Assunto: Re: Colunas do Passado - As referencias Dom Set 30 2012, 15:37
[quote="ricardo onga-ku"][quote="Ulrich"]
microseiki escreveu:
JBL 4350
O título do tópico fala em colunas de referência mas vejo aqui muitos mamarrachos que se parecem mais com os roupeiros de casa dos meus bisavós...
Das peças até agora apresentadas as Paragon são para mim indiscutivelmente as mais bonitas; se algum dia tivesse tempo, dinheiro e espaço construía uma sistema de configuração semelhante. No que se refere ao desempenho, as McIntosh de 5 vias são aquelas que mais despertam a minha curiosidade. Tanto as K2 como as Tannoy são gravemente penalizadas pela topologia (2 vias).
Talvez não tenha percebido ou lido o nome do tópico todo - Referencias do passado - e de facto foram refencias de 60/70/80 e 90!
Talvez não em Portugal ,porque nem sabiam da existencia delas! tal como não se consumia coca cola em em Portugal e era corriqueiro nas colonias!
JBL, WESTREX, VOIGT, ELECTROVOICE e outras foram de facto referencias. alias quem podia, evoluia muitas das vezes das KEF, ROGERS e QUADS para os "armários".
Os "armarios" como diz, são de facto grandes, mas ouvilas é uma experiencia sensorial, nao racional!! o impacto da musica causa arrepios.
Mais, o que pretendo é satisfaçao de sentidos, sentir a musica e não racionalizar a musica.
Afastar um modelo - JBL, Tannoy....- porque são de duas vias? bom isso não me faz sentido algum! Colunas single driver/full range ou Multi driver tem ambas problemas inerentes. umas porque um driver deve cobrir o espectro audivél todo ou quase todo e as outras tem os problemas dos slopes de crossover etc.
Cheira-me a preconceito
ricardo onga-ku Membro AAP
Mensagens : 6017 Data de inscrição : 02/01/2012 Localização : Terra d'Anglos...e Saxões
Assunto: Re: Colunas do Passado - As referencias Dom Set 30 2012, 20:39
microseiki escreveu:
Afastar um modelo - JBL, Tannoy....- porque são de duas vias? bom isso não me faz sentido algum! Colunas single driver/full range ou Multi driver tem ambas problemas inerentes. umas porque um driver deve cobrir o espectro audivél todo ou quase todo e as outras tem os problemas dos slopes de crossover etc.
Cheira-me a preconceito
Não se trata de preconceito mas da minha experiência e conhecimento de causa (que não é enorme e vale o que vale). Na minha opinião é absurdo desenhar umas colunas de grandes dimensões com menos de 3 vias.
MicroGruas Membro AAP
Mensagens : 3209 Data de inscrição : 12/11/2011 Idade : 55 Localização : Oriente
Assunto: VITAVOX CN 191 Qui Out 04 2012, 21:42
VITAVOX CN 191
MicroGruas Membro AAP
Mensagens : 3209 Data de inscrição : 12/11/2011 Idade : 55 Localização : Oriente
Assunto: Re: Colunas do Passado - As referencias Qui Out 04 2012, 22:14
ou estas Vitavox CN 191 ou Electrovoice Patrician 800!
deixam-me
mas aviso que não são perfeitas (Ongaku ! )
mas as VitaVox usadas andam na ordem do 15.000€ a 20.000€!!!! muito caras
Ja as Electrovoice são mais meigas, mas mesmo assim caras!
mas casem-nas com uns bons 300B WE e um bom Garrard 301 com um 12" e uma Ortofon SpuMeister ou uma Denon DL103 e .......
Morro feliz e realizado!!!
MicroGruas Membro AAP
Assunto: Vitavox CN191 Qui Out 04 2012, 22:38
zaratustra Membro AAP
Mensagens : 4762 Data de inscrição : 09/07/2010 Localização : Frossos, Albergaria-a-Velha
Assunto: Re: Colunas do Passado - As referencias Qui Out 04 2012, 23:00
Minha nossa senhora... considero este tópico (entre outros de que me abstenho de revelar)... pura auto flagelação...
enxuto Membro AAP
Assunto: Re: Colunas do Passado - As referencias Qui Out 04 2012, 23:13
Parecem armários, e então?
as ex-minhas maggies, vistas de trás, sem o pano, parecem a traseira de um frigorífico.
e aquilo toca cumó caraças.
De frente parecem biombos.
ah, e são de duas vias.
MicroGruas Membro AAP
Assunto: Re: Colunas do Passado - As referencias Qui Out 04 2012, 23:24
enxuto escreveu:
Parecem armários, e então?
as ex-minhas maggies, vistas de trás, sem o pano, parecem a traseira de um frigorífico.
e aquilo toca cumó caraças.
De frente parecem biombos.
ah, e são de duas vias.
muitos destes armarios sao de 2 vias com freq. de corte nos 600Hz a 800Hz. tem uma coerencia muito boa na banda dos 600/800 Hz aos 8/10KHz havendo um atenuação dai em diante. O que atrai bastante é a "riqueza na banda média. podemos sempre acrescentar um SuperTweeter!
A forma como estes armarios nos envolvem com musica, é de facto uma experiencia!
António José da Silva Membro AAP
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
Assunto: Re: Colunas do Passado - As referencias Sex Out 05 2012, 06:23
microseiki escreveu:
mas casem-nas com uns bons 300B WE e um bom Garrard 301 com um 12" e uma Ortofon SpuMeister ou uma Denon DL103 e .......
Morro feliz e realizado!!!
Sentado num bom sofá com um charuto na mão e uma boa aguardente velha, ao som de Bill Evens, Waltz For Debby (Por exemplo).
_________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince
If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...
The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte
MF Membro AAP
Mensagens : 115 Data de inscrição : 16/07/2012 Idade : 48 Localização : Lisboa
Assunto: Re: Colunas do Passado - As referencias Sex Out 05 2012, 08:02
Queria colocar-vos uma questão... Tal como as JBL Olympus, já aqui colocadas, também as JBL D30085 Hartsfield e as JAMO 86 TR (a título de exemplo), têm uma espécie de difusor no tweeter.
Qual a sua função? Porque razão já não se vê nos dias de hoje este tipo de solução?
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
Assunto: Re: Colunas do Passado - As referencias Sex Out 05 2012, 08:48
MF escreveu:
Queria colocar-vos uma questão... Tal como as JBL Olympus, já aqui colocadas, também as JBL D30085 Hartsfield e as JAMO 86 TR (a título de exemplo), têm uma espécie de difusor no tweeter.
Qual a sua função? Porque razão já não se vê nos dias de hoje este tipo de solução?
Provavelmente para não direcionar diretamente para a frente. Lá terão estudado a coisa e visto (ouvido) que assim seria melhor.
Mensagens : 6017 Data de inscrição : 02/01/2012 Localização : Terra d'Anglos...e Saxões
Assunto: Re: Colunas do Passado - As referencias Sex Out 05 2012, 09:34
Julgo que os difusores têm como objectivo o "alargamento" da imagem esterofónica (através do controlo da directividade) já que as cornetas de secção circular tem um ângulo de dispersão muito fechado (são muito direccionais).
As desvantagens são uma imagem muito desfocada e a adição de distorções bastante danosas.
Não nos podemos esquecer que o audio doméstico teve em parte a sua origem nos grandes "guarda-fatos" que sonorizavam as salas de cinema, onde era imprescindível que o som tivesse as mesmas características em toda a plateia. Na altura as captações sonoras eram monofónicas e não tinham grande qualidade, pelo que as desvantagens que referi anteriormente não tinham grande importância, até porque no cinema o mais importante é a imagem.
Hoje, com a estereofonia e a maior resolução dos equipamentos a transístores e do audio digital, um sweet-spot de dimensões alargadas já não é possível sem uma grande deterioração da qualidade do som.
Assunto: Re: Colunas do Passado - As referencias Sex Out 05 2012, 10:00
Mais umas coisinhas para salivar.
Assunto: Re: Colunas do Passado - As referencias Sex Out 05 2012, 10:15
E já agora...
Ulrich Membro AAP
Mensagens : 4947 Data de inscrição : 06/10/2011 Idade : 46 Localização : Aveiro
Assunto: Re: Colunas do Passado - As referencias Sex Out 05 2012, 10:39
António José da Silva escreveu:
Aqueles drivers de compressão, são um abuso
Assunto: Re: Colunas do Passado - As referencias Sex Out 05 2012, 10:45
É pena que a maior parte dos donos, coleccionadores de caixotes e altifalantes, não façam qualquer esforço para optimizar o desempenho dos seus sistemas acústicos... Empilham o material num canto et voilà!
No caso dos japoneses chega a ser ridícula a quantidade de "tralha" com que conseguem atravancar os seus salões de 10m2.
Ulrich Membro AAP
Assunto: Re: Colunas do Passado - As referencias Sex Out 05 2012, 10:57
ricardo onga-ku escreveu:
No caso dos japoneses chega a ser ridícula a quantidade de "tralha" com que conseguem atravancar os seus salões de 10m2.
Porque no Japão é o inverso daqui, o m2 para habitação é mais caro do que o m3 de Audio de TOP
Assunto: Re: Colunas do Passado - As referencias Sex Out 05 2012, 11:02
GRUNDIG MONOLITH 120
MF Membro AAP
Mensagens : 115 Data de inscrição : 16/07/2012 Idade : 48 Localização : Lisboa
Assunto: Re: Colunas do Passado - As referencias Sex Out 05 2012, 11:57
ricardo onga-ku escreveu:
Julgo que os difusores têm como objectivo o "alargamento" da imagem esterofónica (através do controlo da directividade) já que as cornetas de secção circular tem um ângulo de dispersão muito fechado (são muito direccionais).
As desvantagens são uma imagem muito desfocada e a adição de distorções bastante danosas.
Não nos podemos esquecer que o audio doméstico teve em parte a sua origem nos grandes "guarda-fatos" que sonorizavam as salas de cinema, onde era imprescindível que o som tivesse as mesmas características em toda a plateia. Na altura as captações sonoras eram monofónicas e não tinham grande qualidade, pelo que as desvantagens que referi anteriormente não tinham grande importância, até porque no cinema o mais importante é a imagem.
Hoje, com a estereofonia e a maior resolução dos equipamentos a transístores e do audio digital, um sweet-spot de dimensões alargadas já não é possível sem uma grande deterioração da qualidade do som.
Obrigado pela excelente explicação, Ricardo
Ajgarcia Membro AAP
Mensagens : 231 Data de inscrição : 04/09/2011 Idade : 62 Localização : Portalegre
Assunto: Re: Colunas do Passado - As referencias Sex Out 05 2012, 14:23
As colunas aqui referidas até são demasiado "modernas", o que está a dar são as colunas de cinema dos anos 30 e 40, da Siemens ou Westernelectric.
MicroGruas Membro AAP
Assunto: Re: Colunas do Passado - As referencias Sex Out 05 2012, 14:46
António José da Silva escreveu:
Mais umas coisinhas para salivar.
São umas Rey Audio RM7
Esta marca esta muitos direccionada para instalações profissionais. já vi fotos de estudio com esta RM7 como monitores de Midfield a cerca de 2,5/3 metros de distancia do sweet spot. esta meninas pesam á volta dos 300Kg!!!
MicroGruas Membro AAP
Assunto: JBL HARSTFIELD Dom Out 07 2012, 01:10
JBL D30085 HarstField
Nunca poderia esquecer destas!
Ulrich Membro AAP
Assunto: Re: Colunas do Passado - As referencias Dom Out 07 2012, 01:24
Essas são enormes, comparando com o McIntosh que está no chao
MicroGruas Membro AAP
Assunto: Re: Colunas do Passado - As referencias Dom Out 07 2012, 01:33
Ulrich escreveu:
Essas são enormes, comparando com o McIntosh que está no chao
nem sao muito grandes! mas consta terem um GANDA som
Assunto: Re: Colunas do Passado - As referencias Dom Out 07 2012, 10:41
microseiki escreveu:
nem sao muito grandes! mas consta terem um GANDA som
Pequenas é que elas também não são. Quanto ao grande som, não duvido por um instante.
Milton Membro AAP
Mensagens : 15388 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 63 Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado
Assunto: Re: Colunas do Passado - As referencias Dom Out 07 2012, 11:03
Já tinham sido referidas estas JBL " Olympus C50 " Encontrei-as à venda neste site italiano por 3600€
http://www.audiocostruzioni.com/m_ousate.html
Ulrich Membro AAP
Assunto: Re: Colunas do Passado - As referencias Dom Out 07 2012, 11:16
Milton escreveu:
Já tinham sido referidas estas JBL " Olympus C50 " Encontrei-as à venda neste site italiano por 3600€
http://www.audiocostruzioni.com/m_ousate.html
Não tinha reparado que tem muita coisa boa nos classificados
MicroGruas Membro AAP
Assunto: Pró Milton: Tannoy Ter Out 09 2012, 20:38
TANNOY ARDEN
MicroGruas Membro AAP
Assunto: Re: Colunas do Passado - As referencias Ter Out 09 2012, 21:23
Mais umas para o Milton!
TANNOY BUCKINGHAM MONITOR
Milton Membro AAP
Mensagens : 15388 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 63 Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado
Assunto: Re: Colunas do Passado - As referencias Ter Out 09 2012, 21:27
Muito gostava eu de ouvir umas dessas a bombar.... Se as minhas já são raras cá no burgo, essas devem ser mesmo inexistentes...
MicroGruas Membro AAP
Assunto: Re: Colunas do Passado - As referencias Ter Out 09 2012, 21:44
Agora um pequeno esclarecimento!
O facto de colocar estas coisa por aqui, não é para fazer água na boca! É dar a conhecer peças ja antigas que poderão ser esquecidas, mas mais importante, caso em passeios por essas estradas por ai, encontrem numa cavalariça ou estabulo uma destas preciosidades, comprem-nas logo!!!
Uma pequena História:
O meu Garrard 301, quando o comprei, estava no chão de um armazém cheio de baratas e outras bichezas e envolto de tralha.
No meio daquilo, chamou-me a atenção a brancura esmalte do 301. Fiz um proposta sem saber se funcionava. fiquei com ele e ancioso de chegar a casa para ver ser ao menos arrancava. Quando cheguei a casa liguei-o a primeira tomada sem ficha! foi directo com os fios descarnados. Surpresa! Rodava
depois de muita limpeza, lá esta ele! á minha espera e de mais um presente para ele!
Á uns tempos atraz em casa de um cliente,mais precisamente, descobri-lhe uns vintage Pioneer no sotão, eram do pai! um dos quais era um Pioneer CT-1250 bem acondicionado! brilhava!
duas historias "acontecidas de verdade, verdadinha".
Milton Membro AAP
Assunto: Re: Colunas do Passado - As referencias Ter Out 09 2012, 22:05
E fazes tu muito bem !! Nunca é demais ver essas beldades restauradas, porque podemos tropeçar em algo parecido e reconhecer o valor que pode estar nesse "tropeção"... Nunca me irei esquecer dum tropeção parecido que dei numa loja da Remar .... Estavam em bastante mau estado mas eram recuperáveis, mas na altura não me dava jeito levá-las e pensei em passar mais tarde....viste-as...e era só 20 euricos....
Última edição por Milton em Ter Out 09 2012, 22:16, editado 1 vez(es)
Ulrich Membro AAP
Assunto: Re: Colunas do Passado - As referencias Ter Out 09 2012, 22:14
microseiki escreveu:
O facto de colocar estas coisa por aqui, não é para fazer água na boca!
ai é , então não contes ....
...brincadeira, off course
MicroGruas Membro AAP
Assunto: Re: Colunas do Passado - As referencias Ter Out 09 2012, 22:46
Milton escreveu:
E fazes tu muito bem !! Nunca é demais ver essas beldades restauradas, porque podemos tropeçar em algo parecido e reconhecer o valor que pode estar nesse "tropeção"... Nunca me irei esquecer dum tropeção parecido que dei numa loja da Remar .... Estavam em bastante mau estado mas eram recuperáveis, mas na altura não me dava jeito levá-las e pensei em passar mais tarde....viste-as...e era só 20 euricos....
na altura paguei 25€ pelo Garrad 301! o gajo deve ter achado que me enfiou um barrete! ou então "estes urbanos são mesmo otarios! 25€ por aquela porcaria que nem sequer toca CDs". Eu é que me estou a rir!
Milton Membro AAP
Assunto: Re: Colunas do Passado - As referencias Ter Out 09 2012, 23:56
microseiki escreveu:
O meu Garrard 301, quando o comprei, estava no chão de um armazém cheio de baratas e outras bichezas e envolto de tralha.
Tu encontraste um, e eu encontrei dois...
MicroGruas Membro AAP
Assunto: Re: Colunas do Passado - As referencias Qua Out 10 2012, 00:18
Assunto: Re: Colunas do Passado - As referencias Qua Out 10 2012, 11:52
Dá gosto ver este tópico e o seu relembrar de coisas que ainda hoje nos dão muita emoção quando as pomos a tocar.
legendz Membro AAP
Mensagens : 198 Data de inscrição : 18/07/2012 Localização : Lisboa
Assunto: Re: Colunas do Passado - As referencias Qua Out 10 2012, 12:20
Se me acontecesse isso do episódio "Remar" acho que dava em louco... louco mesmo! Ainda por cima cada vez é mais raro aparecer material deste (ou parecido), seja onde for.
Ulrich Membro AAP
Assunto: Re: Colunas do Passado - As referencias Qua Out 10 2012, 13:04
Assunto: Re: Colunas do Passado - As referencias Qua Out 10 2012, 18:21
legendz escreveu:
Se me acontecesse isso do episódio "Remar" acho que dava em louco... louco mesmo! Ainda por cima cada vez é mais raro aparecer material deste (ou parecido), seja onde for.
É essa raridade que aumenta ainda mais a emoção de um momento desses.
Ulrich Membro AAP
Assunto: Re: Colunas do Passado - As referencias Dom Out 21 2012, 18:24
G.I.P. Laboratory faz replicas dos drivers da W.E.
o site é traduzido no Google, nos outros browsers não sei
http://gip-laboratory.com/
aqui um teaser:
http://gip-laboratory.com/seihinhako.html
http://gip-laboratory.com/seihinhiend.html
MicroGruas Membro AAP
Assunto: Re: Colunas do Passado - As referencias Dom Out 21 2012, 18:58
Ulrich escreveu:
G.I.P. Laboratory faz replicas dos drivers da W.E.
o site é traduzido no Google, nos outros browsers não sei
http://gip-laboratory.com/
aqui um teaser:
http://gip-laboratory.com/seihinhako.html
http://gip-laboratory.com/seihinhiend.html
ja conheço a GIP. Pena ser tudo um pouco carote!
Foi o ponto alto do salão de munique, pelo que sei.
O nosso moderador tinha aqui colocado umas fotos, mas nunca é demais relembrar e fazer--nos agua na boca
Assunto: Re: Colunas do Passado - As referencias Dom Out 21 2012, 19:14