Assunto: Re: Short List de Amplificadores Qua Set 23 2020, 23:27
José Miguel escreveu:
Um programa não faz a sala desaparecer, fará com que a resposta se adapte. Por exemplo, neste momento nós temos um grande problema, o sistema está numa das paredes longas da sala e puxado para uma das extremidades (altamente descentrado). Já usamos cortinas para tapar as portas de acesso à varanda, evitando assim o reflexo imediato do vidro, mas temos um fosso do lado direito.
Poderia colocar uma imagem ou um diagrama que ajude a perceber o espaço e colocação do sistema?
TD124 Membro AAP
Mensagens : 8270 Data de inscrição : 07/07/2010 Idade : 59 Localização : França
Assunto: Re: Short List de Amplificadores Qui Set 24 2020, 09:48
A conversa vai boa é verdade e isso dà-me vontade de juntar mais um tijolo no edificio. Existe algo com o qual estou, e desde sempre de acordo com o Ricardo, que é a existência de duas correntes humanas no audio. Habitualmente apelidadas de subjectivista e objectivista na realidade quando esprememos até à casca este conçepto o que apareçe é algo de simples: hà pessoas para as quais a optimisação de um sistema é um desafio "sensorial" e outras para as quais trata-se de um desafio "intelectual"...
Teoricamente poderiamos dizer que eles não estão tão afastados quanto isso pois na globalidade eles procuram a mesma coisa, é o caminho que é diferente, mas na realidade penso que os dois conceptos são inconciliàveis. Hà vinte anos atràs quando encontrei o Hiraga ele era, apesar dos profundos conhecimentos técnicos, realmente um subjectivista e eu jovém designer era um puro objectivista que queria fazer o aparelho absoluto. Para ele o "equilibrio subjectivo" era fundamental ora que para mim era o "desempenho técnico" o essencial. Compreendi ràpidamente que no universo subjectivo dele o desempenho, mesmo o alto-desempenho, podia ser fàcilmente integrado a partir do momento que não havia contradição com o equilibrio subjectivo e que o resultado auditivo era bom. Ao contràrio, eu do meu lado era incapaz de incorporar elementos do mundo subjectivo no meu universo (como os SE, Classe A, Triodos antigos e etc) pois o desempenho técnico era muitissimo inferior ao que era possivel de fazer na época...
Portanto ele provou-me, e vàrias vezes, que é impossivel às cegas de sentir (ouvir) uma diferença entre 0.1% de distorsão e 0.01% ... então, ir buscar os 0.001% ou 0.00001% ném sequer é um passo para a frente na fidelidade, é uma pura demonstração intelectual pois o resultado não é audivel. Também me provou, vàrias vezes, que aparelhos com 1% de distorção mas com um descaimento harmonico progressivo (linear) soam mais transparentes e "limpos" do que um aparelho que possui 10 vezes menos de distorção (0.01%) mas com um descaimento harmonico irregular (não-linear). Compreendi pela experiência que ir buscar um grande desempenho que não seja audivel ou que não traga um novo elemento progressista na escuta é estéril e trata-se de um puro exercicio intelectual. Para mim que adorava a musica e fazia aparelhos para os escutar foi o começo da descida aos infernos intelectuais...
Evidentemente, como o José disse ném 8 ném 80 ... não aprego, longe de là, que os aparelhos não téem necessidade de possuir boas medidas, seria estupido de os fazer para que tenham um mau desempenho técnico. Digo simplesmente, que é tempo de parar a corrida ao armamento das medidas. Jà faz muito tempo que as medidas de distorção nas electronicas ultrapassam a capacidade audivel humana ... é tempo de buscar outros elementos audiveis desdenhados como a fase, as impulsões, a estabilidade em carga complexa, as distorsões de memoria e térmicas e etc e etc. Para mim, o futuro "objectivista" não passa por amelhorar o existente que jà é muito bom mas por buscar as falhas e os elementos que impactam a escuta e que não são conhecidos ném medidos. Penso que então talvez seja possivel de nos meter todos de acordo pois que a verdade seja dita ... com graficos ou simplesmente com as orelhas, um sistema é feito para ser escutado e para dar fidelidade e prazer musical
JPEREIRA gosta desta mensagem
luis carrilho Membro AAP
Mensagens : 887 Data de inscrição : 19/01/2013 Idade : 51 Localização : Pinhal do Vidal-Seixal
Assunto: Re: Short List de Amplificadores Qui Set 24 2020, 09:54
JPEREIRA escreveu:
Som e música é sensorial, é bem estar, é felicidade
Quando o investimento for considerável na ordem 30 ou 40mil € fará algum sentido medir e ajustar acústicamente com recurso a tecnologia, agora nos sistemas medianos que é 70% dos casos para produzirem som no meio dos móveis com distâncias assimétricas com o cara sentado no lado do sofá e mesmo assim não está centrado, vamos medir o quê?
Jorginho...com a 1a parte não podia estar mais de acordo!!!
Já com a segunda,não é bem assim...eu conheço um gajo que tem um sistema "dos trezentos" e mesmo assim,não tem moveis,vidros ou bricabracks ressonantes e desnecessarios na sala,que se deu ao luxo de medir a posição das colunas ao cm,que meteu uns bass traps grandes nuns cantos problematicos e que pra nao haver desvios ao sweetspot,até optou por uma chaiselongue,aquela quinquilharia,nem mercecia tanto,mas o gajo é manioso!!!
José Miguel Membro AAP
Mensagens : 9401 Data de inscrição : 16/08/2015 Idade : 43 Localização : A Norte, ainda a Norte...
Assunto: Re: Short List de Amplificadores Qui Set 24 2020, 09:59
ricardo.canelas escreveu:
José Miguel escreveu:
Aqui reforço a dúvida que tenho: corrigir algo é limar, somar ou subtrair.
Não há correcção sem um sinal "-", eu gostava de perceber de forma simples quão "-" resulta.
Parece-me haver aqui alguma imprecisão e confiança mal colocada. O termo correção não implica um processo destrutivo em nenhum contexto, muito menos aplicado a um espectro de frequências como um sinal de audio por um processo digital com taxas de samplagem e profundidade muito para além do que será necessário em primeira análise. Há claramente correções destrutivas, mas uma coisa não implica a outra.
Uma correção destrutiva que presumo que use é um crossover nas colunas. Filtra de modo não recuperável partes da banda do sinal, e ainda bem, é para isso que serve. Mas vejo poucas pessoas a debater-se com isso, talvez quem aplique drivers full range tenha isso como preocupação, e mesmo assim há alguns que usam.
Olhando para a situação que descreve, com um ambiente altamente assimétrico e não tratado, tem essencialmente uma correção aleatória que a sala lhe faz no sinal. As cortinas que descreve são já uma tentativa de correção, embora atuem só na parte superior do espectro (agudos). Não conheço nenhuma técnica para corrigir esse tipo de assimetrias a não ser com tratamento acústico em toda a banda.
Caro Ricardo Canelas, com calma creio que chegaremos a um acordo.
Quando eu referi que num processo de correcção há um sinal menos ("-"), referia-me às potenciais perdas que essa correcção implica. O Neo_2018 facultou uns gráficos que revelam que eu não estou assim tão errado, verifique a diferença entre a curva de resposta optimizada e a curva com a correcção tendo em conta a existência da sua sala. Claro que a terceira curva é melhor do que a segunda, mas menos boa do que a primeira.
Eu quero perceber como funciona a correcção digital, quero tentar perceber se essa correcção acompanha os princípios das correcções "analógicas" (mudança de posição das colunas, escolha de colunas pelo tamanho e resposta, etc). Em teoria, se uma sala não "aguenta" um certo tipo de resposta ou frequência, o que a correcção vai fazer é atenuar e, se eu entendo bem, atenuar significa subtrair.
É um mal necessário, é certo, mas não deixa de ser uma perda - se estou a perceber o funcionamento, que isto ainda é muita informação para descodificar.
galvaorod Membro AAP
Assunto: Re: Short List de Amplificadores Qui Set 24 2020, 10:04
Se eu estivesse comprador de um amplificador e cometesse o erro de ler este tópico, e o levasse a sério, acabava por não comprar nada. Tal é a confusão que ficava na cabeça.
ricardo onga-ku Membro AAP
Mensagens : 6017 Data de inscrição : 02/01/2012 Localização : Terra d'Anglos...e Saxões
Assunto: Re: Short List de Amplificadores Qui Set 24 2020, 10:05
galvaorod escreveu:
Se eu estivesse comprador de um amplificador e cometesse o erro de ler este tópico, e o levasse a sério, acabava por não comprar nada. Tal é a confusão que ficava na cabeça.
A conversa é como as cerejas...
José Miguel Membro AAP
Mensagens : 9401 Data de inscrição : 16/08/2015 Idade : 43 Localização : A Norte, ainda a Norte...
Assunto: Re: Short List de Amplificadores Qui Set 24 2020, 10:22
neo_2018 escreveu:
José Miguel escreveu:
Um programa não faz a sala desaparecer, fará com que a resposta se adapte. Por exemplo, neste momento nós temos um grande problema, o sistema está numa das paredes longas da sala e puxado para uma das extremidades (altamente descentrado). Já usamos cortinas para tapar as portas de acesso à varanda, evitando assim o reflexo imediato do vidro, mas temos um fosso do lado direito.
Poderia colocar uma imagem ou um diagrama que ajude a perceber o espaço e colocação do sistema?
Caro Neo_2018, quando coloquei o exemplo da nossa sala, eu queria mesmo dar o exemplo - estou consciente que não há milagres para operar.
No último ano este mesmo sistema já conheceu três salas bem diferentes, o som mudou e em cada uma delas há características que reconhecemos (são as de base) e outras que vamos descobrindo e tentando limar. A sala de Viseu permitia uma colocação mais próxima da ideal, usávamos uma das paredes curtas da sala, as colunas estavam afastadas das paredes laterais e traseira de forma semelhante (as nossas colunas têm caixa selada, mas gostam de algum avanço). Na primeira sala de Espinho usamos uma das paredes mais longas, mas a sala tinha características que não ajudavam e por sabermos que seria passageira, arrumamos tudo de uma forma pouco eficaz. Fomos aperfeiçoando a posição das colunas, mas só perto da mudança verificamos que o móvel que ocupava o centro das colunas, carregado de livros, estava a prejudicar o som. Esta sala é mais um compromisso, ela tem uma parede longa com 6,5 metros e o sistema está quase encostado a uma das extremidades. Mantemos a fórmula das colunas separadas 2,5 metros entre si (parece funcionar, 2 metros é pouco e a imagem fica muito confusa), o avanço face à parede traseira é 50cm, o lugar de escuta está a 2,8 metros.
A imagem está ligeiramente deslocada para a esquerda, mesmo depois de termos fechado um pouco mais o ângulo das colunas - gostamos de apontar aos ombros e agora está a apontar aos ouvidos.
Expliquei tudo isto, mas como disse antes, o exemplo era apenas para perceber como em teoria uma correcção digital funcionaria. Puxaria a resposta da coluna da direita para equilibrar a diferença de dispersão? Atenuaria a resposta da coluna da esquerda, devido à proximidade da parede lateral e por isso mais rápido reflexo? Uma mistura destas duas possibilidades e mais alguma coisa?
Acredite, para começar eu quero perceber o funcionamento das coisas, é assim que funciono.
TD124 Membro AAP
Assunto: Re: Short List de Amplificadores Qui Set 24 2020, 10:22
galvaorod escreveu:
Se eu estivesse comprador de um amplificador ném leria uma unica frase de nenhum forum do mundo ... iria a vàrias lojas escutar ... ou em segunda mão iria escutar na casa dos vendedores. Faria isso com cada um dos elementos constituintes do sistema até ter um sistema compléto, de preferência barato...
Depois, iria me inscrever num forum e partilhar as minhas duvidas, decepções, alegrias e aspirações. Hà sempre uma alma caridosa num forum que vai dar dicas interessantes para corrigir os erros, mas ninguém pode ajudar ninguém a comprar. Depois iria dar-me conta que o que pareçe simples é na realidade complicado e que o que é complicado é simples ... como muitas vezes na vida. Não tive necessidade de um forum ném para encontrar as minhas esposas ném para divorciar três vezes
JPEREIRA e ricardo onga-ku gostam desta mensagem
José Miguel Membro AAP
Assunto: Re: Short List de Amplificadores Qui Set 24 2020, 10:29
ricardo onga-ku escreveu:
galvaorod escreveu:
A conversa é como as cerejas...
Ontem, na RTP3, deu um programa chamado Fronteiras XXI, dedicado às questões do cérebro. Nele a Graça Morais (pintora) disse uma coisa altamente pertinente e bela: o Homem é capaz de criar no caos, ora o caos para as máquinas significa destruição. (não estou a citar, escrevo de memória).
Falava-se da possibilidade das máquinas (Inteligência Artificial) criarem e ela disse isso referindo-se à criação artística... contudo, a frase dá que pensar, como este tópico ou outros em que os temas criam desvios.
ricardo onga-ku gosta desta mensagem
Mensagens : 6017 Data de inscrição : 02/01/2012 Localização : Terra d'Anglos...e Saxões
Assunto: Re: Short List de Amplificadores Qui Set 24 2020, 10:35
TD124 escreveu:
galvaorod escreveu:
Se eu estivesse comprador de um amplificador ném leria uma unica frase de nenhum forum do mundo ... iria a vàrias lojas escutar ... ou em segunda mão iria escutar na casa dos vendedores. Faria isso com cada um dos elementos constituintes do sistema até ter um sistema compléto, de preferência barato...
Depois, iria me inscrever num forum e partilhar as minhas duvidas, decepções, alegrias e aspirações. Hà sempre uma alma caridosa num forum que vai dar dicas interessantes para corrigir os erros, mas ninguém pode ajudar ninguém a comprar. Depois iria dar-me conta que o que pareçe simples é na realidade complicado e que o que é complicado é simples ... como muitas vezes na vida. Não tive necessidade de um forum ném para encontrar as minhas esposas ném para divorciar três vezes
Concordo.
No entanto as almas caridosas podem dar-te a perceber que afinal não precisas de um novo amplificador mas sim de mudar de colunas.
TD124 Membro AAP
Assunto: Re: Short List de Amplificadores Qui Set 24 2020, 10:42
... Concordo.
No entanto as almas caridosas podem dar-te a perceber que afinal não precisas de um novo amplificador mas sim de mudar de colunas.
Foi por isso que eu disse que o primeiro sistema teria que ser baratucho ... para poder evoluir, ou não, depois
José Miguel Membro AAP
Assunto: Re: Short List de Amplificadores Qui Set 24 2020, 10:43
Já temos Quórum... o Alexandre tem que trocar de colunas.
TD124 Membro AAP
Assunto: Re: Short List de Amplificadores Qui Set 24 2020, 10:50
José Miguel escreveu:
... Falava-se da possibilidade das máquinas (Inteligência Artificial) criarem e ela disse isso referindo-se à criação artística... contudo, a frase dá que pensar, como este tópico ou outros em que os temas criam desvios.
Penso que este topico, mesmo se é sinusoidal como o sinal, està perfeitamente no tema e não està a desviar do seu objectivo. O Alexandre sabe que para escolher um amplificador vai ter que escolher os parâmetros que para ele são importantes nesse elo. Aqui discute-se pela controversa de quais são os "hipotéticos" parâmetros mais importantes a ter em conta aquando da escolha ... não estamos todos de acordo, mas é isto um forum
ricardo onga-ku e José Miguel gostam desta mensagem
Assunto: Re: Short List de Amplificadores Qui Set 24 2020, 10:50
José Miguel escreveu:
neo_2018 escreveu:
José Miguel escreveu:
Caro Neo_2018, quando coloquei o exemplo da nossa sala, eu queria mesmo dar o exemplo - estou consciente que não há milagres para operar.
No último ano este mesmo sistema já conheceu três salas bem diferentes, o som mudou e em cada uma delas há características que reconhecemos (são as de base) e outras que vamos descobrindo e tentando limar. A sala de Viseu permitia uma colocação mais próxima da ideal, usávamos uma das paredes curtas da sala, as colunas estavam afastadas das paredes laterais e traseira de forma semelhante (as nossas colunas têm caixa selada, mas gostam de algum avanço). Na primeira sala de Espinho usamos uma das paredes mais longas, mas a sala tinha características que não ajudavam e por sabermos que seria passageira, arrumamos tudo de uma forma pouco eficaz. Fomos aperfeiçoando a posição das colunas, mas só perto da mudança verificamos que o móvel que ocupava o centro das colunas, carregado de livros, estava a prejudicar o som. Esta sala é mais um compromisso, ela tem uma parede longa com 6,5 metros e o sistema está quase encostado a uma das extremidades. Mantemos a fórmula das colunas separadas 2,5 metros entre si (parece funcionar, 2 metros é pouco e a imagem fica muito confusa), o avanço face à parede traseira é 50cm, o lugar de escuta está a 2,8 metros.
A imagem está ligeiramente deslocada para a esquerda, mesmo depois de termos fechado um pouco mais o ângulo das colunas - gostamos de apontar aos ombros e agora está a apontar aos ouvidos.
Expliquei tudo isto, mas como disse antes, o exemplo era apenas para perceber como em teoria uma correcção digital funcionaria. Puxaria a resposta da coluna da direita para equilibrar a diferença de dispersão? Atenuaria a resposta da coluna da esquerda, devido à proximidade da parede lateral e por isso mais rápido reflexo? Uma mistura destas duas possibilidades e mais alguma coisa?
Acredite, para começar eu quero perceber o funcionamento das coisas, é assim que funciono.
A partir da zona de transição, por volta dos 300Hz, o efeito da sala na resposta no ponto de escuta reduz-se e a resposta polar (fora do eixo) da coluna torna-se o factor dominante, com a ressalva de que as características das paredes laterais e tecto bem como a proximidade destas e a simetria do triângulo na sala também entram na equação.
Quando as colunas estão muito próximas da parede lateral o balanço tonal que chega aos ouvidos resulta da soma do som directo com o som reflectido porque este último não tem tempo para que o ouvido o consiga diferenciar como reflexão.
As colunas que produzem uma resposta relativamente plana fora do eixo são raras assim como o são as colunas que produzem uma resposta estreita, embora a maior parte dos fabricantes esteja a evoluir nesse sentido. Este problema é mais pronunciado com colunas com a face mais larga e também com colunas de 3 vias.
Resposta horizontal de umas Kef LS50 (tweeter concêntrico com o midwoofer) normalizada à resposta ao eixo
Resposta horizontal de umas ProAc Studio 100 normalizada à resposta ao eixo
neo_2018 gosta desta mensagem
José Miguel Membro AAP
Assunto: Re: Short List de Amplificadores Qui Set 24 2020, 11:00
(...) Quando as colunas estão muito próximas da parede lateral o balanço tonal que chega aos ouvidos resulta da soma do som directo com o som reflectido porque este último não tem tempo para que o ouvido o consiga diferenciar como reflexão. (...)
Foi precisamente por termos isso em mente, esses princípios, que tentamos ajustar da melhor forma possível (fechar o ângulo das colunas ajudou). Sem os cortinados a "parede" de vidro que são as portas para a varanda faziam um reflexo pouco agradável, assim está melhor. O desvio da imagem será difícil de corrigir, já pensamos colocar as colunas de costas para as portas da varanda, coisa possível com uns metros de cabo de coluna... conseguiríamos uma posição simétrica, mas a sala ficaria algo estranha. Acabamos de nos mudar, ainda temos que descansar um pouco e pensar no melhor compromisso.
Assunto: Re: Short List de Amplificadores Qui Set 24 2020, 11:01
TD124 escreveu:
José Miguel escreveu:
... Falava-se da possibilidade das máquinas (Inteligência Artificial) criarem e ela disse isso referindo-se à criação artística... contudo, a frase dá que pensar, como este tópico ou outros em que os temas criam desvios.
Penso que este topico, mesmo se é sinusoidal como o sinal, està perfeitamente no tema e não està a desviar do seu objectivo. O Alexandre sabe que para escolher um amplificador vai ter que escolher os parâmetros que para ele são importantes nesse elo. Aqui discute-se pela controversa de quais são os "hipotéticos" parâmetros mais importantes a ter em conta aquando da escolha ... não estamos todos de acordo, mas é isto um forum
Eu concordo que o amplificador do Alexandre deve ter em conta "os parâmetros que para ele são importantes".
Proponho que ele determine quais são os problemas no sistema actual, que os correlacione com as medições disponíveis na internet e em seguida efectue uma pequena lista de equipamentos que lhe resolvam os problemas. Pelo que vi de medições das Scansonic e Raidho o som dever ser algo "distante", "clínico" e um pouco "àspero" ou "agressivo", talvez até a tender para o "brilhante" com amplificadores mais "transparentes". Não sei quais são as suas fontes ou que colunas teve antes das actuais, mas o balanço tonal das primeiras se estas foram escolhidas apenas subjectivamente pode ter sido comprometido pela respostas das últimas e contribuir para o desagrado.
Na minha opinião não é possível corrigir um problema com outro problema (em audio - com - não dá +) mas se não ouver alternativa talvez um amplificador da Prima Luna seja a solução pois a elevada impedância de saída e a resposta arredondada nos extremos irão compensar de certo modo os defeitos da resposta das Scansonic (a carga alivia na região do crossover) mas talvez seja necessário tapar os pórticos para compensar o grave que irá perder tónus...
TD124 Membro AAP
Assunto: Re: Short List de Amplificadores Qui Set 24 2020, 11:26
... Na minha opinião não é possível corrigir um problema com outro problema (em audio - com - não dá +) mas se não ouver alternativa talvez um amplificador da Prima Luna seja a solução pois a elevada impedância de saída e a resposta arredondada nos extremos irão compensar de certo modo os defeitos da resposta das Scansonic (a carga alivia na região do crossover) mas talvez seja necessário tapar os pórticos para compensar o grave que irá perder tónus...
Tens razão de te desculpar pois a proposição que estàs a fazer ao Alexandre é como tratar uma cefaleia em cortando a cabeça. De um lado dàs a entender ao rapaz que as colunas dele não valém um corno ... e que a melhor solução é de ligà-las a um aparelho reles ... mas que é a unica maneira de poder equilibrar a coisa. È certo que nunca te irei pedir ajuda para o meu sistema
Assunto: Re: Short List de Amplificadores Qui Set 24 2020, 11:35
TD124 escreveu:
... Na minha opinião não é possível corrigir um problema com outro problema (em audio - com - não dá +) mas se não ouver alternativa talvez um amplificador da Prima Luna seja a solução pois a elevada impedância de saída e a resposta arredondada nos extremos irão compensar de certo modo os defeitos da resposta das Scansonic (a carga alivia na região do crossover) mas talvez seja necessário tapar os pórticos para compensar o grave que irá perder tónus...
Tens razão de te desculpar pois a proposição que estàs a fazer ao Alexandre é como tratar uma cefaleia em cortando a cabeça. De um lado dàs a entender ao rapaz que as colunas dele não valém um corno ... e que a melhor solução é de ligà-las a um aparelho reles ... mas que é a unica maneira de poder equilibrar a coisa. È certo que nunca te irei pedir ajuda para o meu sistema
Se existe algo que me dá asco é o Audio Relativismo... Achas aceitável justificar a existência de qualquer equipamento por mais mau que seja o seu desempenho só porque algures alguém pode apreciar o modo como este "dá cor" ao sinal, que complementado com o parceiro "certo" até pode não soar mal de todo?
Assunto: Re: Short List de Amplificadores Qui Set 24 2020, 11:42
... Se existe algo que me dá asco é o Audio Relativismo... Achas aceitável justificar a existência de qualquer equipamento por mais mau que seja o seu desempenho só porque algures alguém pode apreciar o modo como este "dá cor" ao sinal, que complementado com o parceiro "certo" até pode não soar mal de todo?...
Calma Ricardo ... tu tens razão e eu estava a brincar e puz o boneco a condizer! Era pura brincadeira
TD124 Membro AAP
Assunto: Re: Short List de Amplificadores Qui Set 24 2020, 11:45
Aliàs, ... um Sugden em Classe A também poderia ser uma solução, talvez mais elegante e justa
Assunto: Re: Short List de Amplificadores Qui Set 24 2020, 11:50
TD124 escreveu:
... Se existe algo que me dá asco é o Audio Relativismo... Achas aceitável justificar a existência de qualquer equipamento por mais mau que seja o seu desempenho só porque algures alguém pode apreciar o modo como este "dá cor" ao sinal, que complementado com o parceiro "certo" até pode não soar mal de todo?...
Calma Ricardo ... tu tens razão e eu estava a brincar e puz o boneco a condizer! Era pura brincadeira
José Miguel Membro AAP
Assunto: Re: Short List de Amplificadores Qui Set 24 2020, 12:15
A partir de que idade se pode baixar o filtro e dizer quase tudo?
Vocês acordaram bem-dispostos, agora vou é
TD124 Membro AAP
Assunto: Re: Short List de Amplificadores Qui Set 24 2020, 12:34
José Miguel escreveu:
... Vocês acordaram bem-dispostos, agora vou é
E a musica ... ném sequer ouves musica
José Miguel Membro AAP
Assunto: Re: Short List de Amplificadores Qui Set 24 2020, 13:00
TD124 escreveu:
José Miguel escreveu:
Eu preciso de "ruído" de fundo para estudar e preparar o regresso a um trabalho que pensava ter ficado para trás... mas como não estou a ouvir atentamente, não partilho.
Neste momento está a tocar Requiem For Hell by MONO: https://monoofjapan.bandcamp.com/album/requiem-for-hell
TD124 Membro AAP
Assunto: Re: Short List de Amplificadores Qui Set 24 2020, 13:26
José Miguel escreveu:
TD124 escreveu:
José Miguel escreveu:
Eu preciso de "ruído" de fundo para estudar e preparar o regresso a um trabalho que pensava ter ficado para trás... mas como não estou a ouvir atentamente, não partilho.
Neste momento está a tocar Requiem For Hell by MONO: https://monoofjapan.bandcamp.com/album/requiem-for-hell
Tenho vàrios discos deles ... hà coisas simpàticas nesses japoneses! Voltas ao ensino ???
JPEREIRA Membro AAP
Assunto: Re: Short List de Amplificadores Qui Set 24 2020, 13:43
Olá
Então, agora que o Alexandre comprou umas colunas novas já é preciso trocar de colunas? á pá não façam isso ao rapaz que ele não merece O Alexandre ainda vai dar a volta por cima e surpreender todo o mundo com uma marca conceituada As colunas dele eu acho que o meu Viriatus faz delas umas colunas boas aqui na minha sala
José Miguel Membro AAP
Assunto: Re: Short List de Amplificadores Qui Set 24 2020, 14:30
TD124 escreveu:
José Miguel escreveu:
TD124 escreveu:
José Miguel escreveu:
Tenho vàrios discos deles ... hà coisas simpàticas nesses japoneses! Voltas ao ensino ???
Em tempo parcial, nesta fase será para colocar um pé em cada lado e depois logo se vê se no passado decidi bem ou algo mudou.
TD124 Membro AAP
Assunto: Re: Short List de Amplificadores Qui Set 24 2020, 14:32
JPEREIRA escreveu:
... Então, agora que o Alexandre comprou umas colunas novas já é preciso trocar de colunas? á pá não façam isso ao rapaz que ele não merece
Caro Sir George, antes de tudo espero que tudo và bem consigo e com a sua metade. De volta ao tema que nos ocupa, sou obrigado de dizer o que sinto então aqui vai. Não sei porque razão o AV trocou de colunas ... não sei o que criticava às antigas ... não sei o que critica às novas ... não sei com que amplificador as utilisa ... não sei porque razão busca outro amplificador ... não sei porque hesita entre vàlvulas e transistores ... não sei o que ele espera do seu futuro sistema ... e ném sequer sei se ele mesmo sabe dar resposta a isto tudo! Penso que o rapaz sofre de um SPC (sindroma post-confinamento) e que se deixou ir às tentações audio compulsivas ... é por isso que estamos reunidos todos aqui para o confortar e guiar neste momento complicado para o rapaz, é para isso que servém os amigos. Então para resumir, ninguém quer impingir ao AV um novo par de colunas (ele jà se impingiu isso sòzinho) e tudo o resto é uma tentativa (desesperada) de ajuda da nossa parte. Se ele pudesse, mas pareçe-me dificil, ter um momento de lucidez e ser capaz de responder a algumas das questões que nos tormentam, talvez a ajuda fosse mais eficaz. Sò o rapaz pode nos ajudar e por esse meio se salvar a si mesmo, penso eu...
José Miguel Membro AAP
Assunto: Re: Short List de Amplificadores Qui Set 24 2020, 14:34
JPEREIRA escreveu:
Olá
Então, agora que o Alexandre comprou umas colunas novas já é preciso trocar de colunas? á pá não façam isso ao rapaz que ele não merece O Alexandre ainda vai dar a volta por cima e surpreender todo o mundo com uma marca conceituada As colunas dele eu acho que o meu Viriatus faz delas umas colunas boas aqui na minha sala
Viajar ajuda a abrir horizontes, talvez ajude.
TD124 Membro AAP
Assunto: Re: Short List de Amplificadores Qui Set 24 2020, 14:35
José Miguel escreveu:
Em tempo parcial, nesta fase será para colocar um pé em cada lado e depois logo se vê se no passado decidi bem ou algo mudou.
Cool, os meus parabéns ... espero que seja uma experiência enriqueçedora
luis carrilho Membro AAP
Mensagens : 887 Data de inscrição : 19/01/2013 Idade : 51 Localização : Pinhal do Vidal-Seixal
Assunto: Re: Short List de Amplificadores Qui Set 24 2020, 14:54
Eu estou "deliciado" a ler as vossas considerações,sobre a hipotetica escolha de amplificador pelo Vieira,ou se o melhor será ele voltar a mudar de colunas,ou aquilo que poderá estar na cabeça dele etc etc,,,e isto por pessoas que provavelmente,nem conhecem pessoalmente o caramelo,o sistema,o espaco etc...
Pois bem,com conhecimento de causa eu vou enumerar os 3 principais problemas que o amigo Vieira tem de resolver pra poder chegar ao nivel de nirvana audiófilo a que aspira,são eles:
1º-Sala 2ª-Sala 3º-Sala
TD124 Membro AAP
Assunto: Re: Short List de Amplificadores Qui Set 24 2020, 14:59
luis carrilho escreveu:
... Pois bem,com conhecimento de causa eu vou enumerar os 3 principais problemas que o amigo Vieira tem de resolver pra poder chegar ao nivel de nirvana audiófilo a que aspira,são eles:
1º-Sala 2ª-Sala 3º-Sala
O rapaz està tramado então ... não é um amplificador que tém necessidade, é de uma casa
Ou então de um dos correctores de sala que foram falados por aqui
luis carrilho Membro AAP
Assunto: Re: Short List de Amplificadores Qui Set 24 2020, 15:05
TD124 escreveu:
luis carrilho escreveu:
... Pois bem,com conhecimento de causa eu vou enumerar os 3 principais problemas que o amigo Vieira tem de resolver pra poder chegar ao nivel de nirvana audiófilo a que aspira,são eles:
1º-Sala 2ª-Sala 3º-Sala
O rapaz està tramado então ... não é um amplificador que tém necessidade, é de uma casa
Isso mesmo e de preferencia com piscina pra lá ir dar uns mer...haaa...fazer umas audições no Verão!!!
neo_2018 Membro AAP
Assunto: Re: Short List de Amplificadores Qui Set 24 2020, 17:22
luis carrilho escreveu:
Pois bem,com conhecimento de causa eu vou enumerar os 3 principais problemas que o amigo Vieira tem de resolver pra poder chegar ao nivel de nirvana audiófilo a que aspira,são eles:
1º-Sala 2ª-Sala 3º-Sala
Se for o caso, poderia ser interessante algo como este NAD 658: - https://nadelectronics.com/product/c-658-bluos-streaming-dac/
Basicamente, o Dirac é pura magia .... uma espécie de molho gourmet capaz de transformar qualquer carne mediana em filet mignon ...
Hint: Em termos de performance técnica, o bench test revelou um aparelho bastante mediano quando comparado com alguns dos aparelhos state of the art que já referi (Benchmark e Purifi)
JPEREIRA Membro AAP
Assunto: Re: Short List de Amplificadores Qui Set 24 2020, 20:57
Olá
Já repararam que o principal interessado pouco ou nada participa no tópico? então estão a gastar o latim para quê? a mim parece-me que ele está a aprender tanto com tudo o que se escreveu que deve estar zonzo a processar, ele tem mesmo que comprar o DSP para poder misturar tudo e dar certo
Alexandre Vieira Membro AAP
Mensagens : 8560 Data de inscrição : 11/01/2013 Idade : 54 Localização : The Other Band
Assunto: Re: Short List de Amplificadores Qui Set 24 2020, 22:56
TD124 escreveu:
galvaorod escreveu:
Já eu tenho sempre em conta todos os comentários dos meus companheiros. Porque os tenho em consideração.
Mensagens : 8560 Data de inscrição : 11/01/2013 Idade : 54 Localização : The Other Band
Assunto: Re: Short List de Amplificadores Qui Set 24 2020, 23:03
Eu até hoje só ouvi um aparelho com equalização em função da sala e fiquei espantado com o resultado.
ricardo onga-ku e neo_2018 gostam desta mensagem
Assunto: Re: Short List de Amplificadores Qui Set 24 2020, 23:04
luis carrilho escreveu:
Eu estou "deliciado" a ler as vossas considerações,sobre a hipotetica escolha de amplificador pelo Vieira,ou se o melhor será ele voltar a mudar de colunas,ou aquilo que poderá estar na cabeça dele etc etc,,,e isto por pessoas que provavelmente,nem conhecem pessoalmente o caramelo,o sistema,o espaco etc...
1º-Sala 2ª-Sala 3º-Sala
Mais salas trarão ainda mais aparelhos...
neo_2018 Membro AAP
Assunto: Re: Short List de Amplificadores Qui Set 24 2020, 23:31
Alexandre Vieira escreveu:
Eu até hoje só ouvi um aparelho com equalização em função da sala e fiquei espantado com o resultado.
Lyngdorf Room Perfect, com direito a paper e tudo: FULLY AUTOMATIC LOUDSPEAKER-ROOM ADAPTATION – the RoomPerfect system
Tudo o que li aponta para ser excepcional.
Uma review detalhada aqui, do Lyngdorf Room Perfect disponível no Lyngdorf TDAI-3400: - https://www.audiosciencereview.com/forum/index.php?threads/review-and-measurements-of-lyngdorf-roomperfect-eq.6799/
Conclusão: "Overall I am happy to give a recommendation for Lyngdorf TDAI-3400. Its room equalization is a joy to use and makes a fantastic difference to your listening experience."
Apesar de não haver consenso, as opiniões parecem convergir no sentido em que o Dirac live, principalmente com as ultimas evoluções, está ao nível do Room Perfect.
O problema do Room Perfect é ser exclusivo da Lyngdorf, com custo a condizer
TD124 Membro AAP
Assunto: Re: Short List de Amplificadores Sex Set 25 2020, 08:26
Alexandre Vieira escreveu:
...
Até pareçe uma publicidade para as Testemunhas de Jeová
TD124 Membro AAP
Assunto: Re: Short List de Amplificadores Sex Set 25 2020, 08:30
neo_2018 escreveu:
... Apesar de não haver consenso, as opiniões parecem convergir no sentido em que o Dirac live, principalmente com as ultimas evoluções, está ao nível do Room Perfect. ...
Pareçe que até no mundo das correções digitais não hà consenso ... e existém umas melhores do que as outras. Afinal os problemas no audio são sempre os mesmos, isto torna-o ainda mais complicado do que jà é
Voçê tinha escrito que: Basicamente, o Dirac é pura magia .... uma espécie de molho gourmet capaz de transformar qualquer carne mediana em filet mignon ... Imagino então que o Room Perfect da Lyndorf transforma o filet mignon em caviar...
Assunto: Re: Short List de Amplificadores Sex Set 25 2020, 08:55
TD124 escreveu:
neo_2018 escreveu:
... Apesar de não haver consenso, as opiniões parecem convergir no sentido em que o Dirac live, principalmente com as ultimas evoluções, está ao nível do Room Perfect. ...
Pareçe que até no mundo das correções digitais não hà consenso ... e existém umas melhores do que as outras. Afinal os problemas no audio são sempre os mesmos, isto torna-o ainda mais complicado do que jà é
Voçê tinha escrito que: Basicamente, o Dirac é pura magia .... uma espécie de molho gourmet capaz de transformar qualquer carne mediana em filet mignon ... Imagino então que o Room Perfect da Lyndorf transforma o filet mignon em caviar...
A grande desvantagem da correção da resposta no ponto de escuta (abaixo dos 300Hz), seja ela analógica ou digital, está no facto incontornável de que melhorando a resposta no dito sweet-spot estamos a piorá-la fora deste.
A correcção mais básica (aquela que eu utilizo) consiste num simples equalizar dos picos produzidos pelos modos da sala no local onde foi efectuada a medição. A razão pela qual se efectua uma medição movendo o microfone (ver video exemplificando a MMM aqui) é para alargar a correcção a uma área que contenha espaço suficiente para englobar os movimentos típicos de quem escuta. Este equalizar - redução da amplitude dos picos para o nível correcto - pode ser efectuado analógicamente utilizando um equalizador paramétrico (por exemplo o excelente Parc) ou digitalmente, sendo que este último é na prática transparente (desde que efectuado com processamento de elevado bit depth, no meu caso a 64/80-bit floating point) e calcula os filtros automaticamente se necessário.
Alguns programas de correcção como o Dirac corrigem ainda a reposta impulsional do sistema.
Não acredita quem não ouviu (quem ouviu e não acredita é surdo ).
Algumas pessoas poderão não gostar do resultado porque ficam com "menos" graves e o som se torna muitíssimo mais detalhado. A low-fi também tem os seus seguidores.
A maior parte destes sistemas digitais permitem ainda adaptar a resposta no ponto de escuta a uma curva do agrado do utilizador, dando espaço para a preferência entrar em acção se for caso disso.
Durante anos os amplificadores eram produzidos com controlos de tonalidade, que permitiam aos utilizadores adaptarem a resposta à sala em ambos os extremos e corrigir o balanço em algumas gravações mais enviesadas. Esses controlos de tonalidade pecam pela falta de precisão, no fundo é como cortar presunto com uma moto-serra...
Última edição por ricardo onga-ku em Sex Set 25 2020, 09:13, editado 1 vez(es)
masa e neo_2018 gostam desta mensagem
Assunto: Re: Short List de Amplificadores Sex Set 25 2020, 09:04
Este gráfico mostra os efeitos da correcção/equalização na minha anterior sala (vou na 3a em três anos), que optei por restringir à gama abaixo dos 100Hz, na resposta da coluna esquerda:
Os picos aos 47Hz, 73Hz e 87Hz foram atenuados e o período de sustentação das ressonâncias é agora mais semelhante ao das restantes frequências. Por outras palavras, o boom foi-se! (foram-se os picos mas ficaram os vales que só podem ser corrigidos com tratamento físico do espaço)
O resultado: é como quando a maré baixa e de repente nos deparamos com um novo mundo de pequenos detalhes e cores variadas, não só na gama afectada pela correcção mas em todo o espectro, e a nossa sala quase se apaga ficando apenas a gravação suspensa entre as colunas. E os graves recuperam a sua "rapidez" natural.
Última edição por ricardo onga-ku em Sex Set 25 2020, 14:05, editado 3 vez(es)
neo_2018 gosta desta mensagem
luis carrilho Membro AAP
Assunto: Re: Short List de Amplificadores Sex Set 25 2020, 09:12
neo_2018 escreveu:
luis carrilho escreveu:
1º-Sala 2ª-Sala 3º-Sala
Se for o caso, poderia ser interessante algo como este NAD 658: - https://nadelectronics.com/product/c-658-bluos-streaming-dac/
Basicamente, o Dirac é pura magia .... uma espécie de molho gourmet capaz de transformar qualquer carne mediana em filet mignon ...
Hint: Em termos de performance técnica, o bench test revelou um aparelho bastante mediano quando comparado com alguns dos aparelhos state of the art que já referi (Benchmark e Purifi)
NADs de 1500 paus???...Epá amigo...o Homem é um abastado capitalista,tá carregado de graveto,sugira lá umas coisinhas mais high-end,que o Homem até tem vontade de gastar o pilim(coisa rara,já que é um bocado sovina )!!!
TD124 Membro AAP
Assunto: Re: Short List de Amplificadores Sex Set 25 2020, 09:46
Citação :
... Pareçe que até no mundo das correções digitais não hà consenso ... e existém umas melhores do que as outras. Afinal os problemas no audio são sempre os mesmos, isto torna-o ainda mais complicado do que jà é
... Alguns programas de correcção como o Dirac corrigem ainda a reposta impulsional do sistema.
Algumas pessoas poderão não gostar do resultado porque ficam com "menos" graves e o som se torna muitíssimo mais detalhado. A low-fi também tem os seus seguidores.
A maior parte destes sistemas digitais permitem ainda adaptar a resposta no ponto de escuta a uma curva do agrado do utilizador, dando espaço para a preferência entrar em acção se for caso disso. ...
Ricardo, a minha intervenção era ironica mas não menos salpicada de uma pitada de verdade! Não duvido da eficiência de esses programas e aliàs, como apreciador da escuta com Can's sei muito bem como soa uma gravação quando as resonâncias de sala desapareçem, os diferentes drivers e cross-over também, quando a potência do sinal diminui e a transparência aumenta...
Nunca ouvi um sistema com correção de sala, ném duvido da eficiência ... a minha intervenção foi no sentido que (aparentemente) existém uns melhores do que outros, como sempre no audio, e de repente pensei nas intervenções do José Miguel que se questionava se não existiriam perdas nesses sistemas correctores e disse-me ironicamente para mim mesmo que, se hà uns melhores do que outros então hà uns que perdem mais do que os outros...
A historia repete-se e tal foi a base da minha intervenção ... ironica é verdade
Assunto: Re: Short List de Amplificadores Sex Set 25 2020, 10:19
TD124 escreveu:
Citação :
... Pareçe que até no mundo das correções digitais não hà consenso ... e existém umas melhores do que as outras. Afinal os problemas no audio são sempre os mesmos, isto torna-o ainda mais complicado do que jà é
... Alguns programas de correcção como o Dirac corrigem ainda a reposta impulsional do sistema.
A maior parte destes sistemas digitais permitem ainda adaptar a resposta no ponto de escuta a uma curva do agrado do utilizador, dando espaço para a preferência entrar em acção se for caso disso. ...
Ricardo, a minha intervenção era ironica mas não menos salpicada de uma pitada de verdade! Não duvido da eficiência de esses programas e aliàs, como apreciador da escuta com Can's sei muito bem como soa uma gravação quando as resonâncias de sala desapareçem, os diferentes drivers e cross-over também, quando a potência do sinal diminui e a transparência aumenta...
Nunca ouvi um sistema com correção de sala, ném duvido da eficiência ... a minha intervenção foi no sentido que (aparentemente) existém uns melhores do que outros, como sempre no audio, e de repente pensei nas intervenções do José Miguel que se questionava se não existiriam perdas nesses sistemas correctores e disse-me ironicamente para mim mesmo que, se hà uns melhores do que outros então hà uns que perdem mais do que os outros...
A historia repete-se e tal foi a base da minha intervenção ... ironica é verdade
Bom dia Paulo, eu respondi à tua mensagem mas o meu comentário era mais um complemento. Desta vez eu percebi a tua ironia.
Concordo que há diferenças de desempenho nos vários sistemas, e também na forma como abordam o problema.
Por exemplo o RoomPerfect requer que o utilizador efectue medições em diversos pontos da sala e inicialmente (não sei se ainda) não permitia ajustes por parte do utilizador (a minha experiência limitou-se ao DAC da KRK que efectuava correcção com o RoomPerfect apenas abaixo dos 300Hz). Algumas colunas da Bang & Olufsen trazem um microfone fixo na base e efectuam os ajustes automaticamente. Os dois actuais modelos topo de gama permitem controlar a directividade por forma a alargar o ponto de escuta se o utilizador assim o preferir (mas não sem alguma perda de definição das imagens fantasma). Outros sistemas mais avançados, como o Acourate, permitem um enorme controlo sobre a forma como o programa actua nos diversos parâmetros.
Assunto: Re: Short List de Amplificadores Sex Set 25 2020, 10:41
Falou-se da evolução tecnológica em colunas. Aqui está um bom exemplo:
https://www.bang-olufsen.com/en/story/beolab-90
Assunto: Re: Short List de Amplificadores Sex Set 25 2020, 10:47
Embora a constituição das colunas não tenha evoluído significativamente (talvez por não ser ainda possível tecnologicamente) a forma como o som que estas produzem interage com a sala progrediu imenso graças a avanços nas tecnologias de medição, processamento digital do sinal e a alguma investigação na área da psico-acústica.
Última edição por ricardo onga-ku em Sex Set 25 2020, 14:06, editado 1 vez(es)
TD124 Membro AAP
Assunto: Re: Short List de Amplificadores Sex Set 25 2020, 10:53
Falou-se da evolução tecnológica em colunas. Aqui está um bom exemplo: ...
Não conhecia essa B&O, pareçem interessantes e vou ver. Ultimamente as unicas colunas que me pareçem ter tido uma boa dose de ideias e pesquisa são as Leedh E, que soam bem ainda por cima ... mesmo se bàsicamente continuam a ser electrodinâmicas e não hà fundamentalmente nenhuma tecnologia disruptiva!
Assunto: Re: Short List de Amplificadores Sex Set 25 2020, 10:56
TD124 escreveu:
Falou-se da evolução tecnológica em colunas. Aqui está um bom exemplo: ...
Não conhecia essa B&O, pareçem interessantes e vou ver. Ultimamente as unicas colunas que me pareçem ter tido uma boa dose de ideias e pesquisa são as Leedh E, que soam bem ainda por cima ... mesmo se bàsicamente continuam a ser electrodinâmicas e não hà fundamentalmente nenhuma tecnologia disruptiva!
Não conhecia as Leedh, vou investigar.
neo_2018 Membro AAP
Assunto: Re: Short List de Amplificadores Sex Set 25 2020, 13:59
TD124 escreveu:
Pareçe que até no mundo das correções digitais não hà consenso ... e existém umas melhores do que as outras.
Sim, claramente. Algo como:
Tier 1 Trinnov altitude, Room Perfect, Dirac Live Tier 1 (permite equalizar separadamente vários subwoofers e seleccionar automaticamente o melhor ponto de crossover sub/colunas)
Tier 2 Dirac Live "Standard", anthem ARC
Tier 3 Soluções proprietárias (não me recordo dos nomes concretos) Onkyo, Yamaha e Pioneer
TD124 escreveu:
uma espécie de molho gourmet capaz de transformar qualquer carne mediana em filet mignon ...[/i] Imagino então que o Room Perfect da Lyndorf transforma o filet mignon em caviar...[/size]
Com a adição do Modulo Dirac Tier 1, o Dirac Live está ao nível do Room Perfect, eventualmente já será superior ...