Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistrarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 Musica Clássica

Ir para baixo 
+18
ricardo onga-ku
Rui Mendes
Aspra
Ulrich
Fernando Mota
chicosta
barros.rodolfo
MF
nautilus
Milton
José Carvalho
Goansipife
Jorge Ferreira
stardrake
Fran
zaratustra
António José da Silva
afonso
22 participantes
Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte
AutorMensagem
Fran
Membro AAP



Mensagens : 8496
Data de inscrição : 08/12/2011

Musica Clássica - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Musica Clássica   Musica Clássica - Página 3 EmptyDom Set 09 2012, 17:13

Jorge Ferreira escreveu:
... Por exemplo, apenas à meia duzia de anos atrás, comprei na loja que tu bem conheces (discoleção nas escadinhas do duque),
4 LP's desses 1ª edição DECCA SXL Ingleses por 5€ cada um (se bem me lembro foi mais ou menos isso),
foram ao mesmo preço que os outros muitos de clássica que ele lá tinha também baratos ...
Não sei se sabes, mas o VN da Discolecção, não usa internet, nem tampouco sabe o que isso é, além de que só muito recentemente começou a "abrir" os olhos para a clássica, pelo que para saber o valor dos LPs que tu compraste, certamente não pesquisou, e como eram DECCA SXL, lá resolveu pedir os 5 aéreos da praxe.

Também, por outro lado, a rotatividade das compras e vendas, é muito importante, e seria impensável o VN, ficar com os LPs de clássica presos na sua loja, pelo facto de se meter a pedir balúrdios por algo que não era de maneira nenhuma a sua praia (além de que, convenhamos, o mercado de clássica, é bastante mais restrito do que o outro, e como tal, menos compradores, pelo menos tendo em conta o tipo de frequentadores da sua loja).

O VN, é uma pessoa que acha um ROUBO imenso o valor que certos discos atingem, e nunca foi pessoa de pedor balúrdios por determinado disco (experiência própria de minha parte).


PS : às tantas, compraste-lhe algo, que ele me comprou ... a mim, não, há minha Mãe, que lhe vendeu os LPs todos de clássica do meu "velhote" (por minha indicação), pois eu já cá estava nos Açores, caso contrário, teria sido eu a ficar com eles TODOS, só que na altura, eu estava com muita dificuldade para trazer os meus para cá, e por isso, abri mão desses do meu "velhote" Musica Clássica - Página 3 317942
Ir para o topo Ir para baixo
stardrake
Membro AAP
stardrake


Mensagens : 679
Data de inscrição : 29/01/2012
Localização : Cascais

Musica Clássica - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Musica Clássica   Musica Clássica - Página 3 EmptyDom Set 09 2012, 17:20

Por falar em boas prensagens, em clássica, anos 50/60 século passado:

Musica Clássica - Página 3 Dsc01377dc



um exemplar com RCA RED SEAL, made in USA, Livraria do Congresso, com sleeve original. O intérprete e a obra dispensam apresentações.

Na mesma linha:

Musica Clássica - Página 3 Dsc01380sk


e verso
Musica Clássica - Página 3 Dsc01381p



um exemplar Deutsche Grammophon RESONANCE, made in Germany.Mesma obra executada por Shura Cherkassky numa notável
interpretação.

Mário
Ir para o topo Ir para baixo
Fran
Membro AAP
Fran


Mensagens : 8496
Data de inscrição : 08/12/2011
Localização : Usuário BANIDO

Musica Clássica - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Musica Clássica   Musica Clássica - Página 3 EmptyDom Set 09 2012, 17:24

stardrake escreveu:
... e verso
Musica Clássica - Página 3 Dsc01381p ...
Qué pasa?
Ratos? (um rato não rói assim Musica Clássica - Página 3 447836 )
Falta-lhe um bocado da capa em baixo, ou o disco sái por aí?! scratch
Ir para o topo Ir para baixo
Jorge Ferreira
Membro AAP
Jorge Ferreira


Mensagens : 3386
Data de inscrição : 05/11/2011
Idade : 56
Localização : Palmela

Musica Clássica - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Musica Clássica   Musica Clássica - Página 3 EmptyDom Set 09 2012, 17:34

Fran escreveu:
Jorge Ferreira escreveu:
... Por exemplo, apenas à meia duzia de anos atrás, comprei na loja que tu bem conheces (discoleção nas escadinhas do duque),
4 LP's desses 1ª edição DECCA SXL Ingleses por 5€ cada um (se bem me lembro foi mais ou menos isso),
foram ao mesmo preço que os outros muitos de clássica que ele lá tinha também baratos ...
Não sei se sabes, mas o VN da Discolecção, não usa internet, nem tampouco sabe o que isso é, além de que só muito recentemente começou a "abrir" os olhos para a clássica, pelo que para saber o valor dos LPs que tu compraste, certamente não pesquisou, e como eram DECCA SXL, lá resolveu pedir os 5 aéreos da praxe.

Também, por outro lado, a rotatividade das compras e vendas, é muito importante, e seria impensável o VN, ficar com os LPs de clássica presos na sua loja, pelo facto de se meter a pedir balúrdios por algo que não era de maneira nenhuma a sua praia (além de que, convenhamos, o mercado de clássica, é bastante mais restrito do que o outro, e como tal, menos compradores, pelo menos tendo em conta o tipo de frequentadores da sua loja).

O VN, é uma pessoa que acha um ROUBO imenso o valor que certos discos atingem, e nunca foi pessoa de pedor balúrdios por determinado disco (experiência própria de minha parte).


PS : às tantas, compraste-lhe algo, que ele me comprou ... a mim, não, há minha Mãe, que lhe vendeu os LPs todos de clássica do meu "velhote" (por minha indicação), pois eu já cá estava nos Açores, caso contrário, teria sido eu a ficar com eles TODOS, só que na altura, eu estava com muita dificuldade para trazer os meus para cá, e por isso, abri mão desses do meu "velhote" Musica Clássica - Página 3 317942

Pois eu sei que clássica não é a Praia dele e que aquilo eram preços mesmo para despachar depressa os discos...

Tal como também não é a Praia de muitos que vendem lotes de clássica nos car boot sales no UK concerteza...Por isso valia a pena o António investigar a coisa...

Musica Clássica - Página 3 22692
Ir para o topo Ir para baixo
http://farmvinyl.blogspot.pt
Fran
Membro AAP
Fran


Mensagens : 8496
Data de inscrição : 08/12/2011
Localização : Usuário BANIDO

Musica Clássica - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Musica Clássica   Musica Clássica - Página 3 EmptyDom Set 09 2012, 17:38

Jorge Ferreira escreveu:
... Por isso valia a pena o António investigar a coisa... Musica Clássica - Página 3 22692
Claro que vale, mas é preciso ter "veia" (queda) para a coisa, e também tempo e paciência ... além de MUITA sorte.

Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Musica Clássica - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Musica Clássica   Musica Clássica - Página 3 EmptyDom Set 09 2012, 17:39

Jorge Ferreira escreveu:


Tal como também não é a Praia de muitos que vendem lotes de clássica nos car boot sales no UK concerteza...Por isso valia a pena o António investigar a coisa...

Musica Clássica - Página 3 22692


Exactamente. Há por lá muita coisa de bastante valor. Mas depois não teia tempo para tentar encontrar os Boney M e Abba. lol!

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Musica Clássica - Página 3 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
stardrake
Membro AAP
stardrake


Mensagens : 679
Data de inscrição : 29/01/2012
Localização : Cascais

Musica Clássica - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Musica Clássica   Musica Clássica - Página 3 EmptyDom Set 09 2012, 17:42

e ainda!!!

Musica Clássica - Página 3 Dsc01382dz



e verso com sleeve original

Musica Clássica - Página 3 Dsc01383o



Exemplar EMI- Pathé Marconi La Voix de son Maitre,feito em França. Excelente qualidade sónica, obras executadas pela Orchestre de Chambre de Toulouse
dirigida por Louis Auriacombe
Exemplar de 1956,

Musica Clássica - Página 3 Dsc01378ie



De notar que a sleeve está cozida (literalmente) na capa;é original e não remendo


Musica Clássica - Página 3 Dsc01379w



um exemplar Deutsche Grammophon Gesellschaft, made in Germany, Sónicamente excelente.
Sergei Rachmaninoff-Konzert fur Klavier und Orchester Nº 2 C-Moll opus 18, Andor Foldes no piano, Filármónica de Berlin dirigida por
Leopold Ludwing.

Estes residem na família desde sempre.

Mário

POr hoje chega ufffff Musica Clássica - Página 3 809774

Ir para o topo Ir para baixo
stardrake
Membro AAP
stardrake


Mensagens : 679
Data de inscrição : 29/01/2012
Localização : Cascais

Musica Clássica - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Musica Clássica   Musica Clássica - Página 3 EmptyDom Set 09 2012, 17:45

Fran escreveu:
stardrake escreveu:
... e verso
Musica Clássica - Página 3 Dsc01381p ...
Qué pasa?
Ratos? (um rato não rói assim Musica Clássica - Página 3 447836 )
Falta-lhe um bocado da capa em baixo, ou o disco sái por aí?! scratch

Nada disso,apenas a cobertura do sofá enrrugada lol!
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Musica Clássica - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Musica Clássica   Musica Clássica - Página 3 EmptyDom Set 09 2012, 17:47

stardrake escreveu:


Nada disso,apenas a cobertura do sofá enrrugada lol!



Musica Clássica - Página 3 265963

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Musica Clássica - Página 3 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
Fran
Membro AAP
Fran


Mensagens : 8496
Data de inscrição : 08/12/2011
Localização : Usuário BANIDO

Musica Clássica - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Musica Clássica   Musica Clássica - Página 3 EmptyDom Set 09 2012, 17:55

stardrake escreveu:
Fran escreveu:
stardrake escreveu:
... e verso
Musica Clássica - Página 3 Dsc01381p ...
Qué pasa?
Ratos? (um rato não rói assim Musica Clássica - Página 3 447836 )
Falta-lhe um bocado da capa em baixo, ou o disco sái por aí?! scratch

Nada disso,apenas a cobertura do sofá enrrugada lol!
Ah, OK Musica Clássica - Página 3 22692 , vejo agora nos outros Laughing
Ir para o topo Ir para baixo
Goansipife
Membro AAP
Goansipife


Mensagens : 3791
Data de inscrição : 04/12/2011
Idade : 65
Localização : Freiria - Torres Vedras

Musica Clássica - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Musica Clássica   Musica Clássica - Página 3 EmptySex Set 14 2012, 12:49

Este é um pouco o nosso karma!

Não é um vinil´, é um CD Musica Clássica - Página 3 524928826 Musica Clássica - Página 3 524928826 , mas é o último trabalho editado da Maria João Pires

Musica Clássica - Página 3 Mjpmozart2027

É fabuloso! De uma maturidade interpretativa fantástica onde a característica da Maria João, de uma nota dar abertura à nota seguinte, ainda é mais realçado, com uma musicalidade que só os grandes conseguem verdadeiramente imprimir, sem que a técnica se sobreponha à música.

O karma é não haver esta precioisdade em vinil Musica Clássica - Página 3 524928826 Musica Clássica - Página 3 524928826
Ir para o topo Ir para baixo
Fran
Membro AAP
Fran


Mensagens : 8496
Data de inscrição : 08/12/2011
Localização : Usuário BANIDO

Musica Clássica - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Musica Clássica   Musica Clássica - Página 3 EmptySex Set 14 2012, 13:12

Goansipife escreveu:
... O karma é não haver esta precioisdade em vinil Musica Clássica - Página 3 524928826 Musica Clássica - Página 3 524928826
No meu caso, ainda bem que não há em vinil Musica Clássica - Página 3 936335 , pois o meu Karma agora, é não haver guito, e não havendo em vinil, até é um favor que me fazem.



Fuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuiii lol!
Ir para o topo Ir para baixo
Goansipife
Membro AAP
Goansipife


Mensagens : 3791
Data de inscrição : 04/12/2011
Idade : 65
Localização : Freiria - Torres Vedras

Musica Clássica - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Musica Clássica   Musica Clássica - Página 3 EmptySex Set 14 2012, 13:21

Fran escreveu:

No meu caso, ainda bem que não há em vinil Musica Clássica - Página 3 936335 , pois o meu Karma agora, é não haver guito, e não havendo em vinil, até é um favor que me fazem.



Fuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuiii lol!

AHAH..., também foste atacado pela pandemia Gaspar Musica Clássica - Página 3 809774
Ir para o topo Ir para baixo
MF
Membro AAP
MF


Mensagens : 115
Data de inscrição : 16/07/2012
Idade : 48
Localização : Lisboa

Musica Clássica - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Musica Clássica   Musica Clássica - Página 3 EmptyQui Set 27 2012, 10:30

Não é um vinil Musica Clássica - Página 3 21181
Musica Clássica - Página 3 51l21up3lsl500aa300
Mas é uma excelente interpretação do Peter Schreier! O Winterreise é absolutamente fantástico... Aconselho vivamente!
Ir para o topo Ir para baixo
José Carvalho
Membro AAP
José Carvalho


Mensagens : 355
Data de inscrição : 16/08/2011
Idade : 55
Localização : Carcavelos

Musica Clássica - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Musica Clássica   Musica Clássica - Página 3 EmptyQui Set 27 2012, 11:21

Meus caros,

Tem inicio hoje (27, 28, 29 Setembro), no Grande Auditório da Gulbenkian, o Festival de Jovens Músicos.

Excelente programa para o fim de semana, ainda por cima à BORLIUU para nos fazer esquecer da troika.

Musica Clássica - Página 3 22692

Abraços
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Musica Clássica - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Musica Clássica   Musica Clássica - Página 3 EmptyQui Set 27 2012, 16:14

José Carvalho escreveu:
....ainda por cima à BORLIUU para nos fazer esquecer da troika.

Musica Clássica - Página 3 22692

Abraços


Num país cada vez mais "teso" e culturalmente fraco, uma iniciativa de elogiar. Musica Clássica - Página 3 754215 Nestas alturas negativas, os que têm a possibilidade em proporcionar alegria, nem calculam o bem que fazem.

Aproveitem a iniciativa.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Musica Clássica - Página 3 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
José Carvalho
Membro AAP
José Carvalho


Mensagens : 355
Data de inscrição : 16/08/2011
Idade : 55
Localização : Carcavelos

Musica Clássica - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Musica Clássica   Musica Clássica - Página 3 EmptyQui Set 27 2012, 16:20

António José da Silva escreveu:

Num país cada vez mais "teso" e culturalmente fraco, uma iniciativa de elogiar. Musica Clássica - Página 3 754215 Nestas alturas negativas, os que têm a possibilidade em proporcionar alegria, nem calculam o bem que fazem.

Aproveitem a iniciativa.

Nem mais!!!

Musica Clássica - Página 3 22692
Ir para o topo Ir para baixo
José Carvalho
Membro AAP
José Carvalho


Mensagens : 355
Data de inscrição : 16/08/2011
Idade : 55
Localização : Carcavelos

Musica Clássica - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Musica Clássica   Musica Clássica - Página 3 EmptyDom Set 30 2012, 22:33

Meus caros,

Cecilia Bartoli lançou novo disco, o que é sempre um acontecimento no mundo da musica "clássica".

O novo disco, Mission, é dedicado às Óperas de Agostini Stefani e será lançado em vários formatos, um dos quais o nosso precioso vinil.

Estou ansioso para ver e ouvir o que a Decca nos reservou.

Já é possivel encomendar no JPC com data prevista de entrega para 19/10/12.

A expectativa é grande!!

Musica Clássica - Página 3 22692

Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Musica Clássica - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Musica Clássica   Musica Clássica - Página 3 EmptyDom Set 30 2012, 23:21

Já que hoje adquiri um LP da senhora, gostaria de saber se há por aqui opiniões sobre a Jacqueline du Pré.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Musica Clássica - Página 3 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
Jorge Ferreira
Membro AAP
Jorge Ferreira


Mensagens : 3386
Data de inscrição : 05/11/2011
Idade : 56
Localização : Palmela

Musica Clássica - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Musica Clássica   Musica Clássica - Página 3 EmptySeg Out 01 2012, 00:24

António José da Silva escreveu:
Já que hoje adquiri um LP da senhora, gostaria de saber se há por aqui opiniões sobre a Jacqueline du Pré.

Teve uma carreira muito curta devido ao seu problema de esclerose múltipla.

A sua interpretação do concerto para violoncelo de Elgar é considerada como uma das melhores de sempre.

As melhores gravações dela foram feitas para a EMI.


Eu gostava de saber era...qual era o raio du pré que ela tinha ?

Musica Clássica - Página 3 936335
Ir para o topo Ir para baixo
http://farmvinyl.blogspot.pt
Goansipife
Membro AAP
Goansipife


Mensagens : 3791
Data de inscrição : 04/12/2011
Idade : 65
Localização : Freiria - Torres Vedras

Musica Clássica - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Musica Clássica   Musica Clássica - Página 3 EmptySeg Out 01 2012, 12:51

António José da Silva escreveu:
Já que hoje adquiri um LP da senhora, gostaria de saber se há por aqui opiniões sobre a Jacqueline du Pré.

António, só a minha modesta opinião, se bem que algo suspeita, pois eu adoro Jacqueline du Pré

Para mim, apar da Guilhermina Suggia forma o par de mulheres que se destacam num mundo realmente dominado e destacado por homens.

A Jacqueline traz para o violoncelo a sua característica pessoal de mulher temperamental, onde as suas interpretações são sempre uma tempestade de emoções e parecem ser aquilo que no momento lhe vai na alma. Isso dá-lhe "um charme musical" que é quase único ( Guilhermina Suggia era muito idêntica) e que vai muito para além da técnica ou do respeito inabalável da partitura.

Quanto ao concerto de Elgar, por exemplo, Mischa Maisky ou Jian Wang (duas interpretações diferentes entre si) são muito mais respeitadores da partitura, que apesar de exelentes, não nos transmitem (para mim) o entusiasmo de audição da interpretação da Jacqueline

Esta é a minha sensibilidade na audição de Jacqueline du Pré
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Musica Clássica - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Musica Clássica   Musica Clássica - Página 3 EmptySeg Out 01 2012, 13:10

Goansipife escreveu:


Esta é a minha sensibilidade na audição de Jacqueline du Pré


E eu agradeço o teu comentário. Depois de ouvir, e sabendo de antemão que não morro de amores por clássica, eu comento.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Musica Clássica - Página 3 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
José Carvalho
Membro AAP
José Carvalho


Mensagens : 355
Data de inscrição : 16/08/2011
Idade : 55
Localização : Carcavelos

Musica Clássica - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Musica Clássica   Musica Clássica - Página 3 EmptySeg Out 01 2012, 13:13

Boas,

Jacqueline du Pré teve uma curta mas marcante carreira, não fosse a doença, morreu prematuramente aos 42 anos, penso que estaria ao nível de um Casal ou de Rostropovich.

No entanto, deixou alguns registos importantes que a fazem perdurar na memória.

Tenho dois discos dela:

Elgar - Cello Concerto, Op.85, com a Philadelphia Orchestra e dirigido Daniel Barenboim. Edit. CBS (USA)

Haydn / Boccherini, dirgido por D. Barenboim / Sir John Barbirolli. Edit. EMI (Ger)

Abraços.
Ir para o topo Ir para baixo
Jorge Ferreira
Membro AAP
Jorge Ferreira


Mensagens : 3386
Data de inscrição : 05/11/2011
Idade : 56
Localização : Palmela

Musica Clássica - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Musica Clássica   Musica Clássica - Página 3 EmptyTer Jan 01 2013, 03:55

O Grande Violinista Nathan Milstein

Nathan Milstein foi um dos melhores violinistas do século 20 (1904-1992) e teve uma carreira longa, tocou ao mais alto nível até aos 80 e poucos anos, tendo apenas deixado de tocar depois de ter partido uma mão, morreu com quase 89 anos.

As suas interpretações das obras para violino de Bach e outras do período romântico são normalmente as mais apreciadas.

Nasceu em Odessa onde é agora a ucrânia, foi o quarto filho de sete de uma familia de classe média judia sem bases musicais.

Foi um concerto de outro grande violinista (Jascha Heifetz com apenas 11 anos) que inspirou os pais de Nathan Milstein de tentar fazer dele um violinista.

Com sete anos Milstein começou então a ter aulas de violino com o grande professor Pyotr Stolyarsky (que foi também professor de outro dos meus violinistas favoritos o grande David Oistrakh).

Quando Milstein tinha 11 anos Leopold Auer convidou-o para ser um dos seus alunos no conservatório de São Petersburgo.

Em 1921 Milstein conheceu Vladimir Horowitz e a sua irmã a pianista Regina, Milstein e Horowitz tocaram juntos pela antiga união soviética e fizeram uma turné juntos pela Europa ocidental em 1925.

Milstein fez a sua estreia Americana em 1929 com nada menos que Leopold Stokowski e a orquestra de Filadélfia.

Ficou a viver em Nova Iorque e tornou-se cidadão Americano, fez muitas turnés na Europa mantendo residências também em Londres e Paris.

Tornou-se também transcritor e compositor, tendo feito muitos arranjos para violino e escrito algumas obras musicais.

Em 1948 a sua gravação do concerto para violino de Mendelssohn com o Bruno Walter a conduzir a filarmónica de Nova Iorque, teve a distinção de ser o primeiro LP a 33rpm da Columbia (ML 4001).

Depois de ter tocado vários violinos diferentes no ínicio da sua carreira, finalmente comprou em 1945 aquele que iria ser o seu principal violino ("Goldman" Stradivari de 1716) que usou até ao final da sua carreira.

O seu ultimo recital foi em Estocolmo em 1986. Este recital foi gravado e mostra a sua condição física notável já com 82 anos.

Uma queda pouco tempo depois onde ele partiu a sua mão esquerda acabou com a sua longa carreira.

No final dos anos 80 Milstein publicou as suas memórias “From Russia to the West” onde descreve a sua vida musical e social mas também as personalidades de compositores importantes como Glazunov, Prokofiev, Rachmaninoff, Stravinsky, condutores como Toscanini e Stokowsky, o pianista Vladimir Horowitz, o violoncelista Gregor Piatigorsky, o director de ballet George Balanchine e outros violinistas tais como Fritz Kreisler e David Oistrakh, note-se que ele conheceu todos eles pessoalmente.

Nathan Milstein foi um dos mais completos e perfeitos violinistas de sempre.


A Grande Violinista Erica Morini

Violinista Judia Austriaca (1904-1995), nasceu em Viena e recebeu as suas primeiras aulas do seu Pai Oscar Morini que era director da sua própria escola musical em Viena, completou os seus estudos com Otakar Sevcik.

A sua mãe era Malka Morini, Erica teve cinco irmãos todos ligados à música.

Estreou-se em 1916 com a Leipzig Gewandhaus e a orquestra filarmónica de Berlim conduzida por Arthur Nikisch.

A sua estreia Americana em Nova Iorque em 1921 com 17 anos foi uma das sensações do ano e desde essa altura actuou muitas vezes nos Estados Unidos.

Foi presenteada com um belo violino (Guadagnini) que tinha sido da posse do grande violinista Americano Maud Powell e que tinha morrido em 1920.

Em 1921 Erica Morini fez as suas primeiras gravações para a Victor Talking Machine Company em Camden, New Jersey, acompanhada ao piano pela sua irmã Alice.

Fez a sua primeira visita a Londres em 1923 e viveu em Nova Iorque a partir de 1938.

Além do violino Guadagnini, Morini também tocou com um Stradivarius de 1727 este violino foi chamado de “Davidoff” pois foi pertença do violoncelista russo Karl Davydov, o Pai de Erica Morini comprou-o para ela em Paris em 1924.

Morini retirou-se em 1976 com mais de 70 anos de idade e nunca mais tocou violino outra vez.

O seu valioso violino Stradivarius alcunhado de Davidoff (além de quadros, cartas e outros objectos valiosos) foram roubados do seu apartamento em Nova Iorque pouco tempo antes de ela morrer, o assalto continua ainda hoje por resolver.

Ela foi particularmente admirada pelos concertos de Ludwig Spohr, Mozart, Beethoven, Brahms e Tchaikovsky.

Apesar dos muitos prémios e do imenso respeito que ganhou, Erica Morini é injustamente uma violinista muito esquecida hoje em dia, mas que foi também uma Grande Violinista.


Então e LP’s destes dois Violinistas Nathan Milstein e Erica Morini ?
Com boas interpretações e com excelente som, existe alguma coisa ?


A boa noticia é que existem algumas reedições audiófilas destes dois violinistas.

A Speakers Corner tem um LP da Erica Morini do concerto para violino de Brahms que é uma reedição do original que era da editora Westminster, não sei se esta reedição em particular tem bom som, mas talvez um dia eu tire isso a limpo…

Quanto ao Nathan Milstein a Cisco Records fez em tempos a reedição de um concerto para violino de Tchaikovsky interpretado por ele e eu talvez também ainda o consiga arranjar novo e selado, a ver vamos…

Depois temos a editora Inglesa Testament que reeditou um LP com quatro concertos de Vivaldi interpretados pelo Nathan Milstein e vai reeditar brevemente outro dele chamado “Music From Old Russia” com obras de Tchaikovsky e Rimsky-Korsakov.

E para terminar este testamento, a reedição da Testament que me deslumbrou completamente, foi ela que me fez escrever este texto todo, simplesmente fabulosa, tanto em termos musicais como em termos de qualidade de som :
Musica Clássica - Página 3 Testamentnathanmilstein

Neste LP Nathan Milstein está no seu melhor, a Erica Morini também participa em alto nível, a gravação é fantástica, o trabalho de remastering para esta reedição em vinil também é excelente.

Este LP contém o concerto para dois violinos de Bach, o concerto grosso de Vivaldi (op.3 nº11) e a Sonata para dois violinos de Bach.

Além dos dois violinistas Nathan Milstein e Erica Morini participa também a pianista Betty Fischer.

Esta é a reedição do LP Columbia SAX-2579 que saiu em 1965.

Esta reedição é apenas um LP a 33rpm com 180g mas custa 35€ PVP, não sendo própriamente barata são de facto interpretações fantásticas com um som fabuloso.

Já tive vários LP’s de clássica desta editora audiófila Testament, mas apesar de serem todos muito bons nenhum me surpreendeu tanto como este, pois infelizmente nem todas as obras têm masters com esta qualidade de som, simplesmente do melhor!!!

A Testament também reeditou em LP outros títulos de outros grandes violinistas, tais como Michael Rabin, Leonid Kogan, Johanna Martzy e David Oistrakh.


Abraços,

Jorge Ferreira
Ir para o topo Ir para baixo
http://farmvinyl.blogspot.pt
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Musica Clássica - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Musica Clássica   Musica Clássica - Página 3 EmptyTer Jan 01 2013, 11:45

Começas o ano em grande e o AAP agradece. Musica Clássica - Página 3 754215

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Musica Clássica - Página 3 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
barros.rodolfo
Membro AAP



Mensagens : 84
Data de inscrição : 18/11/2012
Idade : 39
Localização : Lausanne, Suíça

Musica Clássica - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Musica Clássica   Musica Clássica - Página 3 EmptyTer Jan 01 2013, 12:11

Como alguns de vocês sabem vivo na Suíça e além de um bom vinho, os Suíços são "maluquinhos" por música clássica. Aqui há dias e depois de ter virado cerca de 5000 discos num armazém de velharias, fiquei a pensar para comigo, "tenho de mergulhar na música clássica", quem sabe se não encontrarei um bom negócio.

O que apreciam mais num disco destes? Que factos teremos de levar em conta aquando da aquisição de um? Editoras, orquestras, maestros?
Ir para o topo Ir para baixo
Fran
Membro AAP
Fran


Mensagens : 8496
Data de inscrição : 08/12/2011
Localização : Usuário BANIDO

Musica Clássica - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Musica Clássica   Musica Clássica - Página 3 EmptyTer Jan 01 2013, 12:24

Já roda no "novo brinquedo", Kurt Weill, Die Dreigroschenoper The Threepenny Opera, Berlin Theatre Songs, Lotte Lenya conduzido por Wilhelm Bruckner-Ruggeberg
Musica Clássica - Página 3 2s99b4k
Ir para o topo Ir para baixo
Jorge Ferreira
Membro AAP
Jorge Ferreira


Mensagens : 3386
Data de inscrição : 05/11/2011
Idade : 56
Localização : Palmela

Musica Clássica - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Musica Clássica   Musica Clássica - Página 3 EmptyTer Jan 01 2013, 13:12

barros.rodolfo escreveu:
Como alguns de vocês sabem vivo na Suíça e além de um bom vinho, os Suíços são "maluquinhos" por música clássica. Aqui há dias e depois de ter virado cerca de 5000 discos num armazém de velharias, fiquei a pensar para comigo, "tenho de mergulhar na música clássica", quem sabe se não encontrarei um bom negócio.

O que apreciam mais num disco destes? Que factos teremos de levar em conta aquando da aquisição de um? Editoras, orquestras, maestros?

Depende do disco que for e do objectivo de quem o compra, pode ser por várias coisas:
- Pela obra musical;
- Pelos interpretes (orquestra/maestro/solista);
- Pela qualidade de som da editora e prensagem;
- Pela raridade da edição em termos de colecionismo e valor;

Mas se o objectivo é ouvir o disco, penso que devemos procurar as obras que mais gostamos, com interpretes que admiramos e com o melhor som possível.

Infelizmente na maior parte das vezes falta sempre algum destes factores e por vezes até mais do que um...

Mas por vezes também é possível juntar tudo isto no mesmo disco, como é o caso deste LP da Testament do Nathan Milstein/Erica Morini que eu referi.


Abraço,
Jorge Ferreira
Ir para o topo Ir para baixo
http://farmvinyl.blogspot.pt
Milton
Membro AAP
Milton


Mensagens : 15388
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 62
Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado

Musica Clássica - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Musica Clássica   Musica Clássica - Página 3 EmptyTer Jan 01 2013, 14:23

Fran escreveu:
Já roda no "novo brinquedo", Kurt Weill, Die Dreigroschenoper The Threepenny Opera, Berlin Theatre Songs, Lotte Lenya conduzido por Wilhelm Bruckner-Ruggeberg
Musica Clássica - Página 3 2s99b4k

Musica Clássica - Página 3 874774
E está a agradar ?
Já fizeste gravações ?
Ir para o topo Ir para baixo
Fran
Membro AAP
Fran


Mensagens : 8496
Data de inscrição : 08/12/2011
Localização : Usuário BANIDO

Musica Clássica - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Musica Clássica   Musica Clássica - Página 3 EmptyTer Jan 01 2013, 16:35

Milton escreveu:
Fran escreveu:
Já roda no "novo brinquedo", Kurt Weill, Die Dreigroschenoper The Threepenny Opera, Berlin Theatre Songs, Lotte Lenya conduzido por Wilhelm Bruckner-Ruggeberg
Musica Clássica - Página 3 2s99b4k

Musica Clássica - Página 3 874774
E está a agradar ?
Já fizeste gravações ?
Yep, agrada e de que maneira Musica Clássica - Página 3 22692
Fiz ontem uma gravação só de duas musicas, e ao inicio (talvez uns 10 segundos), fez alguma distorção, mas depois, passou.
Poderá ser o quê?! scratch
O Bias ou o EQ, têm alguma influência na gravação?!
Este Deck tem para aqui uma série de botões, que não faço ideia para que sejam study ... any help Question
Musica Clássica - Página 3 Ofpld3
Ir para o topo Ir para baixo
chicosta
Membro AAP
chicosta


Mensagens : 1076
Data de inscrição : 25/02/2012
Idade : 54

Musica Clássica - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Musica Clássica   Musica Clássica - Página 3 EmptyTer Jan 01 2013, 20:09

Fran escreveu:
Já roda no "novo brinquedo", Kurt Weill, Die Dreigroschenoper The Threepenny Opera, Berlin Theatre Songs, Lotte Lenya conduzido por Wilhelm Bruckner-Ruggeberg
Musica Clássica - Página 3 2s99b4k

Musica Clássica - Página 3 754215

Dessa obra tenho em vinyl uma outra edição da DECCA com René Kollo, Ute Lemper...Musica Clássica - Página 3 R-3681707-1340200752-4828
No Discogs só aparece esta versão em CD, mas eu tenho o vinyl... A mesma obra reeditada pela DECCA vem com outra capa que por acaso gosto menos.
Musica Clássica - Página 3 57537

Com a Lotte Lenya que é uma das grandes intérpretes de Weill/Brecht tenho em CD "Die 7 Todsünden" numa edição Mono 24\96 da Membran Music à qual não encontro qualquer referência na net.

Já que estamos a falar de Kurt Weill, há um álbum de homenagem que eu simplesmente adoro!Musica Clássica - Página 3 R-1477180-1342105440-7940

Só vi uma vez o vinyl à venda no eBay e era um balúrdio, tenho o cd...
Ir para o topo Ir para baixo
Milton
Membro AAP
Milton


Mensagens : 15388
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 62
Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado

Musica Clássica - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Musica Clássica   Musica Clássica - Página 3 EmptyTer Jan 01 2013, 21:01

Fran escreveu:

Yep, agrada e de que maneira Musica Clássica - Página 3 22692
Fiz ontem uma gravação só de duas musicas, e ao inicio (talvez uns 10 segundos), fez alguma distorção, mas depois, passou.
Poderá ser o quê?! scratch
O Bias ou o EQ, têm alguma influência na gravação?!
Este Deck tem para aqui uma série de botões, que não faço ideia para que sejam study ... any help Question
Musica Clássica - Página 3 Ofpld3

Deves ter atenção ao nivel de gravação(não deve passar a red line ).
As teclas de bias e eQ devem estar na posição em que estão para cassetes de cromio.
A calibração a 400Hz deve ser para verificar se o balanço entre canais está certo.
O outro botão de eQ não sei, mas julgo que poderás com ele optimizar a gravação de cassetes de Metal por exemplo.
Ir para o topo Ir para baixo
Fran
Membro AAP
Fran


Mensagens : 8496
Data de inscrição : 08/12/2011
Localização : Usuário BANIDO

Musica Clássica - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Musica Clássica   Musica Clássica - Página 3 EmptyTer Jan 01 2013, 22:16

Milton escreveu:
... As teclas de bias e eQ devem estar na posição em que estão para cassetes de cromio.
A calibração a 400Hz deve ser para verificar se o balanço entre canais está certo.
O outro botão de eQ não sei, mas julgo que poderás com ele optimizar a gravação de cassetes de Metal por exemplo.
Thanks bro Musica Clássica - Página 3 843159
Ir para o topo Ir para baixo
Fran
Membro AAP
Fran


Mensagens : 8496
Data de inscrição : 08/12/2011
Localização : Usuário BANIDO

Musica Clássica - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Musica Clássica   Musica Clássica - Página 3 EmptyDom Jan 06 2013, 19:07

Sou um vaidosão do cacete Musica Clássica - Página 3 3832313845 Musica Clássica - Página 3 3832313845 Musica Clássica - Página 3 3832313845
Musica Clássica - Página 3 Wwhv8g
Ir para o topo Ir para baixo
Fernando Mota
Membro AAP
Fernando Mota


Mensagens : 2085
Data de inscrição : 31/12/2012
Idade : 49
Localização : Lisboa

Musica Clássica - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Musica Clássica   Musica Clássica - Página 3 EmptyDom Jan 06 2013, 23:12

Enquanto estive de Férias de Natal na Suiça, fui a uma instituição de solidariedade que recebe bens como donativos e depois vendem em 2ª mão para angariar dinheiro para a mesma. Fui dar com uma enorme quantidade de discos 99% de música clássica e poucos de música contemporânea, e andei a vasculhar tudo trouxe 4 discos a 3 francos Suíços cada um e este foi um deles está em boas condições depois tenho de ouvir a ver se é bom.
https://picasaweb.google.com/100303605353392521703/DiscoDeMusicaClassica#5830475511831835378
https://picasaweb.google.com/100303605353392521703/DiscoDeMusicaClassica#5830475582999592610
https://picasaweb.google.com/100303605353392521703/DiscoDeMusicaClassica#5830475650484584482
Ir para o topo Ir para baixo
Ulrich
Membro AAP
Ulrich


Mensagens : 4947
Data de inscrição : 06/10/2011
Idade : 46
Localização : Aveiro

Musica Clássica - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Musica Clássica   Musica Clássica - Página 3 EmptySáb Jan 12 2013, 17:31

Fran escreveu:
Sou um vaidosão do cacete Musica Clássica - Página 3 3832313845 Musica Clássica - Página 3 3832313845 Musica Clássica - Página 3 3832313845
Musica Clássica - Página 3 Wwhv8g

Fica mesmo bem , aí tudo encaixado Musica Clássica - Página 3 843159
Ir para o topo Ir para baixo
Fran
Membro AAP
Fran


Mensagens : 8496
Data de inscrição : 08/12/2011
Localização : Usuário BANIDO

Musica Clássica - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Musica Clássica   Musica Clássica - Página 3 EmptySáb Jan 12 2013, 19:53

Ulrich escreveu:
Fran escreveu:
Sou um vaidosão do cacete Musica Clássica - Página 3 3832313845 Musica Clássica - Página 3 3832313845 Musica Clássica - Página 3 3832313845
Musica Clássica - Página 3 Wwhv8g

Fica mesmo bem , aí tudo encaixado Musica Clássica - Página 3 843159
Yep Musica Clássica - Página 3 22692 , não sei é onde pôr os duplos e triplos que tirei dali, para pôr o deck Musica Clássica - Página 3 317942
Ir para o topo Ir para baixo
stardrake
Membro AAP
stardrake


Mensagens : 679
Data de inscrição : 29/01/2012
Localização : Cascais

Musica Clássica - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Musica Clássica   Musica Clássica - Página 3 EmptySáb Jan 12 2013, 19:58

A rodar até agora,uma raridade, enquanto prensagem, um pianista notável
do qual procurava gravações hà algum tempo, musicalmente as obras para
Piano de Ravel são excelentes.
Tudo isto por € 2,5 Musica Clássica - Página 3 2441895546

Musica Clássica - Página 3 Img0100tb

Musica Clássica - Página 3 Img0098bm



Musica Clássica - Página 3 Img0099kgt



Musica Clássica - Página 3 Img0101zb



Boas audições,
Mário



Ir para o topo Ir para baixo
barros.rodolfo
Membro AAP



Mensagens : 84
Data de inscrição : 18/11/2012
Idade : 39
Localização : Lausanne, Suíça

Musica Clássica - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Musica Clássica   Musica Clássica - Página 3 EmptySáb Jan 19 2013, 22:28

Já comprei os meus primeiros discos de música clássica e só digo que já o devia ter feito há mais tempo.
Amanhã coloco fotos que agora já não são horas de brincar aos fotógrafos.
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Musica Clássica - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Musica Clássica   Musica Clássica - Página 3 EmptySáb Jan 19 2013, 22:30

barros.rodolfo escreveu:
Já comprei os meus primeiros discos de música clássica e só digo que já o devia ter feito há mais tempo.
Amanhã coloco fotos que agora já não são horas de brincar aos fotógrafos.


Musica Clássica - Página 3 754215

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Musica Clássica - Página 3 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
barros.rodolfo
Membro AAP



Mensagens : 84
Data de inscrição : 18/11/2012
Idade : 39
Localização : Lausanne, Suíça

Musica Clássica - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Musica Clássica   Musica Clássica - Página 3 EmptyDom Jan 20 2013, 18:42

Como o prometido é devido aqui fica aquilo que comprei

Musica Clássica - Página 3 Img3279fo
Musica Clássica - Página 3 Img3280hm
Musica Clássica - Página 3 Img3283y
Musica Clássica - Página 3 Img3284dk

Este abri-o em casa
Musica Clássica - Página 3 Img3285lf
Musica Clássica - Página 3 Img3286x

O melhor de tudo foi o preço, 2 francos suíços cada um que dá menos de 2€.


Última edição por barros.rodolfo em Dom Jan 20 2013, 20:14, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
Fernando Mota
Membro AAP
Fernando Mota


Mensagens : 2085
Data de inscrição : 31/12/2012
Idade : 49
Localização : Lisboa

Musica Clássica - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Musica Clássica   Musica Clássica - Página 3 EmptyDom Jan 20 2013, 19:44

Por acaso onde compras-te foi no EMAUS na Suiça
Ir para o topo Ir para baixo
barros.rodolfo
Membro AAP



Mensagens : 84
Data de inscrição : 18/11/2012
Idade : 39
Localização : Lausanne, Suíça

Musica Clássica - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Musica Clássica   Musica Clássica - Página 3 EmptyDom Jan 20 2013, 20:02

Os 4 primeiros foi, os outros 2 foi junto ao aeroporto de Lausanne, numa associação do mesmo estilo.
Ir para o topo Ir para baixo
Fernando Mota
Membro AAP
Fernando Mota


Mensagens : 2085
Data de inscrição : 31/12/2012
Idade : 49
Localização : Lisboa

Musica Clássica - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Musica Clássica   Musica Clássica - Página 3 EmptyDom Jan 20 2013, 20:38

Pois foi onde eu comprei quando estive aí em Dezembro. 90% dos discos é de música clássica, ainda consegui trazer um Deutsche Grammophon de 10" em muito bom estado mas o preço foi de cada um 3 Francos Suiços
Ir para o topo Ir para baixo
Fernando Mota
Membro AAP
Fernando Mota


Mensagens : 2085
Data de inscrição : 31/12/2012
Idade : 49
Localização : Lisboa

Musica Clássica - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Musica Clássica   Musica Clássica - Página 3 EmptyDom Jan 20 2013, 20:41

Se puderes ou tiveres a morada desse perto do aeroporto envia-me para que eu da próxima vez que for ter com a minha irmã aí vou lá dar uma espreitadela. Musica Clássica - Página 3 693932
Ir para o topo Ir para baixo
barros.rodolfo
Membro AAP



Mensagens : 84
Data de inscrição : 18/11/2012
Idade : 39
Localização : Lausanne, Suíça

Musica Clássica - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Musica Clássica   Musica Clássica - Página 3 EmptySeg Jan 21 2013, 06:01

Aqui tens o sitio onde fica, existem "n" sitios como este que aos poucos vou descobrindo
https://plus.google.com/105975170827866973102/about?hl=pt-PT
Ir para o topo Ir para baixo
Fernando Mota
Membro AAP
Fernando Mota


Mensagens : 2085
Data de inscrição : 31/12/2012
Idade : 49
Localização : Lisboa

Musica Clássica - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Musica Clássica   Musica Clássica - Página 3 EmptySeg Jan 21 2013, 13:20

Muito obrigado Rodolfo pela dica, de certeza que vou lá passar quando aí for Musica Clássica - Página 3 843159
Ir para o topo Ir para baixo
barros.rodolfo
Membro AAP



Mensagens : 84
Data de inscrição : 18/11/2012
Idade : 39
Localização : Lausanne, Suíça

Musica Clássica - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Musica Clássica   Musica Clássica - Página 3 EmptySeg Jan 21 2013, 15:25

Na boa e até se quiseres ainda te convido para um café quando cá vieres Musica Clássica - Página 3 22692 Musica Clássica - Página 3 22692 Musica Clássica - Página 3 22692
Ir para o topo Ir para baixo
Aspra
Membro AAP
Aspra


Mensagens : 354
Data de inscrição : 23/10/2010
Idade : 60
Localização : Porto ( para já... )

Musica Clássica - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Musica Clássica   Musica Clássica - Página 3 EmptySeg Jan 21 2013, 22:22

Jorge Ferreira escreveu:
O Grande Violinista Nathan Milstein

Nathan Milstein foi um dos melhores violinistas do século 20 (1904-1992) e teve uma carreira longa, tocou ao mais alto nível até aos 80 e poucos anos, tendo apenas deixado de tocar depois de ter partido uma mão, morreu com quase 89 anos.

As suas interpretações das obras para violino de Bach e outras do período romântico são normalmente as mais apreciadas.

Nasceu em Odessa onde é agora a ucrânia, foi o quarto filho de sete de uma familia de classe média judia sem bases musicais.

Foi um concerto de outro grande violinista (Jascha Heifetz com apenas 11 anos) que inspirou os pais de Nathan Milstein de tentar fazer dele um violinista.

Com sete anos Milstein começou então a ter aulas de violino com o grande professor Pyotr Stolyarsky (que foi também professor de outro dos meus violinistas favoritos o grande David Oistrakh).

Quando Milstein tinha 11 anos Leopold Auer convidou-o para ser um dos seus alunos no conservatório de São Petersburgo.

Em 1921 Milstein conheceu Vladimir Horowitz e a sua irmã a pianista Regina, Milstein e Horowitz tocaram juntos pela antiga união soviética e fizeram uma turné juntos pela Europa ocidental em 1925.

Milstein fez a sua estreia Americana em 1929 com nada menos que Leopold Stokowski e a orquestra de Filadélfia.

Ficou a viver em Nova Iorque e tornou-se cidadão Americano, fez muitas turnés na Europa mantendo residências também em Londres e Paris.

Tornou-se também transcritor e compositor, tendo feito muitos arranjos para violino e escrito algumas obras musicais.

Em 1948 a sua gravação do concerto para violino de Mendelssohn com o Bruno Walter a conduzir a filarmónica de Nova Iorque, teve a distinção de ser o primeiro LP a 33rpm da Columbia (ML 4001).

Depois de ter tocado vários violinos diferentes no ínicio da sua carreira, finalmente comprou em 1945 aquele que iria ser o seu principal violino ("Goldman" Stradivari de 1716) que usou até ao final da sua carreira.

O seu ultimo recital foi em Estocolmo em 1986. Este recital foi gravado e mostra a sua condição física notável já com 82 anos.

Uma queda pouco tempo depois onde ele partiu a sua mão esquerda acabou com a sua longa carreira.

No final dos anos 80 Milstein publicou as suas memórias “From Russia to the West” onde descreve a sua vida musical e social mas também as personalidades de compositores importantes como Glazunov, Prokofiev, Rachmaninoff, Stravinsky, condutores como Toscanini e Stokowsky, o pianista Vladimir Horowitz, o violoncelista Gregor Piatigorsky, o director de ballet George Balanchine e outros violinistas tais como Fritz Kreisler e David Oistrakh, note-se que ele conheceu todos eles pessoalmente.

Nathan Milstein foi um dos mais completos e perfeitos violinistas de sempre.


A Grande Violinista Erica Morini

Violinista Judia Austriaca (1904-1995), nasceu em Viena e recebeu as suas primeiras aulas do seu Pai Oscar Morini que era director da sua própria escola musical em Viena, completou os seus estudos com Otakar Sevcik.

A sua mãe era Malka Morini, Erica teve cinco irmãos todos ligados à música.

Estreou-se em 1916 com a Leipzig Gewandhaus e a orquestra filarmónica de Berlim conduzida por Arthur Nikisch.

A sua estreia Americana em Nova Iorque em 1921 com 17 anos foi uma das sensações do ano e desde essa altura actuou muitas vezes nos Estados Unidos.

Foi presenteada com um belo violino (Guadagnini) que tinha sido da posse do grande violinista Americano Maud Powell e que tinha morrido em 1920.

Em 1921 Erica Morini fez as suas primeiras gravações para a Victor Talking Machine Company em Camden, New Jersey, acompanhada ao piano pela sua irmã Alice.

Fez a sua primeira visita a Londres em 1923 e viveu em Nova Iorque a partir de 1938.

Além do violino Guadagnini, Morini também tocou com um Stradivarius de 1727 este violino foi chamado de “Davidoff” pois foi pertença do violoncelista russo Karl Davydov, o Pai de Erica Morini comprou-o para ela em Paris em 1924.

Morini retirou-se em 1976 com mais de 70 anos de idade e nunca mais tocou violino outra vez.

O seu valioso violino Stradivarius alcunhado de Davidoff (além de quadros, cartas e outros objectos valiosos) foram roubados do seu apartamento em Nova Iorque pouco tempo antes de ela morrer, o assalto continua ainda hoje por resolver.

Ela foi particularmente admirada pelos concertos de Ludwig Spohr, Mozart, Beethoven, Brahms e Tchaikovsky.

Apesar dos muitos prémios e do imenso respeito que ganhou, Erica Morini é injustamente uma violinista muito esquecida hoje em dia, mas que foi também uma Grande Violinista.


Então e LP’s destes dois Violinistas Nathan Milstein e Erica Morini ?
Com boas interpretações e com excelente som, existe alguma coisa ?


A boa noticia é que existem algumas reedições audiófilas destes dois violinistas.

A Speakers Corner tem um LP da Erica Morini do concerto para violino de Brahms que é uma reedição do original que era da editora Westminster, não sei se esta reedição em particular tem bom som, mas talvez um dia eu tire isso a limpo…

Quanto ao Nathan Milstein a Cisco Records fez em tempos a reedição de um concerto para violino de Tchaikovsky interpretado por ele e eu talvez também ainda o consiga arranjar novo e selado, a ver vamos…

Depois temos a editora Inglesa Testament que reeditou um LP com quatro concertos de Vivaldi interpretados pelo Nathan Milstein e vai reeditar brevemente outro dele chamado “Music From Old Russia” com obras de Tchaikovsky e Rimsky-Korsakov.

E para terminar este testamento, a reedição da Testament que me deslumbrou completamente, foi ela que me fez escrever este texto todo, simplesmente fabulosa, tanto em termos musicais como em termos de qualidade de som :
Musica Clássica - Página 3 Testamentnathanmilstein

Neste LP Nathan Milstein está no seu melhor, a Erica Morini também participa em alto nível, a gravação é fantástica, o trabalho de remastering para esta reedição em vinil também é excelente.

Este LP contém o concerto para dois violinos de Bach, o concerto grosso de Vivaldi (op.3 nº11) e a Sonata para dois violinos de Bach.

Além dos dois violinistas Nathan Milstein e Erica Morini participa também a pianista Betty Fischer.

Esta é a reedição do LP Columbia SAX-2579 que saiu em 1965.

Esta reedição é apenas um LP a 33rpm com 180g mas custa 35€ PVP, não sendo própriamente barata são de facto interpretações fantásticas com um som fabuloso.

Já tive vários LP’s de clássica desta editora audiófila Testament, mas apesar de serem todos muito bons nenhum me surpreendeu tanto como este, pois infelizmente nem todas as obras têm masters com esta qualidade de som, simplesmente do melhor!!!

A Testament também reeditou em LP outros títulos de outros grandes violinistas, tais como Michael Rabin, Leonid Kogan, Johanna Martzy e David Oistrakh.


Abraços,

Jorge Ferreira

Olá sr Jorge, muito boa noite. Ainda existe por aí algum disponível e será que dá para guardar até ao próximo mês?!!
>Abraço do Porto
Ir para o topo Ir para baixo
Jorge Ferreira
Membro AAP
Jorge Ferreira


Mensagens : 3386
Data de inscrição : 05/11/2011
Idade : 56
Localização : Palmela

Musica Clássica - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Musica Clássica   Musica Clássica - Página 3 EmptySeg Jan 21 2013, 23:12


Estou a tentar arranjar mais, vamos ver se consigo...

Musica Clássica - Página 3 22692
Ir para o topo Ir para baixo
http://farmvinyl.blogspot.pt
Jorge Ferreira
Membro AAP
Jorge Ferreira


Mensagens : 3386
Data de inscrição : 05/11/2011
Idade : 56
Localização : Palmela

Musica Clássica - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Musica Clássica   Musica Clássica - Página 3 EmptyTer Fev 19 2013, 23:43

O Arco Mágico de Michael Rabin
Musica Clássica - Página 3 Testamentmichaelrabinfe

No final de 2012 fez precisamente 40 anos que morreu Michael Rabin, um dos maiores violinistas do século 20, apesar da sua carreira curta e morte prematura em 1972 com apenas 35 anos de idade.

Michael Rabin era Americano descendente de Judeus Romenos, a sua Mãe Jeanne foi uma pianista que estudou no conservatório Juilliard em Nova Iorque e o Pai George foi um violinista da Filarmónica de Nova Iorque.

Michael Rabin começou a estudar violino a sério aos sete anos de idade.

Depois de uma lição com o grande violinista Jascha Heifetz (também ele um dos maiores violinistas do século 20), o mestre Heifetz aconselhou-o a estudar com Ivan Galamian que foi também mais tarde professor de Itzhak Perlman e Pinchas Zuckerman.

Começou então os estudos com Ivan Galamian em Nova Iorque e também na escola de música Meadowmount e no conservatório Juilliard.

Rabin estreou-se profissionalmente em 1947 com 10 anos de idade, com a filarmónica de Havana e o maestro Artur Rodzinski, interpretando o 1º concerto de Wieniawski.

Fez a primeira gravação em 1949 para a Columbia com 11 Caprichos de Paganini.

A sua estreia no Carnegie Hall aconteceu em 1950 com 13 anos de idade, como solista da National Orchestral Association, e tocou o concerto nº 5 de Henri Vieuxtemps com o maestro Léon Barzin.

Depois disso actuou com uma série de Orquestras Americanas, antes de voltar ao Carnegie Hall no final de 1951 já com 15 anos onde tocou o concerto de nº1 de Paganini com o maestro Dimitri Mitropoulos a conduzir a Filarmónica de Nova Iorque.

A sua primeira actuação em Londres aconteceu em 1954 com 18 anos de idade, tocou o concerto de Tchaikovsky no Royal Albert Hall com a orquestra sinfónica da BBC.

Rabin tocou principalmente com o seu violino "Kubelik" Guarnerius del Gesu de 1735.

Fez muitas turnés nas principais cidades dos estados unidos da America, Europeias, América do Sul e Austrália.

Nos anos 50 Rabin assinou pela Capitol-EMI onde gravou a maior parte do seu legado.

Depois de 1959 Rabin nunca mais gravou por razões que nunca foram totalmente clarificadas, continuou no entanto a actuar ao vivo em concertos por todo o mundo que revelavam todo o seu talento intacto.

Existem relatos da sua instabilidade tanto a nível emocional como também na sua vida privada.

Especula-se que Rabin terá tido algumas dificuldades em ajustar-se à mudança da criança prodígio para o adulto virtuoso, apesar do seu talento nunca ter mostrado sinais disso.

Nos anos 60 existem rumores de ter tido um esgotamento nervoso, depressões, neuroses, medos e ansiedades que o levaram a cancelar alguns concertos e a um certo isolamento.

Michael Rabin morreu prematuramente em 1972 aos 35 anos devido a um ferimento na cabeça após uma queda no seu apartamento em Nova Iorque.

Michael Rabin foi um dos talentos mais superlativos que apareceram neste mundo.

No início dos anos 50 era uma extraordinária promessa, cujos atributos como violinista eram impecáveis e sem falhas, possuía um "quarto dedo" poderoso que fazia muitos violinistas morrer de inveja.

Tudo isso foi auxiliado por uma suavidade instintiva de fraseado e uma entrega suprema.

Ternura, charme e uma certa doçura de carácter fizeram parte da sua forma de tocar, juntamente com o seu talento, enorme virtuosismo e ousadia.

Nos seus melhores anos o seu desempenho exalava uma aura de juventude.

Era a arte de um violinista fenomenal jovem ainda a caminho da maturidade intelectual, espiritual e cultural.

O inicio dos seus problemas neurológicos que o afastaram talvez das gravações e depois a sua morte prematura foram uma perda trágica para o mundo da arte e do violino em particular.

O melhor tributo que lhe podemos fazer é escutar e apreciar o esplendor da sua herança gravada, estas gravações essencialmente feitas nos anos 50, têm no entanto e felizmente uma excelente qualidade sonora.

A Editora Testament tem vários LP's reeditados de Michael Rabin :
- The Magic Bow
- Bruch Scottish Fantasy
- Mendelssohn Violin Concertos
- Paganini Caprices
- Mosaics
- Mosaics Vol. 2
- Glazounov & Paganini Violin Concertos
- Tchaikovsky Violin Concerto

Destes todos destaco não só musicalmente mas também pela extraordinária qualidade sonora "The Magic Bow" (O Arco Mágico).

Este LP do violinista Michael Rabin conta com a participação da Orquestra Sinfónica Hollywood Bowl conduzida pelo grande maestro Felix Slatkin.

São interpretadas as seguintes belas peças com um excelente som :

Fritz Kreisler (1875-1962)
1. Caprice Viennois

Grigoras, Ionica Dinicu (1889-1949) & Jascha Heifetz (1901-1987)
2. Hora Staccato

Jules Massenet (1842-1912)
3. Meditation From Thais

Pablo de Sarasate (1844-1908)
4. Zigeunerweisen

Niccolo Paganini (1782-1840) & Fritz Kreisler
5. Moto Perpetuo

Fritz Kreisler
6. The Old Refrain

Rimsky-Korsakov-Heifetz
7. The Flight Of The Bumble Bee

Camille Saint-Saens (1835-1921)
8. Introduction And Rondo Capriccioso

Gosto especialmente do tema “Meditation From Thais” de Massenet que como sabem tem uma musicalidade e um romantismo que nos toca profundamente, capaz de fazer chorar até as pedras da calçada...

Esta foi mais uma magnifica reedição da Testament com um excelente trabalho de remasterização para vinilo, realmente até parece que Michael Rabin tinha um Arco Mágico…

P.S.:
já tenho a confirmação que vou arranjar mais exemplares brevemente do magnifico LP da Testament do Nathan Milstein & Erica Morini e também já sei que vou conseguir arranjar mais alguns exemplares deste magnifico "The Magic Bow" do Michael Rabin.

Abraços,
Jorge Ferreira
Ir para o topo Ir para baixo
http://farmvinyl.blogspot.pt
Conteúdo patrocinado





Musica Clássica - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Musica Clássica   Musica Clássica - Página 3 Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Musica Clássica
Ir para o topo 
Página 3 de 4Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» lps musica clássica
» Regresso ao Futuro
» Duvida para apreciadores de musica classica!!
» Música clássica - escolhas do dia-a-dia
» Lote de LP's de Música Clássica

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Música Geral-
Ir para: