Assunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são? Qui Nov 29 2012, 22:23
fjbl escreveu:
Não tenho uma ideia miserabilista do País e dos Portugueses, mas este é um problema recorrente, e neste caso o vinil nacional estava em bom estado, não passou pelas agruras da juventude, simplesmente é pior. Qual a razão? Não gosto de duvidar da competência técnica de ninguém, pelo que me questiono. Não teria a VC (e outras) acesso aos melhores masters? Ou seria a tecnologia dísponivel para o "cut" medíocre? Ou os Portugueses sofrem de algum problema crónico de deficit auditivo?
Matrizes fracas e corrompidas, vinilo reutilizado e não virgem...fizeste bem em introduzir esta temática que , penso eu , nunca foi muito aprofundada aqui no fórum
António José da Silva Membro AAP
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
Assunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são? Qui Nov 29 2012, 23:47
fjbl escreveu:
Não tenho uma ideia miserabilista do País e dos Portugueses, mas este é um problema recorrente, e neste caso o vinil nacional estava em bom estado, não passou pelas agruras da juventude, simplesmente é pior. Qual a razão? Não gosto de duvidar da competência técnica de ninguém, pelo que me questiono. Não teria a VC (e outras) acesso aos melhores masters? Ou seria a tecnologia dísponivel para o "cut" medíocre? Ou os Portugueses sofrem de algum problema crónico de deficit auditivo?
A avaliar por muita coisa feita cá pela Diapasão e Orfeu, sou levado a crer que havia cá quem entendesse da coisa. E também é bom dizer que foi prensado muita coisa má em UK, Alemanha e América só para mencionar algumas zonas do planeta.
A verdade é que há bom e mau feito em todo o lado, e o fórum nesse aspeto é mais uma mais valia para podermos alcovitar uns com os outros, aquilo que vale mesmo a pena.
_________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince
If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...
The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte
Fran Membro AAP
Mensagens : 8496 Data de inscrição : 08/12/2011 Localização : Usuário BANIDO
Assunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são? Sex Nov 30 2012, 00:18
Boas,
fjbl escreveu:
... Para tirar duvidas sentei o meu filho no sofá (22 anos), que não liga nada a estas questões de som, e não foi preciso rodar durante muito tempo as bolachas para ele me dizer - este é muito pior, parece que desapareceram alguns dos músicos!? (nacional) ...
Não conheço o vinil em questão, mas, e sem querer pôr em causa as capacidades auditivas do teu filho, qual é a tua opinião? Achas o mesmo que ele?
Cpts
fjbl Membro AAP
Mensagens : 420 Data de inscrição : 25/11/2011 Idade : 62 Localização : Massamá
Assunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são? Sex Nov 30 2012, 18:48
Fran escreveu:
Boas,
fjbl escreveu:
... Para tirar duvidas sentei o meu filho no sofá (22 anos), que não liga nada a estas questões de som, e não foi preciso rodar durante muito tempo as bolachas para ele me dizer - este é muito pior, parece que desapareceram alguns dos músicos!? (nacional) ...
Não conheço o vinil em questão, mas, e sem querer pôr em causa as capacidades auditivas do teu filho, qual é a tua opinião? Achas o mesmo que ele?
Cpts
O facto do meu rapaz não ligar a estas questões e não saber o objectivo da curta audição é que torna o teste mais realista, ou seja, colocar um ouvinte "normal" perante uma escolha simples; O som é diferente? De qual gostas mais? Consegues definir porquê?
A questão é que a diferença é tão óbvia, que em qualquer sistema minimamente capaz, não é preciso estar propenso para este tipo de problemática para notar as diferenças. Sem ser especialmente dotado em termos técnicos e auditivos o que eu posso dizer é que " o desaparecimento dos músicos", resulta do seguinte;
A edição alemã tem uma transparência muito superior, a definição dos vários instrumentos, assim como o impacto e clareza dos mesmos é de superior qualidade. O palco sonoro formado pelo efeito estereofónico ganha outra dimensão, em largura e altura (mais óbvio) e até em profundidade. Estas diferenças tornam a audição em algo muito mais agradável e realista (há mais coisas e mais espaço entre elas) parecendo que existem mais músicos e instrumentos.
A razão de este facto ser recorrente nas edições nacionais, e de uma forma tão óbvia, é que me deixa perplexo. Qual a razão? Se calhar não há uma, são várias, masters disponibilizados, sistema de "cut" e opções técnicas tomadas (masterização diferente?), processo de fabrico dos stampers, prensagem e por fim a qualidade do vinilo, O resultado final é que é diferente, normalmente para pior.
De qualquer maneira estamos a falar de um universo pequeno de situações em que tenho possibilidade de fazer comparações, mas regra geral o resultado é este e quando isso não acontece, ao analizar as bolachas normalmente encontro; Masterdisk ou Sterling, etc, ou seja, uma parte importante do processo (masterização e eventualmente os stampers) não é de realização nacional. Dá que pensar...é que ainda tenho muito vinil nacional...se soubesse o que sei hoje.
Fran Membro AAP
Mensagens : 8496 Data de inscrição : 08/12/2011 Localização : Usuário BANIDO
Assunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são? Sex Nov 30 2012, 18:55
Ok, thanks
Sempre ouvi dizer que as prensagens nacionais, e na sua generalidade, ficam muito a dever a outras. As espanholas, ainda são piores.
USA, UK, Holanda e Alemanha, eram raínhas nas prensagens.
PS : falo no passado, porque me refiro, a discos não de agora, pois esses, deconheço
Ulrich Membro AAP
Mensagens : 4947 Data de inscrição : 06/10/2011 Idade : 46 Localização : Aveiro
Assunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são? Sex Nov 30 2012, 19:00
fjbl escreveu:
O facto do meu rapaz não ligar a estas questões e não saber o objectivo da curta audição é que torna o teste mais realista, ou seja, colocar um ouvinte "normal" perante uma escolha simples; O som é diferente? De qual gostas mais? Consegues definir porquê?
A questão é que a diferença é tão óbvia, que em qualquer sistema minimamente capaz, não é preciso estar propenso para este tipo de problemática para notar as diferenças. Sem ser especialmente dotado em termos técnicos e auditivos o que eu posso dizer é que " o desaparecimento dos músicos", resulta do seguinte;
A edição alemã tem uma transparência muito superior, a definição dos vários instrumentos, assim como o impacto e clareza dos mesmos é de superior qualidade. O palco sonoro formado pelo efeito estereofónico ganha outra dimensão, em largura e altura (mais óbvio) e até em profundidade. Estas diferenças tornam a audição em algo muito mais agradável e realista (há mais coisas e mais espaço entre elas) parecendo que existem mais músicos e instrumentos.
A razão de este facto ser recorrente nas edições nacionais, e de uma forma tão óbvia, é que me deixa perplexo. Qual a razão? Se calhar não há uma, são várias, masters disponibilizados, sistema de "cut" e opções técnicas tomadas (masterização diferente?), processo de fabrico dos stampers, prensagem e por fim a qualidade do vinilo, O resultado final é que é diferente, normalmente para pior.
De qualquer maneira estamos a falar de um universo pequeno de situações em que tenho possibilidade de fazer comparações, mas regra geral o resultado é este e quando isso não acontece, ao analizar as bolachas normalmente encontro; Masterdisk ou Sterling, etc, ou seja, uma parte importante do processo (masterização e eventualmente os stampers) não é de realização nacional. Dá que pensar...é que ainda tenho muito vinil nacional...se soubesse o que sei hoje.
Gostei muito desta tua explicação demonstrativa, eu também penso assim, ainda não tenho conhecimentos para explicar a diferença o que é certo é que a noto e prefiro sempre a qualidade à quantidade, ainda no outro dia fiz uma tardada só a ouvir gravações fantásticas, escolhidas a dedo, e cheguei ao fim da tarde deliciado em sem aquela sensação de ouvidos cansados...
fjbl Membro AAP
Mensagens : 420 Data de inscrição : 25/11/2011 Idade : 62 Localização : Massamá
Assunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são? Sex Nov 30 2012, 22:18
Fran escreveu:
Ok, thanks
Sempre ouvi dizer que as prensagens nacionais, e na sua generalidade, ficam muito a dever a outras. As espanholas, ainda são piores.
USA, UK, Holanda e Alemanha, eram raínhas nas prensagens.
PS : falo no passado, porque me refiro, a discos não de agora, pois esses, deconheço
Será que é a prensagem (operação mecânica que consiste em gravar, por pressão, as espiras de um stamper metálico, numa bolacha de vinil) o factor mais determinante nas diferenças qualitativas? Certamente que é importante, mas eu tenho a convicção que o problema está maioritáriamente noutro ponto da cadeia. Vou explanar a minha ideia sobre o assunto retirando da equação, inclusive, a questão das diferenças entre as edições nacionais e UK ou USA, por exemplo, porque nesse caso acho que é um acumular sucessivo de pequenos passos de menor qualidade que culminam num resultado pior.
Alguns membros deste fórum, e muito bem, compram edições audiófilas ( mofi, analogue, etc) e nesse caso a probabilidades de grande qualidade são muito elevadas, toda a cadeia de produção é excelente e o resultado não podia ser diferente. O problema é o preço (entre 30 e 60 €) e com esse valor compra-se muita coisa no mercado de usados, é uma questão de opção. Se a opção recair sobre edições regulares onde é que devemos centrar a busca? Nas edições originais? Eu digo que é um bom principio, porque nos aproximamos o maís possível das master tapes, do conceito original sonoro, e mais importante evitamos o resto da cadeia analógica de cópia da cópia da cópia. É claro que se a gravação original for má, pouco se pode fazer, se o problema for da masterização... remasteriza-se, é o que fazem as editoras audiófilas, que independentemente da qualidade original procuram sempre melhorar o resultado final. O resto do processo também é importante, do laquer até ao stamper, mas por incrível que pareça, e porque o controlo de qualidade é muito apertado, a fiabilidade é elevadissima em qualquer fábrica e o stamper é uma cópia fiel do laquer. Aqui o problema tem mais a ver com a situação dos stampers serem utilizados excessivamente. A prensagem e qualidade do vinil também contam, mas do excesso de utilização dos stampers e da eventual falta de qualidade do vinil e prensagem resultam normalmente os seguinte defeitos; Ruídos espúrios, empenos, momentâneas distorções sonoras, furação descentrada etc, isto é, raramente influem na sonoridade geral, no palco sonoro, no desequilibrio tonal etc, Na minha opinião - se em todo o processo não forem cometidos erros crassos - o que mais contríbui para as diferenças sónicas são as decisões tomadas aquando do "cut" do vinil (masterizações) e claro, não será indiferente a qualidade da vertente tecnológica.
Resumindo, o processo de masterização ou remasterização é demasiado importante para ser ignorado, um excelente carro conduzido por um cidadão normal ou pelo Alonso são coisas diferentes.
Acho que o Fran quando se referiu a prensagens, não se estava a referir apenas ao processo mecânico, eu é que aproveitei a deixa para me "esticar" um bocadito.
Fran Membro AAP
Mensagens : 8496 Data de inscrição : 08/12/2011 Localização : Usuário BANIDO
Assunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são? Sáb Dez 01 2012, 11:45
fjbl escreveu:
... Acho que o Fran quando se referiu a prensagens, não se estava a referir apenas ao processo mecânico, eu é que aproveitei a deixa para me "esticar" um bocadito.
Exacto , prensagem como o produto final, o disco em si própriamente dito, e não como uma das fases do seu fabrico, pois o conhecimento sobre todo o processo de fabrico do vinil, naquele tempo, era só mesmo para meia-dúzia, já que a informação que havia, era escassa.
Fizeste bem em te "esticares" um bocadito
fjbl Membro AAP
Mensagens : 420 Data de inscrição : 25/11/2011 Idade : 62 Localização : Massamá
Assunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são? Qui Dez 06 2012, 18:33
10 CC - DECEPTIVE BENDS
MERCURY 9102 502 UK 1977
MATRIZ; 9102502 1Y // 3 MELY+ERIC+GRAHAM+PAUL LOVE YOU ! 9102502 2Y // 3 MELYS
Bem... de acordo com a matriz pode tratar-se de um recut (3), mas neste caso em termos sónicos o facto será irrelevante, mesma masterização e mesmo "master cut", Melvyn Abrahams. Capa dupla, laminada (não encontro fabricante), capa interior em castanho com liricas e informação técnica. A arte gráfica ficou a cargo da Hipgnosis. Os rótulos (mercury) são em azul. Sónicamente é mais um excelente trabalho deste masterizador, ainda não encontrei um albúm dos 10 CC que não fosse excelente nesse aspecto (este é o terceiro).
Pierre Membro AAP
Mensagens : 1576 Data de inscrição : 24/11/2010 Idade : 55 Localização : Elvas
Assunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são? Sex Dez 07 2012, 16:05
Tenho por cá este bootleg raríssimo da Patti Smith. Alguém tem conhecimento acrescido ao disco?
PATTI SMITH "SUPERBUNNY"
Fran Membro AAP
Mensagens : 8496 Data de inscrição : 08/12/2011 Localização : Usuário BANIDO
Assunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são? Sex Dez 07 2012, 17:05
Pierre escreveu:
Tenho por cá este bootleg raríssimo da Patti Smith. Alguém tem conhecimento acrescido ao disco?
PATTI SMITH "SUPERBUNNY"
Conhecimento não tenho, mas tens alguma info na net (parece que são registos ao vivo, de uma tournée de finais de 1975 e inicios de 1976) :
Já tentei colocar no ebay a raridade mas os tipos são muito exigentes de burocracias!
José Carvalho Membro AAP
Mensagens : 355 Data de inscrição : 16/08/2011 Idade : 55 Localização : Carcavelos
Assunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são? Sáb Dez 08 2012, 18:03
Continuando com a Patti Smith,
Tenho este Album (NM)
PATTI SMITH-HORSES
ARTY 122 UK 1975
Penso que é uma 1ª prenssagem.
No entanto, os meus amigos mais entendidos poderão dar-me opinião?
[url=]]
Mais uma herança dos meus queridos pais.
Obg.
Ferpina Membro AAP
Mensagens : 10767 Data de inscrição : 07/07/2010 Idade : 69 Localização : Assado - Perú
Assunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são? Sáb Dez 08 2012, 18:53
Deve ter inscrito de cada lado junto à label A-1U e B-1U respectivamente, a seguir a ARTY 122.
_________________
Fran Membro AAP
Mensagens : 8496 Data de inscrição : 08/12/2011 Localização : Usuário BANIDO
Assunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são? Sáb Dez 08 2012, 18:54
José Carvalho escreveu:
... ARTY 122 UK 1975
Penso que é uma 1ª prenssagem ...
Nop, quer dizer, até pode, mas de UK, já que a edição original supostamente é dos States.
Arista AL 4066
fjbl Membro AAP
Mensagens : 420 Data de inscrição : 25/11/2011 Idade : 62 Localização : Massamá
Assunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são? Sáb Dez 08 2012, 19:14
Hum... acho que na 1ª prensagem UK os rótulos são azul escuro e a grafia a azul claro. O original é USA, como foi dito, e a respectiva 1º prensagem tem de certeza "Sterling" ou "SS" e a assinatura de R. Ludwid (RL).
Ferpina Membro AAP
Mensagens : 10767 Data de inscrição : 07/07/2010 Idade : 69 Localização : Assado - Perú
Assunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são? Sáb Dez 08 2012, 19:26
fjbl escreveu:
Hum... acho que na 1ª prensagem UK os rótulos são azul escuro e a grafia a azul claro...
_________________
José Carvalho Membro AAP
Mensagens : 355 Data de inscrição : 16/08/2011 Idade : 55 Localização : Carcavelos
Assunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são? Sáb Dez 08 2012, 19:27
Ferpina escreveu:
Deve ter inscrito de cada lado junto à label A-1U e B-1U respectivamente, a seguir a ARTY 122.
Estive a ver e de fato está inscrito em cada um dos lados A-1U e B-1U.
Os meus amigos são um poço de conhecimento!!
fjbl Membro AAP
Mensagens : 420 Data de inscrição : 25/11/2011 Idade : 62 Localização : Massamá
Assunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são? Sáb Dez 08 2012, 20:03
Face às matrizes expostas, não restam dúvidas, os rótulos serão então em azul claro. Fico curioso, existe mais alguma coisa no dead wax? O amigo José Carvalho é que podia espreitar mais uma vez.
José Carvalho Membro AAP
Mensagens : 355 Data de inscrição : 16/08/2011 Idade : 55 Localização : Carcavelos
Assunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são? Sáb Dez 08 2012, 20:15
fjbl escreveu:
Face às matrizes expostas, não restam dúvidas, os rótulos serão então em azul claro. Fico curioso, existe mais alguma coisa no dead wax? O amigo José Carvalho é que podia espreitar mais uma vez.
No lado A-1U estão inscritas as seguintes iniciais G.O
No lado B-1U está R.R
??
Ferpina Membro AAP
Mensagens : 10767 Data de inscrição : 07/07/2010 Idade : 69 Localização : Assado - Perú
Assunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são? Sáb Dez 08 2012, 21:05
fjbl escreveu:
Face às matrizes expostas, não restam dúvidas, os rótulos serão então em azul claro. Fico curioso, existe mais alguma coisa no dead wax? O amigo José Carvalho é que podia espreitar mais uma vez.
José Carvalho escreveu:
fjbl escreveu:
Face às matrizes expostas, não restam dúvidas, os rótulos serão então em azul claro. Fico curioso, existe mais alguma coisa no dead wax? O amigo José Carvalho é que podia espreitar mais uma vez.
No lado A-1U estão inscritas as seguintes iniciais G.O
No lado B-1U está R.R
??
Tenho esse disco, made in UK, e existem de cada lado mais 2 caracteres que mesmo com óculos não consigo decifrar, não me parecendo qualquer um deles, letras.
_________________
fjbl Membro AAP
Mensagens : 420 Data de inscrição : 25/11/2011 Idade : 62 Localização : Massamá
Assunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são? Sáb Dez 08 2012, 21:06
José Carvalho escreveu:
fjbl escreveu:
Face às matrizes expostas, não restam dúvidas, os rótulos serão então em azul claro. Fico curioso, existe mais alguma coisa no dead wax? O amigo José Carvalho é que podia espreitar mais uma vez.
No lado A-1U estão inscritas as seguintes iniciais G.O
No lado B-1U está R.R
??
Pois... também não sei o que significam. Estive a navegar, e parece que com essa matriz há exemplares com ambos os tipos de rótulos.
fjbl Membro AAP
Mensagens : 420 Data de inscrição : 25/11/2011 Idade : 62 Localização : Massamá
Assunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são? Dom Dez 16 2012, 19:13
DIRE STRAITS - LOVE OVER GOLD
VERTIGO 6359 109 UK 1982
MATRIZ; lado A - 6359109 A UK (manuscrito) MASTERDISK HW 6359109 A// 1 (TRIÂNGULO) 130 (Maquinado excepto HW) lado B - 6359109 B UK (manuscrito) MASTERDISK HW 6359109 B// 2 (TRIÂNGULO) 130 (Maquinado excepto HW)
Este é bastante difícil determinar qual foi efectivamente a 1ª prensagem do original UK. Nos créditos a masterização é atribuída a Ludwig (RL) da masterdisk NY. Há poucos dias um forista britânico afirmava que tinha tês versões deste albúm, todas britânicas, todas Masterdisk, mas de três masterizadores diferentes, Ludwig (RL), Howie Weinberg (HW) e Bill Kipper (BK), no entanto como não divulgou as matrizes fiquei com as mesmas dúvidas. O lógico seria que a 1ª prensagem fosse RL, quer USA quer UK, mas se assim for como é que aparece um laquer A // 1 no exemplar que tenho (HW)!! Outro aspecto curioso é saber quais os rótulos da 1ª prensagem, os cor de laranja ou os esverdeados "spaceship"? Bem de qualquer maneira existem uma série de países cuja edição tem o "selo" masterdisk, o que significa que existe uma certa uniformidade nas prensagens e masterizações, assim como, provavelmente, uma série relativamente elevada de laquers provenientes da masterdisk, com cuts de pelo menos três engenheiros.
A edição que tenho é de capa simples, em cartâo laminado com acabamento brilhante, capa interior preta com grafia em branco, e os rótulos são os Vertigo cor de laranja.
fjbl Membro AAP
Mensagens : 420 Data de inscrição : 25/11/2011 Idade : 62 Localização : Massamá
Assunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são? Sex Fev 08 2013, 22:31
THE TEARDROP EXPLODES - WILDER
MERCURY 6359056 UK 81
Matriz; 6359056 A1 // (triângulo) EM ARUN 6359056 B2 // (triângulo) EM ARUN
Primeira prensagem deste original da banda britânica Teardrop Explodes, que fez parte do movimento "new wave" das ilhas Britânicas. Tendo em conta as matrizes, a masterização e o cut foram da responsabilidade de Arun Chakraverty, engenheiro da Master Room de Londres. A capa é simples, em cartão com acabamento brilhante (não descortino fabricante), a capa interior é branca, com grafia em dourado. Os rótulos são da Mercury em tom de azul médio. O exemplar que tenho é uma cópia promocional (na contra capa, e colocada na gráfica tem uma pequena caixa com; "promotional copy not for resale"), destinada à Capital Radio 194 !!, cujo funcionário do arquivo teve a infeliz ideia de colar na capa, um rótulo com dimensões generosas e que a descaracterizou. Os Teardrop foram uma banda interessante que vageou algures entre o rock e o synth pop e este album é um dos meus preferidos dos anos oitenta, talvez porque tive a oportunidade de de os ver ao vivo, num fabuloso e épico concerto que eles deram no nosso CBGB, o saudoso Rock Rendez-Vous.
BladeRunner Membro AAP
Mensagens : 256 Data de inscrição : 22/01/2013 Localização : V. N. de Gaia - Porto
Assunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são? Sáb Fev 09 2013, 01:38
fjbl escreveu:
Aqui vai outro;
STRANGLERS - LIVE (XCERT)
Identificação; United Artists UAG 30224 UK 1979
Matriz - Lado A - UAG 30224 A 1U Porky prime cut
Lado B - UAG 30224 B 1U Pecko
Mais um com as bolachas assinadas por George Peckham, mas aqui sinceramente não o recomendo sónicamente, embora o problema não seja provávelmente da masterização ou do "cut", mas sim da captação dos concertos que me parece técnicamente insatisfatório. Mas há quem aprecie a rude beleza do disco, afinal estamos a falar dum concerto de punk music....1 2 3 4...gabba gabba hey.
... à espera de ser tocado...
fjbl Membro AAP
Mensagens : 420 Data de inscrição : 25/11/2011 Idade : 62 Localização : Massamá
Assunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são? Sáb Fev 09 2013, 22:23
PETE TOWNSHEND - ALL THE BEST COWBOYS HAVE CHINESE EYES
ATCO RECORDS K 50889 UK 1982
MATRIZ; K 50889 A1 timtom cbs K 50889 B1
Tendo em conta que a editora é a ATCO, provavelmente o original será EUA. Esta será a 1ª prensagem UK. O albúm é omisso quanto à autoria da masterização, mas de acordo com a matriz nesta edição ela ficou a cargo de Tim Young ( Timtom) da CBS UK. Capa dupla em cartão, com acabamento mate (não descortino fabricante), capa interior com fundo branco contendo liricas, informações técnicas e duas imagens a preto e branco. Os rótulos são em tom de antracite.
As imagens são edição USA, mas a grafia é similar.
fjbl Membro AAP
Mensagens : 420 Data de inscrição : 25/11/2011 Idade : 62 Localização : Massamá
Assunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são? Sex Fev 15 2013, 21:08
GRAHAM PARKER and the RUMORS – THE PARKERILLA VERTIGO 6641 797 1978 UK
MATRIZ; 9199 573 1y // 1 A PORKY PRIME CUT 9199 573 2y // 1 PECKO 9199 574 1y//1 A PORKY PRIME CUT 9199 574 2Y // 1
Primeira prensagem deste duplo ao vivo de Graham Parker, isto é , três lados são vivo e o quarto é uma gravação de estúdio. Na gravação ao vivo o cut do vinil é da autoria de George Peckham. O último lado não está assinado pelo que possivelmente o cut foi feito por outra pessoa. Capa dupla em cartão, com acabamento mate, as capas interiores são as tradicionais brancas e os rótulos são os Vertigo “spaceship” . Musicalmente Parker vagueia entre o Pub Rock e a New Wave, mas este duplo, devo confessar é perfeitamente esquecível.
fjbl Membro AAP
Mensagens : 420 Data de inscrição : 25/11/2011 Idade : 62 Localização : Massamá
Assunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são? Qui Mar 07 2013, 13:29
THE WHO – THE WHO BY NUMBERS POLYDOR DE LUXE 2490 129 UK 1975 MATRIZ; AA 2490129 1 Y 1 TML – M / AA 2490129 2 Y 1 TML – M
Este é do capa em que se desenha os membros da banda unindo a numeração impressa na capa. A capa é de tom amarelado fabricada por MacNeil Press Lda e a primeira prensagem é numerada na contra- capa. Este exemplar é o nº 83090. A capa interior é branca. Os rótulos são os Polydor, com a mesma cor do clube que paga ao Jorge Jesus.
A produção foi de Glyn Johns e masterização é de Doug Sachs, Mastering Lab.(TML). A TML costumava replicar as “mothers” (metalurgicamente , penso eu) atribuindo ao original a letra M (master), ao duplicado a letra S (slave)e por vezes realizava um triplicado; X.
Ferpina Membro AAP
Mensagens : 10767 Data de inscrição : 07/07/2010 Idade : 69 Localização : Assado - Perú
Assunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são? Qui Mar 07 2013, 15:11
THE WHO – THE WHO BY NUMBERS POLYDOR DE LUXE 2490 129 UK 1975 MATRIZ; AA 2490129 1 Y 1 TML – M / AA 2490129 2 Y 1 TML – M
Interessante essa particularidade da primeira prensagem ser numerada na contra- capa. Desconhecia por completo! O meu exemplar Polydor 24 80 309 não exibe esse número
_________________
fjbl Membro AAP
Mensagens : 420 Data de inscrição : 25/11/2011 Idade : 62 Localização : Massamá
Assunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são? Qui Mar 07 2013, 22:27
Ferpina escreveu:
THE WHO – THE WHO BY NUMBERS POLYDOR DE LUXE 2490 129 UK 1975 MATRIZ; AA 2490129 1 Y 1 TML – M / AA 2490129 2 Y 1 TML – M
Interessante essa particularidade da primeira prensagem ser numerada na contra- capa. Desconhecia por completo! O meu exemplar Polydor 24 80 309 não exibe esse número
Com esse número de catálogo a edição não será UK, mas sim Australiana, ou Alemã. De qualquer modo se possuir matrizes TML em termos sónicos não haverá diferenças assinaláveis.
fjbl Membro AAP
Mensagens : 420 Data de inscrição : 25/11/2011 Idade : 62 Localização : Massamá
Assunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são? Sex Mar 08 2013, 13:12
LINDISFARNE – FOG ON THE TYNE CHARISMA CAS 1050 UK 1971 MATRIZ; CAS 1050 A 1 U PORKY / CAS 1050 B 1 U PECKIE
Banda Britânica da área do FolK Rock, com uma pitada de psicadelismo. A capa (dupla) tem um tom pouco comum, violeta, e foi fabricada por E. J. Day Group. A capa interior é a clássica branca, com patente nº. Os rótulos são os denominados pink label e têm um aspecto bem “vintage”. Esta primeira prensagem é um “porky prime cut”, masterização e “cut” por George Peckham, que assina as bolachas.
fjbl Membro AAP
Mensagens : 420 Data de inscrição : 25/11/2011 Idade : 62 Localização : Massamá
Assunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são? Qui maio 16 2013, 19:33
THE TUBES – WHAT DO YOU WANT FROM LIVE A & M RECORDS AMLM 68460 UK 1978
Matrizes: (entre várias inscrições, as mais importantes) AMLM 68460 A1 KENDUN B JG ENGLAND AMLM 68460 B1 KENDUN B JG ENGLAND AMLM 68460 C1 KENDUN B JG ENGLAND AMLM 68460 D1 KENDUN B JG ENGLAND
Álbum duplo, ao vivo, gravado no Hammersmith Odeon, Londres, em Novembro de 77, pela banda punk norte americana The Tubes. Esta é a 1ª prensagem UK, o original será USA, mas neste caso esse facto não será muito relevante. A ficha técnica indica que a mixagem e masterização ficaram a cargo P. Henderson e R. Farr da Kendun Records (Califórnia), mas não consegui encontrar o nome destes técnicos no historial da Kendun. Encontrei sim foi, além do fundador, Kent Duncan, (que costuma assinar kendun), o nome de John Golden que certamente corresponde ao JG (manuscrito) destas matrizes ( o KENDUN B, foi estampado). Independentemente de quem masterizou, pelo menos o cut deste laquer foi da autoria de John Golden. Capa dupla, fabricada por Gothic Print Finishers, Londres. As capas interiores são constituídas por imagens de artigos da imprensa sobre a banda. Bem, tive a oportunidade de ver esta rapaziada, no Dramático, em 79, num concerto que na altura deu muito que falar, quer pelo concerto, quer pelo ambiente e acontecimentos que o rodearam. Além disso este foi um dos meus primeiros concertos (na época vi também Rory Galhager e Dr Feelgood e já não me lembro da sequência temporal) o que é sempre marcante. O pavilhão estava nitidamente sobrelotado, um calor infernal, e uma atmosfera irrespirável que obrigou a que “crentes e não crentes” ajoelhassem e participassem na maior “pedra” colectiva dos concertos em Portugal. O ambiente pré concerto foi memorável, os punks invadiram as praias da vila, as “tias” e as meninas da linha fugiram a sete pés, e a praia ficou pejada de garrafas de vinho e cerveja, e de pessoal a tomar banho em cuecas ou completamente vestidos e com botas militares. Lembro-me perfeitamente de ver um punk, trajado a rigor, em plena praia a dar banho a um pato, preso por uma corrente e respectiva coleira de picos. Antes e depois do concerto, houve vários pequenos tumultos, cargas policiais e pedrada com fartura. Por um dia Cascais transformou-se em King`s Road.
fjbl Membro AAP
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Assunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são? Ter maio 21 2013, 18:22
AMERICA – HOMECOMING WARNER BROS RECORDS K46180 (BS 2655) UK 1972
MATRIZ; K 46180 A1 RAYS / K46180 B1 RAYS
O Original será USA , pelo que esta é a 1ª prensagem da edição UK. A edição é omissa quanto ao processo de masterização mas a matriz revela que nesta edição UK o “cut” foi realizado por Ray Staff (RAYS) dos Trident Studios, Londres. A capa é tripla e foi fabricada por Robor Lda . A capa interior é completamente branca e os rótulos da WB são em verde claro (ervilha).
Não sou própriamente um grande fâ dos América, mas é um trabalho agradável e sónicamente é muito competente.
António José da Silva Membro AAP
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Assunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são? Ter maio 21 2013, 18:24
fjbl escreveu:
AMERICA – HOMECOMING WARNER BROS RECORDS K46180 (BS 2655) UK 1972
MATRIZ; K 46180 A1 RAYS / K46180 B1 RAYS
O Original será USA , pelo que esta é a 1ª prensagem da edição UK. A edição é omissa quanto ao processo de masterização mas a matriz revela que nesta edição UK o “cut” foi realizado por Ray Staff (RAYS) dos Trident Studios, Londres. A capa é tripla e foi fabricada por Robor Lda . A capa interior é completamente branca e os rótulos da WB são em verde claro (ervilha).
Não sou própriamente um grande fâ dos América, mas é um trabalho agradável e sónicamente é muito competente.
Nao sei qual a minha edição, mas sei que é um fantástico álbum.
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If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...
The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte
fjbl Membro AAP
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Assunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são? Sex maio 31 2013, 21:55
THE STRANGLERS - IV RATTUS NORVEGICUS UNITED ARTISTS UAG 30045 UK 1977
MATRIZ; UAG 30045 A1 U JONZ / UAG 30045 B1 U
Edição original, 1ª prensagem, ou se quisermos ser mais precisos estes “stampers” foram primeiramente utilizados numa edição limitada, acompanhada de um single. Masterização e “cut” do vinil da responsabilidade do masterizador britânico John Dent (JONZ). Capa simples, predominantemente em preto com fotografia da banda. A capa interior segue o mesmo principio apresentando os 4 cantos cortados. Os rótulos têm a imagem de um rato ao por do sol.
fjbl Membro AAP
Mensagens : 420 Data de inscrição : 25/11/2011 Idade : 62 Localização : Massamá
Assunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são? Sex maio 31 2013, 22:23
Controlem-se.
EMCS Membro AAP
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Assunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são? Sex maio 31 2013, 23:13
THE BEATLES - WITH THE BEATLES PALOPHONE MONO PMC 1206 PCS 3045 UK RECORDING FIRST PUBLISHED 1963
MATRIZ: XEX 447-1N GRD / XEX 448-1N GOA CAPA/CONTRACAPA: PRINTED AND MADE BY GARROD & LOFTHOUSE Ltd.
Pelos vistos é uma 1ª prensagem, acho que as edições a mono deveriam ter outro tipo de nomenclatura penso eu, não sou ai muito espert na matéria!!! O rótulo é preto com o Logo e Parlophone a amarelo e as letras das músicas em prateado O disco é um bocado grosso e está para a idade em óptimas condições audíveis e a capa e cotracapa também.... Foi um Super achado de um Tio que mo deu, sabendo que eu gostava de discos!!! A meu ver aho que está 7******* Para mim é uma auténtica obra musical!!!
fjbl Membro AAP
Mensagens : 420 Data de inscrição : 25/11/2011 Idade : 62 Localização : Massamá
Assunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são? Sáb Jun 01 2013, 00:20
Boa malha. Segundo o Discogs a 1ª prensagem é esta:
Penso que todas as bolachas com as matrizes 1N serão do 1º "laquer" e portanto semelhantes em termos sónicos.
EMCS Membro AAP
Mensagens : 506 Data de inscrição : 25/05/2013 Idade : 54 Localização : Perto do mar... Móóóó!!!
Assunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são? Sáb Jun 01 2013, 00:44
Afinal É mesmo... Vai ser bem preservado!!! Muito Obrigado pela informação... Abração BEATLEMANÍACO e sobretudo ÁUDIO ANALÒGICO!!!
EMCS Membro AAP
Mensagens : 506 Data de inscrição : 25/05/2013 Idade : 54 Localização : Perto do mar... Móóóó!!!
Assunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são? Sáb Jun 01 2013, 00:46
António José da Silva escreveu:
fjbl escreveu:
AMERICA – HOMECOMING WARNER BROS RECORDS K46180 (BS 2655) UK 1972
MATRIZ; K 46180 A1 RAYS / K46180 B1 RAYS
O Original será USA , pelo que esta é a 1ª prensagem da edição UK. A edição é omissa quanto ao processo de masterização mas a matriz revela que nesta edição UK o “cut” foi realizado por Ray Staff (RAYS) dos Trident Studios, Londres. A capa é tripla e foi fabricada por Robor Lda . A capa interior é completamente branca e os rótulos da WB são em verde claro (ervilha).
Não sou própriamente um grande fâ dos América, mas é um trabalho agradável e sónicamente é muito competente.
Nao sei qual a minha edição, mas sei que é um fantástico álbum.
Verdadeiramente é uma bela peça musical... SIM SENHOR!!!! A ver se um dia o apanho!!!
fjbl Membro AAP
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Assunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são? Qui Jun 06 2013, 23:43
Aventura Country & Western estilo Nashville de Elvis costello.
Capa simples, laminada, impressa por Robot Limited, capa interior preta. Os rótulos são em vermelho. Penso que a capa saiu com algumas variantes, isto é; as mesmas fotografias mas o tom de fundo varia ente o azul e um verde azulado. A cópia cá de casa é de tom esverdeado. A masterização e cut foi da responsabilidade da TOWNHOUSE.
Uma excelente produção de Billy Sherrill com engenharia de Ron Reynolds e o resultado sónico é excelente. O resultado musical é bem mais discutível.
fjbl Membro AAP
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Assunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são? Sex Jun 07 2013, 00:17
[quote="fjbl"]THE WHO – THE WHO BY NUMBERS POLYDOR DE LUXE 2490 129 UK 1975 MATRIZ; AA 2490129 1 Y 1 TML – M / AA 2490129 2 Y 1 TML – M
Este é do capa em que se desenha os membros da banda unindo a numeração impressa na capa. A capa é de tom amarelado fabricada por MacNeil Press Lda e a primeira prensagem é numerada na contra- capa. Este exemplar é o nº 83090. A capa interior é branca. Os rótulos são os Polydor, com a mesma cor do clube que paga ao Jorge Jesus.
A produção foi de Glyn Johns e masterização é de Doug Sachs, Mastering Lab.(TML).
A TML costumava replicar as “mothers” (metalurgicamente , penso eu) atribuindo ao original a letra M (master), ao duplicado a letra S (slave)e por vezes realizava um triplicado; X.
Aqui vai uma correcção respeitante à Mastering Lab (TML) e aos laquers, que não correspondem em nada ao que tinha divulgado e que também tinha obtido de um site sobre a matéria. esta foi retirada do Discogs e acho que faz mais sentido.
The Mastering Lab Profile: The Mastering Lab is a mastering studio established in 1967 by audio engineer Doug Sax in Hollywood, California. It is now in Ojai, California. The Mastering Lab used three different lathes to cut records: two Scully lathes indicated by the letters TML-M and TML-S, and a Neumann lathe indicated by the letters TML-X.
fjbl Membro AAP
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Assunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são? Sex Jun 07 2013, 20:49
BAD COMPANY – BAD COMPANY ISLAND RECORDS ILPS 9279 1974 UK
MATRIZ; ILPS 9279 A1U / ILPS 9279 B1U
1ª prensagem da edição original desta banda Britânica cujos membros são oriundos dos Free, King Crimson e Moott the Hople. Capa dupla, em negro, fabricada por Robor Limited, design da Hipgnosis, tendo no interior fotografias da banda em concerto. A capa interior que tenho não deve ser a origina,l uma vez que publicita álbuns da editora EMI Harvest. Os rótulos são vermelhos. Na contra capa a indicação técnica é que masterização foi realizada na Mastering Lab, LA, no entanto a matriz não tem TML.
As imagens não são desta edição mas a grafia é similar
Tá na hora da bola...
António José da Silva Membro AAP
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Assunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são? Sex Jun 07 2013, 21:36
Os velhos e bons Bad Company. Os meus primeiros dois álbuns deles foram adquiridos em 1981. Foi o Run With The Pack e o Desolation Angels.
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fjbl Membro AAP
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Assunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são? Dom Jun 09 2013, 23:33
THE STRANGLERS – LA FOLIE LIBERTY LBG 30342 UK 1981 MATRIZ; LBG 30342 A1U TOWNHOUSE / LBG 30342 B1U TOWNHOUSE
Original UK, 1ª prensagem, masterização da Townhouse.
Capa simples, com acabamento brilhante, constituída por uma fotografia estilizada da banda sobre fundo negro. Rótulos em negro. Mais um dos Stranglers, este é o do “super hit” Golden Brown, com uma bela harmonia de piano e contrabaixo.
fjbl Membro AAP
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Assunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são? Ter Jun 11 2013, 23:09
YARDBYRDS - REMEMBER THE YARDBIRDS
STARLINE - EMI SRS 5069 UK 1971
MATRIZ; SRS 5069 A1 / SRS 5069 B1
Colectânea dos Yardbirds, editada pela Starline que era básicamente uma sub-editora da EMI vocacionada para edições económicas. O pior é que se trata daquelas edições de "falsa" estereofonia, ou seja o mono é processado electrónicamente para simular esse efeito. Não há qualquer indicação de masterização na bolacha, a capa é simples, fabricada por Garrod & Lofthouse Lda, a capa interior é a regular em branco. Os rótulos são da Starline, em azul petróleo. Sónicamente é fraquito.
fjbl Membro AAP
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Assunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são? Seg Jun 24 2013, 21:18
JETHRO TULL - TOO OLD TO ROCK`N`ROLL TOO YOUNG TO DIE CHRYSALIS CHR 1111 1976 UK
Matriz; CHR – 1 – 1111 (W1) A1 1ST SET SIDE ONE EG CHR -?- 1111 B1 (W1) 1ST SET SIDE TWO EG
Original, 1ª prensagem UK deste álbum dos J. Tull. Não descortino nenhuma assinatura do masterizador e a ficha técnica é omissa. Capa dupla fabricada por Shorewood Packaging Lda, a capa interior é a típica em papel branco. Os rótulos da Chrysalis são em verde claro. É um álbum conceptual, cuja narrativa é apresentada sob a forma de tiras de banda desenhada na contra capa interior. Foi um dos trabalhos menos populares da banda.
Só consegui imagens da edição USA, mas são similares.
António José da Silva Membro AAP
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Assunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são? Seg Jun 24 2013, 21:25
fjbl escreveu:
JETHRO TULL - TOO OLD TO ROCK`N`ROLL TOO YOUNG TO DIE CHRYSALIS CHR 1111 1976 UK
Matriz; CHR – 1 – 1111 (W1) A1 1ST SET SIDE ONE EG CHR -?- 1111 B1 (W1) 1ST SET SIDE TWO EG
Original, 1ª prensagem UK deste álbum dos J. Tull. Não descortino nenhuma assinatura do masterizador e a ficha técnica é omissa. Capa dupla fabricada por Shorewood Packaging Lda, a capa interior é a típica em papel branco. Os rótulos da Chrysalis são em verde claro. É um álbum conceptual, cuja narrativa é apresentada sob a forma de tiras de banda desenhada na contra capa interior. Foi um dos trabalhos menos populares da banda.
Só consegui imagens da edição USA, mas são similares.
Estou longe da minha cópia e não sei qual será (provavelmente. não será uma 1ª), mas a ver se me lembro de ver qual a edição. Em todo o caso, belo disco.
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fjbl Membro AAP
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Assunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são? Qua Jun 26 2013, 23:09
RENAISSENCE – TURN OF THE CARDS BTM RECORDS RCA BTM 1000 UK 1974
Matriz; BTM 1000 A1E / BTM 1000 B2E
1ª prensagem da edição original UK desta banda de Folk-Rock. Nada de especial nas bolachas, masterizador desconhecido. A matriz do lado B poderia indicar um “recut” (B2E), mas não encontrei referência à existência de um laquer B1E. Capa simples fabricada por Tinsley-Robor Lda. Capa interior branca. Rótulos da BTM em tom creme. O vinil é ligeiramente mais pesado que as edições regulares, a gravação e trabalho técnico é de qualidade e o resultado sónico é bom.
Ferpina Membro AAP
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Assunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são? Qua Jun 26 2013, 23:50
Desde há uns tempos largos, que não consigo ver as tuas fotos. Serei só eu? Ou será o servidor de alojamento onde as colocas?
_________________
António José da Silva Membro AAP
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
Assunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são? Qui Jun 27 2013, 00:05
Eu vejo-as em todo o seu esplendor.
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Assunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são?