Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só... |
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só... |
|
| SE vs. PP - To be or not to be? | |
|
+17Milton lore Stereo jpamplifiers RMD audio nbunuel Ajgarcia tomaz TD124 greytear stardrake Mister W ricardo onga-ku Palmas reirato António José da Silva Digital Man 21 participantes | |
Autor | Mensagem |
---|
Palmas Membro AAP
| Assunto: Re: SE vs. PP - To be or not to be? Seg Nov 10 2014, 15:24 | |
| Também esqueci de informar que o TR que eu uso está especificado: "Group C are typically better than 8 Hz to 70KHz minus 3dB". pelo que não será por limitações de banda passante do transformador que o SE fica pior que o PP | |
| | | Digital Man Membro AAP
| Assunto: Re: SE vs. PP - To be or not to be? Seg Nov 10 2014, 15:33 | |
| Por acaso já pensaram que a maioria das colunas/salas domésticas começam o rolloff pelos 40-50Hz e a grande maioria a 30Hz já está abaixo de 6dB? E já agora, já ouviram as diferenças extraordinárias no baixo ouvido entre várias salas+colunas que até nem têm curvas de resposta muito diferentes, mas têm diferenças acentuadas de distorção, fase, entre outros fenómenos?... que resultam de opções diferentes no desenho das colunas e na sua integração na sala. Só estes dois aspetos combinados alteram muito mais o resultado que variar 3dB na curva de resposta do amp a 30Hz!!! Já estou a abrir a cova do PP... | |
| | | stardrake Membro AAP
Mensagens : 679 Data de inscrição : 29/01/2012 Localização : Cascais
| Assunto: Re: SE vs. PP - To be or not to be? Seg Nov 10 2014, 16:18 | |
| Tenho lido com atenção este tópico, onde torrentes de conhecimento são vertidas sobre a minha ignorância técnica sobre estas matérias. Posto isto, devo dar conta que a escolha de amplificadores para o meu sistema sempre ocorreu com experimentação no local e com as respectivas fontes a amplificar; após cerca de 15 amp's em audição fiquei encantado com o Unison Research S8 (SE, tubos de saída 845, pura classe A, 24W). Como podem imaginar passaram por aqui todo o tipo de instrumentos, incluíndo PP's mas a minha escolha foi o Italiano, em modo subjectivo e que já cá mora à 3 anos e tal; logo SE's forever . Mário | |
| | | Palmas Membro AAP
Mensagens : 330 Data de inscrição : 27/05/2014 Idade : 58 Localização : Maia e Coimbra
| Assunto: Re: SE vs. PP - To be or not to be? Seg Nov 10 2014, 16:27 | |
| - stardrake escreveu:
- Tenho lido com atenção este tópico, onde torrentes de conhecimento
são vertidas sobre a minha ignorância técnica sobre estas matérias.
Posto isto, devo dar conta que a escolha de amplificadores para o meu sistema sempre ocorreu com experimentação no local e com as respectivas fontes a amplificar; após cerca de 15 amp's em audição fiquei encantado com o Unison Research S8 (SE, tubos de saída 845, pura classe A, 24W). Como podem imaginar passaram por aqui todo o tipo de instrumentos, incluíndo PP's mas a minha escolha foi o Italiano, em modo subjectivo e que já cá mora à 3 anos e tal; logo SE's forever .
Mário E (tirando a parte da carteira) essa é a forma correcta, eu diria mesmo, a única forma de escolher! | |
| | | TD124 Membro AAP
Mensagens : 8270 Data de inscrição : 07/07/2010 Idade : 59 Localização : França
| Assunto: Re: SE vs. PP - To be or not to be? Seg Nov 10 2014, 16:33 | |
| - Palmas escreveu:
- ...
Pior que não saber é não saber que não se sabe...
Olhando p.e. um fabricante razoávelmente barato vejo que ele especifica os transformadores SE 20 a 20kHz +-1dB e os PP 30 a 30kHz +-1dB. A audionote especifica por grupos, independentemente de ser SE ou PP (p.e. grupo A 20-20kHz +-1dB ; grupo B 20-40Hz -1.5dB) e vejo um outro fabricante a especificar os SE na casa dos 6-45kHz -1dB. Para todas estas especificações é preciso perceber em que condições (potencias, correntes e impedancias) são tomadas, mas podemos assumir que serão semelhantes para transformadores do mesmo fabricante.
Amigo Palmas, deixo aqui o catalogo da Hashimoto que é um constructor "suficientemente" sério, então voçê e os que nos léem, poderão comparar todas as especificações de banda entre os transformadores SE e PP e ver as diferenças por si proprios... simplesmente, porque a banda de um transformador nos baixos é determinada pela sua inductância primària e nos altos pela capacidade entre as espiras. Ora, nos transformadores SE a corrente unilateral obriga a utilisar um entreferro (nucleo aberto) afim de evitar de magnetisar as chapas. Afim de ter mais inductância, vamos aumentar o nucleo, o que obriga a dar mais voltas e que permite de aumentar (artificialmente) a inductância mas, que sera sempre muito inferior à de um transformador PP. È esse entreferro, que vai reduzir drasticamente a inductância primària e que não permite a extensão nos graves. A inductância ainda vai diminuir mais com o aumento da corrente, e é por isso que ir buscar potência (exagerada) com um SE é estupido , pois potência com pouca corrente é dificil, ou então é com vàlvulas alimentadas em 10000 volts... a solução do dimensionamento, tém limites também pois os transformadores muito grandes téem perdas (insertion loss) e aumentam a capacidade o que reduz a banda alta, então é sempre um compromisso! De esta lenga resulta então, que com uma impedância e potência de saida igual, um transformador PP terà sempre uma inductância primària superior e por extensão uma banda nos graves mais vasta... ... e não vejo em quê o meu texto foi manipulador em relação a este facto!...
http://www.eifl.co.jp/index/export/hashimoto/hashimoto.html
A larga banda passante e a baixa impedancia de saida atribuidos aqui aos PP não se devem à topologia, mas sim ao feedback, que é quase obrigatório nos PP para corrigir algumas distorções que não aparecem nos SE, podendo portanto os SE funcionarem sem feedback. Se vamos comparar topologias, que o façamos de forma correcta e não tendenciosa.
Amigo Palmas, se fui tendencioso foi dando "abébias" ao SE nesse comparativo e em nenhum caso em favorecendo o PP. Eu precisei no meu texto que a comparação era entre as duas topologias e a vàlvulas cada uma. Ora, no caso em que não saiba eu explico-lhe a coisa, pois num amplificador a vàlvulas bem concebido a banda é limitada pelo tipo de vàlvulas, pelo circuito e pelo transformador de saida e isto tanto em SE como em PP. O meu amplificador que é um PP hibrido de EL84, não posséde realimentação global e no entanto tém uma banda de 15Hz a 60 KHZ na potência maxima que é de 10 watts (transformadores Millerioux AH29S)... sò o andar de entrada é realimentado, então està a ver que o PP não precisa de realimentação para cobrir bandas superiores ao SE... de novo por causa dos transformadores, mas começo a ter a estranha impressão que voçê faz... mas não sabe fazer !!!, pois o fenomeno em jogo no factor de amortecimento, e no resto eu expliquei...
Quanto à primeira frase, não me pareçe judicioso que tente fazer dialética filosofica comigo... pois a unica coisa que é pior que não saber, é não querer aprender !!!... assim pareçe-me jà melhor não é ???
| |
| Assunto: Re: SE vs. PP - To be or not to be? Seg Nov 10 2014, 16:36 | |
| - stardrake escreveu:
- Tenho lido com atenção este tópico, onde torrentes de conhecimento
são vertidas sobre a minha ignorância técnica sobre estas matérias.
Posto isto, devo dar conta que a escolha de amplificadores para o meu sistema sempre ocorreu com experimentação no local e com as respectivas fontes a amplificar; após cerca de 15 amp's em audição fiquei encantado com o Unison Research S8 (SE, tubos de saída 845, pura classe A, 24W). Como podem imaginar passaram por aqui todo o tipo de instrumentos, incluíndo PP's mas a minha escolha foi o Italiano, em modo subjectivo e que já cá mora à 3 anos e tal; logo SE's forever .
Estava aqui a preparar o caixão do PP e aceito com bom grado este prego para garantir que a tampa fica bem fechada... Agora que a alma do PP está abandonar o corpo, convém não falar muito da habilidade dos PP resolverem certas cargas (colunas) onde alguns SE patinam, porque na comparação justa, o SE deverá ter umas colunas compatíveis, mesmo que isso implique cornetas, ou dimensões de caixa um pouco acima da média... | |
| | | António José da Silva Membro AAP
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
| Assunto: Re: SE vs. PP - To be or not to be? Seg Nov 10 2014, 16:38 | |
| _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
| Assunto: Re: SE vs. PP - To be or not to be? Seg Nov 10 2014, 16:42 | |
| | |
| | | TD124 Membro AAP
| Assunto: Re: SE vs. PP - To be or not to be? Seg Nov 10 2014, 16:47 | |
| - Digital Man escreveu:
- Palmas escreveu:
- Pior que não saber é não saber que não se sabe...
Onde é que eu já ouvi isto?... Já sei! De um grande filósofo!
Efectivamente o nosso amigo Palmas, deve ser mais filosofo que "designer" !!!
Mesmo usando um SE com limitações na resposta, kilos de harmónicas pares, impedâncias menos convenientes, etc, a verdade é esta, desde que o SE esteja acoplado às colunas certas, quando a um painel se coloca esta questão elementar:
«Qual destes sons se aproxima mais do som ao vivo?»
A boa questão é; Qual destes sons é mais respectuoso do que està no disco?... então amigo DM, toca a copiar trinta vezes a boa questão no quadro ... A resposta é subjetiva (ou mesmo ilusória), porque o SE provavelmente até se afasta mais, no entanto é o que recria melhor o sentimento que se tem ao ouvir ao vivo!!! O ouvido e a mente humana são tramados... E esta hein'
Não sei o que voçê ingere, mas deve ser uma overdose de harmonica 2 !!!...
Vou ali buscar um pá para enterrar o PP e já venho...
E com a mumia do SE, faz-se o quê ???... | |
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
| Assunto: Re: SE vs. PP - To be or not to be? Seg Nov 10 2014, 16:48 | |
| _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
| Assunto: Re: SE vs. PP - To be or not to be? Seg Nov 10 2014, 16:50 | |
| - TD124 escreveu:
- E com a mumia do SE, faz-se o quê ???...
Isto está lindo está. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
| | | Palmas Membro AAP
Mensagens : 330 Data de inscrição : 27/05/2014 Idade : 58 Localização : Maia e Coimbra
| Assunto: Re: SE vs. PP - To be or not to be? Seg Nov 10 2014, 17:05 | |
| - TD124 escreveu:
- Palmas escreveu:
- ...
Pior que não saber é não saber que não se sabe...
Olhando p.e. um fabricante razoávelmente barato vejo que ele especifica os transformadores SE 20 a 20kHz +-1dB e os PP 30 a 30kHz +-1dB. A audionote especifica por grupos, independentemente de ser SE ou PP (p.e. grupo A 20-20kHz +-1dB ; grupo B 20-40Hz -1.5dB) e vejo um outro fabricante a especificar os SE na casa dos 6-45kHz -1dB. Para todas estas especificações é preciso perceber em que condições (potencias, correntes e impedancias) são tomadas, mas podemos assumir que serão semelhantes para transformadores do mesmo fabricante.
Amigo Palmas, deixo aqui o catalogo da Hashimoto que é um constructor "suficientemente" sério, então voçê e os que nos léem, poderão comparar todas as especificações de banda entre os transformadores SE e PP e ver as diferenças por si proprios... simplesmente, porque a banda de um transformador nos baixos é determinada pela sua inductância primària e nos altos pela capacidade entre as espiras. Ora, nos transformadores SE a corrente unilateral obriga a utilisar um entreferro (nucleo aberto) afim de evitar de magnetisar as chapas. Afim de ter mais inductância, vamos aumentar o nucleo, o que obriga a dar mais voltas e que permite de aumentar (artificialmente) a inductância mas, que sera sempre muito inferior à de um transformador PP. È esse entreferro, que vai reduzir drasticamente a inductância primària e que não permite a extensão nos graves. A inductância ainda vai diminuir mais com o aumento da corrente, e é por isso que ir buscar potência (exagerada) com um SE é estupido , pois potência com pouca corrente é dificil, ou então é com vàlvulas alimentadas em 10000 volts... a solução do dimensionamento, tém limites também pois os transformadores muito grandes téem perdas (insertion loss) e aumentam a capacidade o que reduz a banda alta, então é sempre um compromisso! De esta lenga resulta então, que com uma impedância e potência de saida igual, um transformador PP terà sempre uma inductância primària superior e por extensão uma banda nos graves mais vasta... ... e não vejo em quê o meu texto foi manipulador em relação a este facto!...
http://www.eifl.co.jp/index/export/hashimoto/hashimoto.html
A larga banda passante e a baixa impedancia de saida atribuidos aqui aos PP não se devem à topologia, mas sim ao feedback, que é quase obrigatório nos PP para corrigir algumas distorções que não aparecem nos SE, podendo portanto os SE funcionarem sem feedback. Se vamos comparar topologias, que o façamos de forma correcta e não tendenciosa.
Amigo Palmas, se fui tendencioso foi dando "abébias" ao SE nesse comparativo e em nenhum caso em favorecendo o PP. Eu precisei no meu texto que a comparação era entre as duas topologias e a vàlvulas cada uma. Ora, no caso em que não saiba eu explico-lhe a coisa, pois num amplificador a vàlvulas bem concebido a banda é limitada pelo tipo de vàlvulas, pelo circuito e pelo transformador de saida e isto tanto em SE como em PP. O meu amplificador que é um PP hibrido de EL84, não posséde realimentação global e no entanto tém uma banda de 15Hz a 60 KHZ na potência maxima que é de 10 watts (transformadores Millerioux AH29S)... sò o andar de entrada é realimentado, então està a ver que o PP não precisa de realimentação para cobrir bandas superiores ao SE... de novo por causa dos transformadores, mas começo a ter a estranha impressão que voçê faz... mas não sabe fazer !!!, pois o fenomeno em jogo no factor de amortecimento, e no resto eu expliquei...
Quanto à primeira frase, não me pareçe judicioso que tente fazer dialética filosofica comigo... pois a unica coisa que é pior que não saber, é não querer aprender !!!... assim pareçe-me jà melhor não é ???
Então pegando nesse seu tão extenso 15 a 60kHz amp, trabalha em modo ultralinear? qual a impedancia de saida? | |
| Assunto: Re: SE vs. PP - To be or not to be? Seg Nov 10 2014, 17:17 | |
| | |
| | | Palmas Membro AAP
| Assunto: Re: SE vs. PP - To be or not to be? Seg Nov 10 2014, 17:20 | |
| Vamos tentar estas | |
| | | Palmas Membro AAP
| | | | Digital Man Membro AAP
| | | | Palmas Membro AAP
| Assunto: Re: SE vs. PP - To be or not to be? Seg Nov 10 2014, 17:31 | |
| | |
| Assunto: Re: SE vs. PP - To be or not to be? Seg Nov 10 2014, 17:34 | |
| Como uma imagem vale por 1000 palavras, no diagrama seguinte temos em cima o caminho do sinal no caso do PP, em que é martelado e processado mas sai com menos distorção, mais amplitude e vestido numa impedância a rigor. Ganha 10-0 em golos. Em baixo temos o SE, em que a pureza do sinal é preservada apesar de alguns compromissos, mas nada de muito grave, face ao ganho em genuinidade, especialmente na gama média. Além disso, algumas harmónicas ajudam a recriar a experiência real. Ganha 10-5 na transmissão da linguagem musical, sendo o ouvido o único juiz. | |
| Assunto: Re: SE vs. PP - To be or not to be? Seg Nov 10 2014, 17:38 | |
| | |
| Assunto: Re: SE vs. PP - To be or not to be? Seg Nov 10 2014, 17:51 | |
| Entretanto já tenho o caixão do PP pronto. Acabei por usar uma corrente, para garantir que ele não sai do caixão. Podem ver que não ficou mal: Há muitos anos atrás alguém também enterrou o SE nesta bela urna... Mas ele acabou por fugir... | |
| | | TD124 Membro AAP
| Assunto: Re: SE vs. PP - To be or not to be? Seg Nov 10 2014, 17:54 | |
| - Palmas escreveu:
- ...
Então pegando nesse seu tão extenso 15 a 60kHz amp, trabalha em modo ultralinear? qual a impedancia de saida? Eu não disse extenso, utilisei para dizer que é o transformador que limita a banda, não tente jogar às indirectas... mas é suficiente com um "pequeno" transformador de 20W para fazer melhor que um 300B meu que com os Partridge (muito mais grandes, potentes, caros e prestigiosos) e a 7 watts dà 20Hz a 60KHz (de novo limitada pelos TS)... foi sò nesse caso que utilisei a comparação... Quanto a responder à sua pergunta, sim é em ultralinear por enrolamento separado e a impedância de saida, do que me lembro anda à volta de 0.8 nas baixas e medias frequências e sobe à volta de 1.5/1.6 nos 20KHz... Tém mais perguntas, é sò curiosidade, ou conta utilisar para argumentar algo ???... | |
| Assunto: Re: SE vs. PP - To be or not to be? Seg Nov 10 2014, 17:56 | |
| Assunto: Re: SE vs. PP - To be or not to be? Seg Nov 10 2014, 18:01 | |
| - António José da Silva escreveu:
Com essas "tabuinhas" podres, e tendo em consideração a força e vigor de um PP, duvido que ele não se consiga escapar com toda a facilidade. Se fosse um SE, chegava, mas assim... A brincar se dizem as verdades... PP = força e vigor... ao passo que SE = finesse! | |
| | | TD124 Membro AAP
| Assunto: Re: SE vs. PP - To be or not to be? Seg Nov 10 2014, 18:06 | |
| - Palmas escreveu:
- ...
Se quer tornar isto pessoal, pois digo-lhe que não sou designer, sou engenheiro. Eu não quero tornar nada em pessoal amigo Palmas, pois como digo sempre, tudo isto é sò brincadeira!... olhe eu sou designer, mas não sou engenheiro e talvez por isso voçê é SE e eu mais PP!!! Mas não é grave, eu continuo a gostar de si na mesma,... como de todos os outros !!! | |
| Assunto: Re: SE vs. PP - To be or not to be? Seg Nov 10 2014, 18:09 | |
| | |
| | | TD124 Membro AAP
| Assunto: Re: SE vs. PP - To be or not to be? Seg Nov 10 2014, 18:12 | |
| | |
| Assunto: Re: SE vs. PP - To be or not to be? Seg Nov 10 2014, 18:17 | |
| | | Palmas Membro AAP
| Assunto: Re: SE vs. PP - To be or not to be? Seg Nov 10 2014, 18:25 | |
| - TD124 escreveu:
- Palmas escreveu:
- ...
Então pegando nesse seu tão extenso 15 a 60kHz amp, trabalha em modo ultralinear? qual a impedancia de saida? Eu não disse extenso, utilisei para dizer que é o transformador que limita a banda, não tente jogar às indirectas... mas é suficiente com um "pequeno" transformador de 20W para fazer melhor que um 300B meu que com os Partridge (muito mais grandes, potentes, caros e prestigiosos) e a 7 watts dà 20Hz a 60KHz (de novo limitada pelos TS)... foi sò nesse caso que utilisei a comparação...
Quanto a responder à sua pergunta, sim é em ultralinear por enrolamento separado e a impedância de saida, do que me lembro anda à volta de 0.8 nas baixas e medias frequências e sobe à volta de 1.5/1.6 nos 20KHz...
Tém mais perguntas, é sò curiosidade, ou conta utilisar para argumentar algo ???... Curiosidade, claro! Nunca usei um Millerioux. esse transformador não é um PP de 8kOhm com as ligações em ultralinear a 43%? usa quantos pares de EL84? Note que considero o ultralinear uma forma de feedback | |
| | | TD124 Membro AAP
| Assunto: Re: SE vs. PP - To be or not to be? Seg Nov 10 2014, 18:32 | |
- TD124 escreveu:
- olhe eu sou designer, mas não sou engenheiro e talvez por isso voçê é SE e eu mais PP!!!
Não devia ser ao contrário?! O Jean Hiraga tém uma formação em "Historia da arte" ! O A. Kaneda é professor de fisica ! O Sugano era boxeador, pintor e ferreiro ! O William Z Johnson era técnico em televisão ! O William Conrad e o Johnson Bill são economistas ! Na realidade conheço poucos que sejam engenheiros ... | |
| Assunto: Re: SE vs. PP - To be or not to be? Seg Nov 10 2014, 18:34 | |
| | |
| | | Palmas Membro AAP
| Assunto: Re: SE vs. PP - To be or not to be? Seg Nov 10 2014, 18:36 | |
| Só mais um ponto sobre o indutancia primária (ou do primário):
É mais dificil ter alta indutancia nos transformadores SE, mas na verdade o que conta não é o valor absoluto, é a sua relação com a impedancia interna do tubo. Daí a 300B, 845 e a GM70 serem tão usadas, têm impedancia abaixo dos 1000Ohm (720Ohm no caso da 300B). No entanto os pentodos EL84 que usa têm impedancias entre os 38000 e os 40000Ohm. Calculando para os 200H de indutancia primária que tem o Millerioux que usa, o ponto de -3dB situar-se-à nos 30Hz. (Presumo portanto que não os usa em modo pentodo).
Na verdade isto não tem a haver com a topologia, tem a haver com os tubos usados, e estes podem ser usados em SE como em PP, mas faço notar que usando os tubos certos, esse problema não é assim tão sério. | |
| Assunto: Re: SE vs. PP - To be or not to be? Seg Nov 10 2014, 18:41 | |
| | |
| | | TD124 Membro AAP
| Assunto: Re: SE vs. PP - To be or not to be? Seg Nov 10 2014, 18:44 | |
| - Palmas escreveu:
- ...
esse transformador não é um PP de 8kOhm com as ligações em ultralinear a 43%? usa quantos pares de EL84?
Note que considero o ultralinear uma forma de feedback Sim, é o mesmo nucleo em C que o AH29, mas na versão S hà um enrolamento separado a 28% para os écrans (que pode ser alimentado com tensão diferente) e o segundàrio é simétrico (Era uma versão para a Radio France ORTF)... mas as medidas de banda são sensivelmente as mesmas que o AH29 !... e uso um unico par de EL84, por canal é claro... Tém absolutamente razão, pois o ultra-linear é um feedback, mas que interfere muito pouco com a impedância de saida dos amplificadores... fora no sistema da Audio Research que é diferente !!! | |
| | | Palmas Membro AAP
| Assunto: Re: SE vs. PP - To be or not to be? Seg Nov 10 2014, 18:46 | |
| | |
| | | TD124 Membro AAP
| Assunto: Re: SE vs. PP - To be or not to be? Seg Nov 10 2014, 18:52 | |
| - Palmas escreveu:
- ...
Hiroyasu Kondo, was a professor of electronic engineering and molecular metallurgy Sim, tenho a certeza que hà (e espero que hajam mais ainda...), mas assim de repente nenhum me veio à cabeça !... | |
| Assunto: Re: SE vs. PP - To be or not to be? Seg Nov 10 2014, 20:26 | |
| O padrão parece ser então que os designers com mais background técnico preferem os SE... | |
| | | Stereo Membro AAP
Mensagens : 3493 Data de inscrição : 07/07/2010 Idade : 64 Localização : Lisboa
| Assunto: Re: SE vs. PP - To be or not to be? Seg Nov 10 2014, 21:18 | |
| Seguindo e partilhando do que disse o Digital Man, O ouvido é que dá a última palavra. Claro que existem ouvidos, como gostos... mas eu devo ter a mania que tenho ouvidos sensíveis! Por isso, apesar de ouvir alguns PP com muito prazer, como é o caso dos PrimaLuna (só os Prologue), o SE é que me trás mais daquilo que quero ouvir, que é o som mais próximo possível do real, ou antes, mais próximo da gravação! Aí o prazer é redobrado, é pura magia! | |
| Assunto: Re: SE vs. PP - To be or not to be? Seg Nov 10 2014, 21:24 | |
| | |
| | | TD124 Membro AAP
| Assunto: Re: SE vs. PP - To be or not to be? Ter Nov 11 2014, 08:55 | |
- O padrão parece ser então que os designers com mais background técnico preferem os SE...
Amigo Digital!,... voçê gosta de me picar ,... e eu adoro cozilhà-lo a lume brando, como os SE !!! Então, visto que é feriado e que tenho muito tempo para a Guerra, vou deixar-lhe uma adivinha para que o lume seja ainda mais brando. A minha formação de designer, està indirectamente e directamente ligada a duas pessoas muito mencionadas neste "seu" topico!!!... um que faz Bentley's caras e mal feitas... e outro que como todos os japoneses é apenas um copiador !... Mas, efectivamente como disse não sou engenheiro, então qual é a minha formação académica ???... E agora que està jà bem no molho... é sò cortar o SE e servir quente, pois jà està morto !!! | |
| Assunto: Re: SE vs. PP - To be or not to be? Ter Nov 11 2014, 09:44 | |
| - TD124 escreveu:
- Digital Man escreveu:
- O padrão parece ser então que os designers com mais background técnico preferem os SE...
Amigo Digital!,... voçê gosta de me picar ,... e eu adoro cozilhà-lo a lume brando, como os SE !!!
Então, visto que é feriado e que tenho muito tempo para a Guerra, vou deixar-lhe uma adivinha para que o lume seja ainda mais brando. A minha formação de designer, està indirectamente e directamente ligada a duas pessoas muito mencionadas neste "seu" topico!!!... um que faz Bentley's caras e mal feitas... e outro que como todos os japoneses é apenas um copiador !...
Mas, efectivamente como disse não sou engenheiro, então qual é a minha formação académica ???...
E agora que està jà bem no molho... é sò cortar o SE e servir quente, pois jà està morto !!!
Quem disse que os engenheiros preferem os SE e os historiadores, pintores, ferreiros, e economistas preferiam os PP foi o amigo TD124, não fui eu!!! Eu até sugeri o contrário. Mas dado que o Kondo veio mais uma vez dar-lhe razão, contra factos não há argumentos. Ou seja o amigo (e a designação não é irónica porque todos os criadores são meus amigos) acendeu o lume brando, mas caiu dentro da panela! Face a este leque de profissões, tanto pode ser arquitecto como advogado ou chef. Todos encaixam no perfil - são não-engenheiros. A expressão "O SE está morto" é quanto muito um desejo. Não tem qualquer ligação à realidade. Nem sequer é algo comparável à mesma expressão usada há 25 anos sobre o vinil (algo que depois se veio a provar que estava errado), porque fazem-se, vendem-se e usam-se mais SE's neste momento do que em toda a história do audio! Efetivamente os engenheiros não costumam andar a dizer que coisas estão mortas sem antes fazer uma análise, estudo e algumas contas! | |
| | | nbunuel Membro AAP
| Assunto: Re: SE vs. PP - To be or not to be? Ter Nov 11 2014, 10:12 | |
| Os SE (99,9% dos casos) continuam a ser venerados por um grupo de pseudo audiófilos que deixaram de ter a preocupação da reprodução da música gravada porque gostam dela adulterada... Com algum saber e algum cuidado um dia perceberão que as vozes tem timbres diferentes e não soam todas iguais! Dependente da distorção! quiçá | |
| | | Palmas Membro AAP
| Assunto: Re: SE vs. PP - To be or not to be? Ter Nov 11 2014, 10:19 | |
| - nbunuel escreveu:
- Os SE (99,9% dos casos) continuam a ser venerados por um grupo de pseudo audiófilos que deixaram de ter a preocupação da reprodução da música gravada porque gostam dela adulterada... Com algum saber e algum cuidado um dia perceberão que as vozes tem timbres diferentes e não soam todas iguais! Dependente da distorção! quiçá
Os pseudo-audiófilos que julgam que as vozes soam bem com amps que têm baixa distorção quando medida com onda sinusoidal estacionária não sabem o que estão a perder nem sabem quanta e que maligna é a distorção que têm no sinal real. | |
| Assunto: Re: SE vs. PP - To be or not to be? Ter Nov 11 2014, 10:20 | |
| - nbunuel escreveu:
- Os SE (99,9% dos casos) continuam a ser venerados por um grupo de pseudo audiófilos que deixaram de ter a preocupação da reprodução da música gravada porque gostam dela adulterada... Com algum saber e algum cuidado um dia perceberão que as vozes tem timbres diferentes e não soam todas iguais! Dependente da distorção! quiçá
Isso é um mito criado pelos PPistas. É precisamente o contrário. A simplicidade técnica do SE e até a sua distorção benigna, permite-lhe recriar com muito mais veracidade a música como foi tocada. Pseudo audiófilos são aqueles que julgam pelas medições e não pelo ouvido. Finalmente, convém ressalvar que o o grupo de audiófilos que gosta dos SE é gigante. | |
| | | nbunuel Membro AAP
| Assunto: Re: SE vs. PP - To be or not to be? Ter Nov 11 2014, 10:54 | |
| Lamento mas isso é uma afirmação de quem nunca tocou nenhum instrumento na vida real! Mas se gostam da musica sem violinos, violas ou violoncelos uma vez que tudo soa igual...todo o meu apoio! O SE são o expoente da mediocridade pois qualquer borabotas sem qualquer conhecimento tecnico consegue construir alguma coisa que dá som, mas não reproduz música! (IMO) | |
| Assunto: Re: SE vs. PP - To be or not to be? Ter Nov 11 2014, 11:22 | |
| - nbunuel escreveu:
- Lamento mas isso é uma afirmação de quem nunca tocou nenhum instrumento na vida real! Mas se gostam da musica sem violinos, violas ou violoncelos uma vez que tudo soa igual...todo o meu apoio!
O SE são o expoente da mediocridade pois qualquer borabotas sem qualquer conhecimento tecnico consegue construir alguma coisa que dá som, mas não reproduz música! (IMO) Eu nunca toquei nenhum violino pelo que não sei como soa o violino quando estamos em cima dele (a tocá-lo), mas ouvi violinos ao vivo a curta, média e longa distância, incluindo solo, trios, variadíssimos quartetos, e muitas orquestras. O violino é um instrumento excepcional e as diferenças entre violinos diferentes são tão impressionantes como as diferenças entre aqueles que os estão a tocar. A maioria dos PP tem pouco talento na recriação do som original do violino. Já o SE recria quase na integralidade a sua magia. Nos instrumentos que referiu e que vivem essencialmente na gama média, o PP raramente tem hipótese de bater um bom SE nas colunas certas. Se me falasse de certas rocalhadas, isso já seria outra história... Leia atrás. quem anda a fabricar os PP são os economistas, já os SE são feitos por engenheiros. Mais uma vez o que defende é o oposto da realidade com qual contactei ao longo das décadas. Qualquer pessoa com umas dicas de electrónica monta um PP dentro da média, mas poucos são os que fazem um bom SE. Possivelmente o amigo nbunuel ouviu os SE errados, ou nem eram maus de todo mas estavam ligados às colunas erradas? (isto é muito frequente). | |
| | | nbunuel Membro AAP
| Assunto: Re: SE vs. PP - To be or not to be? Ter Nov 11 2014, 11:44 | |
| Meu caro antes de ouvir os aparelhos são medidos...! gosto de alta fidelidade Aliás basta ir ao wiki e de uma forma simples nem é preciso muita dissertação!
"Alta fidelidade, também referida como hi-fi do inglês, é a reprodução de áudio feita por um aparelho de som com a maior fidelidade possível ao som real. Para tal, deseja-se minimizar os efeitos de ruídos e distorções." Wiki | |
| Assunto: Re: SE vs. PP - To be or not to be? Ter Nov 11 2014, 11:58 | |
| - nbunuel escreveu:
- Meu caro antes de ouvir os aparelhos são medidos...! gosto de alta fidelidade
Aliás basta ir ao wiki e de uma forma simples nem é preciso muita dissertação!
"Alta fidelidade, também referida como hi-fi do inglês, é a reprodução de áudio feita por um aparelho de som com a maior fidelidade possível ao som real. Para tal, deseja-se minimizar os efeitos de ruídos e distorções." Wiki A fidelidade medida (ainda) não tem correspondência linear com a fidelidade ouvida. Basta ver o exemplo da THD e das harmónicas pares e impares, ou da dispersão e amplitude dos vários tipos de distorção. Não há uma tabela de correspondência... Só para chatear há amplificadores com 0.005% THD, resposta 5-50KHz +-3dB, em que os violinos soam como se alguém estivesse a esfregar duas panelas... A fidelidade ao som real é "medida" na percepção que cada um tem de um dado som ser o que mais representa o fenómeno acústico original. Naturalmente, muitas medições são importantes, não devem ter desvios excessivos, e dão pistas importantes. | |
| | | nbunuel Membro AAP
| Assunto: Re: SE vs. PP - To be or not to be? Ter Nov 11 2014, 12:07 | |
| Já para não falar da distorção das colunas de som, que é imensorialvelmente maior... Já que gostam de fiar apenas na escuta como é que podem aferir se não estão a multiplicar distorção em toda a cadeia (fonte, amplificação e colunas) .. não será por essa razão que o violinos soam a motoserras? | |
| Assunto: Re: SE vs. PP - To be or not to be? Ter Nov 11 2014, 12:18 | |
| - nbunuel escreveu:
- Já para não falar da distorção das colunas de som, que é imensorialvelmente maior... Já que gostam de fiar apenas na escuta como é que podem aferir se não estão a multiplicar distorção em toda a cadeia (fonte, amplificação e colunas) .. não será por essa razão que o violinos soam a motoserras?
Esse ponto é muito interessante porque tanto as colunas em si podem ser um foco de grandes males, como o próprio "acasalamento" entre amplificadores e colunas pode ser nefasta. Aliás, a minha sensação é que os PP neste ponto estão em vantagem, ou seja, na maior parte dos casos conseguem atingir um bom resultado em várias colunas, enquanto os SE requerem mais cuidados na escolha das companheiras. Além disso, a maioria dos SE da equipa sub-20 gosta de companheiras sensíveis para uma utilização polivalente a vários níveis. No exemplo que dei (a transistores AB) essa não era a origem do mal, mas existência de um grupo terrorista de harmónicas ímpares, que apesar de serem em pouco número (o que se reflete na baixa THD), tornam o som mecânico e desagradável. | |
| | | nbunuel Membro AAP
| Assunto: Re: SE vs. PP - To be or not to be? Ter Nov 11 2014, 12:32 | |
- nbunuel escreveu:
- Já para não falar da distorção das colunas de som, que é imensorialvelmente maior... Já que gostam de fiar apenas na escuta como é que podem aferir se não estão a multiplicar distorção em toda a cadeia (fonte, amplificação e colunas) .. não será por essa razão que o violinos soam a motoserras?
Esse ponto é muito interessante porque tanto as colunas em si podem ser um foco de grandes males, como o próprio "acasalamento" entre amplificadores e colunas pode ser nefasta.
Aliás, a minha sensação é que os PP neste ponto estão em vantagem, ou seja, na maior parte dos casos conseguem atingir um bom resultado em várias colunas, enquanto os SE requerem mais cuidados na escolha das companheiras. Além disso, a maioria dos SE da equipa sub-20 gosta de companheiras sensíveis para uma utilização polivalente a vários níveis.
Ora não será porque os bons PP são mais lineares?? pelo que não tem tendencia acrescentar defeitos na cadeia? | |
| Assunto: Re: SE vs. PP - To be or not to be? Ter Nov 11 2014, 12:45 | |
| - nbunuel escreveu:
- Ora não será porque os bons PP são mais lineares?? pelo que não tem tendencia acrescentar defeitos na cadeia?
A linearidade é um território complexo - depende como essa linearidade é obtida. Pode ser pior tentar corrigir alguns defeitos na cadeia e ter estragos colaterais no processo; do que interferir menos com o sinal, aceitando alguns desses defeitos como bons compromissos. Alguns amplificadores a transistores "empenavam" o som, tornando-o mecânico e pouco natural, exatamente porque os designers faziam todos os esforços para ficar bem na fotografia de algumas (poucas) medições, como a THD, para efeitos de marketing, dado que nessa era havia um pequeno conjunto de medições, tais como a THD e a potência, que constituíam uma importante ferramenta de marketing. Progressivamente os compradores foram compreendendo que aqueles valores eram completamente enganadores sobre a verdadeira performance e fidelidade do equipamento. Apesar de algumas posições aparentemente antagónicas na defesa de cada lado, a realidade é que esta não é uma questão Preto-Branco. É uma matéria cinzenta... | |
| | | Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: SE vs. PP - To be or not to be? | |
| |
| | | | SE vs. PP - To be or not to be? | |
|
| Permissões neste sub-fórum | Não podes responder a tópicos
| |
| |
| |
|