| Antenas para FM | |
|
+19enxuto PAINTER LuísC jpamplifiers manuel.martinho.12 ducar rcarreira jose.ribeiro luis lopes carlosjgribeiro Fran MicroGruas starcraft2 Stereo Ghost4u António José da Silva *©uℓto do Ʋıƞıℓ ® Ulrich Milton 23 participantes |
|
Autor | Mensagem |
---|
luis lopes Membro AAP
| Assunto: Re: Antenas para FM Qua Mar 06 2013, 16:35 | |
| neste momento tenho a antena diy parada, pois não tenho grande ganho (sem amp.) e tenho o tuner ligado á antena do predio. com respeito á recepção da "smooth-fm" estava com chuva,... troquei o cabo coaxial por outro mais grosso,... e não é que resultou! sem chuva, com total nitidez, no entanto fiquei com o mesmo ganho de sinal. | |
|
| |
jose.ribeiro Membro AAP
Mensagens : 701 Data de inscrição : 06/12/2012 Idade : 43 Localização : Gondomar
| Assunto: Re: Antenas para FM Qua Mar 06 2013, 17:13 | |
| Companheiros, aproveito este tópico para perguntar se existe algum aparelho que se coloque entre a antena e os nossos rádios de forma a indicar a força do sinal, sem ser um medidor de campo todo xpto? A minha ideia era um aparelhometro tipo um sat finder daqueles que se compram por 8-10€, mas para fm. Abraços! | |
|
| |
luis lopes Membro AAP
Mensagens : 4993 Data de inscrição : 25/02/2011 Idade : 57 Localização : Covilhã
| Assunto: Re: Antenas para FM Qua Mar 06 2013, 17:17 | |
| com o multimetro,... | |
|
| |
António José da Silva Membro AAP
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
| Assunto: Re: Antenas para FM Qua Mar 06 2013, 17:29 | |
| - luis lopes escreveu:
- neste momento tenho a antena diy parada, pois não
tenho grande ganho (sem amp.) e tenho o tuner ligado á antena do predio. com respeito á recepção da "smooth-fm" estava com chuva,... troquei o cabo coaxial por outro mais grosso,... e não é que resultou! sem chuva, com total nitidez, no entanto fiquei com o mesmo ganho de sinal. Um cabo coaxial de qualidade faz muita diferença na receção de rádio. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
luis lopes Membro AAP
Mensagens : 4993 Data de inscrição : 25/02/2011 Idade : 57 Localização : Covilhã
| Assunto: Re: Antenas para FM Qua Mar 06 2013, 17:29 | |
| | |
|
| |
jose.ribeiro Membro AAP
Mensagens : 701 Data de inscrição : 06/12/2012 Idade : 43 Localização : Gondomar
| Assunto: Re: Antenas para FM Qua Mar 06 2013, 17:34 | |
| - jose.ribeiro escreveu:
- Companheiros, aproveito este tópico para perguntar se existe algum aparelho que se coloque entre a antena e os nossos rádios de forma a indicar a força do sinal, sem ser um medidor de campo todo xpto? A minha ideia era um aparelhometro tipo um sat finder daqueles que se compram por 8-10€, mas para fm.
Abraços! Até existe alguns equipamentos mais antigos que trazem esse sistema incorporado, mas não consigo encontrar nada parecido à venda. Abraços! | |
|
| |
jose.ribeiro Membro AAP
| Assunto: Re: Antenas para FM Qua Mar 06 2013, 17:35 | |
| - luis lopes escreveu:
- com o multimetro,...
Companheiro, explique por favor. | |
|
| |
luis lopes Membro AAP
| Assunto: Re: Antenas para FM Qua Mar 06 2013, 17:48 | |
| apenas dei a ideia,... li apenas o titulo (será...?) http://www.eletronica.com/medidor-de-intensidade-de-campo-para-fm-usando-o-multimetro/ | |
|
| |
jose.ribeiro Membro AAP
| Assunto: Re: Antenas para FM Qua Mar 06 2013, 18:19 | |
| - luis lopes escreveu:
- apenas dei a ideia,...
li apenas o titulo (será...?) http://www.eletronica.com/medidor-de-intensidade-de-campo-para-fm-usando-o-multimetro/ Pelo o que eu li, parece ser para transmissores e não para receptores esse circuito. | |
|
| |
luis lopes Membro AAP
| Assunto: Re: Antenas para FM Qua Mar 06 2013, 18:20 | |
| | |
|
| |
LuísC
| Assunto: Re: Antenas para FM Seg Nov 04 2013, 18:57 | |
| - luis lopes escreveu:
- antonio,
continuo com o mesmo problema... falta testar na parede do lado contrario da varanda,...?? e depois quando €€,.. com o amp. FM. Luís Lopes: Sem prejuízo do mérito da sua instalação. note que uma antena vertical como a que instalou recebe de igual modo em todas as direcções, sendo, por conseguinte, vulnerável de forma considerável a interferências de uma estação sobre outra ou a perturbações da propagação. Se a relação sinal/ruído for insatisfatória e tal não se dever apenas a sinal fraco, colocar um amplificador aumenta o sinal... mas também o ruído! Uma solução poderá passar pela instalação de uma antena direccional destinada à faixa VHF-FM (76,5~108 MHz), por exemplo, do tipo Yagi. | |
|
| |
luis lopes Membro AAP
| Assunto: Re: Antenas para FM Seg Nov 04 2013, 21:05 | |
| obg. luis eu neste momento estou a utilizar a antena do predio. a minha antena, levei para a casa da minha mãe, para ela ouvir a radio amalia. e lá funciona bem. | |
|
| |
jose.ribeiro Membro AAP
| Assunto: Re: Antenas para FM Ter Nov 05 2013, 11:06 | |
| - LuísC escreveu:
- luis lopes escreveu:
- antonio,
continuo com o mesmo problema... falta testar na parede do lado contrario da varanda,...?? e depois quando €€,.. com o amp. FM. Luís Lopes:
Sem prejuízo do mérito da sua instalação. note que uma antena vertical como a que instalou recebe de igual modo em todas as direcções, sendo, por conseguinte, vulnerável de forma considerável a interferências de uma estação sobre outra ou a perturbações da propagação. Se a relação sinal/ruído for insatisfatória e tal não se dever apenas a sinal fraco, colocar um amplificador aumenta o sinal... mas também o ruído! Uma solução poderá passar pela instalação de uma antena direccional destinada à faixa VHF-FM (76,5~108 MHz), por exemplo, do tipo Yagi. Companheiro, mas com uma antena yagi não vai beneficiar todas as estações, pois não? Ira beneficiar apenas as que estiverem emitir do sitio para onde ela estiver apontada? Abraços! | |
|
| |
Milton Membro AAP
Mensagens : 15388 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 63 Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado
| Assunto: Re: Antenas para FM Ter Nov 05 2013, 20:02 | |
- LuísC escreveu:
- luis lopes escreveu:
- antonio,
continuo com o mesmo problema... falta testar na parede do lado contrario da varanda,...?? e depois quando €€,.. com o amp. FM. Luís Lopes:
Sem prejuízo do mérito da sua instalação. note que uma antena vertical como a que instalou recebe de igual modo em todas as direcções, sendo, por conseguinte, vulnerável de forma considerável a interferências de uma estação sobre outra ou a perturbações da propagação. Se a relação sinal/ruído for insatisfatória e tal não se dever apenas a sinal fraco, colocar um amplificador aumenta o sinal... mas também o ruído! Uma solução poderá passar pela instalação de uma antena direccional destinada à faixa VHF-FM (76,5~108 MHz), por exemplo, do tipo Yagi. Companheiro, mas com uma antena yagi não vai beneficiar todas as estações, pois não? Ira beneficiar apenas as que estiverem emitir do sitio para onde ela estiver apontada?
Abraços! O ideal seria uma Yagi com rotor... A Yagi já eu tenho....na garagem, por montar... | |
|
| |
PAINTER Membro AAP
| Assunto: Re: Antenas para FM Dom Dez 29 2013, 15:07 | |
| Eis mais uma genial invenção em antenas... http://tinyurl.com/oan6tox | |
|
| |
luis lopes Membro AAP
| Assunto: Re: Antenas para FM Dom Dez 29 2013, 15:45 | |
| ai-teka | |
|
| |
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
| |
| |
jose.ribeiro Membro AAP
| Assunto: Re: Antenas para FM Ter Dez 31 2013, 14:14 | |
| | |
|
| |
Milton Membro AAP
Mensagens : 15388 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 63 Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado
| |
| |
enxuto Membro AAP
| Assunto: Re: Antenas para FM Sex Mar 07 2014, 21:38 | |
| Então mas quando é que essa rapaziada da smooth decide vitaminar o sinal para chegar cá às Caldas? | |
|
| |
Milton Membro AAP
| Assunto: Re: Antenas para FM Sex Mar 07 2014, 22:26 | |
| - enxuto escreveu:
- Então mas quando é que essa rapaziada da smooth decide vitaminar o sinal para chegar cá às Caldas?
Tens que pedir a uma fabrica de loiças para fazerem um exlibris bem alto para levar na cabeça ponta a antena.... | |
|
| |
jose.ribeiro Membro AAP
| Assunto: Re: Antenas para FM Sáb Mar 08 2014, 11:38 | |
| - Milton escreveu:
- enxuto escreveu:
- Então mas quando é que essa rapaziada da smooth decide vitaminar o sinal para chegar cá às Caldas?
Tens que pedir a uma fabrica de loiças para fazerem um exlibris bem alto para levar na cabeça ponta a antena.... Toca a mandar mail para a Smooth, não deve de valer muito, mas pelo menos é para saberem que existe interesse por essas bandas. Abraços! | |
|
| |
japm Membro AAP
Mensagens : 50 Data de inscrição : 30/12/2013 Localização : Lisboa
| Assunto: Re: Antenas para FM Sex Mar 14 2014, 16:41 | |
| Boas, Queria só partilhar convosco uma experiência que fiz com uma vulgar antena dipolo em T. Tendo lido algures e em tempos que este tipo de antenas tem uma impedância de 300ohm e sabendo que a entrada coaxial do tuner tem uma impedância de 75ohm, cortei a ficha coaxial que vinha montada na antena e liguei os fios a um transformador de impedâncias 300->75 e daí para o tuner... A diferença é tanta que parece (só parece...) que instalei uma antena exterior Para que não pode mesmo montar uma antena exterior, eis uma alternativa simples e barata. Então se o tuner tiver uma entrada de antena de 300ohm (tipo um Creek) nem é preciso o transformador. Cumps, JAPM | |
|
| |
| Assunto: Re: Antenas para FM Sex Mar 14 2014, 16:45 | |
| - japm escreveu:
- Boas,
Queria só partilhar convosco uma experiência que fiz com uma vulgar antena dipolo em T. Tendo lido algures e em tempos que este tipo de antenas tem uma impedância de 300ohm e sabendo que a entrada coaxial do tuner tem uma impedância de 75ohm, cortei a ficha coaxial que vinha montada na antena e liguei os fios a um transformador de impedâncias 300->75 e daí para o tuner... A diferença é tanta que parece (só parece...) que instalei uma antena exterior Para que não pode mesmo montar uma antena exterior, eis uma alternativa simples e barata. Então se o tuner tiver uma entrada de antena de 300ohm (tipo um Creek) nem é preciso o transformador. Cumps, JAPM Algo a experimentar, e vou fazê-lo assim que puder. Já agora, um link para a aquisição desse transformador sff. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
japm Membro AAP
| Assunto: Re: Antenas para FM Sex Mar 14 2014, 16:55 | |
| Procurei por cá e não encontrei nada Acabei por ter que recorrer ao velho ebay... aqui fica o link: http://www.ebay.co.uk/itm/271269050660?ssPageName=STRK:MEWNX:IT&_trksid=p3984.m1497.l2649 Cumps, JAPM | |
|
| |
| Assunto: Re: Antenas para FM Sex Mar 14 2014, 17:09 | |
| - japm escreveu:
- Procurei por cá e não encontrei nada
Acabei por ter que recorrer ao velho ebay... aqui fica o link: http://www.ebay.co.uk/itm/271269050660?ssPageName=STRK:MEWNX:IT&_trksid=p3984.m1497.l2649 Cumps, JAPM Excelente e vou experimentar. Aqui as entradas do meu. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
| Assunto: Re: Antenas para FM Sex Mar 14 2014, 17:25 | |
| Para não estar á espera que viesse da Ásia, comprei em UK.
http://cgi.ebay.co.uk/ws/eBayISAPI.dll?ViewItem&item=201019520020 _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
| Assunto: Re: Antenas para FM Sex Mar 14 2014, 17:36 | |
| Lembrei-me agora que o meu Onkyo Integra T-9990 trazia dentro da caixa original um adaptador desse género, e fui ver ao manual de instruções e vai dai... Conclusão, os homens pensaram em tudo e já vem o adaptador com o Tuner. Não sei é se já estou a usar a dita fixa ou não. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
jose.ribeiro Membro AAP
| Assunto: Re: Antenas para FM Sex Mar 14 2014, 17:38 | |
| Olá companheiros, Atenção que existem antenas de fita em T de 300ohms e de 75ohms. Tem que se ver caso a caso. Abraços! | |
|
| |
| Assunto: Re: Antenas para FM Sex Mar 14 2014, 17:40 | |
- Olá companheiros,
Atenção que existem antenas de fita em T de 300ohms e de 75ohms. Tem que se ver caso a caso.
Abraços! Ainda bem que este tema foi trazido ao de cima, quem sabe se com a antena "T" certa e/ou o adaptador, a recepção não fica consideravelmente melhor mesmo com a antena interior. Um aspecto a ver. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
| Assunto: Re: Antenas para FM Sex Mar 14 2014, 17:45 | |
| Até trás a explicação de como se descarna e liga correctamente o cabo ao adaptador 300/75. Foi necessário o japm levantar a lebre, para que certas coisas (desconexas) me viessem á memória, e fosse ver o manual. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
jose.ribeiro Membro AAP
| Assunto: Re: Antenas para FM Sex Mar 14 2014, 17:48 | |
| | |
|
| |
PAINTER Membro AAP
| Assunto: Re: Antenas para FM Sex Mar 14 2014, 18:46 | |
| | |
|
| |
| Assunto: Re: Antenas para FM Sex Mar 14 2014, 18:50 | |
| _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
jose.ribeiro Membro AAP
| Assunto: Re: Antenas para FM Sex Mar 14 2014, 18:57 | |
| - japm escreveu:
- Boas,
Queria só partilhar convosco uma experiência que fiz com uma vulgar antena dipolo em T. Tendo lido algures e em tempos que este tipo de antenas tem uma impedância de 300ohm e sabendo que a entrada coaxial do tuner tem uma impedância de 75ohm, cortei a ficha coaxial que vinha montada na antena e liguei os fios a um transformador de impedâncias 300->75 e daí para o tuner... A diferença é tanta que parece (só parece...) que instalei uma antena exterior Para que não pode mesmo montar uma antena exterior, eis uma alternativa simples e barata. Então se o tuner tiver uma entrada de antena de 300ohm (tipo um Creek) nem é preciso o transformador. Cumps, JAPM Normalmente os tuners, têm outra entrada para antena, para alem da coaxial (75ohms), de dois fios e costuma ser essa a entrada de 300ohms. Abraços! | |
|
| |
PAINTER Membro AAP
| |
| |
| Assunto: Re: Antenas para FM Sex Mar 14 2014, 19:23 | |
| - PAINTER escreveu:
É raro aparecer tuner com duas entradas de antena... nem todos trazem. De vários que tive, este foi o primeiro com entrada para duas antenas. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
jose.ribeiro Membro AAP
| |
| |
| |
| |
jose.ribeiro Membro AAP
| Assunto: Re: Antenas para FM Sex Mar 14 2014, 20:00 | |
| - António José da Silva escreveu:
- jose.ribeiro escreveu:
- António José da Silva escreveu:
- PAINTER escreveu:
É raro aparecer tuner com duas entradas de antena... nem todos trazem. De vários que tive, este foi o primeiro com entrada para duas antenas. Esqueçam... estava a fazer confusão com a entrada para AM. Existe com duas entradas conforme tinha dito diferentes, mas já não é assim tao normal. Exactamente, estava a referir-me a duas entradas FM e o Tuner (ou a pessoa) é que escolhe a antena com mais captação para a estação em causa. É como aquela imagem que eu coloquei em cima. Abraços! | |
|
| |
japm Membro AAP
| Assunto: Re: Antenas para FM Sex Mar 14 2014, 22:43 | |
- Olá companheiros,
Atenção que existem antenas de fita em T de 300ohms e de 75ohms. Tem que se ver caso a caso.
Abraços! Boas, Não, todas as antenas em T tem uma impedância = 300ohm. Tem a ver com a geometria da antena e o tipo de cabo utilizado. As que tem ficha coaxial tem simplesmente um mismatch de impedância e daí a necessidade de sacar fora essa ficha e colocar um transformador de impedâncias. Cumps, JAPM | |
|
| |
| Assunto: Re: Antenas para FM Sex Mar 14 2014, 22:45 | |
| - japm escreveu:
- jose.ribeiro escreveu:
- Olá companheiros,
Abraços! Boas, Não, todas as antenas em T tem uma impedância = 300ohm. Tem a ver com a geometria da antena e o tipo de cabo utilizado. As que tem ficha coaxial tem simplesmente um mismatch de impedância e daí a necessidade de sacar fora essa ficha e colocar um transformador de impedâncias. Cumps, JAPM Bom, estamos sempre a aprender. E é para estas coisas que serve um fórum ativo e participativo, aprender, ensinar, partilhar ajudar e promover as coisas que gostamos. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
jose.ribeiro Membro AAP
| Assunto: Re: Antenas para FM Sáb Mar 15 2014, 12:18 | |
| - japm escreveu:
- jose.ribeiro escreveu:
- Olá companheiros,
Abraços! Boas, Não, todas as antenas em T tem uma impedância = 300ohm. Tem a ver com a geometria da antena e o tipo de cabo utilizado. As que tem ficha coaxial tem simplesmente um mismatch de impedância e daí a necessidade de sacar fora essa ficha e colocar um transformador de impedâncias. Cumps, JAPM Companheiro, tem razão. As que são de 75ohms já têm o transformador na ponta. Sempre a aprender. Tenho que ver se encontro um brinquedo desses numa casa tradicional na zona do grande Porto. Abraços! | |
|
| |
| Assunto: Re: Antenas para FM Sáb Mar 15 2014, 12:22 | |
- Tenho que ver se encontro um brinquedo desses numa casa tradicional na zona do grande Porto.
Abraços! E a ver se a malta vêm aqui testemunhar se houve algum ganho de sinal como aquele que o nosso colega relatou. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
jose.ribeiro Membro AAP
| Assunto: Re: Antenas para FM Seg Mar 17 2014, 15:18 | |
| Olá a todos!
Aqui um link para um transformador de impedâncias baratinho:
http://www.dipol.pt/transformador_de_impedancia_antena_sa_i-iii_vhf_fm__C0001.htm
Tentei na Aquario no Porto, mas nada. Se alguem souber alguma coisa pela zona do Porto, que avise. Ok?
Abraços! | |
|
| |
jose.ribeiro Membro AAP
| Assunto: Re: Antenas para FM Seg Mar 17 2014, 15:46 | |
- Olá a todos!
Aqui um link para um transformador de impedâncias baratinho:
http://www.dipol.pt/transformador_de_impedancia_antena_sa_i-iii_vhf_fm__C0001.htm
Tentei na Aquario no Porto, mas nada. Se alguem souber alguma coisa pela zona do Porto, que avise. Ok?
Abraços! Aqui outro link do EBAY: http://www.ebay.es/itm/Antenne-Balun-SA-I-III-Impedanz-300Ohm-auf-75Ohm-/380703233114?pt=DE_Computing_Audiokabel_Adapter&hash=item58a3ae545a#ht_2494wt_927 Andei a ver e tambem se pode pesquisar por antena balun (balanced + unbalanced). Abraços! | |
|
| |
jose.ribeiro Membro AAP
| Assunto: Re: Antenas para FM Seg Mar 17 2014, 16:17 | |
| O link da Dipol só aceita encomendas superiores a 100€. Descobri outra loja portuguesa: http://www.castroelectronica.pt/loja-virtual/acessrios-4 Acho que a gama de frequencias VHF inclui FM, mas gostava que alguem me confirma-se essa info para escolher um destes adaptadores. Abraços! | |
|
| |
luis lopes Membro AAP
| Assunto: Re: Antenas para FM Seg Mar 17 2014, 19:34 | |
| isso dos 100€, não será para portes gratis? | |
|
| |
jose.ribeiro Membro AAP
| Assunto: Re: Antenas para FM Ter Mar 18 2014, 09:42 | |
| - luis lopes escreveu:
- isso dos 100€, não será para portes gratis?
Penso que não, mas tambem vou optar pela Castro Eletrónica. É uma loja fisica e têm em stock. Abraços! | |
|
| |
| Assunto: Re: Antenas para FM Ter Mar 18 2014, 14:11 | |
| O meu já chegou. Aberto: Fechado: Caixa: _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
jose.ribeiro Membro AAP
| Assunto: Re: Antenas para FM Ter Mar 18 2014, 14:34 | |
| | |
|
| |
Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: Antenas para FM | |
| |
|
| |
| Antenas para FM | |
|