Assunto: Re: O meu grande sonho....finalmente (RB) Sáb Jun 09 2012, 13:20
ducar escreveu:
António, é um previlégio raro ter a possíbilidade de acompanhar a criação e a construção de uma peça deste calibre, acredito que nunca irás te esquecer destes momentos antes da entrega do mesmo.
Podes crer que não me hei-de esquecer. É realmente um grande privilégio poder ver (ás vezes em directo via skype) as peças a nascerem e a explicação de muitos dos pormenores. Não tenho palavras para agradecer ao meu amigo Rui.
brasas Membro AAP
Mensagens : 809 Data de inscrição : 15/05/2011 Localização : Lisboa
Assunto: Re: O meu grande sonho....finalmente (RB) Sáb Jun 09 2012, 14:18
Uma peça maravilhosa.
Um dia me aventuro.
António José da Silva Membro AAP
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
Assunto: Re: O meu grande sonho....finalmente (RB) Sáb Jun 09 2012, 14:36
brasas escreveu:
Um dia me aventuro.
E fazes tu muito bem. Ficaria bastante feliz por ti.
_________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince
If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...
The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte
Bulldozer Membro AAP
Assunto: Re: O meu grande sonho....finalmente (RB) Sáb Jun 09 2012, 16:03
Eu sei que a inveja é uma coisa muito feia...mas f#%$#&#...vou abrir uma excepção e declarar-me saudavelmente e orgulhosamente invejoso!
Então e explica lá que medidas de segurança vais adoptar para o local de instalação do RB? Vedação eléctrica num perímetro de segurança de 2 metros em toda à volta? Porta blindada com autenticação por retina? Construção de um bunker audiófilo?
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
Assunto: Re: O meu grande sonho....finalmente (RB) Sáb Jun 09 2012, 16:13
Bulldozer escreveu:
ma excepção e declarar-me saudavelmente e orgulhosamente invejoso!
Então e explica lá que medidas de segurança vais adoptar para o local de instalação do RB? Vedação eléctrica num perímetro de segurança de 2 metros em toda à volta? Porta blindada com autenticação por retina? Construção de um bunker audiófilo?
Nada dessas medidas extremas, assim que o receber, entorto-lhe o veio e assim já ninguém o vai querer.
Goansipife Membro AAP
Mensagens : 3791 Data de inscrição : 04/12/2011 Idade : 65 Localização : Freiria - Torres Vedras
Assunto: Re: O meu grande sonho....finalmente (RB) Sáb Jun 09 2012, 18:03
Amigo António,
Só agora reparei neste teu post . Fico muito satisfeito pela tua aquisição do RB. Penso que ficarás com uma máquina para a vida. Julgo que já postei neste forum que o Rui é das pessoas que mais admiro, bem como o seu trabalho que normalmente vale muito mais do que aquilo que ele pede por ele.
Parabéns !
Já agora umas fotozinhas desse sistema já apelidado de bombástico, mesmo com as tais colunas que parecem fazer o "gozo / cobiça" aqui da malta
Bulldozer Membro AAP
Assunto: Re: O meu grande sonho....finalmente (RB) Sáb Jun 09 2012, 20:25
António José da Silva escreveu:
Nada dessas medidas extremas, assim que o receber, entorto-lhe o veio e assim já ninguém o vai querer.
Mesmo com o veio empenado tenho a certeza que continuaria a tocar melhor do que a maioria
Assunto: Re: O meu grande sonho....finalmente (RB) Sáb Jun 09 2012, 20:32
Bulldozer escreveu:
Mesmo com o veio empenado tenho a certeza que continuaria a tocar melhor do que a maioria
Não com o empeno que lhe penso dar.
Assunto: Re: O meu grande sonho....finalmente (RB) Ter Jun 12 2012, 13:54
Continuando a partilha desta saga com os meus amigos do AAP, segue então mais um vídeo do meu prato já rectificado, e algumas explicações para que se possa entender certos pormenores e apreciar a precisão e saber com que o Rui executa as várias peças que depois culminam na obra final. Num tópico paralelo andamos a aprofundar a matéria no que diz respeito à velocidade e precisão de rotação dos giras ( https://www.audioanalogicodeportugal.net/t3296-analise-a-velocidade-dos-giras ) e onde constatamos que há vários factores que influenciam essa rotação constante e os ruídos provocados por todas as partes mecânicas envolvidas. Na leitura que tenho estado fazer do link postado pelo nosso amigo ricardo onga-ku ( http://www.pinkfishmedia.net/forum/showthread.php?t=70027 ), chego à conclusão de que muitas dos pequenos (grande) pormenores na execução dos giras do Rui, não são por acaso e demonstram-me cada vez mais (se é que pudessem haver duvidas) que o homem sabe como poucos do oficio.
Aqui fica o spindle que é desacoplado do resto do prato e do sub-prato, Reparem que o Rui poderia poupar muito tempo e material se o spindle fosse cravado no pequeno prato. Mas ele faz de um bloco maciço,
Mais uma vez, a precisão e absoluta o que vai fazer com que o resultado final seja aquilo que sabemos.
Aqui vemos um vídeo do prato onde o relógio comparador praticamente não mexe.
Se pensarmos que a correia exerce a sua força de tracção num sub-prato com esta mesma precisão e que movimenta um prato de mais de 10Kg com vários desacoplamentos, dá para entender a razão dos silêncios profundos que emanam dos giras do Rui.
Espero que estejam a gostar de ler esta minha (nossa) aventura e pode servir também para se entender as maravilhas escondidas nos grandes pratos feitos até hoje e do qual os Rui Borges Turntables decerto fazem parte.
Rui Mendes Membro AAP
Mensagens : 3159 Data de inscrição : 17/04/2012 Idade : 53 Localização : Alfragide
Assunto: Re: O meu grande sonho....finalmente (RB) Ter Jun 12 2012, 14:11
É de facto uma obra de arte in the making...
Keep posting
Assunto: Re: O meu grande sonho....finalmente (RB) Ter Jun 12 2012, 19:54
Rui Mendes escreveu:
Keep posting
Claro, esta saga é para ser levada de uma ponta a outra.
João Henrique Membro AAP
Mensagens : 1574 Data de inscrição : 21/07/2010 Idade : 59 Localização : Lisboa
Assunto: Re: O meu grande sonho....finalmente (RB) Qua Jun 13 2012, 00:40
Parece um filme do Hitchcock
Assunto: Re: O meu grande sonho....finalmente (RB) Qua Jun 13 2012, 00:45
João Henrique escreveu:
Aqui no trabalho não consigo ver o filme, mas assim que o consiga.....
João Henrique Membro AAP
Mensagens : 1574 Data de inscrição : 21/07/2010 Idade : 59 Localização : Lisboa
Assunto: Re: O meu grande sonho....finalmente (RB) Qua Jun 13 2012, 12:26
Aqui no trabalho não consigo ver o filme, mas assim que o consiga.....
Assim é que é, no trabalho, trabalha-se, não se vêem filmes É de pessoas como esta que precisamos em Portugal.
ps. Ele não deve trabalhar cá em Portugal, pois não!!!!?
Assunto: Re: O meu grande sonho....finalmente (RB) Qua Jun 13 2012, 13:52
Agora é que vi, Boa ideia, com o suspense do Alfred, mas sem qualquer surpresa por parte do Rui. A coisa está como sempre, muito perto da perfeição.
PALUSE Membro AAP
Mensagens : 1384 Data de inscrição : 07/11/2010 Idade : 59 Localização : Vale da Amendoeira.
Assunto: Re: O meu grande sonho....finalmente (RB) Sáb Jun 16 2012, 00:12
Boas a todos!
Epá, eu não resisto. A ideia do João Henrique está tão "curtida"...
prato-Antonio.mp4
Caro AJS, desejo que a sua nova máquina ultrapasse todas as suas expectativas!
Cumprimentos
Última edição por PALUSE em Sáb Jun 16 2012, 01:43, editado 1 vez(es)
Assunto: Re: O meu grande sonho....finalmente (RB) Sáb Jun 16 2012, 00:27
PALUSE escreveu:
Caro AJS, desejo que a sua nova máquina ultrapasse todas as suas expectativas!
Agradeço as tuas palavras. Obrigado.
Assunto: Re: O meu grande sonho....finalmente (RB) Sáb Jun 16 2012, 01:58
Eu ando aqui com uma duvida quase que existencial. O meu UNO, que como sabem, de UNO não tem nada, já é nesse aspeto um aparelho quase que exclusivo. Se juntarmos a isso a minha paixão pelo Glorioso S. l. e Benfica, levou-me a pensar que ainda ficaria mais exclusivo lacado de vermelho. O que acham?
Em principio hoje durante o dia já devo de ter mais umas fotos do maravilhoso prato já acabado. Quando o vi, até me babei todo.
Ulrich Membro AAP
Mensagens : 4947 Data de inscrição : 06/10/2011 Idade : 46 Localização : Aveiro
Assunto: Re: O meu grande sonho....finalmente (RB) Sáb Jun 16 2012, 02:02
Eu ando aqui com uma duvida quase que existencial. O meu UNO, que como sabem, de UNO não tem nada, já é nesse aspeto um aparelho quase que exclusivo. Se juntarmos a isso a minha paixão pelo Glorioso S. l. e Benfica, levou-me a pensar que ainda ficaria mais exclusivo lacado de vermelho. O que acham?
Pronto...é de vez ...o homem já não aguenta a espera...já não diz coisa com coisa
que sacrilégio ...ainda se fosse de Verde Jaguar
Vodoo Membro AAP
Mensagens : 7002 Data de inscrição : 05/07/2010 Localização : Usuário BANIDO
Assunto: Re: O meu grande sonho....finalmente (RB) Sáb Jun 16 2012, 02:13
Em principio hoje durante o dia já devo de ter mais umas fotos do maravilhoso prato já acabado. Quando o vi, até me babei todo.
Ficaria Lindo nessa Gloriosa côr !!!
Assunto: Re: O meu grande sonho....finalmente (RB) Sáb Jun 16 2012, 02:14
Ulrich escreveu:
Pronto...é de vez ...o homem já não aguenta a espera...já não diz coisa com coisa
Queria-te ver a ti dias a fio sem dormir a pensar no novo maravilhoso prato, a ver se dizias coisa com coisa.
PALUSE Membro AAP
Mensagens : 1384 Data de inscrição : 07/11/2010 Idade : 59 Localização : Vale da Amendoeira.
Assunto: Re: O meu grande sonho....finalmente (RB) Sáb Jun 16 2012, 02:21
Karamba hombre, você está completamente "apanhado"!
Já que pediu um conselho, eu digo-lhe o seguinte:
Vermelho - Paganismo, "vaudeville", copos e gajas, bagunça, Anarquia. Azul - Monarquia, Igreja, Ditadura, ordem e obediencia, "Beija Mão". Escolha uma cor que jogue bem com o resto e que mantenha a sobriedade do equipamento, para além de não o distrair da audição. Agora se o pintar de vermelho e colocar o emblema do SLB, isso é consigo!
Uma boa noite para todos!
Assunto: Re: O meu grande sonho....finalmente (RB) Sáb Jun 16 2012, 02:25
Um gajo não pode brincar com a malta que cai logo tudo em cima de um homem.
Antes que seja apedrejado, cá vai. Era mesmo só brincadeira. Claro que fica no preto lacado. Estou maluco mas não tanto.
Ulrich Membro AAP
Mensagens : 4947 Data de inscrição : 06/10/2011 Idade : 46 Localização : Aveiro
Assunto: Re: O meu grande sonho....finalmente (RB) Sáb Jun 16 2012, 02:34
PALUSE escreveu:
Vermelho - Paganismo, "vaudeville", copos e gajas, bagunça, Anarquia. Azul - Monarquia, Igreja, Ditadura, ordem e obediencia, "Beija Mão". Escolha uma cor que jogue bem com o resto e que mantenha a sobriedade do equipamento, para além de não o distrair da audição. Agora se o pintar de vermelho e colocar o emblema do SLB, isso é consigo!
Wise words
Antes que seja apedrejado, cá vai. Era mesmo só brincadeira. Claro que fica no preto lacado. Estou maluco mas não tanto.
Eu já acredito em tudo
Assunto: Re: O meu grande sonho....finalmente (RB) Sáb Jun 16 2012, 02:42
Mas gostei das reações rápidas e sinceras. Se por acaso estivesse a emparvescer, rapidamente os membros do AAP me iriam chamar a razão e isto, apesar do adiantado da hora.
Jorge Ferreira Membro AAP
Mensagens : 3386 Data de inscrição : 05/11/2011 Idade : 56 Localização : Palmela
Assunto: Re: O meu grande sonho....finalmente (RB) Sáb Jun 16 2012, 09:31
Preto Lacado fica bonito ou então a imitar madeira também podia ser...
lore Membro AAP
Mensagens : 1205 Data de inscrição : 11/07/2010 Localização : lisboa
Assunto: Re: O meu grande sonho....finalmente (RB) Sáb Jun 16 2012, 09:39
Tudo menos branco com brilhantes !
ducar Membro AAP
Assunto: Re: O meu grande sonho....finalmente (RB) Sáb Jun 16 2012, 19:02
Só agora é que li isto e cofesso que estou mais descançado, já não acho grande piada aqueles Rega e Project coloridos quando mais um Uno, era o fim do mundo em cuecas.
Assunto: Re: O meu grande sonho....finalmente (RB) Sáb Jun 16 2012, 19:05
ducar escreveu:
Só agora é que li isto e cofesso que estou mais descançado, já não acho grande piada aqueles Rega e Project coloridos quando mais um Uno, era o fim do mundo em cuecas.
Fiquei rapidamente a saber que todos (os que comentaram) compartilham a minha opinião. Ainda por cima, o resto do equipamento é também ele negro e simples.
Não se assustem, foi só mesmo uma brincadeira.
Obrigado amigos.
Assunto: Re: O meu grande sonho....finalmente (RB) Dom Jun 17 2012, 06:17
Aqui fica o prato acabado. É um prato com algumas diferenças do prato usado até agora e inclui algumas inovações que o Rui introduziu para melhorar ainda mais o desacoplamento do resto do gira. Se repararem na parte de baixo do prato, não existe qualquer contacto entre o spindle e o veio propriamente dito.
Quando se fala com o Rui, ficamos-nos a aperceber da complexidade de muitos aspectos que nos parecem à primeira vista simples. Só espero que muita bolacha negra seja consumida neste prato.
Mensagens : 3386 Data de inscrição : 05/11/2011 Idade : 56 Localização : Palmela
Assunto: Re: O meu grande sonho....finalmente (RB) Dom Jun 17 2012, 10:33
belo !!!
Assunto: Re: O meu grande sonho....finalmente (RB) Dom Jun 17 2012, 10:37
Jorge Ferreira escreveu:
belo !!!
Também acho.
Assunto: Re: O meu grande sonho....finalmente (RB) Dom Jun 17 2012, 11:06
Tenho aqui umas amostras abertas que são tão boas para serem servidas num prato desse calibre...
Ai que belos petiscos de haute cuisine, ou talvez ainda melhor, de cozinha regional típica portuguesa, para nos deliciarmos na próxima tertúlia...
Assunto: Re: O meu grande sonho....finalmente (RB) Dom Jun 17 2012, 11:09
Jorge Ferreira escreveu:
Tenho aqui umas amostras abertas que são tão boas para serem servidas num prato desse calibre...
Ai que belos petiscos de haute cuisine, ou talvez ainda melhor, de cozinha regional típica portuguesa, para nos deliciarmos na próxima tertúlia...
E por acaso o Jaquim até la tem um RB.
Assunto: Re: O meu grande sonho....finalmente (RB) Dom Jun 17 2012, 11:14
Mas devias era ter o teu já pronto na altura da tertúlia
Assunto: Re: O meu grande sonho....finalmente (RB) Dom Jun 17 2012, 11:17
Jorge Ferreira escreveu:
Mas devias era ter o teu já pronto na altura da tertúlia
E a bem dizer, está pronto. Fica dependente da lacagem e depois o armboard para o PUA 1600S. Mas dificilmente será desta vez que lhe meto as unhas em cima. Tal como vocês, vou-me contentando com as magnificas fotos.
Assunto: Re: O meu grande sonho....finalmente (RB) Dom Jun 17 2012, 15:30
Mais uma foto (quando estiverem fartos, é só avisar) do meu UNO-UNICO. Isto é a base do motor e também aqui as diferenças para o UNO são evidentes. Bastante mais alto e largo para ganhar em massa, estabilidade e absorção de vibrações.
vlopes Membro AAP
Mensagens : 3034 Data de inscrição : 03/07/2010 Localização : Para onde nos pode levar uma música? Para qualquer lugar onde seja capaz de voar o pensamento.
Assunto: Re: O meu grande sonho....finalmente (RB) Dom Jun 17 2012, 17:16
Mais uma foto (quando estiverem fartos, é só avisar) do meu UNO-UNICO. Isto é a base do motor e também aqui as diferenças para o UNO são evidentes. Bastante mais alto e largo para ganhar em massa, estabilidade e absorção de vibrações.
Estamos fartos de esperar pelo resultado final!!!
Luis Filipe Goios Membro AAP
Mensagens : 10506 Data de inscrição : 27/10/2010 Idade : 66 Localização : Lanhelas - Minho
Assunto: Re: O meu grande sonho....finalmente (RB) Dom Jun 17 2012, 17:26
Bonito de seguir, bonito ver, com a certeza que vai nascer um grande "tocador de binis". Deves estar em "pulgas"... , será que depois dará para "postar" as fotos da satisfação? Queria ver...
Assunto: Re: O meu grande sonho....finalmente (RB) Dom Jun 17 2012, 17:53
Luis Filipe Goios escreveu:
.. , será que depois dará para "postar" as fotos da satisfação?
Amigo Luís, nao vai caber na foto.
MCA. HiFi Membro AAP
Mensagens : 96 Data de inscrição : 21/10/2011 Idade : 68 Localização : Amadora
Assunto: Re: O meu grande sonho....finalmente (RB) Dom Jun 17 2012, 23:18
Viva caro amigo António
Peço desculpa mas só agora vi o teu tópico dando conta que em breve serás um sortudo possuidor de um gira discos fabricado pelo nosso amigo Rui. Agora que divulgas-te, posso meter a boca no trombone e dizer que já tinha visto na oficina do Rui algumas das peças que farão parte do teu gira-discos.
Estás de parabéns, não pelo facto de estares proximo de ser possuidor de um grande gira-discos, mas mais que isso(e isso eu tenho a certeza) serás possuidor de um equipamento feito por um amigo, com uma impar dedicação e paixão por tudo o que faz, desdo o prato até à peça mais recondida lá no fundo do suporte do motor. Conheço o Rui há mais de 20 anos, sei que tudo o que faz tem que ter esse tipo de ingredientes (amizade, dedicação e paixão), senão... não faz!
Para quem conheçe o Rui sabe perfeitamente que essa sua "tifozica" busca da perfeição, atinge niveis de qualidade superior, nos gira discos que fabrica, o que lhe confere uma impar forma de apresentar a musica.
Portanto, por aqui os amigos dos numeros técnicos estão mal, terão que deixar o amigo Rui Borges em paz e partir para marcas de fabrica e do mercado para encontrar esses passatempos numericos.
Os gira discos do Rui são feitos por quem gosta de musica e para quem gosta e sabe ouvir musica, para que servem então os valores técnicos ????? será que a perfeição e busca da melhor musicalidade não será superior a essas descrições de catalogo ?????
Parabens António e muitos anos com saude para o gozares. O mesmo desejo ao amigo Rui, mas este para continuar a ter força e paixão para continuar a fabricar gira discos destinados a reproduzir musica.
Um Abraço MCA
Última edição por MCA. HiFi em Seg Jun 18 2012, 18:37, editado 1 vez(es)
Assunto: Re: O meu grande sonho....finalmente (RB) Dom Jun 17 2012, 23:29
MCA. HiFi escreveu:
não pelo facto de estares proximo de ser possuidor de um grande gira-discos, mas mais que isso(e isso eu tenho a certeza) serás possuidor de um equipamento feito por um amigo, com uma impar dedicação e paixão por tudo o que faz, desdo o prato até à peça mais recondida lá no fundo do suporte do mutor. Conheço o Rui há mais de 20 anos, sei que tudo o que faz tem que ter esse tipo de ingredientes (amizade, dedicação e paixão), senão... não faz!
Obrigado Manuel. Acertastes na muge. Uma peça feita com amor e paixão que tenho o privilégio de vir a possuir com o acréscimo de estar envolvida uma amizade muito bonita.
Estou feliz e deixa-me feliz ver que os meus amigos acompanham com alegria o desenrolar deste tópico que é de todos.
Assunto: Re: O meu grande sonho....finalmente (RB) Seg Jun 18 2012, 01:13
Palavras bonitas, sábias e verdadeiras.
jpamplifiers Membro AAP
Mensagens : 608 Data de inscrição : 16/09/2011 Localização : Sintra
Assunto: Re: O meu grande sonho....finalmente (RB) Seg Jun 18 2012, 10:54
João Henrique escreveu:
Boas a todos, hoje vou a casa do RB fazer umas afinações no torno, esta variação de cagajéssimos não me agrada nada, tenho a ferramenta certa (pé de cabra).
Insólito. Com o velhinho Gira do RB que tenho em casa e na companhia do artista, fizemos uma brincadeira que me deixou de boca aberta, peguei nos meus discos de teste mais exigentes, coloquei a minha OC9 e mesmo tendo-me esquecido de afinar o antisk passou com distinção todos os testes, achei estranho, coloquei a V15 do RB, afinei, e passou tudo da mesma forma, coloquei a minha rasca Pioneer que quase não tem peso, e passou tudo na mesma e com a mesma pontuação, (máxima), desisti dos testes e fiquei sem saber onde é que estava o problema para tamanha estranheza, mas pelo menos fiquei a saber que este gira não tem respeito nehum pelas cabeças.
Assunto: Re: O meu grande sonho....finalmente (RB) Seg Jun 18 2012, 11:00
jpamplifiers escreveu:
...mas pelo menos fiquei a saber que este gira não tem respeito nenhum pelas cabeças.
Nem pelas cabeças (células) nem pelas cabeça que pensam que sabem.
Interessante que também foi feito um teste com aparelho sofisticado ás vibrações existentes num gira do RB e o resultado foi espantoso.
luis lopes Membro AAP
Mensagens : 4993 Data de inscrição : 25/02/2011 Idade : 57 Localização : Covilhã
Assunto: Re: O meu grande sonho....finalmente (RB) Seg Jun 18 2012, 11:02
pé de cabra,... isso é uma ferramenta cirurgica???
Ralf
Assunto: Re: O meu grande sonho....finalmente (RB) Seg Jun 18 2012, 19:49
Hello Antonio,
I am am very happy to see your turntable growing. It will be a special unique piece ... Next year I will come and hear it
See you Ralf
Assunto: Re: O meu grande sonho....finalmente (RB) Seg Jun 18 2012, 19:55
Ralf escreveu:
Hello Antonio,
I am am very happy to see your turntable growing. It will be a special unique piece ... Next year I will come and hear it
See you Ralf
I think you're wrong. Every RB is special like yours. My is very special.
Ralf
Assunto: Re: O meu grande sonho....finalmente (RB) Ter Jun 19 2012, 11:12
Ralf escreveu:
Hello Antonio,
See you Ralf
Antonio, but "very special" is not on Rui´s pricelist
He is only able to make unique pieces
Assunto: Re: O meu grande sonho....finalmente (RB) Ter Jun 19 2012, 11:18
Ralf escreveu:
Ralf escreveu:
Hello Antonio,
See you Ralf
I was insinuating that my is (by far) better then yours.....
Ralf
Assunto: Re: O meu grande sonho....finalmente (RB) Ter Jun 19 2012, 11:55
Ralf escreveu:
Ralf escreveu:
Hello Antonio,
See you Ralf
I was insinuating that my is (by far) better then yours.....
With a RB turntable I must draw no more comparisons, I hear only music
I wish you the same dear friend!
Conteúdo patrocinado
Assunto: Re: O meu grande sonho....finalmente (RB)