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 Primeiras edições, quem as tem, como são?

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Jorge Ferreira
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MensagemAssunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são?   Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 4 EmptyQua 15 Ago 2012 - 13:18

fjbl escreveu:
Exactamente; além do laquer, mother e stampers o resto do run out groove é tal e qual uma virgem imaculada.
Consultando a base de dados do discogs a única edição UK da época é esta V 2185. Curiosamente na mesma base aparecem edições alemãs com a indicação Strawberry, ou seja, mais uma master-house para ajudar na confusão.
Tem um exemplar? Qual a matriz? Poderá este exemplar ser uma edição de promoção?

Não tenho nenhum exemplar de momento, mas a tua deve ser realmente a edição original Inglesa tal como disseste no inicio.
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afonso
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MensagemAssunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são?   Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 4 EmptyQua 15 Ago 2012 - 20:11


Confesso que não entendo muito sobre primeiras edições.

Tenho vários discos com matriz 1a e 1b.

Tenho lá este disco


Song for my father - blue note blp 4185 1967

A matriz diz BLP 4185 A e BLP 4185 B

Será uma primeira edição.


http://www.discogs.com/Horace-Silver-Quintet-Song-For-My-Father/release/2019742
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afonso
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MensagemAssunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são?   Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 4 EmptyQua 15 Ago 2012 - 20:12



Será uma primeira edição ? Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 4 447836
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afonso
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MensagemAssunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são?   Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 4 EmptyQua 15 Ago 2012 - 20:15



O disco diz também ;

Blue note records - a division of Liberty REcords, inc.

33 1/3 microgroove long playing


Não diz nada se é stereo ou mono.
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afonso
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MensagemAssunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são?   Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 4 EmptyQua 15 Ago 2012 - 20:18



E diz também que é de 1967.
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Jorge Ferreira
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Jorge Ferreira


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MensagemAssunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são?   Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 4 EmptyQua 15 Ago 2012 - 20:49


Em relação aos blue notes só vendo muito bem a capa, os labels do disco e as inscrições no run-out do vinil.

Coloquei aqui à pouco tempo alguma informação e links que te podem ajudar :

Relativamente a Edições e Reedições Americanas feitas pela própria Blue Note, tem de se ver qual é a morada na contra capa, os labels do disco e as inscrições da matriz no vinyl, existem alguns links muito bons na net para estas informações como por exemplo estes:

http://kleene.ss.uci.edu/~rmay/Bluenote.html

http://londonjazzcollector.wordpress.com/record-labels-guide/labelography-2/the-blue-note-labels/

http://londonjazzcollector.wordpress.com/record-labels-guide/labelography-2/the-blue-note-addresses/


Mas algumas informações acerca do catálogo da Blue Note:

http://en.wikipedia.org/wiki/Blue_Note_Records_discography

http://www.jazzdisco.org/blue-note-records/


E para as reedições Japonesas da King Records e da TOSHIBA-EMI :

http://microgroove.jp/bluenote-jpn/
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afonso
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MensagemAssunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são?   Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 4 EmptyQua 15 Ago 2012 - 21:40



Excelente informação. Obrigadissimo.

Pelo que li é uma reedição do período 66-70 da divisão da Liberty que comprou a blue note em 66.

Acho que o original é de 1965.
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Fran
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MensagemAssunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são?   Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 4 EmptyQua 15 Ago 2012 - 21:50

Jorge Ferreira escreveu:

Em relação aos blue notes só vendo muito bem a capa, os labels do disco e as inscrições no run-out do vinil ...
Não sei se poderá ajudar, ou confundir ainda mais, mas aqui vai

http://ronpenndorf.com/labelography.html
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zaratustra
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MensagemAssunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são?   Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 4 EmptyQua 15 Ago 2012 - 21:51

Obrigado Jorge, links cinco estrelas.
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MensagemAssunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são?   Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 4 EmptyQua 15 Ago 2012 - 23:04


COIL – LOVE`S SECRET DOMAIN

TORSO RECORDS 33181 NL 1991

MATRIZ; 08 30411 20 1A1 TORSO 33181
08 30411 20 1B1 TORSO 3381

Banda Britânica baseada em Londres e que navega na área da electrónica experimental, ou se quisermos ser mais precisos no chamado rock industrial do qual também tive a minha dose (embora pequena), e este tipo de som não envelheceu bem para mim; sombrio, tenebroso e algo monótono. Acho que é a única edição em vinil e foi realizada pela editora independente Torso (Holandesa).
Capa simples, laminada com grafia psicadélica, capa interior com o mesmo tipo de grafia e letras douradas. Os rótulos seguem o mesmo tema das capas.
Quando fui ao discogs comparar dados verifiquei que pedem entre 60 e 90 Libras pelo álbum, se alguma ver decidir desfazer-me de algum vinil este certamente será dos primeiros a despachar.

Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 4 R-164803-1309628407
Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 4 R-164803-1309628437
Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 4 R-164803-1294583074
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Jorge Ferreira
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MensagemAssunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são?   Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 4 EmptyQua 15 Ago 2012 - 23:06

Fran escreveu:
Jorge Ferreira escreveu:

Em relação aos blue notes só vendo muito bem a capa, os labels do disco e as inscrições no run-out do vinil ...
Não sei se poderá ajudar, ou confundir ainda mais, mas aqui vai

http://ronpenndorf.com/labelography.html

Esse link também é muito bom sim senhor, nunca são demais...
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MensagemAssunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são?   Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 4 EmptyQua 15 Ago 2012 - 23:07

Jorge Ferreira escreveu:
Fran escreveu:
Jorge Ferreira escreveu:

Em relação aos blue notes só vendo muito bem a capa, os labels do disco e as inscrições no run-out do vinil ...
Não sei se poderá ajudar, ou confundir ainda mais, mas aqui vai

http://ronpenndorf.com/labelography.html

Esse link também é muito bom sim senhor, nunca são demais...
Thanks Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 4 22692 Jorge, mas é isso mesmo, nunca são demais Wink
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fjbl
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MensagemAssunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são?   Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 4 EmptySex 17 Ago 2012 - 23:02


THE WHO – WHO´S NEXT

Bem, pois… este é uma confusão danada para saber qual é a 1º prensagem da edição original. Assim sendo vou relatar tudo aquilo que consegui apanhar na “ rede” (resumidamente, espero) após a consulta de largas dezenas de páginas de fóruns onde alguns dos seus membros se dedicaram de forma exaustiva na procura da “absoluta verdade” A maior parte da informação veio do SH fórum, mas também do discogs, popsike assim como outros links a que o motor de busca me transportou.
O melhor é começar com o relato pessoal de S. Hoffman sobre as “ Original mixing master tapes” com um simples coopy-paste do respectivo fórum, embora o texto tenha tido como base questões acerca de diferentes masterizações digitais, é muito interessante a parte inicial, o resto fica apenas para não truncar o sentido do texto.

I capítulo (Master Tapes)

“I have written about this in such volume it could be published into a short book. Yet, here I am, writing it again.

I do have some info that I didn't have when I wrote this exact same thing last time though.

WHO'S NEXT master tape was sent to the USA and the Mastering Lab because the Who wanted them to cut the records. Why? Don't know but Pete ordered it (as I was told not that long ago). Decca didn't like it, they wouldn't have used that place, it was on the wrong side of the country for them. Nonetheless:

MASTER SENT TO MASTERING LAB, 1971. Mastering Lab cut FIRST set of WHO'S NEXT lacquers with this tape and made a simultaneous EQ/COMPRESSED CUTTING MASTER for all recuts. Even if you are lucky enough to get an original Mastering Lab cut (I've never seen one) the damage was done BEFORE the cutting. The top end was limited using a high freq. 15k limiter, the mids were sort of rolled off and the entire sound became sort of indistinct. This is the (charming, but not accurate) sound of the Decca, USA LP all through the years. The UK (so I've been told in the past year) received a tape copy from Mastering Lab that was 1/2 a production master, not EQ'd but with the top limiting so it sounds overloaded in spots. Easy to hear this version, it was used on all UK LP's and the first Polydor CD.

So, we are back in 1971. The original tape of WHO'S NEXT is put in a filing cabinet in the main office where it will sit until the 1980's when I uncover it.

But I'm jumping ahead. So, every DECCA WHO'S NEXT LP has this certain sound, a pleasant sound but with big time limiting of the top end and some other weird stuff happening. This EQ/CUTTING MASTER was marked "Master" and sent to DECCA, USA for all recuts where it was used on and off forever. It was on Scotch 200 series tape (not back coated) so it never needed baking even after 10 years.

The first WHO'S NEXT CD was prepared (without my knowledge) in 1984 using this EQ/Limited dub. They manufactured 5,000 copies. At that very moment, a tip led me to the Mastering Lab and the file cabinet that had the original tape in it (marked "Do Not Use"). I convinced the powers that be that we should REDO Who's Next using this real tape. To their credit, they agreed and promptly DESTROYED every one of the 5,000 CDs. I took the tape to Bruce Botnick's DIGITAL MAGNETICS across from Capitol in Hollywood and mastered WHO'S NEXT. As I have written elsewhere, I did my EQ right on the tape deck so there was no mastering electronics involved to muck up the sound. We made a 1600 (not even a 1610 yet!) and then I made a 1/2" two track 30 ips copy of my mastering moves and marked this tape "USE THIS!"

With me?

SO, the 1600 I made was copied at Whitney (where I guess they caused an "over or two" to happen and that 1610 sent directly to Japan where it was used to make the first and second runs of WHO'S NEXT for the US market. At this time (or a short time after), a Canadian order came down and my 30 ips tape was copied to 1610 for Canada OR THEY SENT A DOLBY A COPY OF MY TAPE TO CANADA. Either way, this was used (and still is used, I guess) to make the Canadian CD version that we can buy for a few bucks.

My point here is that those of you who know good sound can instantly tell the original tape sound from that wacky (but charming) EQ/Compressed version prepared by the Mastering Lab back then.

Still with me?

After my digital tape wore out in Japan OR when they moved production to the USA, a NEW DIGITAL MASTER of Who's Next was made using the old EQ DUB from MASTERING LAB (Edit: Or made with the British dub copy). Get it? Some of the later versions will not sound good because of this.

Of course, when the tape I found was "rediscovered" in the 1990's, well, that's a different story...

The two points you must remember. The original tape was marked DO NOT USE. No one but SH used it until the "rediscovery" not that long ago.

The main reason that I made sure I made my 30 ips safety version and marked it "USE THIS!" is because the original Agfa tape was shedding that yellow backcoating crap like a sonofabitch. It was all over the floor when I was mastering WHO'S NEXT. This is the reason the "Do Not Use" markings stayed on the tape.

This is why either you have a CD made from my mastering or from the MASTERING LAB EQ/LIMITED DUB. One or the other, nothing else until the late 1990s. Get it?

Those of you who know what to listen for can spot the Mastering Lab dub quickly; sort of a hollow sound with NO upper high end transients at all.

So, to recap, no matter if a peak is shaved off or there is a pop or whatever, unless it's the Mastering Lab tape that was used mostly on the USA made second mastering of WHO'S NEXT, it's the version I did on your CD.

Does this make sense? Your best bet is to get the Canadian version, it's very cheap and it sounds good (to me).


So, I'm not even proofing this or even typing this (I'm not home). If this is not clear, please state your question.


SH (dictated but not read).


II Capítulo (vinil USA)
…não sei até que ponto alguma desta informação é 100% fidedigna…
Este texto foi elaborado em 2008 e desde aí “descobriu-se” quais são os laquers do cut realizado por Doug Sax; pertencem a edição USA realizada pela DECA nº de cat. DL 79182. No entanto este álbum teve imensas prensagens (quem diria) e nem todas foram realizadas por Doug Sax, embora todas tenham sido criadas a partir da sua “Mastering Tape”. Bem…então como são as matrizes dos “cuts” realizados por D. Sax, tendo em conta que o homem para complicar não assinou as bolachas?
Com este nº de cat. existem pelo menos 3 prensagens - com algumas variantes - com o seguinte tipo de matrizes;
MG71288-W1
MG71289-W1 (1ª prensagem, com variantes, tipo; w1-1 ou W1-x )

MG71288-W2
MG71289-W2 (2º prensagem, com o mesmo tipo de variantes)

MG 12888-W3
MG 12889-W3 (3ª prensagem, com o mesmo tipo de variantes)


Todas as inscrições realizadas nas matrizes foram manuscritas. Alguém se deu ao trabalho de procurar identificar a caligrafia de D. Sax e chegou às seguintes conclusões;

(Excerto, do “investigador”, retirado do SH Fórum com uma teoria possível…mas…)


"My US Decca pressing has "MG712888-W2" hand-etched in the dead wax of Side 1 and "MG712889-W2 x" hand-etched in the dead wax of Side 2. The handwriting on Side 1 of both my UK Track original and US Decca are identical. The "M" is written with the middle part looking like a smile rather than a "v". The "G" is written like a "C" with the "-" part going outward to the right rather than inward to the left. The "888" has the tendency to lean or tilt to the right. I have verified using the dead wax writing on Doug Sax remastered EMI Pink Floyd, Dark Side of the Moon (the "M" from "DSOTM" hand-etched on the dead wax, and the "G" from "DOUG" also hand-etched on the dead wax) that the "MG 12888" was, in fact, hand-etched by Doug Sax. Mr. Sax has handwriting as bad as mine, but because of that, his handwriting is more readily discernible as it is unique.

From this, I was also able to tell that Mr. Sax did not write the "7" in between "MG" and "12888" or the "-W2" on the US Decca. Someone else SQUEEZED in the "7" and added the "-W2" after he had written the "MG 12888". Also, it was clear from the size of the "MG 12888" on Side 1 vs. "MG 12889" on Side 2 that the marking on Side 2 was NOT hand-etched at the same time as the marking on Side 1. The marking on Side 2 is noticeably bigger (although of the same handwriting)."


È tido como certo que edição americana saiu mais cedo para o público ( cerca de 2 ou 3 semanas) que a edição UK da Track Records, pelo que podemos dizer que na prática a 1º prensagem é USA ( a W1 / W1, claro). Quanto ao reconhecer entre as várias prensagens e variantes quais a que foram da lavra de D. Sax…bem… temos a caligrafia!!!

( Continua)

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MensagemAssunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são?   Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 4 EmptySex 17 Ago 2012 - 23:06

Tenho duas cópias desse LP ... a ver se tenho condições, após quilo e meio de lapas e duas botelhas de brancolas drunken , de ver quais são
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MensagemAssunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são?   Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 4 EmptySáb 18 Ago 2012 - 0:41

Fran escreveu:
Tenho duas cópias desse LP ... a ver se tenho condições, após quilo e meio de lapas e duas botelhas de brancolas drunken , de ver quais são

É assim mesmo: à Leão

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MensagemAssunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são?   Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 4 EmptySáb 18 Ago 2012 - 23:38

( continuação)

THE WHO – WHO´S NEXT

III Capítulo ( UK vinil)

Convencido que a questão da 1ª prensagem estaria resolvida eis que surge uma edição made in USA, destinada ao mercado britânico, e que inclusive, segundo o Discogs é esta realmente a 1º prensagem deste albúm.


http://www.discogs.com/Who-Whos-Next/release/2279413


Com alguma pesquisa verifiquei que a capa é britânica, o nº de catálogo é da edição britânica e os rótulos são da Track Records com a indicação “ made in USA”. A matriz não tem MG 1288/9 pelo que não se consegue determinar se foi D. Sax ou outro engenheiro da Mastering Lab a fazer o cut ( por ex. Mike Reese)
Continuando…O que fez a Track Records com a cópia da “Mastering tape” enviada por Doug Sax, que é bom lembrar apesar de não ter qualquer tipo de equalização já vem com um corte de frequências acima dos 15khz.
A 1º prensagem da Track Records tem o nº de catálogo 2408 102 deluxe, a capa fabricada por MacNeill Press lda, com o topo inferior e superior “esmagados” e na contra- capa tem a indicação “Marketed by Polydor”, os rótulos em preto mate com letras em prateado e são conhecidas pelo menos 2 capas interiores, a típica uk patente em branco… e uma outra com imagens, conhecida como “head hunter”

As matrizes sâo ; ( do exemplar que tenho)

MG 12 888 2408102 A // 1 1 1 19
2408102 B // 2 (triângulo) 420 1 1 27

Bem…no lado A utilizaram stampers provenientes dos USA (!!), e no caso do exemplar que tenho, a caligrafia – tendo em conta o descrito anteriormente – é de Doug Sax. No lado B a masterização é britânica (masterizador desconhecido) e isto porque 420 é o código internacional para o Reino Unido.


Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 4 R-487464-1259193519
Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 4 R-487464-1259193534
Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 4 R-487464-1259193566

(Continua)
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MensagemAssunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são?   Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 4 EmptyDom 19 Ago 2012 - 16:44

Bem,
Eu tenho duas edições, supostamente UK (selo Track Record).

Primeira :
Numero de série 2408 102
Matriz Side 1 -> MG 12888 (escrito à mão)
-> 2408104 A41 12 2 (impresso à máquina)
Matriz Side 2 -> nada escrito à mão
-> 2408102 B#20420 12 13 (impresso à máquina), só de microscópio, que já nem de lupa isto lá vai

Contra-capa (parece-me igualzinha à da foto que postaste), canto inferior direito MARKETED BY POLYDOR (na horizontal e em fundo vermelho) e na vertical, escrito de cima para baixo Sleeve printed and made by MacNeill Press Ltd., London, S.E.1

Segunda :
Numero de série 2408 102
Matriz Side 1 -> 2408102 A//4 420 03 (impresso à máquina) BILBO (escrito à mão)
Matriz Side 2 -> 2408102 B//4 420 05 (impresso à máquina)

Contra-capa, não tem o que referi para a outra, ou antes, tem algo, parecido, mas não naquele sitio ... Printed In England by Clout & Baker Ltd.


E fico por aqui, pois não vejo puto e isto já me está a dar cabo dos Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 4 524928826

Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 4 21181
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MensagemAssunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são?   Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 4 EmptySeg 20 Ago 2012 - 1:20

Fran escreveu:
Bem,
Eu tenho duas edições, supostamente UK (selo Track Record).

Primeira :
Numero de série 2408 102
Matriz Side 1 -> MG 12888 (escrito à mão)
-> 2408104 A41 12 2 (impresso à máquina)
Matriz Side 2 -> nada escrito à mão
-> 2408102 B#20420 12 13 (impresso à máquina), só de microscópio, que já nem de lupa isto lá vai

Contra-capa (parece-me igualzinha à da foto que postaste), canto inferior direito MARKETED BY POLYDOR (na horizontal e em fundo vermelho) e na vertical, escrito de cima para baixo Sleeve printed and made by MacNeill Press Ltd., London, S.E.1

Segunda :
Numero de série 2408 102
Matriz Side 1 -> 2408102 A//4 420 03 (impresso à máquina) BILBO (escrito à mão)
Matriz Side 2 -> 2408102 B//4 420 05 (impresso à máquina)

Contra-capa, não tem o que referi para a outra, ou antes, tem algo, parecido, mas não naquele sitio ... Printed In England by Clout & Baker Ltd.


E fico por aqui, pois não vejo puto e isto já me está a dar cabo dos Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 4 524928826

Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 4 21181

A A4, B4 é uma 2ª prensagem bem conhecida, masterizada por Denis Blackhman (bilbo).

A outra prensagem deve ser similar à minha; não será A//1.... e B2 (triângulo) 420?

De qualquer maneira pouco importa, na minha modesta opinião - e aproveito para fazer aqui o balanço final sobre este album - sónicamente este trabalho não é nada de especial, quando muito é mediano. Acho que lhe falta qualquer coisa, será o tal corte de frequências nos 15 Khz?...será o trabalho geral de masterização?...ainda andei a tentar perceber o que era, quando a coisa se resolveu naturalmente. Bastou tirar do gira esta bolacha, colocar outra que eu ache boa, e pronto... fácilmente se chega à conclusão que, pelo menos nas edições em vinil aqui referidas, este fantástico albúm em termos músicais está muito longe de ser um disco audiófilo. È pena...mas o mundo não é perfeito.
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MensagemAssunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são?   Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 4 EmptySeg 20 Ago 2012 - 11:54

fjbl escreveu:
... A A4, B4 é uma 2ª prensagem bem conhecida, masterizada por Denis Blackhman (bilbo).

A outra prensagem deve ser similar à minha; não será A//1.... e B2 (triângulo) 420? ...
Thanks pela info Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 4 22692
Quanto a ser A//1.... e B2 (triângulo) 420, é realmente capaz de ser isso, pois não percebo lá muito bem o que está escrito.

Cpts
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MensagemAssunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são?   Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 4 EmptyTer 21 Ago 2012 - 19:24


EMERSON LAKE & PALMER - TRILOGY

ISLAND RECORDS ILPS 9186 UK 1972

Matrizes; ILPS 9186 A2U / ILPS 9186 B2U

Capa dupla por Tinsley Robor Group, a capa interior é a tipica patente nº. Os rótulos são os conhecidos "Pink Rim Label".
Nunca vi menção ao laquer A1U / B1U e assim sendo esta é 1º prensagem.
Um clássico a que sabe bem voltar. Os acordes de "from the beggining" são daqueles que ficam sempre numa gavetinha da memória.

Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 4 R-901617-1285103479
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MensagemAssunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são?   Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 4 EmptySex 24 Ago 2012 - 19:48


ROD STEWART - NEVER A DULL MOMENT

MERCURY RECORDS 6499 153 UK 1972

Matriz; 6499153 1Y1 420 111 / 6499153 2Y1 420 129

A capa é tripla (o disco entra pela lombada) em cartão, acabamento mate, e curiosamente tem "printed in USA". A capa interior é branca, UK british patent nº, e tem o código 0772 (Julho 72). Os rótulos são os Mercury de fundo preto e inscrições em prateado.
Atendendo às matrizes o 420 indica prensagem UK, e apesar da capa ser USA tudo o resto é inequivocamente UK. Não sei se é mesmo assim, se foi algum engano ou troca.
A identificação dos laquers é ligeiramente diferente nesta editora, creio que o algarismo que identifica o laquer é o que se encontra a seguir à letra Y, o anterior indica o lado.
A masterização foi feita por Gilbert Kong e a edição USA tem GK nas bolachas. Parto do príncipio que a edição Uk tem a mesma masterização...mas... de qualque maneira o som é bom.
Curioso o facto do vendedor (ebay) ter mais ou menos o seguinte na página... " do tempo em que Rod Stewart fazia bons albuns"... concordo plenamente.


Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 4 R-1343661-1324063574
Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 4 R-1343661-1345522347-6720
Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 4 R-1343661-1345522355-5265Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 4 R-1343661-1345522339-5913
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MensagemAssunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são?   Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 4 EmptySex 24 Ago 2012 - 20:19

fjbl escreveu:

ROD STEWART - NEVER A DULL MOMENT

MERCURY RECORDS 6499 153 UK 1972

Matriz; 6499153 1Y1 420 111 / 6499153 2Y1 420 129

A capa é tripla (o disco entra pela lombada) em cartão, acabamento mate, e curiosamente tem "printed in USA". A capa interior é branca, UK british patent nº, e tem o código 0772 (Julho 72). Os rótulos são os Mercury de fundo preto e inscrições em prateado.
Atendendo às matrizes o 420 indica prensagem UK, e apesar da capa ser USA tudo o resto é inequivocamente UK. Não sei se é mesmo assim, se foi algum engano ou troca.
A identificação dos laquers é ligeiramente diferente nesta editora, creio que o algarismo que identifica o laquer é o que se encontra a seguir à letra Y, o anterior indica o lado.
A masterização foi feita por Gilbert Kong e a edição USA tem GK nas bolachas. Parto do príncipio que a edição Uk tem a mesma masterização...mas... de qualque maneira o som é bom.
Curioso o facto do vendedor (ebay) ter mais ou menos o seguinte na página... " do tempo em que Rod Stewart fazia bons albuns"... concordo plenamente.


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Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 4 R-1343661-1345522347-6720
Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 4 R-1343661-1345522355-5265Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 4 R-1343661-1345522339-5913
Também tenho e realmente é um disco "sui generis", pois não conheço mais nenhum disco que entre pela lombada Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 4 22692

O meu é Mercury, inner da Mercury (incrições e fotos a azul), label vermelha com letras pretas, mas com o logo Mercury a branco.

SRM 1 646 é o numero de série do meu (deduzo que seja a edição US, pela cor da label e por este numero).
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MensagemAssunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são?   Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 4 EmptySex 24 Ago 2012 - 20:35

Sempre com fotos espectaculares. Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 4 754215

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MensagemAssunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são?   Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 4 EmptySex 24 Ago 2012 - 20:49


Sim, parece-me que é a edição USA. Será que não tem GK (ou G Kong) manuscrito nas bolachas?
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MensagemAssunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são?   Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 4 EmptySex 24 Ago 2012 - 22:05

fjbl escreveu:

Sim, parece-me que é a edição USA. Será que não tem GK (ou G Kong) manuscrito nas bolachas?
Fónix, lá tive eu de ir buscar a lupa Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 4 2613325421

Mas sim, tens razão, tem G.K., no "dead wax" Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 4 22692

Também tem :

Lado 1 -> SRM-1-646A - M6
Lado 2 -> SRN-1-646B - M6
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MensagemAssunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são?   Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 4 EmptySáb 25 Ago 2012 - 23:57


JOE COCKER MAD DOGS & ENGLISHMEN

A & M RECORDS AMLS 6002 UK 1970

Matriz; AMLS 6002 A1 / B1 / C1 / D1

Penso que a edição original será USA ( A & M ). O Discogs além da edição USA (SP 6002) apresenta 3 edições UK; SP 6002 (mesmo nº catalogo da USA !!?) AMLD 6002 e AMLS 6002. Sobre a edição SP-UK não consegui grande informação, mas nas duas restantes é mais fácil estabelecer relações temporais, a AMLS 6002 (rótulos de fundo cor de mostarda) é anterior à AMLD (rótulos cremes, logo reedição).
A capa é dupla em cartão laminado e no seu interior abre num poster de 4 folhas. Capa interessante e diferente, fabricada por MacNeill Press, London. As capas interiores são brancas Uk patent nº. Os rótulos são em cor de mostarda, letras a preto e são conhecidos como " Tan label".
Este duplo é a gravação ao vivo de concertos realizados na famosa sala de concertos Fillmore East, NY.

Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 4 R-1454337-1314221706
Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 4 R-1454337-1314221857
Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 4 R-1454337-1314221866
Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 4 R-525548-1291261639

Há falta de melhor e por serem similares as capas são da edição AMLD e o rótulo da edição USA.
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MensagemAssunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são?   Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 4 EmptySáb 1 Set 2012 - 23:09

só por mera curiosidade,...
algum entendido na materia que percebe desta coisa das edições.
me pode explicar, referente ao album REVOLVER,... do pouco que apanhei a 1ºedição é yex 605-1,...?
e eu tenho o 605-3 parlophone amarelo stereo (1966) editado pelo valentim
obg.
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MensagemAssunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são?   Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 4 EmptyDom 2 Set 2012 - 20:02

luis lopes escreveu:
só por mera curiosidade,...
algum entendido na materia que percebe desta coisa das edições.
me pode explicar, referente ao album REVOLVER,... do pouco que apanhei a 1ºedição é yex 605-1,...?
e eu tenho o 605-3 parlophone amarelo stereo (1966) editado pelo valentim
obg.

Sinceramente não tenho um único vinil dos Beatles - não sobreviveram ao meu período de adolescente - mas de qualquer maneira posso acrescentar o seguinte. A 1º prensagem (original UK) com o número de catálogo PCS 7009 deve ter as seguintes matrizes para a edição stéreo,inscritas no run- out- groove;
Numa posição aproximada às 6 horas ( lado A ... 605-1, Lado B ... 606-1). O algarismo 1 indica o laquer ou cut realizados.
Na posição das 9 horas deve haver um algarismo que indica o nº da "mother".
Na posição das 3 horas deve haver um conjunto de uma, duas ou três letras retiradas da palavra GRAMOPHLTD (a que corresponde os algarismos 1234567890) que indicam o numero do "stamper".
Este esquema prevalece em principio para a edição UK, no entanto se o vinil que possuir seguir estes principios é possível que a edição tenha utilizado "stampers" do UK.
O que é que dizem os rótulos? Têm "made in Great Britain"? Têm algum texto em Português?
De qualquer maneira a edição que tem é um recut (3), talvez do príncipio ou meados dos anos 70.
Foi o que foi possível apurar... espero ter ajudado.
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MensagemAssunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são?   Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 4 EmptyDom 2 Set 2012 - 20:05

fjbl escreveu:
... Sinceramente não tenho um único vinil dos Beatles - não sobreviveram ao meu período de adolescente - mas de qualquer maneira posso acrescentar o seguinte. A 1º prensagem (original UK) com o número de catálogo PCS 7009 deve ter as seguintes matrizes para a edição stéreo,inscritas no run- out- groove;
Numa posição aproximada às 6 horas ( lado A ... 605-1, Lado B ... 606-1). O algarismo 1 indica o laquer ou cut realizados.
Na posição das 9 horas deve haver um algarismo que indica o nº da "mother".
Na posição das 3 horas deve haver um conjunto de uma, duas ou três letras retiradas da palavra GRAMOPHLTD (a que corresponde os algarismos 1234567890) que indicam o numero do "stamper".
Este esquema prevalece em principio para a edição UK, no entanto se o vinil que possuir seguir estes principios é possível que a edição tenha utilizado "stampers" do UK.
O que é que dizem os rótulos? Têm "made in Great Britain"? Têm algum texto em Português?
De qualquer maneira a edição que tem é um recut (3), talvez do príncipio ou meados dos anos 70.
Foi o que foi possível apurar... espero ter ajudado.
Já houve alguma dissertação por aqui (com alguns links interessantes) que pode ajudar

https://www.audioanalogicodeportugal.net/t3722-beatles?highlight=beatles
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MensagemAssunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são?   Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 4 EmptyDom 2 Set 2012 - 21:31

eo68-4197-b-2 lado b

hfm lado a

são as unicas inscrições fora a yex já mencionada.
fabricado em portugal sob licença da valentim
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MensagemAssunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são?   Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 4 EmptyTer 4 Set 2012 - 18:25


DAVID BOWIE - STATION TO STATION
RCA VICTOR APLI-1327 UK 76

Matriz; APLI 1327 A1E / APLI 1327 B2E


Capa simples em cartão, com acabamento mate, predominantemente em branco com grafia em vermelho, fotografia a preto e branco. Folheto interior de uma folha com a mesma grafia a vermelho, "made by Garrodprint Lda". A capa interioe é a tipica UK patent nº.
Os rótulos são os conhecidos "orange labels".

Tenho encontrado alguns exemplares (ebay) com matriz A1 E / B1 E mas a maioria são misturas A1E B2E ou A2E B1E. Embora sem ter certeza absoluta é possível que tenha havido o cut de 2 laquers de maneira a permitir maior flexibilidade na produção.

Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 4 R-3538833-1334419102
Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 4 R-3538833-1334419110
Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 4 R-3538833-1334419126
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MensagemAssunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são?   Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 4 EmptySeg 24 Set 2012 - 21:15

THE KLF - CHILL OUT
KLF COMMUNICATIONS JAMSLP5 1990 UK

Matrizes; JAMSLP 5 A1 PR-P / JAMSLP 5 B1 PR-P


Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 4 R-28324-1171375516
Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 4 R-28324-1244114283

Os KLF são um duo britânico que começaram na área do hip pop e foram um dos precurssores do acid e ambiente house britânicos. Este album foi na altura muito bem acolhido pela critica em geral, especialmente a britânica, e como tal considerado um dos trabalhos do ano.
O album navega em sonoridades do ambiente house ou se quiserem "Chill Out", aliás esta deve ter sido das primeiras vezes que a expressão foi utilizada. É um trabalho interessante quer sónicamente quer musicalmente.
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MensagemAssunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são?   Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 4 EmptySeg 24 Set 2012 - 21:17

Até na capa está tudo no Chill Out. lol!

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MensagemAssunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são?   Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 4 EmptySeg 24 Set 2012 - 22:31

JOHN CALE - WORDS FOR THE DYING
LAND RECORDS LAND09 1989 UK

Matrizes; LAND 09 A1 PR P TOWNHOUSE / LAND 09 B1 PR P TOWNHOUSE

Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 4 R-2307391-1275846102

Trabalho do fim da década de 80 do músico J. Cale (ex Roxy) e produzido por Brian Eno (outro ex Roxy) e que conta com a participação de uma orquestra Russa (Gosteleradio).
Tenho alguns trabalhos de J. Cale e no global este é mediano, para mim o trabalho mais sublime é o "Music for a new society".
A masterização foi feita na Townhouse e curiosamente, tal como o vinil que citei no post anterior, aparece na matriz "PR P" que pode ser (palpite) o código do local de prensagem, ou de quem fez o trabalho das "peças metalicas" - stampers.

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MensagemAssunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são?   Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 4 EmptySeg 24 Set 2012 - 22:40

fjbl escreveu:
JOHN CALE - WORDS FOR THE DYING
LAND RECORDS LAND09 1989 UK

Matrizes; LAND 09 A1 PR P TOWNHOUSE / LAND 09 B1 PR P TOWNHOUSE

Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 4 R-2307391-1275846102

Trabalho do fim da década de 80 do músico J. Cale (ex Roxy) e produzido por Brian Eno (outro ex Roxy)

Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 4 21181
Creio que não, John Cale não foi membro dos Roxy Music , creio serem estes os "Roxy", que referes, o B. Eno, esse sim foi da 1ª formação.
A propósito, parabéns pelo "trabalho" de informação das 1ªs edições.
Cumps.
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MensagemAssunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são?   Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 4 EmptySeg 24 Set 2012 - 23:00

John Cale ( ex Roxy Music).... uma grande calinada... claro... Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 4 317942 o homem pertenceu aos outros esquisitos... os Velvet Underground
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MensagemAssunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são?   Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 4 EmptySeg 24 Set 2012 - 23:05

fjbl escreveu:
o homem pertenceu aos outros esquisitos... os Velvet Underground
Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 4 447836
Esquisitos? Question Question
Importantes, inovadores e bons!!!
cheers
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MensagemAssunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são?   Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 4 EmptyTer 25 Set 2012 - 0:03


Significado de Esquisito

adj. Não usual, fora do comum.
Raro, delicioso, excelente.
Bem-acabado, primoroso.
Fam. Extravagante, singular, excêntrico.
Bisonho, rabugento, impertinente.
Bras. Feio, mal vestido.
S.m. Bras. Lugar ermo, deserto.
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MensagemAssunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são?   Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 4 EmptyQua 26 Set 2012 - 20:55


PREFAB SPROUT - FROM LANGLEY PARK TO MEMPHIS

KITCHENWARE RECORDS KWLP 9 UK 1988

Matrizes; KWLP 9 A2 / KWLP B1 TY1


Em rigor, e tendo em conta as matrizes e o descritivo da capa interior, esta é uma 2ª prensagem em que no lado B foram utilizados stampers do 1º laquer. A masterização e o cut do vinil da 1º edição ficaram a cargo de Tim Young (masterizador preferido dos Prefab), que assinou as bolachas com TY1, como aliás aparece no lado B. O lado A não tem assinatura e provêm de outro laquer ( A2), provavelmente da mesma masterização mas cujo cut terá sido realizado por outro engenheiro.
A capa é simples (não consigo identificar o fabricante) e a capa interior é branca e contêm as líricas e os créditos do trabalho.
Os rótulos são em preto mate com grafia em prateado.
Os Prefab Sprout são uma banda pop britânica com uma sonoridade muito agradável.
Apenas como curiosidade, ressalve-se o facto da bateria, em algumas faixas, ter ficado a cargo do madeirense Luís Jardim.

Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 4 R-150-605827-1262722102
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MensagemAssunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são?   Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 4 EmptySex 2 Nov 2012 - 13:11

FRANK ZAPPA - APOSTROPHE (`)

DISCREET K59201 UK 74

Matrizes, K59201 A1 KIPA / K59201 B2 KIPA

A verdadeira 1ª prensagem será sempre da edição original USA. Não sei quem fez a masterização da edição USA, mas curiosamente nesta edição UK, na ficha técnica aparece em "technical" o nome de R. Ludwig, pelo que a masterização poderá ter sido realizada por ele. (USA)
Esta 1ª prensagem UK (acho que não hà laquer B2) vem no entanto assinada pelo masterizador Bil Kipper ( KIPA) que tal como Ludwig era engenheiro na Masterdisk, NY.
A capa é simples em cartão c/ acabamento mate e a capa interior é habitual branca, patent nº, made in Great Britain. Os rótulo da Discreet são em amarelo mostarda.

Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 4 R-1139561-1195578055

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MensagemAssunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são?   Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 4 EmptySex 2 Nov 2012 - 13:23

fjbl escreveu:
FRANK ZAPPA - APOSTROPHE (`)

DISCREET K59201 UK 74

Matrizes, K59201 A1 KIPA / K59201 B2 KIPA

A verdadeira 1ª prensagem será sempre da edição original USA. Não sei quem fez a masterização da edição USA, mas curiosamente nesta edição UK, na ficha técnica aparece em "technical" o nome de R. Ludwig, pelo que a masterização poderá ter sido realizada por ele. (USA)
Esta 1ª prensagem UK (acho que não hà laquer B2) vem no entanto assinada pelo masterizador Bil Kipper ( KIPA) que tal como Ludwig era engenheiro na Masterdisk, NY.
A capa é simples em cartão c/ acabamento mate e a capa interior é habitual branca, patent nº, made in Great Britain. Os rótulo da Discreet são em amarelo mostarda.

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Um poço de conhecimento no que a primeiras edições diz respeito e o AAP agradece. Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 4 754215

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MensagemAssunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são?   Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 4 EmptyQua 14 Nov 2012 - 22:40

FRANK ZAPPA - JOE`S GARAGE ACT 1

CBS S CBS 86101 UK 1979

Matrizes; CBS S 86101 A1 SR/2 / CBS S 86101 B3 SR/2


Mais uma vez a 1ª prensagem será da edição USA, mas neste caso esse facto é irrelevante (pelo menos na minha "busca" que é a de procurar os laquer`s da 1ª masterização), devido ao seguinte raciocínio:
- As matrizes desta edição UK têm a assinatura de Stan Ricker ( SR/2) que foi o masterizador da edição original USA, da Zappa Records, e só fica a incógnita de se saber se Ricker fez o cut de laquer`s especificamente para o Uk, ou foram usados directamente os stampers da edição USA.
Stan Ricker é um masterizador de elite que muito contribuiu para o desenvolvimento do sistema de 1/2 speed mastering, trabalhou para meio mundo, mas é talvez mais conhecido pelas muitas masterizações e corte de vinil que fez para a Mofi.
Stan Ricker costuma assinar as bolachas de duas formas diferentes; SR nas masterizações "normais" e SR/2 nas half speed, pelo que tudo indica, que pelo menos nesta edição, a masterização foi feita nesse método.

A edição é de capa dupla, em cartão laminado, produzido por Shorewood Packaging e a edição tem um folheto de 4 páginas. Os rótulos são os usuais laranja e amarelo.
A fotografia da capa resulta bem.


Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 4 R-1795636-1243867030

Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 4 R-1795636-1243867061

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MensagemAssunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são?   Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 4 EmptyQua 14 Nov 2012 - 22:43

fjbl escreveu:

Stan Ricker é um masterizador de elite que muito contribuiu para o desenvolvimento do sistema de 1/2 speed mastering, trabalhou para meio mundo, mas é talvez mais conhecido pelas muitas masterizações e corte de vinil que fez para a Mofi.
Stan Ricker costuma assinar as bolachas de duas formas diferentes; SR nas masterizações "normais" e SR/2 nas half speed, pelo que tudo indica, que pelo menos nesta edição, a masterização foi feita nesse método.


Ora duas fantásticas informações que desconhecia. Primeiro, a participação do SR nesse trabalho do Zappa e a segunda a maneira de assinar os stampers dependendo do método. Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 4 754215

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MensagemAssunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são?   Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 4 EmptyTer 27 Nov 2012 - 23:05


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ELEKTRA RECORDS K 52088 UK 1978


Matrizes ; K 5288 A1 ALLEN EG / K 5288 B1 ALLEN EG

Banda Norte Americana, editora N. Americana, logo a edição original e respectiva 1º prensagem são do Tio Sam; com masterização de George Marino, Sterling Sound.
Esta primeira prensagem UK não tem stampers da SS, e mesmo que tenha utilizado a mesma masterização (??), pelo menos o cut do vinil foi feito pelo masterizador e "master cut" britânico Vernie Allen (ALLEN) que trabalhou por exemplo; na CBS UK, e que assinou muita bolacha nas Ilhas Britânicas.
A capa é simples em cartão mediano com acabamento brilhante, fabricada por Gothic Press Ltd, Londres. A capa interior tem numa das faces fotografias a preto e branco e na outra face as lirícas e informação técnica.
Os rótulos são os Elektra, em vermelho.

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MensagemAssunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são?   Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 4 EmptyQua 28 Nov 2012 - 1:08

fjbl escreveu:

THE CARS - S/T

ELEKTRA RECORDS K 52088 UK 1978


Matrizes ; K 5288 A1 ALLEN EG / K 5288 B1 ALLEN EG

Banda Norte Americana, editora N. Americana, logo a edição original e respectiva 1º prensagem são do Tio Sam; com masterização de George Marino, Sterling Sound.
Esta primeira prensagem UK não tem stampers da SS, e mesmo que tenha utilizado a mesma masterização (??), pelo menos o cut do vinil foi feito pelo masterizador e "master cut" britânico Vernie Allen (ALLEN) que trabalhou por exemplo; na CBS UK, e que assinou muita bolacha nas Ilhas Britânicas.
A capa é simples em cartão mediano com acabamento brilhante, fabricada por Gothic Press Ltd, Londres. A capa interior tem numa das faces fotografias a preto e branco e na outra face as lirícas e informação técnica.
Os rótulos são os Elektra, em vermelho.

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Tenho a 1ª edição UK
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MensagemAssunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são?   Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 4 EmptyQua 28 Nov 2012 - 9:20

fjbl escreveu:

THE CARS - S/T

ELEKTRA RECORDS K 52088 UK 1978


Matrizes ; K 5288 A1 ALLEN EG / K 5288 B1 ALLEN EG

Banda Norte Americana, editora N. Americana, logo a edição original e respectiva 1º prensagem são do Tio Sam; com masterização de George Marino, Sterling Sound.
Esta primeira prensagem UK não tem stampers da SS, e mesmo que tenha utilizado a mesma masterização (??), pelo menos o cut do vinil foi feito pelo masterizador e "master cut" britânico Vernie Allen (ALLEN) que trabalhou por exemplo; na CBS UK, e que assinou muita bolacha nas Ilhas Britânicas.
A capa é simples em cartão mediano com acabamento brilhante, fabricada por Gothic Press Ltd, Londres. A capa interior tem numa das faces fotografias a preto e branco e na outra face as lirícas e informação técnica.
Os rótulos são os Elektra, em vermelho.

As matrizes não serão estas?

K 52088 A1 ALLEN EG / K 52088 B1 ALLEN EG

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MensagemAssunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são?   Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 4 EmptyQua 28 Nov 2012 - 15:41

Ferpina escreveu:


As matrizes não serão estas?

K 52088 A1 ALLEN EG / K 52088 B1 ALLEN EG

Correcto e afirmativo Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 4 22692

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MensagemAssunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são?   Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 4 EmptyQua 28 Nov 2012 - 21:06


Estive um bocado a tentar perceber qual era a diferença. O cérebro é mais rápido que os dedos a teclar, falhou alí um zero, mas já está bem corrigido.
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MensagemAssunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são?   Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 4 EmptyQui 29 Nov 2012 - 0:15


10,000 MANIACS - IN MY TRIBE

ELEKTRA EKT 41 960 738-1 UK? 1987

Matrizes; R/S ALSDORF 960738-1 A / R/S ALSDORF 960738-1 B

Mais uma vez, banda Norte Americana+editora USA, logo edição original e 1ª prensagem serão USA (Mastering Lab, M. Reese & Doug Sax)
Não sei se há verdadeiramente uma edição UK, isto é, algumas editoras em meados dos anos oitenta centraram a prensagem de vinil na Alemanha (edições europeias) e uma grande maioria têm o "selo" R/S ALSDORF (fabrica alemã). O vinil alemão é geralmente de boa qualidade, mas as masterizações, ou pelo menos os acertos técnicos sempre necessários para o cut do vinil é que são de resultado incerto em comparação com os "cut" originais.
Em meados dos anos noventa práticamente todo o vinil europeu provinha ou da Alemanha ou da Holanda...consequências do quase total dominio imposto pelo CD. Os alemães são uns chatos do caraças, práticamente nunca assinam as bolachas, e assim perde-se o rasto das masterizações e nunca se sabe quem fez o quê. Além disso se o nº de catálogo se mantiver é muito difícil distinguir as edições "originais" das prensagens posteriores, enfim é tudo muito
Angela Merkel, sempre o mesmo corte de casaco, apenas muda a textura e a cor.
Bem, quanto a esta edição... é igual à alemã, prensagem alemã, capa feita na Alemanha, e só digo que é uma edição UK porque na capa interior tem UK: EKT 41.
Uma grande chatisse. Os alemâes cansam-me.
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MensagemAssunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são?   Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 4 EmptyQui 29 Nov 2012 - 22:20


ELVIS COSTELLO - SPYKE

WARNER BROS RECORDS 925 848-1 WX 238


MATRIZES: R/S ALSDORF 925 848-1 A / R/S ALSDORF 925 848-1 B
As matrizes têm também uns rabiscos que para mim são indecifráveis.

A editora é americana, logo edição original e 1º prensagem é do Tio Sam ( masterização R. Ludwig, Masterdisk, NY).
Creio que não há uma edição regular para o UK, embora o discogs refira uma edição promocional (rótulo branco), existe portanto esta edição dita Europeia, fabricada na Alemanha. Aliás este trabalho já saiu como uma edição em CD, o vinil já era só um nicho de mercado.
Já tinha uma edição nacional EMI VC 925848-1 e não resisti a comparar. Para tirar duvidas sentei o meu filho no sofá (22 anos), que não liga nada a estas questões de som, e não foi preciso rodar durante muito tempo as bolachas para ele me dizer - este é muito pior, parece que desapareceram alguns dos músicos!? (nacional).

Não tenho uma ideia miserabilista do País e dos Portugueses, mas este é um problema recorrente, e neste caso o vinil nacional estava em bom estado, não passou pelas agruras da juventude, simplesmente é pior. Qual a razão? Não gosto de duvidar da competência técnica de ninguém, pelo que me questiono. Não teria a VC (e outras) acesso aos melhores masters? Ou seria a tecnologia dísponivel para o "cut" medíocre? Ou os Portugueses sofrem de algum problema crónico de deficit auditivo?



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MensagemAssunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são?   Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 4 EmptyQui 29 Nov 2012 - 22:23

fjbl escreveu:


Não tenho uma ideia miserabilista do País e dos Portugueses, mas este é um problema recorrente, e neste caso o vinil nacional estava em bom estado, não passou pelas agruras da juventude, simplesmente é pior. Qual a razão? Não gosto de duvidar da competência técnica de ninguém, pelo que me questiono. Não teria a VC (e outras) acesso aos melhores masters? Ou seria a tecnologia dísponivel para o "cut" medíocre? Ou os Portugueses sofrem de algum problema crónico de deficit auditivo?


Matrizes fracas e corrompidas, vinilo reutilizado e não virgem...fizeste bem em introduzir esta temática que , penso eu , nunca foi muito aprofundada aqui no fórum Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 4 22692
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