Assunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são? Qui Abr 26 2012, 13:08
Ainda gostava de poder comparar uma primeira edição dessas com uma edição de outro pais.
fjbl Membro AAP
Mensagens : 420 Data de inscrição : 25/11/2011 Idade : 62 Localização : Massamá
Assunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são? Sex maio 04 2012, 23:27
10 CC - HOW DARE YOU MERCURY 9102 501 SUPER DE LUXE UK 1976
Matriz; 9102501 1 (ilegível) 1 B MELY / 9102501 2 (ilegível) 1 B MELY
Capa dupla (Howard Printers, Slough, Lda), rótulos Mercury em preto, vinil assinado pelo masterizador Mel Abrahams (Mely). A produção é da banda a engenharia e a mixagem de Eric Stewart. A imagem dos rótulos é de uma edição Norueguesa mas a britânica é quase idêntica.
António José da Silva Membro AAP
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
Assunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são? Sex maio 04 2012, 23:31
fjbl escreveu:
10 CC - HOW DARE YOU MERCURY 9102 501 SUPER DE LUXE UK 1976
Matriz; 9102501 1 (ilegível) 1 B MELY / 9102501 2 (ilegível) 1 B MELY
Capa dupla (Howard Printers, Slough, Lda), rótulos Mercury em preto, vinil assinado pelo masterizador Mel Abrahams (Mely). A produção é da banda a engenharia e a mixagem de Eric Stewart. A imagem dos rótulos é de uma edição Norueguesa mas a britânica é quase idêntica.
Ainda há pouco tempo um amigo ficou com esse álbum de prensagens UK. A ver se ele da uma espreitadela para ver se é essa edição.
_________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince
If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...
The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte
Ferpina Membro AAP
Mensagens : 10767 Data de inscrição : 07/07/2010 Idade : 69 Localização : Assado - Perú
Assunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são? Sáb maio 05 2012, 00:44
Sou "menino" para ter isso
Só que o Mel (Mely) Abrahams, é MELYS na assinatura
Assunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são? Sáb maio 05 2012, 00:46
Ferpina escreveu:
Eu sei, por isso o disse. Vai já ver se é a edição mencionada.
Ferpina Membro AAP
Mensagens : 10767 Data de inscrição : 07/07/2010 Idade : 69 Localização : Assado - Perú
Assunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são? Sáb maio 05 2012, 00:55
António José da Silva escreveu:
Ferpina escreveu:
Eu sei, por isso o disse. Vai já ver se é a edição mencionada.
Mas eu já fui ver Até com lunetas e tudo...
Assunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são? Sáb maio 05 2012, 01:12
Pois, claro é MELYS, distracção minha. Já agora o que acham da qualidade sónica do album. Para mim é soberba apesar de ter um balanço tonal um bocadito para o brilhante. A produção é complexa e por vezes desconcertante mas a separação e clareza dos intrumentos é assombrosa e o "palco" enorme, exactamente como eu aprecio.
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
Assunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são? Sáb maio 05 2012, 01:14
fjbl escreveu:
Pois, claro é MELYS, distracção minha. Já agora o que acham da qualidade sónica do album. Para mim é soberba apesar de ter um balanço tonal um bocadito para o brilhante. A produção é complexa e por vezes desconcertante mas a separação e clareza dos intrumentos é assombrosa e o "palco" enorme, exactamente como eu aprecio.
Será que deveria de ter ficado com ele?
Ferpina Membro AAP
Assunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são? Sáb maio 05 2012, 01:27
António José da Silva escreveu:
... Será que deveria de ter ficado com ele?
NOP
Assunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são? Qua maio 16 2012, 18:36
GALAXIE 500 - ON FIRE ROUGH TRADE ROUGH 146 1989 UK
Os Galaxie 500 são uma banda Norte Americana com algum sucesso no UK, que apenas publicou 3 albuns, sendo este "On fire" o de maior sucesso e editado na editora independente Britânica Rough Trade. Esta 1º prensagem (e penso eu que única) tem as seguintes matrizes;
É portanto um vinil fabricado no processo DMM, o estilo musical vagueia entre o psicadelismo e o garage rock, com nítidas influências nos Velvet Underground. Capa simples com texto na contra capa assinado pelo produtor e engenheiro Mark Kramer, capa interior branca.
Assunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são? Qua maio 16 2012, 18:41
Não conheço a banda mas pela descrição deixa bastante vontade de conhecer.
fjbl Membro AAP
Assunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são? Qua maio 16 2012, 19:56
THE FALL - 458489 A SIDES BEGGARDS BANQUET BEGA 111 1990 UK
Matrizes; STO BEGA 111 A1 JA BEGA 111 B2 DAMON
Os The Fall são essencialmente a banda de Mark Edward Smith seu grande mentor, estratega e unico elemento que marcou presença constante. A banda foi criada em 1977 e ao que sei ainda se encontra em actividade, somando mais de 30 anos de carreira , 29 albuns de estúdio !!! e o triplo desse número entre compilações e albuns ao vivo. No entanto nunca chegaram ao grande público apesar de terem o forte "empenhamento" de John Peel que amíude citava os The Fall como uma das suas bandas favoritas. Este trabalho é mais uma compilação de canções, editadas em 7", entre 84 e 89. Não é facil entrar no universo musical de Mark E. Smith.
fjbl Membro AAP
Assunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são? Seg maio 28 2012, 18:55
PATTI SMITH GROUP - EASTER ARISTA SPART 1043
Matriz; SPARTY 1043 A1 BILBO SPARTY 1043 B1 DB
A "verdadeira" 1º prensagem será made in USA, com matriz da Sterling Sound e foi masterizada por Greg Colby. Esta é a primeira prensagem made in UK. As inscrições "BILBO" e "DB" são a assinatura de Denis Blackham que masterizou e fez o cut desta edição. A capa é simples e foi fabricada por Robert Stace, a capa interior é branca e a edição é acompanhada por um livreto de quatro folhas. Denis Blackham é um engenheiro consagrado que trabalhou em muitas master`s room do Reino Unido e que agora trabalha por conta própria, tem um site na rede, onde em uma das páginas faz um breve resumo da sua carreira com alguns aspectos interesantes acerca do "cut" de vinil. Segue link. http://www.skyemastering.com/thewholestory.html
Assunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são? Seg maio 28 2012, 18:58
fjbl escreveu:
PATTI SMITH GROUP - EASTER ARISTA SPART 1043
Matriz; SPARTY 1043 A1 BILBO SPARTY 1043 B1 DB
A "verdadeira" 1º prensagem será made in USA, com matriz da Sterling Sound e foi masterizada por Greg Colby. Esta é a primeira prensagem made in UK. As inscrições "BILBO" e "DB" são a assinatura de Denis Blackham que masterizou e fez o cut desta edição. A capa é simples e foi fabricada por Robert Stace, a capa interior é branca e a edição é acompanhada por um livreto de quatro folhas. Denis Blackham é um engenheiro consagrado que trabalhou em muitas master`s room do Reino Unido e que agora trabalha por conta própria, tem um site na rede, onde em uma das páginas faz um breve resumo da sua carreira com alguns aspectos interesantes acerca do "cut" de vinil. Segue link. http://www.skyemastering.com/thewholestory.html
Tenho novamente que agradecer este teu excelente trabalho de pesquisa e a partilha que aqui disponibilizas.
fjbl Membro AAP
Assunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são? Ter Jun 05 2012, 19:14
LOU REED - BERLIN RCA 1002 (APLI 0207) UK 73
MATRIZ; RS 1002 A1E / RS 1002 B1E
O original será em principio USA, embora a gravação tenha sido realizada em Londres e depois trabalhada em NY. Assim esta será a 1º prensagem UK. As bolachas além da matriz e dos stampers não têm mais nenhuma indicação pelo que não faço a minima ideia onde e quem masterizou o album. A capa é simples " by Shorewood Packing", a capa interior é a tipica britânica com o British patent nº..... e existe um folheto de folha única com as líricas Os rótulos das bolachas são os conhecidos RCA Victor "orange label" Musicalmente o album deve ser das coisas mais depressivas que já ouvi.
Fran Membro AAP
Mensagens : 8496 Data de inscrição : 08/12/2011 Localização : Usuário BANIDO
Assunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são? Ter Jun 05 2012, 19:38
fjbl escreveu:
LOU REED - BERLIN RCA 1002 (APLI 0207) UK 73
MATRIZ; RS 1002 A1E / RS 1002 B1E
O original será em principio USA, embora a gravação tenha sido realizada em Londres e depois trabalhada em NY. Assim esta será a 1º prensagem UK. As bolachas além da matriz e dos stampers não têm mais nenhuma indicação pelo que não faço a minima ideia onde e quem masterizou o album. A capa é simples " by Shorewood Packing", a capa interior é a tipica britânica com o British patent nº..... e existe um folheto de folha única com as líricas Os rótulos das bolachas são os conhecidos RCA Victor "orange label" Musicalmente o album deve ser das coisas mais depressivas que já ouvi.
Eu tenho a de UK, mas não vejo esses Matrix ... capa simples, livreto com 4 folhas, esta [RS 1002 (APLI.0207)] -> http://rateyourmusic.com/release/album/lou_reed/berlin_f5/
fjbl Membro AAP
Assunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são? Ter Jun 05 2012, 22:19
Ok, a edição parece ser a mesma, mas o folheto é diferente, e qual é a matriz desse? Essa informação está no dead wax (espaço entre a última faixa e o rótulo). No exemplar que tenho a informação foi manuscrita (não maquinada)
Fran Membro AAP
Assunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são? Ter Jun 05 2012, 22:32
fjbl escreveu:
Ok, a edição parece ser a mesma, mas o folheto é diferente, e qual é a matriz desse? Essa informação está no dead wax (espaço entre a última faixa e o rótulo). No exemplar que tenho a informação foi manuscrita (não maquinada)
Há bocado não via as Matrix, porque estava sem as lunetas ... mas fónix, já nem com os óculos de ver ao perto, esta m*&da vai ... teve de ser de óculos e lupa Manuscrita : Side 1 RS 1002 A-3E
Side 2 RS 1002 B-3E
Reparei também, que o livreto diz USA (daí a razão das 4 folhas), ou seja, devo ter enfiado o barrete (eu não, mas quem comprou o disco e me ofereceu)
Mas a capa, não é gatefold, e não vejo (nem com óculos+lupa) " by Shorewood Packing", diz sim Printed In England by Robert Stace, bem como Also Available on Cassette PK11670, Cartridge P8S11670
fjbl Membro AAP
Assunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são? Ter Jun 05 2012, 23:26
Assim, a edição será UK pelo nº de catálogo, mas numa prensagem posterior (atendendo á normal lógica da numeração dos laquers), mas não muito, pois creio que os orange label só perduraram até 75, a capa foi definitivamente fabricada no UK (R. Stacey) e quanto ao folheto pode ser simples a explicação, uma troca, ou mais provavelmente contenção de custos ... (época do choque petrolífero, do dinaflex e vinil reciclado)..... incorporaram nessa prensagem sobras gráficas da edição USA. A matriz das bolachas é como o BI, se tiver muita informação podemos saber muita coisa sobre aquele exemplar de vinil. A coisa pode parecer um bocado paranóica, mas é como desdobrar uma arvore genealógica e no processo e pesquisa descobrem-se histórias interessantes do mundo analógico e por arrasto do mundo musical.
Assunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são? Qua Jun 06 2012, 11:56
fjbl escreveu:
A coisa pode parecer um bocado paranóica, mas é como desdobrar uma arvore genealógica e no processo e pesquisa descobrem-se histórias interessantes do mundo analógico e por arrasto do mundo musical.
Bonito resumo da coisa.
fjbl Membro AAP
Assunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são? Sáb Jun 09 2012, 23:28
PETE TOWNSHEND - EMPTY GLASS ATCO RECORDS K506999 SD 32-100 UK 80
Matriz; K 506999 A1 tinton cbs k 506999 B1 ty cbs
Terceiro trabalho a solo de Pete Townshend gravado para a editora americana Atco, pelo que a 1ª prensagem e edição original é USA e foi masterizada por Ted Jansen na Sterling Sound. A edição Uk nesse aspecto é diferente, foi masterizada na CBS UK por Tim Young (tinton, ty). Capa simples, capa interior em papel grosso e a edição vem acompanhada por um poster que replica a capa do album.
fjbl Membro AAP
Assunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são? Qua Jun 13 2012, 01:08
YES - RELAYER ATLANTIC RECORDS K50096 1974 UK
MATRIZ; K50096 A1 PECKO K50096 B1 PORKY
A 1º prensagem é um "Porky prime cut", masterização e cut do vinil por George Peckham. A capa é dupla, ilustração de Roger Dean, impressa por Shorewood Packaging Lda. A capa interior com as líricas é em cartão grosso levemente texturado e em tom castanho. Este chegou hoje pelo correio, a parte gráfica está impecável e o vinil tem bom aspecto mas a prova de fogo (lavagem e audição) fica para amanhã.
Assunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são? Qua Jun 13 2012, 01:14
fjbl escreveu:
mas a prova de fogo (lavagem e audição) fica para amanhã.
Desejo-te sorte para a prova de fogo e que esteja impecável.
stardrake Membro AAP
Mensagens : 679 Data de inscrição : 29/01/2012 Localização : Cascais
Assunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são? Qua Jun 13 2012, 01:34
fjbl escreveu:
YES - RELAYER ATLANTIC RECORDS K50096 1974 UK
MATRIZ; K50096 A1 PECKO K50096 B1 PORKY
A 1º prensagem é um "Porky prime cut", masterização e cut do vinil por George Peckham. A capa é dupla, ilustração de Roger Dean, impressa por Shorewood Packaging Lda. A capa interior com as líricas é em cartão grosso levemente texturado e em tom castanho. Este chegou hoje pelo correio, a parte gráfica está impecável e o vinil tem bom aspecto mas a prova de fogo (lavagem e audição) fica para amanhã.
Tenho um igual,mas prensagem alemã, com 38 anos de idade,estado como novo(disco e capas) comprado por mim em UK. Se for caso disso amanhã ponho os respectivos elementos.
Mário
fjbl Membro AAP
Assunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são? Qua Jun 13 2012, 02:05
Tenho um igual,mas prensagem alemã, com 38 anos de idade,estado como novo(disco e capas) comprado por mim em UK. Se for caso disso amanhã ponho os respectivos elementos.
Mário[/quote]
As prensagens alemãs também costumam ser óptimas, por acaso gostava de saber o que está nas matrizes dessas bolachas....se puder.
stardrake Membro AAP
Assunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são? Qua Jun 13 2012, 13:11
fjbl escreveu:
Mário
As prensagens alemãs também costumam ser óptimas, por acaso gostava de saber o que está nas matrizes dessas bolachas....se puder. [/quote]
Não sendo colecionador, nem entendido na matéria, objecto deste tópico, postarei os elementos que achar relevantes; se não forem conclusivos agradeço que o fjbl me indique quais devo postar:
Nas capas e na sleeve de cartão ATL 50096 WE 341 Stereo K50096 and 1974 tapes by Genaro Rippo Made in Germany by WEA Musik GmbH
Nas bolachas:
Lado 1-WEA-50096-A2 X PF 48 Lado 2-R/S Alsdorf 50096 B2 STRAWBERRY (C) Rúbrica ilegível D na etiqueta central:K50096 A e B Em tudo o resto,incluindo os materiais, confere com a sua descrição.
Mário
fjbl Membro AAP
Assunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são? Qua Jun 13 2012, 20:22
Tendo em conta as matrizes e com o pouco que sei é possível determinar o seguinte; A prensagem é alemã (tal como a edição) e foi fabricado na Record Service Alsdorf. Pela matriz do lado B ficamos a saber que nesse caso a masterização é da Strawberry Studios, Londres. O lado A é mais complicado, o PF poderá ajudar, mas não sei o que significa. Se o album foi aquirido perto do ano de edição, (74), o facto dos laquers serem A2 B2 é um pouco estranho, mas pode ter acontecido que os A1 B1 não tenham sido aprovados para edição ou façam parte de alguma prensagem limitada.
Assunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são? Qua Jun 13 2012, 20:46
fjbl escreveu:
Tendo em conta as matrizes e com o pouco que sei é possível determinar o seguinte; A prensagem é alemã (tal como a edição) e foi fabricado na Record Service Alsdorf. Pela matriz do lado B ficamos a saber que nesse caso a masterização é da Strawberry Studios, Londres. O lado A é mais complicado, o PF poderá ajudar, mas não sei o que significa. Se o album foi aquirido perto do ano de edição, (74), o facto dos laquers serem A2 B2 é um pouco estranho, mas pode ter acontecido que os A1 B1 não tenham sido aprovados para edição ou façam parte de alguma prensagem limitada.
Penso que se trata da segunda edição desse álbum na Alemanha. Será?
stardrake Membro AAP
Assunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são? Qua Jun 13 2012, 23:20
fjbl escreveu:
Este album,se a memória não me falha,terá sido comprado no virar de 74/75 através da COB RECORDS(envio por correio do País de Gales).
Fran Membro AAP
Assunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são? Qui Jun 14 2012, 10:44
stardrake escreveu:
fjbl escreveu:
Este album,se a memória não me falha,terá sido comprado no virar de 74/75 através da COB RECORDS(envio por correio do País de Gales).
Até que enfim que encontro alguém que também mandava vir discos da COB Records , em que se tinha de enviar o dinheiro dentro do envelope, e rezar para que não houvesse nenhum azar.
Grandes discos que mandei vir de lá, e penso ainda ter guardado em algum lado, aquelas listagens (catálogos) com letra miudinha, bem como a folha que se preenchia com os discos que queriamos comprar e com as opções de substituição, folha essa que ía dentro do envelope, a envolver o dinheiro, para que ninguém pudesse vê-lo, ou pelo menos, pensava eu que fazendo dessa maneira, não se viam as notas.
A COB ainda existe, mas para mim, está muito, mas mesmo muito, mázinha
http://www.cobrecords.com/
stardrake Membro AAP
Assunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são? Qui Jun 14 2012, 12:35
[quote="Fran"]
stardrake escreveu:
fjbl escreveu:
Até que enfim que encontro alguém que também mandava vir discos da COB Records , em que se tinha de enviar o dinheiro dentro do envelope, e rezar para que não houvesse nenhum azar.
Grandes discos que mandei vir de lá, e penso ainda ter guardado em algum lado, aquelas listagens (catálogos) com letra miudinha, bem como a folha que se preenchia com os discos que queriamos comprar e com as opções de substituição, folha essa que ía dentro do envelope, a envolver o dinheiro, para que ninguém pudesse vê-lo, ou pelo menos, pensava eu que fazendo dessa maneira, não se viam as notas.
Já tinha reparado que,num outro post,tinhas feito referência à Cob Records. Na ultima mudança de casa(em 2008)encontrei catálogos da Cob datados de 1981. Vou digitalizar e postar aqui, a título de exemplo. Era ,na altura, a única forma de adquirir certos títulos que não era expectável serem postos em venda em Portugal. Nessa altura, cheguei a ter um acervo de cerca de 2 500 LP´s todos em audição, isto é:não se tratava de colecionar mas sim de usufruir, até porque era sócio de uma discoteca e DJ residente. Mais tarde,aquando do fecho forçado da mesma, fiquei apenas com cerca de 150,sendo que os restantes ficaram na posse do meu sócio que ainda hoje os têm em plena forma . Recordar é viver
Mário
Fran Membro AAP
Assunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são? Qui Jun 14 2012, 13:22
[quote="stardrake"]
Fran escreveu:
stardrake escreveu:
fjbl escreveu:
Já tinha reparado que,num outro post,tinhas feito referência à Cob Records. Na ultima mudança de casa(em 2008)encontrei catálogos da Cob datados de 1981. Vou digitalizar e postar aqui, a título de exemplo. Era ,na altura, a única forma de adquirir certos títulos que não era expectável serem postos em venda em Portugal. Nessa altura, cheguei a ter um acervo de cerca de 2 500 LP´s todos em audição, isto é:não se tratava de colecionar mas sim de usufruir, até porque era sócio de uma discoteca e DJ residente. Mais tarde,aquando do fecho forçado da mesma, fiquei apenas com cerca de 150,sendo que os restantes ficaram na posse do meu sócio que ainda hoje os têm em plena forma . Recordar é viver
Mário
Ok, seria porreiro postares então uma ou duas folhas dum catálogo qq que ainda tenhas aí por casa ... e ainda tens uma "ficha/folha de encomenda"?
Sem duvida, um tipo tinha de fazer pela vida, e a COB, era uma das poucas opções (mais tarde, pessoal "mais velho", ainda me falou da Tandy's Records ... conheceste? Eu não cheguei a conhecer, já que em meados dos anos 70, era muito puto) ... a outra opção, era a velhinha Discoteca do Carmo, com cenas de importação, muito boas, mas muito caras.
Eh pá, isso de ser-se sócio de uma discoteca e DJ, possibilita um gajo ter discos (e conhecimentos sobre bandas) a dar com um pau, e tenho pena de nunca ter tido essa oportunidade (veja-se o forista Mr. Groove, a quantidade de LPs que tem, muitos deles deduzo eu que sejam trocas com donos de outras labels, por esse mundo forma, incluíndo "ofertas" feitas por bandas ... quem me dera )
Ok, um abraço, Francisco
PS : até há muito pouco tempo atrás, tinha guardado a embalagem de cartão, da minha primeira encomenda feita na COB (1980), pois nunca tinha visto nenhuma e tinha decidido guardá-la
Ulrich Membro AAP
Mensagens : 4947 Data de inscrição : 06/10/2011 Idade : 46 Localização : Aveiro
Assunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são? Qui Jun 14 2012, 13:41
Fran escreveu:
tenho pena de nunca ter tido essa oportunidade (veja-se o forista Mr. Groove, a quantidade de LPs que tem, muitos deles deduzo eu que sejam trocas com donos de outras labels, por esse mundo forma, incluíndo "ofertas" feitas por bandas ... quem me dera )
Se tu fosses Sócio de uma Disco, a única coisa que lá tocaria era o rádio...
... levavas as bolachas todas para casa...
Fran Membro AAP
Assunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são? Qui Jun 14 2012, 14:10
Ulrich escreveu:
Fran escreveu:
tenho pena de nunca ter tido essa oportunidade (veja-se o forista Mr. Groove, a quantidade de LPs que tem, muitos deles deduzo eu que sejam trocas com donos de outras labels, por esse mundo forma, incluíndo "ofertas" feitas por bandas ... quem me dera )
Nem me digas nada, pois confesso-te que ainda tenho dois sonhos :
- ter uma discoteca (ou ser sócio) de venda de vinil ; - pôr música num sitio onde se possa estar a beber um copo e a conversar ;
O 2º, é o meu grande SONHO
Ulrich Membro AAP
Mensagens : 4947 Data de inscrição : 06/10/2011 Idade : 46 Localização : Aveiro
Assunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são? Qui Jun 14 2012, 14:42
Fran escreveu:
Ulrich escreveu:
Fran escreveu:
Nem me digas nada, pois confesso-te que ainda tenho dois sonhos :
- ter uma discoteca (ou ser sócio) de venda de vinil ; - pôr música num sitio onde se possa estar a beber um copo e a conversar ;
O 2º, é o meu grande SONHO
Quem sabe um dia não estarei nesse sítio a bebericar ao som das bolachas recém Knosteadas
stardrake Membro AAP
Assunto: Catálogo CobRecords Qui Jun 14 2012, 15:38
Ora aqui vão digitalizações de um exemplar de Setembro de 1981.Dado que as folhas são maiores que A4 fiz cortes na tentativa de não se perder o formato geral.Estão em imagem e espero que se vejam bem. Se o Fran quiser os originais do scan posso enviar por mail, pois aimagem pode ser aumentada para se verem claramente os textos.
Capa inicial
Nota de encomenda,frente e verso
Acessórios(Mostrei noutro post uma maquineta para emendar/alongar fitas de K7 e reel que, lembrei-me agora,foi comprado aqui)
1ª página dos LP's novos em stock(promoções àparte)
Lançamentos do mês de Setembro 1981
Só por curiosidade eu era o user 1082.Quanto à Tandy também comprei discos através deles,vou tentar ver se encontro alguma coisa Abraço
Mário
Fran Membro AAP
Assunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são? Qui Jun 14 2012, 16:18
stardrake escreveu:
Ora aqui vão digitalizações de um exemplar de Setembro de 1981.Dado que as folhas são maiores que A4 fiz cortes na tentativa de não se perder o formato geral.Estão em imagem e espero que se vejam bem. Se o Fran quiser os originais do scan posso enviar por mail, pois aimagem pode ser aumentada para se verem claramente os textos.
Capa inicial
Nota de encomenda,frente e verso
Acessórios(Mostrei noutro post uma maquineta para emendar/alongar fitas de K7 e reel que, lembrei-me agora,foi comprado aqui)
1ª página dos LP's novos em stock(promoções àparte)
Lançamentos do mês de Setembro 1981
Só por curiosidade eu era o user 1082.Quanto à Tandy também comprei discos através deles,vou tentar ver se encontro alguma coisa Abraço
Mário
Ora aí estão elas , sim senhor, com o dragãozinho A morada, é que me lembro que era grande com'ó cacete, como se pode ver, e para quem não sabia inglês como eu, era um martirio ter de a escrever toda
Eh pá, numero de sócio, é que eu penso que não tinha (já namelembra ).
Não fazia ideia era dessa cena dos acessórios.
Thanks Mário, belos "recuerdos" que me deste agora ... abraço, Francisco
PS : não vale a pena escanear os originais, era só para dar um "cheirinho" PS' : que gozo e adrenalina, tinhamos nesse tempo ... hoje em dia, é tudo muito mais fácil, à distância de um click (processo nada "vintage" e analógico, diga-se de passagem)
fjbl Membro AAP
Assunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são? Qui Jul 26 2012, 00:36
FELT – BUBBLEGUM PERFUME CREATION RECORDS CRELP 069 UK 90
Matriz; CRE LP 069 A1 MPO PORKY PRIME CUT CRE LP 069 B1 MPO PORKY PRIME CUT
Mais um em que a 1º prensagem é um "Porky prime cut", masterização e cut do vinil por George Peckham. A capa é simples em cartão laminado, a capa interior também em cartão tem a indicação “artwork by Shangay packaging company”. Os rótulos das bolachas são em verde e cor de rosa. Na matriz consta MPO que por princípio significa “Moulages et plastiques de lóuest”, pelo que a prensagem foi feita por este grupo francês. Acho que esta edição foi a única em vinil e é uma compilação dos álbuns da banda editados pela Creation. Os FELT foram mais uma das muitas bandas britânicas de rock alternativo nascidas do pós-punk dos anos oitenta e embora nunca tenham alcançado os píncaros da fama produziram algumas fantásticas pérolas musicais. Curioso é o facto da banda (premeditadamente, segundo o seu líder) ter produzido numa década 10 álbuns e 10 singles
[youtube][/youtube]
[youtube][/youtube]
Fran Membro AAP
Assunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são? Qui Jul 26 2012, 10:45
Conheço uns Felt, mas não são esses ... são estes (anos 60/70) -> http://rateyourmusic.com/artist/felt_f1
fjbl Membro AAP
Assunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são? Ter Jul 31 2012, 23:53
CHARLATANS – SOME FRIENDLY SITUATION TWO SITU 30 UK 1990
MATRIZ; SITU 30 A1 DAMONT SITU 30 B1 DAMONT
Capa simples em cartão, capa interior em papel grosso com fotografias da banda, rótulos dos discos com o mesmo tipo de grafia da capa. Não sei quem masterizou e fez o corte de vinil mas de acordo com a matriz o álbum foi prensado na DAMONT AUDIO LTD, UK.
Este é o 1º álbum de originais dos Charlatans banda britânica situada na área do rock alternativo, psicadelismo e dance music. A banda é bastante conotada com o chamado movimento de “Madchester”, criado â volta da discoteca “The Hacienda” , e do qual também fizeram parte, por exemplo; The Stone Roses, Happy Mondays, Inspiral Carpets, 808 State, James e A Guy Called Gerald.
[youtube][/youtube]
[youtube][/youtube]
Fran Membro AAP
Assunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são? Qua Ago 01 2012, 11:04
fjbl escreveu:
CHARLATANS – SOME FRIENDLY SITUATION TWO SITU 30 UK 1990
MATRIZ; SITU 30 A1 DAMONT SITU 30 B1 DAMONT
Capa simples em cartão, capa interior em papel grosso com fotografias da banda, rótulos dos discos com o mesmo tipo de grafia da capa. Não sei quem masterizou e fez o corte de vinil mas de acordo com a matriz o álbum foi prensado na DAMONT AUDIO LTD, UK.
Este é o 1º álbum de originais dos Charlatans banda britânica situada na área do rock alternativo, psicadelismo e dance music. A banda é bastante conotada com o chamado movimento de “Madchester”, criado â volta da discoteca “The Hacienda” , e do qual também fizeram parte, por exemplo; The Stone Roses, Happy Mondays, Inspiral Carpets, 808 State, James e A Guy Called Gerald.
[youtube][/youtube]
[youtube][/youtube]
Just a point, não confundir com os The Charlatans do rock psicadélico de São Francisco (anos 60)
Fran Membro AAP
Assunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são? Ter Ago 07 2012, 16:17
Boas, Uma curiosidade, que ao fim e ao cabo, encaixa-se neste tópico, já que é uma 1ª edição.
Como ando a tentar arrumar os meus 45rpm, deparei-me com este disco de 45rpm, saído em 1965, cuja curiosidade é o facto de além de ter um inner sleeve em papel ("à maneira") e do respectivo em plástico, o mesmo já trazia alguma propaganda musical (este tipo de publicidade, começou a ser comum nos LPs, mas nos 45rpm, era muito raro ver-se). Abçs
fjbl Membro AAP
Assunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são? Qua Ago 08 2012, 23:10
BOSTON – S/T EPIC S EPC 81611 UK 1976
Matrizes; EPC S 81611 A1 / EPC S 81611 B1
Capa simples “ by Shorewood Packaging co. Lda”, rótulos cor de laranja e a capa branca interior é a típica patente nº….. A 1ª prensagem original é USA e foi masterizada na Capital Records por Wally Traugott que assinou as bolachas com “Wally”. A matriz inglesa não tem qualquer mais informação além da descrita pelo que ficamos na dúvida da masterização utilizada e de quem realizou o “cut”. Os americanos consideram este álbum como um clássico do estilo e obviamente teve um grande sucesso , vendeu massivamente e é considerado como o seu trabalho mais relevante. Sinceramente tenho ideia que o sucesso não foi assim tão fulgurante na Europa, pelo menos a mim passaram quase despercebidos, com excepção ao “More than a feelling” que foi um hit galáctico. Aliás sempre pensei que os Boston eram mais uma daquelas bandas de meados dos anos oitenta com rapaziada de cabelos louros compridos e guitarradas desenfreadas que infestaram a Costa Oeste dos USA, mas não…! são anteriores e a fazer fé na contracapa dois têm corte à “manjerico”, um parece latino ,outro simplesmente anglo-saxónico e o que sobra é irmão gémeo do Roger Watters. A rapaziada loura é que bebeu daqui muita coisa.
[youtube][/youtube]
fjbl Membro AAP
Assunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são? Ter Ago 14 2012, 17:04
PHIL COLLINS – FACE VALUE VIRGIN RECORDS V2185 UK 1981
MATRIZ; V2185 A1U / V2185 B1U
Esta 1ª prensagem (A1U, B1U) tem capa dupla em cartão grosso com acabamento mate, rótulos brancos, tal como a capa interior. A informação das matrizes é muito parca, nos créditos a indicação é de que a masterização foi da Sterling Sound, NY. Primeiro trabalho a solo do então vocalista dos “Genesis” banda já transformada numa máquina de produção de música pop e muito longe da fantástica banda de rock progressivo que brilhou nos anos setenta. Bem, Collins não é decididamente um dos meus músicos preferidos e este é único trabalho que tenho. Para mim os Genesis acabaram com a saída de Gabriel, mas ainda dou de borla o Trick… e o Wind . A carreira a solo de Collins foi um fantástico sucesso comercial…. mas…
Jorge Ferreira Membro AAP
Mensagens : 3386 Data de inscrição : 05/11/2011 Idade : 56 Localização : Palmela
Assunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são? Ter Ago 14 2012, 17:34
Boas, apesar de ser referenciado muitas vezes como tendo sido remisturado na Sterling Sound (inclusivé na capa do disco), consta que o remastering que Phil Collins aprovou para a release nos U.S.A. foi remisturado pelo Michael Reese (The Mastering Lab). Foi feita uma test pressing na Sterling mas nunca foi lançada, apesar de ser essa a que estava prevista e que é mencionada erradamente nas capas desse disco.
Para a UK release também foi feito um remastering por lan Cooper da Townhouse (apesar de também se referir Sterling na capa).
Verifica se no run-off do vinil está inscrito TML (Michael Reese, The Mastering Lab) ou se tem TOWNHOUSE (lan Cooper, the Townhouse).
Dizem que algumas prensagens ainda foram feitas com um lado TML e o outro lado TOWNHOUSE
just my two cents...
afonso Membro AAP
Assunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são? Ter Ago 14 2012, 19:44
Primeira edição do primeiro 12" do U2, " U2-3" , mas a segunda impressão. ( 2nd printing )
http://www.u2-3.com/about/
Fran Membro AAP
Assunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são? Ter Ago 14 2012, 20:12
afonso escreveu:
Primeira edição do primeiro 12" do U2, " U2-3" , mas a segunda impressão. ( 2nd printing )
http://www.u2-3.com/about/
Hein?!
fjbl Membro AAP
Assunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são? Ter Ago 14 2012, 23:50
Jorge Ferreira escreveu:
Boas, apesar de ser referenciado muitas vezes como tendo sido remisturado na Sterling Sound (inclusivé na capa do disco), consta que o remastering que Phil Collins aprovou para a release nos U.S.A. foi remisturado pelo Michael Reese (The Mastering Lab). Foi feita uma test pressing na Sterling mas nunca foi lançada, apesar de ser essa a que estava prevista e que é mencionada erradamente nas capas desse disco.
Para a UK release também foi feito um remastering por lan Cooper da Townhouse (apesar de também se referir Sterling na capa).
Verifica se no run-off do vinil está inscrito TML (Michael Reese, The Mastering Lab) ou se tem TOWNHOUSE (lan Cooper, the Townhouse).
Dizem que algumas prensagens ainda foram feitas com um lado TML e o outro lado TOWNHOUSE
just my two cents...
Excelente informação que desconhecia...
Infelizmente as matrizes também não vão esclarecer a questão levantada acerca da masterização utilizada. Lado A; V 2185 A1U 1 4 1 lado B; V 2185 B1U 1 8 1
As inscrisões foram todas feitas com máquina ou algum tipo de punção e ãlém da indicação descrita não há mais nenhuma informação. Normalmente quaquer uma das 3 casas citadas costuma " assinar" as bolachas... pelo que... não faço a minima ideia.
Mensagens : 3386 Data de inscrição : 05/11/2011 Idade : 56 Localização : Palmela
Assunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são? Qua Ago 15 2012, 08:43
fjbl escreveu:
Jorge Ferreira escreveu:
just my two cents...
Excelente informação que desconhecia...
Infelizmente as matrizes também não vão esclarecer a questão levantada acerca da masterização utilizada. Lado A; V 2185 A1U 1 4 1 lado B; V 2185 B1U 1 8 1
As inscrisões foram todas feitas com máquina ou algum tipo de punção e ãlém da indicação descrita não há mais nenhuma informação. Normalmente quaquer uma das 3 casas citadas costuma " assinar" as bolachas... pelo que... não faço a minima ideia.
Mas não tem mais nada gravado no vinil além das inscrições da Matriz ?
fjbl Membro AAP
Assunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são? Qua Ago 15 2012, 13:05
Exactamente; além do laquer, mother e stampers o resto do run out groove é tal e qual uma virgem imaculada. Consultando a base de dados do discogs a única edição UK da época é esta V 2185. Curiosamente na mesma base aparecem edições alemãs com a indicação Strawberry, ou seja, mais uma master-house para ajudar na confusão. Tem um exemplar? Qual a matriz? Poderá este exemplar ser uma edição de promoção?
Assunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são? Qua Ago 15 2012, 13:18
fjbl escreveu:
Exactamente; além do laquer, mother e stampers o resto do run out groove é tal e qual uma virgem imaculada. Consultando a base de dados do discogs a única edição UK da época é esta V 2185. Curiosamente na mesma base aparecem edições alemãs com a indicação Strawberry, ou seja, mais uma master-house para ajudar na confusão. Tem um exemplar? Qual a matriz? Poderá este exemplar ser uma edição de promoção?
Não tenho nenhum exemplar de momento, mas a tua deve ser realmente a edição original Inglesa tal como disseste no inicio.
Conteúdo patrocinado
Assunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são?