Mensagens : 350 Data de inscrição : 02/04/2014 Localização : Lisboa
Assunto: Introdução das Cinnamon Cassia Dom Jun 20 2021, 14:47
Olá,
A história escreveu-se depressa. Em Janeiro coloquei um devaneio aqui no fórum, sobre um plano que ando a amadurecer faz algum tempo. De entre todo o feedback que recolhi, o TD124 lançou-me um desafio que consistia em ponderar a construção das colunas como um exercício não pessoal, i.e, pensar nisto como um projecto comercial.
Como o Paulo já aqui escreveu, os nossos contactos continuaram, eu peguei na oportunidade e reduzi as minhas horas de sono ainda mais.
O resultado é o potencial aparecimento de um novo projecto comercial de aúdio, a Cinnamon Fine Audio, e a sua primeira oferta, as Cinnamon Cassia.
Seguindo a ideia inicial, são colunas dipolo puro, verdadeiramente full range, com uma topologia passiva nos dois drivers superiores e activa nos inferiores, para as frequências baixas. O corpo é feito de alumínio maciço lamelado com contraplacado de bétula, o mesmo que os baflles. A rigidez e peso (~80kg por coluna) permitem levar as potencialidades de cada driver ao limite. Têm uma sensibilidade de aproximadamente 97dB/w/m, uma eficiência superior a 3%, 10 Ohm nominais e 8 Ohm de mínimo. As frequências inferiores são passadas a um DSP e reamplificadas por um amplificador interno de 250W.
Existe um grande percurso a correr, mas a ajuda, interesse e simpatia do Paulo permitiram organizar esta primeira amostra, validar as colunas como um produto e viabilizar a caminhada.
Deixo-vos aqui mais algumas imagens, desejoso de poder organizar uma mostra para mais membros, quando o bicho deixar.
tomaz, masa, radamel, neo_2018 e miguelbarroso gostam desta mensagem
anibalpmm Membro AAP
Assunto: Re: Introdução das Cinnamon Cassia Dom Jun 20 2021, 16:09
Parabéns Ricardo Óptimo aspeto e pelo que percebi um excelente projeto Felicidades e que seja cheio de sucesso
TD124 Membro AAP
Mensagens : 8270 Data de inscrição : 07/07/2010 Idade : 59 Localização : França
Assunto: Re: Introdução das Cinnamon Cassia Dom Jun 20 2021, 16:39
ricardo.canelas escreveu:
(...) Existe um grande percurso a correr, ... permitiram organizar esta primeira amostra, validar as colunas como um produto e viabilizar a caminhada. ...
Hà pouco tempo atràs falava-se aqui no forum de criar um polo de excelência do audio português ... o Ricardo falou pouco nesse topico mas agiu muito do seu lado e hoje as suas Cinnamon Cassia são uma realidade! Efectivamente ainda hà caminho a percorrer mas haverà sempre, mesmo quando uma marca està consagrada continua a ser o caso ... o mais importante é o que ele realça, ou seja, ser capaz de validar um produto em pré-produção, o prototipo!...
Um produto que agrada a um colega ou a um amigo não garante que essa simpatia se repita ném que o agrado possa se (re)produzir com pessoas diferentes nos habitos, tendências, cultura ou nos gostos musicais. Por isso era importante para mim vir com dois amigos com experiência e exigentes ... submeter o produto do Ricardo a pessoas que podem ser, e são, o cliente modelo a quém essas colunas se destinam e verificar in situ a reação deles sendo esta a unica maneira correcta de validar um produto que tém vocação a ultrapassar as fronteiras...
Efectivamente a reação foi unânime e o seu produto é verdadeiramente muito bem conseguido nos três aspectos mais criticos comercialmente que são a sonoridade, a estética e a fiabilidade! A partir daqui tudo é possivel e é assim que uma marca nasce. Dou os meus elogios ao Ricardo pela pertinência da sua visão e qualidade da realisação, ele està verdadeiramente de parabéns e tenho a certeza que voçês estarão de acordo comigo desde que escutarem estas Cassia! Apesar das condições de escuta extremas (tamanho e forma da adega) estas colunas souberam distilar o melhor e esconder o pior, em si jà é uma proeza...
masa, radamel e neo_2018 gostam desta mensagem
Ghost4u Membro AAP
Mensagens : 14282 Data de inscrição : 13/07/2010 Localização : Ilhéu Chão
Assunto: Re: Introdução das Cinnamon Cassia Dom Jun 20 2021, 16:53
Prezado ricardo.canelas,
Agradecendo a partilha, felicito pelo trabalho realizado na concepção das Meninas Falantes e pelo enquadramento dos bonecos disponibilizados.
Com melhores cumprimentos,
masa Membro AAP
Mensagens : 411 Data de inscrição : 29/01/2013 Idade : 79 Localização : Vale de Milhaços
Assunto: Re: Introdução das Cinnamon Cassia Dom Jun 20 2021, 20:28
Ricardo deixo aqui o meu voto de admiração e desejo de sucesso . Quando as águas acalmarem gostaria de participar numa audição . 1 abraço
Goansipife Membro AAP
Mensagens : 3791 Data de inscrição : 04/12/2011 Idade : 65 Localização : Freiria - Torres Vedras
Assunto: Re: Introdução das Cinnamon Cassia Seg Jun 21 2021, 09:38
Olá a Todos,
Já tive a oportunidade e a honra de ouvir e cumprimentar / parabenizar o Ricardo Canelas, pelo projeto. Repito-o aqui e agora.
Parabéns Ricardo!
Como diz o Paulo, sim há caminho a percorrer, como sempre, sendo que as minhas primeiras impressões sobre aquilo que vi e ouvi já foram transmitidas ao Ricardo e ficam, para já, somente para ele, pois trata-se ainda de um protótipo e como protótipo parece-me prematuro fazer grandes delongas.
Todavia deixo aqui a nota, que já vi e ouvi muitos projetos ainda mais terminados que este, sem a mostra de qualidades e potencial com que as Cinnamon Cassia me presentearam.
Os maiores SUCESSOS para o Ricardo Canelas, neste projeto e em futuros que possam vir.
Gonçalo
masa gosta desta mensagem
neo_2018 Membro AAP
Assunto: Re: Introdução das Cinnamon Cassia Seg Jun 21 2021, 14:15
Muitos parabéns Ricardo! Desejo-lhe imenso sucesso nesta aventura.
A qualidade dos drivers e amplificação, aliados à beleza estética da colunas, certamente que terão tudo para oferecer uma qualidade sonora exemplar.
TD124 Membro AAP
Mensagens : 8270 Data de inscrição : 07/07/2010 Idade : 59 Localização : França
Assunto: Re: Introdução das Cinnamon Cassia Seg Jun 21 2021, 20:35
Goansipife escreveu:
... sendo que as minhas primeiras impressões sobre aquilo que vi e ouvi já foram transmitidas ao Ricardo e ficam, para já, somente para ele, pois trata-se ainda de um protótipo e como protótipo parece-me prematuro fazer grandes delongas. ...
Compreendo muito bem o que diz o Gonçalo pois existe a tentação e o habito de ver e ouvir um prototipo como algo de inacabado, algo que vai evoluir! Nos varios contactos video que tive com o Ricardo antes da visita tinha-lhe dito que seria honesto e sém rodeios na minha opinião sobre as Cassia ... assim foi, ou quase! Esperava ver e ouvir um prototipo e finalmente deparei-me com um produto quase acabado, é um elogio. Mas, a realidade de um produto não são os elogios ou a critica, é a reação daqueles que são potenciais compradores e nesse sentido a minha viagem tinha um alvo. Eu fui a Portugal com dois amigos intimos é verdade mas não sò ... ambos eram potenciais compradores e a evidência do produto funcionou, o Ricardo tocou com as suas colunas aos franceses e isso é a prova dos nove, a verdadeira. Portanto, nunca tentei ter uma intervenção activa durante a escuta e deixei o Ricardo se desenrascar, eu bebi e comi toda a tarde e discuti vinho com o Pedro Marques ... as Cassia defenderam-se por si mesmas, e ainda bem! Fiz a minha escuta professional durante cinco minutos quando tudo jà estava claro, apenas para poder lhe dizer o que pensava seriamente, como prometido, e dizer aos meus amigos as minhas impressões (sub)objectivas. Finalmente fica no ar uma questão algo provocadora que é qual é a diferença entre um prototipo e um produto acabado? Neste caso não sei...
tomaz Membro AAP
Mensagens : 355 Data de inscrição : 21/10/2010 Idade : 51 Localização : Vila Nogueira de Azeitão
Assunto: Re: Introdução das Cinnamon Cassia Ter Jun 22 2021, 06:49
ricardo.canelas escreveu:
Olá,
A história escreveu-se depressa. Em Janeiro coloquei um devaneio aqui no fórum, sobre um plano que ando a amadurecer faz algum tempo. De entre todo o feedback que recolhi, o TD124 lançou-me um desafio que consistia em ponderar a construção das colunas como um exercício não pessoal, i.e, pensar nisto como um projecto comercial.
Como o Paulo já aqui escreveu, os nossos contactos continuaram, eu peguei na oportunidade e reduzi as minhas horas de sono ainda mais.
O resultado é o potencial aparecimento de um novo projecto comercial de aúdio, a Cinnamon Fine Audio, e a sua primeira oferta, as Cinnamon Cassia.
Seguindo a ideia inicial, são colunas dipolo puro, verdadeiramente full range, com uma topologia passiva nos dois drivers superiores e activa nos inferiores, para as frequências baixas. O corpo é feito de alumínio maciço lamelado com contraplacado de bétula, o mesmo que os baflles. A rigidez e peso (~80kg por coluna) permitem levar as potencialidades de cada driver ao limite. Têm uma sensibilidade de aproximadamente 97dB/w/m, uma eficiência superior a 3%, 10 Ohm nominais e 8 Ohm de mínimo. As frequências inferiores são passadas a um DSP e reamplificadas por um amplificador interno de 250W.
Existe um grande percurso a correr, mas a ajuda, interesse e simpatia do Paulo permitiram organizar esta primeira amostra, validar as colunas como um produto e viabilizar a caminhada.
Deixo-vos aqui mais algumas imagens, desejoso de poder organizar uma mostra para mais membros, quando o bicho deixar.
Impressionante projecto! Parabéns pela edificação e execução. É apaixonante assistir de longe à materialização de uma ideia e o que depois traduz em termos de funcionamento. Tudo o que acontece primeiro passa sempre pelo espírito do Homem. A curiosidade de as ouvir é pois grande.