Existem duas edições UK, mesmo nº catalogo, ambas com indição A1 B1 na matriz, mas uma delas não tem “strawberry”. Esta tem, mas enfim não tenho a certeza absoluta que esta é a 1ª prensagem. Não vejo qualquer assinatura do masterizador. Capa simples, a capa interior é a normal de papel branco, acho que existe um folheto interior, mas não o tenho. Os rótulos são em tom creme.
Na contra capa, o autor descreve as suas raizes musicais, e sobretudo os motivos que o inspiraram na criação do trabalho. O texto é um pouco extenso mas há uma ou duas frases que me parecem esclarecedoras.
“Interviewers have often asked me to describe my style of playing, it has proved difficult. Perhaps Primitive Guitars provides a clearer explanation. It may also answer those who have queried an apparent absence of guitar on some of the records in which I have been involved. Among my abiding interests has been the possibility of making a guitar sounds as unlike a guitar as possible."
Um guitarrista pouco convencional, brilhante, e um pouco esquecido. Vale a pena explorar.
fjbl Membro AAP
Mensagens : 420 Data de inscrição : 25/11/2011 Idade : 62 Localização : Massamá
Assunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são? Sex Abr 15 2016, 22:56
ARGENT IN DEEP
EPIC EPC 65475 UK 1973
MATRIZ: S EPC 65475 A1 PECKO / S EPC 65475 B1 PORKY
Edição original e provavelmente 1ª prensagem. Masterização de George Peckham (Porky, Pecko) renomado engenheiro Britânico. Pelo que apurei existem duas edições muito similares, a descrita (Porky prime cut) e uma outra também com laquers A1 B1, ao que parece sem qualquer assinatura e com os rótulos em amarelo em vez do laranja da edição descrita. A cor dos rótulos poderia ajudar, mas após a consulta do link http://www.cvinyl.com/labelguides/epic.php verifiquei que os rótulos coexistiram temporalmente e assim... é muito difícil aferir qual é a 1º prensagem. Capa dupla, em tons de azul, por Shorewood Packaging Co Lda, a capa interior é a tipica branca, British Patent, rotulos em cor laranja.
Ora aqui está um belíssimo album de uma banda algo esquecida, um excelente punhado de canções, com um som muito tipico dos anos setenta, desta banda de Rod Argent ( Zombies) e Russ Ballard. Curiosamente o tema mais conhecido deste album (longe de ser o melhor) seria uma canção icónica nos concertos ao vivo dos ... Kiss.
fjbl Membro AAP
Mensagens : 420 Data de inscrição : 25/11/2011 Idade : 62 Localização : Massamá
Assunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são? Sáb Abr 16 2016, 22:11
BLOOD SWEAT & TEARS CLASSIC B,S&T
CBS 31824 1980 UK
MATRIZ; CBS S 31824 A1 / CBS S 31824 B1
Edicão UK, 1ª prensagem desta compilação desta banda Norte Americana. A matriz não tem qualquer informação adicional.
Capa simples em tom creme, por Shorewood Packaging, a capa interior é a tipica branca patent nº. Os rótulos são os CBS usais para época em amarelo/laranja.
Adquiri este album apenas para completar uma encomenda postal, não sou própriamente um grande fã dos B,S&T, mas o album é agradavél e a gravação de boa qualidade. Havia outras escolhas, mas o que me levou a preferir este foi um fantástico “blues” saído da magia de Al Kooper, a alma o sentimento, o orgão, a secção de sopros, o solo de guitarra, bem... eu deixo o link do youtube... é fabuloso... para mim claro.
E já agora que tal este outro de Robin Trower, fora da época classica...2003.
fjbl Membro AAP
Mensagens : 420 Data de inscrição : 25/11/2011 Idade : 62 Localização : Massamá
Assunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são? Ter Abr 19 2016, 22:51
ROD ARGENT MOVING HOME
MCA RECORDS MCF 2854 UK 1979
MATRIZ: MCF 2854 A-1U TRIDENT / MCF 2854 B-1U
Edição original UK, 1ª prensagem, do primeiro trabalho a solo do músico Rod Argent (Zombies, Argent). O folheto interior atribui a masterização a Ray Staff, que não assina as bolachas, mas que nesta altura era engenheiro nos Trident Studios, empresa Britânica de gravação e masterização.
Capa simples, capa interior em vermelho, rótulos em preto e arco - iris.
O album conta com a participação musical de Gary Moore e Phil Collins.
fjbl Membro AAP
Mensagens : 420 Data de inscrição : 25/11/2011 Idade : 62 Localização : Massamá
Assunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são? Sex maio 27 2016, 23:05
Um familiar meu anda em processo de mudança, já sabem como é, mais um par de braços dá sempre jeito. Preparar, empacotar, e por fim alancar com os móveis faz parte do aperitivo para o almoço. No meio da missão lá apareceu uma centena e pouco de vinil, esquecidos, relegados para um canto escuro e húmido, abandonados ao pó e aos empenos... destino, contentor do lixo. Assim sem mais nem menos pareceu-me excessivo, serem condenados sem direito de defesa, vieram para casa em liberdade condicional, mas sem grandes expectativas, o aspecto das capas e do vinil, a falta de muitas capas interiores e inclusive a panóplia musical não dão grandes esperanças. Alguma música Portuguesa (o que é bom) muita Brasileira (mais ou menos), algum rock clássico (que já tenho em muito melhor condição) e sobretudo muitas compilações, super êxitos, super isto e super aquilo, enfim a grande maioria tem o destino traçado, principalmente porque ao experimentar um ou outro verifiquei que são autênticas fritadeiras industriais. Bom, mas vamos ao que interessa para este tópico, aparece sempre uma pérola, neste caso talvez de Maiorca, a capa tendo em conta a edição até que não está má de todo, a lombada está rota, o papel amarelecido, mas está inteira, o que tendo em conta as circunstâncias é um êxito. O rótulos estão impecáveis. O vinil, bem...à primeira, após ligeira limpeza pensei; lixo. Mas insisti, tenho uma maquineta auto-construída que lava e aspira, uma vez, duas ,três e melhorou muitíssimo, enfim, ficou no limite do tolerável nas passagens mais silenciosas. Mas do que é que estamos a falar? Aqui vai.
JETHRO TULL THICK AS BRICK
CHRYSALIS CHR 1003 UK 1972
MATRIZ; CHR 1003 A-3U PORKY CHR 1003 B-2U PECKO
Original, edição UK, primeira prensagem, ou melhor primeiros stampers, na medida que houve duas prensagens com os mesmos stampers, com ligeiras alterações dos rótulos e capa. É um “porky prime cut”, masterização e corte de vinil por George Peckham. A capa é muito peculiar, é um jornal. Os rótulos são verde ervilha. Musicalmente todos conhecem, é um dos grandes clássicos do Prog-rock.
Ferpina Membro AAP
Mensagens : 10767 Data de inscrição : 07/07/2010 Idade : 69 Localização : Assado - Perú
Assunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são? Sáb maio 28 2016, 00:22
Parabéns pela aquisição Também tenho essa edição, devidamente preservada e sem sair da capa plástica Últimamente esta edição começa a andar por valores proibitivos desde que em "mint" ou "near mint". Tenho uma reedição tuga da Edisom Chrysalis 615221 de 1977 com uma capa normalíssima (sem ser o jornal) para ouvir de vez em quando.
_________________
fjbl Membro AAP
Mensagens : 420 Data de inscrição : 25/11/2011 Idade : 62 Localização : Massamá
Assunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são? Sáb maio 28 2016, 16:20
Ferpina escreveu:
Parabéns pela aquisição Também tenho essa edição, devidamente preservada e sem sair da capa plástica Últimamente esta edição começa a andar por valores proibitivos desde que em "mint" ou "near mint". Tenho uma reedição tuga da Edisom Chrysalis 615221 de 1977 com uma capa normalíssima (sem ser o jornal) para ouvir de vez em quando.
Nesse caso, já sabe, quando fizer uma mudança. E nem sequer fico com o espólio total. Digamos que escolho...uns dez.
PS; Tenho boa experiência em mudanças.
fjbl Membro AAP
Mensagens : 420 Data de inscrição : 25/11/2011 Idade : 62 Localização : Massamá
Assunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são? Dom Jun 19 2016, 00:12
McGUINN, CLARK & HILLMAN
CAPITOL RECORDS USA 1979
MATRIZ: SW-1-11910 F2 MASTERED BY CAPITOL Wally SW-2 11910 F2 MASTERED BY CAPITOL Wally
Edição original, USA. Em termos de prensagem é muito difícil definir prioridades, na medida em que é normal, e este caso não é excepcão, haver prensagens simultâneas em fábricas diferentes. Na matriz aparece o simbolo estilizado de uma carabina Winchester, mais parecido a um “copo deitado” o que significa que a prensagem foi realizada na fabrica da Capitol de Winchester , Virginia. Existem outras prensagens, por exemplo, da fábrica situada em L A . No entanto neste caso esse facto é irrelevante, na medida em que o “cut” e masterização foi da responsabilidade de Wally Traugott, que assina as bolachas com “wally”.
Capa simples, folheto interior, rótulos da Capitol num tom entre o roxo e o bordeaux. Penso que terá tudo sido executado pela Capitol.
Três membros originais dos Byrds, a sonoridade é tipicamente Norte Americana, não sei bem explicar essa sensação, mas após alguns breves momentos de audição a identificação com um tipo de sonoridade que remete para os USA é total. Talvez sejam os apontamentos de Country-Music e Bluegrass. O album é interessante e a sonoridade muito competente. Um belíssimo exemplar de vinil.
Ainda não é desta que ganhamos. Mas hoje gostei muito mais do jogo, tivemos mais atitude e qualidade. Acho sinceramente que hoje a Austria esgotou a sorte toda, não sobrou nenhuma para nós.
António José da Silva Membro AAP
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
Assunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são? Dom Jun 19 2016, 18:25
Não conheço, vou espreitar.
_________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince
If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...
The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte
Denon DL-103R Membro AAP
Mensagens : 298 Data de inscrição : 27/11/2015 Idade : 43 Localização : Madrid
Assunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são? Seg Jun 20 2016, 00:01
Comprei-o em Belém do Pará mas por aqui pelo Brasil o pessoal não cuida muito bem dos discos nem das capas, avalio ambos apenas como G/G. Levei-o a lavagem e talvez o disco possa ter um upgrade para VG mas tenho que escutar novamente com mais atenção. Se não evoluir considero arranjar outra cópia, é para mim dos melhores álbuns do "Chico".
fjbl Membro AAP
Mensagens : 420 Data de inscrição : 25/11/2011 Idade : 62 Localização : Massamá
Assunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são? Qui Jun 23 2016, 01:00
JEAN MICHEL JARRE LES CHANTS MAGNETIQUES
DISQUES DREYFUS FDM 18108 FR 1981
MATRIZ; Y.D. J.M.JARRE A F25 81 5 FDM 18108 A F 25 Y.D. J.M.JARRE B F25 81 5 FDM 18108 B F 25
Edição original Francesa. Não compreendo muito bem a lógica da matriz desta editora,pelo que não tenho a certeza absoluta que esta é a 1ª prensagem, mas tendo em conta que a “bolacha” está assinada pelo “master cut” Yves Delauney ( YD), não me parece que esse facto seja relevante.
Capa simples, de boa qualidade e belo efeito gráfico, bolsa interior também em cartão de boa qualidade. Os rótulos são diferentes e interessantes. Acho que é a única edição francesa que tenho, e fico curioso de saber se as edições da época têm esta qualidade gráfica.
Jean M. Jarre, obviamente, não se reduz ao “ Oxygene”, mais um filão musical interessante para explorar.
Conteúdo patrocinado
Assunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são?