Mensagens : 3209 Data de inscrição : 12/11/2011 Idade : 55 Localização : Oriente
Assunto: JBL PARAGON Sex Set 28 2012, 23:16
JBL PARAGON
Preço: 37.000$
António José da Silva Membro AAP
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
Assunto: Re: Colunas do Passado - As referencias Sex Set 28 2012, 23:18
Essa coluna nao poderia faltar num tópico destes.
_________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince
If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...
The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte
MicroGruas Membro AAP
Mensagens : 3209 Data de inscrição : 12/11/2011 Idade : 55 Localização : Oriente
Assunto: ALTEC BARCELONA Sex Set 28 2012, 23:25
ALTEC BARCELONA
MicroGruas Membro AAP
Assunto: Re: Colunas do Passado - As referencias Sex Set 28 2012, 23:31
António José da Silva escreveu:
Essa coluna nao poderia faltar num tópico destes.
A ideia é trazer á memoria e ao conhecimento estas verdadeiras preciosidades da história do Audio, e neste caso das colunas.
As paragon, ao que li são de facto verdadeiras preciosidades!!!!! Os planos delas desapareceram!! ninguem sabe bem quais as medidas exactas delas! para alem que como a sua consstrução eram manual e verdadeiramente dificeis de fazer, não são todas iguais! apenas uma meia duzia de artesãos as podiam fazer.
Ulrich Membro AAP
Mensagens : 4947 Data de inscrição : 06/10/2011 Idade : 46 Localização : Aveiro
Assunto: Re: Colunas do Passado - As referencias Sex Set 28 2012, 23:57
Desculpa Micro
mas tinha de colocar aqui um video do Pessoal da Kendrick Sound ou seja a Playboy Mansion das Colunas TOP
MicroGruas Membro AAP
Assunto: Re: Colunas do Passado - As referencias Sáb Set 29 2012, 00:07
esperem 10 minutos e vao ver verdadeiro sonhos!!!!!!!!!
MicroGruas Membro AAP
Assunto: Re: Colunas do Passado - As referencias Sáb Set 29 2012, 00:17
JENSEN TRI-PLEX TP 200
MicroGruas Membro AAP
Assunto: ELECTROVOICE PATRICIAN 800 Sáb Set 29 2012, 00:28
ELECTROVOICE PATRICIAN 800
uma das mais belas de sempre!!! nos meus olhos
>
Manel Membro AAP
Assunto: Re: Colunas do Passado - As referencias Sáb Set 29 2012, 00:31
Continua, não pares...
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
Assunto: Re: Colunas do Passado - As referencias Sáb Set 29 2012, 01:50
Chamo a atenção para o pormenor dos bornes de certas colunas vintage. Num tempo em que a industria dos bornes a 100 euros cada e cabos Hi-vend ainda não dominavam as revistas pela voz dos opinion makers.
ricardo onga-ku Membro AAP
Mensagens : 6017 Data de inscrição : 02/01/2012 Localização : Terra d'Anglos...e Saxões
Assunto: Re: Colunas do Passado - As referencias Sáb Set 29 2012, 10:51
Se tal me é permitido proponho como colunas (vintage) de referência os seguintes modelos:
Quad ESL-57 (1957) Resposta de frequências: 45-18.000Hz ±6(?)dB Preço: £52 Engenheiro: Peter Walker
B&W 801F (1979) Resposta de frequências: 45-20.000Hz ±2dB Preço: £1025 Engenheiro: John Bowers
Ulrich Membro AAP
Assunto: Re: Colunas do Passado - As referencias Sáb Set 29 2012, 12:01
Sempre tive curiosidade nessas B&W 801F, são muito bonitas, e têm óptima fama,
mas nunca ouvi nenhumas
Mensagens : 6017 Data de inscrição : 02/01/2012 Localização : Terra d'Anglos...e Saxões
Assunto: Re: Colunas do Passado - As referencias Sáb Set 29 2012, 12:43
Ulrich escreveu:
Sempre tive curiosidade nessas B&W 801F, são muito bonitas, e têm óptima fama
São a minha referência no que toca à reprodução de baixas frequências.
MicroGruas Membro AAP
Assunto: Re: Colunas do Passado - As referencias Sáb Set 29 2012, 17:02
Electro Voice patrician 800
o que é curioso é nao haver referencias a sensibilidades!!!
Será que é necessario? ou passou a ser necessário?
16 Ohms?!?!? qualquer coisa põem aquelas belezas a cantar! São grandes nao são? mas coloquenas no cantinho da sala e ocupam menos espaço do que mini-monitoras que tem de ser colocadas em pés e com afastamentos de parede superiores ao volume das Patriciam.
Assunto: Re: Colunas do Passado - As referencias Sáb Set 29 2012, 17:15
Fica no canto da casa, mas tem que ser um canto bem grande.
Fran Membro AAP
Mensagens : 8496 Data de inscrição : 08/12/2011 Localização : Usuário BANIDO
Assunto: Re: Colunas do Passado - As referencias Sáb Set 29 2012, 17:20
Pierre escreveu:
Tannoy Westminster Royal
Já viram como estão dispostos os apoios? Não é nos cantos, mas sim a meio de cada aresta
Mas fónix, gand'a maluquice
Goansipife Membro AAP
Mensagens : 3791 Data de inscrição : 04/12/2011 Idade : 65 Localização : Freiria - Torres Vedras
Assunto: Re: Colunas do Passado - As referencias Sáb Set 29 2012, 17:38
Pierre escreveu:
Tannoy Westminster Royal
A última vez que tive em Londres a trabalho, vi numa loja, perto de Chelsea, umas em exposição (sem tugirem nem mugirem)
MicroGruas Membro AAP
Assunto: Re: Colunas do Passado - As referencias Sáb Set 29 2012, 17:42
António José da Silva escreveu:
Fica no canto da casa, mas tem que ser um canto bem grande.
^
Mas se vires as dimensões da colunazita! tem 83,8 de largo e 70...de profundidade ou ao contrario:lol!:
e se as encostar as paredes (5-15cm), agora compara o espaço real ocupado por exemplo, a Quad atraz postada. que tem de ter Muito ar em volta para respirar (lado 50 a 70cm, atras 70 a 100cm mais o espaço da coluna. o mesmo se diz da B&W 801.
Qual "ocupa" mais espaço?
E as tuas? em termos de colocação face as paredes laterais? qual o real espaço que tem livre em volta?
Nos ultimos anos/decadas as colunas tem sido desenhadas como objectos visuais, para estar como centro de atenções.
Ressaltam visualmente no espaço que se encontram inseridas.
MicroGruas Membro AAP
Assunto: Re: Colunas do Passado - As referencias Sáb Set 29 2012, 17:46
A NAIM tinha umas, Naim DBL, acho eu, que foram desenhadas para se encostar a parede (usar a parede para reforçãr as Baixas frequencias).
Como disseste algures, é o "Ai Vende"!!!!!!
Goansipife Membro AAP
Mensagens : 3791 Data de inscrição : 04/12/2011 Idade : 65 Localização : Freiria - Torres Vedras
Assunto: Re: Colunas do Passado - As referencias Sáb Set 29 2012, 18:11
microseiki escreveu:
A NAIM tinha umas, Naim DBL, acho eu, que foram desenhadas para se encostar a parede (usar a parede para reforçãr as Baixas frequencias).
Bom, mas as DBL não eram "Ai Vende". O pvp delas na altura em que foram lançadas em Portugal pela Atitude era de 2.485.000$00 (mas podia-se fazer a chamada "atençãozinha" ao cliente, digamos assim, mais habitual). as Avalon e as Wilson, por exemplo eram muiiiitttooo mais caras
A ideia do Julian Vereker nunca foi de fazer umas colunas muito convencionais nem de as encostar há parede para reforçar propriamente, fosse o que fosse. Todas as colunas da NAIM eram de encostar à parede. Era uma filosofia, como outra qualquer. As DBL foram feitas com a intenção de serem amplificadas por cada unidade, ou seja tri-amplificação (agudos, médios e baixos), o que obrigava à aquisição de 6 caixas (mínimo) com os NAP 250 (stereos) ou de 9 (mínimo) com os NAP 135 (mono). Era obra!
Eu ouvi-as na casa do Julian com 11 caixas!!! E pela primeira vez, na minha vida, posso dizer que ouvi um som realmente idêntico ao som ao vivo.
Todavia, ainda hoje, confesso que não é isto que procuro na Alta Fidelidade
MicroGruas Membro AAP
Assunto: Re: Colunas do Passado - As referencias Sáb Set 29 2012, 18:29
Goansipife escreveu:
microseiki escreveu:
Bom, mas as DBL não eram "Ai Vende". O pvp delas na altura em que foram lançadas em Portugal pela Atitude era de 2.485.000$00 (mas podia-se fazer a chamada "atençãozinha" ao cliente, digamos assim, mais habitual). as Avalon e as Wilson, por exemplo eram muiiiitttooo mais caras
A ideia do Julian Vereker nunca foi de fazer umas colunas muito convencionais nem de as encostar há parede para reforçar propriamente, fosse o que fosse. Todas as colunas da NAIM eram de encostar à parede. Era uma filosofia, como outra qualquer. As DBL foram feitas com a intenção de serem amplificadas por cada unidade, ou seja tri-amplificação (agudos, médios e baixos), o que obrigava à aquisição de 6 caixas (mínimo) com os NAP 250 (stereos) ou de 9 (mínimo) com os NAP 135 (mono). Era obra!
Eu ouvi-as na casa do Julian com 11 caixas!!! E pela primeira vez, na minha vida, posso dizer que ouvi um som realmente idêntico ao som ao vivo.
Todavia, ainda hoje, confesso que não é isto que procuro na Alta Fidelidade
Expliquei-me Mal!
Essas Naim não eram nada "AI vende"!!! eram e são feias pra caraças! mas a maioria das pessoas que as ouviram Gostaram mesmo muito delas!!
e elas foram feitas para se encostar as paredes traseiras (ate havia modelos da Naim com uma esponja para se acomodarem melhor) porque era a parede que lhes dava a força nas Baixas Frequencias (o tal reforço). utilizar o quarto/ parede com "reflex" para os graves.
é uma solução que eu gosto. mas é claro que as colunas tem de ser projectadas assim.
Última edição por microseiki em Sáb Set 29 2012, 18:57, editado 1 vez(es)
Goansipife Membro AAP
Assunto: Re: Colunas do Passado - As referencias Sáb Set 29 2012, 18:53
microseiki escreveu:
Expliquei-me Mal!
Essas Naim não eram nada "AI vende"!!! eram e são feias pra caraças! mas a maioria das pessoas que as ouviram Gostaram mesmo muito delas!!
e elas foram feitas para se encostar as paredes traseiras (ate havia modelos da Naim com uma esponja para se acomodarem melhor) porque era a parede que lhes dava a força nas Baixas Frequencias (o tal reforço). utilizar o quarto/ parede com "reflex" para os graves.
é uma solução que eu sou eu gosto. mas é claro que as colunas tem de ser projectadas assim.
Lá feias eram! E não se pode dizer que eram feias para burro, porque estamos a ofender os desgraçados dos burros que não têm culpa nenhuma
MicroGruas Membro AAP
Assunto: Re: Colunas do Passado - As referencias Sáb Set 29 2012, 22:04
TANNOY AUTOGRAPH
mas o que gosto mesmo é do pequeno detalhe da pega ergonómica no canto superior para levantarmos a colunazita!!!
Mais um grande modelo de coluna de canto!!
Assunto: Re: Colunas do Passado - As referencias Sáb Set 29 2012, 22:15
Há um alemão que faz umas colunas de canto toda manhosa que levaram uns anos a desenvolver e que segundo se consta são um mimo. A ver se descubro mais sobre elas para colocar aqui.
zaratustra Membro AAP
Mensagens : 4762 Data de inscrição : 09/07/2010 Localização : Frossos, Albergaria-a-Velha
Assunto: Re: Colunas do Passado - As referencias Sáb Set 29 2012, 22:57
Manel escreveu:
Pierre escreveu:
Tannoy Westminster Royal
Conheço estas colunas e embora não sejam colunas pequenas, a ideia que tenho é que não são assim tão grandes. Esta imagem deve ter sido manipulada.
Adorava ouvir estes monstrinhos (um dos meus fetiches, confesso...)
Assunto: Re: Colunas do Passado - As referencias Sáb Set 29 2012, 23:31
zaratustra escreveu:
Adorava ouvir estes monstrinhos (um dos meus fetiches, confesso...)
Não estás sozinho nesse fetiche.
HFERRAO Membro AAP
Assunto: Re: Colunas do Passado - As referencias Sáb Set 29 2012, 23:48
Boa noite Tenho umas destas, mas ainda não as ouvi, as caixas foram directas para a carpintaria, e os woofer's para reparação, pois tinham as membranas mais duras que o nosso 1º.
Assunto: Re: Colunas do Passado - As referencias Sáb Set 29 2012, 23:55
Espero que as consigas recuperar à sua glória original, e que depois nos dês a tua opinião sobres as ditas.
MicroGruas Membro AAP
Assunto: Re: Colunas do Passado - As referencias Dom Set 30 2012, 00:48
Lucky Bastard, that HFerrão!
Tens de nos dar o feed Back dessas classicas do Audio.
Ulrich Membro AAP
Assunto: Re: Colunas do Passado - As referencias Dom Set 30 2012, 00:53
microseiki escreveu:
Lucky Bastard, that HFerrão!
Tens de nos dar o feed Back dessas classicas do Audio.
Não é
são umas Senhoras Colunas
Assunto: Re: Colunas do Passado - As referencias Dom Set 30 2012, 10:02
Ulrich escreveu:
microseiki escreveu:
JBL 4350
Boa Micro
estas JBL são as meninas dos olhos dos Japoneses
A paixão dos japoneses por estes monos não deixa de ser irónica, tendo em conta que as salas deles não devem ter mais do que 15m2.
Afinal qual é o critério para a escolhas das colunas, o tamanho? O título do tópico fala em colunas de referência mas vejo aqui muitos mamarrachos que se parecem mais com os roupeiros de casa dos meus bisavós...
Das peças até agora apresentadas as Paragon são para mim indiscutivelmente as mais bonitas; se algum dia tivesse tempo, dinheiro e espaço construía uma sistema de configuração semelhante. No que se refere ao desempenho, as McIntosh de 5 vias são aquelas que mais despertam a minha curiosidade. Tanto as K2 como as Tannoy são gravemente penalizadas pela topologia (2 vias).
MicroGruas Membro AAP
Assunto: Re: Colunas do Passado - As referencias Dom Set 30 2012, 15:37
[quote="ricardo onga-ku"][quote="Ulrich"]
microseiki escreveu:
JBL 4350
O título do tópico fala em colunas de referência mas vejo aqui muitos mamarrachos que se parecem mais com os roupeiros de casa dos meus bisavós...
Das peças até agora apresentadas as Paragon são para mim indiscutivelmente as mais bonitas; se algum dia tivesse tempo, dinheiro e espaço construía uma sistema de configuração semelhante. No que se refere ao desempenho, as McIntosh de 5 vias são aquelas que mais despertam a minha curiosidade. Tanto as K2 como as Tannoy são gravemente penalizadas pela topologia (2 vias).
Talvez não tenha percebido ou lido o nome do tópico todo - Referencias do passado - e de facto foram refencias de 60/70/80 e 90!
Talvez não em Portugal ,porque nem sabiam da existencia delas! tal como não se consumia coca cola em em Portugal e era corriqueiro nas colonias!
JBL, WESTREX, VOIGT, ELECTROVOICE e outras foram de facto referencias. alias quem podia, evoluia muitas das vezes das KEF, ROGERS e QUADS para os "armários".
Os "armarios" como diz, são de facto grandes, mas ouvilas é uma experiencia sensorial, nao racional!! o impacto da musica causa arrepios.
Mais, o que pretendo é satisfaçao de sentidos, sentir a musica e não racionalizar a musica.
Afastar um modelo - JBL, Tannoy....- porque são de duas vias? bom isso não me faz sentido algum! Colunas single driver/full range ou Multi driver tem ambas problemas inerentes. umas porque um driver deve cobrir o espectro audivél todo ou quase todo e as outras tem os problemas dos slopes de crossover etc.