resultado, é obviamente muito bem-vindo.
Hoje fiz a "rodagem" dos woofers. 5 horas de onda senoidal a 45hz que é a frequência de ressonância dos altifalates. Comecei baixinho e fui aumentando até onde foi possível sem se ouvir a mecânica dos altifalates, sempre atento ao aquecimento dos mesmos. Ao toque nota-se bem a diferença das suspensões. O som ainda não ouvi, para poder dizer se noto diferenças. Entendi porque aconselham fazer este procedimento com os altifalates fora da caixa. É que dentro da caixa o barulho incomoda. Fora da caixa os altifalates movem-se, mas não reproduzem graves.
A escolha dos 45hz foi feita porque nessa frequência, o altifalante chega a um valor de 16 Ohm o que é bom para não promover o aquecimento, inclusive do amplificador.
Havendo possibilidade será sempre mais "pacifico" fazer a rodagem ás membranas sem caixa. Agora que estão macias prevejo que o resultado esteja ainda mais agradável. Em pulgas para o próximo episódio | |
| Assunto: Re: Colunas Hallscool "DIY" Ter Jul 03 2018, 01:32 | |
| Os altifalates já estão devidamente apertados no sitio. O som das colunas está muito bom. Não sei se a rodagem já está concluída, mas sem dúvida de que os woofers estiveram muitas horas em movimento. O som está muito definido. A gama média é realmente o que mais me surpreendeu. Tem um som mesmo muito bom. Os agudos estão no ponto. Tal como gosto. Bem definidos e sem serem estridentes. Os graves são pouco pronunciados abaixo dos 60hz. Pensei que se atenuasse ainda mais os agudos os graves se sobressaissem, no entanto coloquei um o daqueles testes que reproduzem dos 20hz aos 20khz e só após os 60hz é que se ouve o som mesmo bem. Para reproduzir abaixo dos 60hz, tenho que aumentar o volume, mas dessa forma aumenta o volume de todo o espectro e não é o que pretendo. Não fiz medições, mas percebi que atenuar o tweeter não vai melhorar a reprodução/audição dos graves. Será possívelmente uma limitação do Altifalante ou da caixa, que é efectivamente pequena. A próxima alteração será a colocação do pórtico traseiro, para dar um pequeno "Boost" aos graves. Mas de uma coisa não tenho dúvidas, a qualidade dos 60hz para cima é sublime! Gostava que as colunas descessem no mínimo até aos 45hz com o nível de decibéis mais alto. Pode ser que os pórticos traseiros consigam isso. | |
| | | | ricardo onga-ku Membro AAP
| Assunto: Re: Colunas Hallscool "DIY" Ter Jul 03 2018, 10:19 | |
| - Hallscool escreveu:
Porquê 12dB/oitava? Eu proponho antes um filtro de 4ª ordem:
Já sei porquê.
"Requires a high-order crossover, eg. 12dB/Octave in a 2-way bookshelf design." 12dB/oitava é o mínimo dos mínimos (eu nem sei se é possível classificar como high-order) mas compreendo. Já agora, inverteste um dos altifalantes? Se não estou em erro o filtro de 2ª ordem produz uma rotação de fase de 180º. O meu conselho é: 1 - não mexer em mais nada sem efectuar medições 2 - experimentar um filtro de 48dB/oitava 3 - testar a diferentes frequências de transição (p.ex. ±500Hz da actual) Medir, medir, medir... http://www.troelsgravesen.dk/measurements.htm https://www.harbeth.co.uk/usergroup/forum/the-science-of-audio/283-measuring-loudspeakers-and-a-training-course http://www.audioxpress.com/article/testing-loudspeakers-which-measurements-matter-part-1 http://www.audioxpress.com/article/testing-loudspeakers-which-measurements-matter-part-2 | |
| Assunto: Re: Colunas Hallscool "DIY" Qua Jul 04 2018, 21:51 | |
| Mais comprinhas... Ia comprar também um medidor de indutância, porém o modelo mais acessível estava esgotado e para uso esporádico, não pretendia gastar dinheiro num medidor carro. Ainda assim esses componentes, mais um tecido para a frente das colunas ficou por 38€. Caneco. Com o dinheiro gasto no total, já teria comprado umas DALI Spektor 2. Mas continuo confiante de que está a ser bem gasto o dinheiro que gastei para a construção destas colunas. Dê certo não haverá mais nenhumas iguais no mundo. | |
| Assunto: Re: Colunas Hallscool "DIY" Qua Jul 04 2018, 22:05 | |
| | |
| Assunto: Re: Colunas Hallscool "DIY" Qui Jul 05 2018, 00:06 | |
| - takeooff escreveu:
- Hallscool escreveu:
- Mais comprinhas...
[/url]
Ia comprar também um medidor de indutância, porém o modelo mais acessível estava esgotado e para uso esporádico, não pretendia gastar dinheiro num medidor carro.
Ainda assim esses componentes, mais um tecido para a frente das colunas ficou por 38€. Caneco. Com o dinheiro gasto no total, já teria comprado umas DALI Spektor 2. Mas continuo confiante de que está a ser bem gasto o dinheiro que gastei para a construção destas colunas. Dê certo não haverá mais nenhumas iguais no mundo.
Que classe, estão bem bonitas. Quanto a mim o investimento é sobejamente compensatório não só pela exclusividade mas pelo conhecimento adquirido.
Sem dúvida. Neste momento posso dizer que já percebo alguma coisa de colunas. Claro que gastei mais dinheiro, porque quis. Seria perfeitamente possível fazer estas colunas por um preço mais barato. Comprei componentes que não serão usados. Irá sobrar tecido para mais 3 pares de colunas grandes. Optei por terminais em bronze com banho a ouro. Os condensadores comprei com diferentes valores para experimentar. Inicialmente usei uns que custaram 0,20€, os que comprei hoje custaram 5€. Não parece porque os componentes são baratos, mas a soma de todos, inclusive sempre ao par, resulta num preço mais alto do que o esperado. O resultado estético está completamente premium. O som está bom, mas tem que ficar melhor. Em comparação com as Monitor Audio RS1, noto o som destas mais do meu agrado, porém os graves das Monitor Audio são mais presentes. Espero que com a colocação dos pórticos traseiros, os graves sejam realçados. Em comparação com colunas grandes, não há mínima hipótese de competir. As grandes têm sempre um som mais encorpado, muito mais do meu agrado. Efectivamente gosto muito mais do som de colunas de chão do que de monitoras. Mas ontem fiquei muito agradado. Estas pequenas, possivelmente por estarem bem posicionadas, o som parecia vir mesmo do centro, como se tivesse uma terceira coluna colocada entre ambas, um metro atrás. Não tenho dúvidas de que irão ficar mesmo muito boas. Fala-se na acústica das caixas, da acústica da sala, mas a parte mais difícil na concepção das colunas são os Crossovers. Se tivesse comprado uns genéricos, teria ficado mais barato e as colunas já estariam prontas, mas não teria aprendido tanto, nem o gosto seria o mesmo. | |
| | | galvaorod Membro AAP
| Assunto: Re: Colunas Hallscool "DIY" Qui Jul 05 2018, 09:19 | |
| Parabéns Filipe, a persistência dá frutos. Fazer tudo sem atalhos, é obra. | |
| | | Alexandre Vieira Membro AAP
Mensagens : 8560 Data de inscrição : 11/01/2013 Idade : 54 Localização : The Other Band
| Assunto: Re: Colunas Hallscool "DIY" Qui Jul 05 2018, 12:07 | |
| | |
| Assunto: Re: Colunas Hallscool "DIY" Qui Jul 05 2018, 13:57 | |
| - Hallscool escreveu:
Espero que com a colocação dos pórticos traseiros, os graves sejam realçados.
Em comparação com colunas grandes, não há mínima hipótese de competir. As grandes têm sempre um som mais encorpado, muito mais do meu agrado.
Efectivamente gosto muito mais do som de colunas de chão do que de monitoras.
Agora com o know how as de chão são canja Não sei porquê mas não estou tão optimista quanto aos pórticos... | |
| Assunto: Re: Colunas Hallscool "DIY" Qui Jul 05 2018, 14:42 | |
| | |
| Assunto: Re: Colunas Hallscool "DIY" Qui Jul 05 2018, 14:55 | |
| Boa, Sempre a aprender. Tem de estar colocadas perto da parede? | |
| | | | ricardo onga-ku Membro AAP
| Assunto: Re: Colunas Hallscool "DIY" Qui Jul 05 2018, 21:02 | |
| Caro Filipe,
Não quero ser desmancha-prazeres mas acho que fizeste mal em colocar os pórticos antes de medir as colunas.
Depois há a transformação de caixa selada para pórtico. Mesmo que esses woofers funcionem em caixas ventiladas convém determinar qual o volume da caixa para essa topologia e quais as características do pórtico ideais.
Se fosse assim tão fácil ninguém comprava colunas.
Já coloquei aqui vários links educativos; acho que antes de te lançares para um novo projecto ganhavas em aprender mais um pouco sobre concepção de caixas acústicas.
Um abraço, Ricardo | |
| | | | Hallscool Membro AAP
| Assunto: Re: Colunas Hallscool "DIY" Sex Jul 06 2018, 02:03 | |
| - ricardo onga-ku escreveu:
- Caro Filipe,
Não quero ser desmancha-prazeres mas acho que fizeste mal em colocar os pórticos antes de medir as colunas.
Depois há a transformação de caixa selada para pórtico. Mesmo que esses woofers funcionem em caixas ventiladas convém determinar qual o volume da caixa para essa topologia e quais as características do pórtico ideais.
Já coloquei aqui vários links educativos; acho que antes de te lançares para um novo projecto ganhavas em aprender mais um pouco sobre concepção de caixas acústicas.
Um abraço, Ricardo Entendo o que dizes, mas como podes ver, a parte traseira das colunas é removível. É pela parte de trás que aperta o woofer. Se pretender fechar a caixa é só colocar uma traseira sem pórtico. Estava curioso de perceber a diferença, e na loja onde comprei o tubo do bass reflex recomendaram os que comprei tendo em conta o tamanho da caixa e altifalates. Fui pela minha intuição, e fiz bem. Os graves não conseguiria incrementar de outra forma. As medições serão feitas na mesma, até porque apesar de as colunas estarem a tocar mesmo muito bem, e por mim, já daria o projeto como concluído, estes Crossovers são de 1ª ordem, só baixam 6db por oitava, e pretendo trocar por pelo menos por uns de 2ª Linkwitz Riley, de forma a tentar manter o mínimo de componentes no crossover, mas com mais proteção dos tweeters. | |
| Assunto: Re: Colunas Hallscool "DIY" Sex Jul 06 2018, 02:16 | |
|
Última edição por Hallscool em Sex Jul 06 2018, 02:20, editado 1 vez(es) | |
| Assunto: Re: Colunas Hallscool "DIY" Sex Jul 06 2018, 02:25 | |
| Ricardo, não penses que perdeste tempo em partilhar todas as informações sobre o tema. Tudo que deixaste está a ser estudado. | |
| Assunto: Re: Colunas Hallscool "DIY" Sex Jul 06 2018, 09:40 | |
| - Hallscool escreveu:
- Caro Filipe,
Um abraço, Ricardo Entendo o que dizes, mas como podes ver, a parte traseira das colunas é removível. É pela parte de trás que aperta o woofer. Se pretender fechar a caixa é só colocar uma traseira sem pórtico.
Estava curioso de perceber a diferença, e na loja onde comprei o tubo do bass reflex recomendaram os que comprei tendo em conta o tamanho da caixa e altifalates.
Fui pela minha intuição, e fiz bem. Os graves não conseguiria incrementar de outra forma. Eu percebi mas acho que estás a temperar a tua sangria com ingredientes que nunca provaste... Muito bem, achas, de ouvido, que queres "incrementar" os graves; se atenuares o tweeter vais "incrementar" os graves; se adicionares um pórtico é possível aumentar a extensão dos graves (a coluna reproduz frequências mais baixas) ou aumentar a intensidade de uma pequena banda de graves dependendo da frequência de ressonância e das características do pórtico. É praticamente impossível, mesmo para o mais experiente dos médicos, determinar o "remédio" adequado e prescrever uma quantidade de toma sem efectuar análises clínicas. O mesmo é válido para os empregados da loja. - Hallscool escreveu:
- As medições serão feitas na mesma, até porque apesar de as colunas estarem a tocar mesmo muito bem, e por mim, já daria o projeto como concluído, estes Crossovers são de 1ª ordem, só baixam 6db por oitava, e pretendo trocar por pelo menos por uns de 2ª Linkwitz Riley, de forma a tentar manter o mínimo de componentes no crossover, mas com mais proteção dos tweeters.
Porque é que decidiste "tentar manter o mínimo de componentes no crossover"? Vou transcrever uma citação atribuída ao Albert Einstein: "Uma coisa deve ser tão simples quanto possível, mas não mais simples" Um crossover não serve apenas para efectuar a transição entre dois altifalantes na frequência mais favorável para ambos (que aliás deve ser determinada através da escuta e de medições, não bastando seguir as recomendações vagas do fabricante ou as curvas publicadas nas especificações) mas cumpre outras funções igualmente importantes como ajustar o nível, equalizar a resposta do woofer no topo da gama operacional de forma a obter uma resposta plana ao eixo, evitar que as ressonâncias dos altifalantes sejam audíveis, corrigir o baffle-step, compensar o floor-bounce (necessitando para isso de se determinar qual a altura ideal para posicionamento da coluna), etc, etc, etc. (espreita aqui -> https://www.harbeth.co.uk/blog/posts/What-the-%27crossover-network%27-does... ) Depois há outros aspectos a ter em consideração como as ressonâncias da caixa, a difracção produzida pelas arestas, a directividade (ou resposta polar)... No que se refere às comparações com as Monitor Audio, proponho que dês uma olhada às medições das RS6 https://www.stereophile.com/content/monitor-audio-silver-rs6-loudspeaker-measurements publicadas pela Stereophile (tens aqui uma explicação das medições -> https://www.stereophile.com/features/99/index.html ). As colunas da série RS têm algumas deficiências, e terás de descontar o facto de as RS1 terem menor extensão nas baixas frequências e capacidades dinâmicas limitadas, mas podes tentar correlacionar aquilo que não aprecias no som destas colunas com os problemas observáveis nas medições. Sinceramente não são colunas que se possam usar como referência para comparação, e deves também ter cuidado com a amplificação evitando equipamentos com um nível de impedância de saída elevado (o que elimina muitos dos amplificadores a válvulas). Não convém esquecer que Musica é Arte e Audio é Engenharia, ou, como escreveu o poeta Teixeira de Pascoaes: A ciência desenha a onda; a poesia enche-a de água. | |
| Assunto: Re: Colunas Hallscool "DIY" Sex Jul 06 2018, 09:53 | |
| The best crossovers ...
The best electrical crossover filter is one that maintains the acoustic polar response of a loudspeaker throughout the crossover frequency range as output shifts from one driver to the next. The sum of acoustic lowpass and highpass outputs must have allpass behavior without high Q peaks in the group delay. The highpass filter section must attenuate out-of-band driver terminal voltages at a sufficiently high rate so that cone excursion decreases with decreasing frequency and nonlinear distortion is minimized.
The crossover must be inaudible
The crossover must be inaudible on program material. This also implies that the power response of the two drivers must be similar in the crossover region, and that requires special attention during the loudspeaker's concept and design phases.
Crossovers may be implemented either as passive RLC networks, as active filters with operational amplifier circuits or with DSP engines and software. The only excuse for passive crossovers is their low cost. Their behavior changes with the signal level dependent dynamics of the drivers. They block the power amplifier from taking maximum control over the voice coil motion. They are a waste of time, if accuracy of reproduction is the goal.
Siegfried Linkwitz - October 2009 | |
| Assunto: Re: Colunas Hallscool "DIY" Sáb Jul 07 2018, 00:31 | |
| Li algures que quanto menos componentes o crossover tiver, menos alterações de fase, surgem e que o esquema de Linkwitz é o melhor nesse sentido.
| |
| Assunto: Re: Colunas Hallscool "DIY" Sáb Jul 07 2018, 10:32 | |
| - Hallscool escreveu:
- Li algures que quanto menos componentes o crossover tiver, menos alterações de fase, surgem e que o esquema de Linkwitz é o melhor nesse sentido.
O crossover deve ter o número de componentes necessário, nem mais nem menos. Alguns fabricantes utilizam essa tirada mas é apenas marketing. Ou bem que é um crossover de 1ª ordem, que permite coerência de fase e coiencidência temporal (num único ponto do espaço note-se) mas é incapaz de produzir uma resposta plana ao eixo, uma resposta fora do eixo equilibrada e de impedir que as ressonâncias do cone de médio ou médio-grave sejam audíveis. Talvez por isso apenas meia dúzia de fabricantes o utilize e com os resultados que se vêem: https://www.stereophile.com/content/bowers-wilkins-683-s2-loudspeaker-measurements | |
| Assunto: Re: Colunas Hallscool "DIY" Sáb Jul 07 2018, 13:44 | |
| Hehehe! Verdade. Na NET há muita informação errada.
Outra coisa que te queria perguntar. Quando se fazem medições com o microfone, o amplificador não interfere no resultado?
Se fizer a medição da mesma forma, com o mesmo microfone, com dois amplificadores diferentes o resultado será o mesmo? | |
| Assunto: Re: Colunas Hallscool "DIY" Sáb Jul 07 2018, 21:13 | |
| - Hallscool escreveu:
- Hehehe! Verdade. Na NET há muita informação errada.
Outra coisa que te queria perguntar. Quando se fazem medições com o microfone, o amplificador não interfere no resultado?
Se fizer a medição da mesma forma, com o mesmo microfone, com dois amplificadores diferentes o resultado será o mesmo? Quando efectuas uma medição estás a medir o som do sistema: DAC / amplificador / colunas. Convém utilizar um amplificador de alta-fidelidade Idem para o DAC. Daí eu ter referido que se deve ter atenção na escolha do amplificador quando se medem e quando se comparam colunas; muitos amplificadores a válvulas (p.ex. Prima Luna) têm uma impedância de saída elevada e isso irá falsear os resultados (se algum dia esse amplificador for substituído por um de alta-fidelidade). | |
| Assunto: Re: Colunas Hallscool "DIY" Sáb Jul 07 2018, 22:37 | |
| O meu para fazer as medições será o Pioneer A-400. Hi-Fi Low Cost! | |
| Assunto: Re: Colunas Hallscool "DIY" Sáb Jul 07 2018, 23:05 | |
| Continuando com experiências... Substitui o condensador de 6.8uF por dois em paralelo que a soma é de 3.2uF. Fiz várias experiências, com diferentes valores de crossovers e esta foi indiscutivelmente a melhor. Estou mais satisfeito com o resultado. A medição foi feita de ouvido e fiquei satisfeito por esta ser a que mais me agradou, por dois motivos. 1º porque me parecia que com o condensador de 6.8uF o Tweeter em volumes mais elevados, fazia uma ligeira distorção, possivelmente devido às frequência de ressonância. 2º O som está muito mais do meu agrado e sendo um crossover de 1ª ordem, com o corte mais acima, além de não apanhar a frequência de ressonância, a probabilidade de avariar o tweeter diminui. Não sei se estou certo, mas Crossovers de 1ª ordem têm uma atenuação de 3db e 6db/oitava. Ou seja em frequências baixas o tweeter tentava reproduzir as mesmas. Como já tinha constatado o tweeter começava a tocar aos 500hz, ainda que baixinho. Agora começa a tocar baixinho acima dos 1500hz. Ou seja, a frequência de ressonância que é aos 1100hz não é reproduzida e o tweeter tem liberdade para tocar melhor as frequências mais altas. Não faço ideia se alguém já teve melhores resultados com um crossover a fazer um corte tão em cima, no entanto nas minhas colunas, indubitavelmente é como soam melhor. Experimentei também atenuar um pouco mais com as resistências, porém, apesar de ficar um pouco melhor, só ficava a tocar mais baixo. Se o que fiz está errado, não sei, para mim está muito bom. Se esta configuração não tiver nome, podem lhe chamar Crossover de 1ª ordem Hallscool! | |
| Assunto: Re: Colunas Hallscool "DIY" Sáb Jul 07 2018, 23:22 | |
| - Hallscool escreveu:
Se o que fiz está errado, não sei, para mim está muito bom. Se esta configuração não tiver nome, podem lhe chamar Crossover de 1ª ordem Hallscool!
Errado? Como pode estar errado se agrada a quem tem de agradar. Parabéns pelo resultado conseguido. | |
| Assunto: Re: Colunas Hallscool "DIY" Dom Jul 08 2018, 12:04 | |
| - takeooff escreveu:
- Hallscool escreveu:
Se o que fiz está errado, não sei, para mim está muito bom. Se esta configuração não tiver nome, podem lhe chamar Crossover de 1ª ordem Hallscool!
Errado? Como pode estar errado se agrada a quem tem de agradar. Parabéns pelo resultado conseguido. Falso alarme... Hoje a ouvir as colunas novamente, pareceu-me que a gama média-alta ficou levemente comprometida. Pondero substituir os condensadores por uns de 4uF ou experimentar mudar as resistências, de forma a atenuar o tweeter um pouco menos. Antes, irei remover as espumas que estão no interior das caixas, para perceber se também poderá melhorar a reprodução dessas frequências. Contudo, parece-me que as colunas estão quase prontas! | |
| Assunto: Re: Colunas Hallscool "DIY" Dom Jul 08 2018, 22:49 | |
| Mais umas horas à volta das colunas. Finalmente acho que o projecto está concluído. Removi toda a espuma acústica do interior e melhorou, no entanto o som ainda não estavam de acordo com as minhas pretensões. Resolvi experimentar, outros condensadores. Ainda insatisfeito com o resultado, voltei ao que me tinha mais agradado e resolvi experimentar sem quaisquer resistências atenuadoras dos tweeters. Ficou ótimo, no entanto parecia que soavam algumas ressonâncias. Coloquei a espuma acústica novamente e ficaram mesmo muito boas. Entretanto comparei com as RS1 e realmente, para mim, estás que fiz tocam muito melhor. Aumentando a fasquia, comparei com umas Technics SB-EX3 que são para mim umas excelentes colunas e fiquei surpreendido. As technics têm os graves mais presentes, no entanto nao se nota propriamente um som melhor, apenas diferente. Estas pequenas que construí tem uns graves mais definidos, mais rápidos. As Technics preenchem mais a sala, com mais "booommms". Nada que seja surpreendente, tendo em conta que são 3 vezes maiores que as minhas pequenas monitoras. Todas as afinações, foram feitas de ouvido e por intuição. Agora sim, quero fazer medições com o microfone para ver o resultado. Estou com alguma curiosidade. | |
| Assunto: Re: Colunas Hallscool "DIY" Seg Jul 09 2018, 08:32 | |
| - Hallscool escreveu:
- Mais umas horas à volta das colunas. Finalmente acho que o projecto está concluído.
Removi toda a espuma acústica do interior e melhorou, no entanto o som ainda não estavam de acordo com as minhas pretensões. Resolvi experimentar, outros condensadores. Ainda insatisfeito com o resultado, voltei ao que me tinha mais agradado e resolvi experimentar sem quaisquer resistências atenuadoras dos tweeters. Ficou ótimo, no entanto parecia que soavam algumas ressonâncias. Coloquei a espuma acústica novamente e ficaram mesmo muito boas.
Entretanto comparei com as RS1 e realmente, para mim, estás que fiz tocam muito melhor. Aumentando a fasquia, comparei com umas Technics SB-EX3 que são para mim umas excelentes colunas e fiquei surpreendido. As technics têm os graves mais presentes, no entanto nao se nota propriamente um som melhor, apenas diferente. Estas pequenas que construí tem uns graves mais definidos, mais rápidos. As Technics preenchem mais a sala, com mais "booommms". Nada que seja surpreendente, tendo em conta que são 3 vezes maiores que as minhas pequenas monitoras.
Todas as afinações, foram feitas de ouvido e por intuição.
Agora sim, quero fazer medições com o microfone para ver o resultado. Estou com alguma curiosidade.
A ausência de grave (150-300Hz) produz uma sensação subjectiva de um baixo mais "tenso" e "rápido" mas "anémico", "artificial" e "frio". Há quem goste mas é errado do ponto de vista da naturalidade ou realismo. A altura da coluna ao solo também é importante pois vai alterar a resposta nesta mesma gama de frequências. Reduzir a atenuação dos tweeters não tem qualquer influência nas ressonâncias da caixa. Colocar ou tirar o material de absorção apenas irá afectar a resposta no médio-grave e no grave. Se os painéis forem de espessura reduzida e não tiverem travamento talvez seja boa ideia colocar umas folhas de betume para amortecimento das vibrações: P.S.: neste caso parece tratar-se de uma folha de Sorbotano. | |
| Assunto: Re: Colunas Hallscool "DIY" Seg Jul 09 2018, 21:33 | |
| Dicas sobre materiais de amortecimento e absorção e sua utilização/aplicação:
http://www.troelsgravesen.dk/cabinet-damping.htm | |
| Assunto: Re: Colunas Hallscool "DIY" Seg Jul 09 2018, 22:54 | |
| Ricardo, hoje fiz umas medições com o programa que recomendaste. Não me pareceu um software simples, mas acho que resultou. Calibrei o microfone, no entanto não é um microfone específico para medições. Coloquei a 1 metro de distância e o resultado foi este, com Pink Noise. | |
| Assunto: Re: Colunas Hallscool "DIY" Ter Jul 10 2018, 08:38 | |
| Colocaste o microfone alinhado com o eixo do Tweeter?
Antes de efectuar a medição da coluna deves medir o nível de ruído dentro da sala e depois ajustar o volume para que o som da coluna seja 30 ou 40dB mais elevado.
Para medir a resposta da coluna sem interferência da sala deves usar um varrimento (sweep) em vez de ruído rosa que serve para medir a resposta na sala. A coluna e o microfone devem estar colocados no centro da sala e se possível a meia altura entre o pavimento e o tecto. O ideal mesmo seria efectuar a medição no exterior mas apenas se o pavimento for relva (ou terra) e o nível de ruído for muito reduzido.
Quanto ao gráfico, tens de reduzir a escala vertical de modo a que esta mostre apenas 50dB. A suavização (smoothing) da curva deve ser menor ou igual a 1/6 oitava (se possível publica 1/6, 1/12 e 1/25. Se bem me lembro ambos os parâmetros podem ser alterados depois de efectuada a medição que pode ser gravada e analisada posteriormente.
https://www.roomeqwizard.com/help/help_en-GB/html/graph.html | |
| Assunto: Re: Colunas Hallscool "DIY" Ter Jul 10 2018, 11:30 | |
| - Hallscool escreveu:
- Calibrei o microfone, no entanto não é um microfone específico para medições.
Então não serve. | |
| | | | Hallscool Membro AAP
| Assunto: Re: Colunas Hallscool "DIY" Dom Jul 15 2018, 21:18 | |
| Hoje tive um episódio muito engraçado, que me deixou muito orgulho e satisfeito. Recebi cá em casa um amigo, que tal como nós, é também um apaixonado por música e alta fidelidade. No entanto, não lhe quis dizer que tinha feito estas colunas, para ver a reação mais natural possível dele, quando as ouvisse. Pois bem, ele entrou, fomos até à sala e conversamos um pouco. Curiosamente ele não reparou nas colunas, já disfarçadas entre livros. Entretanto ele pediu-me para pôr um álbum que ele aprecia a tocar. Ok. Coloquei o que ele pediu. Passou uma música, duas, três e ele nada... A determinado momento ele começou a olhar para todo o lado muito sério, e perguntou. Fo_a-se, que colunas estão a tocar? Que som do caraças! Disse ele! Respondi, são aquelas pequenas monitoras nas prateleiras. Ele levantou-se para as observar de perto e disse. Que colunas espectaculares. De que marca são? Respondi que tinha sido eu a fazer. Ele não estava acreditar. Tive que lhe mostrar os componentes e fotos do fabrico... Ele disse, que espectáculo. Parabéns. Estão do carai... Mas não são só estás pequenas colunas que estão a encher a sala. Tens o subwoofer ligado... Respondi que não. Ele não acreditando, volta a levantar-se para confirmar se o Sub estava mesmo desligado. Hehehe Impressionante diz ele. Nunca tinha ouvido uma colunas monitoras a tocar tão bem e com esta qualidade! Já ouvi muita coisa, mas estás seguramente foram as monitoras que mais me surpreenderam. Tocam como colunas grandes. E entretanto ficamos a ouvir mais umas músicas e a conversar. Antes de se ir embora perguntou-me se eu era capaz de fazer umas iguais para ele! Ahahaha Foi muito divertido. E de momento questiono se é possível melhorar o som. Realmente como já havia dito, as colunas estão a tocar mesmo muito bem, porém com uns Crossovers de 1ª ordem. Eu pretendia melhorar isso, mas realmente, acho que não vou mexer mais nos crossovers. A minha opinião pode ser suspeita, mas hoje após ter percebido o agrado do meu amigo, não tive dúvidas de que realmente estão a tocar mesmo bem. | |
| | | Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: Colunas Hallscool "DIY" | |
| |
| | | | Colunas Hallscool "DIY" | |
|