| Os 10 Mitos do Vinil | |
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+25nbunuel reirato Digital Man sergiofilipe mannitheear Wolfgangvondi RMD audio Pierre ricardo onga-ku MikeF TD124 cabb Mister W fredy jorge.henriques PALUSE anibalpmm Milton Alexandre Vieira Vinil Palmas ruifigueiredo Mozarteano GALVEIAS António José da Silva 29 participantes |
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Autor | Mensagem |
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anibalpmm Membro AAP
Mensagens : 9728 Data de inscrição : 05/03/2012
| Assunto: Re: Os 10 Mitos do Vinil Sex Nov 21 2014, 00:38 | |
| - António José da Silva escreveu:
- anibalpmm escreveu:
Tenho um celulazita de 30€ (é verdade q a agulha custou i triplo da célula) Mas de certeza q deixa o digital, qq digital a kms
Sabes que quando não se ouve, não se ouve.
Sim pois e depois nunca ouviram um sistema analógico com deve de ser e ainda vem dizer q somos picuinhas E depois apregoam q o digital só é melhor se for xpto com o dac xtz mais o transporte yzx Não são capazes de enterrar o vinil - não sabem o q é um JP brutus ou mesmo um brutinhos | |
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António José da Silva Membro AAP
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
| Assunto: Re: Os 10 Mitos do Vinil Sex Nov 21 2014, 00:40 | |
| _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
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anibalpmm Membro AAP
Mensagens : 9728 Data de inscrição : 05/03/2012
| Assunto: Re: Os 10 Mitos do Vinil Sex Nov 21 2014, 00:45 | |
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António José da Silva Membro AAP
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
| Assunto: Re: Os 10 Mitos do Vinil Sex Nov 21 2014, 00:51 | |
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PALUSE Membro AAP
Mensagens : 1384 Data de inscrição : 07/11/2010 Idade : 59 Localização : Vale da Amendoeira.
| Assunto: Re: Os 10 Mitos do Vinil Sex Nov 21 2014, 01:35 | |
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anibalpmm Membro AAP
Mensagens : 9728 Data de inscrição : 05/03/2012
| Assunto: Re: Os 10 Mitos do Vinil Sex Nov 21 2014, 01:41 | |
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anibalpmm Membro AAP
Mensagens : 9728 Data de inscrição : 05/03/2012
| Assunto: Re: Os 10 Mitos do Vinil Sex Nov 21 2014, 01:45 | |
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PALUSE Membro AAP
Mensagens : 1384 Data de inscrição : 07/11/2010 Idade : 59 Localização : Vale da Amendoeira.
| Assunto: Re: Os 10 Mitos do Vinil Sex Nov 21 2014, 02:04 | |
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António José da Silva Membro AAP
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
| Assunto: Re: Os 10 Mitos do Vinil Sex Nov 21 2014, 02:21 | |
| _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
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mannitheear Membro AAP
Mensagens : 1392 Data de inscrição : 01/08/2013
| Assunto: Re: Os 10 Mitos do Vinil Sex Nov 21 2014, 07:11 | |
| - PALUSE escreveu:
- mannitheear escreveu:
I really doubt the Oppo could do the same!
Cheers Manfred
The Oppo flagship player suffers from the same "hectic" problem at the output stages: LM4562 and very doubtful small decoupling electrolytic capacitors at power lines and signal path...
Believe me Manfred, those parts can "fucked" the sound very hard...
I believe that, but I think it is the job of the manufacturer to get these things right - Or it is bad design! I do not want to tinker in a brand new 1300 € machine and loose the warranty. Cheers Manfred | |
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PALUSE Membro AAP
Mensagens : 1384 Data de inscrição : 07/11/2010 Idade : 59 Localização : Vale da Amendoeira.
| Assunto: Re: Os 10 Mitos do Vinil Sex Nov 21 2014, 10:18 | |
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ricardo onga-ku Membro AAP
Mensagens : 6017 Data de inscrição : 02/01/2012 Localização : Terra d'Anglos...e Saxões
| Assunto: Re: Os 10 Mitos do Vinil Sex Nov 21 2014, 10:30 | |
| - mannitheear escreveu:
- PALUSE escreveu:
- mannitheear escreveu:
I really doubt the Oppo could do the same!
Cheers Manfred
The Oppo flagship player suffers from the same "hectic" problem at the output stages: LM4562 and very doubtful small decoupling electrolytic capacitors at power lines and signal path...
Believe me Manfred, those parts can "fucked" the sound very hard...
I believe that, but I think it is the job of the manufacturer to get these things right - Or it is bad design! I do not want to tinker in a brand new 1300 € machine and loose the warranty. Cheers Manfred Audiophile rules:nr. 1 - price means nothing nr. 2 - ignore magazine reviews nr. 3 - don't give too much credit to manufacturer descriptions of the product's (extraordinary) abilities, they were probably written by the marketing department nr. 4 - don't treat manufacturers' as some sort of omniscient entity but be prepared to question their design decisions and philosophyThere are things they ignore and mistakes made unintentionally, or consciously to cut production costs (incerease margins) or to produce some sort of "house sound".
Última edição por ricardo onga-ku em Sex Nov 21 2014, 11:13, editado 1 vez(es) | |
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ricardo onga-ku Membro AAP
Mensagens : 6017 Data de inscrição : 02/01/2012 Localização : Terra d'Anglos...e Saxões
| Assunto: Re: Os 10 Mitos do Vinil Sex Nov 21 2014, 10:46 | |
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Digital Man Membro AAP
Mensagens : 1045 Data de inscrição : 09/01/2012
| Assunto: Re: Os 10 Mitos do Vinil Sex Nov 21 2014, 17:38 | |
| Isto parece à partida uma daquelas memórias USB de bolso, mas é um sofisticado DAC que usa o conversor 24bit ESS-Sabre: http://www.audioquest.com/usb_digital_analog_converter/dragonfly-dac Pode ser ligado a um PC, portátil, etc. Som de boa qualidade por $150. A cor da libelinha muda consoante a freq. do sinal: Cuidado com o bolso em que põem este DAC porque face ao tamanho podem perde-lo facilmente... Falava-se de vini..?quê?! Vinicultura? Esta máquina de escrever tem uma letra muito redondinha... | |
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António José da Silva Membro AAP
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
| Assunto: Re: Os 10 Mitos do Vinil Sex Nov 21 2014, 17:40 | |
| _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
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ricardo onga-ku Membro AAP
Mensagens : 6017 Data de inscrição : 02/01/2012 Localização : Terra d'Anglos...e Saxões
| Assunto: Re: Os 10 Mitos do Vinil Sex Nov 21 2014, 23:18 | |
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António José da Silva Membro AAP
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
| Assunto: Re: Os 10 Mitos do Vinil Sex Nov 21 2014, 23:26 | |
| - ricardo onga-ku escreveu:
Mais nada. E na veia, estava a ser administrado vinil liquido. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
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MikeF Membro AAP
Mensagens : 294 Data de inscrição : 04/07/2010
| Assunto: Re: Os 10 Mitos do Vinil Dom Nov 23 2014, 20:14 | |
| E na 6ª cá se ouviu um sistema full digital... com alguns ficheiros destes e um sistema "full analogue": célula e braço gira-discos pré de phono amplificador e as colunas para os 2 sistemas foram as mesmas... No final, ainda ouvimos um pouco o sistema full analogue com uma fonte digital | |
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António José da Silva Membro AAP
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
| Assunto: Re: Os 10 Mitos do Vinil Dom Nov 23 2014, 20:49 | |
| A tu mensagem tem imagens horrorosas e outras muito belas. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
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ricardo onga-ku Membro AAP
Mensagens : 6017 Data de inscrição : 02/01/2012 Localização : Terra d'Anglos...e Saxões
| Assunto: Re: Os 10 Mitos do Vinil Dom Nov 23 2014, 21:16 | |
| - MikeF escreveu:
- com alguns ficheiros destes
Olá Miguel, Estás a ler directamente do iTunes ou usas algum software tipo Amarra ou Audirvana? Tenho estado a experimentar music players para MacOS e todos soam melhor do que o iTunes... Um abraço, Ricardo | |
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Luis Filipe Goios Membro AAP
Mensagens : 10506 Data de inscrição : 27/10/2010 Idade : 66 Localização : Lanhelas - Minho
| Assunto: Re: Os 10 Mitos do Vinil Dom Nov 23 2014, 21:26 | |
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António José da Silva Membro AAP
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
| Assunto: Re: Os 10 Mitos do Vinil Dom Nov 23 2014, 21:27 | |
| - ricardo onga-ku escreveu:
- MikeF escreveu:
- com alguns ficheiros destes
Olá Miguel,
Estás a ler directamente do iTunes ou usas algum software tipo Amarra ou Audirvana? Tenho estado a experimentar music players para MacOS e todos soam melhor do que o iTunes...
Um abraço, Ricardo A imagem da "insípicidade" do áudio moderno. O equivalente ao McDonalds na gastronomia. Que coisa horrorosa. Desculpem o desabafo. Cada um gosta do que gosta. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
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ricardo onga-ku Membro AAP
Mensagens : 6017 Data de inscrição : 02/01/2012 Localização : Terra d'Anglos...e Saxões
| Assunto: Re: Os 10 Mitos do Vinil Dom Nov 23 2014, 21:31 | |
| - António José da Silva escreveu:
- ricardo onga-ku escreveu:
- MikeF escreveu:
- com alguns ficheiros destes
Olá Miguel,
Estás a ler directamente do iTunes ou usas algum software tipo Amarra ou Audirvana? Tenho estado a experimentar music players para MacOS e todos soam melhor do que o iTunes...
Um abraço, Ricardo
A imagem da "insípicidade" do áudio moderno. O equivalente ao McDonalds na gastronomia. Que coisa horrorosa. Desculpem o desabafo.
Cada um gosta do que gosta. Eu também acho mais giras, ou se preferires mais saborosas, as capas de vinil mas prefiro de longe o som dos suportes digitais. O vinil dá à toda e qualquer música um tempero colorido de quetechupe fora de prazo desagradável... R P.S.: na verdade o vinil pode soar quase como digital, mas isso requer equipamentos de desempenho superlativo. | |
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MikeF Membro AAP
Mensagens : 294 Data de inscrição : 04/07/2010
| Assunto: Re: Os 10 Mitos do Vinil Dom Nov 23 2014, 21:44 | |
| - António José da Silva escreveu:
- A tu mensagem tem imagens horrorosas e outras muito belas.
Preconceito teu... Para mi são todas lindas. Para mim um bitrate de quase 17000 é lindo!! Ricardo, uso o Audirvana (mudei há pouco para o 2). E o desempenho dessa fonte de vinyl era parecido com o da fonte digital no mesmo sistema, eu diria que estava nesse nível de que falas. Já o sistema full digital com essa resolução de ficheiros era um pouco diferente. Não a gosto de todos, mas aposto que tu gostavas mais. | |
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António José da Silva Membro AAP
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
| Assunto: Re: Os 10 Mitos do Vinil Dom Nov 23 2014, 21:50 | |
| _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
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Digital Man Membro AAP
Mensagens : 1045 Data de inscrição : 09/01/2012
| Assunto: Re: Os 10 Mitos do Vinil Dom Nov 23 2014, 21:55 | |
| - António José da Silva escreveu:
- A imagem da "insípicidade" do áudio moderno. O equivalente ao McDonalds na gastronomia. Que coisa horrorosa. Desculpem o desabafo.
Cada um gosta do que gosta. O McDonalds é um mau exemplo e não espelha a realidade... Em vez de gastronomia usemos uma analogia com impressoras: Vinil: Digital: | |
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António José da Silva Membro AAP
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
| Assunto: Re: Os 10 Mitos do Vinil Dom Nov 23 2014, 22:02 | |
| Lembra-me o grande J. C. em Lucas 23:34.
_________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
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anibalpmm Membro AAP
Mensagens : 9728 Data de inscrição : 05/03/2012
| Assunto: Re: Os 10 Mitos do Vinil Dom Nov 23 2014, 22:06 | |
| Por vezes dou comigo a pensar q o vinil é a fotografia a preto e branco e q o CD é a fotografia a cores Eu por mim sempre gostei mais das fotos artísticas a preto e branco, transmitem-me mais sentimentos ou como este fotógrafo diz (a mim o paralelismo parece-me evidente):
"The one thing that I love about black and white is that it allows you to concentrate on the image itself, rather than the color. You can pinpoint certain details in the composition, which may have been obscured by color. At times, I also notice that certain images can get far too busy when in color, and black and white allows you to cut back on some of the distractions." | |
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MikeF Membro AAP
Mensagens : 294 Data de inscrição : 04/07/2010
| Assunto: Re: Os 10 Mitos do Vinil Dom Nov 23 2014, 22:10 | |
| Tão religioso que tu estás...
Olha, a mim pediram-me para não usar música religiosa e meter pop... Estava a tocar algo religioso, sim, mas IMO lindo. | |
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ricardo onga-ku Membro AAP
Mensagens : 6017 Data de inscrição : 02/01/2012 Localização : Terra d'Anglos...e Saxões
| Assunto: Re: Os 10 Mitos do Vinil Dom Nov 23 2014, 22:10 | |
| - anibalpmm escreveu:
- Por vezes dou comigo a pensar q o vinil é a fotografia a preto e branco e q o CD é a fotografia a cores
Eu por mim sempre gostei mais das fotos artísticas a preto e branco, transmitem-me mais sentimentos ou como este fotógrafo diz (a mim o paralelismo parece-me evidente):
"The one thing that I love about black and white is that it allows you to concentrate on the image itself, rather than the color. You can pinpoint certain details in the composition, which may have been obscured by color. At times, I also notice that certain images can get far too busy when in color, and black and white allows you to cut back on some of the distractions." Acho esse paralelismo errado. É mais uma comparação entre o filme e o sensor digital: http://www.kenrockwell.com/tech/filmdig.htm | |
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MikeF Membro AAP
Mensagens : 294 Data de inscrição : 04/07/2010
| Assunto: Re: Os 10 Mitos do Vinil Dom Nov 23 2014, 22:18 | |
| - anibalpmm escreveu:
- Por vezes dou comigo a pensar q o vinil é a fotografia a preto e branco e q o CD é a fotografia a cores
Por acaso tive um pensamento parecido... Um dos presentes (imagino que ainda vai postar por aqui) achou o full digital mais frio que o sistema analógico, mesmo com a fonte digital. E o que pensei é que raramente as pessoas preferem uma foto com o balanço de brancos perfeito. Geralmente usa-se sempre um ligeiro "aquecimento" para o amarelo e/ou vermelho para tornar a imagem mais apelativa. No caso, nem me parece que a fonte de vinyl fizesse isso, mas o amplificador sim. É um solid state, mas tem um ligeiro "perfume" a válvulas, talvez por usar um monte de bobines de indução. É delicioso, mas talvez não seja o mais perto do real. A fonte digital do sistema analógico, essa sim, tem válvulas em barda (12 válvulas, por acaso). | |
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ricardo onga-ku Membro AAP
Mensagens : 6017 Data de inscrição : 02/01/2012 Localização : Terra d'Anglos...e Saxões
| Assunto: Re: Os 10 Mitos do Vinil Dom Nov 23 2014, 22:25 | |
| - MikeF escreveu:
- anibalpmm escreveu:
- Por vezes dou comigo a pensar q o vinil é a fotografia a preto e branco e q o CD é a fotografia a cores
Por acaso tive um pensamento parecido... Um dos presentes (imagino que ainda vai postar por aqui) achou o full digital mais frio que o sistema analógico, mesmo com a fonte digital. E o que pensei é que raramente as pessoas preferem uma foto com o balanço de brancos perfeito. Geralmente usa-se sempre um ligeiro "aquecimento" para o amarelo e/ou vermelho para tornar a imagem mais apelativa. No caso, nem me parece que a fonte de vinyl fizesse isso, mas o amplificador sim. É um solid state, mas tem um ligeiro "perfume" a válvulas, talvez por usar um monte de bobines de indução. É delicioso, mas talvez não seja o mais perto do real. A fonte digital do sistema analógico, essa sim, tem válvulas em barda (12 válvulas, por acaso). 12 vávulas? Isso deve ser uma etapa de potência, não? Podes ligar esse D/AC directamente às colunas? | |
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ricardo onga-ku Membro AAP
Mensagens : 6017 Data de inscrição : 02/01/2012 Localização : Terra d'Anglos...e Saxões
| Assunto: Re: Os 10 Mitos do Vinil Dom Nov 23 2014, 22:31 | |
| - MikeF escreveu:
- uso o Audirvana (mudei há pouco para o 2). E o desempenho dessa fonte de vinyl era parecido com o da fonte digital no mesmo sistema, eu diria que estava nesse nível de que falas. Já o sistema full digital com essa resolução de ficheiros era um pouco diferente. Não a gosto de todos, mas aposto que tu gostavas mais.
Também estou praticamente decido em optar pelo Audirvana. | |
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Digital Man Membro AAP
Mensagens : 1045 Data de inscrição : 09/01/2012
| Assunto: Re: Os 10 Mitos do Vinil Dom Nov 23 2014, 22:35 | |
| - anibalpmm escreveu:
- Por vezes dou comigo a pensar q o vinil é a fotografia a preto e branco e q o CD é a fotografia a cores
Eu por mim sempre gostei mais das fotos artísticas a preto e branco, transmitem-me mais sentimentos ou como este fotógrafo diz (a mim o paralelismo parece-me evidente):
"The one thing that I love about black and white is that it allows you to concentrate on the image itself, rather than the color. You can pinpoint certain details in the composition, which may have been obscured by color. At times, I also notice that certain images can get far too busy when in color, and black and white allows you to cut back on some of the distractions." Esta comparação é curiosa porque na fotografia preto e branco o analógico continua a ser o melhor formato. As fotos analógicas P&B são mais reais, mais tridimensionais, mais palpáveis. Uma das razões apresentadas pelos fotógrafos é o maior detalhe, dado que as digitais têm mais grão, mas acho que não é só isso. Esta comparação é, no entanto, algo injusta porque as cameras digitais usam sensores de 35mm enquanto as "analógicas" são normalmente de formato médio (6x4.5, 6x9, etc.) e usam filmes P&B. | |
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António José da Silva Membro AAP
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
| Assunto: Re: Os 10 Mitos do Vinil Dom Nov 23 2014, 22:36 | |
| - ricardo onga-ku escreveu:
Também estou praticamente decido em optar pelo Audirvana. A busca eterna e infinita da malta do digital, quando o CD já era tão perfeito. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
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ricardo onga-ku Membro AAP
Mensagens : 6017 Data de inscrição : 02/01/2012 Localização : Terra d'Anglos...e Saxões
| Assunto: Re: Os 10 Mitos do Vinil Dom Nov 23 2014, 22:38 | |
| - António José da Silva escreveu:
- ricardo onga-ku escreveu:
Também estou praticamente decido em optar pelo Audirvana.
A busca eterna e infinita da malta do digital, quando o CD já era tão perfeito. É verdade. Estou arrependido de não ter trazido os meus discos (de policarbonato) e o leitor... | |
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ricardo onga-ku Membro AAP
Mensagens : 6017 Data de inscrição : 02/01/2012 Localização : Terra d'Anglos...e Saxões
| Assunto: Re: Os 10 Mitos do Vinil Dom Nov 23 2014, 22:42 | |
| - Digital Man escreveu:
- anibalpmm escreveu:
- Por vezes dou comigo a pensar q o vinil é a fotografia a preto e branco e q o CD é a fotografia a cores
Eu por mim sempre gostei mais das fotos artísticas a preto e branco, transmitem-me mais sentimentos ou como este fotógrafo diz (a mim o paralelismo parece-me evidente):
"The one thing that I love about black and white is that it allows you to concentrate on the image itself, rather than the color. You can pinpoint certain details in the composition, which may have been obscured by color. At times, I also notice that certain images can get far too busy when in color, and black and white allows you to cut back on some of the distractions." Esta comparação é curiosa porque na fotografia preto e branco o analógico continua a ser o melhor formato. As fotos analógicas P&B são mais reais, mais tridimensionais, mais palpáveis. Uma das razões apresentadas pelos fotógrafos é o maior detalhe, dado que as digitais têm mais grão, mas acho que não é só isso. Esta comparação é, no entanto, algo injusta porque as cameras digitais usam sensores de 35mm enquanto as "analógicas" são normalmente de formato médio (6x4.5, 6x9, etc.) e usam filmes P&B. Hoje em dia uma 35mm digital tem mais detalhe do que o filme de médio formato. E menos grão. Acho que um dos problemas na tridimensionalidade das imagens digitais tem a ver com o fato de muitas máquinas usarem sensores APS mais pequenos e para a mesma abertura a profundidade de campo é maior. O grão, especialmente em preto e branco, tem um papel importante na estética da imagem e pode ser usado criativamente de formas a obter efeitos muito interessantes. Mas lá está, a função de um sistema é a de reproduzir a arte (neste caso uma gravação), não de produzir efeitos interessantes... Quem é que gostaria de ter uma impressora fotográfica ou um televisor que adicionasse distorções ou "colorações" às imagens | |
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Digital Man Membro AAP
Mensagens : 1045 Data de inscrição : 09/01/2012
| Assunto: Re: Os 10 Mitos do Vinil Dom Nov 23 2014, 22:51 | |
| - António José da Silva escreveu:
- A busca eterna e infinita da malta do digital, quando o CD já era tão perfeito.
Eu estou muito satisfeito com o CD (em muitas gravações), tanto que vendi o meu leitor de SACD e leitor de discos pretos. Aquilo que mais me agrada no CD é a diversidade da minha coleção presente e futura. Para cada disco preto novo que aparece devem surgir 100 CD's novos? Por exemplo, tenho uma secção chamada "Musica Alternativa". Não é muito grande, menos de 200CDs. Mas se fosse de vinil, tinha 5 discos?! Ainda que o vinil fosse claramente superior sonicamente (não é o caso), seria sempre um media limitado que omite quase 3 décadas de edições e que não permite comprar os discos que gostamos, mas apenas os que estão disponíveis. Poderemos falar de clássica, jazz ou alternativa. Dezenas de milhares de discos excecionais! É neste ponto que o vinil não tem qualquer hipótese contra o digital - a música. | |
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ricardo onga-ku Membro AAP
Mensagens : 6017 Data de inscrição : 02/01/2012 Localização : Terra d'Anglos...e Saxões
| Assunto: Re: Os 10 Mitos do Vinil Dom Nov 23 2014, 22:56 | |
| Com a reprodução de sons ou música não se procura "mostrar a realidade" mas criar uma ilusão que represente ou recrie a mesma. Curiosamente já usei esta analogia da fotografia, que também é um método de reprodução, num outro tópico mas nunca é demais... Comecemos então por estabelecer um paralelismo entre o registo e reprodução doméstica (técnica) de uma peça musical (arte) e o registo e reprodução fotográfica (técnica) de uma pintura (arte). Em ambos os casos o objecto é uma obra de arte e a reprodução quer de um quer de outro será mais realista quanto mais fiel for a reprodução do seu registo (registo esse que nem sempre é muito fiel, mas isso é outra história). Claro que existem limitações óbvias: uma sonata para violoncelo e piano nunca soará nas nossas casas como soaria numa sala dedicada por razões de acústica e de escala, mas também por limitações técnicas inerentes ao equipamento de captura e reprodução, o mesmo se passando com a reprodução de uma pintura a óleo de um grande mestre num poster de papel acetinado. Vejamos o exemplo da reprodução fotográfica. Em primeiro lugar, é necessário que a pintura esteja adequadamente iluminada e a sua superfície esteja paralela ao plano do sensor digital ou do filme, caso sejam amantes do analógico. "Blow-Up" - Michelangelo Antonioni, 1966 Em seguida importa que seja escolhida uma lente que produza contraste e saturação naturais, e que não introduza distorções geométricas ou aberrações cromáticas. Distorção geométrica tipo barril Aberração cromática Agora o fotógrafo responsável deverá colocar a máquina sobre um tripé e usar o temporizador ou um comando de obturador por forma a evitar vibrações e escolher uma abertura adequada que permita captar uma resolução uniforme sobre toda a superfície da fotografia. Nitidez no canto do enquadramento a diferentes aberturas f E o ISO mais baixo para evitar o aparecimento de ruído digital ou de grão. Ruído digital A partir deste momento a imagem pode ser registada em formato digital ou suporte analógico para posterior manuseamento e impressão. Em seguida a imagem é aberta no Photoshop onde são efectuadas algumas correcções e depois enviada para a impressora, ou o filme cuidadosamente revelado é levado para o ampliador onde são efectuadas impressões de teste e afinação da imagem final, recorrendo eventualmente a máscaras caso seja necessário. No caso do workflow digital é extremamente importante que a imagem tenha sido capturada no formato RAW, usando o maior gamut de cores possível (p.ex. ProPhoto RGB) e com a máxima resolução (megapixels) e profundidade de cores (bits) e que o monitor e a impressora/papel estejam adequadamente calibrados. A lente do ampliador deverá ter as características anteriormente referidas e a abertura deverá ser a adequada, sendo ainda importante que os líquidos de revelação tenham sido misturados nas proporções exactas e estejam à temperatura ideal. Em ambos os casos deverá ser escolhido um papel neutro por forma a não alterar em nada a qualidade do registo. "Nighthawks" - Edward Hopper, 1942 Agora troquem a câmara e o sensor ou filme pelo microfone, o amplificador e o disco rígido ou o gravador de fita, a destreza do fotógrafo pela de um engenheiro de som. Também os microfones, que requerem um posicionamento adequado, deverão ter uma resposta de frequências linear e permitir o registo de uma gama dinâmica alargada e o amplificador deverá introduzir o menor nível de distorção e ruído, o mesmo se passando com o conversor A/D ou o gravador de fita. O responsável pela mistura deverá utilizar equipamento transparente, corrigindo erros e manipulando o sinal apenas o necessário para que este possa ser reproduzido por um sistema de reprodução doméstica. Segue-se o referido sistema, que sendo o elo mais fraco deverá ainda assim ser o mais linear possível, introduzindo um mínimo de distorções ou colorações por forma a que a transdução do registo de sinal eléctrico para som na sala seja feita com a maior fidelidade possível. Na minha opinião, podemos ainda concluir que, ao contrário do que se passa com um instrumento musical cuja função é a de produzir sons (notas) com a maior e mais bela riqueza harmónica possível e ele próprio uma peça integrante e fabricante da obra de arte, um sistema de reprodução doméstica é um conjunto de instrumentos de precisão que fazem parte da cadeia que tem início no microfone e cuja função é captar, registar e reproduzir o registo dessa obra de arte (a beleza tímbrica de vozes e instrumentos, a acústica das grandes salas de concerto) com a maior exactidão possível tendo em conta as limitações técnicas com que hoje (2012) nos deparamos e as limitações acústicas da nossa sala. "A ciência desenha a onda; a poesia enche-a de água." - Teixeira Pascoaes Penso, portanto, que não será polémico afirmar que o objectivo de um sistema de reprodução doméstica de alta fidelidade é o de reproduzir com exactidão o registo de uma peça musical no conforto das nossas casas. A ideia é registar um dado evento musical num suporte físico, que pode ser adquirido por qualquer pessoa, ou transmiti-lo por radiodifusão de forma a que o referido evento possa ser reproduzido pelo conjunto de equipamentos que compõe o nosso sistema. Esta maravilhosa invenção, que tem evoluído a passos largos graças aos avanços em diversos campos da física, permitiu a divulgação quase universal dessa enorme arte que é a música, possibilitando a audição repetida das obras que apreciamos e a escuta de grandes interpretações que se deram em outros tempos e lugares distantes. | |
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anibalpmm Membro AAP
Mensagens : 9728 Data de inscrição : 05/03/2012
| Assunto: Re: Os 10 Mitos do Vinil Dom Nov 23 2014, 23:06 | |
| - ricardo onga-ku escreveu:
....a função de um sistema é a de reproduzir a arte (neste caso uma gravação), não de produzir efeitos interessantes...
Quem é que gostaria de ter uma impressora fotográfica ou um televisor que adicionasse distorções ou "colorações" às imagens Arte sem emoção não é arte é apenas lixo montado de determinada maneira musica sem emoção (que é o digital IMHO) e apenas som que só serve para ruído de fundo | |
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anibalpmm Membro AAP
Mensagens : 9728 Data de inscrição : 05/03/2012
| Assunto: Re: Os 10 Mitos do Vinil Dom Nov 23 2014, 23:09 | |
| - Digital Man escreveu:
- António José da Silva escreveu:
- A busca eterna e infinita da malta do digital, quando o CD já era tão perfeito.
Eu estou muito satisfeito com o CD (em muitas gravações), tanto que vendi o meu leitor de SACD e leitor de discos pretos.
Aquilo que mais me agrada no CD é a diversidade da minha coleção presente e futura. Para cada disco preto novo que aparece devem surgir 100 CD's novos? Por exemplo, tenho uma secção chamada "Musica Alternativa". Não é muito grande, menos de 200CDs. Mas se fosse de vinil, tinha 5 discos?!
Ainda que o vinil fosse claramente superior sonicamente (não é o caso), seria sempre um media limitado que omite quase 3 décadas de edições e que não permite comprar os discos que gostamos, mas apenas os que estão disponíveis. Poderemos falar de clássica, jazz ou alternativa. Dezenas de milhares de discos excecionais! É neste ponto que o vinil não tem qualquer hipótese contra o digital - a música. tenho cerca de 2000 discos de vinil e continuo a adquirir, para mim a musica melhor nem sequer é a ultima a mais atual a que está na moda, se bem que gosto de muitos artistas que só editam digital | |
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anibalpmm Membro AAP
Mensagens : 9728 Data de inscrição : 05/03/2012
| Assunto: Re: Os 10 Mitos do Vinil Dom Nov 23 2014, 23:14 | |
| - ricardo onga-ku escreveu:
Penso, portanto, que não será polémico afirmar que o objectivo de um sistema de reprodução doméstica de alta fidelidade é o de reproduzir com exactidão o registo de uma peça musical no conforto das nossas casas. A ideia é registar um dado evento musical num suporte físico, que pode ser adquirido por qualquer pessoa, ou transmiti-lo por radiodifusão de forma a que o referido evento possa ser reproduzido pelo conjunto de equipamentos que compõe o nosso sistema. Esta maravilhosa invenção, que tem evoluído a passos largos graças aos avanços em diversos campos da física, permitiu a divulgação quase universal dessa enorme arte que é a música, possibilitando a audição repetida das obras que apreciamos e a escuta de grandes interpretações que se deram em outros tempos e lugares distantes. concordo com estes paragrafos agora continuo a afirmar que o digital é frio e sem emoção, ao contrário do vinil, que foi o que quis transmitir com o paralelismo da diferença entre a fotografia a preto e branco e a cores | |
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Digital Man Membro AAP
Mensagens : 1045 Data de inscrição : 09/01/2012
| Assunto: Re: Os 10 Mitos do Vinil Dom Nov 23 2014, 23:20 | |
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ricardo onga-ku Membro AAP
Mensagens : 6017 Data de inscrição : 02/01/2012 Localização : Terra d'Anglos...e Saxões
| Assunto: Re: Os 10 Mitos do Vinil Dom Nov 23 2014, 23:24 | |
| - anibalpmm escreveu:
- ricardo onga-ku escreveu:
....a função de um sistema é a de reproduzir a arte (neste caso uma gravação), não de produzir efeitos interessantes...
Quem é que gostaria de ter uma impressora fotográfica ou um televisor que adicionasse distorções ou "colorações" às imagens Arte sem emoção não é arte é apenas lixo montado de determinada maneira musica sem emoção (que é o digital IMHO) e apenas som que só serve para ruído de fundo Estou absolutamente de acordo. Mas Música (Arte) é aquilo que o artista produz. E ao sistema apenas compete reproduzir aquilo que o artista produziu, sem tirar nem pôr. Quem gostaria de ver as paisagem do Paciente Inglês ou do África Minha num televisor que distorcesse a imagem? E no entanto ninguém põe em causa as limitações da tecnologia bi-dimensional que estão longe de representar a realidade dos grandes espaços naturais... Com a música passa-se o mesmo: o som reproduzido parece-nos pobre ao lado de uma actuação ao vivo mas a adição de distorções em nada melhora esse facto incontornável. | |
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António José da Silva Membro AAP
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
| Assunto: Re: Os 10 Mitos do Vinil Dom Nov 23 2014, 23:24 | |
| - anibalpmm escreveu:
Arte sem emoção não é arte é apenas lixo montado de determinada maneira musica sem emoção (que é o digital IMHO) e apenas som que só serve para ruído de fundo Para muitos, esse ruído plástico e insípido é quanto basta. Nada verdadeiramente palpável, e quando tentam que seja palpável, é uma aberração que encanta...mas só aos muito desatentos ou menos exigentes. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
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ricardo onga-ku Membro AAP
Mensagens : 6017 Data de inscrição : 02/01/2012 Localização : Terra d'Anglos...e Saxões
| Assunto: Re: Os 10 Mitos do Vinil Dom Nov 23 2014, 23:28 | |
| - António José da Silva escreveu:
- anibalpmm escreveu:
Arte sem emoção não é arte é apenas lixo montado de determinada maneira musica sem emoção (que é o digital IMHO) e apenas som que só serve para ruído de fundo
Para muitos, esse ruído plástico e insípido é quanto basta. Nada verdadeiramente palpável, e quando tentam que seja palpável, é uma aberração que encanta...mas só aos muito desatentos ou menos exigentes. Na verdade passa-se o oposto: o ruído de fundo resulta da leitura do vinil ou da fita magnética, não existe na realidade...nem numa gravação digital. | |
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António José da Silva Membro AAP
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
| Assunto: Re: Os 10 Mitos do Vinil Dom Nov 23 2014, 23:30 | |
| _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
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anibalpmm Membro AAP
Mensagens : 9728 Data de inscrição : 05/03/2012
| Assunto: Re: Os 10 Mitos do Vinil Dom Nov 23 2014, 23:36 | |
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anibalpmm Membro AAP
Mensagens : 9728 Data de inscrição : 05/03/2012
| Assunto: Re: Os 10 Mitos do Vinil Dom Nov 23 2014, 23:41 | |
| - ricardo onga-ku escreveu:
- António José da Silva escreveu:
- anibalpmm escreveu:
Arte sem emoção não é arte é apenas lixo montado de determinada maneira musica sem emoção (que é o digital IMHO) e apenas som que só serve para ruído de fundo
Para muitos, esse ruído plástico e insípido é quanto basta. Nada verdadeiramente palpável, e quando tentam que seja palpável, é uma aberração que encanta...mas só aos muito desatentos ou menos exigentes. Na verdade passa-se o oposto: o ruído de fundo resulta da leitura do vinil ou da fita magnética, não existe na realidade...nem numa gravação digital. mais uma vez volto a referir que a reprodução de musica sem emoção é apenas som que só serve para musica de fundo, que é para o que eu utilizo o digital, na minha modesta opinião não serve para mais nada | |
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ricardo onga-ku Membro AAP
Mensagens : 6017 Data de inscrição : 02/01/2012 Localização : Terra d'Anglos...e Saxões
| Assunto: Re: Os 10 Mitos do Vinil Dom Nov 23 2014, 23:41 | |
| Onde é que o AAP tem sede fiscal? As minhas mensagens têm uma hora de avanço... | |
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ricardo onga-ku Membro AAP
Mensagens : 6017 Data de inscrição : 02/01/2012 Localização : Terra d'Anglos...e Saxões
| Assunto: Re: Os 10 Mitos do Vinil Dom Nov 23 2014, 23:45 | |
| - anibalpmm escreveu:
- ricardo onga-ku escreveu:
- António José da Silva escreveu:
- anibalpmm escreveu:
Arte sem emoção não é arte é apenas lixo montado de determinada maneira musica sem emoção (que é o digital IMHO) e apenas som que só serve para ruído de fundo
Para muitos, esse ruído plástico e insípido é quanto basta. Nada verdadeiramente palpável, e quando tentam que seja palpável, é uma aberração que encanta...mas só aos muito desatentos ou menos exigentes. Na verdade passa-se o oposto: o ruído de fundo resulta da leitura do vinil ou da fita magnética, não existe na realidade...nem numa gravação digital. mais uma vez volto a referir que a reprodução de musica sem emoção é apenas som que só serve para musica de fundo, que é para o que eu utilizo o digital, na minha modesta opinião não serve para mais nada Já ouvi chamarem-lhe muita coisa — "colorações" agradáveis ou calor analógico, por exemplo — mas emoção é um bocado forte. Eu prefiro ouvir a música, apenas a música, sem distorções...isso basta-me para desencadear emoções, não preciso de "catalisadores". | |
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| Assunto: Re: Os 10 Mitos do Vinil | |
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