Mensagens : 51 Data de inscrição : 25/01/2014 Idade : 49 Localização : Gaia
Assunto: Em busca de um novo Sistema Áudio Sáb Jan 25 2014, 13:47
Com a coleção analógica a crescer neste últimos anos (cerca de 500 discos) decidi que chegou a hora de começar a caçar com outro equipamento. Actualmente tenho uma micro Hi-Fi da Sony CMT-CP100, onde ouço os meus cds e tapes e para ouvir vinil comprei há uns anos uma Crosley - confesso que na altura foi por questões estéticas, que estão ligadas a umas Creative GigaWorks T20.
O meu objectivo é a médio prazo comprar algo melhor (o que não será difícil dada a qualidade medíocre da Crosley), onde tudo é plástico e o som é sofrível; já com a micro nunca tive um único problema e já lá vão 13 anos...
Tenho em mente estipular um orçamento entre 500€ a 700€ para comprar desde gira-discos, amplificador, leitor de cd, deck de cassetes,... Sendo a prioridade o gira, amplificador e colunas.
Gostaria de ouvir conselhos quanto a marcas, modelos...
António José da Silva Membro AAP
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
Assunto: Re: Em busca de um novo Sistema Áudio Sáb Jan 25 2014, 13:51
Por esse valor, um bom Receiver, colunas e gira vintage, e tens grande som em casa.
_________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince
If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...
The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte
Milton Membro AAP
Mensagens : 15388 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 63 Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado
Assunto: Re: Em busca de um novo Sistema Áudio Sáb Jan 25 2014, 15:08
Rui Mendes Membro AAP
Mensagens : 3159 Data de inscrição : 17/04/2012 Idade : 53 Localização : Alfragide
Assunto: Re: Em busca de um novo Sistema Áudio Sáb Jan 25 2014, 17:05
Isto é que é serviço total.
O Milton até sugere coisas que estão em Gaia
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
Assunto: Re: Em busca de um novo Sistema Áudio Sáb Jan 25 2014, 17:08
Rui Mendes escreveu:
Isto é que é serviço total.
O Milton até sugere coisas que estão em Gaia
Esse homem não brinca em serviço, não põe pé em rama verde nem deixa os seus créditos por mãos "alheiras".
Rui Mendes Membro AAP
Mensagens : 3159 Data de inscrição : 17/04/2012 Idade : 53 Localização : Alfragide
Assunto: Re: Em busca de um novo Sistema Áudio Sáb Jan 25 2014, 17:13
Em relação a colunas, se for para uma sala pequena ou média, não vais encontrar nada novo que chegue ao pé destas pequenas maravilhas que ouvi em Santarém e que podes descobrir neste tópico. (euros devem ser 300 e picos)
Assunto: Re: Em busca de um novo Sistema Áudio Sáb Jan 25 2014, 17:14
Rui Mendes escreveu:
Em relação a colunas, se for para uma sala pequena ou média, não vais encontrar nada novo que chegue ao pé destas pequenas maravilhas que ouvi em Santarém e que podes descobrir neste tópico. (euros devem ser 300 e picos)
Nem aos pés nem aos calcanhares. Pelo valor, fica com uma coluna mesmo fora de série.
barrabas Membro AAP
Assunto: Re: Em busca de um novo Sistema Áudio Ter Jan 28 2014, 22:27
Desde já obrigado por todas as sugestões, deixaram-me sem palavras Andei a pesquisar por essa web fora, e por vezes quanto mais procuro mais confuso fico :-) vi os link que me aconselharam, e limitei-os à zona do Porto, para uma possivel entrega em mão, e caso haja algum problema posterior ser mais fácil e prático resolve-lo, pelo menos na teoria.
De tudo o que vi, vi marcas que não sei se são as ideias para Giras, tipo Sharp. Fiz um apanhado de tudo o que vi - 8 Giras e queria mostrar-vos para vos pedir opinião mas não consigo postar os links :-(
Resumi tudo a isto: Technics - fgs-sl-210 - 120€; Onkyo - cp-1022a - 80€; Sharp RP-30H - 100€; Philips - 95€; Denon - DP 29F 80€; Technics - sl-qx300 - 150€; Technics - sl-bd22 - 110€; C.E.C. - bd-4200 - 160€ Technics - sl-qd22 - 125€ Vi numa loja um Rega RP1 novo por 290€
Sei que isto é uma pergunta ingrata e se calhar estou a abusar da minha sorte mas cá vai: Se fosse para vocês qual escolhiam?
A Fnac tem isto à venda Cambridge Amplificador HiFi AM10 + Leitor CD10 + Colunas S30, o preço anda na casa dos 300€ o que acham? Ou acham que ficaria melhor servido com algo vintage?
Desde já agradeço a vossa paciência :-)
Assunto: Re: Em busca de um novo Sistema Áudio Ter Jan 28 2014, 22:35
Se fosse eu, ia para um Receiver vintage porreiro, as colunas que te foram aconselhadas e que são absolutamente fora de série, e esse prato da CEC.
Rui Mendes Membro AAP
Assunto: Re: Em busca de um novo Sistema Áudio Ter Jan 28 2014, 22:44
António José da Silva escreveu:
Se fosse eu, ia para um Receiver vintage porreiro, as colunas que te foram aconselhadas e que são absolutamente fora de série, e esse prato da CEC.
Eu concordo, embora depois ainda tenhas de arranjar um célula para o giradiscos. Mas isso não é problema difícil de resolver...
barrabas Membro AAP
Assunto: Re: Em busca de um novo Sistema Áudio Ter Jan 28 2014, 22:47
O "problema" das colunas é que o custo é metade do orçamento
Rui Mendes Membro AAP
Assunto: Re: Em busca de um novo Sistema Áudio Ter Jan 28 2014, 22:48
Mas valem a pena
barrabas Membro AAP
Assunto: Re: Em busca de um novo Sistema Áudio Ter Jan 28 2014, 22:48
Rui Mendes escreveu:
Eu concordo, embora depois ainda tenhas de arranjar um célula para o giradiscos. Mas isso não é problema difícil de resolver...
O que vi diz: "Com Célula e agulha EXCEL. Full automatic. Transmissão por correia(NOVA)."
Assunto: Re: Em busca de um novo Sistema Áudio Ter Jan 28 2014, 22:53
Rui Mendes escreveu:
Mas valem a pena
Mas vale a pena.
Rui Mendes Membro AAP
Assunto: Re: Em busca de um novo Sistema Áudio Ter Jan 28 2014, 22:54
O giradiscos que tu queres é este que podes ver in loco...
Parece em muito bom estado, mas se o dinheiro é fator, mete-o nas colunas novas que te foram recomendadas...
Este é o meu conselho. É que o de 50 euros tu podes ver em Gaia e vês logo se está realmente em excelente estado como está no anúncio (as fotos não são muito felizes...)
barrabas Membro AAP
Assunto: Re: Em busca de um novo Sistema Áudio Ter Jan 28 2014, 23:10
Sim Rui, foi esse que vi, por 160€. Parece em muito bom estado. Desculpa a pergunta, parva/ingénua mas para que serve a célula?
Rui Mendes Membro AAP
Assunto: Re: Em busca de um novo Sistema Áudio Ter Jan 28 2014, 23:24
Google Imagens Célula giradiscos Ou então Cartridge turntable
Milton Membro AAP
Mensagens : 15388 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 63 Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado
Assunto: Re: Em busca de um novo Sistema Áudio Ter Jan 28 2014, 23:54
barrabas escreveu:
Sim Rui, foi esse que vi, por 160€. Parece em muito bom estado. Desculpa a pergunta, parva/ingénua mas para que serve a célula?
A célula é basicamente a agulha...
Isto é uma célula :
Isto é uma agulha de reposição para essa mesma célula:
Isto é a mesma célula montada na Shell(ou concha)
Aqui podes alguns conjuntos em imagens fantásticas : http://www.audiokarma.org/forums/showthread.php?t=325256&page=3
barrabas Membro AAP
Assunto: Re: Em busca de um novo Sistema Áudio Qua Jan 29 2014, 00:32
Obrigado Rui e Milton, por vezes a preguiça apodera-se de mim...
Se não é indiscrição, porque me aconselham equipamentos mais vintage?
Assunto: Re: Em busca de um novo Sistema Áudio Qua Jan 29 2014, 00:39
barrabas escreveu:
Boa qualidade a um preço muito razoável.
luis lopes Membro AAP
Mensagens : 4993 Data de inscrição : 25/02/2011 Idade : 57 Localização : Covilhã
Assunto: Re: Em busca de um novo Sistema Áudio Qua Jan 29 2014, 12:04
Assunto: Re: Em busca de um novo Sistema Áudio Qui Jan 30 2014, 01:43
barrabas escreveu:
Boa qualidade a um preço muito razoável.
E é fácil arranjar peças em caso de possivel reparação para esse material mais vintage? Por exemplo, desconhecia a marca C.E.C. e não sei se é de fácil reparação, se há peças...
Kidcore
Assunto: Re: Em busca de um novo Sistema Áudio Qui Jan 30 2014, 02:07
Milton escreveu:
barrabas escreveu:
A célula é basicamente a agulha...
Isto é uma célula :
Isto é uma agulha de reposição para essa mesma célula:
Isto é a mesma célula montada na Shell(ou concha)
Aqui podes alguns conjuntos em imagens fantásticas :
Grandes imagens
barrabas Membro AAP
Assunto: Re: Em busca de um novo Sistema Áudio Sex Jan 31 2014, 01:05
Mensagens : 4993 Data de inscrição : 25/02/2011 Idade : 57 Localização : Covilhã
Assunto: Re: Em busca de um novo Sistema Áudio Sex Jan 31 2014, 12:09
eu da minha parte gosto mais dos vintage em madeira,... o meu conselho é ouvir o teu gira com o possivel casamento, não esquecer que o amp./receiver tem de ter entrada de phono. ou quem sabe por aqui alguem tenha algum que te interesse, e sempre dá para ouvires primeiro, pois estamos aqui para ajudar.
nbunuel Membro AAP
Assunto: Re: Em busca de um novo Sistema Áudio Sex Jan 31 2014, 12:11
Bem negociado este seria um bom negócio! ainda por cima é da zona do Porto http://portocity.olx.pt/aparelhagem-de-som-pionner-a400-marantz-cd63-mkii-mission-751-iid-444720743:)
Assunto: Re: Em busca de um novo Sistema Áudio Sex Jan 31 2014, 12:26
nbunuel escreveu:
Bem negociado este seria um bom negócio! ainda por cima é da zona do Porto http://portocity.olx.pt/aparelhagem-de-som-pionner-a400-marantz-cd63-mkii-mission-751-iid-444720743:)
Um belo negócio.
luis lopes Membro AAP
Assunto: Re: Em busca de um novo Sistema Áudio Sex Jan 31 2014, 12:37
um receiver em optimo estado (aparente) http://portocity.olx.pt/amplificador-receiver-pionner-iid-449647801
nbunuel Membro AAP
Assunto: Re: Em busca de um novo Sistema Áudio Sex Jan 31 2014, 13:41
E para compor o ramalhete http://anta.olx.pt/gira-discos-technics-sl-fm1-iid-449697799
barrabas Membro AAP
Assunto: Re: Em busca de um novo Sistema Áudio Sáb Fev 01 2014, 03:23
Reparei que o mesmo vendedor do C.E.C. tem um Gira Dual CS 505 - 1 com Célula e agulha ORTOFON por 165€. Optariam pelo C.E.C. ou pelo Dual? O Preço é praticamente o mesmo.
Além destes giras tem também para venda estes amplificadores: Amplificador Technics SU-V 505 -- 125€ Receiver Sanyo DCX 2000 -- L 120€ Denon PMA 920 -- 275€
Qual seria o melhor negócio? Qual o melhor casamento?
Assunto: Re: Em busca de um novo Sistema Áudio Sáb Fev 01 2014, 09:34
barrabas escreveu:
Reparei que o mesmo vendedor do C.E.C. tem um Gira Dual CS 505 - 1 com Célula e agulha ORTOFON por 165€. Optariam pelo C.E.C. ou pelo Dual? O Preço é praticamente o mesmo.
Além destes giras tem também para venda estes amplificadores: Amplificador Technics SU-V 505 -- 125€ Receiver Sanyo DCX 2000 -- L 120€ Denon PMA 920 -- 275€
e depois compras um gira. O Dual funciona bem, mas para mim tem muito plástico na sua construção e um braço leve de mais para a maioria das células de hoje.
ricardo onga-ku Membro AAP
Mensagens : 6017 Data de inscrição : 02/01/2012 Localização : Terra d'Anglos...e Saxões
Assunto: Re: Em busca de um novo Sistema Áudio Sáb Fev 01 2014, 10:49
Eu não ia para um receiver muito vintage sem ter a certeza que não produz distorção de intermodulação de transitórios (TIM) elevada.
Há tanta gente a queixar-se do mau som dos transístores e depois compra equipamentos antigos, da altura em que se abusava da realimentação negativa (feeback) que provoca o TIM, a causa desse som desagradável de que toda a gente se queixava.
R
barrabas Membro AAP
Assunto: Re: Em busca de um novo Sistema Áudio Sáb Fev 01 2014, 12:07
barrabas escreveu:
e depois compras um gira. O Dual funciona bem, mas para mim tem muito plástico na sua construção e um braço leve de mais para a maioria das células de hoje.
Não digo que não António, a questão é o preço. Eu quanto ao Gira já cheguei a acordo com o vendedor quanto ao preço, como ele também tem para venda alguns amplificadores, que estão dentro do meu orçamento, queria saber a vossa opinião quanto aqueles 3 que indiquei no meu post anterior.
Ferpina Membro AAP
Mensagens : 10767 Data de inscrição : 07/07/2010 Idade : 69 Localização : Assado - Perú
Assunto: Re: Em busca de um novo Sistema Áudio Sáb Fev 01 2014, 14:12
barrabas escreveu:
... queria saber a vossa opinião quanto aqueles 3 que indiquei no meu post anterior.
Tenho um, num sistema secundário e gosto bastante em conjunto com colunas da mesma marca
barrabas Membro AAP
Assunto: Re: Em busca de um novo Sistema Áudio Seg Fev 03 2014, 01:15
Desculpem a pergunta mas qual a diferença entre Receiver e Amplificador. Numa leitura e interpretação simples um recebe um sinal e o outro amplifica-o. Ou o amplificador é também um receiver? E o Receiver também é um amplificador? Uma vez que recebe um sinal?
Após uma leitura no wikipedia sobre receiver fiquei com a ideia que eram similares - "O seu principal objetivo é o de amplificar um som de uma das múltiplas fontes de áudio"
Pergunto por causa disto: Receiver Harman Kardon 8800 VXI e Amplificador Technics SU-V 505 que estão à venda onde vou comprar o Gira
Assunto: Re: Em busca de um novo Sistema Áudio Seg Fev 03 2014, 04:52
Amplificador - Equipamento áudio que amplifica.
Receiver - Equipamento áudio que combina um amplificador e um Tuner (rádio) no mesmo aparelho.
Abraço
luis lopes Membro AAP
Assunto: Re: Em busca de um novo Sistema Áudio Seg Fev 03 2014, 20:06
a primeira questão é: -procuras um amplificador com complemento de radio? ou preferes um tuner (radio) á parte?
barrabas Membro AAP
Assunto: Re: Em busca de um novo Sistema Áudio Seg Fev 03 2014, 22:18
luis lopes escreveu:
a primeira questão é: -procuras um amplificador com complemento de radio? ou preferes um tuner (radio) á parte?
Obrigado António e Luís pelas respostas.
O objectivo Luís, é ter/construir/comprar um sistema de som de boa qualidade. Ter um gira-discos, amplificador, turner, deck... Não faço questão que o turner seja à parte ou incorporado num receiver, nunca foi algo que me fizesse muita diferença. Há alguma vantagem/desvantagem de o ter num receiver?
PAINTER Membro AAP
Assunto: Re: Em busca de um novo Sistema Áudio Seg Fev 03 2014, 23:19
barrabas escreveu:
luis lopes escreveu:
O objectivo Luís, é ter/construir/comprar um sistema de som de boa qualidade. Ter um gira-discos, amplificador, turner, deck... Não faço questão que o turner seja à parte ou incorporado num receiver, nunca foi algo que me fizesse muita diferença. Há alguma vantagem/desvantagem de o ter num receiver?
É sempre bom ter elementos separados. A vantagem de só se desfazer do tuner porque gosta do amplificador, ou vice-versa. Desvantagem porque ocupa mais espaço.
Painter
luis lopes Membro AAP
Assunto: Re: Em busca de um novo Sistema Áudio Ter Fev 04 2014, 11:31
nesse caso, talvez seja vantajoso a compra em separado. pois sempre se compra o melhor dos dois elementos.
ricardo onga-ku Membro AAP
Mensagens : 6017 Data de inscrição : 02/01/2012 Localização : Terra d'Anglos...e Saxões
Assunto: Re: Em busca de um novo Sistema Áudio Ter Fev 04 2014, 13:10
barrabas escreveu:
luis lopes escreveu:
Um receiver, um SUV ou um canivete suíço são ferramentas polivalentes que desenrascam nas multi-tarefas para as quais foram concebidas mas não se destacam em nenhuma delas.
R
barrabas Membro AAP
Assunto: Re: Em busca de um novo Sistema Áudio Ter Fev 04 2014, 23:21
luis lopes escreveu:
nesse caso, talvez seja vantajoso a compra em separado. pois sempre se compra o melhor dos dois elementos.
ricardo onga-ku escreveu:
barrabas escreveu:
luis lopes escreveu:
Um receiver, um SUV ou um canivete suíço são ferramentas polivalentes que desenrascam nas multi-tarefas para as quais foram concebidas mas não se destacam em nenhuma delas.
R
Muito obrigado aos 2. São estas pequenas/grandes dicas que me ajudam a ter mais certezas em relação ao que quero e devo comprar.
barrabas Membro AAP
Assunto: Re: Em busca de um novo Sistema Áudio Qui Fev 06 2014, 00:08
Fui buscar hoje os dois novos inquilinos: Gira Discos - C.E.C. Amplificador - Technics su-v 505
No fim de semana trato de lhes dar uma limpeza...
Assunto: Re: Em busca de um novo Sistema Áudio Qui Fev 06 2014, 05:16
barrabas escreveu:
Fui buscar hoje os dois novos inquilinos: Gira Discos - C.E.C. Amplificador - Technics su-v 505
Esse amplificador é bem bonito. Espero que gostes da performance dele.
barrabas Membro AAP
Assunto: Re: Em busca de um novo Sistema Áudio Qui Fev 06 2014, 22:48
barrabas escreveu:
Esse amplificador é bem bonito. Espero que gostes da performance dele.
Do pouco que já experimentei, estou maravilhado, seja da parte do amp seja da parte do gira. O próximo passo são as colunas.
Assunto: Re: Em busca de um novo Sistema Áudio Sex Fev 07 2014, 05:22